PDA

Ver Versão Completa : Ajuda - Molas, Amortecedores e Acessórios



Paulo Lucena
22/04/2004, 23:21
Salve, salve grande tribo Engeseira !!!

Estou chegando por aqui e fiquei muito feliz de descobrir amantes, como eu, de um Off-road que certamente está e vai ficar por muito tempo na história desse País.
Minha passagem na lama começou com uma Honda XL250 e outras até um Willys 62/63 (que tenho a 14 anos). Mas sempre muito apaixonado pelo Engesa....em 2000 decidi montar um. Comprei da ISM um Kit (chassi, lata completa, tanque, parachoques e painel) da F3-Jordânia
que estou montando a 4 anos. Ainda não terminei, mas hoje ela já está com 15 mil KM só me dando alegria.

Montei a ARARA-AZUL com câmbio 5m+red e eixos diferenciais Toyota Bandeirante + um motor diesel Maxion S4T, rodas 15x8 e Pneus BF33",
Capota de Fibra + Ar Cond.
Está tudo maravilha, mais preciso da ajuda/experiência de voces que estão "respirando Engesa" a mais tempo que eu.

Tenho lido bastante esse chat, mas confesso que não consegui esclarecer minhas dúvidas/problemas. É o seguinte:

1-Molas/amortecedores: Tenho amortecedores de f-4000 e as molas
comprei na Rota 4x4. Qdo. eu passo numa lombada ou depressão sinto
que o Jeep joga as pessoas para cima (principalmente que está atrás),
como se o amortecedor não tivesse ação ou como se as molas
traseiras fossem mais fortes que os amortecedores. Outro dia coloquei
10 pessoas nela e sai dar uma volta ficou deliciosa.....(???)....
Vi aqui algumas sugestões como amortecedores de 1113/F-1000/Rancho
e molas de Sueden,DelRey c/ar, F-1000.
Considerando a configuração da Arara-Azul, ou seja, uma Jordânia
(maior e mais pesada que a F1 e F2) sendo ainda Diesel (MaxionS4T),
qual na opinião dos Parceiros seria uma boa alternativa para resolver
essa parada ??.
2-Acessórios: Em vez do parachoque dianteiro original, gostaria de colocar
um parachoque com quebra-mato, sup para milhas...
Preciso ainda de peito de aço (aluminio) e Snorkel.
Poderiam por favor indicar alguma loja que venda ?. E se for no
artezanal, quem faz bem em Sampa e Região ?.

Bem, acho que já abusei bastante.
Agradeço a oportunidade e um grande abraço a todos.

Eduardo Velo
23/04/2004, 00:49
Paulo ,bem vindo ao site , ta no lugar certo aqui tem bastante engeseiro pra te auxiliar .
Tenho um Fase 3 Azul Tbm , motor Q20B , ta com molas originais e amortecedor F4000 , tente abrir esse amortecedor pra ver como é difícil ... o problema é que mola helicoidal age assim mesmo , a fama dos Engesas é essa , pegou buraco com velocidade decola ...
Molas mais duras tendem a piorar , entre outras coisas , estabilidade .
O jeito é maneirar em lombadas e andar devagar nas trilhas ...
Vc está com uma baita maq. : eixos , cambio e red. band , maxion e AC , o negócio é andar com o carro desfilando , curtindo , na manha ...

Qdo for vender me avisa , tem um bocado de gente querendo comprar o meu , mas por enqto não está a venda ...

[]s ...

Alemão/ F II
24/04/2004, 19:14
Parabéns Paulo , pela sua bela raridade , Arara Azul !!!
Temos poucos FIII rodando e é um prazer receber um desses em nossa lista ....
Sobre as dicas fique sempre de olho por aqui .....tem muita gente que conhece bastante sobre o Engesa , e logo vc tira sua dúvida :lol: :lol:
Abraços

Carlos
26/04/2004, 11:13
O que é ISM? como vc adquiriu o Kit?

Eduardo Velo
26/04/2004, 11:36
O que é ISM? como vc adquiriu o Kit?

Carlos , ISM era um auto peças que vendeu o estoque para o João Eduardo da Rota 4x4 , um dos ex donos montou o Zanesco Peças ...

Em S. Luiz tem muitas picapes acho que por aí não tem dificuldade de peças né ??

[]s...

Paulo Lucena
27/04/2004, 19:05
Oi pessoal !!!

Obrigado pela receptividade, incentivo com à Arara-Azul, e claro pelas dicas.

Falando em dicas............alguém tem alguma para Acessórios para Engesa (parachoque c/ quebra-mato, peito de aço, snorkel...), onde comprar e/ou fazer ???

Desculpe a demora em responder, pois minha maquina estava com vírus.

Grande abraço,

Eduardo Chaves
27/04/2004, 19:30
Paulo,

Dê uma olhada nestes links...

http://www.todoterreno.net/prod_engesa.htm

http://www.atlantida4x4.com.br/ Clique em Produtos -> Acessórios -> Engesa

[]'s...

Paulo Lucena
29/04/2004, 19:47
Eduardo,


Valeu a dica!!

Vou fazer contato, ainda essa semana.


Obrigado,

haundrich
22/05/2004, 10:57
...... o problema é que mola helicoidal age assim mesmo , a fama dos Engesas é essa , pegou buraco com velocidade decola ...
Molas mais duras tendem a piorar , entre outras coisas , estabilidade .
O jeito é maneirar em lombadas e andar devagar nas trilhas ...


[]s ...

Isso é interessante... Se vc pega uma lombada de lado, o carro nem sente. Se pega as 2 rodas juntas, ele "decola"...

Será que não tem mesmo como melhorar essa característica de absorver obstáculos?

Existe molas Sueden para o engesa diesel?
Outra pergunta: As molas para o Engesa Diesel são iguais , ou tem DE, DE, TE e TD? (Dianteiro Esquerdo, Traseiro Direito...)

[ ]s
Flávio

Paulo Lucena
22/05/2004, 17:41
Oi Flavio !!

Muito bem colocado. Eu tbem não sei.

Vamos pedir ajuda para os "universitários" nessa questão, pois deve
interessar, com certeza, a toda galera Engeseira.

Atila
24/05/2004, 00:40
Paulo, quanto aos acessórios, procure o Rodrigo Portugal:

www.rc4x4.com.br

Ele fez todos os protetores, quebra-mato etc do meu Troller e agora vai fazer para a Pajero. Para Engesa não sei se ele ainda fez, mas como vou obrigá-lo a fazer pra mim, ele vai ter que começar logo :P

Ele faz muito bem feito e sai bem mais em conta do que nas lojas por aí.

[]s

haundrich
09/07/2004, 16:00
Turma

Estou tendo pouquíssimo tempo para pesquisar sobre molas.
Andei colocando mola de F1000 na dianteira de meu engesa
Já me arrependi. As molas cansadas, possívelmente originais, eram muito mais confortáveis do que esta de F1000. E senti perda no curso da suspensão.
Sem falar que o engesa, IHMO, é muito equilibrado. Aprendi que não posso mexer na suspensão somente a dianteira ou somente traseira. Aprendi que tem que ser tudo igual, por enquanto. Ou poê molas iguais nas quatro, ou não poê nada. Pesos: 1200 na dianteira, 1000 kgs na traseira, sem carga.

Bem .. de volta a estaca zero...

Relembrando que existem molas sweden para engesa, pergunto: em qual outro carro de série iam estas molas?( lembrando também de que se trata de engesa diesel )?
Ou as molas de pampa ar condicionado que servem no engesa gasolina tambem serviriam no diesel?(mais difícil isso, heim?)

Ontem ainda o mecânico Lambretta me questionou sobre as molas do Ford Galaxy...

Flávio - Voltando a ativa no fórum, ainda precariamente....

hugo.morais
09/07/2004, 17:46
Flávio,

Na camper, que é equivalente ao fase 2, eu coloquei as molas da F-1000, msa da F-1000 a gasolina 4.9i. Nas extremidades são um pouco diferentes, então para vc colocar tem de fazer o seguinte:

Na parte de cima vc corta uma parte da mola para que ela encaixe legal no prato da suspensão.

Na parte de baixo vc tmb corta a parte mais fechada e procura um tubo de ferro que encaixe no arame da mola sem folgas. esse pedaço de tubo de ferro vc solda ele na suporte inferior da mola no eixo.

Então vc encaixa a mola na parte inferior nesse tubo de ferro e tá pronto... Na minha ex-camper tinha instalado as molas do Landau, mas não gostei.

Essa dica quem me passou foi o pessoal de Fortaleza que prepara carro pra Rali, a oficina do falecido Beto Salles. Na minha camper eupraticamente não cortei as molas por causa do guincho mecânico na dianteira. Ah, meu motor tmb é diesel (toyota 14B)

Agora o preço dela é equivalente ao preço das molas da rota4x4, se vc tiver próximo acho que é mais negócio comprar estas molas a eles.

[ ]s

haundrich
29/08/2004, 21:43
Valeus Hugos de Moraes

Vou acabar ficando com as molas da rota4x4. Em função do diâmetro do fio possuem características intermediárias (a da pampa o fio é 13,5mm , da F100 diesel é 17mm) . O diâmetro deste em questão é de 15mm.
Acredito que deva ficar bom.

[ ]'s

Leonardo Raffi
13/06/2010, 20:26
Gostei de ler e reativei o tópico.... caso alguêm precise ou queira complementar.
abraços