Ver Versão Completa : Caiu a roda dianteira .
neto-mazaropi
10/06/2007, 20:29
Logo após o susto ocorrido numa pista de asfalto em uma velocidade de 60Km, constatamos que os 08 parafusos que unem a manga de eixo a carcaça do diferencial dianteiro 05 estavam quebrados e 03 sairam inteiros junto com a roda e o disco de freio.
Quem já passou por algo parecido ou tem explicação mecânica para o ocorrido ?
joão k. chikui
10/06/2007, 20:47
Neto
Falta de manutenção preventiva. Para acontecer isto , deve ter trabalhado folgado , recebendo trancos , muito tempo.
Oi Neto,
Tive uma experiência similar. Quase perdi a roda. Quebrara-se cinco dos seis parafusos que a prendem ao cubo. Quebrou por nada! Passei em um quebra-mola a 20km/h e todos os cinco parafusos ficaram lá no asfalto. Por que? De todas as explicações possíveis a que considero mais plausível é a de ter rodado bamba. Embora eu não tenha observado nenhum barulho diferente e também já tinha decorrido muito tempo da última vez que havia mexido na roda. Refletindo sobre a fatalidade do ocorrido e a severidade dos danos caso houvesse se dado em alta velocidade, cheguei à conclusão que poderia ter sido mais insitente na prevenção, conforme afirma o colega João. Inclusive, por isto postei o tópico "planilha de manutenção". Band pula pra kcte, e isto bambeia qualquer parafuso!
Abraço
Walter L. L. Casitta
10/06/2007, 23:11
Assim com os parafusos da roda que aparecem quebrados aparentemente sem explicação, na verdade quebram porque foram apertados com excesso de torque...
É moçada, que problema!
Falta ou excesso? Acho que não dá pra deixar borracheiro apertar roda não!
... Acho que não dá pra deixar borracheiro apertar roda não!
X 2
Peço para encostarem o parafuso e o resto eu faço. Para registro, o torque de aperto dos parafusos da roda da Hilux é de 0,5 kg X m. Só isso. E tem gente que "arroxa até o muque saltar".
[]´s
No caso do neto acho que o problema é etílico
é só olhar a foto do cidadão na minha assinatura que vcs vão descobrir pq a roda caiu
abrasss
Obs. Reparem que a band dele (ao fundo) ainda tinha a roda
:twisted:
o neto, para de beber meu filho!!! :stop:
a pedido do romeu vou re-postar a foto do neto na trilha da pamonha :lol:
X 2
Peço para encostarem o parafuso e o resto eu faço. Para registro, o torque de aperto dos parafusos da roda da Hilux é de 0,5 kg X m. Só isso. E tem gente que "arroxa até o muque saltar".
[]´s
E alguém aí sabe o torque de aperto dos parafusos da Band?
Luca, e pra quem não tem ferramenta de precisão, o que significa "0,5 Kg X m"?
Abraço!
Significa um chute + meia martelada
Significa um chute + meia martelada
Ahhhhhhh!
Agora entendi!
Mas deve ser exatamente isto que o borracheiro pensa estar fazendo...
E alguém aí sabe o torque de aperto dos parafusos da Band? Luca, e pra quem não tem ferramenta de precisão, o que significa "0,5 Kg X m" Vina,
O torque para Band deve ser próximo. Chuto que prá qq carro deve estar razoável. Que seja 1 kg X m, já tá de bom tamanho. Encostô, aperta um pouco mais e tá pronto. Num precisa "arroxá".
Se não tem ferramenta de precisão, e ninguém na estrada tem, vai no bom senso.
Antes que eu me esqueça, 0,5 Kg X m é um torque equivalente ao necessário para equilibrar um peso (sem contar o peso da garrafa) de 0,5 l de cerveja, pindurada na ponta de uma barra de 1 m de comprimento. Só. Viu como é pouco. Quase um chute + 1 martelada.
Abração.
Valeu Luca!
Acho que agora tenho base de coparação.
Obrigado pela atenção!
Abraço!
neto-mazaropi
16/06/2007, 18:16
Minhas crianças atenção no tópico, 08 parafusos da manga de eixo não significam 06 porcas das rodas !!!!
As rodas são presas através de porcas com prisioneiros, a manga de eixo é presa com parafusos internos.
João:discordo:gostaria de saber se na sua manutenção preventiva vc aperta os parafusos da biéla do seu motor ? Partes internas dos mecanismos não permitem visibilidade.
Mas agradeço a todos pelas orientações.
Um grande abraço Jon e Romeu .:-D
joão k. chikui
16/06/2007, 20:03
Minhas crianças atenção no tópico, 08 parafusos da manga de eixo não significam 06 porcas das rodas !!!!
As rodas são presas através de porcas com prisioneiros, a manga de eixo é presa com parafusos internos.
João:discordo:gostaria de saber se na sua manutenção preventiva vc aperta os parafusos da biéla do seu motor ? Partes internas dos mecanismos não permitem visibilidade.
Mas agradeço a todos pelas orientações.
Um grande abraço Jon e Romeu .:-D
Grande Neto
Apesar do teor abrasivo da tua pergunta, jamais vou criar muita polêmica com um jipeiro,e , muito menos ainda toyoteiro, sendo assim, segue minha explicação:
Neto, apesar dos parafusos que prendem a manga de eixo serem escondidos, com certeza absoluta , para acontecer isto que aconteceu contigo, sua roda / cubo/manga já estavam com muito jogo, talvez até perceptível com a roda no chão, mas , muito perceptível com a roda levemente erguida.
Neto, eu faço a cada 6 meses ou antes de viagens médias, uma leve erguida nas rodas, testo a folga , que , se acusar , pode não ser da manga, pode ser apenas dos rolamentos da roda ou , mais ainda,pode ser dos rolamentos de munhão.
Mas, mesmo no jeep mais resistente que conheço, diferentemente de um automóvel, esse tipo de preventiva é necessária.
Vamos andar juntos qualquer hora, parece que vc é amigo da fantástica turma de Itapecerica, aí , até peço desculpas pessoalmente ,se minha frase lá no #2 te ofendeu.
Abraços.
Denis Takashi
16/06/2007, 20:57
Neto,
Muito foi comentado aqui, mas não foi perguntado algo que acho importante :
Tem freio à disco sua Band ???
Mas por que improtante ?? Simples : Aqui em Itapecerica era vendido o kit de uma empresa ( que não acho relevante divulgar o nome aqui) que vinha com os parafusos que prendem o suporte da pinça/manga de eixo muito curtos, aí na hora de montar "pegava" apenas metade da rosca no munhão ( que é ferro fundido , muito fácil de espanar) . Resultado : pelo menos uns 3 jeeps por aqui tiveram a roda/ cubo, disco e etc. caídos por conta das roscas espanadas, e posso te dizer que pode sim cair andando em baixa velocidade.
A única solução que conheço pra isso é usar prisioneiros por dentro do munhão. Ou parar de andar com o Romeu e Jon, dois pé frios :mrgreen:
João,
" Fantástica " ?? Um pouco de exagero, não ???
Abraços
joão k. chikui
17/06/2007, 20:37
Denis
Fantástica, incansável, humana,companheiros, participativos, etc...
Simplesmente, sem adjetivos à altura.
Que Deus conserve vcs assim.
Allan Nielsen
18/06/2007, 00:55
X 2
[]´s
Luca, voce não esta enganado neste torque de 0,5 kg x m?
Normalmente os torques para parafusos de roda de automoveis são na faixa de 10 kg x m; no caso da Ranger é de 13 kg x m.
sds
Luca, voce não esta enganado neste torque de 0,5 kg x m?
Normalmente os torques para parafusos de roda de automoveis são na faixa de 10 kg x m; no caso da Ranger é de 13 kg x m.
sds
Então cara, a distancia entre 0,5 kg x m e 13 kg x m é o que eu disse antes, um chute e 1/2 martelada... no fim das contas, ganhei a discussão... hehehehehehehehehehhe :twisted:
Bom, vou parar de brincadeira e deixar pra quem entende do assunto..
abrass
Luca, voce não esta enganado neste torque de 0,5 kg x m? Normalmente os torques para parafusos de roda de automoveis são na faixa de 10 kg x m; no caso da Ranger é de 13 kg x m.
Allan, quem me forneceu foi uma concessionária Toyota. Acho bem plausível. Tem funcionado, ou seja, encosto e aperto um pouquinho. Sem problemas. Até agora :grin:.
[]´s