Ver Versão Completa : Lanternagem (faça vc mesmo?)
PredadorRJ
10/06/2007, 18:10
Salve.
Eu estou com meu jeep há dois anos e uns quebrados, e até agora, parece que não avencei muito.
Após alguns meses na oficina, o sistema de freio estava todo novo, e o resto
devidamente revisado.
O motor trabalha sem nenhum barulho que não devia ter e não faz uma fumacinha sequer.
Peças como calços, faróis, setas, foram compradas, e outras para adaptação também.
Na verdade, falta só o cilindro mestre do servofreio do Opala, os motores do párabrisa e poucas outras
miudezas.
Ocorre que, após a mecânica, a criatura deveria ir para a lanternagem, pois ficou
parado 4 anos, sendo um deles no tempo.
A lataria estava extremamente danificada, o que me levou a descoberta de que
o jeep não havia sido lanternado anteriormente, mas foi entregue à um pedreiro
que encheu a lata de REBOCO. Quilos de massa plástica....
Levei à um lanterneiro que me foi recomendado pelo próprio mecânico, que é
meu amigo.
Agora, após mais de um ano, o veículo encontra-se pronto pra VOLTAR pra lanternagem.
Em um ano, o desgracento não terminou o serviço, encheu de massa, de novo, mas dessa vez ao invés de
plastic, foi usado massa PU...
O jeep foi retirado do local por mim e um reboque, depois de ter presenciado o
pobre coitado embaixo de uma put@ chuva. Ele tava mais parecendo uma piscina.
Agora, o jeep está na oficina de outro amigo meu, coberto e aguardando a lanternagem.
Aí fui começar a caça por outros lanterneiros.
O primeiro que eu fui me foi muito bem recomendado, mas o orçamento do serviço foi de L$ 2.800,00
Os segundo e terceiros não foram para muito longe.
Além do valor, ainda tem o problema da qualidade da mão de obra. Eu não me importo de pagar o valor justo,
mas faço questão de qualidade.
Andei pesquisando o fórum e vi que tem tópicos muito bons sobre pintura.
Em um dos tópicos, tem até um manual pra se baixar, manual esse que tá disponível no site da Brasilux.
Bom, o problema é que eu resolvi tentar fazer o serviço. Vou começar pela tampa traseira, que não foi
mexida.
A única coisa que eu sei até o momento é que vou gastar um bocado de lixa, tempo, material. Também sei a cor que
a criatura vai ser. É quase nada, mas já é alguma coisa.
Se algum de vcs puder me dar umas dicas sobre lanternagem (material, tipo de lixa, como lidar com buracos na lata
causados por ferrugem, etc), eu agradeço ao extremo.
Vou separar algumas fotos pra postar.
Abraços
bacana00
10/06/2007, 19:08
Minha maior dica é: Coloque uma carroceria de fibra e nunca mais dependa desse povo. O menos porquinho é tão enrolado que demora 1 ano pra entregar o carro.
coterobr
10/06/2007, 23:51
Dá (ops) uma olhada neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forumshowthread.php?t=26088&page=2
É sobre pintura e nele você encontra um manual de funilaria.
Abs,
Cotero
coterobr
11/06/2007, 00:06
Segue o link do fabricante com este maunal e outro de pintura.
http://www.brasilux.com.br/manuais/
Minha maior dica é: Coloque uma carroceria de fibra e nunca mais dependa desse povo. O menos porquinho é tão enrolado que demora 1 ano pra entregar o carro.
:concordo: :concordo: :concordo:
Concordo com o bacana00, seria mais facil vc colocar uma carroceria de fibra e não precisar mais de funileiro.
[]´s
:concordo: :concordo: :concordo:
Concordo com o bacana00, seria mais facil vc colocar uma carroceria de fibra e não precisar mais de funileiro.
[]´s
Reforco o que os amigos disseram acima! PArte pra uma fibra que voce vai gastar menos e sem o medo de um dia a ferrugem voltar a pipocar na carroceria.
E outra, faca a pintura voce mesmo, siga com cuidado o que os manuais dizem, digo por experiencia propria, eu mesmo pintei a minha e me encho de orgulho sem falar que economizei um bom dinheiro
PredadorRJ
11/06/2007, 19:41
Galera, eu tirei umas fotos do estado atual da criatura, e vou postar aqui. Com um pouco de sorte, ainda hoje. Eu gostaria que vcs dessem uma olhada pra me passar o veredito, se realmente é melhor trocar por fibra ou se ainda dá pra tentar recuperar.
coterobr
11/06/2007, 20:17
Reforco o que os amigos disseram acima! PArte pra uma fibra que voce vai gastar menos e sem o medo de um dia a ferrugem voltar a pipocar na carroceria.
E outra, faca a pintura voce mesmo, siga com cuidado o que os manuais dizem, digo por experiencia propria, eu mesmo pintei a minha e me encho de orgulho sem falar que economizei um bom dinheiro
Dic3,
Estou querendo comprar um compressor para pintura. Qual o compressor você usou ou qual você sugere?
Abs,
Sergio Rocha
11/06/2007, 20:34
Galera, eu tirei umas fotos do estado atual da criatura, e vou postar aqui. Com um pouco de sorte, ainda hoje. Eu gostaria que vcs dessem uma olhada pra me passar o veredito, se realmente é melhor trocar por fibra ou se ainda dá pra tentar recuperar.
Pelo que se pode ver nas fotos, a carroceria é perfeitamente recuperável.Me preocupa o chassi.
[]'
Sérgio Provisano
11/06/2007, 21:47
Salve.
Eu estou com meu jeep há dois anos e uns quebrados, e até agora, parece que não avencei muito.
Após alguns meses na oficina, o sistema de freio estava todo novo, e o resto
devidamente revisado.
O motor trabalha sem nenhum barulho que não devia ter e não faz uma fumacinha sequer.
Peças como calços, faróis, setas, foram compradas, e outras para adaptação também.
Na verdade, falta só o cilindro mestre do servofreio do Opala, os motores do párabrisa e poucas outras
miudezas.
Ocorre que, após a mecânica, a criatura deveria ir para a lanternagem, pois ficou
parado 4 anos, sendo um deles no tempo.
A lataria estava extremamente danificada, o que me levou a descoberta de que
o jeep não havia sido lanternado anteriormente, mas foi entregue à um pedreiro
que encheu a lata de REBOCO. Quilos de massa plástica....
Levei à um lanterneiro que me foi recomendado pelo próprio mecânico, que é
meu amigo.
Agora, após mais de um ano, o veículo encontra-se pronto pra VOLTAR pra lanternagem.
Em um ano, o desgracento não terminou o serviço, encheu de massa, de novo, mas dessa vez ao invés de
plastic, foi usado massa PU...
O jeep foi retirado do local por mim e um reboque, depois de ter presenciado o
pobre coitado embaixo de uma put@ chuva. Ele tava mais parecendo uma piscina.
Agora, o jeep está na oficina de outro amigo meu, coberto e aguardando a lanternagem.
Aí fui começar a caça por outros lanterneiros.
O primeiro que eu fui me foi muito bem recomendado, mas o orçamento do serviço foi de L$ 2.800,00
Os segundo e terceiros não foram para muito longe.
Além do valor, ainda tem o problema da qualidade da mão de obra. Eu não me importo de pagar o valor justo,
mas faço questão de qualidade.
Andei pesquisando o fórum e vi que tem tópicos muito bons sobre pintura.
Em um dos tópicos, tem até um manual pra se baixar, manual esse que tá disponível no site da Brasilux.
Bom, o problema é que eu resolvi tentar fazer o serviço. Vou começar pela tampa traseira, que não foi
mexida.
A única coisa que eu sei até o momento é que vou gastar um bocado de lixa, tempo, material. Também sei a cor que
a criatura vai ser. É quase nada, mas já é alguma coisa.
Se algum de vcs puder me dar umas dicas sobre lanternagem (material, tipo de lixa, como lidar com buracos na lata
Abraços
PredadorRJ
Vou te dar uma dica: Procure um lanterneiro e diga que você NÃO que massa na lanternagem a ser feita. Fale grosso. Quando for pegar a viatura, antes de pagar, leve um bom imã e passe nos locais em que você previamente mapeou, se for massa, o imã não vai prender. aí você pega uma chave de fenda, fura o local e desmascara o safado que tentar te enganar. É o único jeito que conheço para, depois de lanternado, saber se foi feito como devia ser feito. De outro modo só partindo pra fibra mesmo, mas, pelas fotos postadas, vale a pena lanternar.
tiagoandres
11/06/2007, 23:05
para fazer você mesmo, basta força e vontade, leia esses manuais e poe a mão na massa, mas te digo uma.... dificilmente vc encontra um funileiro que não vai colocar quilos de massa no seu jeep, é impossível não colocar, a não ser que você compre as chapas novas... mas e que mal tem usar massa? desde que em proporções adequadas e não como você mesmo colocou, tipo um reboco de parede heheheheh
eu mesmo estou fazendo o meu jeep, e quero ter o mesmo orgulho que o colega anterior falou
quando estiver pronto vou dizer...Eu mesmo que fiz hehhehehe
se precisar alguma dica é só perguntar
um abraço e boa sorte na empreitada
Salve.
(...)
Abraços
Predador, pelas fotos seu jeep está em condições de ser recuperado. Mas a pergunta é: você tem ferramentas adequadas? Coisas como maçarico, máquinas de solda, lixadeiras...
Estou justamente neste momento fazendo a funilaria do meu CJ5 (amanhã vou postar mais fotos no tópico dele: 'mais um 65?') e te digo que é um trabalho que leva muuuuuuuuuuuito tempo e tem que ter paciência e as coisas certas para se fazer. Meu jeep também estava com um baita serviço de porco na lataria: tinha lugares com 2cm de massa!! O primeiro passo foi remover tudo isso. Deixamos o jeep na lata mesmo! Somente aí você tem condições de avaliar. Tive que substituir todo o assoalho e alguns pedaços da lataria (recortamos com disco de corte e soldamos uma chapa nova no lugar).
Para não usar muita massa, entra 'manha' no trabalho com o martelo e o passo. Porém não tem como escapar da massa para dar acabamento. Como alguém falou, o problema não é a massa, mas o excesso e a aplicação incorreta dela. Mas colocar direito também dá um trabalhão danado: você tem que passar em quantidades mínimas e lixar muito bem. E vai repetindo o processo quantas vezes for necessário... quer uma idéia: entre sábado e domingo lixei meu jeep inteiro 4 vezes!! Acha paciência, braço (mesmo usando a 'vibradeira' ou a Hoockit, as danadas começam a pesar depois de 3 horas de serviço) e vontade de ver a coisa bem-feita.
Eu não opto pela carroceria de fibra. Sou cabeçuda e ainda acho que a lata é melhor, afinal: Willys é de lata!
Se optar por você mesmo fazer o serviço, vai postando aí que a gente vai te ajudando na medida do possível.
Abraços e boa sorte!
PS: apesar do cansaço e da trabalheira, não existe sensação melhor do que ver o jeep ressurgindo pelas suas próprias mãos...
Só para relaxar:
Se 'lanternagem' é fazer a funilaria, colocar as lanternas seria o quê?
hahhaha!
Isso que dá ficar no Fórum até essa hora... :putz:
Dic3,
Estou querendo comprar um compressor para pintura. Qual o compressor você usou ou qual você sugere?
Abs,
Caro amigo coterobr.
Eu tenho em casa um compressor de cilindro pequeno de 8pés da shultz (daqueles com rodinhas e 80cm de comprimento por 30cm de diametro), uso ele para pintar pecas pequenas e medias.
Porem para pintar o Jeep usei o compressor emprestado do meu primo, ele tambem é de 8pés porem tem o cilindro grande (1,5m de comprimento por 60cm de diametro).
Ambos os compressores tocam uma pistola normal de pintura, porem o de cilindro pequeno como esvazia rapido vai ficar ligando constantemente, coisa que nao acontecia com o de cilindro grande.
O meu compressor comprei novo, paguei na epoca 700latinhas (foi o melhor investimento que fiz, pinto desde um fogao até a grade de casa). Esse compressor do meu primo ele comprou usado de uma oficina desativada, deu um trato no compressor e colocou um motor que estava faltando, pagou 300latinhas na epoca.
Portanto, depende muito do uso que vc vai fazer desse compressor, mas a unica coisa que posso lhe indicar é que compre um compressor de 8 pés pra cima, é uma boa pressao para trabalhos diversos.
Espero ter ajudado
Caro PredadorRJ!
Para começar, retire a lataria do Jeep, dividindo-a em partes, como paralamas dianteiros, capô, tampa trazeira e cockpit.
Leve as partes em um lugar que faça jateação de areia, já pintando em seguida com zarcão (anti ferrugem), aquele alaranjado.
Ai então comece a reforma, ficará com o mínimo de massa e com máximo de qualidade.
Abraços.
Kim.
cmte_carvalho
12/06/2007, 18:14
É isso aí caro PredadorRJ!
Não descaracterize o seu Jeep partindo para uma carroceria de fibra - faça uma boa lanternagem pois temos certeza de que a lata do seu veículo ainda tem muito o que dar!
"Willys bom é Willys de aço", ehehehheehe!
Até!
lucciano amaral
12/06/2007, 19:21
Amigo eu acabei de reformar minha carroceria do cj3b, gastei R$ 1.200,00 de mao de obra e mais R$ 1.800,00 entre chapas de assoalho (chapa 14) incluindo todo material para pintura PU, se fosse hoje colocaria uma carroceria de fibra e esqueceria de mexer com funileiro/pintor que me enrolaram quase 4 meses, abraços ah é minha opiniao, mas vc decide.
PredadorRJ
12/06/2007, 20:59
Galera, ainda não reduzi as fotos pra postar aqui, mas eu acho que a lataria dá pra ser recuperada.
Toda a parte podre (podre mesmo!) foi trocada. As laterais completas e o fundo da criatura.
Porém, na parte que o lanterneiro fez (que foi praticamente só isso mesmo), ele exagerou na massa, então vou ter que baixar um bocado.
Onde o jeep tá, tem máquina de jato de areia, maçarico, solda elétrica, MIG, esmeril, a porcariada toda.
A oficina do Douglas (onde o bicho tá parado) é enorme e além da ofician tem uma fundição e serralheria, então material não falta.
A tampa traseira já tá separada pra servir de cobaia. Um amigo nosso áqui do fórum me passou dicas boas, além das existentes e das que vcs vem me passando.
Com isso, eu vou tentar mesmo! Ainda que demore um tempão. Pelo menos eu sei que vai ficar direito.
Só pra ilustrar, o chassis tá perfeito, sem trinca, sem solda, retinho.
As fotos que eu tirei vão mostrar o estado do bicho atualmente e quando eu chegar nas laterais, eu vou informar a espessura do reboco, ops, quero dizer, massa...
Sõ mais uma coisa: aqui mesmo no tópico falaram de zarcão, outros já me disseram wash primer ou fundo fosfatizante, já me recomendaram o tal do PCF (primer conversor de ferrugem) e também me deram a dica de ferroqualquer coisa. Afinal, qual é o melhor pra se banhar a lataria?
Abraços de um advogado/lanterneiro/injuriado!
maanunes
12/06/2007, 21:05
Eu também acho, pelas fotos, que valeria a pena lanternar e manter a originalidade. Agora uma dica, frequente a oficina antes de fechar, como quem não quer nada, e vá observando como o serviço é feito.
[]s
Sérgio Provisano
13/06/2007, 10:49
E não se esqueça, assim comoquem não quer nada, de verificar se o remendo feito foi feito com chapa, é só passar o imã em cima, senão grudar é porque só tem massa, aí não é "lanternagem" ou "funilaria", é sacanagem mesmo. No meu modesto modo de entender, lanternagem é com chapa, massa, em pouquíssima quantidade é para nivelamento, o que acontec é que a maioria substitui o trabalho pesado de recortar e soldar pequenas peças de chapa por massa, isso além de preguiça é falta de profissionalismo. Lanterne o seu jipe, ele me parece em bom estado e continuará original. Um bom dia para todos e que ele seja abençoado e produtivo.:concordo:
tiagoandres
13/06/2007, 13:46
não sei se é assim que se escreve, mas no meu, eu mandei jatear toda a lataria, depois passei wash primer, troquei as peças danificadas e mais uma vez wash primer, ...um detalhe, no meu caso a massa poliester não aderiu ao wash primer, então sobre ele ainda passei uma demão de fundo PU, aí iniciei o processo de massa para nivelamento
qualquer coisa estou aí pra ajudar com meu modesto conhecimento
Milton Quindim
13/06/2007, 17:46
Eu montei meu Quindim ...ele estah meio colorido mas fui eu mesmo que fiz tudo mesmo as soldas...a desmontagem e soldas fiz numa oficina de um amigo jipeiro que cobrou para isso 650 latinhas...mas veja bem...durante 5 meses eu usei as suas ferramentas , conhecimento técnico e tbm as vezes precisei de sua ajuda braçal, pois naum sou fortão como a Tia Mi...hehehe...mas digo com muito orgulho que conheço cada milím,etro do Quindim pois desmontei e montei ele todinho preparei a lata escolhi e comprei as chapas , desenhei e mandei dobrar as laterais e o assoalho traseiro, o dianteiro e aquela travessona comprei prontas.Comprei todo o material desde as lixas ateh o fundo e o tinner os parafusos e arruelas e hoje mesmo naum estando pintado ainda passeio com orgulho e digo a quem perguntar que "eu mesmo estou fazendo" e cada vez que igo isso fico mais gordo cheio de orgulho mesmo...ateh minha mulher que eh a verdadeira dona dele notou que mudo de expressão quendo começo a falar do Quindim... me sinto pai dele...hehehe...soh sei que ehj demais mesmo...jah mandei reformar outros carros antes mas por falta de verba e sobra de tempo resolvi encarar esta parada...achei que em um mes estaria pronto e naum foi o que aconteceu...posso dizer que se eu fosse mandar para um latoeiro bom eu estaria com ele pronto mesmo mas com o bolso estragado e ateh ficaria com um pouco de tristeza pois alem da economia foi uma terapia...se serve como conselho, faça vc mesmo ...ele jah estah um tempo parado mesmo...eh soh tomar uma injeção de animo e ir em frente...falou e qquer coisa que eu puder ajudar me manda uma mp ou posta aqui mesmo...T+.
ps : Tia Mi ...seu Jipo tah ficando jóia mesmo...e adorei aquela sua Tatoo...hauhauhauhauhau...mostrei sua foto toda suja de graxa para minha esposa...hehehe...ela disse...
Puts ...como ela consegue tirar a graxa debaixo das unhas depois...hauhauhauhauha
mulher eh muito engraçada mesmo achei que ela iria dizer que nojo ou coisa assim...ela tbm disse...que linduu...o macacão...queru um iguam...kkkkkkkkkkk
Galera, ainda não reduzi as fotos pra postar aqui, mas eu acho que a lataria dá pra ser recuperada.
Toda a parte podre (podre mesmo!) foi trocada. As laterais completas e o fundo da criatura.
ÓÓÓÓÓÓTEMO! Isso vai te poupar um tempão e um trabalhão!
Porém, na parte que o lanterneiro fez (que foi praticamente só isso mesmo), ele exagerou na massa, então vou ter que baixar um bocado.
Onde o jeep tá, tem máquina de jato de areia, maçarico, solda elétrica, MIG, esmeril, a porcariada toda.
A oficina do Douglas (onde o bicho tá parado) é enorme e além da ofician tem uma fundição e serralheria, então material não falta.
Show!! Faça o que o Kim falou: desmonte todo ele (isso é fácil e rápido) e já que tem a jateadora, manda areia nas partes. Daí com um martelo de funileiro e um passo (uma peça maciça de metal que você coloca por trás de onde vai bater) vai acertando os altos e baixos da lataria o máximo possível. Como tem lugares onde fica impossível acertar, aí é onde entra a massa: primeiro a plástica (use a ultra light, que é mais leve e maleável). Passe camadas muito finas e vá acertando com a lixadeira... a melhor forma? Feche os olhos e passe a mão pela superfície. Quando não sentir mais sobressaltos ou afundados (que você vai acertando com o martelo ou com massa - depende da situação), aí tá legal. Quando esta etapa estiver pronta, passe o fundo. Vão aparecer pequenas imperfeições que você corrige com a massa rápida. Aí lixa tudo de novo com lixa d'água 280. Passa fundo de novo. 280 de novo. Se não tiverem mais imperfeições, tinta nele!
Só pra ilustrar, o chassis tá perfeito, sem trinca, sem solda, retinho.
As fotos que eu tirei vão mostrar o estado do bicho atualmente e quando eu chegar nas laterais, eu vou informar a espessura do reboco, ops, quero dizer, massa...
HAHAHAHA! Alguém falou para o cara que fez o meu jeep sobre 'chapa-piso'... daí ele esqueceu o 'chapa' e colocou só o 'piso': como meu jeep era verde, pareciam placas de ardósia! risos!
Sõ mais uma coisa: aqui mesmo no tópico falaram de zarcão, outros já me disseram wash primer ou fundo fosfatizante, já me recomendaram o tal do PCF (primer conversor de ferrugem) e também me deram a dica de ferroqualquer coisa. Afinal, qual é o melhor pra se banhar a lataria?
Abraços de um advogado/lanterneiro/injuriado!
Aí depende da utilização. O zarcão é um fundo universal (para qualquer tipo de metal), mais antigo e que gruda feito o diabo. Se for em chapas galvanizadas (precisa ver quais foram soldadas no seu jeep), use o galvano-primer. Esse primer conversor de ferrugem eu não conheço, mas como também tenho formação em química, me parece mais uma daquelas coisas que tem a mesma fórmula das outras, mas com um nome mais bonito! risos! Em tempo: estou usando primer universal no meu jeep. É mais barato e o resultado é ótimo também.
Abraços de uma Tia Jeepeira que 'brinca' de administradora às vezes!
ps : Tia Mi ...seu Jipo tah ficando jóia mesmo...e adorei aquela sua Tatoo...hauhauhauhauhau...mostrei sua foto toda suja de graxa para minha esposa...hehehe...ela disse...
Puts ...como ela consegue tirar a graxa debaixo das unhas depois...hauhauhauhauha
mulher eh muito engraçada mesmo achei que ela iria dizer que nojo ou coisa assim...ela tbm disse...que linduu...o macacão...queru um iguam...kkkkkkkkkkk
KKKKKKK! Vou ver se minha mãe aceita encomendas de macacão... risos!
Já as unhas é horrível mesmo! Estou sempre de unhas curtas e se me virem de esmalte escuro... hahahaha! A GRAXA NÃO SAIU! risos! Mas como eu tenho dois dedos a menos (cortei fora instalando o snorkel do jeep em 2005), fica mais fácil e rápido! :putz::putz: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Milton Quindim
13/06/2007, 18:45
KKKKKKK! Vou ver se minha mãe aceita encomendas de macacão... risos!
Já as unhas é horrível mesmo! Estou sempre de unhas curtas e se me virem de esmalte escuro... hahahaha! A GRAXA NÃO SAIU! risos! Mas como eu tenho dois dedos a menos (cortei fora instalando o snorkel do jeep em 2005), fica mais fácil e rápido! :putz::putz: :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Caraca conta como foi isso ...eu sou meio doente por histórias tristes que divertem a gente depois eu tbm cortei um dedo uma vez e desmaiei ...hauhauhauhauhauha...acontece que eu grudei ele de novo com uma cirurgias e hoje ele me eh muito util apesar de meio feio e torto...kkk
PredadorRJ
13/06/2007, 20:23
Salve.
Essas são as fotos pra vcs analisarem.
Tia Mi, eu também fiquei curioso com o fato dos dedos. E agredeço muito todas as dicas.
Se tiverem paciência, dêem uma olhada e me digam o que acham do estado da criatura.
Abraços
Salve.
Essas são as fotos pra vcs analisarem.
Tia Mi, eu também fiquei curioso com o fato dos dedos. E agredeço muito todas as dicas.
Se tiverem paciência, dêem uma olhada e me digam o que acham do estado da criatura.
Abraços
Você disse que todas as partes podres foram trocadas, mas eu vejo muitos sinais de ferrugem mesmo sob toda essa camada de massa (E QUE SERVIÇO DE PORCO MESSSSSSMO!)
Comece de novo amigo. Jateie tudo com areia, ranca essa porcaria de cima e posta as fotos aqui. Aí sim nós vamos poder te ajudar em cada pedaço.
A história dos dedos segue no próximo post...
Realmente eu perdi dois dedos mexendo no jeep, mas é uma longa história. Meu snorkel era um pouquinho diferente dos convencionais (já viram que eu gosto de inventar um pouco né? :wink: ). Ele não tinha a parte sólida por fora, apenas uma mangueira especial... depois de tudo pronto, às 21h do sábado 19/11/2005 (estava preparando ele para o JeePedreira 2005, que seria no dia seguinte) inventei de colocar mais uma abraçadeira, mas queria prendê-la no mesmo parafuso que segura o retrovisor. Para isso eu tinha que abrir um pouco mais o furo da mesma. Não tive dúvidas: abri a abraçadeira, segurei com o alicate de pressão e meti a furadeira (como eu já tinha feito um milhão na vida e quatro só naquele dia). Mas nessa deu errado: quando a broca entrou na lata a abraçadeira travou nela, escapou do alicate e girou junto, cortando fora dois dedos da minha mão esquerda... coisas de mecânico! Risos! O pior não foi perder os dedos: o pior foi não poder participar da trilha!!! Mas saindo do hospital no domingo fui para Pedreira almoçar com os amigos na chegada! :dance:
Bom, fica a lição: morsa SEMPRE! risos!
Abraços!
Predator
Eu desmontei meu CJ inteiro e comecei a fazer tudo sozinho......foi muito bom enquanto era diversão.....instalei freio á disco nas 4 , hidrovácuo e mais um monte de coisas.....O problema é que isso demora demais e a diversão passa a ser obrigação .....no meu caso , nas primeiras semanas , mexia todo dia....depois fui relaxando e mais algum tempo , desisti.....no final das contas , fiquei 1 ano com ele parado , até que encheu o saco e mandei pra uma boa oficina (elas existem sim....é só procurar bem) e paguei o preço justo.
Admiro muito quem tem a paciencia de fazer tudo sozinho ....mas eu não tive.....e não me arrependo.
Beto Lacerda
13/06/2007, 20:52
o namorado dela lamenta até hj o incidente :twisted:
[]'s
o namorado dela lamenta até hj o incidente :twisted:
Betinho querido: VTNODSC!
Te respondo na OFF!!! :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:
Gilbertojipeiro38
17/06/2007, 10:05
Uma mulher jipeira e ainda por cima entende de mecanica.
Nao da pra fazer uns clones e mandar para ca?
Kerosene
17/06/2007, 13:02
É, mulher jeepeira, que manja de mecânica é mais rara que que mosca branca. .. hehehe....
PredadorRJ,
Alguns toques que a gente vai aprendendo ao longo do tempo.....
* tem muito conhecido que levou o jeep pro jato com caminhão e buscou com um saco, tava enferrujado ou o jatista não soube calibrar a força do jato.
* maçarico, passa longe. com chapa fina, um calorzinho retorce tudo depois nunca mais cê consegue chegar de volta.
* solda é com elétrica, baixa amperagem e eletrodo OK46 2mm macio pra martelar e num esquenta chapa na solda.
* martelo leve e tasso pesado.
* corte com lixadeira manual pequena e disco pra corte de inox, com 1mm de expessura.
depois é mão na massa.
espero ter ajudado.....
abraço.
Elmer_Jeep
17/06/2007, 13:47
Uma mulher jipeira e ainda por cima entende de mecanica.
Nao da pra fazer uns clones e mandar para ca?
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Tão aceitando encomendas :pensativo::?:
Quero uma tb :lol::!:
Elmer_Jeep
17/06/2007, 13:59
Voltando ao assunto pq isso aqui é um fórum sério...
Predador, se for mandar jatear mesmo use o Wash Primer após o processo de jateamento. A aplicação é muito fácil e se vc não tiver o macete de manusear a pistola de tinta já vai se acostumando pois o wash é fininho e escorre pra caramba, mas não tem problema quanto mais vc banhar as peças melhor.
Outro detalhe que observei no uso do wash é que quando se faz as soldas pra remendar ou fixar alguma outra parte da lataria a tinta não pega fogo e não derrete tanto quanto as outras.
E após preparar todas as soldas, nivelamento etc de um banho de primer Vermelho Oxido de Ferro. É o mesmo preço do primer universal(cinza) e é mais resistente daí em cima disso vc pode aplicar a massa nos locais que seja necessário.
Nunca aplique massa direto na chapa crua (sem primer) pois a reação quimica cria um ponto de corrosão. Isso é o q muitos funileiros fdp fazem poraí, uma aquecidinha com maçarico, uma batida aqui, outra ali e lá vem uma mão de massa na chapa crua... isso é terrível mas já vi 99% deles fazendo assim.
[]'s tentando ajudar
E depois de toda essa trabalheira, use o fundo PU da Maxxi Rubber antes de pintar. Ele cria uma boa cobertura, tem uma super aderência e esconde pequenas imperfeições deixadas pela lixa. Daí é só lixar com a 280 d'água e... tinta nele! (estou nessa fase!
PredadorRJ
18/06/2007, 20:13
Cada vez que vcs me dão mais uma dica, cada vez mais eu fico p*to com os auto intitulados lanterneiros!!
Tem umas partes que eu não vou conseguir fazer, porque vão além da minha capacidade. O básico pra lidar com ferrugem, eu acho que vou fazer legal. Buracos na lataria não tem. Rebater os amassados, eu acho que vai.
Mas tem duas partes que vão me dar dor de cabeça.
A tampa traseira e o quadro do pára brisa.
Bom, e porque eu fico injurip*to dentro das calças, vcs podem perguntar.
Simples, porque um lanterneiro me disse que a massa PU fosfatiza a lataria onde é aplicada, e que não precisa fosfatizar a lata toda...
Eu acho que vou ter que aprender a dobrar e moldar lata...
Mais uma pergunta. Colocados os calços, como "alinhar" a carroceria? Eu comprei os calços de PU de uma polegada.
PredadorRJ
18/06/2007, 20:14
Ah, e eu também to na fila pra pedidos de clone, com todo o respeito.
Cada vez que vcs me dão mais uma dica, cada vez mais eu fico p*to com os auto intitulados lanterneiros!!
Tem umas partes que eu não vou conseguir fazer, porque vão além da minha capacidade. O básico pra lidar com ferrugem, eu acho que vou fazer legal. Buracos na lataria não tem. Rebater os amassados, eu acho que vai.
Mas tem duas partes que vão me dar dor de cabeça.
A tampa traseira e o quadro do pára brisa.
Bom, e porque eu fico injurip*to dentro das calças, vcs podem perguntar.
Simples, porque um lanterneiro me disse que a massa PU fosfatiza a lataria onde é aplicada, e que não precisa fosfatizar a lata toda...
Eu acho que vou ter que aprender a dobrar e moldar lata...
Amigo, o mais legal de tudo isso é o tanto de coisa que a gente aprende! E cada carro reformado é de um jeito e muitas técnicas precisam ir sendo adaptadas...
Mais uma pergunta. Colocados os calços, como "alinhar" a carroceria? Eu comprei os calços de PU de uma polegada.
Você tem que medir a posição dos calços e passar as medidas para a carroceria. Daí você põe a carroceria em cima, confirma se está certo e fura. Como normalmente os calços são em cima das travessas, tem lugar que é um verdadeiro trabalho de circo para fazer. Daí você encaixa os calços. Tudo isso tem que ser em duas ou três pessoas.
Muito thanks pelos elogios! :oops:
Eu juro que queria que tivessem muito mais mulheres que gostassem de mecânica (embora o tópico seja de funilaria... risos!), mas como dizem meu Amor e meus amigos: eu sou um ponto totalmente fora da curva! risos!
Abraços mecânicos!
PredadorRJ
24/06/2007, 14:00
Salve.
Os trabalhos já começaram, e vão bem. O único problema realmente é o virar chapa.
Assim que a carcaça da criatura estiver melhor, eu vou colocar outras fotos aqui, para análise.
E realmente preciso de dicas no tocante à alinhar a carroceria no chassis.
Abraços
alexandre roveri
25/06/2007, 09:38
Mais dicas de pintura : http://www.pintebem.com.br/prodaut.htm
E para retirar aquela camda de massa que fica na chapa, tem alguma tecnca sem ser com talhadeira e marreta :roll:
Gilberto Ambiel
02/07/2007, 21:08
Primeiramente, quero dar meus parabéns para o Predador, por ter iniciado este tópico :concordo: e pela dura jornada de trabalho que tem pela frente. Falando de mim brevemente, gostaria de dizer que também resolvi enfrentar pessoalmente esta empreitada, principalmente depois de 5 orçamentos de funileiros que me pediram discaradamente de 4 a 6 mil, para tal serviço:shock:( e todos ainda disseram que meu Jeep não está tão ruim), imaginem, depois ainda viria, elétrica, estofamento, acessórios, realmente fora de cogitação no momento. E confesso que está sendo muito gratificante, depois de cada serviço que já fiz, olhar e ver que ficou bom e ezatamente como eu queria. E entendam "como eu queria" sendo o resultado de muita pesquisa aqui no fórum, com mecânicos, sites, até buscando conceitos de engenharia em livros técnicos. Tive que comprar ferramentas, ferramentas elétricas, um compressor de ar, e não para por aí, logo terei uma mecânica completa e serei especialista em Jeep:dance:, como todos que entram de cabeça nesta atividade. Ah..., já faz uns 7 anos que venho fazendo tal reforma desde que o comprei e nunca andei nele. E ainda não fiz nem 1/4 do que quero fazer.
Bem, isso tudo, espero que ajude a incentivar os que estão desanimando pelo meio do caminho.
Agora gostaria de uma ajudinha. Alguém saberia dizer-me como proceder para soltar uma chapa soldada por "ponteadeira"? É que vou substituir algumas partes da lataria que estão podres por peças novas. E também como proceder posteriormente com a soldagem? Alguém conhece as peças da Iron Parts de São Paulo?
Primeiramente, quero dar meus parabéns para o Predador, por ter iniciado este tópico :concordo: e pela dura jornada de trabalho que tem pela frente. Falando de mim brevemente, gostaria de dizer que também resolvi enfrentar pessoalmente esta empreitada, principalmente depois de 5 orçamentos de funileiros que me pediram discaradamente de 4 a 6 mil, para tal serviço:shock:( e todos ainda disseram que meu Jeep não está tão ruim), imaginem, depois ainda viria, elétrica, estofamento, acessórios, realmente fora de cogitação no momento. E confesso que está sendo muito gratificante, depois de cada serviço que já fiz, olhar e ver que ficou bom e ezatamente como eu queria. E entendam "como eu queria" sendo o resultado de muita pesquisa aqui no fórum, com mecânicos, sites, até buscando conceitos de engenharia em livros técnicos. Tive que comprar ferramentas, ferramentas elétricas, um compressor de ar, e não para por aí, logo terei uma mecânica completa e serei especialista em Jeep:dance:, como todos que entram de cabeça nesta atividade. Ah..., já faz uns 7 anos que venho fazendo tal reforma desde que o comprei e nunca andei nele. E ainda não fiz nem 1/4 do que quero fazer.
Bem, isso tudo, espero que ajude a incentivar os que estão desanimando pelo meio do caminho.
Agora gostaria de uma ajudinha. Alguém saberia dizer-me como proceder para soltar uma chapa soldada por "ponteadeira"? É que vou substituir algumas partes da lataria que estão podres por peças novas. E também como proceder posteriormente com a soldagem? Alguém conhece as peças da Iron Parts de São Paulo?
Caramba, 07 anos na espera!? Eu estou a quase um ano no estaleiro e já estou louco pra andar, imagine quem está com sete, rs.... Mas Depois que terminar, com certeza vai valer cada momento de espera, tenho total certeza disso. Paciencia, pois o que está em jogo é nossa vontade, bolso, e felicidade de poder dirigir um jipe. Passei por tudo isso gilberto, no primeiro orçamento, quase bati no cara. Ele me pediu R$4.500 só na mão de obra da lanternagem e pintura (tive que trocar quase toda lataria do jipe e não estava inclusa as chapas no orçamento). claro, não mandei fazer o serviço. eu mesmo caí matando no meu jipe. Comprei esmelhiradeira, kit de solda eletrica e a gás. Ca matando em cima da reforma, mas teve pontos que realmente faltou experiencia, aí pedi um colega meu pra terminar a parte de funilaria, pois coloquei apenas o piso que é de chapa 12 antiderrapante. A pintura vai começar a ser feita esta semana, e vou ter que mandar alguem fazer pra mim, pois estou sem tempo e sem equipamento pra fazer o serviço. Mas ele me cobrou até justo. Ele trabalha bem e sei que vai ficar bom. O resto, chassi, suspensão, motor, todo o restante, só está esperando a carroceria. Ainda colocarei meu tópico aki pra galera ver as fases da reforma do noturno. Pois é, cada um com sua estoria de manutenção. Valeu!
AFFF!!!
Estou a 5 meses com o jeep desmontado e já estou surtando... risos!
Galera, tem uma coisa importante a se considerar nesses orçamentos: ontem estava refazendo algumas contas e cheguei ao 'interessante' valor de R$ 1400,00 APENAS DE MATERIAL!!!! Só de discos de corte, lixas, thinner, tinta e eletrodos foram praticamente R$1000,00 (para quem quiser mais detalhes, vou postar minha planilha de gastos no tópico da minha reforma).
E quem está fazendo sua própria funilaria sabe o quanto isso leva tempo e dá trabalho, por isso os caras cobram caro para fazer direito! O problema é o cara que cobra tudo isso e não faz certo, apenas enche de massa.
Hoje eu vejo que R$4000,00 de mão-de-obra é extremamente justo. Não teria isso para pagar, mas é justo!
Abraços já pintados e montados,prestes a iniciar a parte elétrica.
rafaelsouza
05/07/2007, 18:16
Eu conheço bem as peças da Iron Parts e posso dizer que são muito boas :mrgreen::mrgreen:
Agora falando sério somos proprietários da Iron Parts e qualquer dúvida estamos às ordens :concordo:
Posso adiantar que nossas peças são identicas as originais e que são todas estampadas com ferramental adequado e não apenas viradas em dobradeiras.
É o primeiro post que faço neste tópico e gostaria de aproveitar para elogiar a coragem da galera que pega pra fazer em casa este tipo de serviço, é um trabalho de paciência e capricho ( coisa que é cada vez mais raro poraí ).
Boa sorte para todos e se precisarem de alguma idéia estamos por aqui
As nossas peças são encontradas nas melhores lojas do ramo e já adianto que não posso vender direto ao consumidor, esse papel quem faz são nossos bons revendedores e alguns deles estão devidamente representados no forum.
abrass
rafaelsouza
05/07/2007, 18:26
uma dica. isso aqui embaixo reduz muito a mão de obra sem contar que vc fica com uma carroceria praticamente 0km e não custa muito, este kit eu estou autorizado a vender direto ao consumidor qualquer dúvida estamos aí
[],s
http://www.ironparts.com.br/img_produtos/latariaG.jpg
O q seria esse kit ? Quanto custa ? andei vendo preços de umas peças a parte , lateral direta etc , Estou fazendo a lanternagem de meu cj , e pintando, estou fazendo com um cara aki do lado de casa q me indicaram , um amigo reformou o opala dele la e ficou animal , ja vi umas bandas q ele fez e talz, me cobrou 800 reais pra lanternar ,tirar podres na lateral direita , encima da caixa de roda traseira , embaixo da porta, e no canto traseiro direito , fora pequenas coisas pelo carro , alguns pequenos no quadro etc , nda de mais .o pintor me cobrou mais 1200 pra pintar o carro todo, dentro, pintar minha gaiola , minhas rodas etc , com tinta Pu , ele dando o material tb ..
confesso q fiquei meio assutado rs , meu carro foi pra oficina segunda feira, tou planejando ficar sem o carro uns 40 dias , o maximo q eu posso , so tenho esse carro, pra rodar pra cima eh pra baixo , eh o periodo q vou estar de ferias .
rafaelsouza
06/07/2007, 11:31
Santoro, esse kik compreende as seguintes peças:
já montadas: 2 laterais já montadas nas 2 caixas de rodas já montado no assoalho traseiro já montado na travessa central já montado na armação da tampa traseira e parte traseira toda (se preferir fazemos traseira fechada como o da foto)
Vai solto: 1 assoalho dianteiro e 1 Cx de ferramentas
Este kit sai aproximadamente R$ 2650,00
resumindo vc só vai usar a parte de cortafogo, curvão e painel da tua lata antiga, o resto fica tudo 0Km
depois posto mais fotos
[],s
Hudson Buck
06/07/2007, 18:19
Para encorajar o pessoal que esta pondo a mão na massa, também vou fazer o serviço em casa. Com mais uns dois dias de serviçi devo terminar a adaptação do motor maxion no JPX da patroa ai começa o meu CJ que foi para a funilaria e pintura em dezembro e mal fizeram a funilaria. Antes de tacarem massa por todo lado e pintarem de qualquer jeito eu retirei o veículo que esta todo desmontado em casa. Já havia montado a oficina para adapatação do motor, gastei uns 2.000,00 de equipamentos (talha para 1 ton, ponte rolante, transformador para solda, furadeira de bancada, esmerilhadeira makita, etc). Agora estou acabando de montar a oficina de pintura, comprei o compressor de 10pcm/100litros, pistola HVLP, filtro de ar de grande vazão, etc. Só estou pensando como vou fazer para terminar alguns detalhes da funilaria, não sei se tento com solda elétrica ou se deixo tudo no jeito e alugo um equipamento de solda mig por um mês (+ ou - 300,00 por mês). Com a solda elétrica (sou autodidata) sei que será necessário muita precisão e experiência, para isto posso treinar em pedaços de chapa. A mig eu nunca usei, dizem que até certo ponto ela supre a falta de conhecimento do operador (??????), o que seria bom no meu caso. Se alguém tiver experiência no assunto e puder contribuir, será aceito de bom grado.
Abraços.
rafaelsouza
06/07/2007, 18:39
Hudson, sem a menor dúvida vá de MIG, ela é MUUUUITO mais fácil de soldar que a eletrica, sem contar que a solda é mais limpa pois não tem a casca do eletrodo, o unico segredo está na regulagem da potencia e na regulagem da velocidade do arame, tenho certeza que se praticar em pedaços de chapa uns 2 dias vc pega a manha.
[],s
rafaelsouza
06/07/2007, 18:45
Esqueci de dar outra dica, a quando for soldar com MIG no caso de remendos sempre use chpas novas e a sua chapa antiga limpe bem pois a MIG "não gosta" de chapa velha e suja, outras dicas : já que vai alugar a máquina alugue tbm uma mascara automatica daquelas que só fica escura quando vc começa a soldar, para um iniciante é a melhor coisa. Não esqueca tbm de usar camisa de manga comprida pois a solda queima mais que sol do meio dia, principalmente pra que não esta acostumado
se lembrar de mais coise depois eu posto
[],s
Hudson Buck
06/07/2007, 19:03
Valeu Rafael.
Realmente estou propenso a alugar a mig. A máscara automática tbém é uma boa. Andei xeretanto para comprar uma mas custa caro, uns 600,00. Encontrei só o visor que pode ser acoplado em outras máscaras, acho que custava uns 400,00. Acho que seria legal pedir para alguém trazer do exterior. Alguém sabe o nome deste visor de escurecimento automático em inglês???
Abraços.
Hudson Buck
06/07/2007, 19:06
Achei em inglês: é Automatic Welding Mask. Estou fazendouma busca para ver os preços em U$.
Gilberto Ambiel
06/07/2007, 20:23
Rafael, estou decidido a comprar as peças da Iron Parts, ainda mais agora que você disse que são fabricadas com ferramental de estamparia. Gostaria de saber qual é a expessura das chapas? Também gostaria de saber se você poderia me dizer como proceder para separar a peça velha que irá ser substituída do resto que vai ficar, pois são soldadas com ponteadeiras. Furar com broca no lugar do ponto de soldagem seria uma maneira aceitável?
Olha , so , de soldo eu manjo rs , se for alugar comprar uma maquina mig , arrume um visor total como o pessoal esta falando , todos os visores hj em dia são automatico quanto a sua proteção .
Mig eh relativamente facil de soldar ,mas cuidado com o q vc vai soldar , n basta ter uma boa a aparecencia a solda tem q ter penetração e fusão tb , eh bom praticar em pedaço do msm material do seu jeep , msm espessura, com isso vc pega a manha da velocidade de alimentação e corrente ,atente tb para o gas de proteção q c vai usar . tambem tem q ver o arame q vai usar , espessura etc ...
Pro pessoal q gosta de fazer o serviço em casa , há maquina hj em dia que n custam mto , na casa de uns 3 a 4 mil , mto compactas .
Hudson Buck
07/07/2007, 21:13
O nome completo da máscara com auto escurecimento é auto darkening welding mask. A mácara completa, em concordâncnia com as normas americanas de segurança, achei atá por US$ 100,00. Depois tem umas que vem até com rádio embutido.
Abraços.
rafaelsouza
09/07/2007, 12:04
Hudson, como o santoro disse muitos são automaticos quanto a proteção mas tem algumas como as que eu tenho aqui que tem regulagem para ficar mais claro e mais escuro se vc conseguir trazer dos EUA vai ficar com certeza mais barato, boa sorte aí.
Gilberto a maioria das peças são feiras em chapa 18 ou seja 1,23mm essa espessura é identica a original, alguns dizem que originalmente éram 16 ou 1,5mm mas não é verdade a olho nú parece que é mais grossa mas normalmente isso se deve ao fato das varias demãos de tinta e massa plastica, se utilizar um micrometro vai ver que são 18, as vezes recebo encomendas de assoalhos em chapa 16 mas infelizmente não posso fazer pois colocaria meu ferramental em risco sem contar que comprometeria a qualidade do repuxo do tunel, as vezes existe uma sensação de que os assoalhos novos vão enferrujar rápido mas se for feito um bom trabalho de funilaria e pintura principalmente seu assoalho vai durar tanto quanto o seu original que éra de chapa 18 e durou às vezes 40 anos
Sobre o desponteamento é isso aí: limpe com uma lixa até descobrir o local dos pontos e depois use uma furadeira para perfurar o ponto, procure fazer isso sem furar as duas chapas procure furar apenas a de cima para facilitar o reparo depois
bom é por aí qualquer outra dúvida estamos ás ordens
[],s
(...)Hoje eu vejo que R$4000,00 de mão-de-obra é extremamente justo. Não teria isso para pagar, mas é justo!
Ow, R$4000,00 ? :shock:
Acho dinheiro demais da conta pela mão de obra para lanternagem (ou funilaria) e pintura.
No Woody me foi cobrado R$1600,00 incluindo mão de obra e material, sendo que a pintura é do tipo perolizada e o verniz usado foi o PPG com três camadas :concordo:.
Além disso, comprei o primer de fundo e o alcatrão de hulha (uns trezentos reais).
Pode ser que nos grandes centros os custos sejam maiores, mas aqui na roça um bom "selviçu" (nada comparado à X4 :mrgreen: ) fica bem mais barato.
Estou a 5 meses com o jeep desmontado e já estou surtando... risos!
Calma Tia Mi :mrgreen:
Se serve de consolo, esperei dois anos de reforma :evil:, sem contar que ao final desse tempo todo tem os ajustes até que a viatura fique confiável.
[]'s mais do que paciente,
Aurélio
Pessoal antes que eu me esqueça.
Pros amigos que viram meu Jeep no ultimo encontro percebeu que ele esta fosco, isso porque nao me informei corretamente ao envernizar ele e agora to pagando o preco.
Ao terminar de pintar, deve-se passar NO MINIMO 5 camadas de verniz bicomponente. Isso porque no lixamento com lixa 1200 e polimento com massa, 3 dessas camadas voce ira perder, ficando apenas 2 camadas.
Eu passei apenas 2 camadas de verniz e fiz um lixamento beeem de leve e nao posso fazer o polimento senao o Jeep ficara apenas na tinta. Tudo bem agora aprendi a fazer da forma certa.
Na proxima oportunidade que for desmontar ele, vou passar mais 3 camadas de verniz para entao finalmente poder terminar em definitivo. Nao é o fim do mundo, mas sera muito chato desmontar o Jeep inteiro só para envernizar.
Na mesma oportunidade vou passar uma nova camada de emborrachamento por baixo dele. O capo tambem sera repintado inteiro e irei consertar uns probleminhas de alinhamento dele.
Quando eu pintei ele comprei 4 litros de tinta, sobraram mais ou menos uns 2 litros, tudo bem que nao é perdido porque retoques sempre sao necessarios, mas que ja fique-se sabendo que se nao for pintar por baixo, com 2 - 3 litros da pra pintar ele em 3 demaos.
Mais uma dica, pode-se escolher o fundo primer numa cor proxima a que se vai usar no Jeep, isso economiza no numero de demaos. Como eu usei aquele fundo importado que é num tom meio esverdeado ja economizei numa demao. A diferenca de preco nao foi grande para o fundo nacional e só usei uma lata de 1l.
De resto estou muito satisfeito com o servico MADE IN EU MESMO.
As proximas ideias serao fazer portas em fibra de vidro e pintar na cor do carro e fazer umas caixas acusticas em fibra tbm.
Rafael tem como ser fabricada somente esta parte?
Milton Quindim
24/07/2007, 11:46
Pessoal antes que eu me esqueça.
Pros amigos que viram meu Jeep no ultimo encontro percebeu que ele esta fosco, isso porque nao me informei corretamente ao envernizar ele e agora to pagando o preco.
Ao terminar de pintar, deve-se passar NO MINIMO 5 camadas de verniz bicomponente. Isso porque no lixamento com lixa 1200 e polimento com massa, 3 dessas camadas voce ira perder, ficando apenas 2 camadas.
Eu passei apenas 2 camadas de verniz e fiz um lixamento beeem de leve e nao posso fazer o polimento senao o Jeep ficara apenas na tinta. Tudo bem agora aprendi a fazer da forma certa.
Na proxima oportunidade que for desmontar ele, vou passar mais 3 camadas de verniz para entao finalmente poder terminar em definitivo. Nao é o fim do mundo, mas sera muito chato desmontar o Jeep inteiro só para envernizar.
Na mesma oportunidade vou passar uma nova camada de emborrachamento por baixo dele. O capo tambem sera repintado inteiro e irei consertar uns probleminhas de alinhamento dele.
Quando eu pintei ele comprei 4 litros de tinta, sobraram mais ou menos uns 2 litros, tudo bem que nao é perdido porque retoques sempre sao necessarios, mas que ja fique-se sabendo que se nao for pintar por baixo, com 2 - 3 litros da pra pintar ele em 3 demaos.
Mais uma dica, pode-se escolher o fundo primer numa cor proxima a que se vai usar no Jeep, isso economiza no numero de demaos. Como eu usei aquele fundo importado que é num tom meio esverdeado ja economizei numa demao. A diferenca de preco nao foi grande para o fundo nacional e só usei uma lata de 1l.
De resto estou muito satisfeito com o servico MADE IN EU MESMO.
As proximas ideias serao fazer portas em fibra de vidro e pintar na cor do carro e fazer umas caixas acusticas em fibra tbm.
Isso que o Dic tah falando eh tudo mentira...soh para hunilhar os amigos assim como eu que naum temos o mesmo talento...
Quem quizer ver a obra prima deste sem vergonha eh soh entar no tópico abaixo e ver que este papinho de que naum ficou bom eh tudo invenção...nunca tinha visto um jipe taum certinho que bnem o dele ...deu ateh vergonha de mostar o meu Quindim...huhuhuhsususuhsuhsuhuhsuhauhauhauh
olhem soh deve estar lah pela decima pagin...acho
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24074
rafaelsouza
24/07/2007, 17:55
Rafael tem como ser fabricada somente esta parte?
Hummm:pensativo:
vou ver com a galera da produção aqui e te falo amanhã
[],s
PredadorRJ
13/09/2007, 13:17
Salve!
Depois de longa ausência, comunico que as adaptações já foram terminadas.
Sinceramente, eu não levo o mínimo jeito pra lanterneiro... mas fiz uma descoberta "cosmética": thinner e solventes comem as cutículas....
As adaptações foram: colocação de pedaleira suspensa, trilhos dos bancos do opala e preparação pras novas lanternas e setas.
Na parte de lanternagem, o fundo da criatura já foi quase todo acertado. Por acertado entenda-se lixado, corrigido, fundo fosfatizante, surface bi componente para então receber a tinta.
Só falta agora o resto da carroceria e dar uma geral no chassis.... quase nada.
Vamos ver quanto tempo até a criatura andar...
Abraços!!!
alguma resposta??????????????????
Paulo Sabra
16/09/2007, 19:47
Ortiz,
Já perdi as contas do número de companheiros Jipeiros, que o Rafael Souza (da Iron Parts e da X4 Aventura) deixou falando sozinho. Aconselho não esperar por resposta dele, mas procurar outras alternativas ou empresas que podem atender melhor.
De quem tem experiência própria.
Elmer_Jeep
17/09/2007, 00:39
Ortiz,
Já perdi as contas do número de companheiros Jipeiros, que o Rafael Souza (da Iron Parts e da X4 Aventura) deixou falando sozinho. Aconselho não esperar por resposta dele, mas procurar outras alternativas ou empresas que podem atender melhor.
De quem tem experiência própria.
Aconselho entrar em contato com a empresa que é séria, idônea e produz peças de qualidade, o Rafael cuida de muita coisa e talvez tenha esquecido dessa consulta, também pode não ter recebido a notificação do tópico no email.
Ortiz, se vc realmente tem interesse não espere apenas por respostas aqui no fórum. ;-)
[]'s
pois é Elmer, me assutei com a mensagem acima, pois o rafael sempre respondeu as outras......
so escrevi a mensagem pra lembra-lo, pois eu tb sou assim, e como ainda é um plano pro futuro, não estava com muita pressa so me lembrei estes dias da consulta que fiz pra ele.
valeu.
rafaelsouza
17/09/2007, 18:34
Pessoal, acabei de acessar e ví este post.
Quero aproveitar o momento para me desculpar com os amigos que talvez deixei sem resposta, estou passando por um momento meio conturbado à nível de tempo pois voltei para a faculdade e aqui no trabalho está muito corrido mesmo, vou aproveitar para deixar claro que que não cuido mais (profissionalmente) da parte de internet da X4 por isso qualquer dúvida ou solicitação devem ser direcionadas à 11 61944515 ou contato@x4aventura.com.br
Sobre a Iron Parts estamos disponíveis no 11 6785-1221 ou pelo e-mail rafael@ironparts.com.br
Tenho procurado atender da melhor forma possivel os que "conseguem" contato comigo, gostaria de poder fazer isto melhor.
Paulo, (eu Rafael) me lembro de ter respondido alguns e-mails de sua autoria da melhor forma possível quando falavamos sobre sua pretenção de comprerm um CJ3, inclusive me lembro que no ultimo e-mail que recebi pedi que repassa-se suas solicitações para outro e-mail depois disso nunca mais recebi mais e-mails, talvez por algum motivo eu não tenha recebido este ultimo, bom de qualquer forma Paulo, me repasse seu e-mail que terei o maior prazer em responder como fiz das outras vezes, eu estou a disposição nos contatos que coloquei acima da Iron Parts e se quiserem aí vai meu celular 11 7130-4689
Ortiz, reconheço que falhei em te reportar sobre sua solicitação, na verdade já conseguimos fazer a peça e o preço lhe passarei agora por MP
qualquer dúvidas pode me procurar nos contatos da Iron Parts acima.
abraços
Rafael Souza
alexandre roveri
18/09/2007, 09:15
Voltando a falar sobre pintura :mrgreen: :- Pintei meu santo antonio maceral , mas está descascando muito facil ! Passei uma mão de wash primer e depois uma tinta esmanlte sintetico !
Alguma sugestão pra melhorar a ancoragem :?: Sem ter que tirar a pintura epoxi de fundo ;)
PredadorRJ
18/09/2007, 09:49
Só de curiosidade: vc mandou o wash primer por cima da epóxi? Não precisaria.
Não usa o esmalte sintético não. Usa automotiva que segura, e a epóxi serve de base. É só dar uma lixada de leve na epóxi e pintar por cima, com a automotiva.
Abraços
Paulo Sabra
19/09/2007, 20:06
Rafael e Elmer,
Quero pedir desculpas quando excedi nas colocações sobre o Rafael.
Na verdade se ainda temos alguma coisa no Brasil que atenda ao nosso hobi de Jipeiros, se deve a família Souza do Rafael.
Mil desculpas.
Paulo Sabra
Elmer_Jeep
19/09/2007, 23:43
Rafael e Elmer,
Quero pedir desculpas quando excedi nas colocações sobre o Rafael.
Na verdade se ainda temos alguma coisa no Brasil que atenda ao nosso hobi de Jipeiros, se deve a família Souza do Rafael.
Mil desculpas.
Paulo Sabra
Tranquilo cara, às vezes eu me sinto em casa aqui no Fórum e acabo falando besteira tb. :putz:
[]'s :concordo:
PredadorRJ
04/08/2008, 13:46
Salve!
Depois de um ano, a lanternagem tá chegando no final.
Agora, mais do que nunca, eu afirmo, parafraseando um conhecido meu "cada um com seu cada um".
Perdi a conta de quantas vezes tive que consertar erros, de quantas vezes a solda me deixou vendo estrelas durante um tempão e de quantas vezes me machuquei.
E isso tudo com auxílio de um lanterneiro. Se eu fosse fazer sozinho, era melhor vender a viatura.
MAS, eu acho que vai ficar legal. Postarei as fotos aqui, se Deus quiser em breve.
No mais, fica aqui um testemunho/relato/agradecimento: se não fosse pelo fórum, pelos amigos virtuais que nós fazemos e que sempre estão prontos pra ajudar, a viatura não iria ficar pronta, nunca.
Espero que não demore mais tanto tempo pra eu colocar mais algum post aqui.
vavarusso
28/07/2011, 21:31
Gostei do tópico por isso estou empurrando-o para cima pra ver se alguém tem novidades.
Prá quem tem local apropriado (espáço), ferramental e acima de tudo "habilidade" ..... Eu fico fascinado lendo e principalmente vendo as fotos do progresso das viaturas. !
HenriqueRS
22/08/2011, 11:01
Bom dia galera do fórum!
Estou há quase 1 ano restaurando meu CJ3b 1953 (tópico na minha assinatura).
Com o chassis terminado (ou melhor, quase :rolleyes:) comecei a carroceria. Como eu to fazendo todo o serviço de todo o Jeep (espécie de hooby), resolvi me arriscar na carroceria também. O primeiro passo foi o jato de areia. Como to tentando deixar com o mínimo de massa (quero ver se consigo deixar precisando de massa só nas emendas), achei que era uma boa idéia.
Sem dúvida meu deu uma boa desamimada (apareceram bastante problemas), mas, na minha opinião, é o melhor jeito de fazer algo decente. Passei fundo e agora to chapeando.
Aí vão algumas fotos do que tô fazendo, são referentes ao curvão traseiro direito, que é a parte que tá pior, e da carroceria toda.
HenriqueRS
22/08/2011, 11:07
mais algumas...
Falta fazer a parte reta onde vai presa a lanterna traseira e também terminar o reforço que vai por trás da lata. Depois disso posso soldar o curvão de volta :concordo:
Rodrigo Baratti
22/08/2011, 16:15
Henrique,
Ta ai uma coisa que nunca fiz e que gostaria de aprender a fazer.
Só dou azar com funileiro e fazer pequenos reparos seria legal.
[]'s
Rafaminc
22/08/2011, 16:40
Henrique,
Ta ai uma coisa que nunca fiz e que gostaria de aprender a fazer.
Só dou azar com funileiro e fazer pequenos reparos seria legal.
[]'s
Eu nunca tinha trabalhado com pintura automotiva, mas comprei um compressor de 350,00 (25l) + uma pistola de 70,00 e saí pintando e chapeando.
Ainda não meti a mão em tinta PU, mas na velha Duco eu já me garanto e mesmo não acertando a mão 100%, é só fazer o resto do acabamento com lixa e água.
Prefiro a Duco pela facilidade de pintar, rapidez da secagem e preço mais acessível. Claro que em um carro moderno, o ideal é PU ou poliester, mas para o meu bico já está mais que bom...