Ver Versão Completa : hidrogênio ou gaseificador feito em casa
Colegas,
depois de trocar meu carro com um maxionzinho diesel econômico por um v6 viciado em alcolina (solvente + álcool - q também chamam de gasolina aqui na Bruzundanga) e por não ter gnv aqui em minha cidade, estive a pensar em algum combustível alternativo q queime em ciclo otto...
Considerando glp pouco econômico, cheguei a dois sistemas diferentes:
1. Gaseificadores q eram utilizados nas décadas de 60 e 70
Tem a desvantagem de consumir 180 kg / H de resíduos de madeira em um motor de 200cv, ou seja, todos os dias terei que carregar / secar 400 kg de extrato (inviável) http://ucsnews.ucs.br/ccet/deme/emsoares/inipes/gasequi.html
2. Hidrogênio
Aqui que eu queria ajuda de vcs. Parece ingenuidade de menino, mas pelo site:
http://www.cq.ufam.edu.br/cd_24_05/eletr%F3lise2.htm
E por vários outros, dizem q eh possível separar o H2 e O2 da água + soda pela simples passagem da corrente elétrica.
Aí, eu estive a pensar em construir um sistema simples:
- usa energia elétrica do alternador
- a energia entra num tambor grande com água + soda ou ácido segundo o esquema do site postado acima
- libera-se H2 que é injetado num kit-gás ou diretamente no filtro de ar
- regula-se o sistema de admissão para admitir + ar (com H2) e menos gasolina
- meu v6 fissurado em gasolina vai se saciar + rapidamente
- o consume de gasolina será diminuido drásticamente
Minhas dúvidas, que levo aos senhores conselheiros são as seguintes:
- o motor vai queimar beleza o H2, sem estragar nada?
- o ácido ou soda no tambor não vai acabar, sumir, ou ainda e muito pior, ir para o motor?
- o consumo de energia elétrica é menor ou maior que a capacidade de geração de H2?
- se prestar, vai consumir muita água?
- se funciona mesmo assim tão simples, por que ainda não fizeram e difundiram e não temos carro movido a água?
Daniel
Outro site interessante:
http://www.gluon.com.br/blog/2005/10/07/carros-e-agua/
Estou decidido a levar a cabo esta minha experiência... Será q vai prestar?
Meu deus!
Só tem louco nesse forum!
Socorro!!! Auhauahuahuahuahauhaa!
Pegue seu arrrrtomovel, troque novamente em um a diesel e seja feliz.
Abraços.
Só para curar um pouco de sua loucura:
O problema das celulas de combustíveis são o custo delas. Algumas chegam a custar 1 milhão de dolares. Outro problema é a quantidade de energia que elas necessitam para conseguir quebrar a molécula de água. Ainda é maior que a energia gerada pelo motor, logo, carros movidos a hidrogenio são lotados de baterias para suprir esta demanda de energia.
Hoje em dia estão apostando mais nos carros hibridos, movidos a gasolina e a eletricidade. Mas isso ainda não é viável, pelo menos no Brasil não.
Abraços.
Meu deus!
Só tem louco nesse forum!
Socorro!!! Auhauahuahuahuahauhaa!
Pegue seu arrrrtomovel, troque novamente em um a diesel e seja feliz.
Abraços.
Loucura é isto aqui (depois q o carro saiu da oficina, no dia 18):
18 CEF Ranger gasolina 185
19 C Ranger gasolina 53
21 I Ranger (gasolina) 187
26 C Ranger gasolina 60
28 C Ranger gasolina 90
30 C Ranger (gasolina) 130
31 C Ranger (gasolina) 50
Parte de minha contabilidade pessoal só de maio (hoje eu coloque + R$ 100 de gasolina).
No diesel eu gastava 500 p/ mês, na gasosa eu gasto quase o triplo...
“O ideal, em relação ao hidrogênio, seria que tivéssemos painéis solares em nossas casas, e que nós mesmos fabricássemos nossa energia e abastecêssemos nossos carros com hidrogênio”, insinua Brunat. É um panorama sem dúvida bastante distante da realidade. “Se, hoje, deixássemos de emitir CO2* pelo planeta, seria preciso muito tempo para as coisas voltarem a ser como eram. Não é o caso, porque continuamos a emitir gases nocivos. É um círculo vicioso, porque achamos que, como sociedade desenvolvida, temos de consumir mais. Dentro de 200 anos, seremos considerados irresponsáveis.” Para o professor da ESADE, “é preciso encontrar pais que atuem como tutores para pôr freio a essa realidade”.
http://wharton.universia.net/index.cfm?fa=viewArticle&id=1303&language=portuguese&specialId=
http://oglobo.globo.com/blogs/largman/post.asp?cod_Post=10780
http://www.youtube.com/watch?v=hzJZJjo9MNA&eurl=
A dúvida agora é como pressurizar o hidrogênio dentro de cilidros de gás, tais como os de gnv em casa...
- o motor vai queimar beleza o H2, sem estragar nada?
Reação de hidrogênio com oxigênio gera energia e água. Como no motor a combinação (queima) nunca é perfeita e como no ar atmosférico existe a presença de outros gases, principalmente nitrogênio, o resultado será energia, água e um tanto de óxidos de nitrogênio, só que em escala absurdamente menor que com a queima de qualquer outro combustível.
Em resumo, hidrogênio é o melhor combustível que existe.
- o ácido ou soda no tambor não vai acabar, sumir, ou ainda e muito pior, ir para o motor?
Agua pura apresenta uma alta resistência elétrica e eletrólise requer condução de corrente, daí o uso de qualquer substância que diminua a resistência do eletrólito, no caso, a água, e seja qual for a substância utilizada para diminuir a resistência tem que haver um controle de densidade e filtros para evitar contaminação.
- o consumo de energia elétrica é menor ou maior que a capacidade de geração de H2?
Em toda conversão de energia existe perda, e a energia elétrica dispendida é superior a energia gerada, e muito!
Não fosse assim só os arabes estariam utilizando gasolina, e brasileiro só usaria álcool em caipirinha. :-)
- se prestar, vai consumir muita água?
Já li um relato de carro equipado com motor de 60~70HP fazendo alguma coisa em torno de 400~500 km com um litro de água.
- se funciona mesmo assim tão simples, por que ainda não fizeram e difundiram e não temos carro movido a água?
É simples e funciona, mas a questão é: custo da geração.
Não lembro se em Santa Catarina ou no Rio Grande do Sul existe uma grande jazida de xisto betuminoso, uma rocha rica em hidrocarbonetos. Pois bem, no auge da "guerra" da OPEP a Petrobrás chegou a levantar a hipótese de montar uma usina para extração de óleo de xisto, coisa que só era viável por causa do alto preço do petróleo.
Nem é preciso dizer o que aconteceu com a extração de óleo de xisto...
Sds,
Sukys
samukanvas
04/06/2007, 18:26
Já li um relato de carro equipado com motor de 60~70HP fazendo alguma coisa em torno de 400~500 km com um litro de água.
Sds,
Sukys
Esse é meu gol 1.0.... Só anda com alcool aguado do RJ e faz 500km...
Só que com 50lts.
:mrgreen:
O problema das celulas de combustíveis são o custo delas. Algumas chegam a custar 1 milhão de dolares.
E algumas custam algumas dezenas de dólares...
Célula de combustível já é uma realidade, ainda restrita em função de emprego e vida útil mas já deixou de ser coisa de laboratório, e se procurar pela web encontrará, já em fase de testes, telefone celular e notebook "movido" à álcool.
carros movidos a hidrogenio são lotados de baterias para suprir esta demanda de energia.
Considerando projetos de empresas de vulto, em todos os casos que tomei conhecimento o hidrogênio é armazenado já na forma gasosa, sob pressão ou diluído em hidretos. Na conversão direta, via eletrólise, o problema não está só na quantidade de energia elétrica necessária, está também na quantidade de hidrogênio gerado, e se a geração for inferior ao consumo o carro deixa de funcionar.
Hoje em dia estão apostando mais nos carros hibridos, movidos a gasolina e a eletricidade. Mas isso ainda não é viável, pelo menos no Brasil não.
Nem no Brasil e nem em qualquer outro lugar. O grande problema do uso de baterias ainda é a autonomia e a poluição, só que de forma secundária e não primária.
Sds,
Sukys
“O ideal, em relação ao hidrogênio, seria que tivéssemos painéis solares em nossas casas, e que nós mesmos fabricássemos nossa energia e abastecêssemos nossos carros com hidrogênio”, insinua Brunat...
Não sei quem é este senhor Brunat (fosse a Luisa Brunet eu saberia :-) ) mas o que acho interessante nos ecologistas de plantão é a meia-visão, bem no estilo meio-ambiente. :-)
Sds,
Sukys
Esse é meu gol 1.0.... Só anda com alcool aguado do RJ e faz 500km...
Acabei de abastecer o SuperMini. Com cinquentinha de gasosa+água+álcool+solvente dá pra rodar 300Km em Sampa, brincando. Pra quem gosta de kart é uma beleza! :-)
Sds,
Sukys
Edintruder
05/06/2007, 11:29
Eu andei olhando um Supermini pra comprar, mas tá caro demais por aqui.
Em relação à usina de hidrogênio, eu aconselho em fazer em algum locar longe de casa e não fazer a usina no carro, pois imagine um acidente envolvendo hidrogênio e água com mistura cáustica! Os riscos de agravamento de lesões ou incêndio seguido de explosão também são maiores.
Acho que deve ser mais fácil fazer isso que álcool em casa.
Imagine, usa um kit de GNV corrigido para a mistura do H2 e tenta abastecer em casa usando um reservatório também de gnv. O importante é usar um sistema bem vedado, com bomba de alta pressão para pressurizar o H2. Porém essa bomba deve ser apropriada, pois não pode gerar muito calor e nem faíscas, como os demais equipamentos devem ser aterrados e sistema elétrico anti-explosão. Isso só para fabricação sem riscos. A captação pode ser feita através de uma tampa num tonel de 200l e dali é sugado o H2 para ser pressurizado, armazenado e transferido para o veículo. A idéia é genial, porém é sempre bom fazer uma boa avaliação dos riscos para não ter nenhum acidente durante essas experiências.
Em relação à usina de hidrogênio, eu aconselho em fazer em algum locar longe de casa e não fazer a usina no carro, pois imagine um acidente envolvendo hidrogênio e água com mistura cáustica! Os riscos de agravamento de lesões ou incêndio seguido de explosão também são maiores.
Acho que deve ser mais fácil fazer isso que álcool em casa.
Imagine, usa um kit de GNV corrigido para a mistura do H2 e tenta abastecer em casa usando um reservatório também de gnv. O importante é usar um sistema bem vedado, com bomba de alta pressão para pressurizar o H2. Porém essa bomba deve ser apropriada, pois não pode gerar muito calor e nem faíscas, como os demais equipamentos devem ser aterrados e sistema elétrico anti-explosão. Isso só para fabricação sem riscos. A captação pode ser feita através de uma tampa num tonel de 200l e dali é sugado o H2 para ser pressurizado, armazenado e transferido para o veículo. A idéia é genial, porém é sempre bom fazer uma boa avaliação dos riscos para não ter nenhum acidente durante essas experiências.
Resumindo os tópicos anteriores sobre o H2, cheguamos a quatro dúvidas:
1. alto consumo de energia elétrica;
2. como pressurizar o H2 em cilindros;
3. Será q o H2 agûenta a compressão do motor sem "bater pino", ou seja, pré-ignição antes da faísca das velas??
4. E em motores diesel, será q o H2 pode ser admitido junto com o ar e comprimido até a taxas de 21-22/1?? Ele também vai ser queimado por alta temperatura em motores diesel sem o óleo diesel, ou seja, apenas oxigênio e hidrogênio?
Soluções:
1. Eu tenho um terreno onde a energia é "taxada", subsidiado com uma tarifa mensal única, independente do consumo, ou seja, eu posso gerar H2 a vontade...
2. Não descobri ainda uma solução;
Se é pra fomentar idéias sobre combustíveis alternativos...
Aqui numa cidadezinha do interiror de SC tem um cara que adaptou um forno/caldeira num carro e funciona a vapor, queimando lenha.... e olha que ele nem tem caçamba como a sua Ranger pra armazenar a lenha, hehehe
Custo e eficiência na conversão realmente são problemas, o resto é contornável.
No caso, a geração de hidrogênio seria feita sob demanda, sem a necessidade de reservatório volumoso, logo o risco de explosão fica minimizado, e a quantidade de água + ácido não traz risco potencial maior do que o já proporcionado por uma simples bateria com alguns litros de eletrólito.
Agora, armazenar hidrogênio é outra história, que não se resolve de forma tão simples por causa do alto risco proporcionado pelo hidrogênio pressurizado, tanto que a forma atual de armazenamento para uso móvel é por meio de diluição em hidreto, algo semelhante ao que se faz em estações de solda, onde o acetileno é solubilizado em acetona. O problema é que este processo leva tempo e também tem seu custo.
Sds,
Sukys
Pois é, Gouveia, aqui em Sampa, lá pelos anos oitenta, a Lorenzetti tinha um caminhão Chevrolet e um Jeep Willys equipados com gasogênio. A tralha era razoável e o jipe mais parecia um alambique móvel, mas devia funcionar até com estrume de vaca.
Hoje em dia talvez dê pra fazer algo mais compacto ou mais eficiente, mas a viabilidade é restrita, não dá para ficar parado na marginal do rio Tietê por pane sêca à procura de cocô de cavalo. :-)
Sds,
Sukys
Na noite de ontem, fiz o experimento de separar o H2 da água.
Adicionei 3 colheres de soda em +/- 850 ml água.
Resultado: como esperado, no polo negativo (H2) borbulhou em dobro q no polo positivo (O).
A foto 1 mostra o fio branco (negativo, -) e o vermelho (positivo) fora da água, portanto, sem bolhas.
Na foto 2 com os fios na água, observa-se claramente borbulhas no fio branco mais claramente, e menos claramente, borbulhas no fio vermelho.
Obs1. Reparei um aquecimento na água.
Obs 2. O fio vermelho oxidou (enferrujou) muito rapidamente, por isto que usam aço inoxidável.
Essa é a experiência tipica de 1o grau pra explicar a eletrólise, hehe.
Dsamaz, vc tá mesmo empenhado em abastecer sua V6 com outro combustível né?
Hoje fiz uma revisão num kit gnv que tinha nela. O kit estava perfeito, sem nada para fazer.
Na oficina a gente jah convertemos o cilindro p/ GLP (q custa R$52 = 20kg), que dá p/ andar uns 150km... Jah é melhor 20% q a gasolina, porém pior que o GNV.
Neste final de semana prolongado, vou fazer um sistema que solte gás H2 e injete-o na admissão, afim de diminuir o consumo de gás.
Essa é a experiência tipica de 1o grau pra explicar a eletrólise, hehe.
Dsamaz, vc tá mesmo empenhado em abastecer sua V6 com outro combustível né?
Acabei de ver no National Geografic Channel uma reportagem sobre carros que usam célula de combustível e lembrei do Palio elétrico que a Fiat desenvolveu em parceria com a Itaipu. o problema dos carros elétricos é ainda a bateria, li numa reportagem que o preço desse Palio seria 70.000,00 se fosse colocado à venda ao público, por isso é inviável...
Dsamaz, depois conta pra gente qual foi o resultado.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.