Conectar

Ver Versão Completa : "Troc" na suspensão da L200

Patury
10/06/2007, 19:17
Olá pessoal,

tem alguns dias que venho escutando um troc, troc na suspensão dianteira da minha L200 quando faço algumas curvas mais fechadas, alguém pode me dizer o que pode ser. Ela é 2001 e nunca troquei nada, apenas graxa nos graxeiros e ela tá com 132.000km.

Patury

John_Niterói
10/06/2007, 19:54
Olá pessoal,

tem alguns dias que venho escutando um troc, troc na suspensão dianteira da minha L200 quando faço algumas curvas mais fechadas, alguém pode me dizer o que pode ser. Ela é 2001 e nunca troquei nada, apenas graxa nos graxeiros e ela tá com 132.000km.

Patury

Cara! Esse barulho é típico de homocinética. Principalmente quando a curva é muito fechada. Dê uma olhada. As vezes dando uma boa limpeza e colocando nova graxa e novas coifas pode ajudar por um tempo, mas em breve terá que trocar a junta homocinética mesmo.

Engels Kbça
10/06/2007, 20:13
:?:
Olá pessoal,

Patury

Patury

Esse "troc" é quando manobra ou quando faz uma curva fechada? Com 132.000 km as juntas homocinéticas ainda estão "novas" pois só são usadas quando o 4x4 está acionado.
Se for quando faz manobra e vai até o fim do curso da direção é o batente de fim de curso que está gasto. É uma peça que fica na parte interna da roda dianteira, um parafuso com uma borracha na cabeça.
:pensativo: Manda mais detalhe para um diagnóstico melhor.:concordo:

:pensativo: Mais uma coisa....A Roda Livre é automatica??

Um abraço

Patury
10/06/2007, 20:35
Engels,

só faz em curva fechada andando e geralmente em velocidade. Parada não faz barulho. A roda livre é automática. Praticamente não uso o 4x4, digamos uma vez a cada três meses.

Patury
10/06/2007, 20:38
Os batentes eu verifiquei e estão bons ainda. Só percebi que aquelas borrachas dos amortecedores estão bem gastas/amassadas.

Patury

Engels Kbça
10/06/2007, 20:40
Os batentes eu verifiquei e estão bons ainda. Só percebi que aquelas borrachas dos amortecedores estão bem gastas/amassadas.

Patury

Patury

Colocar as fotos aqui, dessas borrachas. para uma analise melhor...:concordo:

Marcello Ladeira
10/06/2007, 22:23
Amanhã a minha substituirá todas as buchas dianteiras por equivalentes em PU... acho que as originais não foram feitas para suportar velocidades e pancadas que ocorrem no MMS... na 3a. devo receber o carro de volta e posto aqui os resultados e $$$.

[]'s,

Walter L. L. Casitta
10/06/2007, 22:43
Amanhã a minha substituirá todas as buchas dianteiras por equivalentes em PU... acho que as originais não foram feitas para suportar velocidades e pancadas que ocorrem no MMS... na 3a. devo receber o carro de volta e posto aqui os resultados e $$$.

Eu andei substituindo muitas buchas de borracha pelas de PU em veículos que tive antes da Ranger e chequei a seguinte conclusão:
As buchas de PU são melhores para resistir a compressão, mas as de borracha são melhores que a de PU para resistir a torção. As de borracha também preservam mais as outras peças de metal. Então só uso PU pra substituir uma de borracha estiver durando menos que o esperado.

Marcello Ladeira
11/06/2007, 09:26
Walter essa foi uma boa informação... achei a durabilidade destas buchas pequenas, mas também fiz um uso do carro que nunca tinha feito com nenhum outro... na verdade nada demais se for comparar com um fazendeiro que roda todo dia em estrada de chão.

O WagnerF tem um amigo que teve de trocar todas as buchas da L200 dele com 27.000km e em garantia ainda. No meu entendimento é uma durabilidade pequena até mesmo porque quando agente vai trocar é porque ela já tá com problema a mais tempo.

Deixei o carro lá no Rogério e assim que me passarem o orçamento posto aqui. As buchas da suspensão traseira foram trocadas no mês passado e ficaram em R$ 80,00 + R$ 50,00 de mão-de-obra.

[]'s,

RezendeDF
11/06/2007, 13:29
Minha L200 com 13.000km já foi preciso trocar as buchas da barra de torção. Fiquei preocupado, inclusive porque todos comentam que um dos únicos pontos fortes da L200 seria principalmente a suspensão.

Eduardo Eustaquio
11/06/2007, 13:36
Quando eu fazia as revisões na L200, essas buchas eram os itens que a cada vinte mil Quilômetros rodados eram trocadas. Isso na Outdoor.

Na minha L200 anterior eram em quase todas as revisões trocou-se alguma delas.

Marcello Ladeira
11/06/2007, 15:43
Sei que o Jorge Thirige já trocou das dele também... então estamos pegando um item de suspensão que não é tão resistente como imaginavamos. Vamos ver se isso é "mérito" da L200 ou outros aqui passam por problemas semelhantes.

Aproveito e faço um teste com estas buchas de PU prá todos aqui... quem sabe a melhor saída não é esta?

Sei que na Mit Car concessionária aqui de BH, estão colocando as buchas de PU nas TR4.

[]'s,

Walter L. L. Casitta
11/06/2007, 16:02
Que eu saiba só a S10 gasta tanta bucha. Isso ta me parecendo nó cego de concessionária já que tem um monte de relatos aqui no fórum de L200 chegando aos 100.000Km apenas com a lubrificação da articulações...

Engels Kbça
14/06/2007, 04:41
Minha L200 com 13.000km já foi preciso trocar as buchas da barra de torção. Fiquei preocupado, inclusive porque todos comentam que um dos únicos pontos fortes da L200 seria principalmente a suspensão.

:pensativo::pensativo:Estranho, a minha tá com 280mil e só troquei uma vez essas borrachas...

Marcello Ladeira
14/06/2007, 08:02
Bom peguei meu carro ontem lá na oficina... foi uma facada!!!

Pivos Superiores e Inferiores
Embuchamento do Braço Auxiliar
Embuchamento do Feixe de Molas Trazeiro
Bucha do Leque Superior
Alinhamento (com regulagem de Camber Esquerdo e Camber + Caster Direito)

Total: 1.575,00

Doeu no bolso viu!!!

Informação do Rogério: A suspensão da L200 não é mais resistente das que temos na Ranger, S10, etc...

[]'s,

Walter L. L. Casitta
14/06/2007, 08:26
Bom peguei meu carro ontem lá na oficina... foi uma facada!!!

Pivos Superiores e Inferiores
Embuchamento do Braço Auxiliar
Embuchamento do Feixe de Molas Trazeiro
Bucha do Leque Superior
Alinhamento (com regulagem de Camber Esquerdo e Camber + Caster Direito)

Total: 1.575,00

Doeu no bolso viu!!!

Informação do Rogério: A suspensão da L200 não é mais resistente das que temos na Ranger, S10, etc...

Isso porque o Rogério agora só ta usando peça originais...

Marcello Ladeira
14/06/2007, 08:36
Bom pelo que ele me contou ele não usa apenas originais não Walter. No caso dos Pivôs ele não gostava de usar do paralelo pois sempre tinha baixa durabilidade, então ele começou a pegar as peças na MitCar... Outro dia ele foi montar o Pivo numa L200 e na terceira tentativa (já tinha pegado 3 pivôs originais) viu que estavam com folga... aí ele experimentou um da TRW que custa tanto quanto o original e viu que resolveu o problema. Pela marca imagino eu que devem ser tão bons ou melhores que os originais.

Foi este que foi instalado no meu carro.

Resta a dúvida do motivo deste desgaste... estava rodando a pelo menos 20mkm com minhas barras de torção no máximo... vc acha que isso forçou o conjunto? Vi que agora minha pkp tá baixinha como a original.

[]'s,

Walter L. L. Casitta
14/06/2007, 09:14
Bom pelo que ele me contou ele não usa apenas originais não Walter. No caso dos Pivôs ele não gostava de usar do paralelo pois sempre tinha baixa durabilidade, então ele começou a pegar as peças na MitCar... Outro dia ele foi montar o Pivo numa L200 e na terceira tentativa (já tinha pegado 3 pivôs originais) viu que estavam com folga... aí ele experimentou um da TRW que custa tanto quanto o original e viu que resolveu o problema. Pela marca imagino eu que devem ser tão bons ou melhores que os originais.

Foi este que foi instalado no meu carro.

Resta a dúvida do motivo deste desgaste... estava rodando a pelo menos 20mkm com minhas barras de torção no máximo... vc acha que isso forçou o conjunto? Vi que agora minha pkp tá baixinha como a original.

O Rogério tem razão quanto a qualidade da peças do paralelo. A primeira vez que troquei os pivôs da minha Ranger, rodei 50000Km sem problema. Agora depois da ultima troca, usando os pivôs da mesma marca de antes, (Techsus), rodei uns 10000Km e já estou escutando o toc toc. Já tem uma folga em algum lugar.

As buchas dos braços trabalhão torcendo com os movimentos da suspensão, então pra que elas dure o máximo possível, elas tem que ser montadas numa posição de descanso com os braços na posição de central ou melhor, na posição em que braço fica com a picape parada e sem carga.

Acontece que os mecas não estão nem aí e montam sem se preocupar com isso. Às vezes eles têm que tirar um braço pra trocar um pivô e na reinstalação do braço não observam a posição de descanso das buchas. Elas ficam sobre tensão e na próxima revisão tem que trocar as buchas também. Isso vale também se você aperta as barras de torção que faz com que os braços fiquem em outra posição. É bom aliviar a tensão das buchas.

Eu sempre tenho o cuidado de reapertar os parafusos das buchas com a Ranger fora dos cavaletes e macacos, faço os reapertos com a Ranger no chão, Mesmo assim eu acho que a Ranger é a que gasta menos buchas que as outras picapes pelos relatos do fórum. Com exceção da buchas dos braços superiores que são trocados em conjunto (bucha braço e pivô), nunca troquei nenhuma outra da Ranger que já ta com 150000Km.

murilloaquino
14/06/2007, 11:15
Uma grande vantagem quando falam da susp das l-200 está so no quesito do seu menor peso em geral, que faz com que o desgaste seja um pouco menor.Mais o prob está no custo de manutenção...

Eduardo Eustaquio
14/06/2007, 19:37
Não sei quem me mandou um email essa semana falando do "empurra" das concessionárias, mas acho que em vários casos na Mitsubishi aconteceu isso comigo.

Em outras oportunidades eu sei que deveriam sim trocar as buchas pois começava a escutar alguns estralos na frente.

Marcello, estranho seu mecânico dizer que a Ranger tem suspensão melhor. No Pará ja dizem o contrário, a melhor suspensão é sim da L-200 e das toyotas SR5 antigas. Depois vem Ranger e frontier e mais ao fundo S-10. Lembro que essa informação foi la no Pará.

Marcello Ladeira
14/06/2007, 20:36
Eduardo ele não falou que Ranger tinha suspensão melhor não... ele falou que a resistência das suspensões eram na ordem: Land, Troll, Hilux antiga e só então Pajero e as demais pkps junto.

Eduardo vc vai estar em Brasília amanhã para o Motorsports? Já combinei de encontrar com o Pequeno.

[]'s,

Engels Kbça
14/06/2007, 21:43
Eduardo ele não falou que Ranger tinha suspensão melhor não... ele falou que a resistência das suspensões eram na ordem: Land, Troll, Hilux antiga e só então Pajero e as demais pkps junto.

Eduardo vc vai estar em Brasília amanhã para o Motorsports? Já combinei de encontrar com o Pequeno.

[]'s,

Trabalhava numa empresa, onde frequentemente, percorriamos trechos de lama, subidas, buracos, pedras, enfim uma verdareiro off road. Durante muito tempo usamos as valentes e resitentes Band's. Até que sairam de produção. Aí já tivemos varias picapes em nossa frota e as Ranger's foram, de longe, as que de maior custo operacional, devido as frequentes quebras. As mais resistentes, para o nosso serviço, foram as L 200, aquelas quadradinhas e as antigas Hilux. O nosso uso era de aproximadamente 80% off road.

Um abraço

Vinicius4x4
15/06/2007, 10:27
afinal....... buchas de PU são melhores que as originais?

Rafael G. Rosa
07/07/2009, 01:00
Prezados amigos do forum. Possuo uma L 200 outdoor AT 2007.
Semana passada levei a viatura para ravisao de 30.000km na Mit. Me ligaram dizendo que necessitava reapertar os cubos de roba e me cobraram um valor por isso. Quando sai da concessionaria, notei um estalo quando se vira a direção para qualquer lado geralmente quando se passa em uma lombada, antes nao existente.
No dia seguinte voltei na Mit, os mecanicos avaliaram e sairam para testar o carro. Voltando detectaram que o pivo inferior estava travado. Lubrificaram o mesmo com uma bomba propulsora de graxa forçando com uma barra para liberação de entrada de graxa no pivo. Testando o veiculo notei que o barulho tinha desaparecido momentaneamente, mas com mais um dia o estalo voltou.

Algum pode me dar uma luz? Vou voltar lá com a viatura, mas se solberem de algo é uma boa ajuda.

Grato

Rafael

Pequeno jr
07/07/2009, 10:46
Prezados amigos do forum. Possuo uma L 200 outdoor AT 2007.
Semana passada levei a viatura para ravisao de 30.000km na Mit. Me ligaram dizendo que necessitava reapertar os cubos de roba e me cobraram um valor por isso. Quando sai da concessionaria, notei um estalo quando se vira a direção para qualquer lado geralmente quando se passa em uma lombada, antes nao existente.
No dia seguinte voltei na Mit, os mecanicos avaliaram e sairam para testar o carro. Voltando detectaram que o pivo inferior estava travado. Lubrificaram o mesmo com uma bomba propulsora de graxa forçando com uma barra para liberação de entrada de graxa no pivo. Testando o veiculo notei que o barulho tinha desaparecido momentaneamente, mas com mais um dia o estalo voltou.

Algum pode me dar uma luz? Vou voltar lá com a viatura, mas se solberem de algo é uma boa ajuda.

Grato

Rafael

Rafael, acho que fizeram alguma merda em teu carro. Leve lá de volta e "exija" solução.

igominati
07/07/2009, 19:56
Concordo com o Pequeno Jr, leva de volta na concessionária e exija solução do problema e sem ônus!

wdoc
07/07/2009, 20:06
Reaperter os cubos e lubrificar os pivos é algo normal, o barulho é que é estranho.....Realmente alguem fez m*****

Pequeno jr
11/07/2009, 23:22
Rafael, e ai o que era o barulho?

Rafael G. Rosa
12/07/2009, 12:02
Essa semana voltei na Mit, tive uma atendimento mto bom, inclusive acompanhei o serviço na oficina, mas sem solução do problema ainda. O mecânico conferiu toda a supensão, barras de torção foram limpas e lubrificadas nos terminais e reaperto dos calços da cabine. Saindo para testar o estalo ainda estava presente, geralmente quando se vira para a esquerda e passa em uma lombadinha. Foi acionado a tração para teste e o barulho continuou. O mecânico está desconfiado da homocinética, alguma folga nos roletes interno, mas um amigo meu mecânico que ja escutou diz que acha mto dificil ser a homocinética. Combinei com a Mit de voltar amanhã e deixar o carro para solução do problema. Lembrando que o veículo está fora da garantia da Mit, porém na garantia da concessionária, pois tem apens 2 meses que comprei a L 200 e me deram 6 meses de garantia.

aguardo uma solução pela Mit.

Marcelo-HPE
12/07/2009, 14:24
Pode ser os parafusos das bandejas folgados !! geralmente eles não apertam direito quando vão fazer uma cambagem . ETC ..

wflolaria
12/07/2009, 16:45
Essa semana voltei na Mit, tive uma atendimento mto bom, inclusive acompanhei o serviço na oficina, mas sem solução do problema ainda. O mecânico conferiu toda a supensão, barras de torção foram limpas e lubrificadas nos terminais e reaperto dos calços da cabine. Saindo para testar o estalo ainda estava presente, geralmente quando se vira para a esquerda e passa em uma lombadinha. Foi acionado a tração para teste e o barulho continuou. O mecânico está desconfiado da homocinética, alguma folga nos roletes interno, mas um amigo meu mecânico que ja escutou diz que acha mto dificil ser a homocinética. Combinei com a Mit de voltar amanhã e deixar o carro para solução do problema. Lembrando que o veículo está fora da garantia da Mit, porém na garantia da concessionária, pois tem apens 2 meses que comprei a L 200 e me deram 6 meses de garantia.

Acompanha a opinião do mecânico, exige a troca da homicnética (atenção: tem que ser nova, retirada da caixa) e continua testando o veículo. Se der problema, volta para a concessionária. Vc tem mais 4 meses de garantia, fica em cima para não ser enganado.:rolleyes:

Pequeno jr
12/07/2009, 19:46
Acompanha a opinião do mecânico, exige a troca da homicnética (atenção: tem que ser nova, retirada da caixa) e continua testando o veículo. Se der problema, volta para a concessionária. Vc tem mais 4 meses de garantia, fica em cima para não ser enganado.:rolleyes:

X2 !!!

Não da mole com isso, pois agora que vc comentou que é garantia da loja, se vc não ficar em cima, acaba os 4 meses restantes e o problema fica para o seu bolso. Se ele acha que é homocinética deixa trocar e colocar uma zerada, melhor para vc.

Eles vão trocando tudo até achar. Deixa eles!

carlosth
13/07/2009, 16:58

Rafael,

Comprei uma L200 2007 também na semana passada lá na Via Jap e saindo com ela no fim de semana notei que quando ligava a reduzida e depois a desligava a luz de indicação do ABS ficava acessa indicando algum problema com o mesmo. Estou na mesmo situação do que você pois estou aguardando uma posição da Mit quanto ao meu problema. Vamos ficar no pé senão vence os 6 meses e daí é furada na certa... Quanto ao resto, ainda não tenho nada a reclamar do carro, show de bola e estou gostando muito. Saí de Suzuki e passei pra Mit.

Abraço

Carlos

Rafael G. Rosa
20/07/2009, 15:19
Amigos, semana passada levei a L200 na concessionária conforme eu havia programado. O problema foi solucionado com a troca da ponteira do lado direito sem nenhum onus. Testei o carro em diversas situaçoes e verifiquei que está tudo OK. A Mit desmontou as homocineticas para verificar algum possivel problema mas nada foi encontrado.

Vlw

carlosth
20/07/2009, 16:21
Só pra completar...

Após pegar o carro na Via Jap na sexta, também resolveram o problema da Luz do ABS acendendo depois de desligar a tração mas quanto a trapidação da direção jogaram pro jogo de pneus do carro. Mas melhorou bastante, fizeram um rodízio com os pneus lá.

Vou esperar um pouco pra trocar, deve dá pra rodar mais uns 10.000 km ainda.

Disseram também que a turbina estava desregulada e fizeram o ajuste. O carro ficou lá exatamente 3 dias. Até o presente momento não tive problemas. Vamos aguardar...

Show de carro...

PauloLimited
19/02/2010, 11:42
Toda vez que eu desço de ré o meio fio da minha casa com o volante virado para a direita, faz um barulho na suspensão dianteira esquerda, tipo de metal pegando em metal e esse barulho só o ocorre nesse caso.
Posso mandar vê na estrada de chão, passar correndo num buraco e até andar na pista de Moto-cross q nada acontece, o que pode ser ?

Carlos A. C. Azevedo
07/07/2010, 23:05
Paulo, eu tenho uma Sport tambem, e estava com um barulho no lado direito, mais um estalo, desmontado a roda, viram que a homocinética estava completamente enferrujada, e por isso estava fazendo o estalo, ai foi só limpar e engraxar que desapareceu.
Agora o que ta me deixando nervoso é que ela ta uns 5 cm mais baixa em todo o lado esquerdo do carro, alguem ai já passou por um caso parecido? quando tiver tempo a regulagem da barra de torção.
qualquer ajuda eu agradeço desde já.

Obrigado.

JK1982
08/07/2010, 10:50
Paulo, eu tenho uma Sport tambem, e estava com um barulho no lado direito, mais um estalo, desmontado a roda, viram que a homocinética estava completamente enferrujada, e por isso estava fazendo o estalo, ai foi só limpar e engraxar que desapareceu.
Agora o que ta me deixando nervoso é que ela ta uns 5 cm mais baixa em todo o lado esquerdo do carro, alguem ai já passou por um caso parecido? quando tiver tempo a regulagem da barra de torção.
qualquer ajuda eu agradeço desde já.

Obrigado.

Carlos,

Peguei a minha L200 Out GLS há pouco tempo e tb estava com o mesmo problema na barra de torção. Liguei pra Mit e me cobraram o olho da cara pra executar o serviço. Fui procurar fora e ninguém queria fazer o serviço, nem Rede Manaus, nem DPaschoal, ninguém. Só achei uma empresa especializada em alinhamento e desempeno de chassi e suspensão. Conversei com o técnico e ele me disse que ninguém pega o serviço pq quando a barra de torção está muito desregulada o carro pode não pegar mais cambagem após a regulagem. Já regulei a barra, mas ainda não fiz a cambagem, pois segundo ele seria melhor desempenar. A minha estava com 3,5 cm de diferença. O custo total ficou em R$ 360,00. Se fosse na Mit não tinha preço fixo, tinha que olhar primeiro, mas já começava em R$ 340,00 pelo alinhamento/balanceamento/cambagem que me cobrariam (Yen Recreio). Só não entendo porque, mesmo depois de 3 revisões, ainda tinha tanta diferença na barra de torção. Pq será que a Mit nem sequer liga pra isso?

Depois disso fico olhando outras pick-ups por aí e notei que a maioria tem alguns graus de torção para um dos lados. Inclusive as belíssimas hilux.

Olha só, não sou especialista, pode ser que o cara aí me enrolou. Só tô te passando o que eu tive que fazer mesmo. Pelo menos agora o trator tá bunito e faz curva bem melhor.

Ed Araujo
14/07/2010, 12:20
Tenho também em minha L 200 gls 2005 o problema do estalo quando vou descer uma rampa com inclinação grande(rampa garagem) e viro para a direita, estala algumas vezes, de cada 10 descidas estala 3, a concessionária não viu nada de errado rodo tudo normalmente, talvez eu mande verificar o ponteiro conforme o amigo disse acima. Estala sómente nesta situação.

Marcelo-HPE
04/10/2010, 07:58
Depois de quase 40 dias de sofrimento com um estalo na forte na frente da l200, consegui indentificar o problema .

O estalo era em uma barra transversal que fica logo embaixo um pouco atrás do diferencial dianteiro e serve como apoio ao mesmo .
essa barra é fixada no chassi por 4 parafusos 2 em cada extremidade .
dois desses parafusos não estavam bem apertados gerando um estalo intermitente de aço contra aço .
Esse foi dificial de achar , Mas no final deu tudo certo . graças a Deus.
Eu que já estava pensando em problemas no diferencial e junta homocinética .
abs

.

Carlos A. C. Azevedo
04/10/2010, 21:52
Amigo Marcelo, está barra é o suporte da caixa de marcha:shock::shock::shock: sabia??? mas estava muito folgado ou só o bastante só pr fazer o estalo?

Marcelo-HPE
05/10/2010, 01:07
Não é o suporte da CT, é o suporte do diferencial dianteiro , deita embaixo do carro que vc verá , é uma barra transversal fixada por dois parafusos em cada extremidade .Não estavam apertados o suficiente e quando eu virava direção vinha o estalo .
Foi umal l uta para achar uma vez que estalo era intermitente ,fiquei uma manhã inteira com 02 mecânicos tentando simular o estalo para ver onde seria a causa.
abs

Chico_NIVA
21/07/2013, 17:33
Amigos, minha savana 2008 estala a homocinética quando faço curvas mesmo curtas com a tração ligada, o mecânico da Mit falou que tinha que trocar a junta inteira. Dúvida: tem que ser a homocinética completa com aquele braço inteiro ou será que só trocar a articulação da junta já resolve?

Marcelo-HPE
21/07/2013, 23:37
Tem certeza que é homocinética , a minha outdoor fazia uns estalos igual de homocinética , mas era a barra suporte transversal que fica abaixo do diferencial dianteiro , esta possui 2 parafusos em cada extremidades , que mesmo apertados estalavam , foi só reapertar que parou os estalos.
abs.

lsamaral
22/07/2013, 09:58
A minha com 11 mil eu tb tive que trocar. E a garantia não cobriu.

Facada da Mit.

Moipessoa
22/07/2013, 11:42
onde está sendo feita essa manobra? qual piso? asfalto, terra, areia?
quando o 4x4 está acionado, não se esterça toda a direção.