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Ver Versão Completa : Vitara - motor batendo



luizpicelli
11/06/2007, 19:28
Pessoal.. acabei abrindo esse tópico para poder selecionar melhor as informações:

Explicando o que aconteceu: tive problemas no mangote, andei com o radiador seco e lasquei o cabeçote.

Troquei a junta do cabeçote e fiz a retífica.

Mas já saí da oficina com o motor batendo (pouco) mas dá para sentir esse ruido quando se estica na estrada.

Como não percebi diferenças ao dirigir, sem perda de potência, não tá saindo fumaça... o mecânico disse que posso avaliar melhor para fazer o motor... conseguir as peças com calma... pelo menos o orçamento.

Mas queria que alguém me explicasse (para um leigo) o que acontece nessa retífica de motor:

Por exemplo:
O mecânico disse que meu motor já foi feito uma vez, e que os pistões estão marcados com 0,50. E que preciso comprar pistões para medidas 0,100.

Quando se faz a retífica é na camisa do pistão, depois coloca-se pistão novo para a medida certa, é isso?

Qual meu risco andar e fazer trilha com o carro assim?

Quando eu começar a pesquisar preços de peças... quais peças são as mais comuns de serem trocadas para fazer o motor?

Abraços
Luiz

Morcego
11/06/2007, 20:05
Luiz,

Uma retifica bem feita o seu motor vai ficar como zero e você poderá fazer trilhas sem susto, senão terá sempre problemas, como queima de oleo, potencia prejudicada, barulhos e até travamento do motor.

Já vi os dois casos acontecer, procure um bom mecanico, não vá pelo melhor preço, muitas vezes vale a pena pagar um pouco mais e ter um motor confiavel novamente.:concordo:

EduPuga
12/06/2007, 13:54
Luiz,

O batendo que você fala é tipo um motor diesel?

luizpicelli
12/06/2007, 21:22
é edu...

quando está em marcha lenta, o barulho é pouco perceptível... mas quando acelero (em movimento), dá para perceber melhor o barulho... segundo o mecânico, devido ao excesso de calor gerado no incidente com o radiador, acaba-se dilatando demais o pistão e causa algum dano...

o carro não "fuma" e não estou percebendo perd de potência, mas o barulho é evidente...

ahhh... lembrei... ele retirou tbém a válvula termostática... agora o termometro não sobre nem 1/4 da sua amplitude (lembro que moro no nordeste).

almoraes
13/06/2007, 08:44
é edu...

quando está em marcha lenta, o barulho é pouco perceptível... mas quando acelero (em movimento), dá para perceber melhor o barulho... segundo o mecânico, devido ao excesso de calor gerado no incidente com o radiador, acaba-se dilatando demais o pistão e causa algum dano...

o carro não "fuma" e não estou percebendo perd de potência, mas o barulho é evidente...

ahhh... lembrei... ele retirou tbém a válvula termostática... agora o termometro não sobre nem 1/4 da sua amplitude (lembro que moro no nordeste).


Amigo;

O motor trela quando vc acelera?? Ja verificou o ponto do motor?? Pode ser que ele esteja adiantado!!

A respeito da valvula termostática, nao há razao para andar sem ela. Se eu fosse vc eu a colocaria novamente, pois isso influi no funcionamento da injeçao e no consumo do carro.

[ ]'s

EduPuga
13/06/2007, 08:56
Luiz,

O meu Side faz isso a 3 anos, o barulho ta aumentando, ainda não sobrou tempo($), o mecanico (primo) falou a mesma coisa que o seu, estou esperando pra decidir o que vou fazer se arrumo o original ou se coloco um AP.
Por enquanto o bicho tá andando sem problemas.

Grassmann
13/06/2007, 16:26
Vamos lá...

O que pode ocasionar um motor "batendo"?
- Ponto adiantado demais;
- Folgas nas bronzinas de bielas;
- Folgas nas válvulas.

Se o pistão dilatou e riscou a camisa (bloco), isso não faz barulho. O que ocorre é que você vai perder taxa de compressão (e potência), e o óleo vai queimar junto com o combustível, emitindo fumaça branca azulada.

A perda de potência ocorre normalmente em regimes de carga mais elevados, principalmente em estrada e com o carro em subidas. Em cidade você dificilmente vai perceber muita diferença.

Se seu carro não tem problemas de perda de potência, dificilmente o problema será de "folga" nos pistões.

Eu pediria a seu mecânico que, em primeiro lugar, checasse o ponto do motor. Se isso não resolver, será necessário verificar outras fontes do ruído.

Você já comentou que retificou o cabeçote. Se seu mecânico é um cara caprichoso, já deve ter verificado folgas de válvulas, tuchos hidráulicos, assentamento das válvulas nas sedes, etc... Então não deve ser problema no cabeçote.

Se for necessário abrir o motor para trocar as bronzinas, eu faria isso. Se deixar muito tempo, as bronzinas podem acabar não protegendo mais as bielas e virabrequim, fazendo com que estas peças se risquem. E daí, só com retífica para acertar. (E mais R$ gasto!...) Quanto mais cedo mandar arrumar, menos vai gastar.

Eu também estou com meu carro fazendo este barulho há umas semanas. Como o meu, além do barulho, está fumando um pouco e está perdendo um pouco de potência, vou mandar abrir logo.

Estou com um primeiro orçamento em mãos. Se precisar trocar os anéis, bronzinas de mancal e biela e as juntas do motor, vai ficar em R$1.900. Se precisar trocar pistões (acho difícil), a conta sobe um pouco.

No meu caso, vou mandar arrumar, antes que outras peças sejam comprometidas. Mas cada caso é um caso...

Grassmann
13/06/2007, 16:29
é edu...
ahhh... lembrei... ele retirou tbém a válvula termostática... agora o termometro não sobre nem 1/4 da sua amplitude (lembro que moro no nordeste).


Luiz,

Qual o motivo pra retirar a válvula??
Ela está lá pra garantir que a água não circule no sistema de refrigeração quando o motor está frio, e circule quando está quente.
Se retirá-la, o motor demora mais pra esquentar e entrar no regime ideal de temperatura. Como consequência, vai consumir mais combustível.
Se seu motor está esquentando demais, esperimente colocar uma válvula nova, e não andar sem ela...


[]'s

luizpicelli
13/06/2007, 18:21
galera...

quanto a valvula termostática, vou providenciar uma nova seguindo as orientações das peças alternativas (uno, 147, etc...)...

Grassman
Não que o mecanico seja "relaxado"... ele faz um trabalho muito bom, porém, estou no interior de Pernambuco, e as coisas funcionam meio devagar... vou verificar com ele suas idéias de ele fez a revisão das folgas...

Também vou ver o ponto do motor...
E aproveitar para vero buraco do escapamento (aí tenho medo de descobrir mais barulho no motor huheuheue:-D)

e o que mais vai no seu orçamento em peças para ficar em R$1900,00?

Veja o meu inicial:
jogo de juntas do motor 160,00
jogo de pistões 340,00
jg anéis 270,00
jogo de bronzinas biela 90,00
jogo de bronzina mancal 145.00
Me diga, como meus pistões estão em 0,50 e se por azar tiver
que fazer o motor mesmo, terei que comprar um bloco novo também?
Abraços

Grassmann
14/06/2007, 10:25
Luiz,

Se precisar fazer o motor, dá pra colocar pistões uma medida maior, ou dá pra colocar colocar um cilindro de metal (conhecido como camisa) dentro do cilindro original. Desta forma, não precisa trocar o bloco. Fica como novo, quando bem feito.

Estou achando seu orçamento muito barato... Veja a qualidade das peças. Sei não... O meu orçamento não leva em conta troca de pistões, só as juntas originais, bronzinas e anéis. O que encarece um pouco também é a mão-de-obra. Tirar motor, abrir, desmontar e remontar tudo de novo custa caro...


[]'s

luizpicelli
14/06/2007, 19:18
grassman

este meu orçamento é para as peças... não ligo muito para mão de obra, pois aqui é mais barata do que feita na capital.

Mas, poderia me explicar como fica minha situação?

Já estou na marca 0,50 e não as medidas que encontrei eram de std ou 0,50.

o mecânico falou em trocar a camisa neste caso... como é isso? tenho que comprar a tal camisa?

Amanhã vou verificar o ponto do motor... depois falo como ficou.

davilsantos
14/06/2007, 20:07
qul seria um outro tamanho a se colocar maior que 0,50

Morcego
14/06/2007, 21:19
Os tamanhos são STD - 0,50 - 0,75 - 1,00 depois bau bau motor !!!

davilsantos
14/06/2007, 22:17
qual a medida do std?

edvaldo
14/06/2007, 22:35
grassman

este meu orçamento é para as peças... não ligo muito para mão de obra, pois aqui é mais barata do que feita na capital.

Mas, poderia me explicar como fica minha situação?

Já estou na marca 0,50 e não as medidas que encontrei eram de std ou 0,50.

o mecânico falou em trocar a camisa neste caso... como é isso? tenho que comprar a tal camisa?

Amanhã vou verificar o ponto do motor... depois falo como ficou.


amigo, caso o problema do seu carro seja motor, que eu acredido ser mais problema de ponto, o mais recomendado no seu caso, eh "encamisar o bloco". os motores da suzuki não usam camisa banhada, o que significa que qdo se chega no limite de retifica, nesse caso em especial 0,25, visto que esse eh o limite estabelecido pela montadora, o correto eh substituir o bloco do motor. bom , isso eh o correto, mas existe outras possibilidade, que eh exatamente o que esta atualmente no seu carro 050mm, mas ainda acima disso vc pode por um pistão 1mm. Não aconselhavel devido a muita perda da tx de compressão. o ideal no seu caso eh "encamisar o bloco" e voltar a medida STD , ou seja 75mm. esse procedimento embora seja uma adaptação de uma outra camisa (tubo de aço) eh um serviço muito comun em retificas em SP, dado que cada vez mais esse processo eh executado sem problemas algum.

veja as opçoes de medidas para motores da linha suzuki gasolina....
pistão e anéis: std,025,050 e 1mm.
para o girabrequim: std,0.25,0.50,e 0.75mm

EduPuga
15/06/2007, 08:50
Edvaldo e amigos,

Vou aproveitar da sua experiência e pedir um conselho.

Meu Side 93 tem um funcionamento que parece um motor diesel, em situações de força (não alta rotação) percebe-se um "click", to andando com ele desse jeito desde que peguei (ja ciente do problema), acontece que o carro é show não quebra, não para, não fuma, ta baixando 2L de oleo entre as trocas (5000 km) muito confiavel mesmo.

Agora a duvida, invisto neste motor será que quando abri o caso será mais grave que imagino ou parto para uma adptação de outro motor.


Abraços,

Grassmann
15/06/2007, 08:58
Caraca!
2 litros a cada 5.000km! Eu já teria mandado abrir este motor há tempos!...
O meu não baixa nada de óleo, apesar de queimar um pouco nas partidas. Já está "batendo bielas" por desgaste das bronzinas, e eu vou mandar abrir...

Bom, veja um orçamento pra arrumar seu motor. Esse motor é valente, nem sempre vale a dor de cabeça da adaptação. Sabe como é... Coloca o novo motor, roda, ajusta, roda, ajusta, roda, ajusta...
Fora que se colocar um motor muito mais forte que o atual, é capaz de começar a quebrar outras peças que não foram dimensionadas para um torque maior.
Eu iria de motor original, a não ser que o orçamento pra arrumar ficasse muito mais caro que um motor AP colocado no seu carro.


[]'s

EduPuga
15/06/2007, 09:03
Leandro,

Só não mandei abrir com medo da facada hehehe, não tenho base de quanto vai ficar.

Grassmann
15/06/2007, 09:21
Edu,

Pelo que vc comenta, seu carro já deve estar com os anéis muito ruins e as bronzinas também.
Se os anéis estiverem muito gastos, podem ter danificado as paredes do cilindro, e aí só retificando (encamisando).
Se as bronzinas estiverem muito gastas, riscam bielas e virabrequim. Daí só retificando ou então trocando o virabrequim. As bielas tem que trocar se estiverem riscadas.

Agora só tem um jeito de saber o quanto vai gastar... Mandar abrir...
A essa altura eu não mandaria abrir mais. O risco de gastar muito é grande... Melhor usar até acabar...


[]'s

davilsantos
15/06/2007, 13:20
no meu motor derreteu uma biela e grudo pistão, por um entupimento da irrigação de oleo no 3º macal. troquei 1 biela, jogo pistão 0,50, jg aneis, jg juntas, bronzinas, virabrequim, correias, retifica do motor, taxa no cabeçote de 075, solda no bloco(tava rachado). ja ta a um mes e hoje ele me entregam.

arlei_vitara
15/06/2007, 15:03
Davil..........
só por curiosidade, e porque estamos na mesma região, quantas $$$$$$$ foi orçado a brincadeira com o teu motor ?????

[ ]s cuidando do motor original

davilsantos
15/06/2007, 18:50
ja deu uns R$2700 so em peças. mas tambem foi trocado rolamento do comando, buchas de suspeção, embreagem que ia esquecendo e agora segunda vamos trocar a barra central de direção e um cabo de embreagem. isso sem a retifica do motor com a taxa e sem mão de obra.
hoje quando liguei agora pouco pro mecanico ele recem tinha ligado o carro. ele agora vai ficar ate 4ª de meio dia pois a barra de direção e o cabo chegam terça. demorou exatamente 1mes e 20 dias.

arlei_vitara
16/06/2007, 18:27
:shock: :shock: :shock:
Caro e demorado prá Kcete hein !!!!!! Caraca meu.........quase dois meses no estaleiro prá fazer um motor......... :parede: :parede:
Sinceramente espero nunca precisar passar por isso :stop: :stop:

[ ] cuidando do motor

davilsantos
16/06/2007, 18:40
o arlei as peças todas eu comprei na suzucar la em SP.

jeegzuki
17/06/2007, 14:15
Turma,


Sexta feira foi minha vez, ao atravessar um alagado e força um pouco o motor da minha viatura(que já vinha fumando e batendo), ela parou, mas já era esperado, num abri antes por meu mecanico disse ande ate parar pq num vai fazer muita diferença mermo como "GRASSMANN falou tb", segunda vou analisar a real situação do prejuizo e falo a vc's, pra vc's ajudarem na aquisição de peças. (quem tem pra vender no preço vamos divulgar, hehe)
A falta de grana é o unico problema, mas tenho q fazer o serviço já que é a unica viatura q tenho para trabalhar e para o lazer, e num tô nem um pouco afim de se desfazer dela é uma viatura muita boa.
Deus vai esta ao meu lado e logo estarei brincando com o jeegzuki.

Abraço a todos e aos amigos aqui de natal/rn um belo final de domingo com muita chuva (Já fazem umas 12 horas de chuva) isso é muito bom, hehe, pra o caba tomar uma e brinca na lama.

luizpicelli
18/06/2007, 09:24
Eu estou terminando um orçamento... em breve coloco aqui o preço das peças que encontrei.
Eu tbém sou a favor de colocarmos aqui o preço e loja de todas as peças encontradas para fazer o motor.

Sábado, olha a "cagada" que tá acontecendo comigo:
- furou novamente o mangote do radiador... porém, o marcador não subiu... ficou alí no 1/2 do mostrador.

Quando percebi, ouvi o barulho do motor batendo (já tinha até melhorado)... lembrei na hora do caso ocorrido e parei...

levei o carro rebocando até o mecanico:

consequencia: outra junta de cabeçote queimada!!!

Me digam... como identificar isso mais cedo, já que o relógio de temperatura não subiu?

arlei_vitara
18/06/2007, 09:47
Sábado, olha a "cagada" que tá acontecendo comigo:
- furou novamente o mangote do radiador... porém, o marcador não subiu... ficou alí no 1/2 do mostrador.

Me digam... como identificar isso mais cedo, já que o relógio de temperatura não subiu?

O marcador não subiu justamente porque não tinha água...........ele mede a temperatura DA ÁGUA..............e aí é que tá o perigo, estourar uma mangueira e ficar sem água, o motor aquece mesmo e não marca.........acontece igualzinho nas Sportage, e aconteceu comigo uma vez no Palio da patroa.
Solução: sempre de olho vivo no estado de mangueiras, braçadeiras e no nível de fluido, tanto do vaso de expansão quanto do radiador

[ ]s

Grassmann
18/06/2007, 10:37
Luis,

Compra um relógio decente (Cronomac e afins) que mede a temperatura do óleo e instala no carro. Ele "sobe" antes do medidor de água.
Em julho devo mandar abrir o motor do meu Vitara, e vou aproveitar para instalar uns relógios a mais (temp. óleo, hall meter, voltímetro, ...)
Penso que monitorar o carro não é dinheiro jogado fora. Pode nos poupar muito $$ e tempo em oficina mecânica. (Ainda mais pra quem usa o carro em situações extremas, como as trilhas que fazemos por aqui).


[]'s

EduPuga
18/06/2007, 12:00
Danilo,

Foi mal heim, também no na mesma situação, esperando a bomba estourar, neste tópicos podemos trocar experiências, ainda tenho duvidas entre adaptar ou arrumar o motor original, acho que o meu o dia que parar vai ta bravo.

davilsantos
18/06/2007, 19:26
Suzuki Vitara 96/97 8v 74CV:

1 - VIRABREQUIM STD 1000,00 semi-novo
1 - BIELA STD 150,00 semi-nova
JG BRONZ. BIELA STD 60,00
JG BRONZ. MANCAL STD 80,00
JG ANÉIS STD 240,00
JG JUNTAS C/ RETENTOR 230,00
CORREIA COMANDO 50,00
jogo de aneis e pistão 0,50 R$450
barra central estabilizadora R$380
embreagem mecarm R$ 350
cabo embreagem R$140
rolamento comandoR$ se não me engano R$80
buchas barra estabilizadora R$20
filtro oleo R$20
fora o sedex que foram umas 5 vezes. e tem mais mão de obra e retifica que ainda não sei quanto vai dar. isso eu posto na quarta.

chrisb
19/06/2007, 17:42
Pessoal,

O meu vitarinha estava fazendo um barulho parecendo uma Kombi, levei ele ontem na Minas Motors e peguei hoje. O que era: Regulagem de válvulas.

Agora o barulho dele tá uma beleza, beeem suave....

abs

jeegzuki
19/06/2007, 18:45
jogo de aneis e pistão 0,50 R$450


Davil,
qual a loja que vc comprou os pistões.

Abs

jeegzuki
19/06/2007, 18:59
Danilo,

Foi mal heim, também no na mesma situação, esperando a bomba estourar, neste tópicos podemos trocar experiências, ainda tenho duvidas entre adaptar ou arrumar o motor original, acho que o meu o dia que parar vai ta bravo.


Edu,

Foi da uma olhada no carro e o mecanico conseguir colocar o danado pra rodar de novo, mas daquele jeito. O problema dele ter parado, que nem ele soube explicar, foi o seguinte: O hidraulico da direção acabou e o caro parou e como tava atravessando um alagado pensavamos eu e um amigo que foi agua no motor. Vou amanhã resolver o caso da direção.

Turma,

O que sai melhor gastar uns 3 mil ou adaptar um motor ap. O que sai mais em conta, sei as vantagens e desvantagens da adapatção. Mas no financeiro o que sai melhor?

Grassmann
19/06/2007, 19:08
Pessoal,

O meu vitarinha estava fazendo um barulho parecendo uma Kombi, levei ele ontem na Minas Motors e peguei hoje. O que era: Regulagem de válvulas.

Agora o barulho dele tá uma beleza, beeem suave....

abs

Chris,

Que regulagem?? Os tuchos são hidráulicos, não tem regulagem...
Pra melhorar a batida de válvula, só abrindo cabeçote. E daí, no mínimo, tem que trocar as juntas.

Grassmann
19/06/2007, 19:10
Turma,

O que sai melhor gastar uns 3 mil ou adaptar um motor ap. O que sai mais em conta, sei as vantagens e desvantagens da adapatção. Mas no financeiro o que sai melhor?

Aqui em Curitiba estão cobrando R$4,5k pra colocar um AP2.0 com injeçao eletrônica.
Não se esqueça que precisa ser motor com NF, e depois precisa regularizar no Detran. E tudo isso tem custo.
Eu optei por gastar uns R$3k no motor original mesmo... Afinal, vai ser a primeira retífica.

luizpicelli
19/06/2007, 21:46
não sei que regulagens foram feitas...

mas sei que depois da limpeza dos bicos injetores e remapeamento ... o barulho sumiu... mas tive perda de potencia... como se na acelerada, tivesse uma mistura muito pobre...

daí, ferrei o cabeçote novamente (foi preciso trocar só a junta).

Agora, o mecânico (diferente da regulagem anterior) disse que tinha colocado no ponto... o carro tá esperto... tanto na arrancada como em final... mas voltou o barulho...

digo que é um barulho como se fosse de motor diesel, mas é bem mais discreto... mais fácil de notar quando acelero em movimento... quando acelero parado não surge esse barulho.

vou levando enquanto der... pois acabaram minhas latinhas...

Sobre o relógio para monitorar a temperatura do óleo:

Achei uma idéia interessante... e se eu tivesse, talvez identificasse o problema bem antes, porém, vou gastar mais de 150,00 no final.

Dúvidas:
- alguém tem foto ou explica melhor o esquema de instalação do sensor?
- qual a diferença entre sensor elétrico e mecânico?

Orçamentos iniciais:
Autoimports (vendas@autoimports.com.br)
jg pistões----R$399,00std ou 0.50
jg anéis------R$189,00std ou 0.50
bronzina fixa-R$169,00
bronzina m---R$119,00


Essencialpeças (alessandra@essencialpecas.com.br)
jogo de juntas do motor 160,00
jogo de pistões 340,00
jg anéis 270,00
jogo de bronzinas biela 90,00
jogo de bronzina mancal 145.00

o orçamento do davilsantos parece ser o melhor por enquanto... falta dar a dica de onde encontrar.

chrisb
20/06/2007, 09:38
Foi exatamente isso que ele fez ué....
paguei R$46,00 na junta.



Chris,

Que regulagem?? Os tuchos são hidráulicos, não tem regulagem...
Pra melhorar a batida de válvula, só abrindo cabeçote. E daí, no mínimo, tem que trocar as juntas.

Fabil
20/06/2007, 09:48
Danilo...
tenha em mente o seguinte...
retificar o motor sai mais barato e rapido do que colocar um AP, POREM, mesmo depois de retificado vc ainda vai ter um motor G16 importado de manutencao cara e cada vez mais rara. se vc nao pretende vender seu vitara a curto prazo, mesmo gastando mais na adaptacao de um AP ( que na ponta do lapiz no final das contas deve beirar os 4k) a longo prazo é a melhor opcao, pois toda e qualquer manutencao futura vai custar tanto quando custa a de um golzinho qualquer....

EduPuga
20/06/2007, 10:30
Tô pensando em ir montando um AP devagar, assim quando for trocar fica só o mecanico, será que vale apena ou deixo pra fazer tudo de uma vez, qual o AP mais indicado para o Side 1.6 1.8 2.0.

Grassmann
20/06/2007, 11:51
Luiz,

Vamos ver se as coisas ficam mais claras...
Seu carro está "batendo" bielas. O que significa isso? As bielas são presas ao virabrequim, e no movimento normal do motor, estas peças ficariam se atritando permanentemente. Para evitar o desgaste destas peças, é colocada uma peça de metal mais macio, para que se gaste propositadamente antes das bielas e virabrequim. Estas peças são conhecidas por bronzinas.
Quando elas se desgastam, ocorre uma folga entre biela / bronzina / virabrequim, ocasionando a tal "batida", que realmente parece barulho de motor diesel. Quanto mais gasta a bronzina, mais folga, mais barulho audível e perceptível.
Existem alguns fatores que podem acelerar este desgaste:
- Uso em giros mais elevados por longo período;
- Temperatura do motor elevada;
- Falta de lubrificação ou lubrificação insuficiente;
- Regime de uso severo (trilhas, por exemplo);
- Carga excessiva com baixo giro (subidas íngremes, por exemplo)...

Enfim, seu carro está batendo. E daí, o que a maioria dos mecânicos fazem para que seu carro bata um pouco menos é deixar o ponto do carro um pouco mais atrasado. Melhora uma coisa, piora outra.
O que é atrasar o ponto? Quando o pistão passa pelo "Ponto Morto Superior" (quando ele está no topo do cilindro, depois de subir, começando a descer), um pouco depois é dada a fagulha na vela. Se o ponto está mais atrasado, o cilindro já começou a descer. Neste caso, a biela já está mais apoiada na bronzina, e quando ocorre a fagulha e consequente explosão, não há folga entre bronzina/biela/virabrequim. Como consequência, não há ruído.
Mas não é melhor assim? Não... Se o cilindro já começou a descer, a explosão ocorre depois do que deveria. Como consequência, a taxa de compressão já não é a ideal, e percebe-se a perda nítida de potência. Em função disso, você pisa mais fundo pra compensar... Gasta mais, anda menos, esquenta mais. E por paradoxal que pareça, ao invés de poupar o motor, faz com que ele se desgaste mais rápido. (Lembre-se que ele está trabalhando "forçado").
O que fazer então? Volte para o ponto correto de ignição (8 graus atrasado em relação ao PMS) e deixe que ele "bata" biela. Ou, se o ruído te incomoda tanto, mande arrumar...
Já passei exatamente pela mesma situação. Andei com o carro "amarrado" até descobrir que era só colocar no ponto certo pra ele ficar bem mais ágil. Brevemente vou mandar abrir o motor. Mas a decisão não é somente em função do barulho. Devo fazer uma viagem de aproximadamente 5.000km e quero o carro com o motor bem confiável...

E obrigado pelos contatos para orçamento... Vai ser útil!


[]'s

luizpicelli
20/06/2007, 20:32
grassmann

era isso que tava faltando para me acalmar... pois o barulho eu noto que é diferente, mas não me incomoda... quando levei em outro lugar para colocar no ponto... realmente, ele colocou no ponto (atrasado), o barulho saiu... mas com diminuição da potencia...

agora, depois de trocar mais uma junta, o mecanico deixou no ponto certo... o carro tá com o mesmo desempenho que antes... porém o barulho tá lá... vou deixar assim... e estudando a situação de fazer ou não o motor...

ahhh... agora tenho um mangote quase novo, doado de um samurai... pelo menos tá mais conservado que meu antigo...

chrisb
que junta é essa a 46,00 reais? onde foi? pois paguei 75,00 na junta do cabeçote (claro que sem frete pois comprei aqui em Recife)

davilsantos
cadê você? manda as informações do seu orçamento!!!

chrisb
21/06/2007, 09:39
Uái sô não sei de onde é, nem a marca, pois foi a própria oficina colocou...
posso tentar conseguir com eles de onde eles compraram e a marca e posto aqui.

aqui, aproveitando, quais foram as mangueiras que estouraram na sua viatura? tem como você postar alguma foto indicando, ou coisa do tipo?
depois deste tópico, fiquei com medo e já troquei uma mangueira que estava estufada, perigando estourar do meu vitarinha....



grassmann

era isso que tava faltando para me acalmar... pois o barulho eu noto que é diferente, mas não me incomoda... quando levei em outro lugar para colocar no ponto... realmente, ele colocou no ponto (atrasado), o barulho saiu... mas com diminuição da potencia...

agora, depois de trocar mais uma junta, o mecanico deixou no ponto certo... o carro tá com o mesmo desempenho que antes... porém o barulho tá lá... vou deixar assim... e estudando a situação de fazer ou não o motor...

ahhh... agora tenho um mangote quase novo, doado de um samurai... pelo menos tá mais conservado que meu antigo...

chrisb
que junta é essa a 46,00 reais? onde foi? pois paguei 75,00 na junta do cabeçote (claro que sem frete pois comprei aqui em Recife)

davilsantos
cadê você? manda as informações do seu orçamento!!!

luizpicelli
21/06/2007, 18:22
a que furou foi o tal "mangote" que sai da parte superior do radiador e vai para o motor.

ela furou bem onde tinha a presilha, por baixo... mas só fiu perceber quando o motor começou a bater...

Parece que é o mesmo mangote Vitara e Samurai.

davilsantos
21/06/2007, 18:36
gente desculpe a demora mas ontem eu estava numa feira em poa e cheguei tarde e não deu tempo de entrar.
eu comprei tudo na suzucar em SP. o tel eh 11 3744-9954

Sukys
22/06/2007, 01:40
...mas sei que depois da limpeza dos bicos injetores e remapeamento ... o barulho sumiu... mas tive perda de potencia... como se na acelerada, tivesse uma mistura muito pobre...daí, ferrei o cabeçote novamente (foi preciso trocar só a junta).Agora, o mecânico (diferente da regulagem anterior) disse que tinha colocado no ponto... o carro tá esperto... tanto na arrancada como em final... mas voltou o barulho...
digo que é um barulho como se fosse de motor diesel, mas é bem mais discreto... mais fácil de notar quando acelero em movimento... quando acelero parado não surge esse barulho.

Luiz,

Antes de mais nada, sempre digo que análise de defeito à distância é coisa complicada, e nesses casos sempre faço comentários na base do que é mais comum ou provável.

Li o seu relato sobre problemas no arrefecimento, e coisa do tipo pode acarretar apenas em susto ou perda total do motor, e entre uma coisa e outra pode ter de tudo, ou seja, a "rajada" que o motor passou a apresentar pode muito bem ser problema de bronzina.
Tem vezes que a rajada só acontece após um limiar de rotação, e também pode acontecer de ser mais audível com motor sob carga, aceleração, por exemplo, mas essa história de meter a mão em remapeamento levanta a lebre de que o barulho possa ser detonação, por mistura muito pobre ou ponto muito avançado, e detonação pode justificar a ausência de barulho com carro parado (motor sem carga) e principalmente o fato da junta ter ido pra cucuia, e pra mim, junta queimada + remapeamento já seria o suficiente pra esquecer de bronzina, troca de motor ou qualquer outra coisa que custa os tubos e voltar a ECU pra sua condição de originalidade, e esta condição tem que ser na base da certeza e não da conversa.
Tudo bem, bronzina foi pro saco, refaz o motor, e lá pelas tantas volta a queimar junta ou derreter cabeça de pistão... por causa de remapeamento. Entendeu a questão? E vai que o problema nem é de bronzina...


Dúvidas:- alguém tem foto ou explica melhor o esquema de instalação do sensor?

Tem quem instale o sensor de temperatura de óleo junto ao bloco ou então no carter, junto ao cachê (ponto mais baixo, lá no pescador) mas independentemente do local, tome cuidado com um erro muito comum, que é instalar o sensor sem que o bulbo entre em contato direto com o óleo, coisa que normalmente acontece quando se usa adaptadores de rosca, conexão em "T" ou coisa do tipo.

Sds,
Sukys