PDA

Ver Versão Completa : Fótos Do Rolamento De Agulhas Para O Carretel Da Reduzida

valdir rainer
02/06/2007, 12:10
Olá pessoal,não sei se alguem ja colocou este rolamento no carretel da reduzida do jeep,eu estou colocando no meu jeep ,tb não sei se vai ficar bom,pois já não aguento mais ficar trocando os roletes do carretel.

A cada duas viajens que faço ao Rio,eu tenho que trocar os roletese e o pino,e as veses até a engrenagem,por isso vou mudar .
Cheguei a comprar aquele pino com rolamentos conico.mais quando eu vi o tanto que tem que tirar na engrenagem eu me assustei,pois acredito que com aqueles rolamentos conico,o primeiro tranco que eu der puxando outro jeep na trilha,é bem capas de estorar a engrenagem.

Estou mandando as fótos para no caso de alguem querer fazer igual.

Um abraço a todos

leopoldo
02/06/2007, 17:22
Valdir, boa tarde

Vc relata que a cada viagem ao rio resulta em possível troca.

A que vc atribui isto ?

Antes de qualquer coisa, vc necessita determinar oque está ocorrendo:

- falta de lubrificação adequada ?
- lubrificante inadequado ?
- peças de reposição de qualidade duvidosa ?
- ajuste incorreto na montagem ?

Quando vc afirma: vou mudar .... mudar oque e pelo que ?

O uso de bucha de agulha como na foto, preserva a engrenagem mas ainda oferece o risco de dano ao eixo.

O ideal é usar rolamento cônico. Porém, uma serie de fatores devem ser observados e um destes vc captou: a correta seleção de uma rolamento conico que não comprometa a integridade estrutural da engrenagem. Depois, tem a usinagem do alojamento no carretel. Depois, tem o aço, a espessura e o tratamento termico usado no eixo. Depois, a forma de pre-carga dos rolamentos e o travamento do eixo.

Para uma pessoa que possui bons conhecimentos de mecanica e projetos, estes são fatores decisivos na aceitação de um produto à disposição nos balcões de lojas.

valdir rainer
02/06/2007, 18:48
Valdir, boa tarde

Vc relata que a cada viagem ao rio resulta em possível troca.

A que vc atribui isto ?

Antes de qualquer coisa, vc necessita determinar oque está ocorrendo:

- falta de lubrificação adequada ?
- lubrificante inadequado ?
- peças de reposição de qualidade duvidosa ?
- ajuste incorreto na montagem ?

Quando vc afirma: vou mudar .... mudar oque e pelo que ?

O uso de bucha de agulha como na foto, preserva a engrenagem mas ainda oferece o risco de dano ao eixo.

O ideal é usar rolamento cônico. Porém, uma serie de fatores devem ser observados e um destes vc captou: a correta seleção de uma rolamento conico que não comprometa a integridade estrutural da engrenagem. Depois, tem a usinagem do alojamento no carretel. Depois, tem o aço, a espessura e o tratamento termico usado no eixo. Depois, a forma de pre-carga dos rolamentos e o travamento do eixo.

Para uma pessoa que possui bons conhecimentos de mecanica e projetos, estes são fatores decisivos na aceitação de um produto à disposição nos balcões de lojas.

Boa tarde Leopoldo,esperimenta viajar 6 horas direto,a uma velocidade media de 120 km por hora parando apenas para abastecer,e veja se a reduzida do seu jeep não começa a roncar,depois de fazer pelo menos umas treis vezes ésta viagem.

O jeep foi feito para andar a 80 km por hora mais ou menos,e tem trechos da estrada que eu vou até a 130 por hora,para acompanhar os demais veiculos.

Se vc tem um jeep ou teve vc deve saber que a caixa de redução do jeep,o que mais da problema é o pino e roletes do carretel.

Agora me fale com certeza aonde vende péças originais para jeeps,mas originais mesmo.

Quando vc me pergunta ,vou mudar o que pelo o que,releia o tópico mais uma vez.

Eu não disse a cada viagem.

A diferença do rolamento de agulhas é que eles trabalham dentro de uma gaiola,e o do jeep ,não sei se vc sabe eles trabalham solto, dando fólga entre eles,que eu acredito que é isso que faz com que o eixo se desgaste mais rapido.

O eixo com rolamentos conicos para mim não vai aguentar na trilha.

Montagem incorreta não tem jeito,desde que vc ajuste corretamente,a folga da engrenagem da reduzida.

leopoldo
02/06/2007, 22:44
Temos uma discussão interessante aqui e compreendo que vc deve mesmo estar de saco bem cheio e frustrado com este projeto de 1940.

1- viajar 6 horas direto,a uma velocidade media de 120 km por hora parando apenas para abastecer

2- eu vou até a 130 por hora, para acompanhar os demais veiculos

3- o que mais da problema é o pino e roletes do carretel

4- aonde vende péças originais para jeeps, mas originais mesmo

5- releia o tópico mais uma vez

6- Eu não disse a cada viagem.

7- A diferença do rolamento de agulhas é que eles trabalham dentro de uma gaiola,e o do jeep ,não sei se vc sabe eles trabalham solto, dando fólga entre eles,que eu acredito que é isso que faz com que o eixo se desgaste mais rapido.

8- O eixo com rolamentos conicos para mim não vai aguentar na trilha.

9- Montagem incorreta não tem jeito,desde que vc ajuste corretamente,a folga da engrenagem da reduzida.

Caro Valdir,

1 e 2 - Oque vc desenvolve, é equivalente a um teste de endurance dos componentes mecanicos. É equivalente a acelerar o processo de desgaste das peças, em relação aos jeeps que andam em menores velocidades medias. Uma viagem sua equivale a 3 ou 4 vezes os km rodados de outro semelhante que não a esta velocidade.

Porém, guardadas as devidas proporções e a problemas inerentes à configuração da engrenagem/pino da transferência(eu também acredito nisto), vc pode ter resultados diversos devido a características como ajustes das peças, qualidade das peças, tipos de lubrificantes usados.

3- Rolamentos e o carretel.

4- Isso mata mesmo. Somado aos itens 1&2, o resultado pode ser desastroso. Vc está coberto de razão aqui.

5- Relí e ainda não entendí específicamente a sua proposta. Para vc pode ter ficado claro pois é sua pessoa que expõe a ideia. Porém, para um leitor que não quer conjecturar..... Ou vc já tem esta configuração em gaiola e quer saber quem também tem e se funciona ou vc pretende ter, só comprou mas quer saber o mesmo.

Não descarte os rolamentos conicos.

6- Derrapei. Tinha pensado 2 por uma ida e uma volta.

7- Sim, porém observe que o rolamento que se porpõe ser usado agora necessita ser qualificado para o uso. Oque é isso? determinar SE a opção DESTA específica gaiola PODE receber o torque e a rotação que o jeep fornece sem se desmanchar em 1 000, 3 000, ou 10 000 km. Ninguém quer modificar acreditando que vai dar certo e ver o jeep desmanchar. Existem métodos para determinar isto. Isto foi feito, ou é o caso do São Tomé ???

Observe que se o poblema é devido a uma deficiente lubrificação em uso, a gaiola sofrerá o mesmo. Se os roletes são menores e em menor número, podera falhar ANTES que o previsto em relação ao original. O benefício é que só estraga os roletes a o eixo, preservando a engrenagem se a falha não for catastrófica para a carcaça.

8- É uma alternativa sim. Aguenta sim desde que bem Dimensionado e Fabricado com materiais adequados e de boa procedência. Só que quem fornece ao público, deve assinar em baixo.

Um belo eixo de SAE 4340 temperado, revenido, retificado e verificado quanto à fadiga com rolamentos xingpraládeling ou rolamentos SKF ou TIMKEN em cima de um eixo SAE1010 resultam em serviço PUERCO ao cubo .....e pior que o original.

9- Desculpe ... sua frase foi ambivalente. Se está ajustado corretamente, diminui a chance de problema. Se está mau ajustado, vai dar problema. Só isso. A hipótese é levantar a possibilidade.

Rogério Tortato
02/06/2007, 23:48
Quando vc me pergunta ,vou mudar o que pelo o que,releia o tópico mais uma vez.

Eu não disse a cada viagem.

A diferença do rolamento de agulhas é que eles trabalham dentro de uma gaiola,e o do jeep ,não sei se vc sabe eles trabalham solto

fala Valdir,

deixa eu te apresentar:

esse é o mestre Leopoldo, estava sumido, talvez por isso voce, mesmo sendo "master", não o conheça.

acredite, dificilmente voce irá encontrar fera maior. o homem sabe tudo de engenharia.

abraços leopoldo.

no que se refere ao assunto, posso adiantar que recentemente troquei roletes originais do meu jeep por rolamentos cônicos. faz pouco tempo, mas até agora não deu problemas espero que aguente.

pra finalizar, manera o pé! não queremos perder nenhum membro do nosso cículo de jeepeiros.

120 ou 130km/h no bom e velho jeep é demais.

abraços.

joão k. chikui
02/06/2007, 23:50
Valdir , como parece que vc usa AP que anda prá cacete, eu tentaria utilizar um oleo mais fino , tipo 80 .
outra solução seria colocar uma tábua(limitador) embaixo do pedal do acelerador...kkk

leopoldo
03/06/2007, 11:09
...sabe tudo de engenharia

Muito obrigado mas, a afirmação é exacerbada. Só tenho um pouco mais de experiência em algumas coisas pq já me estrepei muito :mrgreen:

valdir rainer
03/06/2007, 14:25
fala Valdir,

deixa eu te apresentar:

esse é o mestre Leopoldo, estava sumido, talvez por isso voce, mesmo sendo "master", não o conheça.

acredite, dificilmente voce irá encontrar fera maior. o homem sabe tudo de engenharia.

abraços leopoldo.

no que se refere ao assunto, posso adiantar que recentemente troquei roletes originais do meu jeep por rolamentos cônicos. faz pouco tempo, mas até agora não deu problemas espero que aguente.

pra finalizar, manera o pé! não queremos perder nenhum membro do nosso cículo de jeepeiros.

120 ou 130km/h no bom e velho jeep é demais.

abraços.

Olá Rogerio,é um prazer conhecer vc e o Leopoldo,peço desculpa a ele se eu fui rude nas palavras.

Rogerio não é facil vc andar na via Dultra devagar,ainda mais sabendo que tenho quase 500 km para percorrer,e vendo os automoveis andando nessa velocidade.

Um abraço.

valdir rainer
03/06/2007, 14:35
Valdir , como parece que vc usa AP que anda prá cacete, eu tentaria utilizar um oleo mais fino , tipo 80 .
outra solução seria colocar uma tábua(limitador) embaixo do pedal do acelerador...kkk

Olá João ,no meu cj3 eu uso motor de opala 4cil a alcool,cambio 5 marchas com diferencial 9x44,e pneus 33,por isso da aquela cocerinha no pé direito e não da para andar devagar,sabe como é né,quando vc ve um carro querendo te empurrar não da para ficar só olhando ele te dar tchau.:mrgreen:
Como minha mãe mora no Rio,não posso deichar de ir visita-la.

Um abraço.

Zepi
03/06/2007, 15:41

Fiquei curioso...um óleo mais fino daria uma vida mais longa aos roletes?
Bem se funcionar acho que vai perder em vazamentos....

abs

leopoldo
03/06/2007, 16:22
Se for assim, use um 75W-80 sintetico.

Valdir, não foi rude, só impreciso.

ZEPI, oleo mais fino vaza mais fácil e a vida dos roletes está em 1º lugar, relacionado aos calculos de dimensionamento que resultaram naqueles diâmetros que existem lá . Em segundo lugar, relacionado ao óleo correto para a folga rolete/carretel e faixa de temperatura em funcionamento, do calculado em 1º.

Zepi
03/06/2007, 16:36
Olá Leopoldo!
Então realmente um óleo mais fino na t-case daria uma vida maior aos roletes quando fizer um uso contínuo em rotações mais altas?

Poxa interessante...
Faço muitas viagens longas com a minha Rural.

Mas faço outra pergunta:
Isso vale também para quem colocou rolamentos cônicos?
Digo com o uso do kit de substituição do pino "chorão",esse óleo traria também a mesma vantagem?

Abs

leopoldo
03/06/2007, 19:34
Erro : o óleo que eu uso na transferencia é 75W-90 sintetico.

E eu não quiz afirmar isto (aumento de vida) . Muito pelo contrário. Não é assim que funciona.

valdir rainer
03/06/2007, 20:07
Se for assim, use um 75W-80 sintetico.

Valdir, não foi rude, só impreciso.

ZEPI, oleo mais fino vaza mais fácil e a vida dos roletes está em 1º lugar, relacionado aos calculos de dimensionamento que resultaram naqueles diâmetros que existem lá . Em segundo lugar, relacionado ao óleo correto para a folga rolete/carretel e faixa de temperatura em funcionamento, do calculado em 1º.

Leopoldo desculpe a minha ignorancia,mas não entendi o que quis dizer com ,¨só impreciso¨meu nivel de estudo não chegou a ser tão alto.:mrgreen:

Rogério Tortato
03/06/2007, 22:35
e um aditivo tipo bissulfeto de molibdenio (molikote)? grafite ou outro similar, ajuda?

coloquei um da bardal, na esperança de esticar a vida útil dos componentes, fiz bem?

tem muita gente que fala que misturas afetam a química do óleo. mas por outro lado, não posso crer que empresas tão grandes e credenciadas lançariam aditivos que prejudicassem o sistema, ao invés de fazerem o que se propõem a fazer: melhorar a lubrificação.

no meu caso, como já disse, estou usando rolamentos cônicos, realmente achei um absurdo o que "comeu" da engrenagem, mas já dei umas boas forçadas e até agora nenhum problema. de qualquer forma ando a 40km. quando muito pego uns 60. raramente chego aos 80km/h.

de qualquer forma, como a engrenagem já estava afetada por dentro pelos velhos roletes, resolvi fazer o teste nela mesmo.

abraços.

leopoldo
04/06/2007, 12:35
1- Valdir, o equivalente a impreciso é não claro o suficiente, é deixar dúvida. Geralmente não depende de nível de estudo e sim na forma de se expressar.

2- Rogério, até onde eu sei, só pode haver reação química caso o componente tenha afinidade quimica e temperatura para reagir. Carbono(grafite) e o MoS2 parecem ser inertes.

Para sistemas que não o motor, o C e o MoS2 com certeza beneficiam os componentes.

Já o Bardal, é uma mistura e pode reagir.

Zepi
04/06/2007, 13:34
Erro : o óleo que eu uso na transferencia é 75W-90 sintetico.

E eu não quiz afirmar isto (aumento de vida) . Muito pelo contrário. Não é assim que funciona.

Leopoldo,
Agora vc me deixou com mais dúvidas!
Você disse que "não quis dizer",mas quero saber do que vc quer dizer!
Afinal qual a finalidade do tipo de óleo que vc usa?É melhor ou pior,ou seus efeitos na t-case?

Se "não é assim que funciona" diga como é!

Hehehehe!

Abs

Kim
04/06/2007, 14:13
Não seria ideal usar o 90 GL5, que não espuma?
Uso no conjunto a graxa para homocinética da bardhal, uma bisnaga para o dif. dianteiro, uma para o trazeiro, uma para a t-case e uma para o cambio.

O nivel de ruido do meu FI reduziu consideravelmente.

Leopoldo, fala sobre o GL para nós.

Abraços.

Kim.

Santoro
04/06/2007, 16:52
Tipo .. ainda acho 120 , 130 km mto ... cansei de ir e vir de Sp pro rio de cj , no Gnv , vinha a 90 , 100 , de boa , botava mais quando precisava ultrapassar alguem .. mas na maioria do tempo era 90 km trankilao ...

leopoldo
04/06/2007, 19:10
Kim,

O óleo que eu uso nos diferenciais blocantes e na caixa de transferência é

Mobilube 1 SHC 75W-90/75W-90 LS: Óleos multiviscosos para engrenagens 100% sintéticos podendo ser utilizado em engrenagens automotivas que operam em altas velocidades (cargas médias e pesadas) e transmissões automáticas ou semi-automáticas.

Pode ser utilizado em sistemas autoblocantes, engrenagens automotivas que operam em altas velocidades (cargas médias e pesadas) e transmissões automáticas ou semi-automáticas. Recomendados para serviços de classificação API GL-5.

ZEPI, o óleo a ser usado é selecionado a partir da velocidade entre os componentes, a faixa de trabalho e a carga. Quando vc MUDA os componentes, precisa ter certeza que não terá que usar um só 75, um só 90, ou um só 140, ou quem sabe, um multi-viscoso. Quando vc muda o tipo de rolete para a gaiola de agulhas, vc precisa medir a folga entre rolete e eixo para saber se mantem a mesma faixa - a tolerancia de montagem, ou "antigo" óleo pode não servir.

Foi por isso que "eu não quis dizer" porque não sei quem calculou ou se verificou isso.

Sergio Rocha
04/06/2007, 21:11
Leopoldo

Seria ? oleo mais fino 80/90 engrenagens com pouco desgate.Oleo 140 engrenagens com mais desgate.

Eu uso oleo 90 na CM e T case e oleo 140 nos diferencias.
[]'

leopoldo
04/06/2007, 21:42
VC vai ter certeza se a escolha foi adequada depois de abrir e verificar os componentes, quando precisar abrir.

O 140 parece ser exagero, mas depende da temperatura e das condições da idade do seu diferencial. Tem gente que diz usar casca de banana :lol:

Na dúvida, leio o rótulo da aplicação do fabricante do óleo. Do manual do jeep não sigo muito pq está só um poquito defasado che .... só uns 20 anos.

Kim
04/06/2007, 21:51
... O 140 parece ser exagero, mas depende da temperatura e das condições da idade do seu diferencial. Tem gente que diz usar casca de banana :lol:...

É isso aí, como aditivo, pó de serra, o cambio/diferencial fica "revisado", como se fosse zero!!!!:shock:

Até a primeira viagem!:putz:

Ainda bem que hoje em dia existe o CDC que vem a punir essas pessoas que logram os com menos conhecimento.

Abraços.

Kim.

Zepi
04/06/2007, 22:05
Bem..tudo resolvido nada decidido..hehehehehehe

Leopoldo,
Acho que vou permanecer com o 90 mesmo
Só fica a questão Do grau "GL"....
Vou colocar os rolamentos cônicos...então acho que não teria a necessidade de um óleo mais fino!?!

Abs

Sergio Rocha
05/06/2007, 09:24
VC vai ter certeza se a escolha foi adequada depois de abrir e verificar os componentes, quando precisar abrir.

O 140 parece ser exagero, mas depende da temperatura e das condições da idade do seu diferencial. Tem gente que diz usar casca de banana :lol:

Na dúvida, leio o rótulo da aplicação do fabricante do óleo. Do manual do jeep não sigo muito pq está só um poquito defasado che .... só uns 20 anos.

Tenho usado a 2 anos esses oleos.Não tive nenhum problema até hoje.Nada quebrou.O que não quer dizer que quebraria com 90.:mrgreen:
Como os diferenciais são jovens de 40 anos, e usados mais em trilha do que cidade, prefiro continuar com eles.

[]'

leopoldo
05/06/2007, 19:42
Conclusão:

para a sua situação, para as suas condições de trabalho, a opção deve ser a certa.

Porém, observe que neste caso não estamos a espera de uma quebra como num semi-eixo extra solicitado e sim, no que surte efeito na vida esperada em serviço.

O que pode acontecer é o encurtamento ou alongamento da durabilidade dos rolamentos e no padrão de contato dos dentes(diferencial ou cambio).

Mas como isso se será notado em uns 100.000 km, 2 anos PODE ser uma amostragem ainda não representativa.

Uma ideia seria ... e se o saco aturasse, de 10.000 em 10.000 (isso é uma sugestão) abrir a tampa, esgotar o óleo e passá-lo por uma peneira, lavar a caixa internamente, observar cuidadosamente se os dentes do pinhão não estão cavocando os dentes da coroa, se não aparece limalha na peneira, se não há excesso de espuma, etc....etc.... e medir o torque de virada no pinhão. Tabelar tudo e repetir na próxima parada de 10.000.

Por exemplo, depois de 11 000 km rodados, neste fim semana abri a transferência. Parecia que tinha colocado o óleo naquele dia. Nada, nem uma bolinha de espuma, nenhuma mudança de cor apreciável, nenhuma limalha apreciável na peneira.

Sergio Rocha
05/06/2007, 21:39
Posso perfeitamente fazer isso.Eu normalmente troco oleo a cada 5.000 km.
Na próxima troca vou observar.
Agora me surgiu uma dúvida, quanto a espuma no oleo.Tenho observado essa espuma quando troco o oleo.Imaginei que fosse pelo fato de estar usando oleo GL4.Imaginava que o oleo GL5 não fizesse espuma.Estava me programando para passar a usar o GL5.
Essa espuma, que observei no jeep e na Bandeirantes,será devido a viscosidade ou a especificação de GL4 ou GL5 ?

[]'

leopoldo
05/06/2007, 23:09
suspeito da classe GL4 pois quando usava, era a mesma coisa.... coisa de aditivo.

põe este que eu uso.

Bobby Pai
05/06/2007, 23:18
Olá pessoal,não sei se alguem ja colocou este rolamento no carretel da reduzida do jeep,eu estou colocando no meu jeep ,tb não sei se vai ficar bom,pois já não aguento mais ficar trocando os roletes do carretel.

A cada duas viajens que faço ao Rio,eu tenho que trocar os roletese e o pino,e as veses até a engrenagem,por isso vou mudar .
Cheguei a comprar aquele pino com rolamentos conico.mais quando eu vi o tanto que tem que tirar na engrenagem eu me assustei,pois acredito que com aqueles rolamentos conico,o primeiro tranco que eu der puxando outro jeep na trilha,é bem capas de estorar a engrenagem.

Um abraço a todos

Ola Valdir,
há algum tempo eu falei com você sobre a troca da relação do diferencial do meu Jeep, estava com a 43x8 e eu achava meu Jeep muito curto. Você me deu algumas idéias e até me convidou para conhecer sua oficina, mas infelizmente não tive tempo. Bom decidi trocar a relação do diferencial e por indicação do Anderson do site "Rolo 4x4" fiquei conhecendo a oficina DeepTec 4x4, no bairro do Ipiranga. Foi a melhor coisa que me aconteceu, o pessoal de lá é muito bom, são dois irmãos, Edwin e Erovaldo. Fui lá com o propósito de trocar a relação do meu Jeep para que ele ficasse mais longo e na mesma semana apareceu um barulho estranho na caixa de transferência, decidi então fazer o seguinte: Trocar a relação do diferencial, revisar o cambio Clark 4 marchas e revisar a caixa de transferência trocando o eixo roletado pela engrenagem com o rolamento cônico. Conclusão, entrei com um Jeep super reduzido e barulhento e sai com um carro de passeio na cidade e um valente 4x4 nas trilhas. O Jeep ficou EXCELENTE !!!!. O pessoal fez um trabalho muito bom, recomendo a todos.

Meu Jeep está com a seguinte configuração: CJ5 1982, Motor Opala 4cc, cambio Clark 4 marchas, pneus 31´ em rodas aro 15´.

site da oficina: www.deeptec4x4.com.br (http://www.deeptec4x4.com.br)

Um grande abraço,
Bobby Pai
S.B.Campo - SP

leopoldo
06/06/2007, 12:32
Vc não pode recomendar a não ser o bom tratamento recebido e serviço de manutenção conforme o manual de serviço, pois em termos de adaptação , ninguém assina em baixo, pois não é comprovado por analise de engenharia a durabilidade e resistencia do componente adaptado.

A excelente adaptação hoje pode esmigalhar amanhã, sem qualquer aviso.

Bobby Pai
06/06/2007, 12:51
Vc não pode recomendar a não ser o bom tratamento recebido e serviço de manutenção conforme o manual de serviço, pois em termos de adaptação , ninguém assina em baixo, pois não é comprovado por analise de engenharia a durabilidade e resistencia do componente adaptado.

A excelente adaptação hoje pode esmigalhar amanhã, sem qualquer aviso.

Ola Leopoldo,
a recomendação que faço é da oficina e do tratamento que recebi por parte dos técnicos. Quanto à adaptação feita, não sei se devo recomendar, como você diz, "ninguém assina em baixo", mas uma coisa posso garantir: Estou satisfeito.

Atenciosamente,
Bobby Pai
...

leopoldo
06/06/2007, 18:41
O tratamento é louvável e fica a recomendação para quem quiser .

:concordo:

valdir rainer
06/06/2007, 21:19
Ola Valdir,
há algum tempo eu falei com você sobre a troca da relação do diferencial do meu Jeep, estava com a 43x8 e eu achava meu Jeep muito curto. Você me deu algumas idéias e até me convidou para conhecer sua oficina, mas infelizmente não tive tempo. Bom decidi trocar a relação do diferencial e por indicação do Anderson do site "Rolo 4x4" fiquei conhecendo a oficina DeepTec 4x4, no bairro do Ipiranga. Foi a melhor coisa que me aconteceu, o pessoal de lá é muito bom, são dois irmãos, Edwin e Erovaldo. Fui lá com o propósito de trocar a relação do meu Jeep para que ele ficasse mais longo e na mesma semana apareceu um barulho estranho na caixa de transferência, decidi então fazer o seguinte: Trocar a relação do diferencial, revisar o cambio Clark 4 marchas e revisar a caixa de transferência trocando o eixo roletado pela engrenagem com o rolamento cônico. Conclusão, entrei com um Jeep super reduzido e barulhento e sai com um carro de passeio na cidade e um valente 4x4 nas trilhas. O Jeep ficou EXCELENTE !!!!. O pessoal fez um trabalho muito bom, recomendo a todos.

Meu Jeep está com a seguinte configuração: CJ5 1982, Motor Opala 4cc, cambio Clark 4 marchas, pneus 31´ em rodas aro 15´.

site da oficina: www.deeptec4x4.com.br (http://www.deeptec4x4.com.br)

Um grande abraço,
Bobby Pai
S.B.Campo - SP

Olá Bobby Pai é um prazer falar com vc de novo,com certeza vc foi num ótimo lugar,aqueles caras são féras mesmo,vc só esqueceu de citar o outro irmão , o Éder que tb é jente fina.
Sempre que posso estou la,para tirar algumas duvidas,pois ninguem nunca sabe tudo.

Um abraço,e parabens pelo que vc fez no jeep.

alexandre roveri
06/06/2007, 21:45
Pessoal, belezzzz :?: Acabei de comprar um Zuwillis e fiquei em duvida se esse tópico é sobre o tal pino chorão . Aquele que o pessoal adapta rolamento cônico !!! Fiz uma procura, mas como não sei exatamente as "palavras chave" surgiu um monte de coisa esquisita:putz:
se alguem puder me indicar os link´s corretos ou as palavras chave corretas, mando um beijo na bunda :shock:
valeu´s:concordo:

Zepi
06/06/2007, 22:15
Aqui vai uns:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=20411&highlight=SUBSTITUI%C7%C3O+PINO+CHOR%C3O

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=19853&highlight=roletes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=5970&highlight=roletes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1632&highlight=roletes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6000&highlight=roletes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1067&highlight=roletes

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=332&highlight=roletes

Acho que deve servir...

Abs

Zepi
06/06/2007, 22:15
Ah,dispenso o beijo na bunda!hehehe

edwint
08/06/2007, 08:47

Um abraço a todos

cara, larga mao desta tranqueira de roletes ou gaiolas, eu coloquei na minha reduzida o kit de rolamentos, alem de estar durando MUITO mais, a barulheira da reduzida praticamente acabou. ficou 10 mesmo. o kit ja foi testado e aprovado.

comprei na recuperg mas com os rolamentos tinkem.

Zepi
08/06/2007, 11:11
EDWINT,
Quanto ficou a brincadeira?
Pergunto pois na minha redutora tinha esses rolamentos tinkem(ótimos),e quero manter todos tinkem!
Comprei a rural e 2002 nunca havia aberto ela até hoje,e só abri para adaptação dos rolamentos cônicos.

Abs

edwint
08/06/2007, 13:33
com os rolamentos tinkem hoje sai por R$160,00 acabei de ver no site da recuperg, mas se vc pedir o desconto p/ mecanicos cai serca de 10%, vale a pena, vc pode reaproveitar algum carretel desgastado no local do eixo de agulhas.

da uma olhada no site: http://www.recuperg.com.br/prod03.htm

obs: nao tenho nenhum vinculo c/ a recuperg, é que fui muito bem atendido pelo ricardo, e sempre faço referencia dos produtos deles.

abraço

edwin

Marcos ET
08/06/2007, 15:22
Tipo .. ainda acho 120 , 130 km mto ... cansei de ir e vir de Sp pro rio de cj , no Gnv , vinha a 90 , 100 , de boa , botava mais quando precisava ultrapassar alguem .. mas na maioria do tempo era 90 km trankilao ...

Cara... Ultrapassar alguem na estrada deve ter sido uma experiência "além da imaginação" hehehehehe

Quando eu ia de Bragança Paulista (SP) até Resende (RJ) no meu CJ3A (naquela época ainda totalmente original - Motor GoDevil e Cambio 3 Marchas), nunca tive problemas com a t-case (aliás, nao tenho até hoje). Naquela época, pegava a Dutra e ia embora... cheio de caminhao na pista mas... danen-se eles! rsrsrs era interessante levar 09 (NOVE) horas!!!! entre Bragança e Resende.... parando só para abastecer.

Na viagem, era ótimo ver os carros diminuindo a velocidade só pra ver um Jeep na estrada... ainda mais quando tinha criança no carro... dava pra ver os muleques falando dentro do carro "Olha láááá pai" rsrsrs

Nao adianta.. jeep é jeep... pra andar a 130Km/h é melhor comprar um carro... (coisa que Jeep NAO É) o perigo de andar nesta velocidade com um veículo antigo nao compensa a vontade de chegar antes!

Leopoldo, e aih? como vai?? Você constantemente fala sobre as marcas de rolamentos... e agora citou os TINKEM e os SKF. Entao eu gostaria de saber (ainda que vc nao assine embaixo! rs) qual a marca de rolamento conico que a galera poderia usar com mais confiabilidade na hora de montar o kit? tipo, se o kit vem com SKF, melhor substituir por.....?

É isso aih pessoALL, grande abraço a todos! e vam manera o pé!!!!!!

leopoldo
08/06/2007, 15:49
Marcos,

Parece ser consenso entre os vendedores e usuários que no caso de rolamentos 1º linha, cônicos é o TIMKEN, esfera os SKF e no caso da agulhas, os INA. Para isso, parece que todos assinam em baixo.

Mas entre um conico SKF e um TIMKEN, no minha opinião, tanto faz.

O resto .... é o resto, porém, observe que por exemplo: um Koyo que hoje em dia dizem não mais ser KoKoyo, pode servir. Mas isso eu não quero assinar em baixo.

edwint
08/06/2007, 15:57
Marcos,

Parece ser consenso entre os vendedores e usuários que no caso de rolamentos 1º linha, cônicos é o TIMKEN, esfera os SKF e no caso da agulhas, os INA. Para isso, parece que todos assinam em baixo.

Mas entre um conico SKF e um TIMKEN, no minha opinião, tanto faz.

O resto .... é o resto, porém, observe que por exemplo: um Koyo que hoje em dia dizem não mais ser KoKoyo, pode servir. Mas isso eu não quero assinar em baixo.

Mas tome cuidado porque ak, em nossa empresa ja apareceu MUITOS rolamentos skf e nsk falcificados, isso mesmo falcificados... uma grande mrda...

Milton Quindim
09/06/2007, 15:35
Mas tome cuidado porque ak, em nossa empresa ja apareceu MUITOS rolamentos skf e nsk falcificados, isso mesmo falcificados... uma grande mrda...

Enquanto forem falCificados naum há problema ...agora se fossem falSificados ai sim teria problema...hauhauhauahuh...foi mal...naum podia perder a piada...kkk

leopoldo
09/06/2007, 19:17
a coisa tá feia .... nos últimos tópicos tem sido um desfile

edgar
09/06/2007, 21:35
La na loja...aqui em Curitiba....não se compara os preços de Sampa e a disponibilidade de marcas, mas, de uns anos para ca, com a aual situação financeira é bastante dificil manter em estoque um rolamento de roda SKF que pode custar quase 10 vezes mais que um KOYO.....não é questão de querer ganhar mais, pois se o cliente quiser, eu tenho, mas e o preço ? Um ou dois não tem problemas, mas quando se quer trocar, por exemplo, os laterais de coroa e os do pinhão a coisa fica incrivelmente cara ainda mais se for dos dois eixos. Se for extrapolar para....ja que estou revisando os direfenciais vou dar uma geral nos rolamentos de roda....meu deus !
Atualmente tenho em uso TimKen, mas quando for trocar vou para os NTN, japones, tem um preço rasoavel, não são falsificados, pois creio que não vale a pena....
Veja o caso dos rolamentos de roda traseira dos jeeps mais modernos, o 88128, o de esferas e blindado. Ou é chines ou é SKF....o chines custa uns 15 reais, o SKF nem me lembro de quando veni um.....no mínimo uns 150/200 cada. Para por em um eixo empenado com um semi-eixo trincado e torto ?
Realmente cada um que analise o risco que corre e que oferece ao proximo....mas ai ja desvirtuou o topico !

Bobby Pai
10/06/2007, 23:40
Olá Bobby Pai é um prazer falar com vc de novo,com certeza vc foi num ótimo lugar,aqueles caras são féras mesmo,vc só esqueceu de citar o outro irmão , o Éder que tb é jente fina.
Sempre que posso estou la,para tirar algumas duvidas,pois ninguem nunca sabe tudo.

Um abraço,e parabens pelo que vc fez no jeep.

Ola Valdir,
obrigado pelo elogio. Eu não citei o Eder, porque não o conheci, mas como devo voltar para alguns ajustes, provavelmente vou conhecê-lo.

Um grande abraço.
...

edwint
11/06/2007, 08:20
Enquanto forem falCificados naum há problema ...agora se fossem falSificados ai sim teria problema...hauhauhauahuh...foi mal...naum podia perder a piada...kkk

kakaka esperto vc heinnnn!!!! .... que mais vc sabe???? naum ou nÃo (hauhauhauhau) tem problema ja que vc gosta de escrever certinho!!!!