PDA

Ver Versão Completa : Ajuda Ranger 2.8 motor travou...

lili
02/06/2007, 21:32
Olá,
tenho uma ranger 2002 2.8, e aconteceu algo inesperado.
Ela está com 120.000 originais, e sempre tive muito cuidado com filtros e oleo.
Emprestei ela para um amigo q tbem sempre teve carro diesel e o motor foi pro pau em sua mão... derreteu 3 pistoes!:parede: , travou turbina, provavelmente cabeçote tbem pro saco... ou seja prejuizo imenso!:cry:

1) o nivel do oleo estava ok e naum tinha 1000 km
2) o mecanico falou q foi a valvula termostatica q deu pau
3) o condutor jura q a temp subiu soh qdo travou o motor

tenho algumas duvidas, espero q os amigos possam me ajudar...
é comum a valvula termostatica dar pau?
é possivel nao acusar no painel o aumenot de temperatura?
o motor da sinais de q vai travar?
Qto tempo precisa rodar e a q giro pra chegar a derreter um pistão?

valeu pessoal , fico no aguardo de comentarios!
abs
Lili

cantodopirão
02/06/2007, 21:38
A correia dentada tinha sido trocada recentemente?
A sua quebra pode "travar" o motor!

AKPG
02/06/2007, 21:40
Lili,

Eu não conheço o funcionamento da Ranger, mas já tive problemas de aqucimento com a L200. E se eu não estivesse olhando para o marcador da temperatura, teria derretido o meu motor. Caso a Ranger não tenha nenhuma luz de advertência de temperatura alta (como na L200), é bem possível que estes problemas tenham acontecido por causa de super-aquecimento. Agora a causa do motor ter aquecido, realmente não saberia te dizer.

Um abraço,

lili
02/06/2007, 21:49
A correia tava ok, eu acompanhei a necropsia do falecido...
qto a luz naum tem naum... mas semprea ando de olho no ponteiro e o condutor jura de pé junto q ele naum tava colado em cima!

Edintruder
02/06/2007, 22:00
A temperatura sobe e acusa no painel na medida que vai subindo. Eu acredito que ele não tenha prestado atenção a esse detalhe. Mas travar assim por temperatura eu acho que foi um pouco demais. Imagino como devia estar a condição de uso para chegar a esse ponto de travar o motor, derreter 3 pistões e quebrar a turbina!
Eu posso te dizer que ele devia estar em alguma estrada com o pé atochado no fundo em velocidade máxima com o rpm no vermelho curtindo a potência e a velocidade (menos provável), podia também estar puxando algo pesado ou fazendo algum esforço extremo, pois dessa forma o motor vém em regime de potência máxima aliada a rpm limite e sem vento relativo para reduzir a temperatura na turbina e periféricos, e se caso a válvula termostática tranque nessa condição, temperatura sobe rápido, cerca de 30 segundos devem ser suficientes.
Depois que o motor trava é IMPOSSÍVEL subir a temperatura pois o motor está parado.
Além de mim, só a minha esposa pega a minha caminhonete. Eu tenho um conceito que carro e mulher não se empresta!
Sei bem o quanto custam ambas...
Manda pra retífica e manda a conta pro amigo pagar.

murilloaquino
02/06/2007, 22:36
Amigo é pra essas horas tambem, princupalmente na hora de pagar a conta da retifica...

Dieselboy
02/06/2007, 23:25
"... Eu tenho um conceito que carro e mulher não se empresta! ..."
x2!!! :concordo:

joão k. chikui
03/06/2007, 00:35
Lógicamente que travou pq fundiu (derreteu os pistões), e derreteu pq aqueceu muito acima do suportável.
Acho difícil guiar e ficar olhando ponteiro de temperatura, pois vc pode fazer isto milhares de vezes, todas com a temperatura normal. Mas, no dia que a merda acontecer, seja válvula , seja pequeno vazamento de líquido de arrefecimento, justo neste dia vc acaba não olhando( lei de Murphy).
As fábricas deveriam colocar termômetro com alerta sonoro, como em muitos caminhões.
Até acredito que ,na geração eletrônica , não só soe o alarme ,como em seguida o motor assuma o modo de segurança, com a potencia e o giro reduzido pela metade , ou o suficiente para o condutor posicionar seu veículo fora de perigo.
Tenho Volks 23-250 de 2004 e já é assim. A cummins avisa tudo, alguns mL de agua no decantador, nível do reservatório de expansão baixo, etc...

Allan Nielsen
03/06/2007, 01:49
No caso da Ranger, existe uma lampada indicadora vermelha no painel "CHECK GAGE" (verifique os medidores) que acende quando algum dos medidores esta anormal (temperatura do liquido de arrefecimento, pressão do oleo ou nivel de combustivel). Não dá pra não ver.

Existem casos onde há vazamento rapido (rompimento de alguma mangueira) do liquido de arrefecimento, e o motor "derrete" sem indicação de temperatura elevada.

lili
03/06/2007, 02:27
Derreteu mesmo, nunca achei q ia ver o motor neste estado, o aluminio derretido do pistao q travou a turbina... o mecanico falou q eh possivel falhar a valvula termstatica e juntamente a cebolinha de temperatura do motor falhar e naum acusar nada...oq acham??

RABUGENTO
03/06/2007, 07:49
Concordo com o Edintruder.
Apesar de ainda conhecer pouco motores diesel, acredito que a pessoa que emprestou sua picape abusou muito ou estava com raiva de voce.

Edintruder
03/06/2007, 08:38
Derreteu mesmo, nunca achei q ia ver o motor neste estado, o aluminio derretido do pistao q travou a turbina... o mecanico falou q eh possivel falhar a valvula termstatica e juntamente a cebolinha de temperatura do motor falhar e naum acusar nada...oq acham??

O mecânico está certo, o que é bem raro...(risadas), tanto é que motores superaquecem todos os dias nas mãos de motoristas cuidadosos, porém o que está anormal são os pistões derretidos a tal ponto. Nesse estado de temperatura o motor já estaria dando outros sinais como ruído e vibração diferente. Acredito que faltou cuidado e sensibilidade por parte do teu amigo, tal como ainda acredito que o motor estava sob muito esforço para chegar nesse ponto.
Normalmente quando aquece demais, apenas queima a junta e empena o cabeçote, nada além. São raros os casos que tem danos em válvula e pistões.

ahgmoreno
03/06/2007, 10:17
Eu tive uma ranger 2001/2002 que trancou o motou devido um mangote sem abraçadeira apois revisão de ar-cod. o mangote deu vazamento e nao prestei atenção ma temperatura. pode ter sido algum mangote e o conduto nao percebeu a temperatura subir e conduziu o carro em alta temperatura.

lili
03/06/2007, 10:58
Ehh, q m... e o problema e q o cara jura de pé junto q a temperatura estava ok, e q o carro jah tinha problema e não th afim de pagar nada... mas pelo tamanho do estrago tambem achei impossivel o motor não dar sinais antes... oq tah me matando eh a turbina, q não recondicionam e custa um monte...
abs

Pequeno jr
03/06/2007, 11:01
A correia tava ok, eu acompanhei a necropsia do falecido...
qto a luz naum tem naum... mas semprea ando de olho no ponteiro e o condutor jura de pé junto q ele naum tava colado em cima!

Lili,

Primeiro bem vindo ao forum.

Sobre a Luz de advertência a Ranger tem sim. A Luz Check Gage faz este papel não so para aquecimentos, mas também combustível baixo e outros problemas no motor. Se esta luz do seu veículo estava funcionando antes com certeza ela acendeu e fica acesa até o motor ser desligado.

DE qualquer forma, um aquecimento para chegar no ponto que vc comenta dever sido O aquecimento, pois mesmo que a pessoa não se ligue em ponteiros e etc, o motor começaria a perder força, a luz acenderia e outras pré evidências que o veículo dá antes de chegar neste ponto.

Esse camarada é mesmo teu amigo?

Vou na idéia o Edi, ou esse camarada vou arrancar uma árvore com teu carro ou ele foi ver se ele conseguia andar a mais de 230km/h, pois para chegar neste ponto ele não tava fazendo coisa boa. E mesmo se tivesse fazendo coisa boa, como vc mesmo diz q ele entende de veículos diesel ele no mínimo teria verificado q o que ele tava fazendo forçou d+ e deveria dar uma tregua para o motor.

Pequeno jr
03/06/2007, 11:03
Ehh, q m... e o problema e q o cara jura de pé junto q a temperatura estava ok, e q o carro jah tinha problema e não th afim de pagar nada... mas pelo tamanho do estrago tambem achei impossivel o motor não dar sinais antes... oq tah me matando eh a turbina, q não recondicionam e custa um monte...
abs

Aquecimento dar problema na turbina? Essa é nova para mim.

Lili, sera q esse camarada não bateu com o carter em algum canto e parou de fazer a lubrificação do motor?? Se foi isso, parou de ir óleo para a turbina e isso sim seria a causa do problema.

lili
03/06/2007, 11:06
derreteu o pistão e a turbina aspirou o metal derretido, soh vendo pra crer...

lili
03/06/2007, 11:07
ahhh mais uma coisa, todos os danos foram na parte superior do motor, embaixo tava tudo ok... o não indica falta de oleo e sim de agua, estou certo???

Edintruder
03/06/2007, 17:45
Sim, estás certo!
Esse motor aguenta muito desaforo antes de estragar algo na parte de baixo. Tens a estimativa do custo com as peças e MO?
Passa para nós que podemos dar dicas de preços de peças.
Podes pesquisar preços com esse pessoal, pois tem muita coisa com preço excelente, e talvêz a turbina possa estar mais barata aqui.
http://br.geocities.com/superpecas1/

lili
03/06/2007, 18:03
Ok Edintruder...
ela esta em Curitiba, onde foi o incidente...
custos estimados:
1000 MO mecanico
600 retifica
gastei 1120 reais nos pistoes,juntas, brozinas e retentores ... falta alguma coisa, acho q mais uns 500 reais resolve...
ate ai tudo bem, peças em distribudor e mecanica e retifica com indicação e preço razoavel... o problema eh q provavelmente o cabeçote tbem foi pro pau e a turbina q naum tem retifica, de acordo com o q me falaram, vou reavaliar... a ranger XL usa qual turbina??
valeu o toque da loja! vou pesquisar e se alguem puder ajudar com a trubina agradeço!
abraços a todos...

Mario Germano
03/06/2007, 18:36
Em novembro de 2006 meu filho voltava de uma viagem a Uberaba e a válvula termostática quebrou, permitindo que o motor fundisse. O termômetro no painel somente subiu ao máximo, avisando do incidente, quando já não adiantava mais. Tive que retificar o motor. Ossos do ofício. Afinal a válvula da minha Ranger já tinha 5 anos de uso, assim como a da sua ao quebrar. É fadiga do material mesmo. Agora fico atento em todas as revisões e se tiver qualquer dúvida, a respeito de qualquer peça, troco.
Mário Germano

shimomoto
04/06/2007, 00:21
[quote=lili;405321 a ranger XL usa qual turbina??
valeu o toque da loja! vou pesquisar e se alguem puder ajudar com a trubina agradeço!
abraços a todos...[/quote]

Não tenho certeza...mas ao que me consta, a Ranger XL a partir de 2004 usa a turbina WG convencional.

Abraços

lili
04/06/2007, 11:34
Conferi e eh a TGV ateh 2003 em todoas rangers. Em 2004 com o modelo novo ainda 2.8, esta turbina era utilizada somente na XLT e a convecional na XLS e storm.
Alguem sabe se posso ultilizar a turbina convencional nela?

lili
04/06/2007, 11:38
Podes pesquisar preços com esse pessoal, pois tem muita coisa com preço excelente, e talvêz a turbina possa estar mais barata aqui.
http://br.geocities.com/superpecas1/[/quote]

Eles não trabalham com peças de motores nem turbinas... q pena:-(

delreibr
04/06/2007, 20:06
putz meu,que facada eim?

qual é a turbina da sua ranger? T2? eu posso ver se arranjo uma usada

mas realmente é muitissimo estranho esse motor derreter assim eim...

rogeriomasih
04/06/2007, 21:33
Qual era o carro?

Em novembro de 2006 meu filho voltava de uma viagem a Uberaba e a válvula termostática quebrou, permitindo que o motor fundisse. O termômetro no painel somente subiu ao máximo, avisando do incidente, quando já não adiantava mais. Tive que retificar o motor. Ossos do ofício. Afinal a válvula da minha Ranger já tinha 5 anos de uso, assim como a da sua ao quebrar. É fadiga do material mesmo. Agora fico atento em todas as revisões e se tiver qualquer dúvida, a respeito de qualquer peça, troco.
Mário Germano

rogeriomasih
04/06/2007, 21:35
No contexto dessa discussão, faço a seguinte pergunta:

para evitar uma situação parecida, de quanto em quanto tempo (ou Km) a válvula termostática deve ser substituída?

Existe alguma espécie de teste que avalia se está na hora de realizar a substituição?

Walter L. L. Casitta
04/06/2007, 21:41
Não é difícil evitar esse tipo de problema. É só ficar atento aos instrumentos do painel. Além do mais, nenhum motor chega nesse ponto sem avisar com antecedência...

Pequeno jr
04/06/2007, 23:05
Não é difícil evitar esse tipo de problema. É só ficar atento aos instrumentos do painel. Além do mais, nenhum motor chega nesse ponto sem avisar com antecedência...

X2 !!
Se vc é atento ao painel e a barulhos diferentes no seu motor pode ter certeza q não so este problema, mas muitos outros podem ser evitados.

cbridi
04/06/2007, 23:26
Talvez ajude:
- Vá no site da International/MWM e procure o distribuidor mais próximo, com certeza o preço dele para a turbina e todas as peças é muito mais barato que na Ford;
- Tente também em lojas de peças para tratores da linha Massey-Fergunson, eles costumam ter peças para motores Maxion muito mais em conta;

[]'s

cbridi
05/06/2007, 00:36
A propósito, se, por algum motivo, o motor superaquecer, a água vai sair pela válvula do vaso de expansão antes que a luz CHECK GAGE acenda. E, sem água, não vai acusar superaquecimento, a menos que vc esteja acompanhando pelo marcador no momento do superaquecimento, babaus... já era e vc nem vai ver. Pelo menos com o Maxion 2.5...

Experiência própria: qdo estive no Peru, acima dos 3.000 m de altitude a bagaça esquentou! Não sei porque cargas d'água (ou melhor, acho q o anjo da guarda estava comigo), eu estava de olho no marcador e vi a temperatura subindo rapidamente, ops, f*deu! Vou parar e ver o que está havendo! Nem cheguei a parar e a temperatura começou a baixar rapidamente... Mesmo assim parei e, sem desligar o motor, abri o capô, o que vejo? A válvula do vaso de expansão deixando o precioso líquido esvair-se, volto para a cabine e olho no marcador: temperatura normal! E o líquido verde borbulhando e escorrendo... Detalhe: não causou nenhuma fumaceira exagerada de vapor d'água, isto me leva a crer que se eu não estivesse acompanhando pelo marcador da temperatura estaria em maus lençois... O marcador teria voltado a posição normal e eu teria seguido viagem até acontecer algo pior.

Desfecho da história: esperei o motor esfriar, completei o nível, coloquei o motor para funcionar e fui-me na boa, com um olho na estrada e três (dois da minha namorada) no marcador de temperatura, até Cusco. Lá, foi descoberta a causa do aquecimento: não estava passando ar pelo radiador por causa do barro incrustado. Entre o radiador do AC e o da água estava cheio de terra, impedindo a passagem do ar. Dias antes, havíamos passado por um lamaçal enorme na estrada Parque no Pantanal, álias, uns 2000Kms antes. Atravessamos a Bolívia sem nenhum problema, mas próximo de Cusco a temperatura ambiente estava mais elevada aconteceu o problema...
Bastou retirar o radiador, reabastecer colocando aditivo e sentar o pé... Do Peru fomos para o Chile, voltamos para a Bolívia, Chile novamente, Argentina e finalmente Brasil. Foi um enorme sobe e desce cordilheira e mais nenhum problema de aquecimento...
Isso foi há 30.000 Kms atrás e o Maxion 2.5 tá que é uma beleza, graças a previdência divina, nenhuma seqüela.

Uma foto da parada para manutenção na Autrisa de Cusco - Peru:
http://i172.photobucket.com/albums/w40/cbridi/4x4Brasil/100_1466red.jpg

Edintruder
05/06/2007, 11:11
Eu ando sempre de olho no painel, afinal se os instrumentos existem devem ser observados!

Lili,
No caso da tua turbina, coloca a TGV para manter os mesmos parâmetros de potência, se colocar uma WG tens que mudar o coletor de escapamento pois o flange de acoplamento é diferente, fora que a potencia vai reduzir para 132 cv e o torque vai aparecer 200 rpms mais tarde.

cbridi
05/06/2007, 15:29
Eu ando sempre de olho no painel, afinal se os instrumentos existem devem ser observados!

Com certeza, mas levou menos de 2 minutos entre o ponteiro subir e voltar a cair por falta de água... e nada do CHECK GAGE acusar...

lili
05/06/2007, 22:31
Lili,
No caso da tua turbina, coloca a TGV para manter os mesmos parâmetros de potência, se colocar uma WG tens que mudar o coletor de escapamento pois o flange de acoplamento é diferente, fora que a potencia vai reduzir para 132 cv e o torque vai aparecer 200 rpms mais tarde.[/quote]

Ok Edintruder,
tem um cara em curitiba q o mecanico indicou q conserta turbinas, ele alega usar peças originais e oferece garantia de 6 meses... acho q vou arriscar 1000 reais... a nova 4000... gastei isso na retifica+mecanico+ pistoes e bicos...
oq acham?
abs

Pequeno jr
05/06/2007, 22:56
Lili,
No caso da tua turbina, coloca a TGV para manter os mesmos parâmetros de potência, se colocar uma WG tens que mudar o coletor de escapamento pois o flange de acoplamento é diferente, fora que a potencia vai reduzir para 132 cv e o torque vai aparecer 200 rpms mais tarde.

Ok Edintruder,
tem um cara em curitiba q o mecanico indicou q conserta turbinas, ele alega usar peças originais e oferece garantia de 6 meses... acho q vou arriscar 1000 reais... a nova 4000... gastei isso na retifica+mecanico+ pistoes e bicos...
oq acham?
abs[/QUOTE]

Lili,
Ano passado um amigo teve um problema com a turbina da sua L-200 que tbm era TGV. O valor no mercado era bem acima dos R$ 4.000. Resultado, acharam em goiania por menos da metade deste valor em um ferro velho e em ótimo estado.

Acho q seria uma boa vc verificar se não existe em algum ferro velho alguma turbina TGV em bom estado. Retificar turbina para um veículo de uso do dia-a-dia eu não indico.

Jean Carlo
07/06/2007, 20:46
C Bridi

Fugindo um pouco da história , mas a minha S10 também aconteceu o mesmo e bem dizer na mesma região , repara que não foi só a minha que esquetou o resto do povo que estava comigo também esquentou. No nosso caso eu acho que a altitude tem um pouco de culpa também , o motor fica sufocado por causa da pressão atmosférica e esquenta .

O local foi próximo a Calama no Chile, você andou por esta estrada.

Allan Nielsen
08/06/2007, 01:35
A propósito, se, por algum motivo, o motor superaquecer, a água vai sair pela válvula do vaso de expansão...

Cbridi, a mancha que aparece na manta do capu foi causada por esta fervura?

sds

Engels Kbça
08/06/2007, 05:28
C Bridi

Fugindo um pouco da história , mas a minha S10 também aconteceu o mesmo e bem dizer na mesma região , repara que não foi só a minha que esquetou o resto do povo que estava comigo também esquentou. No nosso caso eu acho que a altitude tem um pouco de culpa também , o motor fica sufocado por causa da pressão atmosférica e esquenta .

:pensativo: Uma S 10, uma L 200 Sport ...qual a ultima picape?:?:

Quati
10/06/2007, 23:30
Lili
Acontece sim e sem aviso de nenhum sensor se a válvula travar, a água fica presa na parte superior do motor onde acontece a queima, e é pra isso que ela serve para que haja aquecimento rápido na área de queima e com o tempo a válvula vai abrindo permitindo a circulação conforme o motor vai esquentando. Bom naquela área não tem sensor e se a temperatura sobe a água ferve aí aparecem os sinais de água e vapor espirando pelo reservatório e se não for notado pelo condutor o estrago acontece, pois todos os sinais são externos como vapores, cheiros e outros sintomas.
Pelo seu relato o rapaz estava desatento talvez por não conhecer o carro e mesmo porque ele é largo e os vapores ficam fora da visão do motorista e só parou o veiculo por ter travado tudo. Talvez um passageiro notasse o fato.
Aconteceu comigo com outro motor eu percebi a água sendo jogada pelo sistema sem nenhum aviso de sensor. Fiz uma verificação e estava frio o radiador como todo o resto, por isso não dispara alarme, pois a água quente nem passa por ele. Até eu descobri o que era, demorou, ficava repondo a água do reservatório até conseguir sanar o problema era a válvula travada, saquei fora e tudo voltou ao normal.....

Abraço
Quati

Walter L. L. Casitta
10/06/2007, 23:42
No caso do motor da Ranger o sensor de temperatura da água fica junto com da válvula termostática...

cbridi
11/06/2007, 01:01
C Bridi

E aí Jean, puxa cara! Venho à público agradecer tuas dicas, foram muito proveitosas, o mapa dos postos Copec é muito bom para quem anda no Chile... o passeio foi demais!!!
Se a estrada que vc se refere for entre Calama e San Pedro do Atacama a resposta é sim, passei por este caminho.

Acredito que a altitude tenha a ver com o ocorrido, mas o fato é, que depois de desmontar e limpar o radiador, tudo voltou ao normal, inclusive passei por pontos muito mais elevados depois de Cusco...

Cbridi, a mancha que aparece na manta do capu foi causada por esta fervura?

Não Allan, essa mancha é de barro, mas é parte do problema :-)
Essa mancha é herança do lamaçal na estrada Parque - em Corumbá - MS. Foi por causa desse lamaçal que as aletas do radiador ficaram entupidas de terra...

A estrada Parque tem uns 100 Kms, bem antes da metade já estava do jeito da foto abaixo, nunca vi terra tão grudenta, grudava tanto que, com o peso, chegou a arrancar as proteções internas dos paralamas traseiros... Se eu fosse um pouco menos jumento, antes de seguir viagem, teria mandado passar um jato de água no radiador, não apenas na lataria...
http://i172.photobucket.com/albums/w40/cbridi/4x4Brasil/100_0577red.jpg

cbridi
11/06/2007, 01:12
No caso do motor da Ranger o sensor de temperatura da água fica junto com da válvula termostática...

Pois é, Walter, e porque será que esquentou sem ligar o CHECK GAGE?

Em Cusco, para diagnosticar o problema, fiz um teste com o pessoal da Autrisa (mecânica). Trocamos todo o líquido de arrefecimento e, para quem conhece Cusco, subimos o morro para Saqsayhuman atolando o pé no acelerador. Antes de chegar no topo, a temperatura quase atingiu o vermelho e começou a cair. Foi tudo rápido, não demorou para subir além do normal e nem para começar a cair. Posso estar exagerando, mas acho que não levou 1 min. Paramos, abrimos e capô e lá estava a água saindo pela válvula do reservatório de expansão. Será que é problema na válvula do reservatório que está abrindo antes do tempo?
De qquer forma, depois de limpar as aletas do radiador e repôr pela segunda vez o líquido de arrefecimento não tive mais nenhuma dor de cabeça...

[]'s

Walter L. L. Casitta
11/06/2007, 08:05
Pois é, Walter, e porque será que esquentou sem ligar o CHECK GAGE?

Em Cusco, para diagnosticar o problema, fiz um teste com o pessoal da Autrisa (mecânica). Trocamos todo o líquido de arrefecimento e, para quem conhece Cusco, subimos o morro para Saqsayhuman atolando o pé no acelerador. Antes de chegar no topo, a temperatura quase atingiu o vermelho e começou a cair. Foi tudo rápido, não demorou para subir além do normal e nem para começar a cair. Posso estar exagerando, mas acho que não levou 1 min. Paramos, abrimos e capô e lá estava a água saindo pela válvula do reservatório de expansão. Será que é problema na válvula do reservatório que está abrindo antes do tempo?
De qquer forma, depois de limpar as aletas do radiador e repôr pela segunda vez o líquido de arrefecimento não tive mais nenhuma dor de cabeça...

Provavelmente porque não tinha água. Sabe o que eu acho que ta faltando nesses picapes? Um sensor de nível de água dentro do vaso de expansão. Tive um Fiat Uno que tinha e o nosso caminhãozinho Iveco Daily também tem.
Com um sensor desses, acho que dificilmente alguém seria pego de surpresa por falta de água...

ojaneri
11/06/2007, 08:20
Provavelmente porque não tinha água. Sabe o que eu acho que ta faltando nesses picapes? Um sensor de nível de água dentro do vaso de expansão. Tive um Fiat Uno que tinha e o nosso caminhãozinho Iveco Daily também tem.
Com um sensor desses, acho que dificilmente alguém seria pego de surpresa por falta de água...

E é bem fácil colocar um. Comprei um por R$ 8,00 (acho que do gol) para colocar no meu Samurai..é só fazer um furo no vaso de expansão que ele encaixa la, e puxar a ligação do painel (quando o nivel ta baixo ele fecha o contato entre os dois polos do sensor)...será que dá para adaptar na luz do check gage na ranger?

Allan Nielsen
11/06/2007, 15:37
Não Allan, essa mancha é de barro, mas é parte do problema :-)
Essa mancha é herança do lamaçal na estrada Parque - em Corumbá - MS. Foi por causa desse lamaçal que as aletas do radiador ficaram entupidas de terra...

A estrada Parque tem uns 100 Kms, bem antes da metade já estava do jeito da foto abaixo, nunca vi terra tão grudenta, grudava tanto que, com o peso, chegou a arrancar as proteções internas dos paralamas traseiros... Se eu fosse um pouco menos jumento, antes de seguir viagem, teria mandado passar um jato de água no radiador, não apenas na lataria...

É realmente tá um mingau de primeira. Por curiosidade, aqueles para-barros na parte interna do para-lama dianteiro que ficam apoiados sobre o chassis estavam inteiros? Pois parece que foi muita lama nas correias e helice pra lambuzar a manta deste jeito.

sds

Allan Nielsen
11/06/2007, 15:54
E é bem fácil colocar um. Comprei um por R$ 8,00 (acho que do gol) para colocar no meu Samurai..é só fazer um furo no vaso de expansão que ele encaixa la, e puxar a ligação do painel (quando o nivel ta baixo ele fecha o contato entre os dois polos do sensor)...será que dá para adaptar na luz do check gage na ranger?

A ideia é boa :idea:. A duas semanas atras escapei deste tipo de problema pela indicação do painel do VW-Polo, acusando nivel baixo no vaso de expansão (furou o radiador).

Acho que dá ate pra usar a indicação no painel THEFT (ladrão dágua) que não tem uso na ranger diesel. Ou tambem conjuga-lo em paralelo com a indicação de agua no diesel, neste caso facilita por não necessitar mexer em fiação e painel.

Walter, vc que conhece os circuitos da Ranger.....:mrgreen:

sds

wagnerf
11/06/2007, 17:20

Walter excelente idéia.

Edintruder
11/06/2007, 21:19
A idéia é excelente! Dá para fazer uma ligação entre as duas usando uns diodos, o problema é só em relação à voltagem do sistema e quais fios acionam essas duas lâmpadas.

Walter L. L. Casitta
11/06/2007, 21:30
O melhor seria encontrar uma forma mais simples de instalar isso sem ter que desmontar o painel inteiro...
O primeiro passo e mais importante é instalar o sensor de um modo que o vaso de expansão continue pressurizado.

cbridi
12/06/2007, 01:08

Pois é Walter, concordo com tua suposição e com tua sugestão de instalação de um sensor, mas não seria o caso do CHECK GAGE indicar a elevação da temperatura antes da abertura da válvula do vaso de expansão?

[]'s

cbridi
12/06/2007, 01:11
Por curiosidade, aqueles para-barros na parte interna do para-lama dianteiro que ficam apoiados sobre o chassis estavam inteiros? Pois parece que foi muita lama nas correias e helice pra lambuzar a manta deste jeito.

Estavam e estão inteiríssimos até hoje... Passe em velocidade por poças de lama que vc "pinta" facilmente a manta... :-)

[]'s

rogeriomasih
13/06/2007, 22:58
Considerando a possibilidade de falha da válvula termostática, qual o prejuízo de retirá-la definitavamente?

Edintruder
13/06/2007, 23:20
Considerando a possibilidade de falha da válvula termostática, qual o prejuízo de retirá-la definitavamente?

O motor trabalhará com constante variação de temperatura (reduz durabilidade), consumirá mais combustível e poluirá mais. Cada vez que pegar uma estrada o motor vai esfriar além da conta. No norte ou nordeste talvez não cause nenhum efeito signficativo, mas aqui no RS altera muito o funcionamento do motor. Hoje mesmo de manhã estava 9°C, se pegar estrada com uma temperatura baixa, mesmo em subidas fortes o ponteiro mal se mexerá. Nesses regimes o motor irá aquecer e se dilatar, mas logo em seguida ele esfriará o bloco e este encolherá separadamente dos coletores, então estraga as juntas tal como a dilatação e "recompactação" do metal reduz sua vida útil ocasionando desgaste prematuro em diversos componentes do motor.

Pequeno jr
14/06/2007, 20:38

Putz... gostei da idéia.

Principalmente quem faz expediçõe se etc ... é uma forma de prever o pior bem rapidamente.

Tenho q procurar o reservatório q tinha la em casa e tentar fazer essa adaptação de forma q garanta a pressurização da mesma, conforme disse o WAlter.

Allan Nielsen
14/06/2007, 23:41
O melhor seria encontrar uma forma mais simples de instalar isso sem ter que desmontar o painel inteiro...
O primeiro passo e mais importante é instalar o sensor de um modo que o vaso de expansão continue pressurizado.

Dando seguencia nas "ideias" surgidas:

Sensor de nivel
na parte interna do vaso de expansão cola-se um tubo plastico contendo em seu interior uma pequena boia com imã; esta boia flutuara de acordo com o nivel d'agua. Na parte externa do vaso de expansão cola-se um reed relay (ex sensor de porta de alarmes domestico). Quando o nivel d'agua descer o imã acionara o relay. Desta forma nada será modificado no sistema original (sem furos etc)

Alerta
Faz-se o "acoplamento" do sensor de nivel com o sensor de agua do filtro de diesel que esta ao lado. Desta forma não sera necessario mexer em painel ou fiação, mantendo o sistema original. Este sensor de agua no diesel tem alguma eletronica embutida (SCR ??); ele é alimentado com 12V e "retorna" 12V em condição normal, quando detecta agua o retorno cai pra 2V. Temos que dar uma estudada neste sensor.

Se houver agua no diesel ou falta d'agua no tanque de expansão acendera a indicação no painel (agua no filtro)

rogeriomasih
25/06/2007, 19:52
EM TEMPO:

como posso fazer para saber se minha válvula termostática está funcionando adequadamente?

Existe algum tipo de teste?

Edintruder
25/06/2007, 21:18
Se deixares o motor ligado por uns 20 minutos e o ponteiro subir até o normal e não superaquecer a válvula está funcionando, se não aquecer nada pode estar travada aberta e se superaquecer está travada fechada.
Depois podes tirar a válvula e colocar numa caneca com água, ao aquecer a água a mola deverá encolher cerca de 1 cm.

rogeriomasih
27/06/2007, 20:01
Valeu Edintruder.

Obrigado pelas dicas.

renato_antunes
02/07/2007, 21:04
EM TEMPO:

como posso fazer para saber se minha válvula termostática está funcionando adequadamente?

Existe algum tipo de teste?

Ligue o motor pela manhã e observe que a mangueira ao lado direito da válvula esquenta e a do lado esquerdo esquenta quando a válvula abre.

renato_antunes
02/07/2007, 21:17
Amigos, quero relatar o que aconteceu comigo. Recentemente adquiri uma Ranger (estou aprendendo sobre o motor diesel ainda) e no meio de uma viagem reparei que a temperatura começou a subir (visto que no meu carro ela fica um pouco abaixo do meio) e ao ver que a luz CHECK GAGE acendeu logo encostei. Ao abrir o capô vi que estava quase sem água. Na oficina, após constatar um vazamento por baixo do radiador, o mecânico me disse que se eu não tivesse parado imediatamente teria queimado a junta do cabeçote e provavelmente o teria empenado também. Dai a travar o motor...
Portanto, Lili acho que seu "amigo" não é muito bom motorista.

Walter L. L. Casitta
29/08/2007, 22:36
Voltando ao assunto sobre a adaptação de um sensor para o nível de água no vaso de expansão, encontrei por acaso um sensor de agua fabricado pela Keko e usado naqueles climatisadores de cabines para caminhões.
Esse sensor é fácil de adaptar porem não sei se resistira a pressão e temperatura no vaso de expansão.
Quando passar por uma revenda vou tentar comprar uma para avaliar...

http://www.bepo.com.br/_uploads/arquivog589.jpg

Sukys
30/08/2007, 03:07
Walter,

Nesta história de super-aquecimento eu já pesquisei muito, tenho alguma experiência e até relatei o resultado em tópico que você participou ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=413670&postcount=4 ) e posso te dizer que a adaptação de bóia e circuito de indicação não deixa de ser uma solução, DESDE QUE:

-Não exista comprometimento na pressurização do sistema, ou seja, evitar ao máximo a presença de furos para instalação de sensor e/ou fiação, utilizar tampa do vaso de expansão com rosca EXATAMENTE compatível com o reservatório, e caso a tampa possua válvula de alivio, que seja respeitado o valor original do sistema.

-Que o sensor de nível tenha elementos metálicos compatíveis com o ambiente, ou seja, o ideal é fazer uso de sensor de nível onde não só os elementos metálicos com também plásticos resistam à temperatura e solução química encontrada no sistema de arrefecimento, uma vez que o ambiente é altamente propício à corrosão por eletrólise. Uso de aditivos corretores de ph resolvem esta parada, mas isso também tem prazo de validade, haja vista o que acontece com o alumínio dos radiadores e até dos blocos.

Super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação, e até então quem mais penava com isso era dono de Land, tanto que no fórum da marca na Argentina e na Africa do Sul existe informação de sobra sobre o que já tentaram fazer pra solucionar, pelo menos, o problema de indicação de super-aquecimento com um mínimo de confiabilidade.

Sds,
Sukys

Walter L. L. Casitta
30/08/2007, 08:48
Walter,

Nesta história de super-aquecimento eu já pesquisei muito, tenho alguma experiência e até relatei o resultado em tópico que você participou ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=413670&postcount=4 ) e posso te dizer que a adaptação de bóia e circuito de indicação não deixa de ser uma solução, DESDE QUE:

-Não exista comprometimento na pressurização do sistema, ou seja, evitar ao máximo a presença de furos para instalação de sensor e/ou fiação, utilizar tampa do vaso de expansão com rosca EXATAMENTE compatível com o reservatório, e caso a tampa possua válvula de alivio, que seja respeitado o valor original do sistema.

-Que o sensor de nível tenha elementos metálicos compatíveis com o ambiente, ou seja, o ideal é fazer uso de sensor de nível onde não só os elementos metálicos com também plásticos resistam à temperatura e solução química encontrada no sistema de arrefecimento, uma vez que o ambiente é altamente propício à corrosão por eletrólise. Uso de aditivos corretores de ph resolvem esta parada, mas isso também tem prazo de validade, haja vista o que acontece com o alumínio dos radiadores e até dos blocos.

Super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação, e até então quem mais penava com isso era dono de Land, tanto que no fórum da marca na Argentina e na Africa do Sul existe informação de sobra sobre o que já tentaram fazer pra solucionar, pelo menos, o problema de indicação de super-aquecimento com um mínimo de confiabilidade.

Sukys,

A Ranger não tem problema com super aquecimento apesar de ter o mesmo motor da Land. Pelo menos da forma com que uso posso garantir isso pois tenho uma a 6 anos. Então isso não me preocupa. Me preocupo sim com um possível problema de vedação no circuito por onde passa liquido de arrefecimento.

Pelos relatos postos pelo fórum não só de proprietários de Ranger, grande parte dos problemas com super aquecimento acontecem depois da perda do liquido de arrefecimento. Nem todas as vezes que isso acontece e de acordo com os relatos ou o medidor de temperatura não acusou a alta de temperatura provavelmente pela falta de agua ou o motorista não prestava a devida atenção ao que indicava painel.

Acredito que com a inclusão de um dispositivo que ajude a prever a falta de agua muito útil pra ajudar a evitar problemas com aquecimento em qualquer tipo de veículo.

No mais, coloquei o post porque sei que muitas pessoas aqui se interessam pelo assunto e só isso pois acredito que ninguém aqui adaptaria um dispositivo desse tipo na Ranger, nem que você desse um de graça. Sei que eu poderia adaptar um mais pelo desafio do que pela necessidade já que sou bastante atento ao comportamento dos veículos que dirijo.

Sukys
30/08/2007, 14:07
Walter,

Fiz menção ao outro tópico apenas como referência.
Quando disse que super-aquecimento é um problema em muitos motores diesel de alta rotação não entrei no mérito da situação e sim da ocorrência, que muitas vezes acontece de forma abrupta e sem compatibilidade na indicação de termômetro.
Na internet existem "n" relatos sobre isso, e foi identificado que isso acontece quando, por algum motivo qualquer, existe perda do liquido de arrefecimento, o que permite a formação de bolsão de ar em volta do sensor de temperatura. Como em relação ao líquido o ar é um péssimo condutor de calor, o termômetro mantém a indicação de temperatura adequada (ou próximo disso) quando na realidade o cabeçote já está à caminho do empeno porque, obviamente, é o primeiro componente a sofrer aumento de temperatura.
Como disse anteriormente, existem inumeros relatos de problemas e tentativas de solução, e isso pode ser checado facilmente na própria web.

No mais, vejo a instalação da bóia de nível como algo no mínimo desejável, e achei oportuno passar algumas dicas em função da experiência que tive na tentativa de utilizar procedimento semelhante, e fiz minhas considerações porque de nada adianta ter dispositivo de alarme se não existe confiabilidade de funcionamento, ou se o próprio dispositivo pode concorrer para o problema.

Sds,
Sukys

Edintruder
30/08/2007, 14:39
Sukys,

No mais, coloquei o post porque sei que muitas pessoas aqui se interessam pelo assunto e só isso pois acredito que ninguém aqui adaptaria um dispositivo desse tipo na Ranger, nem que você desse um de graça. Sei que eu poderia adaptar um mais pelo desafio do que pela necessidade já que sou bastante atento ao comportamento dos veículos que dirijo.

Walter, me exclui da tua afirmação pois estou esperando tu fazeres primeiro para eu copiar depois! Ehehehe!
Alguns problemas relatados de aquecimento não acusaram n o painel justamente pela falda de água no sistema, e essa bóia que o Walter falou evita justamente essa ocorrência, aumantando a confiabilidade das indicações do painel.
Eu saí da empresa aonde trabalhava que tinha frota de caminhões, então vou ter que comprar essa bóia ou arranjar uma estagada para analisar e colocar pra ferver na água.

dsamaz
30/08/2007, 16:48
Amigos,

sobre este sistema de bóia, acho q na ranger não funcionaria direito.
Eu não confio no sistema ford de reservatório de expansão... Acho q não funciona direito. Imagino também que se caso alguma mangueira se rompa, bomba dágua não é capaz de sugar do reservatório pela aquela mangueirinha que se liga ao radiador...
O sistema da ranger de vcs é assim também? Na minha há somente uma mangueira ligando o reservatório ao radiador.

Definitivamente o reservatório da ranger não presta para instalar nada, pois ele nem mesmo funciona.

Interessou-me este sensor de umidade citado pelo Walter.
Pra estas coisas tem um lugar ideal para instalar sensores: no lado direito do carro, no cofre do motor, na parte de cima tem uma haste metálica q se liga duas mangueiras, sendo q uma delas, no meu vai para o kit-gás... Ali dá tranquilamente para se instalar "niples" metálicos, furando-se o niples e inserindo nos furos o que se quiser: sensor de temperatura, umidade, pressão da água, ...

shimomoto
30/08/2007, 17:25
Pessoal,

Estava vendo a questão do nosso colega com seu motor 2.8 travado, e postei o Catálogo de peças do Powerstroke/HS 2.8. Está em http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=450096&postcount=1

Abraços

Edintruder
31/08/2007, 13:09
Dasmaz, eu costumo encher o radiador da Ranegr só pelo reservatório e a água tem uma excelente vazão. As mangueiras ligam o retorno e a parte de cima do radiador, então a água vai diretamente para o bloco e para o radiador. Acredito que funcione bem. Já o sensor de umidade deixará de funcionar em alagados ou em dias de chuva.