PDA

Ver Versão Completa : Motor Falcon 3.6 na rural



Gleisson
22/04/2004, 13:11
Caros colegas boa tarde;

Conforme vi nesta lista vários proprietários de Rural instalaram o Motor Ford Falcon 3.6 Argentino em suas viaturas, acredito que tenham ficado excelentes, pois tenho uma F1000 94 com este motor e é ótimo, e até por esta razão comprei um igualzinho para instalar na minha rural-67. Pois bem, agoram começam os problemas!!

Aqui em BH onde moro são poucas as lojas que tem peças para este motor. Ele somente esteve no nosso mercado entre 1990 e 1994 e as peças não custam barato.

Estou a quase 30 dias procurando a tabela de torque com a sequencia de aperto do cabeçote, e nem as autorizadas tem este dado(Informam que quando o motor vai pro saco o proprietário troca o motor a Gasolina por um a diesel), assim não é comum manutenção neste engine.

É um absurdo ter que ficar procurando informações técnica nos sites portenhos(argentinos).

Bom chega de reclamação, na minha Rural, a configuração final está assim:

- Motor Falcon 3.6 Argentino
- Caixa de 3m da C10 (é bem resistente)
- Redução original da Rural (Com flange e adaptações para a cx da C10)
- Freio dinateiro a disco (por enquanto sem servo freio)

Estou a disposição para troca de ideias, não é a minha primeira adaptação, mas com certeza está sendo a mais trabalhosa(ter dados técnicos)

A cerca de dois anos, instalamos na Rural de um amigo, um motor da Ranger( V6 americano), a caixa utilizada naquela ocasião também foi da C10(Mexemos no piloto e na furação do acoplamento). Tudo funciona muito bém. o difícil foi botar toda a eletrônica pra funcionar(O eletricista arrancou o couro.)

Ah. Será que alguem ai tem a tabela de torque e a sequencia de aperto do cabeçote do motor falcon 3.6 argentino ???

Grato.
:)

Cícero Franco
22/04/2004, 13:34
É mosca branca. Talvez os argentinos te ajudem. Dá uma olhada no site:
www.estancieraybaqueano.com.ar.

[]s

marco cruz
23/04/2004, 12:14
Gleisson,
sem querer te desanimar, mas realmente é difícil obter informações sobre o 3,6l. Qdo estava para decidir se colocava ou não esse motor no CJ, tentei com a FORD, mas não obtive resposta positiva.
De qualquer forma, segue umas informações passadas pelos amigos do forum:

F-1000 motor 3.6 L - gasolina E-Max

Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
750 ╧ 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %

Só te digo que no CJ ficou muito bom. É isso aí.

Gleisson
28/04/2004, 09:51
:lol:
Caros colegas bom dia;

Não é que apareceu a margarida!,

O pessoal da DANA(Fabricante dos aneis de pistão Perfect Circle) de forma bastante gentil respondeu por intermédio de um dos consultores de seu portal a esta pergunta que párecia absurdamente sem resposta.

Bom vamos lá, o torque de aperto do cabeçote da F1000 com motor Falcon 3.6L E-Max deverá ser aplicado em três etapas de:

1ª - 60Nm
2ª - 75Nm
3ª - 90°

Assim sendo posso acabar de montar o motor Falcon na minha Rural.

Assim que estiver pronto envio as fotos da adaptação.

Como documentei todo o processo, poderei postar o projeto com todas as medidas e peças utilizadas, a fim de facilitar a vida de que for fazer o mesmo.

Inté a próxima!

:lol:

Polvora
13/05/2004, 19:07
Gleisson,

Beleza ??? Vc já fechou o motor ???

Fiquei interessado nessa configuração para o meu. Se vc puder posta umas foto da adptação.

[]

Gleisson
17/05/2004, 18:44
:)
Caros colegas;

Só está faltando funcionar a bichona, é que a bateria foi pro saco com a inatividade, e faltou grana para uma novinha de 80 amperes...

Lá pelo dia 10/06, eu compro outra, funciono a danada e digo se ficou bom, tomara que sim, pois já gastei uma grana enorme...

Documentei todo o processo, tenho todas as medidas e desenhos das peças utilizadas para solda no chassis, corte e dobra do novo coxin da caixa da C10, nova furação da travessa(Caixa e Redução), adaptação da embreagem, etc...

:shock:
Estou organizando tudo, em breve disponibilizarei, como sessão especial no website de minha empresa(são muitas fotos e desenhos).

Assim que estiver pronto avisarei aqui...

Se alguem quiser maiores detalhes, pode encaminhar email para gleisson@ati.srv.br, que cadastrarei em meu mailling, e avisarei no ato da disponibilidade.

Atenciosamente,

jdutra
11/06/2006, 18:06
Esse motor é muito mais forte que o original (interrogacao).....
Sera que a caixa 3m original com primeira seca das 63 aguentam o tranco (interrogacao)....

PS: estou sem acento de interrogacao ....

marco cruz
12/06/2006, 10:29
sim, agüentam desde que você não mude a relação.

Gleisson
12/06/2006, 12:17
:parede:
Prezados colegas, bom dia...
Fazia tempo que eu não vinha por aqui...
Passei por alguns problemas e fiquei fora do circuito 4x4 por mais de 1 ano.
:P Agora estou de volta...
Com relação a pergunta do colega sobre a resistencia do conjunto original de caixa e transmissão willys para utilizar com o mtr Falcon 3.6, posso dizer com autoridade que:
:evil: NÂO AGUENTA...
:twisted: FUNCIONA provavelmente até a próxima subida forte...
:shock: O torque do mtr falcon 3.6 é muito próximo do motor a diesel da F1000 94, o maxion s4t(diferente do s4t-plus que é maior), assim como a Rural é bem pesadinha, você fará como eu fiz.. vai enfiar o pé, porque o motor aguenta, e ai, vai ouvir como eu ouví... a caixa willys se desfazendo...
Foi uma tristeza...
Quase entrei em depressão(Epa, isto parece coisa de boiola, más não é não)...
Depois de ter gasto uma fábula arrumando o carro, ao sair a caixa deu problema...
Sem contar que seis meses antes na mesma situação foi o mtr willys que fumou no quinto dia de uso(quebrou o anel de segmento do segundo cilindro)
Ai eu fiz o seguinte:
Troquei a caixa willys por uma de C10 com três marchas, utilizando um kit comum em nossa região, que permite a perfeita adaptação da tcase dana60 na caixa da C10, que alias foi feita em regime de O&M pela Clark para a GM, para a Ford e para os Dodge...
Quem compara as três caixas vê pequenas diferenças de relação, furação e acabamento, más na excência elas são a mesma coisa...

Agora, falta apenas alguns ajustes no freio, que passei para disco na dianteira.

O pior disto tudo é que agora, após quase tudo do jeito que eu queria, terei que vender a danada.

:cry: 11 anos de uso, prazeres e dores de cabeça(normal para um carro 67).

Precisando de maiores detalhes, pode especificar as dúvidas que terei o maior prazer em ajudar, caso é claro eu saiba do que se trata...

Grato;

Gleisson

jdutra
12/06/2006, 20:37
Gleisson, a questão é que minha caixa é a 3m antigas com primeira seca...bem mais fortes que as mais novas...levou em consideração isso...a sua era essa tbem....
Quanto mais ou menos se gasta com compra desse motor, mais caixa c10 e tcase adequada, mais mao de obra.....pra ter uma ideia....
obs. nao pensei que esse motor fosse tão forte assim já que não chega a 110cv e o da rural original são 90cv....por isso pensei que fosse aguentar...

Valeu!!

Gleisson
13/06/2006, 10:45
:oops:
Ô colega; Bom dia!!

Desculpe-me se pareci grosso ou mal educado... Não era esta a intensão!!! :oops:

Quanto a minha caixa original willys era de três marchas com a primeira seca, porém não conheci outras, pois tive somente este jeep(Rural).

Assim não tenho parametros de comparação...

Tive outros willys, porém AeroWillys, e a caixa apesar de externamente parecida tem as relações diferentes, ai não dá para avaliar...

Agora, de uma coisa eu tenho certeza... Vendo as duas caixas abertas, conclui-se que a de C10 é muiiiito mais resistente, tudo tem bitola maior e mais encorpato, a diferença é grotesca...

Quanto a valores vamos lá:

Motor Falcon 3.6 completo sem radiador: 1150,00
Caixa C10 3m en bom estado.: 400,00
Tcase em bom estado: 700,00
Peças para adaptação: 400,00
Eixo Piloto p/ Caixa da C10 adaptado para o motor da F1000.: 200,00

Kit (caixa + tcase + adaptação) já pronto aqui na TN 4x4.: 1.400,00

Assim para ficar tudo bonitinho separe algo em torno de R$ 2500,00, convenhamos não é tanto assim se avaliarmos que a reforma de um BF161 pelo menos por aqui em Belo Horizonte/MG fica em torno de 1300,00.

Olha colega, vale a pena se for uma Rural ou F75, pois são bem mais pesados que o CJ5, para o CJ5 o pessoal por aqu tem optado por utilizar o motor Ap2000 do santana, com a caixa original ou caixa de C10.

O Motor Falcon 3.6 é muito bom, porém tem-se alguma dificuldade para encontrar peças fora de são paulo ou para que mora longe da argentina(pois lá este motor foi muito difundido).

Assim só opte por ele se for Rural ou F75...

Outra opção excelente é o motor 4.9i da F1000 96,97 e 98, porém este bebe muiiiito, e as peças são muito caras e raras...

Espero ter ajudado, e estou a disposição...

Gleisson

José Augusto
13/06/2006, 15:05
:parede:
O torque do mtr falcon 3.6 é muito próximo do motor a diesel da F1000 94, o maxion s4t(diferente do s4t-plus que é maior), assim como a Rural é bem pesadinha, você fará como eu fiz.. vai enfiar o pé, porque o motor aguenta, e ai, vai ouvir como eu ouví... a caixa willys se desfazendo...


Desculpe, só farei algumas correções para não propagar erro.

Só uma correção as F1000 diesel utilizavam MWM (226 torque de 27 kgfm ou 229 turbo torque de 36 kgfm), os maxion equiparam a linha GM, D20 e silverado, o torque do S4 é de 29 kgm do S4T é de 38 kgm e do S4T+ 47 kgm, em configuração original.

O falcon 3.6 é um bom motor mas inferior tanto em torque quanto em potencia a um GM 6cc, diferente dos 4.9 L que equiparam algumas F1000 este sim muito forte.

jdutra
13/06/2006, 17:54
Bom galera, a oferta é a seguinte. o motor falcon 3,6.....existe algum 3,8 ou nao....e mais uma caixa clarck zerada nova 4 marchas.....eu perguntei pro mecanico se a tcase original da rural aguenta e ele falou que sim...eu estou desconfiado....nesse caso quanto vale por exemplo uma caixa clarck 4 mmarchas zerada....

Desculpe tantas perguntas, mas nao quero entrar numa furada.

Valeu

Joao Blasi
13/06/2006, 19:30
srs,, me desculpem fugir do assunto pricipal deste topico, mas de uma certa forma teria um pouquinho a ver com a minha duvida.
tenho um Aero Willys e gostaria de substituir seu motor 2600 e dois carburadores, apesar do motor ter sido refeito recentemente , acredito que esteja batento saia de pistao, fora este detalhe , sao dois carburadores que exigem uma manutença mais apurada. estou com intençao de substituir este motor por outro um pouco mais moderno, nao gostaria de substituir a caixa de cambio pois nao quero perder a alavanca na coluna. este falcon 3.6 serai viavel no meu caso. exixtiria uma outra soluçao sem ser GM 4 cilindros ou Ford ohc2.3?
obrigado pela atençao de todos.

Gleisson
14/06/2006, 10:23
Prezado José Algusto, bom dia;

Suas correções foram pontuais em adequadas, porém tivemos em nossa empresa no ano 2000 5 pickups F1000 ano e modelo 1994, compradas da Cemig(Concessionária de energia de MG), destas 5 pickups quatro a diesel com este motor maxion S4 e uma com o mtr Falcon 3.6, que aliás tenho até hoje e é meu xodó...

Daí meus parametros sobre este motor, e dai também o fato de eu ter apontado que este motor tenha sido original nas F1000 destes anos, tivemos ainda outras F1000 anteriores a 1990, estas sim equipadas com o excelente MWM, baita motorzão.

Agora não descarto a possibilidade da CEMIG ter trocado os motores originalmente a Gasolina por estes maxion S4... Pode ter ocorrido e é muito comum em nossa região.

Quanto ao 4.9i, não tivemos desta Pickup em nossa frota, más tenho colegas que tem pickup com este motor e são só elogios a ele, so reclamam na hora de comprar peças, que são caras e raras em nossa região.

Só não concordo com você quanto a comparação do GM4100 com o Ford3600, afinal são dois motores com aplicação e configuração muito distinta, é até covardia comparalos, o GM vai ter números maiores em tudo, inclusive no consumo...

No mais estamos ai...

Um abraço a todos

dalmo cruz torres
14/06/2006, 11:44
Pessoal, a rural do meu pai está com um Falcon 3.6, para esse motor eu só tenho elogios, colocamos o motor na rural em 2000, de lá para cá nuncamais precisamos mexer em nada(do motor, o cambio original da rural já quebrou umas quatro vezes). Ele é bem mais leve que o chevrolet 6 cil, mai economico e, na minha opinião, não fica muito atrás no quesito potencia, uma outra lembrança, o torque máximo do falcon é em baixas rotações, no chevrolet, o torque máximo é conseguido em rotações mais altas, isso faz uma boa diferença no consumo dos motores. O motor que colocamos na rural foi comprado novo na caixa, num leilão da ford em 1998, foi dos últimos mandados para o Brasil para serem montados nas F-1000(o coletor de admissão dele é diferente dos motores mais antigos). A rural do meu pai faz 8.5Km/l no asfalto, em trilhas eu não sei. Com certeza, se hoje eu fosse escolher um motor a gasolina para colocar em minha F-75 eu colocaria um Falcon 3.6.
A propósito, minha f-75 está com um 4.9i.

José Augusto
15/06/2006, 06:26
Gleisson, tambem acho o falcon 3.6 muito bom :palmas: , é que do jeito que foi postada a informação poderia dar margem a um entendimento diferente :stop: , acho que é perfeitamente compatível com aplicação dada, e concordo também com o consumo exagerado do GM 6cc, que faz entre 4.5 e 5.5 km/l na cidade andando bem na casquinha.
Quanto aos S4 nas F1000, pode estar certo que foram adaptados. 8)

dalmo cruz torres, ... no chevrolet, o torque máximo é conseguido em rotações mais altas..., isto não é bem assim, como o torque do GM é maior ele supera o falcon em torque na mesma rotação do torque máximo. Quanto ao consumo sim o falcon é mais econômico. :mrgreen:

betocatu14
15/06/2006, 10:19
Gleisson, tambem acho o falcon 3.6 muito bom :palmas: , é que do jeito que foi postada a informação poderia dar margem a um entendimento diferente :stop: , acho que é perfeitamente compatível com aplicação dada, e concordo também com o consumo exagerado do GM 6cc, que faz entre 4.5 e 5.5 km/l na cidade andando bem na casquinha.
Quanto aos S4 nas F1000, pode estar certo que foram adaptados. 8)

dalmo cruz torres, ... no chevrolet, o torque máximo é conseguido em rotações mais altas..., isto não é bem assim, como o torque do GM é maior ele supera o falcon em torque na mesma rotação do torque máximo. Quanto ao consumo sim o falcon é mais econômico. :mrgreen:

dalmo cruz torres
16/06/2006, 10:25
José Augusto, eu te falo com certeza, o falcon3.6 fica mais "de acordo" com a proposta da rural do que o chevrolet. E a relação que faço do consumo, é com o rendimento do motor. O falcon é o seis cilindros mais economico que eu já conheci.
Quanto as peças, realmente eu não sei, nunca precisamos comprar nada além de filtros. O motor da rural do meu pai está pintado da mesma cor que o motor BF161 é píntado originalmente, vermelho com a tampa do cabeçote preta, se o observador não conhecer um pouco mais de motores, não será capaz de reconhecer que é uma adaptação. Uma outra coisa , aqui na minha região, os motores ford são muito pouco usados, são motores que foram substituídos por motores a diesel, assim, é difícil um motor desses em mal estado, o que se vê são motores semi-novos.
Uma dúvida, qual é o motor S4?

José Augusto
16/06/2006, 17:20
O S4 é um motor feito pela International, a designação correta é maxion S4, são motores grandes de 4.1 litros, as versões disponíveis eram S4 (aspirada), S4T (turbo) e S4T+ ou S4T plus (turbo).
Estes motores são uma evolução dos Perkins Q20B.
Eram utilizados nas últimas D20, D40 e em alguns caminhões GMC, a versão S4 aspirada também foi utilizada na Silverado. São relativamente econômicos, tem baixa manutenção, as peças são faceis de achar em todo país e tem baixo custo.
Apesar de serem 4 cilindros e de baixa rotação, comparativamente os S4T+ estão na mesma categoria dos sprint 6 cilindros da antiga MWM.
Foram retirados de linha em 2004, por não atenderem às especificações ambientais atuais, atualmente algumas variantes destes motores, são vendidos como estacionários para uso industrial.

dalmo cruz torres
17/06/2006, 11:20
Já sei qual é. É um motorzão. MAs ele é meio grande para a f-75 não é? E o cárter dele, como fica em relação ao eixo dianteiro?

José Augusto
17/06/2006, 18:44
dalmo cruz torres, apesar da parte mais baixa do carter ficar para atrás, sem "SPOAr" fica bem apertado, quase impossível, o ideal é por um calço de 2" na carroceria, subir um pouco o motor e o cambio deixando uma folga minima entre a lata do túnel e o cambio.

Quando foi instalado este motor na rural, não coloquei estes calços pouco maiores, mas ainda assim ficou bom (se o motor ficasse 3 cm mais alto ficava melhor), é um motor grande ocupa certinho o espaço do cofre do motor, tanto que tive que por o intercooler dentro da caixa da frente da rural próximo a grade.

Minha rural está "SPOAda", foi feita um nova travessa em forma de V para apoio do motor, apesar de o chassi estar bem alto (face inferior cerca de 70 cm do chão) ela ficou bem estável, o fundo do carter está a 60 cm do chão e o motor de arranque a 90 cm, apesar de estar fazendo ela bem radical não devo por snorkel (a versão anterior tinha), pois o filtro de ar está a 150 cm do chão.

Devido ao peso o chassi deve ser reforçado, o feixe de molas original não dá conta e teve que ser trocado, optei pelo feixe trazeiro da toyota bandeirantes longa, com laminas extras, que ficou bem macio. :mrgreen:

dalmo cruz torres
21/06/2006, 11:37
José augusto, já tá andando com a sua F?

José Augusto
21/06/2006, 13:30
dalmo cruz torres, Esta seria minha versão 2, eu andei com ela (um pouco) até inicio 2004 com este motor (S4T já intercoolado), porem com um cambio clark 5m (CL-2205), redução original, pneus 35" e diferêncial 11x47 ou 12x47 (já nem lembro mais). Mas já sabia que não podia abusar, pois o cambio e a redução não aguentariam, atualmente o cambio é FSO-2305B e a redução é de Band.

Espero que este ano fique pronta, eu mudei muita coisa, não tem nada que não foi alterado ou revisado, mas isto demanda muito tempo e principalmente paciência...

DinoGuimaraes
03/07/2006, 01:38
FSO-2305B q colocou na rural? ficou bom? tem fotos?
de que carro veio? abraços

José Augusto
03/07/2006, 21:00
DinoGuimaraes, o cambio é original da GM Silverado Diesel para o motor S4 aspirado, também vem nos últimos Troller diesel.

É um cambio muito bom, é bem + pesado mas é bem mais forte e tb é overdrive.

Segue a foto da criança.:mrgreen:

SERGIO-HJR
04/07/2006, 22:16
Estava olhando esse topico quando vi que vc colocou um flange na sua rural...
Ja estava pesquisando eu outro topico sobre como fazer um flange para colocar na minha gaiola para levantar a frente dela...mas com as informaçoes que consegui fica dificil pq sao poucas...
Sera que teria como vc me explicar ou ate colocar fotos para me mostrar como se faz um flange ?? Em que parte devo fazer a solda do flange ??
Agradeço a sua ajuda

José Augusto
05/07/2006, 01:10
Estava olhando esse topico quando vi que vc colocou um flange na sua rural...
Ja estava pesquisando eu outro topico sobre como fazer um flange para colocar na minha gaiola para levantar a frente dela...mas com as informaçoes que consegui fica dificil pq sao poucas...
Sera que teria como vc me explicar ou ate colocar fotos para me mostrar como se faz um flange ?? Em que parte devo fazer a solda do flange ??
Agradeço a sua ajuda

Desculpe SERGIO-HJR, não entendi, qual flange vc se refere?

jdutra
04/05/2007, 21:04
Gleisson,
sem querer te desanimar, mas realmente é difícil obter informações sobre o 3,6l. Qdo estava para decidir se colocava ou não esse motor no CJ, tentei com a FORD, mas não obtive resposta positiva.
De qualquer forma, segue umas informações passadas pelos amigos do forum:

F-1000 motor 3.6 L - gasolina E-Max

Número de cilindors ............................................. 6 em linha
Diâmetro dos cilindros ......................................... 93,47 mm
Curso dos êmbolos .............................................. 87,88 mm
Cilindrada .................................................. .......... 3.620 cm³
Taxa de comprensão ............................................ 7,4:1
Carburador .................................................. ........ simples
Potência máxima líquida ........................................ 79,4kW (108,0 cv) a 3.700 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Torque máximo líquido .......................................... 252,2 Nm (25,7 mkgf) a 1.400 rpm
(ABNT-NBR-5484)
Ordem de ignição
(cilindro nº 1 do lado direito do ventilador) ............. 1 - 5 - 3 - 6 - 2 - 4
Avanço inicial do motor - apms
(com o tubo de vácuo desconectado e fechado) ..... 10º apms a 600 rpm
Marcha lenta .................................................. ....... 600 ╧ 25 sem ar condicionado
750 ╧ 25 com ar condicionado
Índice de CO na marcha lenta- máximo ................. 3 %

Só te digo que no CJ ficou muito bom. É isso aí.



Amigos,

Também estou instalando um Ford Falcon 3,6 carburado na minha Rural, mas a dúvida sobre as especificações persiste.
Eu achei na internet algo num site argentino de um motor 3,6 ford Falcon que era instalado em um carro deles....será que é o mesmo utilizado aqui na F1000...se for as especificações são levemente diferentes conforme abaixo...

http://www.testdelfalcon.netfirms.com/test_78_08.htm

Zepi
04/05/2007, 21:46
Também tinha achado algo sobre isso...
Será que é o mesmo?Ou a ford mudou os valores de potencia para diminuir algum custo de imposto aqui no brasil ou para facilitar a importação?
Seria uma ótima notícia pois támbém tenho um 3,6 pra colocar na rural...hehehehe!


Abs

jdutra
04/05/2007, 22:56
Também tinha achado algo sobre isso...
Será que é o mesmo?Ou a ford mudou os valores de potencia para diminuir algum custo de imposto aqui no brasil ou para facilitar a importação?
Seria uma ótima notícia pois támbém tenho um 3,6 pra colocar na rural...hehehehe!


Abs

Zeppi,

Eu desconfio que seja o mesmo motor. Note que o diametro dos cilindros e o curso do pistão é o mesmo nos dois motores. a cilindrada também....impossível ter tanta diferença de potência de um para outro.
Andei lendo na internet um colega que instalou esse motor em uma F75 e passou no dinamometro depois para questões de legalização junto ao detran (nem sabia que era necessário isso) e ele disse que deu 151cv.....não sei se é verdade, mas li.

Zepi
05/05/2007, 17:13
Zeppi,

Eu desconfio que seja o mesmo motor. Note que o diametro dos cilindros e o curso do pistão é o mesmo nos dois motores. a cilindrada também....impossível ter tanta diferença de potência de um para outro.
Andei lendo na internet um colega que instalou esse motor em uma F75 e passou no dinamometro depois para questões de legalização junto ao detran (nem sabia que era necessário isso) e ele disse que deu 151cv.....não sei se é verdade, mas li.

Olha meu amigo...se é verdade ou não,eu nem sei,mas na pior da hipóteses ficaremos com os valores divulgados que ainda são ótimos!
Bem que vi um colega falando que achava q o falcon não perdia em nada para o 6cc de opala...
Se isso for verdade...muitos colegas do fórun vão ter q mudar seus conceitos...hehehehehe

Eu quando coloquei o gnv não fizeram dinamômetro...mas acho que é o mesmo que testa a eficiência dos freios e suspenção...quando for fazer de novo vou perguntar...aí tiro a teima...claro se naum me cobrarem os olhos da cara!Hehehehee!

Façeiro da vida com dois Falcon!!!!!

\Abs

Pedro Rocha
05/05/2007, 21:07
Caros amigos,

Estava pesquisando atrás de especicificações do motor falcon 3.6 e vim parar aqui. Meu pai tem este motor adaptado em um ford bronco 1967. É um motor bom, com bastante torque em baixa, porém muito complicado de manutenção pela dificuldade de achar peças de reposição.

Pelo que sei a potência deste motor é de 109 cv para o gasolina e 120 cv para o álcool. Quanto a diferença de potência entre as especificações daqui e de nossos "hermanos" creio que seja por conta da taxa de compressão. 7,4:1 para 8,2:1 do argentino e talvez também tenha uma carburação melhor do que o h40 corpo simples original, que também equipou os opalas. Com uma carburação melhor (h34 ou dfv446) e uma taxa mais alta creio que a potência deva ficar na casa dos 140 cv!

Potência compatível com a dos últimos opalas (91, 92) à álcool (135 cv). Como vcs tão vendo, não acho que esse motor seja fraco em relação ao GM. Só que é muito amarrado de fábrica.

A diferença é que é muito mais fácil achar veneno pro 6 cil GM (comando, coletores e etc)...

Por falar nisso, alguém tem dicas de onde comprar peças de reposição para este motor?

De antemão agradeço a quem puder ajudar ou só tiver afim de trocar uma idéia. Valew. Abraços!

Zepi
05/05/2007, 21:40
Bem amigo eu já comprei dois...então praticamente acaba esse problema....
mas quem me vendeu morava na fronteira com os hermanos..e disse que lá é fácil de achar..
pois lá esse motor é mais comum que o GM aqui...
Assim ele me mandará qualquer coisa que eu precisar,claro se não tiver no motor reserva...hehehehehe!
E como uso gnv,com certeza vou dar uma taxadinha no bixo....e já possuo um webber 446 hehehe!!!
Abs

Zepi
15/05/2007, 10:38
Caros amigos fuçando na net achei muito coisa com os "hermanos"...
Realmente com uma taxa um ponto acima ele chega a 130 cv e 28kgf.m antes dos 2000 rpm ainda....segundo informações q encontrei.
Ainda tem um modelo que els chama de "sprint" que tem 166cv!!!Acho q só modificam a carburação....Só que esse pra nós não é tão interessante pois privilegia só a potência,até baixando um pouco o torque...

E tem uma caixa automática dele mesmo...

jdutra
15/05/2007, 21:06
Caros amigos fuçando na net achei muito coisa com os "hermanos"...
Realmente com uma taxa um ponto acima ele chega a 130 cv e 28kgf.m antes dos 2000 rpm ainda....segundo informações q encontrei.
Ainda tem um modelo que els chama de "sprint" que tem 166cv!!!Acho q só modificam a carburação....Só que esse pra nós não é tão interessante pois privilegia só a potência,até baixando um pouco o torque...

E tem uma caixa automática dele mesmo...

Bom, a minha ainda está no estaleiro. Estou trocando o antigo BF161 por ele. Como aumentar a taxa....o antigo BF se não me engano tinha 90cv....tenho medo de não sentir tanta diferença com esse falcon com 108cv. Mas a diferença vai ser grande o mecânico me disse. Bom qualquer coisa sei que há como envenenar ele um pouquinho....

Zepi
16/05/2007, 12:22
Bom, a minha ainda está no estaleiro. Estou trocando o antigo BF161 por ele. Como aumentar a taxa....o antigo BF se não me engano tinha 90cv....tenho medo de não sentir tanta diferença com esse falcon com 108cv. Mas a diferença vai ser grande o mecânico me disse. Bom qualquer coisa sei que há como envenenar ele um pouquinho....

Amigo Jdutra,

Vai ser grande a diferença sim!
Pois nao são somente 18cv de diferença.Os 108 cv do falcon são de potência "LÍQUIDA"!
E o BF é "BRUTA",então esses 90cv devem ficar uns 15% ou mais(ñ sei)menor...
Lá pela casa dos ~77cv...entende?
E além do mais ele tem 26kgf a 1400 rpm "LÍQUIDOS"!!!
O BF tem 19Kgf a 2000 rpm "BRUTOS"!!!!
Tem muita diferença amigo...concepção mais moderna,porém muito resistente e durável!
Mais leve,menor,e como foi dito,uma taxadinha já sabe onde vai parar,né!?Hehehehe!!!

Zepi
18/05/2007, 09:05
Um desses que vai pra Lucirene....hehehehe

Zepi
23/05/2007, 22:56
Amigos...
Finalmente chegou meu Falcon!
Aliás os dois...Outro desmontado,mas vou aproveitar muitas peças...inclusive veio um holley...hehehe

Mas acho que terei de adaptar uma ignição de opala...
Espero que seja invertido o sentido do rotor como no willys...

Abs

jdutra
23/05/2007, 23:12
Quero comprar um conta giros para este motor....qual rotacao maxima o conta giros deve suportar....
uns 6000 ja e suficiiente....ou nao..

Zepi
24/05/2007, 12:28
Boa pergunta.....
mas acho que isso aí tá bão!

abs

Vinícius-RS
27/05/2007, 15:52
Eu tenho um Auto Gauge com Shift Light, que marca até 8 mil rpm. Acho que nunca vai acelerar tanto com um motor original, o meu eu acelerei até 6 mil ontem, mas normalmente isso nao acontece... hehehehhe
Tem esses conta giros a venda no ml: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-56635954-_JM
OBS.: Não conheço o vendedor!!
abraços

Zepi
27/05/2007, 21:26
eu naum imaginava que passasse dos 5.000...
hehehe!

A quanto tava a 6000rpm Vinícius?

Vinícius-RS
29/05/2007, 20:22
Passa sim, e bem parelhinho... Tava a uns 10 km/h quase atolado em 2ª reduzida... heheheh
Mas foi cagada minha esse giro, é que precisava embalar em um barro feio lá...
abraçao

Zepi
29/05/2007, 21:35
vinícius,
me diz uma coisa..
eu tô com o platô do falcom e sem o disco.
Com a caixa da C-10 comprando o disco de C-10 dá tudo certinho?
Digo na capa seca?
Acho q vou de Três marchas mesmo....
Ah,sabe se eu encontro uma ignição original?Caso contrário vou adaptar a de opala..

ABs

Vinícius-RS
31/05/2007, 20:09
Zepi! Quando comprei meu motor veio sem o disco de embreagem e faltando mais algumas peças, comprei a capa seca com embreagem completa da C10. Encaixou perfeitamente na caixa, já que também é da C10 e não me lembro como ficou no motor... hehehhehe
Mas tenho me incomodado um pouco com a embreagem, nao sei o que anda acontecendo, ela não para regulada, quando acerto a posição dela, ando mais umas duas semanas e ela fica bem em cima... Ta estranho, acho que vou tirar ela e dar uma examinada no que pode ser. Algum palpite?!?!
abraço

Zepi
31/05/2007, 23:02
TU COLOCOU ATÉ A CAPA SECA DA C-10?NAUM SABIA QUE ENCAIXAVA...E O ARRANQUE?sE TU MUDOU A CAPA SECA TEVE DE MUDAR O ARRANQUE,NÃO?
Mas lembro que tu falou que colocou um de v8?
Fiquei confuso...Sábado vou levar a caixa seca num amigo que tem uma caixa de c-10 e ver se serve.Daí só coloco o disco ou miolo da C-10.

Abs

jdutra
31/05/2007, 23:59
Galera,

A minha Rural ainda esta no mecanico...sera tambem o falcon com uma caixa 3m da c10. Me digam uma coisa...pelo que pesquisei essa caixa 3m da c10 tem a 1 marcha levemente mais reduzida que a 3m willys cambio embaixo da rural 63. O meu mecanico falou que a primeira da caixa 3m da c10 eh mais longa...discuti com ele mas me falou isso...eu nao acredito...
Quem esta certo...

Zepi
01/06/2007, 00:10
A três marchas da C-10 tem relação 3,17:1 na primeira marcha.
A willys três marchas se naum me engano é 2,79:1.
Tem outras caixa Clark de três marchas q externamente são iguais a da C-10,e temrelação mais longa realmente...tipo do Dodge...

Já colocoua caixa?Como fez coma embreagem?e a furação da capa seca?

abs

jdutra
01/06/2007, 19:34
Ainda não instalei a caixa. Vai ser essa semana. Esta tudo na mão do mecanico. Pra falar a verdade não sei direito como vai ser...ele que entende do assunto eu só pago. hehhehe

Zepi
05/06/2007, 10:24
Alguém já adaptou outra ignição no Falcom?ou outro módulo no distribuidor?
Não liguei meu motor ainda,e não sei se está funcionando a ignição...

Abs

Zepi
06/06/2007, 16:33
Alguém já adaptou outra ignição no Falcom?ou outro módulo no distribuidor?
Não liguei meu motor ainda,e não sei se está funcionando a ignição...

Abs

Hoje consegui entrar em contato com uma loja de acessórios que tem peças do falcon 3.6.
Perguntei por curiosidade o preço de algumas coisas,e pasmem ele tem um motor e pede 7.000 reais!!!Ainda disse que estou por fora do mercado de preços!!
Disse também que vendeu um cabeçote por 1mil e poucos reais!!Absurdo!!!

Esse é o site: http://www.cavesa.com.br/

Tá louco!!!!

jdutra
06/06/2007, 20:38
Hoje consegui entrar em contato com uma loja de acessórios que tem peças do falcon 3.6.
Perguntei por curiosidade o preço de algumas coisas,e pasmem ele tem um motor e pede 7.000 reais!!!Ainda disse que estou por fora do mercado de preços!!
Disse também que vendeu um cabeçote por 1mil e poucos reais!!Absurdo!!!

Esse é o site: http://www.cavesa.com.br/

Tá louco!!!!

O cara é completamente louco...com esses preços...

Aproveitando a deixa...

Hoje fui ver como anda a montagem....mais alguns dias
A embreagem ele me disse que ficara meio dura...em comparacao com a da Rural e me falou pra testar um Jeep que estava com a mesma mecanica ...e realmente achei dura...
O motor veio com um carburador Holley....vou testar esse como fica....e deixar o da Rural como reserva caso esse incomode.
Alias onde consigo mais informações sobre esse carburador Holley...la diz fabricacao argentina...deve ser o orignal do motor...

E sobre o contagiros...falei que comprei um de até 8 mil giros da Cronomac e ele me disse que é pouco...não acredito que um motor 6 cilindros va rodar a mais de 8 mil giros....nao é possivel

Zepi
06/06/2007, 21:45
o CARBURADOR é um holley sim original Argentino...(putz)
Tenho um também em casa..alias quase tudo tenho sobrando...mas vou colocar um webber 446!hehehe!!!
Só o que me preocupa é a ignição...preciso de uma de reserva...
Ou adaptarei outra...


Quanto ao contagiros também naum sei...mas quendo comprar de repente pego um de 7 ou 8 mil...



Abs

Zepi
09/06/2007, 14:11
Já tive uma prévia de como vai ficar o falcon no cofre da rural..

e uma foto do meu motor sem o carter..

Abs

Overland
02/07/2007, 21:58
eu naum imaginava que passasse dos 5.000...
hehehe!

A quanto tava a 6000rpm Vinícius?


Tenho esse motor no Jeep, esse tipo de motor é pra no máximo uns 4500rpm, tranqüilo, acima disso é exagero e pode flutuar válvulas.

A propósito vi uma mensagem anterior referente a comparativo entre o GM4100 e o Ford3600 e os dois são concorrentes entre si, o GM é sem dúvida um bom motor, mas o Ford apesar de um pouco caro e difícil de peças (a Ford não dá a mínima) é um excelente motor. O torque máximo do GM é de 29kgfm a 2000rpm (gasolina) e 31kgfm a 2000rpm (álcool) e o Ford é de cerca de 24kgfm a 1400rpm.
Se vocês observarem a curva de torque do GM, verão que a 1400rpm o torque dele é o mesmo do Ford, então o torque é semelhante, mas continua subindo no GM até 2000rpm.

Overland
02/07/2007, 21:59
Hoje consegui entrar em contato com uma loja de acessórios que tem peças do falcon 3.6.
Perguntei por curiosidade o preço de algumas coisas,e pasmem ele tem um motor e pede 7.000 reais!!!Ainda disse que estou por fora do mercado de preços!!
Disse também que vendeu um cabeçote por 1mil e poucos reais!!Absurdo!!!

Esse é o site: http://www.cavesa.com.br/

Tá louco!!!!

Pessoal, tenho esse motor no meu Jeep e indico a loja Luauto Auto Peças (www.luauto.com.br) em Joinville - SC. Consegue qualquer peça para esses motores num preço bastante justo e bem mais baixo que qualquer outra loja dessas.
Aqui na cidade também encontro jogo de juntas Taranto e embreagem Sachs para esse motor por preço equivalentes do do Opala.

Zepi
02/07/2007, 22:38
Entrei em contato com a Luauto na busca de um distribuidor e eles disseram que coisas masi específicas eles não tem.


Overland escreveu:
A propósito vi uma mensagem anterior referente a comparativo entre o GM4100 e o Ford3600


Na minha opinião não é comparável pois o gm tem 500 cilindradas(entre outras coisas a mais e ainda não fica tão longe do ford.E outra coisa..que eu saiba o falcon tem 25,7kgf de torque,e não 24.Mas que o GM tem peças muuuuuito mais fáceis de achar e baratas,isso sim!!!



Abs

Overland
03/07/2007, 06:58
Entrei em contato com a Luauto na busca de um distribuidor e eles disseram que coisas masi específicas eles não tem.


Overland escreveu:
A propósito vi uma mensagem anterior referente a comparativo entre o GM4100 e o Ford3600


Na minha opinião não é comparável pois o gm tem 500 cilindradas(entre outras coisas a mais e ainda não fica tão longe do ford.E outra coisa..que eu saiba o falcon tem 25,7kgf de torque,e não 24.Mas que o GM tem peças muuuuuito mais fáceis de achar e baratas,isso sim!!!



Abs

Bom, mas peças mecânicas eles conseguem com facilidade, visto que distribuidor é algo muito difícil de dar problema. Um amigo fez o motor completo e comprou todas as peças lá sem dificuldades e ainda gastou menos do que se fosse o GM4100.

Quanto ao torque eu havia colocado valor aproximado, na verdade o motor a gasolina tem 25,6kgfm a 1400rpm enquanto o motor a gasolina tem 26,5kgfm a 2000rpm.

Me referi que eram comparáveis, pois equipavam veículos concorrentes e tinha desempenho semelhante.

Zepi
03/07/2007, 07:55
Overland,Beleza?

Guardei o tel deles,se eu precisar claro que vou ligar!!!
Quanto a sua informação de torque eu não entendi...ficou vago...O segundo número é do Gm???
Concordo que provém de veículos concorrentes,mas como a idéia é adptá-lo em um jeep,nos importa o peso,tamanho,potência,torque e etc.
Mas na minha opinião o Ford se consegue "mais com menos"...se fizer uma relação de peso/potência/cilindrada o falcon se torna mais "eficiente".
Mas a facilidade na manutenção do gm é insuperável!
Tanto que vou usar o carburador duplo do opala,distribuidor do opala,módulo...
Mas só que pretendo taxar esse motor pra usar o gnv...


É isso aí abs

Overland
03/07/2007, 20:28
Overland,Beleza?

Guardei o tel deles,se eu precisar claro que vou ligar!!!
Quanto a sua informação de torque eu não entendi...ficou vago...O segundo número é do Gm???
Concordo que provém de veículos concorrentes,mas como a idéia é adptá-lo em um jeep,nos importa o peso,tamanho,potência,torque e etc.
Mas na minha opinião o Ford se consegue "mais com menos"...se fizer uma relação de peso/potência/cilindrada o falcon se torna mais "eficiente".
Mas a facilidade na manutenção do gm é insuperável!
Tanto que vou usar o carburador duplo do opala,distribuidor do opala,módulo...
Mas só que pretendo taxar esse motor pra usar o gnv...


É isso aí abs

Esses valores que passei são referentes ao motor Ford.

O motor GM pós 90 é 29kgfm a 2000rpm para gasolina e 31kgfm a 2000rpm para motor a álcool. Para motores mais antigos esse valor cai um pouco, mas é pouca coisa no máximo 1kgfm.

Não tem muita diferença de peso desse motor Ford para o GM, não sei te precisar agora, mas quando comprei meus dois, deixamos um no mecânico e na época sei que levantamos os dois na talha.

Mas quanto a potência específica (cv/litro), a diferença é insignificante ficando 29,6cv/litro para o motor GM e 29,8cv/litro para o motor Ford.

O problema maior é que a Ford não dá a mínima para proprietários de veículos Ford que não sejam novos, não é a toa que está na lanterninha de vendas, pois tem um péssimo pós-vendas.

tuna
14/09/2007, 12:30
Alguém já adaptou outra ignição no Falcom?ou outro módulo no distribuidor?
Não liguei meu motor ainda,e não sei se está funcionando a ignição...

Abs

Zepi, o meu módulo deu pau, e eu nem fui procurar um novo, sabia que num ia achar e que se achasse custaria os olhos da cara.:cry:
O eletricista da oficina onde eu mexo no jeep fez uma adaptação no chicote para eu usar a do monza 86 :parede: e funciona direitinho :dance: :dance: eu nem sei o precço deste módulo, na oficina tinha dois jogados e funcionando e me deram, ou seja, já tenho até reserva :dance:
Por outro lado, eu num tenho a menor idéia se o uso da ignição de um motor 4 cilindros no motor 6 cilindros acarretará algum prejuízo em ordem de potência, consumo, etc...
mas que tá rodando direitinho tá.
Abraços.

Zepi
14/09/2007, 15:07
Hum...é uma boa mesmo...obrigado pela dica...

Abs

Zepi
16/01/2008, 17:50
Hum...parei para pensar que a diferença de potencia do vulgo "221 SP" argentino se deve a carburação: Holley com duas(grandes) bocas...

Tirado aqui do fórum:


SISTEMA DE COMBUSTIVEL
Numero de peça .................................BA-D3DZ-9510-A
Marca............................................. ... Holley, modelo 2300
Tipo ................................................. De 2 bocas descendente, c/acelerador manual
Diâmetro das bocas ............................39.69mm (1 9/16”)
Diâmetro do difusor ........................... 28.58mm (1 1/8”)
Nível de combustível .......................... Ajuste final com carburador instalado:




Alguém conhece esse bura?Esse é maior que o meu webber 446...hehehe!

...166 hp e 31 kgm de torque...tá bom já..hehe!

Abs

Overland
16/01/2008, 18:44
Que eu saiba o SP tem também outro cabeçote mais taxado e outro comando de válvulas e que o motor que nós conhecemos aqui é exclusivo da F1000, modelo Econo-Max (E-Max) que tem a potência inferior já ao tradicional 221 disponível para os Falcon lá na Argentina.

Zepi
16/01/2008, 19:01
hum...è verdade...sobre a taxa eu tinha visto,mas o comando não verifiquei,mas é provávels pela alteração dos rpms de torque e potência máxima.

Seria interessante encontrar um comando desses,ou fazer um mexer no original..

Que acha Overland?

Abs

Overland
17/01/2008, 18:27
Olha, todo mundo sabe que esses motores são ruins de peça então se tá funcionando beleza e é um bom motor, melhor não mexer senão pode feder...
Eu não faria nada!

Zepi
18/01/2008, 08:33
Olha, todo mundo sabe que esses motores são ruins de peça então se tá funcionando beleza e é um bom motor, melhor não mexer senão pode feder...
Eu não faria nada!

Hehehehe!!!!

hiuri-4100
13/01/2013, 10:47
Pessoal, estou com uma Pick-Up willys com motor Falcon 3.6 e gostaria de saber se alguem tem experiencia ou sabe se o cãmbio + T-case original da Sportage aguenta este motor?

Overland
13/01/2013, 19:20
Acho que o ideal seria verificar o torque do motor da Sportage e fazer um comparativo. Acredito que o motor da Sportage é mais fraco e tem bem menos pegada, não sei se o câmbio vai aguentar, é uma incógnita.

José Augusto
13/01/2013, 20:18
Pessoal, estou com uma Pick-Up willys com motor Falcon 3.6 e gostaria de saber se alguem tem experiencia ou sabe se o cãmbio + T-case original da Sportage aguenta este motor?

A melhor forma é pegar a especificação de cada um deles em separado, quem fabrica esse cambio e a tcase original da Sportage, dependendo do ano pode ser diesel ou gasolina.

Esse motor tem potencia mas não tem torque muito elevado em baixa, pode ser que aguente.

Bossay
17/01/2013, 01:57
Bom dia pessoal. Pegando carona no tópico sobre o motor Falcon, pergunto a alguém se tiveram problemas quanto a compatibilidade da cebolinha deste motor e o relógio (marcador de temperatura) original da f-75. Alguém já instalou e deu certo? qual foi a solução? A minha não marca nada, apesar do relógio e sensor estarem zeros!

antonio umino
17/01/2013, 14:46
Bossay..
AS Rurais e F 75 (pick-up).. tem um redutor de voltagem (se a instalação for original, por baixo do painel, junto ao reforço do painel com o painel de fogo, junto ao pisca, tem este redutor nos modelos com o instrumento à frente do volante)........
Se vc colocar o termostado do Opala (cebolinha da temperatura) deve marcar....
Ok.
até mais.

Bossay
18/01/2013, 21:43
Bossay..
AS Rurais e F 75 (pick-up).. tem um redutor de voltagem (se a instalação for original, por baixo do painel, junto ao reforço do painel com o painel de fogo, junto ao pisca, tem este redutor nos modelos com o instrumento à frente do volante)........
Se vc colocar o termostado do Opala (cebolinha da temperatura) deve marcar....
Ok.
até mais.

Valeu Antônio, vou tentar e depois posto o resultado, abraço.

rodrigo fonseca
03/06/2013, 15:23
ola pessoal, aproveitando este topico é que tenho um motor falcom 3.6 da f 1000 na rural e não da corrente( faisca) alguem ai tem uma dica como é a ligação correta do distribuidor e como testalo?
abraço

antonio umino
03/06/2013, 15:30
Liga direto da bateria na bobina. (positivo + )......

Se funcionar.... o fio da bobina vc tem que revisar.....Pode estar com mau contacto ou partido..

Ok...

abçs.

rodrigo fonseca
03/06/2013, 16:13
o problema é o seguinte amigo, esta f1000 tinham tirado o motor a gasolina e colocado um diesel1 ai foi colocado agora novamente o a gasolina! mas ai agora o chicote do distribuidor não tem! ai tava pensando em ligar com um chicote novo direto! mas não sei como é a ligação do distribuidor para a bobina!

natalia_rrezende
10/04/2019, 08:45
Pessoal, bom dia!

Saberiam me informar sobre consumo médio desse motor, manutenções, peças, se ele é tão superior com relação ao originais 6CC e 4CC?

Vlw

Richard Trinca
28/05/2019, 21:53
Estou querendo colocar um Falcon 4.9 na minha F75, quais as recomendações?!
Qual câmbio usar?!
Da para manter a reduzida original?
Existe flanges de adaptação?!
Muito Obrigado.

Mário RED JEEP
24/07/2019, 15:05
Também tenho um projeto desses! Só falta o carro!

Ronald dupuy louro
06/10/2023, 22:00
José Augusto, eu te falo com certeza, o falcon3.6 fica mais "de acordo" com a proposta da rural do que o chevrolet. E a relação que faço do consumo, é com o rendimento do motor. O falcon é o seis cilindros mais economico que eu já conheci.
Quanto as peças, realmente eu não sei, nunca precisamos comprar nada além de filtros. O motor da rural do meu pai está pintado da mesma cor que o motor BF161 é píntado originalmente, vermelho com a tampa do cabeçote preta, se o observador não conhecer um pouco mais de motores, não será capaz de reconhecer que é uma adaptação. Uma outra coisa , aqui na minha região, os motores ford são muito pouco usados, são motores que foram substituídos por motores a diesel, assim, é difícil um motor desses em mal estado, o que se vê são motores semi-novos.
Uma dúvida, qual é o motor S4?

Boa noite sou novo por aqui . Eu tenho um cj5 com o motor falcon 3.6 e muito bom aqui ma minha região consigo todas as peças de reposição boas e baratas . O único q não consigo é o virabrequim (eixo ) será q por aí consegue algo ? Será q tem como enviar aqui pro sul ?

lfschmitz
09/10/2023, 09:48
Boa noite sou novo por aqui . Eu tenho um cj5 com o motor falcon 3.6 e muito bom aqui ma minha região consigo todas as peças de reposição boas e baratas . O único q não consigo é o virabrequim (eixo ) será q por aí consegue algo ? Será q tem como enviar aqui pro sul ?


Talvez a melhor alternativa seja procurar na Argentina. Lá, a peça dever ser chamada de cigüeñal Ford 221:

Ciguenal De Fortd 221 Rectificado A 010 Y Nitrurado | Envio gratis (https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-1426238966-ciguenal-de-fortd-221-rectificado-a-010-y-nitrurado-_JM#position=18&search_layout=stack&type=item&tracking_id=2ed85eb2-7c69-4653-97c9-85a881adba41)

Ciguenal Ford.falcon | Envio gratis (https://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-1281028709-ciguentildeal-fordfalcon-_JM#position=14&search_layout=stack&type=item&tracking_id=2ed85eb2-7c69-4653-97c9-85a881adba41)

Acredito que o envio para o Uruguai seja tranquilo, pois é um país bem mais liberal que o Brasil. Se tiveres algum camarada do lado de lá da fronteira ou na região de Uruguaiana, tá fácil.