PDA

Ver Versão Completa : Quero comprar um Samurai O que devo saber??



djecson
22/04/2004, 11:14
Tenho um Willys 55 Cara de cavalo e estou interessado em trocá-lo por um Samurai 92 ou 93.
Faço alguns passeios (Trilhas) de vez em quando, gostaria de um veículo que me atendesse na trilha e que eu pudesse fazer algumas viagens com a família, do tipo Campinas - Ubatuba - Minas algo em torno de 400 km.
O Samurai atende bem esta necessidade? A manutenção é muito carra?
Qual a velocidade média em pista ??

LuizCabral
23/04/2004, 08:43
acho que para seu uso seria melhor o vitara. A diferença de preço nao eh tão grande e o conforto que você terá será bem maior que o samurai. Com o vitara você pode viajar em velocidade normal 100 / 110km/h. O consumo eh razoável. A ultima viagem que eu fiz meu vitara fez entre 10,5 e 11 km/l na estrada, isso com ar-condicionado e direção hidraulica. Só atente para as peças antes da viagem. Faça uma revisão,troque os óleos, troque a correia dentada, verifique os freios, etc. Eh um carro muito bom, mas requer cuidados, uma vez que ja possui em torno 10 anos de idade. :wink:

lg_gustavo
23/04/2004, 12:07
djecson,

Se vc tá acostumado com o espaço CJ e acha que ele te atende no quesito espaço, não vai sentir muito em relação ao Samurai. O carro é bem apertado e se for levar mulher, filhos, cachorro, gato e passarinho só sobra o bagageiro de teto para por as malas. O Vitara é um pouco mais espaçoso, além de ser realmente mais confortavel.
Não tenho nenhum dos dois e´, melhor dizendo, não tenho nenhum 4x4. Te digo isso pq tô pesquisando qual dos dois comprar.
Boa sorte !

[]s

Samurai_MOA
23/04/2004, 13:08
Procure definir bem o terreno de maior uso do veículo, o vitara tem a suspensão muito mais macia, porém é de manutenção mais cara q a do samurai, além da dificuldade de adaptações (o samurai tem a mecanica mais fácil).
Por exemplo, um carro que já tem 10 anos de uso, dentro de pouco tempo terá q fazer serviço de cabeçote. Fiz o do meu samurai e foi necessário subistituir, além dos retentores de valvula (padrão), os guias de valvula, q usei os do motor MWM, pois os guias só estavam a venda na autorizada por um preço exorbitante...
Tenho uma oficina e minha equipe está terminando o motor de um SIDEKICK (1.6 16v - 4 cil) e só quem acompanha uma montagem dessas sabe o quanto é complicado um carro cheio de sensores... :roll:
Então, se quiser colocar o carro em trilhas mais pesadas, em minha opinião a melhor escolha seria o Samuca, mas se o uso predominante for na cidade, escolha o Vitara.

Fábio
23/04/2004, 13:45
djecson,Se vc tá acostumado com o espaço CJ e acha que ele te atende no quesito espaço, não vai sentir muito em relação ao Samurai.

Já tive CJ e dois Samurais: um feixe e outro helicoidal... O CJ tem bem mais espaço do que os Mukas!!!


O carro é bem apertado e se for levar mulher, filhos, cachorro, gato e passarinho só sobra o bagageiro de teto para por as malas.

Se for levar a mulher, ficam para trás os filhos, cachorro, etc.... Se for levar o cachorro e o gato, ficam a mulher e filhos... Claro: Até consegue-se enfiar um adulto naquele copartimento traseiro, chamado banco, mas ai ficam as malas de toda a turma....


O Vitara é um pouco mais espaçoso, além de ser realmente mais confortavel.

O conforto da suspensão fica equivalente quando comparamos os Samurais helicoidais (97 em diante) mas ainda se sofre com espaço interno e motor fraquinho (100km/h de cruzeiro e o carro chorando!!!)

Se for para preparar um pouco mais o carro para uma trilhinha, os Muka feixes são mais fáceis em todos os aspectos.

Vitara eu não tive, mas já rodei bastante com o da minha sogra...
8) Posso te dizer que para uso misto é a melhor relação custo beneficio do mercado. Uma delicia de carro (digo jipe... :wink: )

[]´s

lg_gustavo
23/04/2004, 14:24
Fala Fábio, blz ???

Quando falei que o Vitara é mais confortável, tava me referindo ao banco traseiro, que no Samuka é apenas um apelido para aquele negócio atrás do carro e no Vitara é um banco traseiro de fato...
Quando eu disse que não havia tanta diferença no espaço...não disse que é a mesma coisa. Concordo que o CJ é um pouco mais espaçoso, mas que o Vitara é muito mais, acho que vc tb concorda. Comparei o CJ com o Samuka numa loja, analisando o espaço...tô realmente querendo um 4x4...e achei, falando de espaço interno ainda, que os dois são bem próximos. Acho que quem tem um CJ não vai sentir tanta diferença nesse sentido.
Mas aproveitando a sua experiência, que inclusive venho acompanhando nesse forum há algum tempo, te pergunto: o Samuka (ou o Vitara) é um bom carro mesmo ??? Tô meio inseguro... principalmente no que diz respeito a manutenção... Se procurar por minhas INÚMERAS dúvidas quanto ao "meu primeiro 4x4" (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=3149), vai entender meu desespero, hehehe
[]s desesperados

djecson
23/04/2004, 14:49
E ai Fábio/ Lg-Gustavo

Na verdade, tenho intenção de comprar o Samuka como um segundo carro e o espaço interno não me encomoda muito. Como participo de apenas alguns passeios meu CJ fica mais na garagem do que rodando, alem do que acabei de fazer o motor dele, ainda falta a parte de funilaria, que estarei fazendo para conseguir um melhor valor na venda.
Pensei no Samurai, por que eu poderia utilizá-lo também no dia dia e para pegar pista é mais seguro e confiável que o Jeep.
Morro de vontade de descer para o Litoral de Jeep, mas 300 km a 70km/h não é fácil.
Neste caso qual dos dois tem a melhor relação custo benefício??
Att. JACK

Fábio
23/04/2004, 14:51
Gustavo,

Suas colocações estão certissimas.

Quanto aos Suzukis, sim! São exelentes carros...

O Vitara, claro é menos jipe do que o Samurai (projeto diferente) mas aguenta alguns bons abusos. Claro que se a idéia for de fazer trilha pesada todo final de semana, não vai ter bolso que aguente, nem mesmo vai ter carro para rodar todas as segundas-feiras.

Quanto a manutenção, sim existe e sim, é mais cara do que de um carro nacional ou de um jipe mais simplão (ie.: CJ)! Todo carro tem manutenção. Porém é um carro que quebra muito menos do que a maioria dos jipes ou mesmo carros de passeio (se rodar como tal) No final das contas compensa bastante!!!

A propósito, minha opção se não fosse para um diesel, com certeza seria a de um Vitara.

[]´s

Fábio
23/04/2004, 14:55
E ai Fábio/ Lg-Gustavo

Na verdade, tenho intenção de comprar o Samuka como um segundo carro e o espaço interno não me encomoda muito.

...

Morro de vontade de descer para o Litoral de Jeep, mas 300 km a 70km/h não é fácil.
Neste caso qual dos dois tem a melhor relação custo benefício??
Att. JACK

Jack,

Nesse caso a história muda de figura: Vai de Samurai sem medo. Só uma dica: Como falou do ano 92-93, procure por um 93 e veja se ele já vem com injeção eletrônica.

No mais e caça-lo e seja feliz.

[]´s

lg_gustavo
23/04/2004, 15:38
Graaaande Fábio !!!

Bitcho, até agora só tinha visto detalhes sobre a mudança nas molas do Samurai até 96 pro 97 em diante...Feixe pra helicoidais. Obviamente notei também pequenas mudanças externas entre esses dois modelos (lanternas, por exemplo).
Mas vc comentou algo sobre injeção eletrônica... em qual modelo teve mudanças no sistema de injeção, ou melhor dizendo, no motor ???

[]s

Fábio
23/04/2004, 16:12
Gustavo,

Essa não é muito bem minha praia não, mas vamos ver o que me lembro:

1993 - Injeção Eletrônica
1996 - Não houve importação oficial (embora existam Samukas 1996 vendidos em 1997 rodando)
1997 - Nova frente, suspensão helicoidal (protótipo para o Jimny), novo painel/interior e mudanças na caixa de câmbio (mais longa)
1998/9 - Final das importações

O motor pelo que sei, é sempre o mesmo 1.3 de 65cv

Sei que tem mais alguns detalhes que diferem os novos modelos de 1997 em diante, mas não sei te precisar quais exatamente são. Fica pros Suzukeiros mais fanáticos.

[]´s rodando com 180cv (na Camper, claro!)

KaosChaos
23/04/2004, 17:29
Gustavo,
O motor pelo que sei, é sempre o mesmo 1.3 de 65cv


Não sei se chegou a sair aí no Brasil mas pelo menos cá em portugal tembém existem samukas 1.0 e não apenas 1.3.

Cumprimentos do outro lado do Atlantico

Fábio
23/04/2004, 22:40
Não sei se chegou a sair aí no Brasil mas pelo menos cá em portugal tembém existem samukas 1.0 e não apenas 1.3.
Cumprimentos do outro lado do Atlantico

Amigo do além mar...

Infelizmente não tivemos esse privilégio, como também não tivemos o privilégio de ter em nosso mercado o Samurai à diesel

Infelizmente a política de venda das grandes montadoras não está alinhada com o público do TT (pelo menos aqui no Brasil)!

Abraços...

KaosChaos
24/04/2004, 10:39
Sempre pensei que o samurai 1.9td tivesse sido comercializado aí no Brasil. Mas também te digo muito sinceramente não perderam nada!
O samuka a diesel deixa muito a desejar em relação ao 1.3 a gasolina...


[]'s surpreendidos

lg_gustavo
26/04/2004, 20:03
Sempre pensei que o samurai 1.9td tivesse sido comercializado aí no Brasil. Mas também te digo muito sinceramente não perderam nada!
O samuka a diesel deixa muito a desejar em relação ao 1.3 a gasolina...


[]'s surpreendidos

Fiquei curioso !!! Pq não deixa muito a desejar ??? Pq não perdemos muito ??? Vc disse que o 1.9 TD é pior que o 1.3 a gasolina ???
e me diga...conhece a região Braga ???

[]s curiosos

KaosChaos
27/04/2004, 18:53
Sem dúvida que 1.9 diesel é pior que o 1.3 a gasolina tanto a nivel de performance como de preço (é consideravelmente mais caro), o diesel apenas ganha no preço do combustivel e na economia do mesmo.
Conheço bem a região de Braga, moro mais ou menos a 40km de distancia de lá.

[]'s felizes por ver que no Brasil também se conhecem zonas de Portugal

lg_gustavo
27/04/2004, 20:08
Não entendi....o motor 1.9TD então é mais fraco que o 1.3 ???
Fiquei pensando nessa adaptação... trazer um motor desses pro Brasil...mas tô só "viajando" ainda, hehehe

Meu amigo, não só conheço zonas de Portugal como também conheço pessoas de Portugal, hehehe... Tô louco pra conhecer pessoalmente a terrinha, como chamamos aqui. A avó de minha namorada é portuguesa.

te vejo na terrinha

Eduardo Chaves
27/04/2004, 20:20
Eu acho que o Kaos está se referindo ao 1.9 da Peugeot, pois já vi o Ap 1.9 TD em ação e é show...

[]'s aguardando mais opiniões...

andretomasi
27/04/2004, 21:29
[]'s felizes por ver que no Brasil também se conhecem zonas de Portugal

Haha :lol: :D :lol: Pra que ir tão longe? Tem em qualquer beira de estrada por aqui mesmo :twisted: :lol: :D :lol: :D

Hehehe desculpem mas não deu pra perder a piada :D

P.O.A.P.M.N.P.A.P.

[ ]´s

lg_gustavo
28/04/2004, 16:46
Pessoal,

de uma vez por todas, alguém sabe me dizer em que ano a Suzuki começou a importar Samukas com injeção eletrônica ??? Ou melhor, alguém tem como dar um breve histórico das alterações nos Samukas importados aqui pro brasil ??? Não lembro onde ouvi que 91 ou 92 ainda era carburador...


[]s

Fábio
28/04/2004, 17:08
Pessoal,

de uma vez por todas, alguém sabe me dizer em que ano a Suzuki começou a importar Samukas com injeção eletrônica ??? Ou melhor, alguém tem como dar um breve histórico das alterações nos Samukas importados aqui pro brasil ??? Não lembro onde ouvi que 91 ou 92 ainda era carburador...


[]s

Gustavo, já te respondi isso neste mesmo tópico. :roll:

Que parte você não entendeu?

lg_gustavo
28/04/2004, 18:14
é Fábio, mas eu deveria ter trocado o "breve histórico" por "histórico" mesmo... queria mais detalhes.
Quanto a história da injeção aconteceu o seguinte: liguei para um anúncio de um samuka 93 e o dono me falou que o motor dele não tinha injeção. Fiquei meio confuso... Não sei se o feliz dono desse carro não sabe nada sobre ele ou se a injeção entrou + para frente. Tô procurando alguma coisa sobre isso, mas não tô achando nada na net.