PDA

Ver Versão Completa : Cherokee com problemas na marcha lenta

crcunha
02/06/2007, 21:00
Meus Caros,

Estou tendo o seguinte problema na minha ZJ Limited 97 : Quando paro em algum sinal ou em um engarrafamento mantendo o câmbio em drive (D) e segurando o freio, a rotacão do motor começa a diminuir após alguns segundos até o motor parar completamente. Se no momento que o carro parar eu colocar o câmbio em neutral (N) o motor estabiliza em uma rotação (aprox 800 rpm) e nunca desliga. Eu observei que se o carro estiver rodando lentamente isto não acontece. Este fato só acontece quando estou pressionando o freio e o câmbio não está em neutral (N). O que pode estar errado no carro ? Qual seria a rotação ideal do motor nesta situação ?

Abs,

crcunha.

J Pinho
02/06/2007, 21:40
Meus Caros,

Estou tendo o seguinte problema na minha ZJ Limited 97 : Quando paro em algum sinal ou em um engarrafamento mantendo o câmbio em drive (D) e segurando o freio, a rotacão do motor começa a diminuir após alguns segundos até o motor parar completamente. Se no momento que o carro parar eu colocar o câmbio em neutral (N) o motor estabiliza em uma rotação (aprox 800 rpm) e nunca desliga. Eu observei que se o carro estiver rodando lentamente isto não acontece. Este fato só acontece quando estou pressionando o freio e o câmbio não está em neutral (N). O que pode estar errado no carro ? Qual seria a rotação ideal do motor nesta situação ?

Abs,

crcunha.

Caro Cunha,

Verifique se nao ha problema no hidrovacuo. As vezes ocorre um pequeno furo no diafragma que permite a entrada de ar para a admissao e istopode provocar o desligamento do motor pois a mistura fica mais pobre ate nao conseguir manter o motor em funcionamento. Procure ouvir se ha um chiado como uma entrada falsa de ar no hidro.

boa sorte

Leo - Beethoven
03/06/2007, 17:47
Caro Cunha,

Verifique se nao ha problema no hidrovacuo. As vezes ocorre um pequeno furo no diafragma que permite a entrada de ar para a admissao e istopode provocar o desligamento do motor pois a mistura fica mais pobre ate nao conseguir manter o motor em funcionamento. Procure ouvir se ha um chiado como uma entrada falsa de ar no hidro.

Concordo :concordo: ...mas as vezes pode ser até magueiras e abraçadeiras com problemas nessa linha....tem que deixare o motor ligado e dar uma geral no circuito em busca de alguma entrada de ar....

Mas existe um sensor de compensação de marcha lenta, para o D e R, assim como existe pra o Ar condicianado....se tiver problema nisso, a marcha lenta fica ruim também.....Pra tirar essa dúvida de vez, coloque o carro em uma superfície plana e deixe o carro se mover por si próprio na posição Drive, sem pressionar o acelerador ou o freio. Se o motor não morrer ou engasgar, então é quase certo que há problema na linha de vácuo....Outra coisa, não sei na ZJ, mas o coletor de admissão das XJs são doidos pra trincarem segundo os gringos....isso iria causar entrada de ar falsa e fazer a mesma coisa....

Abs.

crcunha
06/06/2007, 23:26
Leo,

Fiz o teste que você sugeriu e o resultado foi que o motor só morreu quando pressionei o freio. Quando estou em um engarrafamento por exemplo e para o carro pressionando o freio e mantendo o câmbio em drive, após alguns segundos o motor começa a engasgar até morrer. Se estou em neutral, mesmo pressionando o freio isto não acontece.
Dei uma olhada no diafragma do hidrovacuo mas não observei furos.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

nzardo
07/06/2007, 10:17
Leo,

Fiz o teste que você sugeriu e o resultado foi que o motor só morreu quando pressionei o freio. Quando estou em um engarrafamento por exemplo e para o carro pressionando o freio e mantendo o câmbio em drive, após alguns segundos o motor começa a engasgar até morrer. Se estou em neutral, mesmo pressionando o freio isto não acontece.
Dei uma olhada no diafragma do hidrovacuo mas não observei furos.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

Cunha,

Pra matar a charada faça o seguinte teste na sua garagem...:wink:

Deixe o carro em Drive, depois em 2, depois em 1 com o FREIO DE MÃO acionado, e verifique se o motor apaga em todas posições, se sim, não é o hidrovacuo, se apagar é ELEEEEEE ! ! ! ...:shock: :shock:

Dispois nois ve o q mais pode se........:mrgreen: :mrgreen:

crcunha
07/06/2007, 16:02
Caro Nzardo,

Fiz o teste exatamente como você descreveu. Resultado : O motor do carro não apagou em nenhuma das posições. Em alguns momentos ele chegou próximo de zero rotações parecendo que iria apagar mas se recuperou e após algum tempo de teste estabilizou em 500 rpm.
Vou repetir o teste amanhã para confirmar estes resultados.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

vendra
07/06/2007, 17:48
Caro Nzardo,

Fiz o teste exatamente como você descreveu. Resultado : O motor do carro não apagou em nenhuma das posições. Em alguns momentos ele chegou próximo de zero rotações parecendo que iria apagar mas se recuperou e após algum tempo de teste estabilizou em 500 rpm.
Vou repetir o teste amanhã para confirmar estes resultados.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97
A sensação é que a lenta do teu carro está "fraca ". Quando a caixa pesa ( em DRIVE ) ela tende a apagar. Eu não sei como é na ZJ mas na XJ na base da Borboleta do coletor tem o sensor de lenta ( IMAP) e o motor de passo que regula a lenta .N aminha , eun tive um problema semelhante e uma limpeza geral nestes sensores foi a solução.
Mario.

bodão Guara
07/06/2007, 19:40
CRCUNHA.
Minha Cherokee estava com problema semelhante eo mecânico não estava encontrando a solução. O problema era tambem semelhante ao de um Galante- cujo dono solicitou uma revisão com troca de todos os óleos para uma viagem . Qual a surpresa. O problema foi solucionado com a troca do óleo do câmbio, usando um derexon IV, complementado com limpesa dos bicos. Sò um deles estava sem vasão adequada.
Creio que esta troca de óleo tenha sido realmente necessária e adequada.
Bodão Guara.

Leo - Beethoven
07/06/2007, 21:07
Veja, se em Neutral o problema não aparece, não é problema na linha do vácuo mesmo !!! Se tivesse problema na linha de depressão do motor (servo freio, coletor, magueiras, etc) daria problemas ou oscilação de marcha lenta em Neutral também. Se isso não acontece, é quase certo que o problema possa estar nesse sensor de compensação que mencionei antes. Vou pesquisar mais sobre isso....
Repito, se em Neutral está filé, já era....

Abs.

crcunha
07/06/2007, 22:15
Caro Léo,

Em Neutral está perfeito. Este problema só aparece em drive, rear, 2 e 1.

Bodão Guara obrigado pela dica. Vou verificar a possibilidade de trocar o óleo de câmbio. Talvez tenha que fazer uma limpeza dos bicos injetores, mas antes queria ter certeza que o problema está relacionado a eles para não gastar este $$$ desnecessariamente.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

Leo - Beethoven
07/06/2007, 23:18
Realmente, creio que o problema está na injeção.
Existe um teste pra ler os códigos de erro da injeção sem ir a um mecânico....Acho que eu postei isso no tópico do Manula da Cherokee ou outro parecido. Postei até a tabela com o significado dos códigos....
Se não me falhe a memória, na ZJ para obter os códigos, vc tem que fazer o seguinte: Com a Chave de ignição em OFF vc liga a ignição (sem ligar o motor e retorna para a posição OFF, liga de novo e desliga e mais uma vez....quando ligar na terceira vez, ela deve reallizar um teste do painel e o odômmetro irá ciclar de 000000, 1111111, 222222, até 9999999 depois no próprio odêmetro serão exibidos os códigos de erro do módulo.
Na XJ, é spo apertar o Trip reset (do odômetro) e ligar a ignição.....p teste é legal, pois testa todas as luzes do painel e os instrumentos também.....se estiver tudo OK com a Injeção, a Luz de Check Engine apenas dá uma piscado ao final do teste (9999999 no odômetro) e retorna ao normal. Vale a pena fazer o teste....

Abs

Leo - Beethoven
07/06/2007, 23:21
De qualquer forma, se vc está com o carro a pouco tempo, vale a pena fazer uma revisão na injeção pra saber como está.....é $$$ bem empregado.

Abs.

crcunha
09/06/2007, 22:29
Caro Leo,

Tentei fazer o teste da injeção como você descreveu mas não funcionou. Nada aconteceu. Provavelmente cometi algum erro no procedimento. Você poderia descrever com mais detalhes. Não cheguei a dar a partida no motor. Comecei em OFF como no procedimento descrito e fui até o estágio seguinte da ignição onde vários símbolos e luzes acendem no painel e depois voltei para OFF. Repeti este procedimento 3 vezes e nada aconteceu. Em nenhuma das tentativas tentei dar a partida no motor. É necessário fazer isto ?

Abs,

crccunha
--------------
ZJ Limited 97

keko
10/06/2007, 00:20
crcunha
acho que são 5 vezes que tens que girar a chave na ZJ sem ligar o carro.

Leo - Beethoven
10/06/2007, 17:54
Ou são 3 ou 5 vezes...não me recordo ao certo na ZJ.....mas é o seguinte:
Off-on-off-on-off-on.....liga e desliga a ignição sucessivamente, dando um intervalo de 2 a 3 segundos em cada operação....ma útima vez que ligar a ignição (sempre sem dar a partida) vc vai ver que o painel entrará no ciclo de teste.....se por ventura não funcionar com 3 ciclos, tente com 5, lembrando que no último cliclo vc tem que deixar a ignição ligada de vez....blz ?
Abs

carllo
10/06/2007, 19:38
Ou são 3 ou 5 vezes...não me recordo ao certo na ZJ.....mas é o seguinte:
Off-on-off-on-off-on.....liga e desliga a ignição sucessivamente, dando um intervalo de 2 a 3 segundos em cada operação....ma útima vez que ligar a ignição (sempre sem dar a partida) vc vai ver que o painel entrará no ciclo de teste.....se por ventura não funcionar com 3 ciclos, tente com 5, lembrando que no último cliclo vc tem que deixar a ignição ligada de vez....blz ?
Abs

Boa noite Leo,

Tentei no meu ZJ de várias maneiras:
- rapidamente
- dando intervalo
- esperando todas as luzes apagarem
- sem esperar apagarem
e por ai afora,
em uns XJs que experimentei, com o hodômetro parcial, funcionou direitinho,
no meu ZJ nada...
Se alguem conseguir conte o macete!!
Abraços.

Leo - Beethoven
11/06/2007, 11:21
Cheguei a postar isso no fds, mas o fórum tava meio doido e acabou postanto em outro lugar.....então aí vai de novo...

Tava hoje olhando os diagramas de cabeamento da XJ (que depois fui ver e o sistema é similar da ZJ), no pedal do freio tem um sensor (cebolinha) que faz acender as luzes de freio, certo ? Pasme, mas nessa cebolinha tem um segundo contato que envia um sinal para o PCM.....ou seja, se a maldita pifar, vai dar zica com isso.....Outra coisa, o controle de marcha lenta é feito por motor de passo....se tiver imperrado ou meio duro, vai demorar pra atuar.....

Quanto ao teste para pegar os códigos de erro do PCM, confirmado, são 5 ciclos de liga-desliga....sendo que na 5a. vez que ligar, deixe ligado de vez.....procurei no fórum e achei até um post do Carvalhal falando nisso....nas ZJ é isso mesmo, 5 ciclos, e na 5a. vez que ligar deixe ligado de vez.....quanto aos códigos, são so mesmos da XJ, mesmo assim vai um link extra aí.

Abs.

Gira a chave cinco vezes sem ligar o carro e aguarde..

Segue os códigos...

http://www.nagca.com/grandtech/troubleshootcodes.htm (http://www.nagca.com/grandtech/troubleshootcodes.htm)

crcunha
11/06/2007, 23:10
Meus caros,

finalmente consegui fazer o teste do PCM. Obtive os seguintes códigos no odômetro : 12 e 55. A luz do check engine piscou 3 vezes parou e depois piscou 5 vezes. Em relação a tabela de erros estou usando como referência um arquivo pdf postado pelo leo : Códigos de erro do módulo ODB-II.pdf. Segundo esta tabela os erros são :
12 - A bateria

crcunha
11/06/2007, 23:13
Meus caros,

finalmente consegui fazer o teste do PCM. Obtive os seguintes códigos no odômetro : 12 e 55. A luz do check engine piscou 3 vezes parou e depois piscou 5 vezes. Em relação a tabela de erros estou usando como referência um arquivo pdf postado pelo leo : Códigos de erro do módulo ODB-II.pdf. Segundo esta tabela os erros são :
12 - A bateria foi desligada recentemente
55 - Fim da checagem de erros

O fato da luz do check engine piscar, não faz muito sentido para mim pois os códigos são mostrados no odômetro.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

carllo
12/06/2007, 01:12
Cheguei a postar isso no fds, mas o fórum tava meio doido e acabou postanto em outro lugar.....então aí vai de novo...

Tava hoje olhando os diagramas de cabeamento da XJ (que depois fui ver e o sistema é similar da ZJ), no pedal do freio tem um sensor (cebolinha) que faz acender as luzes de freio, certo ? Pasme, mas nessa cebolinha tem um segundo contato que envia um sinal para o PCM.....ou seja, se a maldita pifar, vai dar zica com isso.....Outra coisa, o controle de marcha lenta é feito por motor de passo....se tiver imperrado ou meio duro, vai demorar pra atuar.....

Quanto ao teste para pegar os códigos de erro do PCM, confirmado, são 5 ciclos de liga-desliga....sendo que na 5a. vez que ligar, deixe ligado de vez.....procurei no fórum e achei até um post do Carvalhal falando nisso....nas ZJ é isso mesmo, 5 ciclos, e na 5a. vez que ligar deixe ligado de vez.....quanto aos códigos, são so mesmos da XJ, mesmo assim vai um link extra aí.

Abs.

Pois entao Leo, na verdade devem ser 3 ciclos, como na página do link que voce postou:

"Cycle the ignition key On/Off/On/Off/On within 5 seconds. Then Count the number of times the "check engine" lamp flashes on and off."

No entanto, como meu ZJ (Laredo) é 98/98 não se enquadra no teste. Se não me engano alguém comentou aqui ou li por aí que a partir de 1998 aboliram o "self test". Pelo jeito, se eu quiser fazer o teste vou ter que morrer com alguns $$$, ou em oficina ou comprando o scanner.

Leo - Beethoven
12/06/2007, 12:10
Carllo,

Vc achou o problema e nem se deu conta....hehehe...tô rindo por que isso é bom e ruim ao mesmo tempo.
O código 12, significa que alguém talvés tenha desligado a bateria na experança de apagar os códigos.....a luz do check engine piscando do jeito que vc disse, significa o código 35 (3 piscadas e depois 5) já olhou na tabela pra ver o que significa ? Pois é, motor de marcha lenta com problema....sabe aquele que eu mencionei em um post anterior ? Batata...pode ir nele que deve estar travado.....derepende nada que um WD-40 não resolva....bom divertimento.

Abs.

gutoxj98
15/06/2007, 23:48
Eu tinha antes um peugeot 306, nada comparado aos nosso jeeps.....mas deu pau tbem no motor de passo.......na concessionaria era 350 paus......fiz uma gambi boa......aos mais criticos, nada que prejudicasse a segurança ok !!!

Comprei um motor de passo de palio, 50 reaus.....tirei da Tbi e fiz ele funcionar fora, tirei a cabeça de ferro do original e coloquei no novo.....e pronto......pq na verdade ele estava quebrado.....ora acelerava animal e ora fazia morrer o carro.

vendo a marca, acredito que existam similares no mercado..........isso se essa gambi nao arrancar bicos e caras feias de vcs é claro......heheheheh

apenas uma dica !!!!!

valeu - GUTO GAMBIS

carllo
16/06/2007, 00:26
Meus caros,

12 - A bateria foi desligada recentemente
55 - Fim da checagem de erros

O fato da luz do check engine piscar, não faz muito sentido para mim pois os códigos são mostrados no odômetro.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

Me diga uma coisa crcunha, voce consegui fazer o teste com facilidade? Precisou algum macete?
Eu tentei de diversas maneiras e nada, me parece que o modelo 98 não permite o teste mesmo, será que alguém pode confirmar isso ou eu to "comento bola" :parede: e não consigo fazer nem um testezinho de desligar e ligar a chave 3 vezes:?
T+

carllo
16/06/2007, 00:48
Me diga uma coisa crcunha, voce consegui fazer o teste com facilidade? Precisou algum macete?
Eu tentei de diversas maneiras e nada, me parece que o modelo 98 não permite o teste mesmo, será que alguém pode confirmar isso ou eu to "comento bola" :parede: e não consigo fazer nem um testezinho de desligar e ligar a chave 3 vezes:?
T+

So pra complementar o "post" anterior segue uma imagem do selo do modulo do meu zj98.

Bom fim de semana pra todos
T+

gutoxj98
16/06/2007, 03:23
pesquisando, acho que nao tem motor de passo nao e sim um sensor
THROTTLE POSITIONING SENSOR.....que para ZJ custa U$$ 30,00

da uma olhada
http://shopping.jeep4x4center.com/popup.asp?number=4626051

ok ?

Enrique Javier Romay
16/06/2007, 10:46
T+

Oi Carllo, estou com o mesmo problema e a minha ZJ, (é 97), já escutei alguma coisa como que desde o '98 o selftest foi discontinuado, mas não tenho certeza....

carllo
16/06/2007, 11:06
Oi Carllo, estou com o mesmo problema e a minha ZJ, (é 97), já escutei alguma coisa como que desde o '98 o selftest foi discontinuado, mas não tenho certeza....

POis é Enrique, de uma olhada no modulo da sua viatura pra ver se é do mesmo modelo do meu, se for acho que não tem jeito mesmo...
T+

Enrique Javier Romay
16/06/2007, 11:37
POis é Enrique, de uma olhada no modulo da sua viatura pra ver se é do mesmo modelo do meu, se for acho que não tem jeito mesmo...
T+

Já mesmo vou verificar !!!!!
Obrigado.-

Enrique.-

Marcelo Carvalhal
16/06/2007, 12:01
Não tem AUTOTEST nas ZJ 98/98 modelos argetinos...

So mesmo com o DRB, mas algumas podem funcionar sim....

Girar a chave no primeiro estagio..
Sem dar contato total (final da chave)
Girar 5 vezes..

Vai comecar com

21
55

OU....consulte

http://www.nagca.com/grandtech/troubleshootcodes.htm

crcunha
17/06/2007, 16:39
Fiz o teste da seguinte maneira : Girei a chave até acender o check engine no painel e repeti esta operação três vezes, finalizando com a ignição ligada sem dar a partida no motor. Este teste só deu certo comigo quando fiz este procedimento rapidamente. Se fizer lentamente não funciona. Não sei se funciona nas ZJ's a partir de 98, mas na minha ZJ 97 funcionou. Já consegui repetir o mesmo teste várias vezes. No meu caso quando o teste começou apareceu o código 12 no odômetro e a luz do check engine piscou 3 vezes e parou, depois apareceu o código 55 no odômetro e a luz do check engine piscou 5 vezes parou e depois piscou mais cinco vezes. No final o odômetro volta ao normal.

crcunha
17/06/2007, 16:47
O fórum cortou uma parte da minha resposta. Continuando a resposta anterior :

Ainda estou confuso sobre a verdadeira origem do problema. Espero na próxima semana levar o carro a uma oficina e colocar o computador para ver se descubro o que está acontecendo com o carro.

Abs,

crcunha
-------------
ZJ Limited 97

Leo - Beethoven
18/06/2007, 09:28
O fórum cortou uma parte da minha resposta. Continuando a resposta anterior :

Ainda estou confuso sobre a verdadeira origem do problema. Espero na próxima semana levar o carro a uma oficina e colocar o computador para ver se descubro o que está acontecendo com o carro.

Garoto, vc deu uma olhada no motor de passo da marcha lenta que eu te falei ? Aliás, vc entende um pouco de mecânica ou só curiosidade técnica e vontade ?
Pergunto isso, pq se vc não entende e é só vontade....então vale mesmo a pena vc levar em uma oficina, e escolha uma em que o cara lhe permita acompanhar o trabalho....e aí vai aprender bastante.
Se conhecer um pouco, vale olhar esse motor da marcha lenta....ele é doido pra travar/enroscar......na maioria das vezes, com um belo WD resolve, mas em algumas a folga é grande, ou queima um bobina, aí já era, só trocando....

Abs.

crcunha
20/06/2007, 14:47
Caro Leo,

Sou analista de sistemas e meu trabalho não tem nenhuma relação com mecânica, portanto conheco somente o básico. Estou procurando aprender mais até para não ser enganado por qualquer mecânico. Contudo para a maior parte dos reparos vou precisar da ajuda de um mecânico.

Ontem aconteceu algo inesperado na minha viatura. Ao colocar o câmbio em ré e pisar no acelerador, o carro não andou para trás. O motor acelera normalmente mas o carro não se movimenta para trás. Ele está andando para frente mas às vezes da uns trancos. Levei o carro para uma oficina especializada em Jeep para ligá-lo ao computador e ver o que está acontecendo. À primeira vista parece um problema no câmbio. O mecânico me falou que quando há algo errado no câmbio da Cherokee ela automaticamente trava ou a ré ou o drive para evitar que o problema se torne maior. De qualquer forma ainda não tive retorno do mecânico sobre este problema.

Abs,

crcunha
--------------
ZJ Limited 97

Leo - Beethoven
20/06/2007, 16:36
Caro Leo,

Sou analista de sistemas e meu trabalho não tem nenhuma relação com mecânica, portanto conheco somente o básico. Estou procurando aprender mais até para não ser enganado por qualquer mecânico. Contudo para a maior parte dos reparos vou precisar da ajuda de um mecânico.

Ontem aconteceu algo inesperado na minha viatura. Ao colocar o câmbio em ré e pisar no acelerador, o carro não andou para trás. O motor acelera normalmente mas o carro não se movimenta para trás. Ele está andando para frente mas às vezes da uns trancos. Levei o carro para uma oficina especializada em Jeep para ligá-lo ao computador e ver o que está acontecendo. À primeira vista parece um problema no câmbio. O mecânico me falou que quando há algo errado no câmbio da Cherokee ela automaticamente trava ou a ré ou o drive para evitar que o problema se torne maior. De qualquer forma ainda não tive retorno do mecânico sobre este problema.

Abs,

crcunha
--------------
ZJ Limited 97

Pelo que parece vc tem um problema no câmbio....mas pela descrição podem ser muitas coisas......Neutral Sensor defeituoso ou até ajuste dele o que seria simples, uma solenóide ruim ou emperrada, o módulo da trânsmissão, entre outras coisas.....
...deixa o cara avaliar melhor e vamos ver o que ele diz e vc posta aqui.....e aí vemos se tem sentido e não vamos deixar o cara de enrolar, blz ?

Abs.

crcunha
02/07/2007, 10:51
Meus Caros,

Finalmente minha viatura saiu da oficina. Foi diagnosticado um problema no câmbio. Eles no inicio acharam que era um problema na solenoide e a trocaram. Porém isto não resolveu o problema. Então resolveram abrir a caixa de marchas para tentar descobrir o problema. Como não encontraram o problema facilmente resolveram trocar a caixa de marchas por uma outra de outra cherokee. Comprei este carro de uma concessionária e tenho garantia no motor e no câmbio por três meses, por isso não paguei nada por este serviço.
O carro melhorou 100%. Agora o motor não está mais apagando e não está perdendo força quando acelero. Restaram alguns probleminhas que não tinha antes como por exemplo : Às vezes não consigo tirar a chave quando desligo o motor e o câmbio está em Park. Após mexer no câmbio e voltá-lo para park, consigo tirar a chave. O sinalizador laranja do câmbio automático não está parando no local adequado. Às vezes estou em drive e o sinalizador está entre o 2 e o drive. Apesar destes pequenos problemas o câmbio parece estar funcionando apropriadamente. Antes era uma dificuldade tirar a minha viatura da garagem que é subterrânea. Parecia que não tinha força suficiente para subir a rampa. Agora está subindo normalmente.

Abs,

CRCUNHA
----------
ZJ LTD 97

Leo - Beethoven
02/07/2007, 12:41
Às vezes não consigo tirar a chave quando desligo o motor e o câmbio está em Park. Após mexer no câmbio e voltá-lo para park, consigo tirar a chave. O sinalizador laranja do câmbio automático não está parando no local adequado. Às vezes estou em drive e o sinalizador está entre o 2 e o drive. Apesar destes pequenos problemas o câmbio parece estar funcionando apropriadamente. Antes era uma dificuldade tirar a minha viatura da garagem que é subterrânea. Parecia que não tinha força suficiente para subir a rampa. Agora está subindo normalmente.

Dica: Já que tá na garantia e não pagou nada por isso. Pode voltar lá (rápido pra eles não te enrolarem) e mande regular. Tudos os "probleminhas" que vc relatou estão relacionados ao serviço do câmbio....como a chave e a indicação de posição das marchas....É só regulagem.

Abs.

vendra
02/07/2007, 23:13
Meus Caros,

Finalmente minha viatura saiu da oficina. Foi diagnosticado um problema no câmbio. Eles no inicio acharam que era um problema na solenoide e a trocaram. Porém isto não resolveu o problema. Então resolveram abrir a caixa de marchas para tentar descobrir o problema. Como não encontraram o problema facilmente resolveram trocar a caixa de marchas por uma outra de outra cherokee. Comprei este carro de uma concessionária e tenho garantia no motor e no câmbio por três meses, por isso não paguei nada por este serviço.
O carro melhorou 100%. Agora o motor não está mais apagando e não está perdendo força quando acelero. Restaram alguns probleminhas que não tinha antes como por exemplo : Às vezes não consigo tirar a chave quando desligo o motor e o câmbio está em Park. Após mexer no câmbio e voltá-lo para park, consigo tirar a chave. O sinalizador laranja do câmbio automático não está parando no local adequado. Às vezes estou em drive e o sinalizador está entre o 2 e o drive. Apesar destes pequenos problemas o câmbio parece estar funcionando apropriadamente. Antes era uma dificuldade tirar a minha viatura da garagem que é subterrânea. Parecia que não tinha força suficiente para subir a rampa. Agora está subindo normalmente.

Abs,

CRCUNHA
----------
ZJ LTD 97
A alavanca de seleção das marchas é por cabo de aço, e existe um segundo cabo que quandoo câmbio está em P, libera a chave, se houver desregulagem entre os cabos , dá nisso ...

crcunha
13/08/2007, 21:50
Amigos,

Voltei à oficina e mandei fazer as regulagens descritas anteriormente neste tópico. O carro ficou quase um mês na oficina e agora parece estar funcionando adequadamente. Porém uma dúvida permanece na minha cabeça : Quando estou com o carro parado e o câmbio em drive e em seguida piso no acelerador até o fim sem liberá-lo, o carro acelera até 3000 giros e então passa para a próxima marcha (2a). Já para as marchas maiores (3a e 4a) ele passa no máximo em 2500 giros. No caso da primeira marcha ele não deveria passar para a 2a no máximo em 2500 giros ? Como o carro de vocês se comporta neste quesito ?

Abs,

CRCUNHA
---------------
ZJ Limited 97

vendra
13/08/2007, 22:00
Amigos,

Voltei à oficina e mandei fazer as regulagens descritas anteriormente neste tópico. O carro ficou quase um mês na oficina e agora parece estar funcionando adequadamente. Porém uma dúvida permanece na minha cabeça : Quando estou com o carro parado e o câmbio em drive e em seguida piso no acelerador até o fim sem liberá-lo, o carro acelera até 3000 giros e então passa para a próxima marcha (2a). Já para as marchas maiores (3a e 4a) ele passa no máximo em 2500 giros. No caso da primeira marcha ele não deveria passar para a 2a no máximo em 2500 giros ? Como o carro de vocês se comporta neste quesito ?

Abs,

CRCUNHA
---------------
ZJ Limited 97
Vou verificar como a XJ se comporta amanhã e depois eu retorno .

Luís Arato
14/08/2007, 00:14
Amigos,

................ em seguida piso no acelerador até o fim sem liberá-lo, o carro acelera até 3000 giros e então passa para a próxima marcha (2a). Já para as marchas maiores (3a e 4a) ele passa no máximo em 2500 giros. No caso da primeira marcha ele não deveria passar para a 2a no máximo em 2500 giros ? Como o carro de vocês se comporta neste quesito ?

Abs,

CRCUNHA
---------------
ZJ Limited 97

CR, com o pé na tábua troca em só 3000 rpm? e o "resto" dos giros?

Bom, na minha XJ aprendi que a relação entre a rotação e a troca de marchas pode variar dependendo do ajuste do cabo de comando das trocas de marcha, que vai do corpo de borboleta até o câmbio. Na XJ, quanto mais esticado esse cabo, a trocar das marchas se dá com giro mais alto e de forma áspera ou abrupta, e ao contrário se o cabo estiver bem "solto" as trocas são mais suaves e lentas; com o cabo bem solto, as trocas ficam um absurdo de "boca-mole".

Agora se enfiar o pé na tábua o giro em primeira vai prá lá dos 5000 rpm rápido e fácil.

Acho que a função do cabo, é "dizer" para o módulo de controle do câmbio que é preciso trocar marchas, e, entendi que os módulos de controle do motor e do câmbio precisam "conversar" para saber justamente quando que se troca mais rápido ou lento, sem depender daquele cabo, ou seja, quando se acelera leve, haverão as trocas de marchas mesmo em giros mais baixos. Se enfiar o pé, as trocas ocorrem em giros mais altos.

Comentando, em atraso, a origem deste tópico, uma das causas de o motor estancar pode ser a falta de acionamento da embreagem comandada por um solenóide próprio. Se este não funcionar, quando pára o motor morre, como se fosse em um carro com embreagem mecânica.

Bom, como comentou que seu câmbio foi revisado estes problemas devem ter sumido, bastando algumas regulagens. Fato curioso é o tempo que levou para a revisão...... 1 mês???? deveras um bocado? porque será? :twisted:

nzardo
14/08/2007, 07:35
É porrai.........:mrgreen:

O giro de mudança das marchas é proporcional ao pézinho no acelerador.....:twisted:...qto mais se pisa mais alto o giro para a troca de marcha......afinal o único meio do módulo saber q o piloto quer correr ou não é o acelerador......:concordo:

Na casquinha do acelerador o giro de mudança é em torno de 2000rpm....;)

Leo - Beethoven
14/08/2007, 08:42
Eu concordo com os amigos Luís e Nzardo. o RPM da troca das marchas é muito relativo....principalemnte ao "peso do seu pé", a vontade de andar, inclinação do pavimento e o carga transportada....
Na real é uma coisa só, pisou fundo a troca só vai acontecer em alto giro, ou se o carro estiver em um plano muito bom ou declive.....se tiver em uma subida, enquanto pisar fundo o giro sobe....
Tem um teste que vc pode fazer pra saber se o CA está legal.

Escolha um local plano e livre de obstáculos a frente e atrás e não deixe ninguém ao redor do carro.
Puxe com vontade o freio de estacionamento, com o motor já aquecido, mude de P para R e mantenha o pedal de freio bem pressionado.....meta o pé no acelador com vontade (carro 100% parado), vc vai sentir o carro tender a tracionar, mas não vai movimentar pq ambos os freios estão travados....preste atenção no contagiros.....a rotação deve subir e simplesmente não deve ultrapassar por volta dos 2.200 e 2.400 rpm. Isso tem que ser feito em uma paulada só, então fique esperto e preste atenção nestes detalhes.....depois disso, deixe o motor em funcionamente por uns 2 minutos (pra refrigerar o óleo do CA) e faça o mesmo teste na posição R, que deverá se comportar na mesma forma.....
Pra saber se as válvulas estão OK, quanto mudar de N para D ou de N para R (e vice-versa) vc terá que sentir o CA atuando (o famoso tranquinho no carro) e isso em não mais que 2 segundos.
Se fizer isso e estiver tudo OK, seu CA está 100%.

Abs.

crcunha
14/08/2007, 21:45
Amigos,

Fiz o seguinte teste numa rua completamente plana:
Após o carro estar completamente parado e eu sair andando em drive (D) acelerando sem soltar o acelerador e pressionando levemente o acelerador sem pisar até o fundo, o carro continua andando de primeira sem mudar de marcha. Ele só muda de marcha se a rotação do motor chegar a 3000 rpm ou então se eu soltar o acelerador e a rotação for superior a 2000 rpm. Este comportamento é normal ? Por que eu tenho que soltar o acelerador para ele passar para a 2a ? Se eu não soltar o acelerador ele só passa para a 2a em 3000 rpm. Isto é bastante desconfortável. Antes eu tive um audi a3 automático no qual nem sentia a mudança das marchas e na minha cherokee sinto que ela demora muito para passar as marchas. Por que será ?

Abs,

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

gutoxj98
14/08/2007, 21:52
Amigos,

Após o carro estar completamente parado e eu sair andando em drive (D) acelerando sem soltar o acelerador e pressionando levemente o acelerador sem pisar até o fundo, o carro continua andando de primeira sem mudar de marcha. Ele só muda de marcha se a rotação do motor chegar a 3000 rpm ou então se eu soltar o acelerador e a rotação for superior a 2000 rpm. Este comportamento é normal ? Por que eu tenho que soltar o acelerador para ele passar para a 2a ? Se eu não soltar o acelerador ele só passa para a 2a em 3000 rpm. Isto é bastante desconfortável. Antes eu tive um audi a3 automático no qual nem sentia a mudança das marchas e na minha cherokee sinto que ela demora muito para passar as marchas. Por que será ?

Abs,

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

Na Xj as mudanças sao de acordo com o apetite do acelerador.....se eu acelero e mantenho esta aceleraçao fixa......quando chega a 2000 2200 ela troca suavemente........

Se enfio o pé....ela troca animalmente....e aos 3000

Entao se o pé é suave, as trocas sao suaves......do contrario, seu V8 vai empurrar as cabeças pra tras !!!!!

Vc já tentou sair na manha e esperar trocar sem pressionar mais o acelerador ? fixa uma aceleracao e mantem......pra ver no que dá !!

Vc nao sentia as trocas no teu audi, pq deveria um 1.8 T ou sem T e nao era um 5.2 V8.......isso é simples explicar !!!! hehhehehhe

Leo - Beethoven
14/08/2007, 22:39
CR, fez o teste que eu passei ? Como saiu ? Como está o tempo de resposta das válvulas como eu descrevi no teste ?

Abs

Arbass
15/08/2007, 06:06
Amigos,

Abs,

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

Tem uma regulagem q é feita próximo ao corpo da borboleta, se apertando o acelerador até o fim e depois liberando o esticador de um cabo que vem do câmbio que talvez resolva isto. Nunca fiz, mas parece ser fácil.

Abs,

Leo - Beethoven
15/08/2007, 08:24
Tem uma regulagem q é feita próximo ao corpo da borboleta, se apertando o acelerador até o fim e depois liberando o esticador de um cabo que vem do câmbio que talvez resolva isto. Nunca fiz, mas parece ser fácil.

Tem essa regulagem também....pode olhar que existem dois cabos no sistema de aceleração, uma deles é pra isso. Mas antes de partir pra essa regulagem, que é simples, mas tem que saber fazer pra não ficar pior, sugeri o teste acima, pra saber efetivamente a condição do CA, se o CR responder que o teste está dentro dos parâmetros que mencionei, aí é regulagem com certeza.

Abs.

nzardo
15/08/2007, 12:55
Amigos,

Abs,

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

Cunha,

Vc percebe diferença de mudança de marcha qdo o motor esta quente ou frio??.....

Infelizmente os primeiros sintomas do cambio é qdo para mudar determinada marcha vc tem q ''aliviar'' o pé....salvo qdo ainda não chegou no giro normal de mudança.....:concordo:

Vc mandou fazer alguma manutenção na viatura??...se não....como ninguem mexeu duvido q seja a regulagem do cabo.....vc pode tentar regular o cabo .......é uma regulagem ''fina'' mas da uma boa diferença....qdo vc solta a trava da regulagem vai perceber q são uns dentes BEM fininhos....e vai complicar até pra vc achar onde é q estava....portanto se vc vai se aventurar...procure marcar a posição em q se encontra a regulagem.....:concordo:

Estou partindo do principio de que vc esta com o oleo, filtro em ordem....e q tambem não esta com pneus de medidas distintas na viautra....:wink:

Luís Arato
15/08/2007, 14:25

Abs,

Também acho que é esse cabo, para regular, como disse o Ary, com o motor desligado, abrir toda a borboleta do TBI e apertar o botão que tem acima do esticador do cabo, dá pra fazer sem tirar a caixa de filtro a nada, apenas se o motor estiver quente usar um pano ou uma luva.

Acho que o cabo está muito esticado.

Boa sorte!!!

vendra
16/08/2007, 21:49
Amigos,

Abs,

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97
O manual de manutenção da Xj manda que vc solte o cabo da haste da borboleta, e regule-o de maneira que vc possa reconecta-lo sem precisar esticar ou recolher o mesmo. Tive o mesmo problema com a minha , e depois de tentar regulagens e afins, o diagnóstico foi simples : TROCAR O ÓLEO e o sistema voltou ao normal. Óleo vencido, faz o giro de troca começar a subir pois a baixa viscosidade diminui a pressão no sistema.

Arbass
17/08/2007, 14:03
Uma dúvida:

O giro de troca de marchas é diferente do "D" p/ o "3"?

Abs,

Leo - Beethoven
17/08/2007, 14:34

Negativo. O lance da posição 3 é apenas para não deixar entrar o OD (quarta marcha)...para o caso de uma subida de serra, ou quando estiver rebocando.
Na posição 1-2 a troca de marchar fica limitada entre 1a. e 2a marcha, que é pra trilha propriamente dito...mas as mudanças são nos mesmos pontos.

Abs.

nzardo
17/08/2007, 18:07
Uma dúvida:

Abs,

Ary,

a troca se da no mesmo giro......porém em 3 e 1-2 (principalmente) tem uma sensivel diferença...........a medida q vc diminui a velocidade entra uma marcha menor......não é bem como um cambio mecanico....mas ajuda com o freio motor......por exemplo se vc esta em 1-2 vai diminuindo a velocidade qdo chega a 40Km/h entra a primeira e segura a viatura pa carai...... :concordo:

crcunha
24/08/2007, 21:41
Amigos,

Agradeço a todos pelas sugestões, dicas e testes dados em relação a este problema. Todas as opiniões foram valiosissimas e me ajudaram a conduzir melhor esta questão.

Minha viatura saiu da oficina pela quarta vez em menos de 2 meses. O problema não era nos 2 cabos descritos neste tópico por alguns companheiros. O Câmbio automático estava todo bichado e desregulado. Foram trocados todos os discos do câmbio, válvula solenoide e posteriormente feita uma regulagem completa em todos os componentes do CA. Como ainda tinha garantia sobre o motor e o câmbio fiz bastante pressão na concessionária para resolver de uma vez este problema ou então devolver o meu dinheiro.

Parece que todos os problemas do câmbio foram resolvidos. A viatura está uma maravilha :D. É outro carro. Esta leve e fácil de dirigir. Antes parecia que estava dirigindo um trator. A viatura era pesada,barulhenta e cansativa.

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

Luís Arato
25/08/2007, 01:10
Amigos,

Agradeço a todos pelas sugestões, dicas e testes dados em relação a este problema. Todas as opiniões foram valiosissimas e me ajudaram a conduzir melhor esta questão.

Minha viatura saiu da oficina pela quarta vez em menos de 2 meses. O problema não era nos 2 cabos descritos neste tópico por alguns companheiros. O Câmbio automático estava todo bichado e desregulado. Foram trocados todos os discos do câmbio, válvula solenoide e posteriormente feita uma regulagem completa em todos os componentes do CA. Como ainda tinha garantia sobre o motor e o câmbio fiz bastante pressão na concessionária para resolver de uma vez este problema ou então devolver o meu dinheiro.

Parece que todos os problemas do câmbio foram resolvidos. A viatura está uma maravilha :D. É outro carro. Esta leve e fácil de dirigir. Antes parecia que estava dirigindo um trator. A viatura era pesada,barulhenta e cansativa.

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

É por isso mesmo que tô muito a fim de picar o câmbio automático da minha Cheroka, acho que ela arrasta pesada, quando o tempo tá quente então é bem pior, pois dai patina muito, :parede:.

Já comentei, só falta a coragem, :pensativo:, pois o kit de reparo completo já tá na mão há alguns meses.

Nossa, como sou c_z~o, :roll:, nem sei o que estou esperando.

Arbass
25/08/2007, 10:40
Crcunha,

Onde foi feito o serviço ?

Luís,

Comprou onde e pagou quanto pelo kit?

Abs

nzardo
25/08/2007, 15:58
Amigos,

CRCUNHA
-------------
ZJ Limited 97

É isso ai Cunha ! ! ! !

Agora vc vai saber o q é uma Cheroka em boas condições...divirta-se :dance:

Ja havia comentado q não acreditava na regulagem do tal cabo...pois ela até muda o giro de troca..........mas não faz milagre...... :shock:

Leo - Beethoven
25/08/2007, 16:02
Cunha, fico feliz que a sua viatura ficou 100%...com certeza os caras pisaram na bola com alguma coisa e vc fez o certo em precionar....esse carros são maravilhosos quando estão rodando bem....

Abs.

Luís Arato
26/08/2007, 01:28
Crcunha,

Onde foi feito o serviço ?

Luís,

Comprou onde e pagou quanto pelo kit?

Abs

Ary, comprei com o Renato da Renove Parts, custou posto Jaú, exatos, R$ 1050,00; o kit é completo com todos os discos, juntas e até o polêmico filtro-troca-não-troca; prá falar a verdade, nem sei a marca, pois o pacote chegou há meses atrás e nem abri ainda.......:oops:.

Vai ver que tem só jornal velho no pacote...:parede:.

Nem pensar, o Renato é um cara super sério.

Mas agora me deu o faniquito, semana que entra vou conversar numa oficina daqui para ver se picamos o câmbinho, :shock::rolleyes::mrgreen:.

Sem titubear, :dance::concordo:.

[]´s

Leo - Beethoven
26/08/2007, 01:52
Mas agora me deu o faniquito, semana que entra vou conversar numa oficina daqui para ver se picamos o câmbinho, :shock::rolleyes::mrgreen:.

Luís, se for fazer isso mesmo, eu tenho dois comentários.....eu tenho um manual de reforma desse câmbio, me lembra que eu te mando na segunda....é um complemento muito bom para o manual da XJ.
Outra coisa, queremos fotos, muitas fotos desse procedimento !!!:concordo:

Abs

Arbass
27/08/2007, 10:40
Fiz a tal regulagem do cabo do corpo da borboleta. A troca de marchas tá mais "redonda", s/ patinar. Agora vou trocar o filtro e fluido transmissão. Em outubro tem viagem longa.

Luís Arato
27/08/2007, 17:30
Luís, se for fazer isso mesmo, eu tenho dois comentários.....eu tenho um manual de reforma desse câmbio, me lembra que eu te mando na segunda....é um complemento muito bom para o manual da XJ.
Outra coisa, queremos fotos, muitas fotos desse procedimento !!!:concordo:

Abs

ei Léo, são 17h30 e ainda não recebi o manual, vamos mande urgente.......:mrgreen:

Outra coisa, já mandei trabalhar o TBI e espaçadores. Já vi que dá para usar a própria caixa de expansão de ar, basta canalizar o ar que entra, sem deixar "vazar" para a caixa; depois te mostro.

Também, tô no "projeto" da caixa de filtro maior, vou tentar manter a peça original, :roll:, baixou o "santo do professor Pardal", :concordo:.

Leo - Beethoven
28/08/2007, 12:11
ei Léo, são 17h30 e ainda não recebi o manual, vamos mande urgente.......:mrgreen:

Outra coisa, já mandei trabalhar o TBI e espaçadores. Já vi que dá para usar a própria caixa de expansão de ar, basta canalizar o ar que entra, sem deixar "vazar" para a caixa; depois te mostro.

Também, tô no "projeto" da caixa de filtro maior, vou tentar manter a peça original, :roll:, baixou o "santo do professor Pardal", :concordo:.

Luís, seria uma boa colocar esse arquivo do AW4 lá na sua página pro pessoal baixar a vontade....esse arquivo é bem legal mesmo....

Depois eu mando o seu adesivo...:mrgreen:

Abs.

Luís Arato
29/08/2007, 01:13
Luís, seria uma boa colocar esse arquivo do AW4 lá na sua página pro pessoal baixar a vontade....esse arquivo é bem legal mesmo....

Depois eu mando o seu adesivo...:mrgreen:

Abs.

Leo e Ary,

nesse manual, em ingreis, também tá escrito que o tal filtro da transmissão é lavável, :twisted:, lá vem confusão de novo, :twisted:.

Vou colocar o manual naquela página.

Olha lá hein, quero meu adesivo o quanto antes!!!! pois a Cheroka rides again next fds, já com uns HP e Nm a mais, :mrgreen:, será? :pensativo:.

Luís Arato
29/08/2007, 01:24
[QUOTE=Leo - Beethoven;448956

...... seria uma boa colocar esse arquivo do AW4 lá na sua página pro pessoal baixar a vontade....

Abs.[/QUOTE]

Leo, játálá, confira www.freitasarato.com.br/xj.html

Com os cumprimentos da "DIRETORIA", :mrgreen:.

Leo - Beethoven
29/08/2007, 09:01
Leo e Ary,

nesse manual, em ingreis, também tá escrito que o tal filtro da transmissão é lavável, :twisted:, lá vem confusão de novo, :twisted:.

Vou colocar o manual naquela página.

Olha lá hein, quero meu adesivo o quanto antes!!!! pois a Cheroka rides again next fds, já com uns HP e Nm a mais, :mrgreen:, será? :pensativo:.

Não sou contra a lavagem do filtro. Se lavar direito, secar com ar comprimido e conseguir verificar se não está entupido, sem problemas. A questão é que vc não tem acesso a toda tela do filtro...aí, fazer bem feito fica difícil, mas não impossível....Só tendo o filtro na mão pra entender o que quero dizer...a parte com acesso é uma janela bem pequena, mas a tela se extende por todo o filtro...

Abs.

PS: Adesivo garantido...:mrgreen:

nzardo
29/08/2007, 10:54
Não sei q adesivo é esse mas também quero um....:mrgreen::mrgreen:

Afinal é ''digrátis''.......:dance:

Leo - Beethoven
29/08/2007, 12:21
Não sei q adesivo é esse mas também quero um....:mrgreen::mrgreen:

Afinal é ''digrátis''.......:dance:

Nzardo, essa é uma piada interna nossa, mas vou explicar assim vai haver mais interessados....:mrgreen::mrgreen:
Com umas mudanças que o Luís e Eu estamos fazendo, ele sugeriu que colocássemos um adesivos daqueles bem chamativos, tipo o Jet Pilot, lembra disso ?
Como não achei esse, já comprei dois aqui e pedi pra ele escolher entre o "É Nóis na Fita" ou o "Diretoria"....:mrgreen:...
Então qual desses vc vai querer ? :mrgreen::mrgreen:

Abs.

nzardo
29/08/2007, 12:47
Presidência ! ! ! :mrgreen::mrgreen:

FredyXJ98
29/08/2007, 13:17
Leo, Jet Pilot você tirou do baú hein!!! :)

nzardo
29/08/2007, 13:23
Leo, Jet Pilot você tirou do baú hein!!! :)

É esse bando de véio mentindo a idade.....:twisted:....depois me chamam de Ngrisalho.........né Rubeta......:evil::evil:

Q tal aqueles adesivos de prástico ''Fuel Injection" q eu tinha grudado na Brasa!!!!..........

Leo - Beethoven
29/08/2007, 13:35
Presidência ! ! ! :mrgreen::mrgreen:

Já descolei um desses pra vc, "Lula Lá !!"
Pô a sua cara....:mrgreen::mrgreen:...afinal, vc que falou em presidência....

Pois é Fredy, depois dos 30 é que vc começa a ver que está ficando velho....

Quando as músicas da sua infância começam a tocar em elevadores, aí vc está a um passo da cova....:mrgreen:

Abs.

GERSON_DOS
10/12/2008, 19:47
Olá!
Sou novo aqui no fórum, mas a mêses venho acompanhando este fórum, o meu problema é que a minha cheroka 93 6cc vem dando um problema na marcha lenta, quando ligo ela mantem a rotação normal passa 5 min ela começa a ocila querendo morrer e aí ela acelera e volta a marcha lenta normal, isso sem contar quando ela esta em movimento a aceleração cai e começa a dar uns pipocos e aí volta ao normal de novo, e para ajudar hoje ela estava travando os freios... alguém poderia me dar alguma dica de como sanar estes problemas?

Desde já parabéns pelo fórum e obrigado.:)

BlackJeff
10/12/2008, 20:32
já verificou o sensor de rotação? Além de oscilar a lenta ao andar a minha pifava bastante. Acho difícil verificar sozinho, mas um mecânico pode te ajudar.:concordo:

ccaires
10/12/2008, 22:39
A minha acontecia a mesma..coisa..
Troquei o sensor de rotação, e ficou muito bom...
na www.kingimport.com.br R$ 300,00

BlackJeff
11/12/2008, 11:31
A minha acontecia a mesma..coisa..
Troquei o sensor de rotação, e ficou muito bom...
na www.kingimport.com.br R$ 300,00

TAMBÉM TEM NO MERCADO LIVRE:concordo: A MINHA NUNCA MAIS INCOMODOU! AINDA BEM...

GERSON_DOS
11/12/2008, 16:41
Obrigado pelas respostas, vou encomendar esta peça e pedir para um mecânico trocar... vcs saberiam me informar onde ela se localiza e se é dificil trocá-la :pensativo:

Desculpe tanta pergunta é que sou curioso mesmo e se tratando da Cheroka eu sou mais curioso ainda! :-D

ABRAÇOS!

JeepCherokeeSport
11/12/2008, 20:20
dá uma olhada

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=49562

[]'s

Furtuoso
13/12/2008, 14:04
Gerson, a minha xj não segurava a marcha lenta quando ligava o ar condicionado... meu mecânico passou o scanner e não achou nada... fizemos então uma limpeza da borboleta e o problema foi resolvido... ficou 100%.

GERSON_DOS
15/12/2008, 12:47
Furtosa

O mecânico fez este processo tambem mas não resolveu nada, já tratei com ele para dar uma olhada no sensor de rotação como explicou o pessoal ai de cima, depois eu posto aí o resultado.:!:

Abraço.

eduardoped
07/08/2010, 19:54
Srs. me ajudem, minha cherokee v8, depois de acelerar morre, nao segurando a marcha lenta. O que devo fazer?

guga100
07/08/2010, 20:55
Interessante

Quando vc liga ela,só liga, sem acelera sem nada ela mantem a lenta ou morre tbm?
Verifique o motor de passo, que é um atuador para regular a entrada de ar para o motor na marcha lenta. Eu n sei como é o funcionamento desse atuador nas cherokee, por exemplo em alguns veiculos quando esse atuador é desconectado a lenta pode subir ou o motor apagar. Em qualquer outro regime de funcionamento do motor ele funciona normal? o motor tem forças por exemplo em subidas ou acelerações?

eduardoped
08/08/2010, 06:33
sim Guga, aceleracao, forca, tudo normal, quando liga sem acelerar nao morre, o problema e so quando acelera.

guga100
08/08/2010, 23:40
Acende alguma luz no painel com o motor funcionado? Aquela luz espia da injeção. Que fica no painel. Se acende ja fica mais facil de localiza o problema. nas cherokee 4.0 da pra fazer uma sequencia com a ignição para achar o cód da falha, n sei se nas V8 da, mas n custa tenta ^^
Chave de ignição desligada>Ligue-Desligue-Ligue-Desligue-Ligue a ignição e espere 5 segundos e a lampada começara a piscar, caso vc n saiba interpreta as piscadas da lampada é bem facil de entende: Piscadas rapidas indicão a unidade e piscadas mais lentas a dezena. Eu n me lembro se vem primeiro a dezena ou a unidade, mas parece que é a unidade. Por exemplo tenha dado 2 piscadas rapidas, isso indica 02. Após um tempo(são pucos segundos de intervalo) ira começar a piscar a lampada novamente mas desta vez mais lentamente, isso indicara a dezena, por exemplo ela tenha piscado 5 vezes, isso indica 50. Junte os dois valores e tera 52( só por curiosidade este cód indica mistura muito rica). Após esse cód ele ira passar outro, se tiver apenas uma falha ele ira repetir o mesmo cód, nesse caso o 52. Porem esta falha pode ser antiga, então para apagar os cód de defeitos antigos vc desconecta a bateria por um periodo, na 4.0 uns 15 segundos ja basta. E refaça o teste e veja se o cód continua o mesmo, se continuar quer tizer que é uma falha atual.
Isso se para acessar o cód de falhas na V8 for igual das 4.0
Após ter feito isso poste ae as novidades =)

Paulo_Henrique
13/08/2010, 10:25
Amigo, eu tenho o mesmo problema e outro, que acho que pode ser o seu também: de manhã, minha cherokee não liga de primeira, só quando o tempo está quente. Isto é normal ? Se eu trocar o atuador de marcha lenta, resolve ?

eduardoped
13/08/2010, 13:34
Srs, preciso de ajuda elas esta dando a seguinte sequencia de falhas: duas piscadas lentas e uma rápida e depois cinco piscadas lentas......que fala e essa....?? seria 35?? 21 e 50, 53?? :putz::parede: :pensativo:

cerverob
13/08/2010, 13:40
sondas lambda com problemas ? poderia ser ....

guga100
13/08/2010, 15:52
O Eduardoped o código que esta indicando é: 21 e 50. Depois disso começa a repetir né?

O cód 21 corresponde a sonda lambda mesmo, como o cerverob citou, ela ta apresentando algum defeito, e para descobrir este defeito da para fazer alguns testes nelas para descobrir o que esta acontecendo com ela. Se você possuis um voltimetro ja da para fazer varios testes.
file:///C:/Users/GUILHE%7E1/AppData/Local/Temp/moz-screenshot.pngfile:///C:/Users/GUILHE%7E1/AppData/Local/Temp/moz-screenshot-1.pngEu anexei uma foto para ilustrar os testes na sonda
1- Com o multimetro na escala voltimetro meça a voltagem que esta chegando nos pinos 3 e 4, que deve ser de 0,4 a 0,8 Volts.
2- Com o motor ligado e o multimetro tbm em Voltagem medir a voltagem que esta nos pinos 1 e 2 que deve ser de 0,4 a 0,8 Volts tbm.

E sobre o cód 50, que foi o que vc descreveu: cinco piscadas lentas, n existe =\. Sugiro que vc faça o mesmo procedimento novamente para checar esse cód de novo. N sei se vc desconectou a bateria e esperou no minimo 15 segundos antes de colocala novamente, mas se n feiz isso aconselho que faça. Porque as vezes esses códigos que aparecem podem ser de falhas antigas.

E Paulo Henrique te aconselho acesar o cód de falhas para facilitar qualquer ajuda que eu possa te oferecer. Porque esses sintomas requer dezenas de testes para fazer, com o cód da falha ja facilita muito. Pode até ser do sensor de temp d água até o módulo de injeção. è muitu ampla essa falha.

eduardoped
14/08/2010, 10:37
Guga, mais uma vez obrigado! Farei a verificação e dou a resposta.......

guga100
18/08/2010, 14:01
Alguma novidade?

Lucazzz
07/09/2010, 12:10
Esse teste serve para a cherokee Sport tbem?

guga100
09/09/2010, 21:27
Depende de qual teste vc esta falando.
O testa para acessar o cód de falhas eu acredito que dara na sport tbm.
Sobre o teste da sonda lâmbida,(desculpe a ignorancia sobre cherokee) a sport vem equipada com qual motor? Se vier com o V8 eu acredito que os valores estarão corretos,

Théo_Augusto
09/09/2010, 22:25
Esse teste serve para a cherokee Sport tbem?

Lucas (?)

este teste: ligar, desligar, ligar, delisgar e ligar num intervalo de 5 segundos, só serve para veículos com OBD I.

Segundo informações, seriam os jeep´s até 97. Depois disto são OBD II e este procedimento não funciona. Salvo melhor juizo.

Théo

maykonmeira
17/03/2014, 11:12
Revivendo o topico. O Atuador de marcha lenta do Pegeout 306 serve na Grand Cherokee ? É muito igual. Será que não rola ?