PDA

Ver Versão Completa : Eixo flutuante na band

Janus
09/06/2007, 00:09
Olá pessoal,

Como faço para reconhecer no "olhômetro" se uma band é equipada com eixo flutuante? Tem alguma coisa visível externamente? algo que o diferencie de forma clara do semi-eixo normal?

abs

folgado
09/06/2007, 08:48
Boa pergunta.
Eu acrescentaria: não só da Band, mas de um Willys também...

marcio meira rocha
09/06/2007, 12:13
No topico preço de band curta possui uma foto do flutuante da band,post 21

Um abraço.

Marcio
Band 85

Elmer_Jeep
09/06/2007, 13:31
na band ou no CJ vai ter um cubo de roda igual ao q tem na dianteira, apenas sem roda livre.

Jun Okada
09/06/2007, 22:07
eixo flutuante tem no centro da roda um ressalto como na dianteira onde vai roda livre.

Hugo4x4
10/06/2007, 13:12
Pessoal,

Do manual da Band tirei duas fotos que estão em anexo, uma do eixo flutuante onde se vê o cubo saliente no centro da roda e o não flutuante a ponta do eixo faceia a roda.

Ricardo_Boiadeiro
29/09/2010, 22:28
Boa noite!

Possuo uma band com eixo traseiro não flutuante, o que acontece se o eixo quebrar??? Qual a frequencia que isto pode ocorrer em trilhas leve??? Como minimizar este risco?

obs: me falaram que se quebrar o eixo a roda cai, isto é verdadeiro?

Valeu e boas trilhas e muito barro a todos os toyoteiros

Acurvelo
30/09/2010, 11:45
Boa noite!

Possuo uma band com eixo traseiro não flutuante, o que acontece se o eixo quebrar??? Qual a frequencia que isto pode ocorrer em trilhas leve??? Como minimizar este risco?

obs: me falaram que se quebrar o eixo a roda cai, isto é verdadeiro?

Valeu e boas trilhas e muito barro a todos os toyoteiros
Amigo Ricardo,

Muita calma nessa hora!! Se quebar a roda irá passar ao teu lado e voce notará uma inclinação excessiva do veiculo para o lado que quebrou e já sabe.... "Deixo os palavrões de lado! Para isto ocorrer é quase impossivel em trilhas leves, impossivel de minimizar. Realmente a roda cai, e algumas vezes até o carro pode tombar. quanto ao eixo que voce tem é igual ao meu e quase todos os CJ's e outros jipes. O que aconteceu foi que para a Toyota para aumentar a capacidade de carga de suas Pick Up's e manter o alto nivel de segurança sem encareçer muito, implantou o eixo "Flutuante". Este sistema apenas prendeu o cubo com uma porca, dividiu o semi-eixo para ter o cubo e a roda presa e quanto a outra "comum" é presa ao semi eixo como o seu e o meu são. Com certeza o fator segurança em caaaaaaso de quebra é bem maior em função do aumento de capacidade de carga por eixo que a pick up tem. Eu particularmente acho que pra quebrar um semi eixo desse tu tem que judiar bem da bixa!!! Já vi varios topicos com este assunto, tambem todos não são conclusivos e cada um tem sua opinião. Corro até o risco de ser ridicularizado por alguem com o que to te dizendo, mas em 10 anos ja até puxei onibus atolado, trilhas media, estradas esburacadas, nunca quebrou o semi-eixo.

Finalmente acho que no que voce diz que utiliza em função da resistencia do eixo, larga isso e investe em outra coisa.

Abraço e boas trilhas,

fabioabe
30/09/2010, 16:34
Eu coloquei o eixo flutuante na minha pq consegui por um preço muito atraente, senao nem ia trocar.
Outra coisa, existem poucas opcoes de bloqueio para eixo semi-flutuante. Esse tbm foi um dos motivos da troca.

Att
Fabio