PDA

Ver Versão Completa : Jumelo revolver

Marisco Off Road
11/06/2007, 10:27
Pessoal,

Estou a procura dos jumelos revolver para toyota, alguém sabe onde tem?
Alguém tem fotos de um para podermos copiar! hehehe

Agradeço,

crusoenegri
11/06/2007, 10:51
ola coloquei articulado mun susuki ficou otimo eu fis moldes :concordo:

Marcelo R. A. da Cunha
11/06/2007, 11:31
Pessoal,

Estou a procura dos jumelos revolver para toyota, alguém sabe onde tem?
Alguém tem fotos de um para podermos copiar! hehehe

Agradeço,

Fala Marilson

Acho que o Afonso da TT4 tem, caso ele não tenha veja com o pessoal da Garra 4x4.

[]'s

Marcelo

fugger
11/06/2007, 18:25
Marilson

Fala com o Paulo Eduardo que ele fez uns pra mim... ;)
O serviço do cara é 10! :concordo:

[]´s

p.peleje
12/06/2007, 17:38
Comprei os meus com o Rodrigo da Garra4x4.

www.garra4x4.com.br

pcervieri
12/06/2007, 17:58
Da uma olhada no site da tt4 www.tt4.com.br

Natanael Junior
12/06/2007, 18:04
instalei no samuca os revolver da RC4x4.
Segue foto para cópia.

Elmer_Jeep
13/06/2007, 09:42
os da RC não vão aguentar na toyota não...

[]'s

jon
13/06/2007, 10:16
falando em band, o romeu botou na dele e nao teve problemas. instalou c/ o afonso na tt4

fugger
13/06/2007, 11:11
Olha os do Paulo comparados com um "jumelo alto e reforçado" de jeep...

Marisco Off Road
13/06/2007, 11:23
Fugger,

Mas como acho o Paulo?
Tem o tel ou e-mail?
A diferença dos seus para os da garra, é que os da garra tem buchas de metal com engrachadeiras, não conheço como são os da tt4.

Agradeço,

FernandoRisso
13/06/2007, 13:45

[]'s

Elmer,

Qual o problema com os da RC, é o que usamos no BoB e não há problemas até o momento, vc teve algum problema ?

[]'s

Natanael Junior
13/06/2007, 14:19

[]'s

Também acho que não aguentariam, por isso coloquei "para cópia".

GuTo_Cerulli
13/06/2007, 16:14

[]'s

Por quê?

Quanto aos articulados, nunca vi em Jeeps de grande porte, mas os "missing link" foram utilizados no Devasso e nunca apresentaram qualquer problema...Até onde eu sei, o Rodrigo (RC 4x4) dimensiona cada jumelo de acordo com o carro, basta pegar um jumelo feito para um samurai e outro para um conjunto de molas Toyota e verá a diferença!

[]'s sem tomar partido de ninguém, mas querendo explicações!

GuTo_Cerulli
13/06/2007, 16:18
Olha os do Paulo comparados com um "jumelo alto e reforçado" de jeep...

Tá de parabéns o serviço! tem como postar o preço, contato etc etc?

[]'s

fugger
13/06/2007, 16:43
Tá de parabéns o serviço! tem como postar o preço, contato etc etc?

[]'s

Guto

O cara que fez pra mim é do fórum, é só mandar uma MP pra ele.. Procura por Paulo Eduardo :concordo:

O blog do cara é

http://xtrex.fotoblog.uol.com.br/

[]´s

Elmer_Jeep
13/06/2007, 17:56
Resposta para o Fernando e para o Guto

tentei citar e responder antes mas devido a um bug q ta rolando no fórum a resposta não foi, escrevi logo que cheguei do almoço, vou ver se consigo explicar e postar dessa vez.

Achei q o problema fosse o peso da viatura, mas eu solicitei jumelos revolver pra uma Toyota Bandeirantes apesar da viatura ser um CJ5 com mecanica band os jumelos não aguentaram, uma band legítima deve pesar muito mais.

A barra que sustenta o jumelo fechado empenou com pouco tempo de uso, daí o CJ andava com a cara mais baixa de um lado... (o jumelo ficava mais fechado q o normal)

Não fui atras de garantia, falei com o Rodrigo sobre o ocorrido, encomendei e comprei outro jogo(dois pares), dei algumas sugestões e pedi que essa área viesse reforçada pra evitar o mesmo problema.

Apesar da demora na produção e entrega... o segundo jogo veio um pouco melhor se não fosse pela posição totalmente incorreta dos graxeiros(apontados para o feixe) e a furação errada dos pinos passantes.

Tive que refurar os olhais e reposicionar os graxeiros, rodei pouco tempo pois vendi a viatura mas acredito que esses vão durar mais.

Não to aqui pra falar mal do produto ou da empresa, já comprei muita coisa lá e sempre fui muito bem atendido.

Falei q não ia aguentar porque comigo não aguentou, ainda tenho um par zerado aqui(do segundo jogo) mas meu pai não aceitou instalar no Crocodillo nem na F75 pq ficou com receio...

Comprei a mais de 1 ano, se nesse meio tempo detectaram algum problema com outro usuário e reformularam/dimensionaram o produto, tudo bem, caso contrário não recomendo. Se for pra um CJ normal ou Samuka (ambos com feixes band) aguenta tranquilo.

[]'s usando CRTL+C pra não perder o texto...

Paulo Eduardo
13/06/2007, 19:54
Opa,

to vendo meu nome aí hehe, deixa eu dar meus pitacos...
eu pessoalmente não conheço os jumelos nem da Garra, nem de nenhum outro fabricante nacional, então nem vou falar. Só vi os da teraflex e mais ou menos de acordo com o deles eu fabriquei os meus os do Fugger e mais uns por aí. Essa questão que o Elmer está levantando é uma boa saber. Eu particularmente, acho que num jipe pesado, como a Toy, o ponto mais crítico é a solda do "rotor" no garfo da mola, e no tubo, que faz a articulação central. Então prefiro superdimensionar tudo a correr o risco de ter uma peça quebrada. E é por isso que demora o serviço, é feito pensando, parte por parte. Eu ja tenho desenhado um sistema ainda mais seguro pra fazer esse rotor, justamente pra alguma coisa pesada, ou pra um uso mais animal como o crawling... mas é aquela história, vai um bom tempo de usinagem nas peças, tudo muito meticulosamente pra não dar m!
conforme vão saindo mais peças as melhorias vão aparecendo...

Valeu pelos elogios, vamos sempre tentando melhorar, sugestões, experiencias, dicas e críticas sempre serão bem vindas.
Tem um blog novo no link da assinatura ;)

[]´s

GuTo_Cerulli
13/06/2007, 21:48
Elmer,

Só para deixar claro que não era para comprar briga não ok? Acontece que é estranho ver uma resposta curta, sem maiores explicações criticando um produto ou fabricante...principalmente vindo de você! Legal você dar esse "alerta" ai!

[]'s

FernandoRisso
14/06/2007, 08:49
Elmer,

Valeu pela resposta, vou ficar atento e se der alguma merda é bom saber que o rodrigo já sabe e reforçou os jumelos.

[]'s

Elmer_Jeep
14/06/2007, 09:05
Guto, fica tranquilo, como falei no post #17 eu tentei responder logo q o Fernando perguntou no #12 mas devido ao bug a resposta não foi daí tinha umas coisas pra fazer aqui no trabalho e perdi a linha de raciocínio.

[]'s

Marisco Off Road
14/06/2007, 10:06
Paulo,

Conforme falamos ao tel, neste findi vou medir as buchas de PU que tenho e tirar umas fotos, te passo para podermos iniciar os jumelos, inclusive se vc conseguir fazer as travas serão dois pares ok!
Quero fazer uma barra anti wrap também, tem fotos e detalhes dela, meus eixos são toy band flutuante e chassi f75 encurtado, quais medidas preciso tirar?

Abraço,

Elmer_Jeep
14/06/2007, 12:03
Paulo, quando tiver no messenger me procura.

fabiano carraro
06/10/2007, 19:08
Aq fizemos uns assim,"COPIADOS DOS GRINGOS É CLARO"no seu caso só nao faça spoa ,e nao esqueça de fazer um novo suporte mais alto atraz tambem , abaixo do furo onde vai o jumelo original no chassis!!!!!fiquei muitissimo satisfeito,e os pneus eram 33"com recape do MARILSON.e quanto aos "revolver"instalamos recentemente em uma TOYOTA HILUX com "35 MUD"by MARILSON caçambinha flAtbed e tudo +,!!!!!!!!e os jumelos sao do PAULO EDUARDO da X-TOY até agora o troço só demostrou ser (M O S T R U O S 0).escancara a boca de um jeito que os 35" ate ç encolhem,hahahhahahah.

fabioabe
09/12/2008, 01:16
Eu particularmente gosto da solução da TT4. O afonso eh o unico do forum que eu conheco que tem um instalado em uma band. Pelas fotos aparenta ser resistente.
Considere tbm colocar uma trava senaum ele pode abrir no balanço no asfalto e pode ate acontecer um acidente.
Eu nunca vi nenhum modelo pessoalmente tbm, entaum eu estou apenas supondo.

Att
Fabio

samukanvas
09/12/2008, 11:32
Revolver é hardcore? :paulada: :mrgreen:

Eu até hoje me pergunto se a zig-zag bar seria a melhor solução pra feixes... Alguém saberia me dizer?

abs

billj
09/12/2008, 14:16
Revolver é hardcore? :paulada: :mrgreen:

Eu até hoje me pergunto se a zig-zag bar seria a melhor solução pra feixes... Alguém saberia me dizer?

abs

Read and understand:

SPOA is NOT hardcore. It is the BASIC BEGINNER modification for any trail rig. If you think otherwise, you will be laughed at and ridiculed for being the retarded dumbass that you are.

:mrgreen:

A Z-bar não muda absolutamente nada na geometria de direção, ela apenas faz que os pivôs deixam de trabalhar em ângulo acentuado.

Abraços,

Bill

samukanvas
09/12/2008, 14:24
Ai meu deus...

Não vou discutir com vc.... sabe porque?

http://www.ryanmcbain.com/forums/images/smilies/irchat.jpg

Se lembra disso?

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eu tava falando da zig-zag bar da falida nth degree.... Ou isso:

http://www.4x4wire.com/news/nthdegree/zigzag/installed.jpg

Funciona como panhard aonde o revolver rebolaria...

Bjs :mrgreen:

billj
09/12/2008, 15:49
hehehehe

Ah, aqueeeeeeeela barrrrrraaaaaaaaa...........

Bão, essa merda tem uma coisa em comum com os jumelos articulados, só serve para fazer bonito na rampa RTI. Por uma razão muito simples......

Por conceito, para essa barra ou um jumelo articulado abrir, o pneu tem que estar sem peso sobre ele. Ou seja, sem tração. Então para que serve??

Isso, para fazer bonito na rampa.......

Abraços,

Bill

Santoro
09/12/2008, 23:53
pra quem interessar, fiz pro meu cj seguindo esse modelo aqui . ainda estou terminando , qnd tiver pronto posto umas fotos .

samukanvas
10/12/2008, 11:09
Por conceito, para essa barra ou um jumelo articulado abrir, o pneu tem que estar sem peso sobre ele. Ou seja, sem tração. Então para que serve??

Centro de gravidade? É melhor ter uma roda no chão com pouca tração que uma no alto ajudando a tombar ou fazendo gangorra :mrgreen:

Estou admitindo que nesse fórum só tem carro bloqueado....

Abs

billj
10/12/2008, 11:25
Centro de gravidade? É melhor ter uma roda no chão com pouca tração que uma no alto ajudando a tombar ou fazendo gangorra :mrgreen:

Estou admitindo que nesse fórum só tem carro bloqueado....

Abs

Claro, bloqueado nos 02 eixos é um evidente pré-condição em qualquer discussão sobre veículos 4x4. Ainda existem jipes de trilha SEM 02 bloqueios???......:pensativo:

:mrgreen:

Abraços,

Bill

Sergio Rocha
10/12/2008, 14:09
Qualquer suspa só abre, seja qual for, na medida que o peso vai saindo de cima da roda.

Abs bloqueados nos dois eixos.:concordo:

billj
10/12/2008, 19:30
Qualquer suspa só abre, seja qual for, na medida que o peso vai saindo de cima da roda.

Abs bloqueados nos dois eixos.:concordo:

Sim Sérgio, mas a partir do momento em que um jumelo revolver entre em ação até que ele estaja totalmente aberto, para todo esse curso o pneu está sem peso. Ou seja, curso sem utilidade....

Abraços,

Bill

Sergio Rocha
10/12/2008, 20:13
A vantagem da helicoidal é que ela empurra o pneu pro chão.O que não acontece com o feixe, ele até segura o pneu.

De qualquer maneira com o jr se consegue um pouco mais de desempenho, do que sem ele.

[]

samukanvas
10/12/2008, 20:28
A vantagem da helicoidal são os links.... Eles fazem todo o trabalho que o feixe desconhece...

Abs

GuTo_Cerulli
11/12/2008, 14:36
Ainda existem jipes de trilha SEM 02 bloqueios???......:pensativo:

Alguns tem até 3...Contando com burro atrás do volante (meu caso):mrgreen:

[]'s

Renato Fraga
21/01/2009, 20:02
Falndo dos jumelos "Revolver" pergunto:

A articulação longitudinal ou o rotor, eixo rotacional, seja lá como se referem, é mesmo importante????

Veja que quando abertos este movimento fica nulo, atuando parcialmente apenas no lado que está na posição passiva.

Tô levantando este questionamento pois sei que o componente mais complexo e crítico do jumelo é este que permite rotacionar o terminal. Entendo tanbém que seja o calcanhar de Aquiles do jumelo, pois seria a porção menos resistente do conjunto.

Esta rotação é bem vinda para facilitar a abertura da suspensão no sentido de diminuir a torção da lâmina do feixe, poupando ainda as buchas do molejo.

Porém só ocorre de um dos lados e exatamente daquele em que o pneu está apoiado e recebendo força.

Como já foi discutido antes, a abertura do jumelo se dá de uma forma passiva, sem ação de qualquer força que não a da gravidade e da alavanca exercida pelo pneu do lado oposto, onde ainda para que isso aconteça, é necessário vencer a força de torção longitudinal de todo o feixe.

Assim concluindo meu questionamento, relato dizendo que conheço muito bem os jumelos articulados confeccionados pela TT4 que simplesmente se abrem sem nenhuma articulação rotacional a exemplo do revolver, e que atuam com excelente desempenho, segurança e eficiência, sem comprometimentos para outros componentes do carro.

Vejam bem, não estou querendo fazer propaganda, simplesmente discutindo a eficiência X simplicidade X resistência X custo, etc etc etc de duas soluções de projeto para uma mesma finalidade.

Sem mais....

Abraços a todos

Jack Jipeiro
21/01/2009, 20:44
Eu concordo, acredito que não adianta o jumelo ter um eixo rotacional, se no suporte fixo não há, nesse caso haverá um torção desnecessaria nas molas...

Abraços...

Rodrigo Baratti
22/01/2009, 08:25
Renato,

Tem um tópico especifico sobre esse assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49649&highlight=revolver+articulado

Talvez seja mais interessante para discussão.

[] não querendo criar polemica

Renato Fraga
22/01/2009, 11:40
Renato,

Tem um tópico especifico sobre esse assunto:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49649&highlight=revolver+articulado

Talvez seja mais interessante para discussão.

[] não querendo criar polemica

Pois bem, só fiz o comentário porque ví neguinho aqui questionando a eficiência e a resistência do dispositivo, inclusive com relatos de falhas etc etc etc!!!

Simplesmente relatei uma experiência com um produto similar que eu tenho comprovação de sua eficiência uma vez que existem veículos dos mais diversos modelos (CJ, Rural, Band) utilizando a mais de 3 anos sem nenhum problema sequer.

Questão do conhecido X desconhecido.

Abraços a todos.

Afonso Carlos
22/01/2009, 13:22
Por quê?

Quanto aos articulados, nunca vi em Jeeps de grande porte, mas os "missing link" foram utilizados no Devasso e nunca apresentaram qualquer problema...Até onde eu sei, o Rodrigo (RC 4x4) dimensiona cada jumelo de acordo com o carro, basta pegar um jumelo feito para um samurai e outro para um conjunto de molas Toyota e verá a diferença!

[]'s sem tomar partido de ninguém, mas querendo explicações!

Guto Guto, as fotos abaixo são de 2005 Toy, e 2006 Jeep

Toy: Pneus 37/14.5 X 15
ARB nos dois eixos

Jeep Willys V8 Cherokee
Cambio auto, Caixa torqueflite Crysler
Tcase F1000
Eixos dana 70
Bloq nos dois eixos
Pneus 38,5/14.5 X 16

se quiser posso te mandar no mínimo mais uns 30 carros com configuração semelhante e jumelos articulados!!!

abração.

marcelo_manaloa
22/01/2009, 13:47
ficou show... parabens pelas fotos.

Afonso Carlos
22/01/2009, 13:57
ficou show... parabens pelas fotos.

OK valeu veio, esqueci de mencionar, ambos foram construidos aqui na TT4.

Abração.

Elmer_Jeep
22/01/2009, 13:59
ae Afonso, na ultima foto deu pra ver que o eixo dianteiro do jeep ta com high-steer,me manda umas fotos ai pra mostrar como ficou.

Coloca la no topico certo senão aqui virar zona
Adaptando High Steer no D60 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49545)

valeu.

[]'s

GuTo_Cerulli
22/01/2009, 17:44
Afonso,

Hoje conheço alguns 4x4 com essa configuração aqui no Brasil, mas realmente você ai na TT4 avacalha!!:mrgreen: Tá de parabéns!! Mas não se esqueça que esses juemlos eram novidade no mercado em 2005/2006, os primeiros samurai que conheci por aqui com jumelos revolver e missing link foram em 2002...
Se segura que eu sei que tem um samurai vermelho indo pra ai com os meus antigos eixos (ex Devasso), se puder fazer uma gentileza será muito legal: ABRE UM TÓPICO E POSTA ESTES E OUTROS PROJETOS HARD CORE DA TT4!!:concordo:

[]'s

Afonso Carlos
23/01/2009, 00:35
ae Afonso, na ultima foto deu pra ver que o eixo dianteiro do jeep ta com high-steer,me manda umas fotos ai pra mostrar como ficou.

Coloca la no topico certo senão aqui virar zona
Adaptando High Steer no D60 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49545)

valeu.

[]'s

OK, Elmer amanhã coloco as fotos, mas não vai dar pra vc tirar base não. pois neste Jeep usamos dois eixos 70 traseiros, na frente adaptamos os munhôes do caminhão mercedez 1113 com o Hi Steer original.

Abração.

Afonso Carlos
23/01/2009, 00:36
Afonso,

Hoje conheço alguns 4x4 com essa configuração aqui no Brasil, mas realmente você ai na TT4 avacalha!!:mrgreen: Tá de parabéns!! Mas não se esqueça que esses juemlos eram novidade no mercado em 2005/2006, os primeiros samurai que conheci por aqui com jumelos revolver e missing link foram em 2002...
Se segura que eu sei que tem um samurai vermelho indo pra ai com os meus antigos eixos (ex Devasso), se puder fazer uma gentileza será muito legal: ABRE UM TÓPICO E POSTA ESTES E OUTROS PROJETOS HARD CORE DA TT4!!:concordo:

[]'s

OK, Grande Guto pode deixar!!!!

Abração.

samukanvas
23/01/2009, 00:46
Afonsão, é queixo duro ou tem roda livre?

Interessante isso aí cara...

abs

Afonso Carlos
23/01/2009, 00:48
Grande Samuka, hoje é queixo duro, mas o cubo e ponta estão prontos para receber a roda livre, original do 1113.

Abração.

Eduardo Chaves
10/02/2009, 12:09
Afonso,

[]'s

Opa... Tão falando do GodZuki por aqui... rs

E já está lá internado...

[]ção Guto...

fabiano carraro
10/02/2009, 23:36
utilizo o sistema do PAULO a mais de ano na hilux, e ate agora susse,engraxa usa lava e mais nada, susse mesmo, e o sistema rotacional é algo realmente interessante pois flexiona melhor as laminas,mas nao sei até onde seria menos ou mais eficiente com ou sem eles:concordo:

Renato Fraga
11/02/2009, 01:56
Pra quem possa interessar, encontrei um dispositivo que pelo menos pra mim é novidade.

Trata-se de um sistema que substitui a bucha do molejo por uma rótula que permite o molejo rotacionar.

O que ví de vantagem nisso é o fato de o molejo rotacionar sem fazer movimento de translação.

Porém, elimina o amortecimento que a bucha oferece, além de criar uma instabilidade lateral da suspensão o que também pode ocorrer com o Jumelo revolver.

Ta aí mais uma sugestão !!!!!!!!!

Abaços a todos

Renato Fraga
11/02/2009, 03:20
Bom procurando mais referências, encontrei mais informações.

O tal dispositivo é chamado de "Orbital-eye".

Segue mais algumas fotos.

Marisco Off Road
11/02/2009, 08:31
Renato,

Estas Orbital são muito usadas lá fora, mas por aqui não sei se alguém vende e qual será o custo disto, e não sei se combinam com barro e areia.

Abraço,

fabiano carraro
11/02/2009, 11:18
RENATO estes orbitais sao otimos mas realmente o que o MARILSON DIÇ É VERDADE , aq no brasil a galera nao tem muito a ideia de fazer manutençao preventiva nos carros mesmo nos de trilha....

andei pesquisando eles a uns 6 meses atras e o preço ate que é legal e facil de trazer, mas temos dificuldades quanto a medida exata pros nossos tipos de feixes,lá fora eles colocam muito nas tacoma que sao nossas hilux,e vi alguma coisa na argentina tambem pras "estancieiras",nossas rural/f 75,mas o ideal seria comprar e mandar fazer um feixe em medidas exatas ja usando molas mais grossas e em menos quantidade....

ainda nao desisti de usar estes orbitais mas ainda estou vendo com o importador ç valeria a pena ou nao trazer uma quantidade razoavel de peças!!!!!

marcelo_manaloa
11/02/2009, 14:15
Não tem nada a ver com os jumelos, mas talvez seja útil p/ alguém este site... Têm uniball de todos os modelos..
http://www.ballisticfabrication.com/qa1-_c_125.html

samukanvas
11/02/2009, 15:09
Pra quem possa interessar, encontrei um dispositivo que pelo menos pra mim é novidade.

Trata-se de um sistema que substitui a bucha do molejo por uma rótula que permite o molejo rotacionar.

O que ví de vantagem nisso é o fato de o molejo rotacionar sem fazer movimento de translação.

Porém, elimina o amortecimento que a bucha oferece, além de criar uma instabilidade lateral da suspensão o que também pode ocorrer com o Jumelo revolver.

Ta aí mais uma sugestão !!!!!!!!!

Abaços a todos

EMHO, eu não acho que faça isso tudo que disse...

Eu uso essas buchas no meu carro e elas não oferecem instabilidade lateral porque quem cuida disso são molas, amortecedores e estabilizadoras. Elas ficam presas no "meio" do tubo (Externo da foto) por arruelas e pelas arruelas passa esse pequeno tubo (No qual passa o parafuso por dentro) que centra ela no suporte do jumelo ou olhal...

Ajudam no movimento da lâmina como o revolver ajuda. Não precisa girar muito pra saber que as buchas sofrem quando se usa um jumelo simples ou missing link. A distância que as duas "quinas" externas do olhal são diferentes quando um lado da suspensão está comprimido e o outro aberto, por isso revolver ou buchas rotulares...

Tá bem explícito na foto que colocou :concordo:

Combinam com barro e areia porque sua estrutura interna é composta por uma bucha de pu e vc coloca graxa para isolar do barro. Se estiver sempre abastecendo com graxa, ela se auto-limpará.

Abs

Renato Fraga
11/02/2009, 20:14
Pois bem Samukanvas, seu relato é pertinente.

Quando eu disse que este sistema pode gerar instabilidade foi diante de uma observação teórica. E na minha opnião o mesmo se vale para jumelos revolver.

O que avaliei para tal conclusão é o seguinte: NA suspensão com feixes de mola, o molejo é a única estrutura responsável em manter o eixo em sua posição. E avaliando o movimento lateral que o eixo pode fazer, o que o mantém na posição é a resistência que as lâminas oferencem à torção em seu sentido longitudinal.

Como o molejo é preso ao chassi e por sua vez o eixo é preso a ele, entendo que a resistência destas fixações é que colocam o eixo no seu devido lugar. Se existir um favorecimento para esta torção (a função das buchas orbitais e dos jumelos revolver) entendo que o eixo possa ter um deslocamento lateral mais acentudado. Em uma situação de curva por exemplo, naturalmente já acontece esse deslocamento, mas acredito que com estes dispositivos o efeito pode ser acentuado. Daí a conclusão de gerar uma certa instabilidade.

Porém entendo que para veículos de utilização restrita, mais off road que on road, o benefício pode ser maior que o risco.

E o seu relato de ser usuário deste dispsitivo pode perfeitamente comprovar que na prática talvez o negócio funcione de forma diferente.

Encontrei um deseinho meio "tosco" pra tentar comprovar minha idéia.

Abraços a todos

samukanvas
11/02/2009, 22:11
Eu vou tentar descrever mais ou menos o que eu acho sobre o sistema de molas, feixes, buchas rotulares e jumelos (Relacionados com o tópico). Vou tentar, porque eu não me explico muito bem :rolleyes:

Acredito que o sistema de feixe já tenha uma estabilizadora "embutida" porque ao fazer uma curva para a direita, por ex (Como na sua foto), enquanto os feixes do lado externo empurram o carro pra cima, os do lado interno puxam ele pra baixo. Isso depende do tamanho dos jumelos e acredito que seja por isso que os carros de rua usam jumelos pequenos...

Acredito que tb por conta dessa "estabilizadora" a carroceria não inclinaria ou melhor dizendo, body roll, seria o suficiente para que a bucha faça diferença e se fizer, seria muuuuito pouca em carros de rua....

Vamos ter que ignorar carros de rua porque essa é a seção hardcore :mrgreen:

A grande vantagem dessas buchas é que elas são flex 360 "graus" e assim como o jumelo revolver, o grande diferencial seria facilitar o movimento quando o feixe está no "arco".

Como na foto abaixo, o movimento que o feixe (parte mais baixa presa no eixo) faz desalinha ele em relação a sua posição original no plano/carro parado. Tanto isso, quanto o formato do feixe fazem criar diferenças de comprimento na ponta das molas. O lado externo da mesma mola segue um caminho e o mais interno, outro. Isso se acentua com lâminas mais largas.

http://img300.imageshack.us/img300/4160/img4207yh5.jpg

Na foto estão bem explícitas essas diferenças e um missing link no lugar trabalharia em função das buchas, deixando todo o resto para as molas até o ponto de travar.

Como na foto abaixo, a montagem original ignora o espaçamento do suporte do feixe/bucha espremendo o feixe e limitando o movimento... Imagina uma bucha rotular com espaçadores pro feixe não tocar nas laterais do suporte a diferença que faria. Está "torcendo", mas é limitado e grande parte do "peso" passa pra suspa traseira. Veja novamente o arco que a mola faz em relação ao chassis ou ao carro parado. Linha vermelha - Posição "parado", Linha amarela - Posição do "arco". O arco não é o feixe e sim a posição que o feixe percorre (linha vermelha - linha amarela).

http://img183.imageshack.us/img183/3961/moabrampfrontlr4.jpg

É mais ou menos por isso que acredito que essas buchas e o revolver são importantes.

Eu não sei se consegui passar a mensagem pela minha limitação em explicar as coisas :putz: :-D

Nem sei se está certo, mas é o que penso :concordo:

Abs

fabiano carraro
11/02/2009, 23:04
até agora os dois estao certos,assim deve ser o HARDCORE nao aquela zona que ç formou lá atraz no outro topico....:mrgreen:

+ gostaria de saber como fica a questao do peso do carro.....,no caso de ultrapassarmos o limite de body roll em um determinado obstaculo,com jumelos comuns o peso do eixo faz diferença e ajuda até certo ponto é claro, a nao tombar, mas e com os articulados este "peso" ainda existe ou o carro teria maior chance de tombar pois o peso dos eixos ficariam no "chao" e a carroceria ja estaria indo embora???????os articulados comprometem o body roll?????:pensativo:

Renato Fraga
11/02/2009, 23:11
Perfeito Samuka, explicação clara, ilustrada e direta.

A sua conclusão é exata e idêntica à minha. Porém o que você diz ser desejável, eu questionei como indesejável.

.... a montagem original ignora o espaçamento do suporte do feixe/bucha espremendo o feixe e limitando o movimento...

Só pra concluir o exemplo que eu dei, imagina se existisse ainda uma articulação na fixação do molejo ao eixo semelhante às buchas orbitais, em somatória a estas no olhal do molejo. Entenda que o carro não vai parar alinhado sobre o eixo. É lógico que isso é algo impossível de ser utilizado. Portanto considero esta situação que acabei de descrever e a situação original, os extremos opostos. Ao utilizar orbitais no molejo ou mesmo o jumelo revolver, acredito estar no meio termo. Só é necessário entender se esse meio termo é razoável.

E você diz utilzar isso no seu carro e não observar problema algum. Neste caso, razoável.

Portanto, como estamos discutindo uma solução HARCORE, admito que é muito eficiente para preparações mais agrecivas.

Mas temo pelos riscos se isso for utilizado em veículos que se deslocam em distâncias razoáveis, ou mesmo para aqueles que usam seu Jeep no dia a dia.

E justamente por ser uma discução hardcore, acredito que ao idealizar um projeto hardcore, eu pelo menos colocaria molas semi elípticas como última opção.
Entretanto, jumelos e buchas consistem em uma modificação mais simples e possível de se fazer na maioria dos jeeps originais. É aí que vem minha preocupação.

E repito, tudo que estou relatando é teoria. E essa merda nem sempre se aplica da mesma forma na prática.

mas e com os articulados este "peso" ainda existe ou o carro teria maior chance de tombar pois o peso dos eixos ficariam no "chao" e a carroceria ja estaria indo embora???????os articulados comprometem o body roll?????

FAbiano, aredito que nesta situação toda a função fica sob responsabilidade dos amortecedores apenas. Por isso que alguns modelos de jumelos articulados possuem travas que os mantém fechados para situações onde não se deseja amplitude da suspensão.

Abraços a todos

Pexe
12/02/2009, 11:56
So uma duvida Renato,
Será que essa sua preocupação com instabilidade nao seria resolvida com uma barra estabilizadora e uns quick disconnect pra hora da trilha?
So especulando aqui
Abraço ja pensando em arrumar uns desses

Sergio Rocha
12/02/2009, 14:24
até agora os dois estao certos,assim deve ser o HARDCORE nao aquela zona que ç formou lá atraz no outro topico....:mrgreen:

+ gostaria de saber como fica a questao do peso do carro.....,no caso de ultrapassarmos o limite de body roll em um determinado obstaculo,com jumelos comuns o peso do eixo faz diferença e ajuda até certo ponto é claro, a nao tombar, mas e com os articulados este "peso" ainda existe ou o carro teria maior chance de tombar pois o peso dos eixos ficariam no "chao" e a carroceria ja estaria indo embora???????os articulados comprometem o body roll?????:pensativo:

Como os eixos demoram mais a sair do chão, o risco de tombar diminue.Eu sinto isso no meu jeep, com JR nos dois eixos, a carroceria inclina e a roda custa a sair do chão.

[]'

Sergio Rocha
12/02/2009, 14:25
So uma duvida Renato,
Será que essa sua preocupação com instabilidade nao seria resolvida com uma barra estabilizadora e uns quick disconnect pra hora da trilha?
So especulando aqui
Abraço ja pensando em arrumar uns desses

Com certeza resolve.Vide exemplo do Caveirão e do Hulk.

[]'

Renato Fraga
12/02/2009, 15:07
Se o a intabilidade que você se refere é a preocupação do Fabiano pelo uso dos jumelos articulados, a barra estabilizadora resolve sim. Mas atrapalha na hoara da ação, sendo necessário a desconexão como você sugeriu.

Se for pelo motivo que eu abordei anteriormente, não. Neste caso só uma panhard, o que eu acho um absurdo numa suspensão semi elíptica.

Abraços

samukanvas
12/02/2009, 15:31
Se for pelo motivo que eu abordei anteriormente, não. Neste caso só uma panhard, o que eu acho um absurdo numa suspensão semi elíptica.

Abraços

Então Renato... acho que eu não entendi tua explicação direito porque eu acho que uma panhard não faria diferença na estabilidade usando apenas as buchas rotulares.

Abs

Elmer_Jeep
12/02/2009, 16:05
Então Renato... acho que eu não entendi tua explicação direito porque eu acho que uma panhard não faria diferença na estabilidade usando apenas as buchas rotulares.

Abs

A F250 4x4 usa feixes na dianteira e tem estabilizador + panhard, pra uso on road tudo bem, concordo que a suspensão fica mais equilibrada já no off road penso que mesmo sem estabilizador a forma que a panhard está originalmente projetada deve travar o curso da suspensão.

Também não vejo muito sentido, panhard em suspensão de feixes.

[]'s

samukanvas
12/02/2009, 16:16
Caraleo, de que que cada um tá falando nessa zona?

Eu já não to entendendo mais porra nehuma!:lol:

Elmer_Jeep
12/02/2009, 16:27
Rodrigo,

Neste caso só uma panhard, o que eu acho um absurdo numa suspensão semi elíptica.

Pelo que entendi o Renato desaprova a utilização de panhard em veiculos com feixe, se minha interpretação estiver certa eu concordo com ele e usei a F250 como exemplo pois na hora não lembrei de outra viatura que usasse panhard junto com feixes, lembrei agora dos YJs. Agora pergunto, pra que ? (pra que panhard na suspa de feixe)

Merolhou ?

samukanvas
12/02/2009, 16:32
Querido moderador preferido! :mrgreen:

Eu acredito que seja pra evitar axle steer em altas velocidades, já que o feixe da f250 é um feixão ão ão ão... e feixe na dianteira é foda, né? Bem diferente de links em sensibilidade...

Então fizeram de tudo pra ter uma suspa com boa capacidade de carga e estabilidade.

Minha opinião.

bjs

Eu não entendí é do que estamos falando na suspa... se é da bucha, revolver ou panhard... :lol: Eu to meio perdido...

fabiano carraro
12/02/2009, 16:35
Eu do medo de o carro virar de vez quando do uso dos articulados,devido a nao existir mais o peso dos eixos pra gerar um conta-peso:concordo:

pois quando se tem jumelos pequenos vç ainda "sente"se o carro esta prestes a tombar ou não.

agora com os articulados a tocada tem que ser bem mais "fina"pois nao a mais este contra-peso e ai quando a carroceria ta virando ela passa do "ponto de equilibrio" muito rapido e geralmente nao da tempo de corrigir, seria mais ou menos com isto que eu me preocupo, por isto só uso na trazeira e com travas.

mas entendao o seguinte uma coisa é vç estar dentro do carro sem ninguem pra auxiliar o caminho da trilha e outra é vç ter um "SPOTTER"cuidando deste caso e podendo lhe avisar que o limite ja chegou....

entao pra uma prova em que eu possa confiar no meu "zeca",eu usaria sim os 4 articulados,pois ai nao haveriam deslocamentos, apenas performance maxima do equipamento....

entao acredito que no caso de carros que rodem em trilhas o cuidado deve ser o de realmente conectar as travas sejam elas quais forem ,e nao ter preguiça disto, assim como é chato parar pra desligar as rodas livres deve ser mais chato ainda ficar conectando barras/travas...

mas se este é o preço pela seguranca nos deslocamentos grandes (quando se entra em estradas no meu caso) e ter uma melhor performance do equipamento na trilha,acho valido as travas/barras....

ja pra provas em circuito fechado como o ROCKCRAWLER,ENDURANCE,ETC acho que nao precisaria de nada disto nao, apenas de maxima traçao e articulaçao de resto os caras ja estam bem equipados e protegidos pelo regulamento,OU SEJA ESTOU FALANDO DE SEGURANÇA ,e vçs de conceitos tecnicos:concordo:

mas agora ja to voltando pra parte tecnica novamente,so nao fiquem brabos com minhas perguntas pois entendo mais de preparaçao de motores e travamento das suspensoes do que do inverso delas,mas como estou me dedicando exclusivamente ao offroad daq pra frente quero poder entender sobre cursos gigantes nelas (achei mais legal do que travalas,rsrsrsr)e estou estudando o que der, por isto quando eu falar besteira sobre o assunto por favor nao tenhao dó ,ok,mas expliquem onde ta errado nem que seja me informando onde eu me informar melhor!!!!!!!

Elmer_Jeep
12/02/2009, 16:42
Querido moderador preferido! :mrgreen:
Nem vem que o teu queridinho é o Beto :lol:

Eu não entendí é do que estamos falando na suspa... se é da bucha, revolver ou panhard... :lol: Eu to meio perdido...

Realmente, tem horas que a coisa complica mas deve ser pq os conceitos e produtos estão praticamente interligados :concordo:

[]'s

Sergio Rocha
12/02/2009, 16:50
Fabiano

Eu tb tinha essa preocupação.Mas hj ando normalmente pra todo lugar com o JR sem as travas e não sinto nada.O Elmer tb usa assim.Aliás eu experimentei depois que vi um relato dele.
Essa lenda de que o veículo fica bobo quando passa numa lombada, não acontece.E em trilhas, sem spotter que é como eu uso, não sinto isso que vc tá preocupado.
Também reboco muito com tow bar e sem problemas.

[]'

fabiano carraro
12/02/2009, 23:37
rapaz bom saber disto tenho um par que sobrou aq da HILUX ,eu ia colocar os 4 nela mas ai andamos tendo um susto logo na 1°trilha com ela (viramos 4 x morro abaixo num momento de bobeira),como o carro ficou muito forte devido a uma fuçada basica no motor pra empurrar melhor os 37",e a um kit de reduçao na T-case,o trem subia em qualquer coisa á meros 1500rpm's

mas como estavamos sem a caçamba, (ainda estava sendo encurtada),e no caso pouco peso ,acredito que isto tenha contribuido pra numa bobeira nossa,que estavamos subindo um barranco meio alto demais ate pra nós e no qual havia um precípicio do lado só pra ajudar,o carro tenha destracionado demais e voltado ladeira abaixo,os outros jeepeiros que me diçeram depois do susto que haviam visto o jumelo abrir de forma esquisita um pouco antes de acelerarmos forte pra subir

acredito que o que aconteceu foi a suspensao trazeira erguendo demais antes de tracionar devido a algum tipo de erro no acerto da pressao dos amortecedores que sao os rancho com regulagens e vi a piazada mexendo neles antes na oficina ai ficou leve demais, o articulado abriu, o carro destracionou demais e pronto la fomos de ré morro abaixo:shock:

mas acho que vou fazer uns testes antes na suspa original de outra f-75 que vou fazer,mas antes vou terminar as obras na oficina aq em casa senao pesa demais no bolso,ate la vou estudando os tal dos "airshox" nacionais,que achei simplesmente um tesao......:roll: quem vende isto aq no brasil?????:pipoca:

Renato Fraga
13/02/2009, 01:32
Ao Elmer, Samukanvas, Sérgio, Fabiano e demais !!!!!!!!!!!!!!

Realmente a discução tá meio confusa, sem ninguém se entender em nada.

Jumelos revolver ou mesmo buchas orbitais são dispositivos que auxiliam o trabalho dos molejos permitindo que estes rotacionem em seu próprio eixo, eliminado então uma interferência, e facilitando a abertura da suspensão quando esta possui bastante amplitude.

Bom pra tentar explicar melhor fiz um deseinho meio tosco.

É isso que eu acredito que pode acontecer quando se utiliza dispositivos que permitem a rotação do molejo em seu próprio eixo (jumelo revolver e buchas orbitais) eliminado portanto a resistência lateral que a mola exerce naturalmente.

Portando de acordo com minha impressão, fica mais fácil a carroceria escorregar lateralmente sobre o eixo durante acelerações laterais.

Algo parecido com o que ocorre nos casos de buchas danificadas ou jumelos muito compridos. Não sei até que ponto isso pode comprometer na dirigibilidade, porém acredito ser indesejável.

Citei anteriormente que para eliminar este movimento a barra panhard é eficiente, como todo mundo sabe, porém acho um contra-senso precisar intalar esta barra em suspensões semi elípticas com bastante amplitude. Molejo é simples e eficiente, e não precisa complicar com dispositivos extras. Para tanto trabalho, parte logo pra links, etc etc etc.

Já o questionamento do outro colega sobre Bodyroll, é em relação a ação passiva dos jumelos articulados durante sua abertura, antes de chegar ao final de curso.
Entendo que neste breve momento, o eixo não exerce peso nenhum à carrocria, o que pode aumentar sim a inclinação da carroceria.
Exemplo parecido é o que ocorre nas suspensões com molas helicoidais cujas estas ficam soltas,permitindo que o eixo desça muito além do seu comprimento. O serviço de segurar a descida do eixo fica a cargo apenas dos amortecedores. Nesta situação entendo que para estabilizar tal efeito somente uma barra estabilizadora resolve o problema, porém atrapalha o trabalho de amplitude da suspensão. E isso também não é novidade pra ninguém.

Finalizando, de acordo com o relato do Samukanvas que disse utilizar estas buchas orbitais, e não observar nenhum comportamento atípico da suspensão, penso que minha percepção pode estar equivocada.

Mas acho toda essa discussão pertinente uma vez que alguns usuários deste fórum podem não entender as restrições que cada tipo de preparação pode oferecer e o que pode ser desejável para uma utilização específica e hardcore, pode ser indesejável para o uso misto.

Abraços a todos

samukanvas
13/02/2009, 02:54
Jumelos revolver ou mesmo buchas orbitais são dispositivos que auxiliam o trabalho dos molejos permitindo que estes rotacionem em seu próprio eixo, eliminado então uma interferência, e facilitando a abertura da suspensão quando esta possui bastante amplitude.

Bom pra tentar explicar melhor fiz um deseinho meio tosco.

É isso que eu acredito que pode acontecer quando se utiliza dispositivos que permitem a rotação do molejo em seu próprio eixo (jumelo revolver e buchas orbitais) eliminado portanto a resistência lateral que a mola exerce naturalmente.

Portando de acordo com minha impressão, fica mais fácil a carroceria escorregar lateralmente sobre o eixo durante acelerações laterais.

Algo parecido com o que ocorre nos casos de buchas danificadas ou jumelos muito compridos. Não sei até que ponto isso pode comprometer na dirigibilidade, porém acredito ser indesejável.

Citei anteriormente que para eliminar este movimento a barra panhard é eficiente, como todo mundo sabe, porém acho um contra-senso precisar intalar esta barra em suspensões semi elípticas com bastante amplitude. Molejo é simples e eficiente, e não precisa complicar com dispositivos extras. Para tanto trabalho, parte logo pra links, etc etc etc.

Agora sim!!! Estou começando a me situar :lol: Seguinte: Tenho umas fotos dessa bucha em sua montagem pra explicar melhor. Em ordem da esquerda para direita:

1. Por dentro do tubo vai a primeira bucha. Atrás tem uma arruela que escora ela pra não sair pelo outro lado do tubo. O tubo tem um ressalto que segura a arruela no lugar. Veja que a bucha tem o formato da "bola"

2. Daí se coloca a "bola" pra dentro.

3. A outra bucha igual entra e lacrando tudo vai outra arruela. A bucha tá travada dentro do tubo por duas arruelas, entende? Não tem pra onde andar.

4. Esse é o pacote que fica espremido entre arruelas dentro do tubo. Eles se encaixam evitando folgas.

5. Componentes (faltam peças, mas dá pra entender).

O braço é um "U" na ponta que faceia exatamente nas pontas da "bola" que estão com esses pedaços pra fora. Pelo meio passa o parafuso. Por isso a bucha fica parada no lugar. Não "anda".

Visualizou bem a montagem e o funcionamento?

Antes eu achei que vc tinha dito que essas buchas criam mais body roll. E eu respondi que o efeito dos feixes (que copia estabilizadora) não deixaria isso acontecer.

Já o questionamento do outro colega sobre Bodyroll, é em relação a ação passiva dos jumelos articulados durante sua abertura, antes de chegar ao final de curso.
Entendo que neste breve momento, o eixo não exerce peso nenhum à carrocria, o que pode aumentar sim a inclinação da carroceria.
Exemplo parecido é o que ocorre nas suspensões com molas helicoidais cujas estas ficam soltas,permitindo que o eixo desça muito além do seu comprimento. O serviço de segurar a descida do eixo fica a cargo apenas dos amortecedores. Nesta situação entendo que para estabilizar tal efeito somente uma barra estabilizadora resolve o problema, porém atrapalha o trabalho de amplitude da suspensão. E isso também não é novidade pra ninguém.

Aqui o que eu entendi é que pelo eixo se distanciar da carroceria, a mesma tem mais rolagem e consequentemente desequilibra o carro.

Eu acho que quanto mais partes do carro estiverem perto do chão melhor. por mais que a carroceria esteja se movendo em direção oposta ao eixo, o eixo está lá parado, como o Sergio Rocha explicou. Baixa o CG. Se o eixo subisse junto com a carroceria estaria fazendo o oposto com o cg.

Sabemos que a falta de peso na roda quando o jumelo está totalmente aberto é uma negativa, mas estou deduzindo que um jipe, pra entrar na discussão hardcore, tem que ter bloqueio nos dois eixos :mrgreen:

Abs

Renato Fraga
13/02/2009, 03:53
É isso aí Samukanvas, tal como você provou, a famigerada bucha orbital é bem projetada realmente. Mas a deformação que eu visualizo, não é pelo deslocamento axial da mesma.

Imagina que numa curva ela possa permitir que o feixe se torça, uma vez que está preso firmemete apenas ao eixo.

É foda bater esse papo sem poder gesticular , desenhar, rabiscar, etc etc etc. e sem cerva principalmente !!!!!!!!!!!!!!!!

Mas a deformação que eu estou me referindo é ´provocada pela mola apenas, facilitada pela rotação que a bucha é capaz de oferecer, prmitindo que a lâmina sofra torção, e não pelo deslocamento axial da mesma.

Acredito que você esteja imaginando que eu estou achando que a mola fica passeando dentor do suporte, escorregando de um lado pro outro .

Não é isso não.

Faltou um deseinho tosco na mensagem anterior.

É pra comparar o possível efeito quando andando em linha reta e fazendo uma curva.

E prometo não insistir mais neste assunto, heheheheh !!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços

Bruno Machado
13/02/2009, 10:48
É isso aí Samukanvas, tal como você provou, a famigerada bucha orbital é bem projetada realmente. Mas a deformação que eu visualizo, não é pelo deslocamento axial da mesma.

Imagina que numa curva ela possa permitir que o feixe se torça, uma vez que está preso firmemete apenas ao eixo.

É foda bater esse papo sem poder gesticular , desenhar, rabiscar, etc etc etc. e sem cerva principalmente !!!!!!!!!!!!!!!!

Mas a deformação que eu estou me referindo é ´provocada pela mola apenas, facilitada pela rotação que a bucha é capaz de oferecer, prmitindo que a lâmina sofra torção, e não pelo deslocamento axial da mesma.

Acredito que você esteja imaginando que eu estou achando que a mola fica passeando dentor do suporte, escorregando de um lado pro outro .

Não é isso não.

Faltou um deseinho tosco na mensagem anterior.

É pra comparar o possível efeito quando andando em linha reta e fazendo uma curva.

E prometo não insistir mais neste assunto, heheheheh !!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços

Renato,
Se estou entendendo o que vc está dizendo, o efeito de deslocamento da carroceria não ocorrerá. Coloquei uma "legenda" no seu desenho.
Na indicação "1", onde estão os jumelos, o desenho está certo, o feixe de molas pode articular em relação à carroceria daquela forma por causa da presença das orbitais.
Na indicação 2 é que está o erro, a fixação do feixe no eixo é rígida, e aquela angulação "non ecxiste".

O que ocorre com a colocação de orbitais, numa curva acentuada, é a carroceria inclinar mais. E precisaria ser uma curva muito acentuada para fazer um efeito perceptível, para inclinar bastante a carroceria.
Precisaria desenhar de novo, com o eixo "abrindo" em relação à carroceria, mas todo mundo entendeu, certo?

Mas se não entendi o que vc estava dizendo, explique de novo prá nós :mrgreen:

[ ]'s

Sergio Rocha
13/02/2009, 13:25
acredito que o que aconteceu foi a suspensao trazeira erguendo demais antes de tracionar devido a algum tipo de erro no acerto da pressao dos amortecedores que sao os rancho com regulagens e vi a piazada mexendo neles antes na oficina ai ficou leve demais, o articulado abriu, o carro destracionou demais e pronto la fomos de ré morro abaixo:shock:

mas acho que vou fazer uns testes antes na suspa original de outra f-75 que vou fazer,mas antes vou terminar as obras na oficina aq em casa senao pesa demais no bolso,ate la vou estudando os tal dos "airshox" nacionais,que achei simplesmente um tesao......:roll: quem vende isto aq no brasil?????:pipoca:

Lembra do tópico do Bill sobre anti squat e anti dive ?
Deve ser por aí o problema.

[]'

samukanvas
13/02/2009, 19:20
Na indicação "1", onde estão os jumelos, o desenho está certo, o feixe de molas pode articular em relação à carroceria daquela forma por causa da presença das orbitais.

O que ocorre com a colocação de orbitais, numa curva acentuada, é a carroceria inclinar mais. E precisaria ser uma curva muito acentuada para fazer um efeito perceptível, para inclinar bastante a carroceria.

[ ]'s

Coloca curva acentuada nisso e muita velocidade tb e preferência por uma roda no alto :mrgreen:. Não acho que faria muita diferença em relação a buchas originais... É esse meu ponto de vista desde o início.

Do jeito que está o desenho parece que a bucha corre pelo olhal e o Renato disse que seria isso que achava. Mas tb não acontece.

Não inclina porque acredito que o feixe aja como estabilizadora.

Abs

Bruno Machado
13/02/2009, 20:27
Coloca curva acentuada nisso e muita velocidade tb e preferência por uma roda no alto :mrgreen:. Não acho que faria muita diferença em relação a buchas originais... É esse meu ponto de vista desde o início.

Do jeito que está o desenho parece que a bucha corre pelo olhal e o Renato disse que seria isso que achava. Mas tb não acontece.

Não inclina porque acredito que o feixe aja como estabilizadora.

Abs

Estamos concordando: disse que precisava uma curva muito acentuada para provocar um efeito perceptível...

Do desenho entendi uma coisa diferente, que o feixe de mola estaria "inclinando" em relação ao eixo, o que não acontece nem fud... aí, o jipe deslocaria a carroceria em relação ao eixo. Veja, não é o que eu acho que acontece, é o que eu entendi que o Renato acha que acontece...

Vamos esperar pra ver se o Renato explica ...

[ ]'s

Renato Fraga
13/02/2009, 22:28
É galera, tô admitindo já que minha hipótese é bastante improvável.

Porém tentarei pela última vez explicar o meu argumento já despretencioso, heheheh!!!!!!!

Na indicação 2 é que está o erro, a fixação do feixe no eixo é rígida, e aquela angulação "non ecxiste".

"Exactamiente" , hehe alí a fixação é rigida. E só sobrou esta. Originalmente eram três. É lógico que o desenho está exagerando.

Pra tentar ensaiar o tal efeito, pegue uma régua de acrílico, daquelas escolares, e segurando firmemente pelo meio, torça uma das pontas fazendo um arco simultaneamente.

O que se vê é a ponta da régua se desalinhando do centro. É isso que eu acredito que ocorra com o molejo na situação descrita, e quanto maior o arco, acredito eu, maior a facilidade de acontecer, devido o fato de existir uma alavanca maior, resultando num deslocamento ainda maior.

Repare que se a régua estiver reta, sem arqueamento, o mesmo deslocamento não acontece durante a torção.

Confesso agora que não tenho mais argumentos para explicar a minha idéia.

E admito ainda que tal efeito é improvável nas condições normais de uso do veículo.

Abraços a todos

fabiano carraro
14/02/2009, 23:14
RRSRSRSRSRSRRSRSRS AQ É O HARDCORE RENATO nada é normal!!!!!!:mrgreen:

na trilha de hoje parei pra olhar a suspa da HILUX abrindo em umas erosoes fortissimas (trilha da igrejinha no youtube)nao sei colar o endereço aq...:concordo:

aconteceu o seguinte

ela tava de lado com a lateral inteira apoiada em um barranco segurando pelos estribos na terra e os jumelos estavam fechados ate entao

mas assim que o carro saiu do seu "encosto"ela ameaçou virar forte e tombar obrigando que um subisse no estribo do outro lado pra que nao virasse,

enquanto isto pedi pra verem como estava o jumelo do lado onde o cara subiu e ele estava completamente aberto,mas foi o cara subir pra ele se fechar pela metade

entenderam a falta que faz o peso do carro em cima dos eixos agora....:concordo:

ou seja em uma linha reta em que a suspensao encontre um buraco ele abrira e deixara a suspa descer buscando traçao mas num caso em que o carro esteja ameaçando virar ele facilita o tombo por falta do peso dos eixos atuando....

MAS MESMO ASSIM VOU POR 4 NA F 75 QUE VOU FAZER NO LUGAR DOS FOUR LINKS....:mrgreen:
expliquei direito ou só piorei a ideia????:pensativo:

Sergio Rocha
15/02/2009, 12:11
mas assim que o carro saiu do seu "encosto"ela ameaçou virar forte e tombar obrigando que um subisse no estribo do outro lado pra que nao virasse,

enquanto isto pedi pra verem como estava o jumelo do lado onde o cara subiu e ele estava completamente aberto,mas foi o cara subir pra ele se fechar pela metade

entenderam a falta que faz o peso do carro em cima dos eixos agora....:concordo:

ou seja em uma linha reta em que a suspensao encontre um buraco ele abrira e deixara a suspa descer buscando traçao mas num caso em que o carro esteja ameaçando virar ele facilita o tombo por falta do peso dos eixos atuando....

:

Se estivesse com jumelos normais, provavelmente o eixo já teria saído chão junto com a carroceria.E com certeza tinha tombado.

O JR não ajuda a tombar o que ajuda é a altura da veículo.

[]'

fabiano carraro
11/09/2009, 16:51
bom acho que aq é o lugar pra perguntar entao sobre o que quero fazer.....

ALGUEM CONHECE UM CONJUNTO DE LUVA E ESPIGA QUE POSSUA MAIS DE 160MM DE COMPRIMENTO LEVANDO EM CONSIDERAÇAO A FORMA DA SPICER DE MEDIR OU SEJA A MEDIDA "J" ?

ESTOU montando a suspensao de meu carro com 1 (hum)par de jumelos revolver a 1100mm de distancia da ponta "dianteira"do chassis de uma f 75 e fixei este mesmo par de jumelos revolver nos locais onde podem ser fixada a caixa de direçao original destes veiculos,mas tendo visto que a parábola criada pelo descer do conjunto de feixes afasta o centro do bojo em muito da reduzida fazendo com que cardãs com menos de 140mm de estrias se soltem da luva nesta posiçao.......

eu gostaria de achar algo com mais de 160mm

alguem sabe de algo parecido que possa se comprado a um valor abaixo dos 300,00 reais.

PS:ACHO QUE AGORA TA BEM EXPLICADO O QUE QUERO DE INFORMAÇAO TECNICA E NO TOPICO CORRETO.:pipoca:

Sergio Rocha
11/09/2009, 18:32
Não sei aonde vc encontra o que está procurando, pelo preço que vc quer.

Mas,permita-me dizer que. Não se usa JR na parte de dentro do feixe :discordo:.Coloque-o na ponta, que seu cardan não solta mais.:concordo:

[]'

Rodrigo Baratti
11/09/2009, 18:45
Fabiano,

Concordo com o Sérgio, mas como já vi que vc gosta de inovar :concordo: ligue nesses caras:

CARDAN BRASIL (11) 6909-5433 :palmas: serviço de primeira com preço justo, se existir o que vc procura eles devem ter.

[] e depois posta o desenrolar dessa história

fabiano carraro
13/09/2009, 17:04
pois é ROCHA eu até entendo que a posiçao é meio que um tiro no pé

teoricamente a nivel de funcionabilidade e simplicidade em montagem instalar eles na parte dianteira do chassis é sempre mais facil e aparentemente mais correto visto que os gringos nao o utilizam na parte interna do chassis em nenhum carro que eu tenha visto :pensativo:

mas em compensaçao vi alguns com os feixes entortados devido a batidas muito secas contra obstaculos devido ao feixe nao ter pra onde correr :parede:

e tambem ja entortamos varios em batidas ou sendo puxados pelo ECRON dentro de banhados, saidas de rio muito fortes, fazendo que os feixes entortem :shock:

entao se eu usar articulados na frente eles so facilitariam este problema pois sao mais altos ainda do que um normal

por isto a vontade em instalar na interna do chassis

afinal de contas ainda nao vi outro problema que nao o da estria muito curta neste caso.

POR SINAL ESTE SABADO FIZEMOS UMA TRILHA MUITO COMPLICADA EM QUE TIVEMOS QUE SUBIR VARIOS MORROS COM MAIS DE 100MTS DE EXTENSAO

EM QUE ALGUNS TRECHOS CHEGAVAM A TER MAIS DE 40º DE INCLINAÇAO E INUMEROS CARROS SPOADOS SOLTARAM O CARDÃ DIANTEIRO POR CAUSA DA ESTRIA SER CURTA DEMAIS EM AMORTECEDORES LONGOS

sem falar na falta de combustivel no meio da subida,agora imagina a situaçao de um jeep perdendo a traçao dianteira, somado com combustivel cortado no meio de uma ladeira destas :putz:

PS:AGORA SE EXISTIR OUTRO FATOR QUE PROIBA O USO DE ARTICULADOS NA PARTE INTERNA DO CHASSIS FORA A DO CARDÃ DESENCAIXAR EU GOSTARIA DE SER ALERTADO:concordo:

EVITANDO POSSIVEIS CONSEQUENCIAS DESASTROSAS OK.:concordo:

vou ligar segunda em empresas de cardã pra ver o que possuimos no BRASIL e dae vejo de a possibilidade de fazer algo assim senao nao usarei na frente.

Guil
20/09/2009, 16:53
Dá uma pesquisada por shackle reversal + revolver.

Dando uma busca rápida encontrei isso aqui no Pirate:

http://www2.pirate4x4.com/forum/showthread.php?p=4650922

you can't use a shackle reverse w/ revolvers it changes the pinion angle and points it into the dirt.

As to the unloading, i tried them on the rear of my cj5 sua for about a month. Worked great on the ramp, scared the shit out of me on the trail. They do crazy things under heavy throttle in up hill and off camber ledges.

Acho que é o problema que vc já encontrou.

e mais esse aqui:
http://www.pirate4x4.com/forum/showthread.php?p=10229626

Elmer_Jeep
21/09/2009, 10:50
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17686&page=3 leia até a pagina 6.

REVERSE OU NÃO? EIS A QUESTÃO:
http://www.man-a-fre.com/technical_info/shacklereversalopinion.htm

PRÓS E CONTRAS:
http://jeep.off-road.com/jeep/article/articleDetail.jsp?id=260281

fabiano carraro
21/09/2009, 20:04
Eu sabia que vçs nao iriam me decepcionar :palmas:

assim funciona perfeitamente o forum ,nao dizendo que nao pode, mas sim informando!!!!!)

vou manter o jumelo atraz mesmo, mas nao articulados pois ai as espigas que ja tenho com 140mm,dao conta do recado:concordo:

4X4GARAGE
22/09/2009, 08:53
gostaria de citar tambem que nao adianta ter as espigas do cardan compridas se o angulo das cruzetas acabam antes,onde com os jumelos na frente nao acontece com a msm frequencia

fabiano carraro
23/09/2009, 11:01
bom quanto a este defeito acho que nao é bem assim nao :pensativo:

pois quando coloca-se o jumelo na dianteira do chassis, ele ao abrir obriga o eixo a se deslocar para "traz" diminuindo o comprimento do cardã e "piorando o angulo da cruzeta

ja no jumelo instalado na parte de dentro do chassis o contrario ocorre pois o eixo vai pra frente e a cruzeta se afasta melhorando um pouco este angulo (mas que ainda é bastante prejudicado pelo tanto que o eixo desce)

agora neste caso basta rotacionar o bojo em relaçao aos munhoes pra que tudo melhore

mas ainda ocorrem os problemas explicados no forum mexicano.:parede:

agora me ocorre que os mesmos problemas aparecem com os jumelos articulados na dianteira do chassis tambem:pensativo:

ou seja da pra usar revolvers na dianteira na trazeira e na "CINTA":pensativo:

MAS TUDO COM TRAVAS E A BAIXAS VELOCIDADES.:pensativo:

fabiano carraro
23/09/2009, 11:20
nao sei onde li que um GRINGO explicava bem isto ......

.........Conclusão

Ambos os métodos têm suas vantagens e desvantagens. Ela resume-se mais a finalidade do equipamento e preferências pessoais. Se o jipe vai ser de uso diario,ou passeios ,jumelos a frente sao melhores (mais confortaveis):pensativo:

Se o equipamento é um brinquedo de pista e vê mais kilometros de asfalto em um reboque do que com seus pneus rodando, então os jumelos na parte de tras do chassis ficam melhores :pensativo:

o meu caso!!!!!é o segundo.:mrgreen:

samukanvas
23/09/2009, 23:28
Meu deus.... Quanta asneira... Se o fabiano tropeçar perto de um matinho ele não levanta nunca mais :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :parede: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz: :putz:

Pelo amor de deus moderas!!!! Assim não dá.... O cara tá transformando isso aqui num off-tópic!!!

fabiano carraro
24/09/2009, 09:41
oi,samuquinha vç ja terminou de rabiscar os desenhinhos do seu buguinho fapinha??????:odedo:

mas entendao que se a gente parar de discutir "mesmo que asneiras" o mundo para .....

isto aq é um topico hardcore (onde novas invensoes e aprimoramentos sao discutidos)tudo bem que ja podem ter falado disto ou daquilo um zilhao de veses pelos forun afora , pense que foruns gringos nos auxiliam em novas ideias, mas aq no BRASIL pouco ou quase nada se fez,(USE A PESQUISA E VAI VER ) entao fica quietinho e volta pras tuas revistas importadas ......:concordo:

ps:ja achou espigas com mais de 160mm ou vou ter que mandar fresar mesmo?????:pipoca:

e NAO me começe tudo de novo ok.

pois sabe que nao abaixo a bola pra vç.:twisted:

nao gosta de algo NAO LEIA,NAO COMENTE,NAO COPIE,NAO SE MANIFESTE,mas principalmente demonstre algo melhor........:pipoca:

inacio
24/09/2009, 10:04
pessoal,

estou a procura dos jumelos revolver para toyota, alguém sabe onde tem?
Alguém tem fotos de um para podermos copiar! Hehehe

agradeço,
vc fala do jumelo articulado
tem na garra s.p.
Ver jornal off road s.p.

FernandoRisso
24/09/2009, 10:52
Esse fórum já foi bom um dia. Jumelo revolver e ladder bar virou hardcore! PQP!

Cara não sabe nem escrever direito! :parede:

[]'s

Elmer_Jeep
24/09/2009, 12:11
Esse fórum já foi bom um dia. Jumelo revolver e ladder bar virou hardcore! PQP!

[]'s

O topico da ladder bar nunca esteve aqui nesta seção... :rolleyes:

Se o do jumelo estiver incomodando a maioria a gente retira.

Realmente, bom mesmo era quando tinha informação técnica sem frescura, vide o tópico da ladder bar onde a galera postava sem cerimonia e ninguem torcia o nariz :wink:

samukanvas
24/09/2009, 12:53
oi,samuquinha vç ja terminou de rabiscar os desenhinhos do seu buguinho fapinha??????:odedo:

mas entendao que se a gente parar de discutir "mesmo que asneiras" o mundo para .....

isto aq é um topico hardcore (onde novas invensoes e aprimoramentos sao discutidos)tudo bem que ja podem ter falado disto ou daquilo um zilhao de veses pelos forun afora , pense que foruns gringos nos auxiliam em novas ideias, mas aq no BRASIL pouco ou quase nada se fez,(USE A PESQUISA E VAI VER ) entao fica quietinho e volta pras tuas revistas importadas ......:concordo:

ps:ja achou espigas com mais de 160mm ou vou ter que mandar fresar mesmo?????:pipoca:

e NAO me começe tudo de novo ok.

pois sabe que nao abaixo a bola pra vç.:twisted:

nao gosta de algo NAO LEIA,NAO COMENTE,NAO COPIE,NAO SE MANIFESTE,mas principalmente demonstre algo melhor........:pipoca:

Ô seu animal, isso aqui é um tópico do hardcore. Jumelo revolver vc vai na loja, compra um e coloca no teu jipe. Não tem ciência nuclear envolvida. Qualquer um com um jogo de chaves de boca faz o serviço no jipe.

Então, vá perder seu tempo perguntando essas coisas por todo o fórum como está fazendo. Já tem uns 3 tópicos que vc tá fazendo isso. Tem alguém te perturbando por lá? Não! E porque tem aqui? Porque aqui é hardcore. E jumelo revolver é um equipamento que já não é mais mistério pra ninguém e mesmo que fosse, é um equipamento que vai aparafusado no carro. Vc compra pronto. Não hardcore. Entendeu?

Eu já tô de saco cheio com vc pedindo técnica e pedindo pra te explicarem as coisas. Amigão, se vc precisa de um professor não pode ter oficina. Vai aprender primeiro e depois passe a fazer as coisas no carro dos outros. Como é que vc funciona? Entra aqui e pergunta se tuas idéias podem ser testadas nos carros dos caras que confiam em vc?

De novo! Isso aqui é hardcore. As pessoas que frequentam aqui já passaram por todo o fórum, perguntaram, pesquisaram, aprenderam e hoje (Depois de muitos anos) passaram a possuir um conhecimento maior e gostam de conversar de coisas mais avançadas. Daí vem um animal igual a vc que pega o bonde andando e quer sentar na janela. Vem falando um monte de besteira e fode a porra do tópico todo, porque no meio do raciocínio, das pessoas que fazem perguntas coerentes, vem a tua afirmação de que é fodão e que faz assim ou assado e que tua rural passa pelas lamas da trilha perto da sua casa como se fossem as piores do mundo.

Meu amigo, imagine só: O off-road já existe desde a criação dos primeiros 4x4. Uma porraaaaada de gente já vem modificando os carros muito antes de vc nascer. O que vc imaginar, já inventaram. Não fique tentando reinventar a porra da roda porque só vem merda. E essas merdas fodem o tópico todo. É um saco ler teus posts. Eu passo batido quando tu posta. O tópico acaba... E outra: o que vc tem contra americanos? Se converte, amarra uma bomba no corpo e acaba com 2 problemas. O teu de se auto-afirmar e o nosso de ter que ler tuas besteiras. Os americanos, enquanto melhores nesse esporte, serão venerados. Foram pioneiros e são os melhores disparados hoje. Não brigue com eles por causa disso. Ainda é mais barato comprar lá do que inventar moda por aqui. Porque eles fabricam uma coisa lá e vende 2000 unidades ano pois lá o mercado é 1.000.000 de x maior que aqui. Aqui tu fabrica uma peça e é o único que vai ter.

Tem uma porrada de gente que deveria estar postando aqui, mas não dá. Os caras vão tentar te explicar o que? Tu sabe tudo! Nego lê o que tu escreve e nem tenta começar a explicar. Isso aqui é hardcore. Não é pra ter 2000 postagens por dia. É pros interessados em se especializarem poderem discutir coisas mais radicais.

Hardcore não é o cara que tenta inventar coisas novas. Não é o cara que quer colocar guincho de 45ton no carro nem eixo de trator. Isso aí é o pessoal que tem síndrome de caminhoneiro ou de piloto de trator. Aqui tem que ser funcional pra enfrentar trilhas ruins. Me explica pra que tu quer um guincho hidráulico no carro vindo de uma ct de hilux? Posta isso na área de toyota. Lá vai interessar. Aqui o carro não pode pesar 100ton nem ter 200 partes móveis pra te tirar de um atolado! Tá difícil entender!!!

O cara que se torna hardcore tem queimaduras de sol feitas por solda, tem cor alaranjada do ferrugem pelo pó da esmerilhadeira, desconhece lataria, venera o deus CG, torce o nariz quando vê feixes de mola, fox não é raposa, pão com mortadela é o alimento principal das madrugadas, faz tratamento de pele e cabelo com óleo que pinga do carro, limpa o chão com a parte de trás da camisa, visita lojas de ferramentas como uma mulher visita loja de jóias, se lembra o aniversário da troca de óleo do motor e esquece o do filho, etc.... Se vc estiver perto disso, vai parar de fazer essas perguntas sobre temas idiotas.

Eu não vou te explicar porque o jumelo na frente ou atrás resolve porque vc é um babaca. Se fosse qualquer outra pessoa no fórum eu explicaria de boa. Eu não sou o dono na verdade, mas desse assunto aí eu conheço. Aliás, se ajudar alguém a tirar essa dúvida, podem me enviar MP que eu respondo de boa, como faço com todos... Fora que tu é um chorão do kct. Parece uma mocinha quando alguém fala algo de vc. Deixa o sentimento feminino de fora quando for postar algo aqui. Isso aqui não é consultório. Ninguém quer saber o que vc é, se teu cunhado é gordo, se teu cachorro bebe cerveja, se tua tia não cozinha direito. Guarde isso pra vc...

Mas.... como as pessoas que visitam aqui não tem nada a ver com sua debilidade mental em não compreender que nessa área só se posta coisas realmente avançadas, podem começar a entender os problemas porque a saída do pinhão segue o movimento inverso do giro do pneu. Com isso já dá pra entender porque o ângulo de cruzeta é prejudicado, porque acontecem movimentos inesperados, porque o cardan não sai etc....

Desculpem o desabafo, mas eu não tenho mais paciência com esse animal. 95% dos problemas é essa besta. E alguém tem que fazer algo. Eu como forista, me coloco como "boi de piranha" nessa pela melhoria da qualidade do hardcore.

Abs

samukanvas
24/09/2009, 12:55
Realmente, bom mesmo era quando tinha informação técnica sem frescura, vide o tópico da ladder bar onde a galera postava sem cerimonia e ninguem torcia o nariz :wink:

Naquele tempo todo mundo se respeitava, o assunto era pertinente e não tinha babaquice.

Hoje começa um mimimi do kct quando um fala merda e o outro chama de burro. Como se isso importasse muito na vida de alguém.

É o que eu falo: Ganhar uma discussão na internet é como ser o campeão de uma corrida de 1 homem só. Grande coisa....

Bjs

marcelo_manaloa
24/09/2009, 14:23
Coloquei os jumelos na minha cheroka... Nesse fim de semana dou uma testada na bagaça.
se jumelo articulado nao faz parte de HARDCORE, entao essa ultima foto da cheroka preta esta fora de padrao....

fabiano carraro
24/09/2009, 16:23
Coloquei os jumelos na minha cheroka... Nesse fim de semana dou uma testada na bagaça.
se jumelo articulado nao faz parte de HARDCORE, entao essa ultima foto da cheroka preta esta fora de padrao....

:rolleyes:show isto pra mim é lazarento de hard.......conta mais sobre o carrao ai MARCELO :concordo:

"SAMURAIKANVAS" ta parecendo eu escrevendo quando tava doente do cabeçao.......QUER O NOME DO REMEDIO QUE EU TO USANDO????????HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHAH

dexa de ser mala carinha e vamo andar de jeep ,ops vç de fapinha..........hhahahahahahhahahahahat+.

Sergio Rocha
24/09/2009, 19:19
Rodrigo

Concordo com 99 % do q vc disse.
A parte que eu mais gostei foi a que tem o 1 % que não gostei.:parede:

Citando vc :

" O cara que se torna hardcore tem queimaduras de sol feitas por solda, tem cor alaranjada do ferrugem pelo pó da esmerilhadeira, desconhece lataria, venera o deus CG, torce o nariz quando vê feixes de mola, fox não é raposa, pão com mortadela é o alimento principal das madrugadas, faz tratamento de pele e cabelo com óleo que pinga do carro, limpa o chão com a parte de trás da camisa, visita lojas de ferramentas como uma mulher visita loja de jóias, se lembra o aniversário da troca de óleo do motor e esquece o do filho, etc...."

Fantástico.:palmas::palmas::palmas:

[]'

Marcelo R. A. da Cunha
24/09/2009, 20:00
Rodrigo

Citando vc :

" O cara que se torna hardcore tem queimaduras de sol feitas por solda, tem cor alaranjada do ferrugem pelo pó da esmerilhadeira, desconhece lataria, venera o deus CG, torce o nariz quando vê feixes de mola, fox não é raposa, pão com mortadela é o alimento principal das madrugadas, faz tratamento de pele e cabelo com óleo que pinga do carro, limpa o chão com a parte de trás da camisa, visita lojas de ferramentas como uma mulher visita loja de jóias, se lembra o aniversário da troca de óleo do motor e esquece o do filho, etc...."

[]'

Aproveitando que o Sérgio já citou a parte do texto que me identifiquei + (apesar de ainda não ser um "hardcore") vou colocar minha humilde opinião sobre o assunto:

O Fórum de um tempo para cá está ficando realmente muito cheio de mimimi, antigamente era MUITO mais técnico, hoje temos 12 colocando msgs com conteúdo válido e 50 falando merda e desvirtuando o(s) tópico(s) (posso dizer isso com propriedade, pois fiquei um BOM TEMPO afastado E FOI MUITO FÁCIL OBSERVAR ISSO quando retornei e comecei a ler os tópicos criados).

GALERA PELO AMOR DE DEUS, VAMOS PESQUISAR + E DIGITAR -, VAI SER MELHOR PARA TODOS SE OS POSTs FOREM MAIS TÉCNICOS E COM MENOS MIMIMI!

Do jeito que tá ficando não tenho paciência nem de ler nem de postar nada (não que isso vá fazer diferença para o fórum), e tenho certeza que assim como eu outros membros (muito mais úteis) estão deixando de participar também!

VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA POR UM FÓRUM MELHOR, MAIS TÉCNICO E COM MENOS MIMIMI!

PAZ GALERA.

Um abraço para todos e fiquem com DEUS!

Marcelo

samukanvas
24/09/2009, 20:03
"SAMURAIKANVAS" ta parecendo eu escrevendo quando tava doente do cabeçao.......QUER O NOME DO REMEDIO QUE EU TO USANDO????????HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH AHAHAH

dexa de ser mala carinha e vamo andar de jeep ,ops vç de fapinha..........hhahahahahahhahahahahat+.

Veio, aumenta a dose muito. Essa aí não tá dando :concordo:

Sobre meu fapinha, tá até hoje o "elogio" que tu fez no youtube. É tão burro que ainda tem "karasuja" no nome... :rolleyes:

Continue, vai chorão.... mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi

junior braga
24/09/2009, 21:37
Aproveitando que o Sérgio já citou a parte do texto que me identifiquei + (apesar de ainda não ser um "hardcore") vou colocar minha humilde opinião sobre o assunto:

O Fórum de um tempo para cá está ficando realmente muito cheio de mimimi, antigamente era MUITO mais técnico, hoje temos 12 colocando msgs com conteúdo válido e 50 falando merda e desvirtuando o(s) tópico(s) (posso dizer isso com propriedade, pois fiquei um BOM TEMPO afastado E FOI MUITO FÁCIL OBSERVAR ISSO quando retornei e comecei a ler os tópicos criados).

GALERA PELO AMOR DE DEUS, VAMOS PESQUISAR + E DIGITAR -, VAI SER MELHOR PARA TODOS SE OS POSTs FOREM MAIS TÉCNICOS E COM MENOS MIMIMI!

Do jeito que tá ficando não tenho paciência nem de ler nem de postar nada (não que isso vá fazer diferença para o fórum), e tenho certeza que assim como eu outros membros (muito mais úteis) estão deixando de participar também!

VAMOS INICIAR UMA CAMPANHA POR UM FÓRUM MELHOR, MAIS TÉCNICO E COM MENOS MIMIMI!

PAZ GALERA.

Um abraço para todos e fiquem com DEUS!

Marcelo

Mensagem reportada, vamos juntos pensar numa solução.:concordo:

samukanvas
24/09/2009, 22:03
Rodrigo

Citando vc :

[]'

Vc tá certo, falei uma coisa com duplo sentido. Na verdade feixe é a única coisa que o chorão conhece e por isso exemplifiquei :oops: Não foi minha intenção denegrir o carro de ninguém :concordo:

abs

Sergio Rocha
24/09/2009, 22:27
Vc tá certo, falei uma coisa com duplo sentido. Na verdade feixe é a única coisa que o chorão conhece e por isso exemplifiquei :oops: Não foi minha intenção denegrir o carro de ninguém :concordo:

abs

e vc acha que eu magoei ? :mrgreen:

bjos

fabiano carraro
24/09/2009, 22:54
Veio, aumenta a dose muito. Essa aí não tá dando :concordo:

Sobre meu fapinha, tá até hoje o "elogio" que tu fez no youtube. É tão burro que ainda tem "karasuja" no nome... :rolleyes:

Continue, vai chorão.... mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi mimimi

PS:a cherokee nao é o fapinha o buguinho sim ........:parede::odedo:

....agora veio eu poderia escrever um monte de desculpas esfarrapadas do por que o nome com "K" ou com "C"mas só posso te dizer que isto foi pura questao de PESQUISA DE PUBLICIDADE "afinal o nome ainda nao havia sido registrado"......mas deixa isto pra lá , pois é algo pessoal e nada acrescenta ao forun,mas acho que pensar que sou "burro" demonstra certa ignorancia de sua parte e pouca visao das coisas:pipoca:

ainda mais pra alguem que se interessou em "visitar" minha vida :pensativo:

quanto ao elogio ele SEMPRE CONTINUARA DE PÉ e mesmo nao concordando com certas atitudes que vç toma em alguns post, eu nao deixo de babar em sua CHEROKEE pois sei reconhecer um carro muitissimo bem feito, ainda mais com a dificuldade que é montar algo do tipo :concordo:

entao ao menos que me peça, eu nao vejo motivos pra retirar de meu perfil do ORKUT seu video

agora para de reclamar das coisas "bem legais por sinal "que podem ser feitas sem gastar um zilhao de dolares ,e nos ajude a aprimorar nossas viaturas seja pra se divertir nos finais de semana ou simplesmente pela emoçao em ver elas ficarem prontas,mesmo se tiverem sido feitas com algo do inicio do seculo passado pois conhecimento pra isto vç me parece ter (ou chuta um monte e acredita estar tudo certo!!!!!!):pipoca:

lembrando -lhe que embora EU nao seja engºmecanico a muitos dentro de minha casa/oficina que sao, e nao compartilhao da mesma opiniao que eu sobre o projeto de seu carro ou seja, mesmo vç estudando um monte e se queimando com solda (ja te diçe pra comprar EPIS) vç ainda tem muito a aprender assim como todos nós :concordo:

entao pro HARDCORE dar certo é só a galera se manifestar com perguntas e respostas adequadas seja la ao que for que estejam construindo........

MAS USANDO DO BOM SENSO,

ou seja, nao encontrou em outra area do forum,nao vejo problema em perguntar por aq, afinal é por aq que andam os grandes entendidos em "preparaçao" e teoricamente saberam explicar ou ao menos redirecionar a duvida a um topico mais pertinente ao assunto pois acredito que seja ate mais facil dos moderadores filtrarem isto

agora se formos ficar brigando por causa de post's sobre JD,cintos 4 pontas ,tubos,eletroerosao em bico,tampa de diferencial que levam balaço.......ai a coisa realmente vai andar pra tras.:concordo:

bom eu to indo pro meu "corner" (f-75/rural/offtopic/etc)mas deixo aq meu agradecimento pelo que aprendi com o SAMUKANVAS/HELMER/SERGIAO/entre outros que discuti calorosamente por varios topicos e que me mostraram que
o HARDCORE NAO É PRA CARAS QUE NEM EU.:pipoca:

PS:o robozinho que ta la em marte é HARDCORE??????hahahahahahha t+

samukanvas
24/09/2009, 23:27
PS:a cherokee nao é o fapinha o buguinho sim ........:parede::odedo:

....agora veio eu poderia escrever um monte de desculpas esfarrapadas do por que o nome com "K" ou com "C"mas só posso te dizer que isto foi pura questao de PESQUISA DE PUBLICIDADE "afinal o nome ainda nao havia sido registrado"......mas deixa isto pra lá , pois é algo pessoal e nada acrescenta ao forun,mas acho que pensar que sou "burro" demonstra certa ignorancia de sua parte e pouca visao das coisas:pipoca:

ainda mais pra alguem que se interessou em "visitar" minha vida :pensativo:

quanto ao elogio ele SEMPRE CONTINUARA DE PÉ e mesmo nao concordando com certas atitudes que vç toma em alguns post, eu nao deixo de babar em sua CHEROKEE pois sei reconhecer um carro muitissimo bem feito, ainda mais com a dificuldade que é montar algo do tipo :concordo:

entao ao menos que me peça, eu nao vejo motivos pra retirar de meu perfil do ORKUT seu video

agora para de reclamar das coisas "bem legais por sinal "que podem ser feitas sem gastar um zilhao de dolares ,e nos ajude a aprimorar nossas viaturas seja pra se divertir nos finais de semana ou simplesmente pela emoçao em ver elas ficarem prontas,mesmo se tiverem sido feitas com algo do inicio do seculo passado pois conhecimento pra isto vç me parece ter (ou chuta um monte e acredita estar tudo certo!!!!!!):pipoca:

lembrando -lhe que embora EU nao seja engºmecanico a muitos dentro de minha casa/oficina que sao, e nao compartilhao da mesma opiniao que eu sobre o projeto de seu carro ou seja, mesmo vç estudando um monte e se queimando com solda (ja te diçe pra comprar EPIS) vç ainda tem muito a aprender assim como todos nós :concordo:

entao pro HARDCORE dar certo é só a galera se manifestar com perguntas e respostas adequadas seja la ao que for que estejam construindo........

MAS USANDO DO BOM SENSO,

ou seja, nao encontrou em outra area do forum,nao vejo problema em perguntar por aq, afinal é por aq que andam os grandes entendidos em "preparaçao" e teoricamente saberam explicar ou ao menos redirecionar a duvida a um topico mais pertinente ao assunto pois acredito que seja ate mais facil dos moderadores filtrarem isto

agora se formos ficar brigando por causa de post's sobre JD,cintos 4 pontas ,tubos,eletroerosao em bico,tampa de diferencial que levam balaço.......ai a coisa realmente vai andar pra tras.:concordo:

bom eu to indo pro meu "corner" (f-75/rural/offtopic/etc)mas deixo aq meu agradecimento pelo que aprendi com o SAMUKANVAS/HELMER/SERGIAO/entre outros que discuti calorosamente por varios topicos e que me mostraram que
o HARDCORE NAO É PRA CARAS QUE NEM EU.:pipoca:

Não vasculhei sua vida em orkut nenhum. Não tenho orkut, não tenho senha pra entrar e nunca entrarei pois não tenho o perfil de lá. Estou me referindo a um comentário que fez em um dos meus vídeos no youtube. Um xingamento malcriado que fez. Logo depois de bater, assoprou com um outro comentário trocando seu antigo. Muito bonito....

Cara, ainda bem que vc anda lendo os meus posts. Eu nunca disse que sou fodão nem nunca vou ser. Admiro os caras do fórum que foram os pioneiros e estou sempre falando deles. O meu problema com vc é que vc não se interessa em aprender antes de soltar as "pérolas". Vc acredita que aqui vão te ensinar alguma coisa e não é aqui que vc vai aprender. Aqui vc vai aprender coisas que no resto do fórum não tem. E o que tem de post de jumelo revolver, soluções e problemas não tá no gibi.... Poderia ter agradecido ao ELMER (Sem H) o tanto que ele te ajudou nas pesquisas, giovani e ao resto do fórum que atura esse tipo de discussão besta que rola aqui.

Infelizmente, Fabiano, eu não vou ficar quieto toda vez que postar algo já malhado no fórum por aqui. Principalmente por ser vc. Vc é um cara que vive espalhando pelo fórum que quer aprender e tal, mas não pesquisa e não se esforça. Quer aprender não, quer as coisas de mão beijada. Ao clicar no "enter" quer que o pessoal aqui resolva teus B.Os. Pra isso tem o fórum todo e lá tem muita gente muito mais inteligente que eu e vc juntos. Aqui no hardcore não tem só os melhores. Tem uma parte deles como cada tópico tem seus melhores. O hardcore é só uma área de posts avançados e não um consultório de resolução de problemas rápido. Esquece aqui cara... Se muda.

Manda umas MPs pro Elmer (Sem H) ou pro giovani perguntando como pesquisar melhor. Abre um tópico na área certa (Todo o fórum menos aqui) com tuas dúvidas já mostrando que pesquisou algo e terá muito mais sucesso.

Sobre meu carro, apesar de alguns me chamarem de maluco, eu estou desmontando pra vender. Eu nunca poderia ter feito algo tão barato E COM O MESMO DESEMPENHO se não fosse os EUA. Infelizmente, como vc, muitos não dão valor porque não sabem do que se trata. Aqui no hardcore, as pessoas já sabem o que é e valorizam mais. É diferente.

Eu já te falei isso e vou te falar mais uma vez. Desempenho de carro é proporcional ao gasto. Não tem essa de economizar quando vc quer fazer curvas mais rápido, arrancar na frente ou passar por pedras de 1mt de altura. Se ganha o que se investe. Não estou falando em milhões de dólares porque eu não sou rico e sim em investir no local certo. Se tiver algum produto que me sirva e seja mais barato o nacional ao equivalente importado, optarei pelo nacional. Hoje o powertrain que eu tenho estacionado na garagem é 100% nacional e todo emendado by Marcel, o equipeminas4x4 do fórum. O equivalente dele nos eua é mais barato, mas colocando na ponta do lápis (Passagem, frete, imposto, hotel, gasolina, bla bla bla bla) fica mais caro. Simples a matemática?

Mesmo esquema do cardan estriado. O cardan 0km nos eua custa 200 dólares e aqui o nacional usado original 600 reais. O importado chega aqui a 700 reais com cruzetas que nem nos seus sonhos vc conseguirá destruir, o estriado de 25cm que vc precisava, tubeira 3x mais forte que o original. Pra vc é besteira o importado. É caro... Porra... caro aonde?

Acho que vc precisa rever seus conceitos e chegar mais devagar num terreno aonde muitos são calejados (me coloco fora do grupo). Estou falando por eles e eu sei lá se eles querem isso, mas eu prefiro muito mais eles falando que ler um post seu ou meu. Pare de sufocar a negada aqui. Vc afasta os caras e eu tb te xingando. Dá pra dar um tempo?

Caraio Fabiano. Olha um video de rock crawling. Um só.... Veja se o que vc faz é próximo daquilo (Logicamente não é) e então pense no que está perguntando por aqui. Raciocina, por favor. Não dói!!!

Eu não tô te proibindo de postar aqui. Nem vc nem ninguém. Quem pensou isso pensou errado. O fórum é de todos, mas respeite a área, os integrantes e o assunto. Fale de hardcore na área hardcore. Fale de toyota na área de toyota e assim por diante. Se falar de cherokee na área de suzuki vai tomar esporro.

:rolleyes:

rubensx
25/09/2009, 00:55
pessoal... fecha esse topico por favor...

tá ridículo isso ces não tão se ligando??

por favor...
:parede:

Marcelo A. Marchiodi
25/09/2009, 09:45
Tá feio mesmo isso...

Marisco Off Road
25/09/2009, 10:40
Pessoal,

Como eu comecei o tópico, apenas gostaria de esclarecer que não iniciei ele aqui, algum modera que transferiu ele pra cá ok!

Abs,

Giovani
25/09/2009, 11:41
Gaylera....

Vamos dar um tempinho aqui.

Vou fechar esse tópico temporariamente, para que o assunto não seja desvirtuado.

Vamos analisar algumas coisas, tomar umas providências e depois libero ele novamente.

Agradeço a compreensão.

[]'s