PDA

Ver Versão Completa : Motor de Kombi x Fusca



Octavio
05/06/2007, 18:51
Pessoal,

Boa noite,

Estou com uma dúvida e gostaria de uma ajuda: irei montar uma gaiola e gostaria de saber a diferença do motor da kombi 1.6 para o do fusca 1.6, em termos de potência, torque, etc, pois preciso de durabilidade, facilidade e baixo custo de manutenção.

Obrigado pela ajuda:

abraços,

galegorafa
10/08/2007, 09:31
UP no tópico...

Estou com a mesma dúvida! ;)

:parede:


abraços gaioleiros

diegonigga
10/08/2007, 09:49
Somos 3 com a mesma dúvida então!

Algum gaioleiro experiente há de aparecer aqui? :pensativo:

Abraços

ed_flk
10/08/2007, 12:50
Quanto a manutenção e durabilidade os dois motores são iguais.

Mecanicamente tambem são muito semelhantes oq difere um pouco é caixa de marchas.

Mas os dois motores não apresentam diferenças significativas, na pratica da pra dizer que são o mesmo motor. (tirando o motor VW a ar injetado que saiu nas kombis mais modernas, ai ja são outros 500)

galegorafa
10/08/2007, 13:12
Perfeito Evandro...

No topico " + 1 sonho realizado" (algo assim) do Jorge. Ele diz que gastou 200 com umas peças faltando cabos e velas pra deixar ele com inj. eletr.

Compensa pegar qqer um dos motores e fazer o mesmo tendo em vista o baixo custo pra essa troca?!

abraços

zoega
10/08/2007, 13:32
Galegorafa, R$200,00 pra colocar ignição eletronica, não injeção eletronica...

E como o ed flk comentou aí, é tudo praticamente igual!

Não sei se é interessante pra vcs tbm, levar em consideração utilizar um AP de gol, etc) ou CHT... carburado ou injetado.

Conheço um cara que tem um cht 1.6 carburado completinho, que vende por uns R$600,00...

galegorafa
10/08/2007, 14:23
Isso isso, me confundi...

Se eu pegar um motor 1600 a ar e fizer esse mesmo esquema de ignição eletronica compensa ou seria melhor deixar ele normalzinho mesmo?

1 ou 2 carburadores?

Já aproveitando da boa vontade, quais são as melhores peças pra uma gaiola levando em consideração peças avúlsas. Ex. a susp da variant II IRS..

Vlw pelo help até aki ! :)

zoega
10/08/2007, 15:11
Então é mto bom substituir o platinado por ignição eletronica, com ela vc pode entrar em rios, e deixar tudo debaixo d'agua (desde que com a adm e escape pra cima da agua) que não dá nada. Tbm tem a vantagem de faisca mais forte, mais regular, pode usar bobinas mais fortes, não perde regulagem facilmente, não falha, etc, coisas que acontecem com platinado...
Já dou a dica pra usar bobina de MI BOSCH de 2 polos. Custa nem 50 reais nova, e vale a pena.

Quanto aos carburadores, eu uso 1 na minha e recomendo. Já ví bastante gente na trilha apanhando com 2 caburadores, por causa do acionamento, varetas escapando, regulagem, equalização. O problema de 2 carburadores, é que se estiver mal equalizado ou escapar o acionamento, vc perde mto... Agora 1 carburador é mais fácil não acontece nda disso, porém em questão de rendimento (e consumo), 2 carburadores é superior a 1.

Quanto a suspensão, se for utilizar a traseira IRS, vale a pena considerar em utilizar a dianteira de bandejas tipo do BX... Aì fica mais fácil de ganhar altura e vão livre do chão...

Quanto a embreagem tbm pode considerar em utilizar um disco de cerâmica, e plato com um pouco mais de carga. No meu caso eu uso embreagem original, dá conta do recado mto bem, porém ao entrar em rios mais fundos (quanto o cambio fica encoberto), a embreagem molha, aí vc fica mesmo, pq não sai de geito nenhum só rebocado...
Olha aí 2 casos na refúgio, ehehe:
http://s164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/?action=view&current=Imagem1420.jpg
http://s164.photobucket.com/albums/u6/lzoega/?action=view&current=Imagem1428.jpg

[]'s

galegorafa
10/08/2007, 16:29
AOOOOOW LUCAS

salvando a pátrica, legal.. tá anotado.
Cara, eu não manjo mta coisa ou quase nada.. portaaanto:
oq vem a ser Adm? admissão ? HuahUA acho q to falando mta "água" aqui..
mas a gente tenta..

certo, se eh assim.. já tenho em mente essa ig. eletr. pra montar mais essas info´s que vc passou.

A parte elétrica qqer auto eletrica dá conta? eu mesmo posso fazer? (sem mta noção) Algum segredo?

Estrutura tubular de 2,25 com chassi de 2,65 tá tranquilo?

abraços lamacentos

Denilson Maçaneiro
10/08/2007, 19:32
minha gaiola tem 2 carburador e nunca tive problemas com as varetas.....
a equalização eu sofri um pouco até achar o cara certo que deixou no ponto desde então é só pé na bomba....
será que sou abençoado????

ed_flk
11/08/2007, 01:10
da pra usar um carburador de chevette/ passat o solex H 35-PDSI, é quase plu n' play e fica bem nervosinho o VW a ar. eu ja to restaurando um pra usar na minha.

ignição eletronica é bom e um alternador tambem é bem vindo.

zoega
11/08/2007, 09:18
Então galego, a elétrica é um serviço meio complicado de fazer. Eu recomendo fazer bem feito em algum lugar bom, pois a pior coisa é ficar na trilha remendando fio, xicote derretido, etc hehehe
Não sei como é na do pessoal aí, mas na minha não tem nem caixa de fusível, eu fiz ela em um cara aqui que mexe mto com eletrica e já fez de várias gaiolas. Depois que mexi com ele, esqueci, nunca mais tive problemas...

Adm é a admissão de ar do motor (filtro de ar). Tem que mandar um cano saindo da boca do carburador e com filtro de ar (no meu caso eu uso da kombi) em posição elevada (tipo na altura da sua cabeça sentado na gaiola)...

Denilson, vc deve ser um abençoado ou os caras daqui que devem ser amaldiçoados... hehehe Jà ví gente tirar 2 buras pra colocar 1... Se bem que geralmente o pessoal leva as gaiolas tudo meio nas coxas, aí da zica mesmo. Mas se fizer tudo certinho, acertadinho, sem folga, trocar terminais que já estão ruins, etc, deve ficar bom sim...

galegorafa
11/08/2007, 13:12
Ééééé,

Foi que havia imaginado....

Vc´s acham que compensa por filtro esportivo de 2 fluxos, sei la, adaptar dentro da admissão eliminando o filtro padrão..?!

Qto aos tubos que mencionei anteriormente.. dá na boa?


abraços

zoega
12/08/2007, 09:56
Olha, qto ao filtro de ar, já vi de tudo, tem gente que usa uma meia calça na ponta do tubo de admissão, hehehe
Eu optei pelo filtro de kombi por ser fácil de instalar, comum, boa capacidade (não amarra o motor) eficaz (pra andar no pó) e barato... Ainda mais pq tinha feito meu motor inteiro antes de colocar na gaiola...
Esse de duplo fluxo, não sei se é lavavel, e se vai filtrar bem o ar, tem que ver, e dependendo, as vezes chega ser mais caro que o de kombi...

Quanto aos tubos, eu não sei te dizer hein... não lembro qto eram os meus, hheheh

Abraço.

Jorge_PG
12/08/2007, 12:02
Zoega eu coloquei o filtro do Fiat Uno tive q modificar a entrada e saida na mesmo bitola q o carburador pra colocar mangueira


Abrs...

ed_flk
12/08/2007, 13:55
eu uso o filtro do corcel I, filtro esportivo na poeira não é muito bom não.