PDA

Ver Versão Completa : Montar um jipe novo

Marcelo Cabral
25/04/2004, 11:18
Olá, galera!

Sou novo no forum, Tenho um Troller 2001 que já me acompanhou em muitas aventuras e nunca me deixou na mão :D . Claro que para mante-lo em bom estado já gastei uma bala :( . Por isso estou a algum tempo alimentando o sonho de construir um jipe com custo de manutenção mais baixo para fazer trilha.
Ouvi falar de um lugar que fabrica chassi de ótima qualidade em SP. e gostaria de saber a opinião de voces sobre esta minha empreitada, vale a pena ou é melhor eu continuar com o Troller?

Alexandre Vaz Ferreira
25/04/2004, 11:29
E aí Marcelo
Tu tens idéia de montar um Jeep do Zero :shock: ou reformar algum, acho que a segunda opção é mais em conta, agora, custo baixo mesmo é difícil :wink: .
Bem vindo ao fórum
Um abração

Marcelo Cabral
25/04/2004, 11:54
Fala, Alexandre!

Vi as fotos do seu jipe, muito legal.

A questão é a seguinte: adoro dirigibilidade e a potencia do Troller, por isso, não sei se me adapto ao CJ.
Gostaria de montar um jipe com as mesma qualidade do que tenho porem com peças mais faceis de dar manutenção.
Imagine voce que o cubo da roda do Troller custa R$1.000,00 cada e que para trocar a lanterna dianteira é preciso tirar o radiador
Gostaria de fazer um mix, desempenho troller e resistencia Toyota.

Acho que estou delirando

Abraços,

Marcelo

Alexandre Vaz Ferreira
25/04/2004, 13:33
Fala Marcelo
Veja bem, eu disse difícil, não delírio, as vezes é desses "delírios" que saem ótimas idéias.
É difícil porque são muitas coisa envolvidas; como escolher chassis, eixos, suspensão, motorização, etc; e juntar tudo num projeto que satisfaça as tuas expectativas, só que, para isso, principalmente se não é vc que vai executar pessoalmente, o custo pode e provavelmente vai superar o do seu Troller :shock: :wink: .
Obrigado pelo elogio, estou preparando um albúm p/ postar no tópico Frota 4x4, vê se coloca uma fotos tb do teu Troller :D .

Um abração

gvogetta
25/04/2004, 16:08
Caro Marcelo,

Ter um jipe com bom desempenho e baixo custo de manutenção creio que é o sonho de todo jipeiro que preste... :wink:

O grande problema, como citado, é reunir as duas qualidades num mesmo veículo. Leve em conta que montar um veículo do zero pode sair mais caro do que começar a reformar um ou mesmo adquirir um inteiramente novo.

Uma opção interessante que vale a pena ser analisada é a do Envesa (visite http://www.envesa.com/ ) pois eles além de venderem o veículo pronto, também comercializam "kits" onde você mesmo pode montar seu jipe partindo de um conjunto mecânico pronto...

Saudações,

Giovani
25/04/2004, 18:04
A questão é a seguinte: adoro dirigibilidade e a potencia do Troller, por isso, não sei se me adapto ao CJ.
Gostaria de montar um jipe com as mesma qualidade do que tenho porem com peças mais faceis de dar manutenção.
Imagine voce que o cubo da roda do Troller custa R$1.000,00 cada e que para trocar a lanterna dianteira é preciso tirar o radiador
Gostaria de fazer um mix, desempenho troller e resistencia Toyota.

:D Fala Marcelo!!!

:D Seja Bem-vindo ao Fórum! Meu Brother pensou a mesma coisa, quando fazia trilhas e Raid's com uma Pajero. Vendeu ela e começou a criação do T-Rex (veja na Frota 4x4). O T-Rex, hoje, já passa das 50 mil latas... :wink: A Pajero, foi embora por 35... :lol: É claro que é possível fazer por menos que isso, mas vc mesmo teria que construí-lo. O gasto com mão de obra especializada é muito alto. Se o seu bolso suporta isso, vá em frente, o resultado será um jeep único, com a sua cara. O retorno em satisfação será igualmente único. Mas se a folga ($$) não é tanta, ache um meio-termo, comprando uma Toyota e trocando o motor, ou algo parecido... :wink:
[]'s

Marcelo Cabral
25/04/2004, 18:05
O que eu pretendo é meter a mão na massa mesmo. Não manjo nada de mecanica e acho que será uma ótima oportunidade de aprender.
Quero verificar esta empresa que me falaram que fabrica chassi, acho que o nome é Chassi Fortalesa.
Li varios comentários sobre Troller, Land, etc. aqui neste forum e cheguei a conclusão que a discórdia é geral, não há uma marca que agrade completamente.
Por isso decidi montar.

Marcelo Cabral
25/04/2004, 18:32
Giovani,

Cara vi o seu album de fotos e decididamente fiquei impressionado, cara aquele jipinho azul passou por cada uma!!!
Caramba!
As fotos que voce mostrou é exatamente o que eu quero sair do chassi e chegar em jipe que seja pau para toda obra

Valeu mesmo

Marcelo Cabral

elcio
25/04/2004, 21:56
ola Marcelo:

realmente como dizem os experts aki, montar do "zero" vai tempo e dinheiro, mas fica a sua cara.
eu levei tres anos para refazer o dick vigarista, e isso porque fazia apenas um que eu o tinha feito.e te digo, ainda nao ta como eu quero.
qdo comprei meu primeiro jeep em 1983,nao manjava "lhufas" de mecanica, fiz muita cagada, mas aprendi da forma certa, e ainda nao sei tudo. :-(
ponha na cabeça que Troller eh Troller, jeep eh jeep e toyota eh toyota, vc pode colocar um POUCO de cada um no "frankstein",mas nao espere uma caracteristica total de apenas um deles.
boa sorte e relate suas experiencias aki.
alias, concordo com vc, o azulao do Geovani eh uma beleza.

[]'s

fugger
26/04/2004, 00:00
...eu levei tres anos para refazer o dick vigarista, e isso porque fazia apenas um que eu o tinha feito.e te digo, ainda nao ta como eu quero....

:D Só tres anos??? Tá nu lucro. :D

:D Eu levei 4 pra primeira reforma (o jeep ficou bom, mas não exatamente como eu queria), da qual tirei uma conclusão:

***Antes de começar a reforma tenha em mente TODOS os detalhes do que vai fazer. E defina pra que vc quer o Jeep***

:) Só assim fica do jeito que vc quer sem gastar no que não previa, com retrabalhos por exemplo.

:D Por isso na segunda reforma tô estudando muuuuito e definindo TODOS OS DETALHES conforme minha utilização do jeep antes de comprar o primeiro parafuso que irei usar. E ainda assim já espero um furo no orçamento.

:D Mas personalisar o Jeep é isso. Vc deixa como quer, mas paga o preço por isso. :)

[]'s sem Lata$$ e sonhadores...

elcio
26/04/2004, 09:17
grande fugger:

nisso os jipeiros sao parecidos com as mulheres:
estao SEMPRE descontentes. :-)))
sem querer ofender. ;-)

[]´s descontentes :-D

LauroRH
26/04/2004, 09:20
Marcelo,

Como palpite apenas nao custa nada :), vc ja pensou em partir de uma plataforma Engesa?

Sem contar o custo do carro, com uns 40-50 mil vc ja conseguiria algo muito proximo à perfeicao para um veiculo off-road barato (na manutencao) e confiavel (pouca quebra) , como eixos/caixas de Toyota, amortecedores tipo Rancho, motorizacao diesel, cabine fibra/aco, ar, pneus, etc.

Já tive Toyota, CJ (dois) e Land. Considero o Troller um bom projeto, mas realmente precisa de um maior controle de qualidade (esperado, ja que nao se trata de uma montadora com grande estrutura) e precos mais competitivos, tanto para adquirir qto para manter (tb por ausencia de escala).

Ainda penso que o Engesa (e, na segunda opcao, o JPX :shock: ), apesar de 20 anos de criacao, reune as maiores virtudes para um projeto desse tipo, talvez devendo-se apenas "modernizar" um pouco as caracteristicas.

[]'s

Luis Assis
26/04/2004, 11:10
Marcelo,

Dá uma olhada no que eu fiz!!!

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2174

Sai, assim como o Giovani com o T-Rex, de um jipe que aproveitei somente o chassi, e remontei ele por completo... Reformei não, reconstrui, por que poquissima coisa foi usada do antigo, até a lataria foi construido novamente, apartir de chapas novas e retas... O cara que fez o Trampo, o Leandro do Mundo do 4x4 de Franca, é realmente um artista, o carinha tem uma empresa, só para fazer esse tipo de trampo. Ele re-constroi jipes meio que esquema de linha de montagem...

Mas isso é o tipo de coisa que muitos achariam loucura... Vai muita grana e muito tempo ( ja faz 1 anos e 4 meses que ele esta em obras ). Em termos de custo, antes que voce pergunte, eu ja gastei nele, o que custa um troller 2000, mais ou menos... Se eu trocaria??? JAMAIS !!!! :D :D :D

Ter um jipe, que voce escolheu até se os paravusos que vão na dobradiça da porta vao ser pintados ou cromados, pra mim não tem preço... Curto muito esse processo todo de cosntrução... É tào prazeroso quanto andar com o bicho e fazer trilhas, mas ja existem pessoas impacientes que não gostam, que preferem pagar por ele pronto, encher o tanque e sair para o abraço... Dai é gosto de cada um...

PS: Até a tinta que vai no meu jipe, foi eu fiz, no laboratorio de tinta :-)

PS2: Em termo de mecanica, dirigibilidade, confiabilidade, eu acho que ele nao deixa nada a desejar para Trollers. Quando se faz o serviço direito, usando peças de qualidade, e trocando tudo do projeto original, que era critico, por opções mais acertadas e extremamente testadas nao vejo como não ficar bom!!!

[]'s Cansados de esperar, mas extremanente satisfeitos...
Gustavo

Marcelo Cabral
27/04/2004, 01:06
Não gosto muito do modelo do engesa, muito quadradão e largo.
Quero mesmo uma viatura com a cara de jipe.
Sei que a brincadeira não sai barata, por isso vou fazendo aos poucos, quero ter o prazer de conhecer cada parafuso que colocar no carro. Gostaria de poder contar com a ajuda de pessoas mais experientes no acompanhamento desta aventura para que eu possa me dar ao luxo de errar menos e assim quem sabe gastar menos também.
Quem sabe depois desta experiencia eu largo o meu trabalho e me dedico a este novo ofício. Ia ser ótimo.

Marcelo Cabral

Marcelo Cabral
27/04/2004, 16:08
Iassis,

Via as fotos!
Cara é isso mesmo que eu quero!!!!
Agoa vou começar a colher dicas sobre peças, qual a melhor soluçnao para suspenção, eixos, freios etc.
Me aguentem pois vou perguntar para caramba!!!

Marcelo Cabral

Luis Assis
27/04/2004, 16:24
Iassis,

Via as fotos!
Cara é isso mesmo que eu quero!!!!
Agoa vou começar a colher dicas sobre peças, qual a melhor soluçnao para suspenção, eixos, freios etc.
Me aguentem pois vou perguntar para caramba!!!

Marcelo Cabral

Bom isso, voce vai achar aqui aos montes...
Dica: Antes de sair perguntando, vá a opçào pesquisa, e coloque o assunto de seu interesse, voce vai achar metros e metros de discussão, sobre tudo quanto é assunto que voce quiser... :wink:
[]'s
Gustavo