PDA

Ver Versão Completa : Rodas do Vitara no Niva?????



Almon Jr
01/06/2007, 15:30
Camaradas,

como bom novato que sou, solicito aos Amigos Niveiros uma instrução. Estou prestes a trocar as rodas originais do "Tomate" por umas rodas de vitara. Ocorre que estas rodas são 16" e não sei se estas se aplicam ao Niva em relação a largura.... Sendo assim posto uma foto da roda pretendida. Qual a medida mais larga de pneus que poderei usar? Estou pensando em uns pneus Gennius 1001 que eu vi lá no site do Geninho Pneus.... A sim o Tomate jah está com a suspenção mais alta....

Muito Obrigado pela atenção,

Almon Junior

Girti
01/06/2007, 16:12
Camaradas,

como bom novato que sou, solicito aos Amigos Niveiros uma instrução. Estou prestes a trocar as rodas originais do "Tomate" por umas rodas de vitara. Ocorre que estas rodas são 16" e não sei se estas se aplicam ao Niva em relação a largura.... Sendo assim posto uma foto da roda pretendida. Qual a medida mais larga de pneus que poderei usar? Estou pensando em uns pneus Gennius 1001 que eu vi lá no site do Geninho Pneus.... A sim o Tomate jah está com a suspenção mais alta....

Muito Obrigado pela atenção,

Almon Junior
Almon

Muitos niveiros trocaram as rodas originais de 16" de seus Nivas por rodas de Vitara, por esta últimas serem de diâmetro 15", para o qual há muito mais opções de pneus adequados. A roda que você está pretendendo comprar é do Gran Vitara mais recente e é, pelo que sei, aro 16". Isto irá lhe trazer os mesmo inconvenientes das rodas originais, ou seja, não há boas opções de pneus para o Niva nesta medida, a enorme maioria dos pneus 16" é muito larga e pesada para o Niva, acarretando esforços excessivos para a suspensão, rolamentos, enfim, para todo o sistema rodas/suspensão, além de deixar o já lento russinho ainda mais lento. Portanto, pense bem antes de fazer a troca, talvez seja melhor você trocar as rodas de seu Niva por rodas aro 15", sejam as da Mangels (fabricadas para o Niva, difíceis de serem encontradas, veja-as na foto de meu carro, no canto esquerdo superior desta mensagem), sejam as do Vitara mais antigo.

[ ]

Vicenzo
01/06/2007, 16:35
Eu tenho rodas de liga-leve aro 16" do Vitara no meu Niva e uso pneus Scorpios AT 225/70... A tala da minha roda é 6,5" e não tenho nenhum problema com relação a largura dos pneus... nunca me encomodei com a policia pq o off set da roda fica perfeito no Niva, não sai pra fora do carro... O q vc tem q ver antes de escolher os teus pneus é se vai pegar na caixa de rodas. Algumas vezes é necessário cortar e rebater paralamas ou fazer um lift na suspensão...
Alguns camaradas com quem falei disseram que com pneus 215/80 R16 com a suspensão original e sem cortar paralamas ou rebater, já pegava e dificultava para manobras como estacionar...

Vou postar umas fotos do meu Niva com as rodas de Vitara e pneus 225/70 R16...

Abraço

robertofs
01/06/2007, 17:02
Em se falando de rodas aro 15, uma das melhores opções, em termos de rodas de liga leve, são as do Kia Sportage. O off-set é mais acertado para o Niva que o das rodas 15 do Vitara.

Seguem algumas fotos. Os pneus são 225/70 R15.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Almon Jr
01/06/2007, 17:18
É amigos as rodas são 16" mesmo.... vou avaliar melhor, o que eu não aguento é ver o "Tomate" com aqueles pneus de bicicleta.... rssss
Abs e valeu pela força...

Mas só pra não deixar de ser cabaço..... As rodas do Vicenzo ficaram bem legais.... será que as que eu estou almejando não ficariam similares???? Eu não estava querendo colocar as 15" não....

Abs novamente...

Almon Jr
01/06/2007, 17:24
Em se falando de rodas aro 15, uma das melhores opções, em termos de rodas de liga leve, são as do Kia Sportage. O off-set é mais acertado para o Niva que o das rodas 15 do Vitara.

Seguem algumas fotos. Os pneus são 225/70 R15.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Grande Roberto, meu vizinho....

Ai em Goiânia agente consegue umas rodas destas???? Quantas Lascas elas vão me custar????

Abs...

ALmon Junior - Brasilia...

Almon Jr
01/06/2007, 17:26
Eu tenho rodas de liga-leve aro 16" do Vitara no meu Niva e uso pneus Scorpios AT 225/70... A tala da minha roda é 6,5" e não tenho nenhum problema com relação a largura dos pneus... nunca me encomodei com a policia pq o off set da roda fica perfeito no Niva, não sai pra fora do carro... O q vc tem q ver antes de escolher os teus pneus é se vai pegar na caixa de rodas. Algumas vezes é necessário cortar e rebater paralamas ou fazer um lift na suspensão...
Alguns camaradas com quem falei disseram que com pneus 215/80 R16 com a suspensão original e sem cortar paralamas ou rebater, já pegava e dificultava para manobras como estacionar...

Vou postar umas fotos do meu Niva com as rodas de Vitara e pneus 225/70 R16...

Abraço

Vicenzo, show de bola as suas rodas.... Será que estas que eu estou querendo não vão ficar muito pra fora não??? E tb pervebi que vc já costou os seus paralamas.... eu não to muito afim de cortar não.... que que cê acha?????

emtsuhako
01/06/2007, 22:24
Eu tinha as rodas aro 15" do Vitara com pneus 205/75/R15... atrás os pneus ficavam perfeitos, não saiam para fora... mas na frente ficavam quase uma polegada e meia pra fora... Um guarda me parou e implicou com isso, mas deixou passar, desde que eu não passasse por lá novamente... Duas semanas depois troquei pelas rodas Mangels aro 15" do Bognor Diva... ficaram perfeitas!!! Procura no Fórum que tem fotos dessas rodas...

robertofs
04/06/2007, 09:29
Eu tinha as rodas aro 15" do Vitara com pneus 205/75/R15... atrás os pneus ficavam perfeitos, não saiam para fora... mas na frente ficavam quase uma polegada e meia pra fora... Um guarda me parou e implicou com isso, mas deixou passar, desde que eu não passasse por lá novamente... Duas semanas depois troquei pelas rodas Mangels aro 15" do Bognor Diva... ficaram perfeitas!!! Procura no Fórum que tem fotos dessas rodas...

Foi justamente por isso que vendi um jogo de rodas que eu tinha do Vitara, novinhas e cromadas, e comprei as de liga leve do Kia Sportage. Ficam também perfeitas no Niva, pois, se não estiver enganado, o offset das rodas do Niva é 42mm, ao passo que o das rodas do Kia Sportage é 45mm.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Rones Jr
04/06/2007, 10:01
Eu tive a chance de experimentar os dois jogos de rodas. Os da Sportage ficam com cara de original...e u já vi um jogo de ferro original KIA, mas acho que é mais difícil que achar as Mangels Niva!!

robertofs
04/06/2007, 10:54
Grande Roberto, meu vizinho....

Ai em Goiânia agente consegue umas rodas destas???? Quantas Lascas elas vão me custar????

Abs...

ALmon Junior - Brasilia...

Camarada Almon, enviei uma MP para vc.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Vicenzo
04/06/2007, 19:46
Vicenzo, show de bola as suas rodas.... Será que estas que eu estou querendo não vão ficar muito pra fora não??? E tb pervebi que vc já costou os seus paralamas.... eu não to muito afim de cortar não.... que que cê acha?????

Cara,

Com essas rodas tu não vai ter q cortar o parlamas pq o off set é o mesmo, nem t preocupa com isso... Mas o maior pneu q tu vai poder colocar sem ter q mecher na suspensão são os 215/80 R16 ou 225/70 R16... Eu particularmente gosto mais de rodas aro 16 pro Niva, pq as 15 me parecem q ficam desproporcional com o carro...
Coloca as rodas no carro e vi como ficam, se t agradam compre elas.

Espero ter ajudado,

Abraço

robertofs
05/06/2007, 09:04
Eu particularmente gosto mais de rodas aro 16 pro Niva, pq as 15 me parecem q ficam desproporcional com o carro...


Se for assim, então os pneus originais do Niva são desproporcionais, pois com medidas 175/80 R16, se tem 696,40mm de diâmetro. Com pneus 215/80 R16 se tem 750,40mm de diâmetro, ou seja, algo cerca de 8% maior que o original.

Eu uso pneus 225/70 R15, o que resulta em 696mm de diâmetro. Os 215/75 R15 resultam em 703,50mm. Os 235/75 R15, 733,50mm.

Portanto, as rodas 15 só seriam desproporcionais se considerar que os pneus originais do Niva com aro 16 também são ;-)

Resumindo, seja aro 15 ou 16, o que manda é o tamanho do pneu, pois se não fosse, várias picapes não usariam aro 15 e pneus enormes.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

pedrodoniva
05/06/2007, 12:49
Porque não gosta dos pneus de bicicleta?aeaeuaeuae
Eu acho tão elegante,diferente,aheuae

Nivoide
07/06/2007, 22:25
caraca, ter de apelar pra aro 15 to achando muito f! Po so acho carcaça de 215R16 ou maiores...e ai, como faço? Jogo de roda ta muito caro.

Tenho um coleg que tem no niva dele rodas de aço da s10 e sem adaptações, mas eu nunca vi de perto pq o niva dele "é de garagem"...kkkkkkkkk...alguem sabe dessa roda?

robertofs
08/06/2007, 00:57
Tenho um coleg que tem no niva dele rodas de aço da s10 e sem adaptações, mas eu nunca vi de perto pq o niva dele "é de garagem"...kkkkkkkkk...alguem sabe dessa roda?

Sem alguma adaptação seria impossível usar as rodas da S10 no Niva, simplesmente porque a furação é diferente. Ou foi algo nos cubos de roda do Niva ou na roda S10, sem dúvida.

[]'s
Roberto França

Nivoide
08/06/2007, 23:07
Roberto, outro dia na padaria tinha uma s10 do lado do meu niva, e a roda de aço 5 furos é identica...quase pedi o estepe dele emprestado para por do lado....preciso passar em uma casa de rodas pra ver...rodas da s10 de liga sao 6 furos...bem diferentes memo.

maanunes
09/06/2007, 16:45
Quando o Bruno Mega construiu o Mega Niva II, ele havia colocado as rodas de liga da Blazer / S10, não me lembro o por que, ele as tirou pouco tempo depois, vou ver se descubro.
[]s

shuther4x4
09/06/2007, 18:08
Roberto, outro dia na padaria tinha uma s10 do lado do meu niva, e a roda de aço 5 furos é identica...quase pedi o estepe dele emprestado para por do lado....preciso passar em uma casa de rodas pra ver...rodas da s10 de liga sao 6 furos...bem diferentes memo.


Nivoide, não é ligado ao fato de a roda ser de liga ou não a furação e sim ao ano.
As primeiras s10 tinham 6 furos (se não me engano até 98-99) e depois veio as com 5 furos, tanto de liga quanto de aço. Mudaram o diferencial, consequentemente o cubo dianteiro também acompanhou a furação.
agora se serve no niva eu não faço nem idéia...
Abraços.

robertofs
11/06/2007, 09:22
Roberto, outro dia na padaria tinha uma s10 do lado do meu niva, e a roda de aço 5 furos é identica...quase pedi o estepe dele emprestado para por do lado....preciso passar em uma casa de rodas pra ver...rodas da s10 de liga sao 6 furos...bem diferentes memo.

Camarada, sem chances!

A furação da roda de 5 furos da S10 não casa com os prisioneiros do cubo do Niva. Basta medir. Na roda da s10, o pentágono formado pelos furos é menor que o da roda do Niva. Se fosse assim, já teriam um monte de CJ, F1000, Sportage etc. com rodas da S10, pois esses veículos também tem as rodas com furação idêntica ao do Niva.

Como já comentado, as rodas de liga não são sempre 6 furos. Há rodas de 5 e 6 furos tanto de liga quanto de aço, inclusive, há uma versão de 5 furos no aro 16, da S10 Executive.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

"GRAUÇÁ 4x4"
31/05/2011, 11:21
Olá Niveiros Reessuscitando !!!

Rodas do Vitara no Niva são eficientes?!
Sei que algumas pessoas usam como opção, pois é o que mercado oferece variedades...
Quem pode contar suas experiências?!
Quanto valem por aí?!

Boas Trilhas

Juninho 4x4
31/05/2011, 19:52
meu niva esta com rodas de vitara , os pneus sao os tork 225.75 r15 !!!
no meu niva nao pega nos paralamas ,por que quando reformei ele mandei cortar os paralamas !!!abracos a todos !!!

MariusJr.
31/05/2011, 22:24
Buenas amigos!
O meu também está com rodas de Vitara e não tenho nada a reclamar!
Aproveitando a deixa, estou vendendo a viatura.
295443Abçs e inté.

wltreis
04/06/2011, 13:40
Camaradas , ganhei quatro rodas de Blaizer identicas as de S10 e realmente elas não servem direto no Niva , mas pode-se mandar o torneiro refazer a furação , fica seguro não fica caro e as rodas de ferro estão sobrando no mercado , só não sei se a roda não ficaria muito pra dentro e esbarraria nas caixas de roda !

"GRAUÇÁ 4x4"
11/06/2011, 17:39
Buenas amigos!
O meu também está com rodas de Vitara e não tenho nada a reclamar!
Aproveitando a deixa, estou vendendo a viatura.
295443Abçs e inté.


MariusJr,

Quais as medidas dos pneus que usa?!

Betão

"GRAUÇÁ 4x4"
03/01/2012, 11:59
Rodas aro 15 da Tracker serve também no NIVA?!