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Ver Versão Completa : Gráficos de curva de torque?



piffer
24/04/2004, 22:12
Alguém saberia me informar aonde consigo achar graficos de curva de torque dos motores 4 cil, de opala ,rural(ohc) e ap 2.0

obrigado Piffer..

Nuvo
24/04/2004, 23:17
Alguém saberia me informar aonde consigo achar graficos de curva de torque dos motores 4 cil, de opala ,rural(ohc) e ap 2.0

obrigado Piffer..

opa...


o que eu achei:

alguns dados do ap 2.0: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp28v200.htm

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-8v2000-grande.gif*
* as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.


outra simulação do ap 2.0: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-gol20.htm

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-gol2000-grande.gif*
* as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.

como o uso deste motor é muito apreciado segue mais algumas receitas para deixá-lo mais apimentado:
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/santana-1.htm
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp/santana.htm


aqui para o motor do opala:

4 cilindros: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-opala4cil-grande.gif*
* as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.


6 cilindros 250-S: http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-o250s.htm

http://www2.uol.com.br/bestcars/carros/curvas/curva-250s-grande.gif*
* as curvas em AZUL representam o motor original; as demais algumas simulações para preparação do motor - mais infos na url acima.



espero ter ajudado....

fugger
24/04/2004, 23:26
Só corrigindo

4 clindros = 151 pol3
6 cilindros = 250 pol3

Ou seja 250S é um 6 cilindros e não um 4 cilindros, então o terceiro gráfico é de um 4 cil e o quarto é de um 6 cil. :wink:

[]'s auxiliadores

piffer
25/04/2004, 00:02
Show de bola junior,
Pelo que entendi as linhas de baixo,que estão mais na horizontal é a curva de torque.E as linhas mais verticais é curva a potência(todos com cor verde se refere a motores originais).
Duvidas, comparando os motores 4 cilindros AP 2.0 e Opala a diferença não e tão grande ,ou seja,

AP 2.0 torque de 17.3 a 3000 rpm 111 CV (gasolina)
Opala 4 cilindros torque 17.1 a 2500 rpm 82 CV (gasolina)

Pergunto tecnicamente essas 500 rotações fazem tanta diferença assim em trilha

Piffer

fugger
25/04/2004, 00:22
:D Piffer

Quanto menor a rotação mais fácil é guiar o veículo na trilha. :wink:

E sim, faz uma baita diferença. Principalmente em sibidas de barro, onde um giro muito alto, fazem as rodas patinarem fácil, fácil. :wink:

Mas te pergunto, vc tá na dúvida por que vai trocar de motor?
:)

:) Se for, tente andar em veículos com estes motores, pois também tem o jeito de cada um dirigir, que acaba por ter mais afinidade com um ou outro motor. bem como se vc quer só pra trilha ou não.
:wink:


[]'s

Nuvo
25/04/2004, 00:38
Só corrigindo

4 clindros = 151 pol3
6 cilindros = 250 pol3

Ou seja 250S é um 6 cilindros e não um 4 cilindros, então o terceiro gráfico é de um 4 cil e o quarto é de um 6 cil. :wink:

[]'s auxiliadores

ops...


erro meu já corrigido... pensei em 6 cilindros mas acabei escrevendo 4 na frente do 250-S....

Nuvo
25/04/2004, 00:40
Show de bola junior,
Pelo que entendi as linhas de baixo,que estão mais na horizontal é a curva de torque.E as linhas mais verticais é curva a potência(todos com cor verde se refere a motores originais).
Duvidas, comparando os motores 4 cilindros AP 2.0 e Opala a diferença não e tão grande ,ou seja,

AP 2.0 torque de 17.3 a 3000 rpm 111 CV (gasolina)
Opala 4 cilindros torque 17.1 a 2500 rpm 82 CV (gasolina)

Pergunto tecnicamente essas 500 rotações fazem tanta diferença assim em trilha

Piffer


na verdade as curvas para os motores originais estã na cor AZUL

:wink:

piffer
25/04/2004, 00:41
fugger, acertou em cheio estou trocando o motor rodo diariamente com a rural por isso penso em um motor mais moderno.
Acho que existe um certo conservadorismo com relação ao motores de opala, como voçê disse depende do tipo de direção e uso, exemplo:
Temos uma baita ladeira pela frente um carro com motor opala e outro AP.
Sobe o opala em segunda reduzida a 2500 rpm
Sobe o AP em primeira reduzida a 3000 rpm
Alias tenho uma duvida minha rural está com pneu aro 16" relaçao 11X47 em primeira reduzida a 3000 rpm estaria eu a que velocidade???
desculpe pelas perguntas Piffer

Nuvo
25/04/2004, 00:58
fugger, acertou em cheio estou trocando o motor rodo diariamente com a rural por isso penso em um motor mais moderno.
Acho que existe um certo conservadorismo com relação ao motores de opala, como voçê disse depende do tipo de direção e uso, exemplo:
Temos uma baita ladeira pela frente um carro com motor opala e outro AP.
Sobe o opala em segunda reduzida a 2500 rpm
Sobe o AP em primeira reduzida a 3000 rpm
Alias tenho uma duvida minha rural está com pneu aro 16" relaçao 11X47 em primeira reduzida a 3000 rpm estaria eu a que velocidade???
desculpe pelas perguntas Piffer

bom, mesmo não sendo dirigido a mim não custa ajudar:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2183&start=0&postdays=0&postorder=asc


Como calcular a velocidade real de qualquer carro...

dae povo...

tava navegando aqui de bobeira quando achei algo um tanto útil (e também um tanto inútil... :lol: )...

uma fórmula para se calcular a velocidade real de um veículo a partir de algumas informações como: relação de marchas, tamanho do diferencial, medida dos pneus.

a fórmula é a seguinte:


Como calcular a velocidade real (quase real na realidade) usando uma calculadora boqueta que vc ganha quando compra um barbeador:

Pneu: 185/60 R14
18,5 * 0,6 * 2 = 22,2 cm ( * 2 é pq o diâmetro do conjunto roda/pneu é perfil + roda + perfil, portando perfil * 2 )
Roda aro 14 polegadas
14 * 2,54 = 35,56 cm

22,2 + 35,56 = 57,76 cm de diâmetro

Circunferência do pneu: 57,76 * 3,1416 ( pi ) = 181,45 cm = 1,8145 m

Fórmula :
(Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (diferencial * marcha) = velocidade

(1,8145 * 3000 * 0,06) / ( 4,11 * 0,68 ) = 116,15 km/h

0,06 é um fator de conversão de m/min para km/h

a RPM vc utiliza a que vc quiser.... por exemplo: se quiser saber a velocidade do carro a 5500 RPM é só colocar este valor na fórmula... (para saber a velocidade máxima é só colocar a RPM em que se atinge a potência máxima do motor)

[]'s

Quando eu disse que a velocidade é quase real é pq vai ser na realidade um pouco menor do que a calculada, por causa da deformação do pneu. (Todo mundo já reparou que o único pneu que fica redondo no carro é o estepe...)

apliquei a fórmula as medidas do Troller e obtive:

1a. - 27,60 km/h
2a. - 49,19 km/h
3a. - 76,49 km/h
4a. - 112,60 km/h
5a. - 139,18 km/h
Ré - 30,63 km/h

as medidas de pneu, diferencial e a relação de marchas que eu usei são as que estão no site da Troller (http://www.troller.com.br/tecnica.asp), e é bem assim mesmo na real.... (usei 3200 RPM, que é a rotação que o motor atinge sua potência máxima (115cv))

e a título de curiosidade fiz os cálculos simulando o uso da redução:

1a. - 11,13 km/h
2a. - 19,83 km/h
3a. - 30,84 km/h
4a. - 45,40 km/h
5a. - 56,12 km/h
Ré - 12,35 km/h

(para se calcular com a reduzida tem que multiplicar o diferencial pela reduzida.... no caso do Troller: 4,09 (diferencial) * 2,48 (reduzida) = 10,1432 (número que vai ser usado na fórmula no lugar do diferencial))

qualquer dúvida é só perguntar...

(achei útil para aqueles que não tem velocímetro saberem a que velocidade estarão a X RPM em alguma marcha...)

(esse tópico de como calcular a vel real foi by mim mesmo :lol: )

Thiago Rodeghel
25/04/2004, 01:05
fugger, acertou em cheio estou trocando o motor rodo diariamente com a rural por isso penso em um motor mais moderno.


Fala Piffer :D

Olha AP em Rural eu nunca vi :roll: , e acho pq não deve tão ficar bom com AP :? O melhor mesmo é um motor GM 2.2, não precisa nem ser do Opala, pode ser da S10/Blazer 4c :wink: ... Ou um motor Ford da F1000 gas. acho q tinha uns 6c 3,6L :roll: , algo assim :)

IMHO, na Rural procure saber se alguém já adaptou AP :D , acho q vai ficar muuito "pesadona" pro motor :?

[s]

piffer
25/04/2004, 12:08
Thiago, concordo com voçê um motor de S10 ou ranger seria o ideal (motor com torque em rotações mais baixas).
O 6c e indiscutivel muito melhor em relação a torque só tem um problema consumo e em trilha se coroa e pinhão muito reduzido pra que reduzida??
já vi varios relatos dizendo que 2.5 opala e muito superior ao AP 2.0, agora dizer que vai ficar muito pesada não sei não pois os 4 cil (2.5 opala, AP 2.0 , OHC rural) tem caracteristicas parecidas. E a grande maioria afirma que o 2.5 opala aguenta ( é ou não é conservadorismo)

Peço desculpas em vez de escrever Nuvo escrevi Junior.
Nuvo valeu pelos graficos..

Valeu Piffer

Thiago Rodeghel
25/04/2004, 12:21
Thiago, concordo com voçê um motor de S10 ou ranger seria o ideal (motor com torque em rotações mais baixas).
O 6c e indiscutivel muito melhor em relação a torque só tem um problema consumo e em trilha se coroa e pinhão muito reduzido pra que reduzida??
já vi varios relatos dizendo que 2.5 opala e muito superior ao AP 2.0, agora dizer que vai ficar muito pesada não sei não pois os 4 cil (2.5 opala, AP 2.0 , OHC rural) tem caracteristicas parecidas. E a grande maioria afirma que o 2.5 opala aguenta ( é ou não é conservadorismo)
Valeu Piffer

Com certeza Piffer :D
Eu nunca vi AP em Rural :roll: , por isso fiquei meio desconfiado de como iria ficar :? só isso... Mas com certeza o AP é beem mais moderno q Opala, mas aí vai do gosto do freguês :D Procure saber se alguém já fez essa adaptação e como ficou :wink: ... Concordo com vc 6c fica muito gastão e as adaptações são maiores :shock: (dependendo os casos). E fora autonomia, vc ganha e muito :D nos 4c...

Agora conservador eu naum sou :P colocando no meu AP 2.0 16v :wink: Provavelmente essa semana sai da retífica e finalmente começo a adaptação, minha garagem parece auto-peças :lol: . Mas então se quizer colocar vai fundo, talvez fique melhor com um Clark 4m ou 5m+recomendado 8)

[s]

piffer
25/04/2004, 12:54
Thiago,
Fiz algumas consultas e cheguei a conclusão que o kit DEEP TEC 4X4 e o mais pratico e confiável, porém fiquei com uma duvida será que é necessário trazer todo o conjunto cambio+reduzida para frente(para não bater na parede ??), ou colocando o kit só é necessario novos suportes para o motor,radiador,etc.
Realmente o clark 5m seriá o ideal, mas por falta de latinhas vai ficar o original, futuramente se ficar muito xoxa troco a relação que hoje é 11X47
Parabéns seu jipe vai ficar muito bom ja vi cjs com Ap 1.8 + 5m e ficou shom ,inclusive na trilha. a unica diferença acho e que o 16 v tem seu torque maximo de 18.5 a 4750 rpm (isso tá certo).
Piffer

Thiago Rodeghel
25/04/2004, 13:12
Thiago,
Fiz algumas consultas e cheguei a conclusão que o kit DEEP TEC 4X4 e o mais pratico e confiável, porém fiquei com uma duvida será que é necessário trazer todo o conjunto cambio+reduzida para frente(para não bater na parede ??), ou colocando o kit só é necessario novos suportes para o motor,radiador,etc.
Realmente o clark 5m seriá o ideal, mas por falta de latinhas vai ficar o original, futuramente se ficar muito xoxa troco a relação que hoje é 11X47
Parabéns seu jipe vai ficar muito bom ja vi cjs com Ap 1.8 + 5m e ficou shom ,inclusive na trilha. a unica diferença acho e que o 16 v tem seu torque maximo de 18.5 a 4750 rpm (isso tá certo).
Piffer

Fala Piffer :D
O meu demorou pra sair, mas queria fazer direito e comprei os kits Deep Tec, caixa seca e flange da reduzida :wink: . Olha na Deep Tec me falaram no caso do CJ, manter a travessa do câmbio na posição original do Jeep, e começar a montar primeiro o câmbio na viatura :wink: Mas aí tbm não tem nenhum segredo no caso da Rural :roll: . O mais difícil mesmo é acertar a posição do motor, deixar alinhado o resto os kits já fazem 8) . Agora com relação a potência do motor vai ficar pro dinamômetro mesmo :D , pq estou trocando a injeção por carburação... E não se tem nenhum dado preciso para esse motor carburado :shock: .
Com relação ao câmbio, não achei caro não :D paguei 500,00 em um clark 2215a (C20 96 5m).

[s]

piffer
25/04/2004, 17:37
Thiago realmente com este preço o 5m e bem atraente!!!

Nuvo me ajuda neste cálculo:

pneu 215/80/16

21.5*0.8*2= 34,4
16*2.54 = 40,6

40.6+34.4=75.04 diâmetro 75.04*3.1416= 2,35 m(medi no pneu deu 2,38 m)

e agora ( 2,35*3000*0,06)/?????? (1º reduzida)

Piffer

Nuvo
25/04/2004, 20:15
Thiago realmente com este preço o 5m e bem atraente!!!

Nuvo me ajuda neste cálculo:

pneu 215/80/16

21.5*0.8*2= 34,4
16*2.54 = 40,6

40.6+34.4=75.04 diâmetro 75.04*3.1416= 2,35 m(medi no pneu deu 2,38 m)

e agora ( 2,35*3000*0,06)/?????? (1º reduzida)

Piffer

vc tem que ter as medidas do diferencial e da relação de marchas para utilizar a fórmula....

por exemplo, utilizando o Troller (medidas retiradas de http://www.troller.com.br/tecnica.asp):

pneu = 255/75 = 25,5 * 0,75 * 2 = 38,25

aro = 15 * 2,54 = 38,1

diâmetro = 38,25 + 38,1 = 76,35 cm

circunferência do pneu = 76,35 cm * 3,1416 (pi) = 239,86116 cm = 2,3986 m

Fórmula: (Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (relação do diferencial * relação da marcha) = velocidade

(2,3986 * 3500 * 0,06) / (4,09 * 0,809) =
503,706 / 3,30881 =
152,2 km/h

ou seja, em 5a. marcha, a 3500 RPM eu estarei a 152 km/h no Troller...

:wink:

Nuvo
25/04/2004, 20:20
ah... só uma coisa:

para saber com a reduzida acionada a fórmula é esta:

Fórmula: (Circ.do.pneu * RPM * 0,06) / (relação do diferencial * relação da reduzida * relação da marcha) = velocidade

tomando como exemplo o Troller novamente:

(2,3986 * 3500 * 0,06) / (4,09 * 2,48 * 0,809) =
503,706 / 8,2058488 =
65,40 km/h


ou seja, com a reduzida acionada e a 3500 RPM em 5a. marcha eu estarei a 65 km/h

:wink:

fugger
25/04/2004, 23:31
Thiago,
Fiz algumas consultas e cheguei a conclusão que o kit DEEP TEC 4X4 e o mais pratico e confiável, porém fiquei com uma duvida será que é necessário trazer todo o conjunto cambio+reduzida para frente(para não bater na parede ??), ou colocando o kit só é necessario novos suportes para o motor,radiador,etc.
Realmente o clark 5m seriá o ideal, mas por falta de latinhas vai ficar o original, futuramente se ficar muito xoxa troco a relação que hoje é 11X47
Parabéns seu jipe vai ficar muito bom ja vi cjs com Ap 1.8 + 5m e ficou shom ,inclusive na trilha. a unica diferença acho e que o 16 v tem seu torque maximo de 18.5 a 4750 rpm (isso tá certo).
Piffer

:) Piffer

:? 11x47 é relação boa pra 4.1. Tanto num Gm2.5, GM2.2, ou VW2.0, fica meio xoxo nas trilhas. :?

:) Digo isso pois uso esta relação mas com GM4.1. Ai vai que é uma beleza.

:) Mas nestes outros motores eu usaria a 9x44 original, que é mais apropriada pra este conjunto independente do cambio. Ainda mais de vc for usar cambio 5m. com overdrive.

[]'s

piffer
27/04/2004, 00:21
achei os valores!!! no site
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm


pneu 215/80/16

21.5*0.8*2= 34,4
16*2.54 = 40,6

40.6+34.4=75.04 diâmetro 75.04*3.1416= 2,35 m(medi no pneu deu 2,38 m)

primeira normal

( 2,35*3000*0,06)/4.27*2.991= 423/12.77 = 33 Km/h


com primeira reduzida

( 2,35*3000*0,06)/4.27*2.46*2.991= 423/31.41 = 13 Km/h

fugger, concordo com você eu tinha motor OHC ela era xoxa no asfalto, mas na trilha não achava xoxa não, e claro que onde você passa com o 4.1 em 1 normal eu tenho que passar em 2 ou terceira reduzida.
Com os calculos que o Nuvo nos forneceu em primeira reduzida a 3000 rpm (faixa ideal para o AP) a velocidade é 13 Km/h , tá muito alto para trilha???

Piffer

Nuvo
27/04/2004, 23:02
achei os valores!!! no site
http://ruralwillys.tripod.com/mecanico/indicemecanico.htm


pneu 215/80/16

21.5*0.8*2= 34,4
16*2.54 = 40,6

40.6+34.4=75.04 diâmetro 75.04*3.1416= 2,35 m(medi no pneu deu 2,38 m)

primeira normal

( 2,35*3000*0,06)/4.27*2.991= 423/12.77 = 33 Km/h


com primeira reduzida

( 2,35*3000*0,06)/4.27*2.46*2.991= 423/31.41 = 13 Km/h

fugger, concordo com você eu tinha motor OHC ela era xoxa no asfalto, mas na trilha não achava xoxa não, e claro que onde você passa com o 4.1 em 1 normal eu tenho que passar em 2 ou terceira reduzida.
Com os calculos que o Nuvo nos forneceu em primeira reduzida a 3000 rpm (faixa ideal para o AP) a velocidade é 13 Km/h , tá muito alto para trilha???

Piffer


eu acho que não tá alto não... o Troller em 2a. reduzida fica em 19km/h de máxima... varia de 12 a 19km/h...


mas isso é minha opinião...

haundrich
12/05/2004, 17:13
Aproveitando o tópico...

Alguém tem curva do MWM SPrint 2.8 diesel?

[]'s
Flávio