Conectar

Ver Versão Completa : Retifica de BF161

Marcio
01/06/2007, 13:29
Olá pessoal!
Tem um colega que está comprando um CJ5 61, está com as seguintes dúvidas:

- Quantas retíficas aguenta um bloco do motor BF161 ?(2?? 3??).
- Qual a Km de uso normal que o motor aguenta após uma retífica?
- Seria possível encamisar os cilindros?

Grato,
Márcio

Zepi
01/06/2007, 17:29
Cara retifiquei meu 3000 e marcava 90.000 quilômetros e já estava na retífica "0.20"....
Acho que agora foi pra "0.40" se naum me engano...Então já trocaram os pistões pelo menos duas vezes...e agora vai longe ainda...

abs

ricleite
01/06/2007, 20:17
retifiquei o meu há 2 anos, o cara me garantiu que era a 4º retífica , encamisou os cilindros para standart e ficou ótimo. Troquei tudo por dentro, pistoes, aneis, bronzinas comando, valvulas, etc. Na época gastei 2.600,00 .
Só rodei 4000Km até agora.

matrakaum
17/08/2011, 11:21
Bom Dia!!!
Quais peças preciso para a retífica do BF 161?

Elison
17/08/2011, 12:51
Bom Dia!!!
Quais peças preciso para a retífica do BF 161?
Depende de uma boa avaliação, mas vai ser mais ou menos:
- Bronzinas (biela, mancal e comando)
- Pistoes,
- Aneis,
- Buchas de Biela,
- Valvulas,
- Bomba de oleo,
- Engrenagem do Comando,
- JG de juntas
- Jg de retentores,

edgar
18/08/2011, 09:28
Bota ai tambem:

as molas das valvulas (novas)
os pratos de mola em especial os de escape
bomba dágua
os parafusos das bielas

matrakaum
18/08/2011, 11:19
vo gastar uma grana, neh?

gpolachini
18/08/2011, 11:33
Cara,

Eu fiz uma pesquisa para ver em quanto ficava a retifica do meu motor, o preço gira em torno dos 3.500,00 a 5.000,00.
Muitos dizem que não vale a pena mandar retificar o BF, dizem que é melhor adaptar um Opala 4cc. Porem acredito que o custo da adaptação, mais o preço de um motor tambem seja uns 3.000,00 a 4.000,00.

[]'s com duvidas sobre trocar ou não o motor.

ARINALDO ELOI
18/08/2011, 14:53
Márcio, faço as seguintes observações:
1 - Se vai fazer para usar por tempo indeterminado, pode valer a pena, sim. Voce poderá comprar um outro BF rodando por menos de MIL REAIS, mas terá outro número de motor, podendo causar problemas com a documentação e somente DEUS sabe como este motor estará por dentro;
2 - Se pretende vender depois de fazer um reparo completo, espere com certeza um prejuizo, pois, o serviço realmente leva uns bons trocados e te garanto que não valoriza na mesma proporção no JEEPAO;
3 - A vida útil de um motor depende mais do dono do que dele mesmo. Conheço no RS um senhor que tem um CJ5 - ano 1961 com motor Stand. Nunca soube o que foi uma oficina para fazer reparos de grande monta, mas segundo ele, a troca de todos os óleos lubrificantes (eixo, caixa, diferencial) fazem parte de uma rotina especial. Então: USANDO O ÓLEO RECOMENDADO PARA O MOTOR, NÃO DEIXANDO RODAR COM ÓLEO VELHO, NAO DEIXANDO SOBRE-AQUECER POR FALTA DÁGUA E SABENDO USAR, NÃO VAI FALTAR. Pode ter certeza que a vida útil de um BF pode passar de 200 MIL KM, com esses cuidados.
Um abraço e desculpem o bedelho.

matrakaum
20/08/2011, 13:49
eu toh na mesma pegada
Em dúvida se vale a pena fazer o velho e bom BFão....
Se bem que comprar um de Opala, hj em dia, já está o olho da kra e vc. tb. não sabe como tá.
Já pensou em pegar e logo depois, de gastar uma grana c/ adaptação, ter que fazer retífica?
Sei lá...
Toh pensando em pegar um motor, BF, usado barato, para rodar uns 6 a 8 meses e, neste meio tempo, ir fazendo o meu aos poucos.
Arranco o bloco mando pra retífica....pago. Compro as peças, pago. E por aí vai.

gpolachini
22/08/2011, 00:28
Cara foi isso que optei tambem.
Vou mandar dar uma meia sola no BF e enquanto ele não abre o bico de vez vou comprar um 4cc de opala abro, se precisar trocar alguma coisa troca e deixa o motor "confiavel", quando o Bf abrir o bico já tenho um motor que conheço para trocar.

Abraço.

ceveiga
22/08/2011, 02:06
Amigo,

Vou me desfazer de um motor de opala 4cc 87 completo, se quiser fazer negócio me procure por MP.

Abs.

Cara foi isso que optei tambem.
Vou mandar dar uma meia sola no BF e enquanto ele não abre o bico de vez vou comprar um 4cc de opala abro, se precisar trocar alguma coisa troca e deixa o motor "confiavel", quando o Bf abrir o bico já tenho um motor que conheço para trocar.

Abraço.

Bidu
22/08/2011, 20:05
Ola, matrakaum, Boa Noite! Já tenho tenho 2 BF's aposentados encostados lá no sitio e agora finalmente optei pelo motor opala, nesta etapa gastei 2.200,00 no motor mais retifica completa (cabeçote, encamisei o bloco, vira, comando e banho quimico), mais adaptação e não me arrependi. Lembrando que os mecanicos eu os conheço praticamente desde que eram moleques.abraço.

matrakaum
31/10/2011, 15:56
Pessoal,
Tem alguma manha para se tirar o cabeçote do BFão? Tentei tirar o parafuso hj mas tava duro pra daná....fiquei c/ medo de quebrar. Será que a rosca é invertida?

gpolachini
31/10/2011, 17:37
Putz, eu comprei até um torquimetro para retirar o cabeçote (depois teria que fechar com o torque certo), e tambem não consegui estava muito duro mesmo.
Tambem quero saber se tem alguma manhã.

matrakaum
31/10/2011, 22:03
O torquimetro eu até arrumo um...mas ta duro pra burro. Tentei c/ a catraca mas fiquei c/ medo de estourar o parafuso

antonio umino
01/11/2011, 00:57
comprei um motor. abandonado....... Fui desmontar. acabou quebrando todos os parafusos do cabeçote. Levei o bloco no torneiro pra tirar o que sobrou....... acabei descobrindo que passaram trava rosca nos parafusos..... Dei um baita trabalho pra tirar.... Acho que foi vingança de algum mecanico. mas tem que retificar pra ficar bom... Justo é um motor BF 184 biela longa. Se alguem precisar, tá virabrequim 0.40. e bielas 0.20. e as camisas 0.30.... tá com tudo. cabeçote bom. bomba de oleo. distribuidor.

Rafaminc
01/11/2011, 08:25
O torquimetro eu até arrumo um...mas ta duro pra burro. Tentei c/ a catraca mas fiquei c/ medo de estourar o parafuso

O problema nem é tanto quebrar o parafuso, mas sim espanar a rosca do bloco.
Tenta colocar um pouco de spray de óleo penetrante, deixa um dia agindo, depois dá uma pancada seca na cabeça com um martelo e tenta denovo.
Veja também se com o motor quente não facilita um pouco, pois em uma das vezes que tirei meu cabeçote, após esquentar bem o motor os parafusos sairam que foram uma manteiga...

matrakaum
01/11/2011, 11:07
O problema é que o motor não está funcionando. Mas vou colocar WD

Rafaminc
01/11/2011, 11:24
O problema é que o motor não está funcionando. Mas vou colocar WD

Outra coisa: se o parafuso começar a girar e travar, não desenrosque ele direto. Vai girando a chave no sentido antihorário e um pouco no sentido horário por várias vezes, até a ferrugem se desmanchar nos filetes de rosca. Assim vc não força muito a rosca do bloco caso esteja emperrada.

matrakaum
01/11/2011, 12:59
Consegui tirar dois parafusos.....
Mas não foi isto que me trouxe tão rápido aqui...
Fui tirar a Mangueira do Radiador, aquela que superior, e senti que a cidadã esta muito, muito, dura...qdo tirei a parte que se encaixe no radiador, que entrou ar, jorrou água pelos parafusos que removi do cabeçote. Então, concluo, que pelo menos a junta foi para o espaço...Correto?

Rafaminc
01/11/2011, 13:19
Consegui tirar dois parafusos.....
Mas não foi isto que me trouxe tão rápido aqui...
Fui tirar a Mangueira do Radiador, aquela que superior, e senti que a cidadã esta muito, muito, dura...qdo tirei a parte que se encaixe no radiador, que entrou ar, jorrou água pelos parafusos que removi do cabeçote. Então, concluo, que pelo menos a junta foi para o espaço...Correto?

Não, tem alguns parafusos que tem ligação direta com a galeria de água, tanto que se vc tirar o cabeçote, vai notar que várias roscas ficam cheias de água. Se tivesse problema com a junta, provavelmente o óleo já estaria contaminado (branco).

matrakaum
01/11/2011, 13:23
Sim, o óleo está contaminado....
Agora pintou uma dúvida...aqueles parafusões que ficam embaixo do comando de válvulas tb. são do cabeçote? Preciso tirá-los para remover o cabeçote?

Rafaminc
01/11/2011, 13:29
Sim, o óleo está contaminado....
Agora pintou uma dúvida...aqueles parafusões que ficam embaixo do comando de válvulas tb. são do cabeçote? Preciso tirá-los para remover o cabeçote?

Sim todos eles são do cabeçote, tem que tirar sem medo todo aquele suporte dos balancins para sacar o restante dos parafusos.

Rafaminc
01/11/2011, 13:31
Sim todos eles são do cabeçote, tem que tirar sem medo todo aquele suporte dos balancins para sacar o restante dos parafusos.

Só cuidado na hora de motnar tudo denovo, pois existe uma sequencia de aperto e torque. E não esqueça de reapertar os parafusos depois de dar uma aquecida no motor. Naquel site Ruralwillys tem um passo a passo de como remontar o cabeçote...

matrakaum
01/11/2011, 15:49
Do 2º ao 5º Pistão tudo alagado!!!
Como posso saber se o motor ainda está bom? Os pistões não apresentam folgas tem uma crosta em cima mas nada de folga. A camisa aparentemente s/ rebarbas...

matrakaum
01/11/2011, 16:06
Corrigindo...todos tem folga....o 2º uma folga maior....
Será que se eu fizer o cabeçote ainda consigo rodar 1 ano?

Rafaminc
01/11/2011, 16:07
Do 2º ao 5º Pistão tudo alagado!!!
Como posso saber se o motor ainda está bom? Os pistões não apresentam folgas tem uma crosta em cima mas nada de folga. A camisa aparentemente s/ rebarbas...

Bom, se vc não mediu a compressão antes de abrir, fica complicado saber sem desmontar o resto (pistões, válvulas...).
Tem que ver o quanto vc quer gastar.
Se a idéia é gastar pouco, o que pode fazer, é aproveitar e mandar dar uma plainada no cabeçote (+- uns R$50,00), dar uma revisada nas válvulas de admissão. Derrepente se estiver tudo OK, vai gastar +- uns R$6 a R$8 por válvula para dar um reassentamento.
Se quer gastar mais um pouco, retire os pistões, veja o estado das camisas. Se estiverem boas sem riscos e pouco ovalizadas, faça um brunimento na mão mesmo, compre anéis novos e monte denovo (requer uma abraçadeira para montar os anéis e um bom conhecimento na questão de posicionamento de anéis, desmontagem e montagem do virabrequim, etc...
Se quer fazer a coisa certa, retira o bloco fora, leva na retífica e pede para eles medirem as folgas, assenta as válvulas e torça para não precisar trocar muita peça.
Quando fiz meu bf em casa a +- uns 12 anos atrás, gastei 600 pila na época entre peças e serviços de retífica, só que para economizar, deixei as válvulas do bloco para trás. Resultado, durou uma semana e começou a perder compressão denovo, ficou uma bosta denovo...Tá assim até hoje, com o motor fraco e sem queimar uma gota de óleo...

Rafaminc
01/11/2011, 16:14
Corrigindo...todos tem folga....o 2º uma folga maior....
Será que se eu fizer o cabeçote ainda consigo rodar 1 ano?

Se o problema for folga exessiva, no mínimo vai precisar trocar anéis (meia sola), e pode não melhorar muito. Mas já ajuda...

No cabeçote a única coisa que vai mudar algo é vc revisar o assentamento das válvulas. Abra bem elas com a mão e veja se a face de contato entre a válvula e a sede está reta ou com um ráio. Se estiver muito abaolada, aproveita e manda corrigir o grau de assentamento ou trocar as sedes e válvulas se necessário.

matrakaum
01/11/2011, 17:13
Acho melhor desmontar o bloco tb...já abri mesmo.

Rafaminc
01/11/2011, 17:20
Acho melhor desmontar o bloco tb...já abri mesmo.

É nessa hora que vale a pena se perguntar: Troco ou não troco de motor?

Eu na época tinha um motor de opala 4cil por R$350,00 em bom estado, mas fui atrás de opiniões e acabei reformando o meu. Devia ter comprado o de Opala, feito as adaptações e hoje estaria com um motor mais moderno, com válvulas no cabeçote, menos beberão, mais leve, com mais opções de preparação e manutenção mais baixa. Só perderia o ronco do 6 caneco...

matrakaum
02/11/2011, 09:57
Então...sabe que isto é uma dúvida cruel...4cc ou 6cc do Opala. Todo mundo me aconselha a pegar do Opala. Inclusive tenho facilidade, trabalho c/ desmanche de automóveis. Mas aí ia ter que cortar a lata (no caso do 6cc), mudar cambio, mexer nos cardans

matrakaum
03/11/2011, 10:39
Kra vo fazer uma meia-sola só para rodar por mais um tempo. Vou desmontar a parte de baixo, vou ver anéis e troca-los, vou ver quem mexe naquelas valvulas no bloco, fazer uma geral no cabeçote....Se eu conseguir rodar +- 01 ano tá ótimo. Pq neste tempo vou pegar um do Opala + Cambio (toh em dúvida do chevette, eu tenho aqui, ou da C10). Aí tem a adaptação tralalalalalal....consome uma grana.
Nesta meia-sola quero gastar no máximo 500.
O que vc. acha?

matrakaum
03/11/2011, 14:16
Veja só..fui tirar o carter agora e quando soltei a porca para esvaziar o bicho...saiu muito mais "óleo" do que imaginei. Bom, seria normal, pois, misturou c/ água. Eu acha...mas, ao que parece não é água, pois, não está cor de café. Tá c/ um cheiro muito forte de gasolina.

matrakaum
03/11/2011, 14:35
Oh só...peguei a porca que tampa ali o carter e ela estava impregnada de uma espécie de graxa.....Mas o óleo só tah c/ o cheiro de gasolina...a viscosidade continua a mesma..aliás, nem sei se o cheiro do oleo não é este mesmo....estranho, não acha?

Rafaminc
03/11/2011, 14:40
Veja só..fui tirar o carter agora e quando soltei a porca para esvaziar o bicho...saiu muito mais "óleo" do que imaginei. Bom, seria normal, pois, misturou c/ água. Eu acha...mas, ao que parece não é água, pois, não está cor de café. Tá c/ um cheiro muito forte de gasolina.

Bom, com todas as tentativas falhas em fazer o motor pegar, toda aquela gasolina tem que ir para algum lugar, e provavelmente foi pra baixo.
Já tive um carro que deu problema em um dos bicos injetores e precisei trocar o óleo de tanta gasolina que desceu, isso é normal.

Olha, com 500 pila acho que vc consegue fazer a troca de anéis, das uma retificada no cabeçote, trocar a junta e dar uma reassentada nas válvulas.
Cruze os dedos para não precisar mexer em mais nada e comece a pegar as manhas do posicionamento de anéis, sequência de aperto dos mancais e cabeçote, pois se precisar pegar um mecânico para fazer isso, acho que vai gastar mais...

matrakaum
03/11/2011, 15:08
Os kras que fazem retífica de motor mexem c/ aquelas válvulas do bloco? Sou sincero não fazia idéia que existia motor c/ válvula no bloco.

Rafaminc
03/11/2011, 15:18
Os kras que fazem retífica de motor mexem c/ aquelas válvulas do bloco? Sou sincero não fazia idéia que existia motor c/ válvula no bloco.

Fazem sim, e pra vc ver, essa é a M do BF. Com as válvulas de escape no bloco esse motor nunca vai ter um bom rendimento / aproveitamento. Imagina a dificuldade que é criada para os gases após a combustão, darem toda aquela volta para sair do cilindro.

matrakaum
03/11/2011, 15:35
Entendi.....
Vc. acha que eu consigo trocar os anéis e montar tudo de novo.... Acho que colocar os anéis não é tão difícil. O que, creio eu, pega mais é acertar os mancais.

Rafaminc
03/11/2011, 16:19
Entendi.....
Vc. acha que eu consigo trocar os anéis e montar tudo de novo.... Acho que colocar os anéis não é tão difícil. O que, creio eu, pega mais é acertar os mancais.

Para montar os anéis vc vai precisar de uma abraçadeira específica para isso, ou fabricar uma. Sem ela é bem complicado fechar o anel para que ele entre no cilindro. Tem que ver a posição de montagem de cada anel também (isso não lembro mais).

No site ruralwillys deve ter vários manuais para vc ver a sequência de aperto e outras dicas...

matrakaum
09/11/2011, 15:43
Desmontei o carter. Como faço para saber as medidas dos Pistões e do Vira?
Aonde isto fica marcado?

Alexandre Jeep Vermelho
14/11/2011, 11:26
Salve Matrakaum,

Estou com problemas na caixa 3 marchas original, então estou pensando em trocar tudo de uma vez, para não gastar com a caixa agora, depois troca de caixa, motor, o de sempre rsss

Vai "sobrar" o BF que esta montado hoje, esta rodando, em bom estado e nunca me deu problemas, mas sinceramente não sei dizer como ele esta, folgas, retíficas, etc.

Caso interesse me avise.

Abraço

matrakaum
14/11/2011, 23:48
Se vai doar me avisa...toh precisando... Qto vc quer no motor?