PDA

Ver Versão Completa : Radio PX - PA - Public Address



Andre 4x4
23/04/2004, 01:55
Caros Amigos

Gostaria de saber qual a diferença da saida PA e EXT, existentes na parte traseira do Radio PX Cobra 19DXII e tambem em outros radios.

Pelo que sei a saida EXT é para ligar um alto falantes externo, ok

Mas a PA? para que serve?

Pelo que andei lendo, a saida PA é para ligar um Sistema de Altavoz..
Oque seria isso?

Se alguem conhecer esse sistema, favor me esclarecer.

Abraço

Andre

Luiz Claudio
23/04/2004, 15:59
Caros Amigos

Gostaria de saber qual a diferença da saida PA e EXT, existentes na parte traseira do Radio PX Cobra 19DXII e tambem em outros radios.

Pelo que sei a saida EXT é para ligar um alto falantes externo, ok

Mas a PA? para que serve?

Pelo que andei lendo, a saida PA é para ligar um Sistema de Altavoz..
Oque seria isso?

Se alguem conhecer esse sistema, favor me esclarecer.

Abraço

Andre

Fala André,

Essa saída na traseira do rádio é para ligar um alto falante do lado de fora do veículo (tipo esses sistemas que carros blindados tem para que o motorista consiga falar com quem está fora do carro).
Uma vez ligado esse alto-falante, basta você colocar o respectivo botão na posição PA e apertar o PTT para falar e usar o sistema como se fosse um megafone.
Aí é só começar... "Olha a Pamonha quentinha"... hehehe

[]'s...
:D :D :D

Andre 4x4
23/04/2004, 17:34
Valeu Luiz.

Esse Alto Falante é ligado direto ou necessita de um amplificador ??
Voce tem ideia da potencia do Alto Falante??

Abraço

Andre

marcelino
24/04/2004, 20:46
Senhores,

Se posso me intrometer no assunto, as informações de potencia de saida de áudio externa ou PA - Public Adres (anuncio público) podem ser obtidas no manual do seu rádio. Caso voce não o tenha ou valor poderia ser obtido por uma montagem eletronica muito complexa, o que não recomendo para os que não são da área ou não tem tempo. Sugestão conecte um alto falante externo de 50 watts, via cabo de boa potencia e experimente a função PA. Cuidado com a microfonia, mantenha o microfone longe do Alto Falante. Normalmente as saidas de áudio para PA sáo boas. Se voce quizer mais potencia por qualque motivo voce pode inserir um outro amplificador tipo mono (só se utilizará uma saída) e acopla lo por meio de um capacitor eletronico. Se voce não tem intimidade com a coisa qualquer loja de som poderá lhe auxiliar... Sugiro uma corneta de som externa a prova de água se voce vai utiliza lo no dia a dia....

Um abraço a todos

Luiz Claudio
25/04/2004, 15:54
Marcelino,

Valeu pela resposta!!!

[]'s...
:D :D :D

Andre 4x4
25/04/2004, 19:21
Luiz e Marcelinho

Valeu as dicas, obrigado

Aproveitando que voces entendem de Radio, pergunto outra coisa.
Tenho um VHF Kenwood TM-241 e um PX Cobra 19DXII.

Estou pretendendo, nos dois,..... "separar" a parte da frete (painel) do corpo dos Radios, ou seja, transforma-los tipo Radios com a Frete destacaveis.

Fica mais bonito, colocar somente as "frentes" no painel e o "corpo" escondido dentro do Painel do Carro.

Pergunto:
Voces conhecem alguem que já tenha feito isso? Para que eu possa trocar umas ideias e experiencias

Abraço

Andre

marcelino
25/04/2004, 19:50
Prezado André

Alguns rádios tem esta possibilidade de destarcar se o comando do rádio, chamamos de "comando extendido", muito útil quando não se tem muito espaço para instalação, ou quando queremos incrementar a instalação deixando, por exemplo, o rádio no porta malas do veiculo e somente o comando no painel do rádio. Existem ainda alguns modelos, por exemplo o KENWOOD TMV7 que dispõe além do comando extendido a frente "destacável", onde voce pode, como nos Toca Cds ou Toca Fitas retirar o painel para evitar o furto do veículo....

Note que voce deve pesquisar se o seu modelo de rádio apresenta tal opcional, mas se este não tiver esta opção não aconselho nenhum tipo de "RTA" *Recurso Técnico Alternativo ou simplesmente Gambiarra), os equipamentos os comandos de rádio necessitam de uma lógica complexa pois os comandos a serem operados "a distancia" são muitos. Qualquer erro e será fatal....

Um abraço a todos....

Andre 4x4
25/04/2004, 20:13
Caro Marcelinho

Conheço varios com a frente destacavel, incluisive tenho tambem um TM-V7, mmmaaaaaaassssssss...

Gosto de inventar coisas.

Já abri os dois e vi que não é complicado, por exemplo, o Cobra,... o painel é uma plaquinha soldada na placa principal com 32 contatos ligados, ou seja, separo o painel do corpo e interligo eles com aqueles cabos que ligam os HD´s na mother-board.
Alem do mais... não conheço nenhum PX com a frente destacavel.

Outra modificação interessante (a qual já fiz) é trocar o Mike por aqueles pequenos (para HT´s) e retirar o conector do radio e levar o conector ate o cosole perto do freio de mâo, ou seja, o corpo do Radio fica dentro do Painel do carro (escondido), a frente fica grudado no painel abaixo do CD Player e o Mike fica encaixadinho no console.
Fica mais bonito...

Há... a conecção do 241, do painel e o corpo e cerca de uns 20 fios.., facil de fazer tambem

So queria saber se alguem já fez, para pegar alguma dica, sacou.

Complicado mesmo...é mulher gorda vestir calças, heheheheh

Abraço

Andre

marcelino
26/04/2004, 08:31
Prezados

Vá em frente e coloque o seu projeto a disposição dos demais participantes. Boa sorte.

andretomasi
26/04/2004, 13:47
Fala Xará,

Uma idéia é você usar botôes de painel, esses com rosca e porca, e fixar no painel, incluindo conector pro mike, e deixar o corpo do px embutido, seguindo essa tua idéia de puxar os fios do circuito.. aí você fica com o PX fixo no carro, e à prova de assaltos.. Os botôes originais acho que são fixos na frente do corpo do px, pra embutir no painel dava pra fazer uma montagem bem show com botões novos..

[ ]´s

Andre 4x4
29/04/2004, 04:08
Fala Xará,

Uma idéia é você usar botôes de painel, esses com rosca e porca, e fixar no painel, incluindo conector pro mike, e deixar o corpo do px embutido, seguindo essa tua idéia de puxar os fios do circuito.. aí você fica com o PX fixo no carro, e à prova de assaltos.. Os botôes originais acho que são fixos na frente do corpo do px, pra embutir no painel dava pra fazer uma montagem bem show com botões novos..

[ ]´s

Acho que não é isso pelo que entendi a sua ideia...
O painel co 19DxII tem um Display de 2 Algarismos, duas chaves, dois potenciometros e uns 7 Leds.
Fica mais facil, separar o Paines do radio (usa-se um cabo de computador de 40 vias) e leva o Painelzinho (cerca de uns 2 cm de espessura) e fixa com fita dupla face em qualquer parte do Painel do carro.
E o conector do mike pode ser levado até o console onde o mic fica guardado, efitando aquele fio pendurado.

Eureka.... agora tive outra ideia.... Alem de usar o cabo de 40 vias, usa-se o conector tambem de 40 pinos (usados nos CD-ROM´s e HD´s) fixa-se esse conector no Painelzinho, ai pode-se retirar o painelzinho, toda vez que foi sair do carro

Chique, héinn

[]´s detachables

Andre

andretomasi
29/04/2004, 12:24
Fala André,

Eu entendi que você pensou em fazer o painel destacável.. apenas sugeri a idéia de fazer os controles do painel do px embutidos no próprio painel do carro. Ia parecer que o px veio original de fábrica no carro :lol: .. mas com certeza daria um trabalhão pra fazer mesmo :?

[ ]´s

Andre 4x4
29/04/2004, 18:01
Valeu keko

A sua idéia tambem é muito interessante, vou estuda-la as possibilidades

Quando achar tempo para fazer essas bobagens, eu posto aqui no forum os resultado, ok.

Abraço

Andre

tony fran
29/07/2011, 20:00
rapasiada boa !! voutando ao o assunto da corneta cara botei amplificador ao deu certo ,coloquei a saida do PA no auxiliar do cd player e a mesma coisa !! o problema nos dois casos e a microfonia nao tem jeito de eliminar
sera que alguem poderia me dar uma luz ,agradeço desde ja!!


ass: tony fran