Ver Versão Completa : Como se instala um rele ??
Mauricio Mei
22/04/2004, 09:12
Amigos
recentemente instalei dois pares de farois de milha extras no meu CJ e sei da necessidade de colocar um rele para suprir o consumo de corrente causada por estes itens....minha dúvida básica é : como se instala um rele ??
Eu sou rodeado por auto-eletricos picaretas e precisarei muito destes farois amanha a noite....hehehehe
No rele existem "diversas saidas/entradas" e gostaria de ter uma explicacaozinha que me permitisse instalar o rele em casa mesmo.
Muito obrigado
Mei
Um relê comum tem 04 fios. Dois (normalmente de bitola menor) são para acionar o relê em si, os outros dois (maiores de bitola) para passar a eletricidade para o dispositivo em questão. Assim sendo, você liga um dos fios pequenos na chave de acionamento (12 V) e o outro para terra. Dos fios de bitola maior, um vai na fonte de força, o outro para o dispositivo......
Bem simplificado essa explicação, mas deveria ser suficiante para a sua aplicação......... :wink:
Abraços,
Sergio Rocha
22/04/2004, 19:47
Fala Mauricio
Normalmente reles tem uma numeração ao lado de cada terminal.
Ligue:
30 bateria
85 terra
86 comando(botão acionador)
87 farois
Espero ter ajudado
RBANDEIRA
07/03/2005, 19:13
Mauricio,
Vai no site da www.arpe.com.br na linha leve de reles automotivos, eles explicão a utilização de cada um deles inclusive tentei postar na seção de download um esquema completo de todos ( os mais necessários ) relês mas não consegui devido ao arquivo estar em dwg ( cad ) mas se algum conseguir converter em PDF eu mando.
Boa sorte
Rodrigo Bandeira :lol:
Ronaldo B.
07/03/2005, 19:44
Mauricio,
Dá uma olhada no link abaixo que tem o esquema de como instalar os faróis auxiliares, inclusive com o esquema de ligação do relé.
http://www.trilha4x4.com.br/dica21.htm
[]´s
Maurício D'Arezzo
07/03/2005, 21:05
Quando instalei todos os relés em meu Jeep fiz a pesquisa no site da http://www.arpe.com.br.
Segue um dos esquemas.
Maurício.
RBANDEIRA
10/03/2005, 18:22
Complementando Maurício, se ele for nas aplicações dos relês no site da Arpe ele tem diversas aplicações para os relês,
a utilização do relê do pisca, farois auxiliaries, temporizadores do limpador, e a gente sempre aprende mais um pouquinho.
Valeu
Rodrigo
Quando instalei todos os relés em meu Jeep fiz a pesquisa no site da http://www.arpe.com.br.
Segue um dos esquemas.
Maurício.
AE !!!
Este forum ainda me surpreende...
Nada como uma pesquisa que achamos TUDO...
Agora como efetuo as licações abaico usando o rele acima descrito...
http://www.trilha4x4.com.br/imagesTec/ventoinha.jpg
VLW
[]´s ainda sem ventilação
Alexandre Magno
03/03/2006, 22:44
Uma dúvida: o interruptor de ignição original do CJ não deveria ter um relé??
jorge heitor
21/01/2010, 00:21
ola pessoal eu preçiso de um rele que quando eu mandar corrente ele desligue ao inves de ligar obrigado
ola pessoal eu preçiso de um rele que quando eu mandar corrente ele desligue ao inves de ligar obrigado
Bom dia prezado ! você deve utilizar um relê que tenha um contato normal fechado, ou seja, sem alimentação ele fica fechado, quando energiza ele abre, isso é muito comum na indústria, para aplicação automotiva deve existir também, apesar de serem mais comuns os de contato normal aberto, que, quando energiza ele fecha, boa sorte !
Pablo.pinto2007
22/01/2010, 00:03
Se o amigo quer saber como realmente se liga um relé, fiz uma ilustração e coloco em anexo... é fácil de instalar e comprar, é só chegar na auto peças e pedir um relé auxiliar de 4 pinos, tem de todo preço e aplicação, o que interfere no preço, no meu caso pedi os da DNI que são baratos, em torno de 7 reais cada...
o código dele é DNI 0140.
Abraços!
Se o amigo quer saber como realmente se liga um relé, fiz uma ilustração e coloco em anexo... é fácil de instalar e comprar, é só chegar na auto peças e pedir um relé auxiliar de 4 pinos, tem de todo preço e aplicação, o que interfere no preço, no meu caso pedi os da DNI que são baratos, em torno de 7 reais cada...
o código dele é DNI 0140.
Abraços!
Bom dia prezado ! fantástica ilustração . . . vou precisar de um também, em breve ! qual a capacidade de corrente dos contatos ?
Esta tabela ajuda bastante !
http://img93.exs.cx/img93/6950/tabelanormadin4xg.gif
[]´s
JCJ
Pablo.pinto2007
25/01/2010, 11:23
Esta tabela ajuda bastante !
http://img93.exs.cx/img93/6950/tabelanormadin4xg.gif
[]´s
JCJ
Eu utilizei uma tabela parecida com esta que baixei da seção de downloads.
A capacidade vai depender do relé, mas no que diz lá seria 40A no contato aberto e 10A no contato fechado, sendo que tem relé que é só 30A no contato aberto (que quando acionado é o que fecha), ou seja o que utilizamos!
Abraços e depois tem mais! É só perguntar!
R.N.Lima
17/10/2010, 08:17
Amigos
recentemente instalei dois pares de farois de milha extras no meu CJ e sei da necessidade de colocar um rele para suprir o consumo de corrente causada por estes itens....minha dúvida básica é : como se instala um rele ??
Eu sou rodeado por auto-eletricos picaretas e precisarei muito destes farois amanha a noite....hehehehe
No rele existem "diversas saidas/entradas" e gostaria de ter uma explicacaozinha que me permitisse instalar o rele em casa mesmo.
Muito obrigado
MeiEm um rele, tem lá as entradas C,B, e as saidas F, as entradas C corresponde aos interruptores de acionamentos dos farois, portanto trabalha com baixa amperagem de 0,5 amperes numa voltagem de 12 volts, cada entrada C corresponde a um jogo de farol, ou de milha ou o jogo de farol comum, como ligar: a fiação + que sai da chave, o fio é de 1mm² fino vai a chave correspondente ao tipo de farol e segue para C mais antes passa pela caixa de fusivel que é de 0,5 amperes para uma tensão de 12 volts, a entrada B (bateria) e alimentada por um fio que vem do + de entrada do motor de arranque, ou da bateria, este fio e diametro maior(2.5 mm²) para suportar um maximo de 20 amperes, geralmente já vem dentro do rele o fusivel de 20 amperes, tire a tampa e olhe, acho bom fazer uma ponte interna,( lugar do fusivel internamente no rele) com este mesmo fio de 2.5 mm², e deixar o fusivel do lado de fora na caixa de fusivel,(para trocar da menos trabalho, evita tirar a tampa do rele)lembre-se 20 amperes, a saidas F (fase), cada saida F e para um jogo de farol ou de milha ou comum, esta fiação é de 2.5 mm², em hipotese nenhuma use fio mais fino,pode encendiar , aquecer consumindo carga excessiva, ou provocar incêndio, ou aumento da amperagem no fusivel do rele interno de 20 amperes rompendo-o deu para entender???????????, ou você que que eu faço!!!!! mamar na gata você não quer!!!!!!!!:shock::shock::shock::dance::dance::da nce::pipoca::pipoca::pipoca:
R.N.Lima
17/10/2010, 08:21
Em um relê, tem lá as entradas C,B, e as saidas F, as entradas C corresponde aos interruptores de acionamentos dos farois, portanto trabalha com baixa amperagem de 0,5 amperes numa voltagem de 12 volts, cada entrada C corresponde a um jogo de farol, ou de milha ou o jogo de farol comum, como ligar: a fiação + que sai da chave, o fio é de 1mm² fino vai a chave correspondente ao tipo de farol e segue para C mais antes passa pela caixa de fusivel que é de 0,5 amperes para uma tensão de 12 volts, a entrada B (bateria) e alimentada por um fio que vem do + de entrada do motor de arranque, ou da bateria, este fio e diametro maior(2.5 mm²) para suportar um maximo de 20 amperes, geralmente já vem dentro do rele o fusivel de 20 amperes, tire a tampa e olhe, acho bom fazer uma ponte interna,( lugar do fusivel internamente no rele) com este mesmo fio de 2.5 mm², e deixar o fusivel do lado de fora na caixa de fusivel,(para trocar da menos trabalho, evita tirar a tampa do rele)lembre-se 20 amperes, a saidas F (fase), cada saida F e para um jogo de farol ou de milha ou comum, esta fiação é de 2.5 mm², em hipotese nenhuma use fio mais fino,pode encendiar , aquecer consumindo carga excessiva, ou provocar incêndio, ou aumento da amperagem no fusivel do relê de 20 amperes rompendo-o, deu para entender???????????, ou você que que eu faço!!!!! mamar na gata você não quer!!!!!!!!
R.N.Lima
17/10/2010, 08:32
Em tempo a ponte interna no rele pode ser feita com fusivel maior amperagem 30, ou 50 amperes, mas lembre-se de colocar de lado de fora o de 20 amperes, cada jogo de farol corresponde a dois farois, verifique a potência dos mesmos ,dividindo a quantidade de wats de cada um pela a voltagem (12 volts,ou voltagem da bateria), para você achar a amperagem, depois multiplique por dois, e some a amperagem, e veja se o fusivel esta correto.
R.N.Lima
17/10/2010, 08:58
O que é um relê
O relê é um interruptor eletrônico cujo o contato de passagem de carga e feita atraves de platinados, o uso de relê pode ser para os faroisl, pode ser usado como auxiliar do motor de arranque,só que invês de estar na ponta os farois, esta o automatico do motor de arranque, funciona muito bem, a amperagem no caso é de 30 amperes,ou mais confira, pode ser tambem usado para a alimentação do quadro eletrico em geral do veiculo, desligou a chave desliga tudo.só deixe de fora só o som para liga-lo com a chave desligada,tirando para ele o + na entrada da chave, caso o tenha. Dica: o Som com entrada USB para Pen Drive, hoje e o mais indicado, gasta pouca bateria, quase nada pode ficar ligado direto o dia todo, o pen drive e só leitura, não tem motorzinho para girar o Cd, que consome a bateria, isto eu quero dizer que CD já era, o pen drive não capta vibração do solo, tem som de qualidade sem falha. ok ok ok ok estou as ordens para mais esclarecimentos. ass-R.N.Lima
andreluiz2222
23/07/2011, 18:09
O que é um relê
O relê é um interruptor eletrônico cujo o contato de passagem de carga e feita atraves de platinados, o uso de relê pode ser para os faroisl, pode ser usado como auxiliar do motor de arranque,só que invês de estar na ponta os farois, esta o automatico do motor de arranque, funciona muito bem, a amperagem no caso é de 30 amperes,ou mais confira, pode ser tambem usado para a alimentação do quadro eletrico em geral do veiculo, desligou a chave desliga tudo.só deixe de fora só o som para liga-lo com a chave desligada,tirando para ele o + na entrada da chave, caso o tenha. Dica: o Som com entrada USB para Pen Drive, hoje e o mais indicado, gasta pouca bateria, quase nada pode ficar ligado direto o dia todo, o pen drive e só leitura, não tem motorzinho para girar o Cd, que consome a bateria, isto eu quero dizer que CD já era, o pen drive não capta vibração do solo, tem som de qualidade sem falha. ok ok ok ok estou as ordens para mais esclarecimentos. ass-R.N.Lima
Amigo R.N. Lima,
Eu gostaria que você, ou outro membro do fórum, me esclarecesse o seguinte: os pinos 85 e 86 precisam de tensão constante? Precisam ser alimentados com + e - o tempo todo?
Pergunto isso pois vi, na internet um esquema de segredo para o carro, no qual o camarada, em lugar de usar uma chave tic-tac para cortar a corrente, usava um relê e um botão.
Muitas pessoas esquecem de ligar a chave tic-tac ao deixarem o veículo, o que faz o carro ficar desprotegido.
Com o esquema abaixo, o carro ficaria sempre com o segredo armado ao desligar a chave.
o esquema de ligação sugerido foi:
30- positivo pós-chave (ou seja, desligou a chave, tá armado o segredo :) )
86- negativo
85 botão para ligar o segredo (aqui é que quero saber que botão é esse.(push, flip-flop, ou sei-lá-mais-o quê) e um jump do 85 ao 87.
87- bobina??
Pelo que entendi do esquema, o cara tem que usar um botão de contato instantâneo(não sei se é esse o nome), ou seja: o botão só manda um pulso(durante o tempo que ele foi apertado).
http://img685.imageshack.us/img685/7056/esquemadeligaaodorelaob.th.png (http://imageshack.us/photo/my-images/685/esquemadeligaaodorelaob.png/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)
anselmorabello
23/07/2011, 21:38
Boa noite a todos
Eu passei pela mesma situação sua e decidi fazer a parte elétrica toda do Bufallo e com isso economizei R$ 750,00, foi o que me cobraram só de mão de obra para fazer uma pequena reforma.
Botei a mão na massa e comecei a pesquisar aqui no fórum e em outros sites e achei uma gama de informação que ma ajudou muito na minha empreitada e agora passo pra vc.
Segue um ótimo esquema que foi feito por um colega nosso aqui do fórum e complementei com caixa de fusível e reles para o farol alto, farol de neblina, buzina e outros acessórios que coloquei.
Espero que ajude e um ótimo trabalho.
Ia me esquecendo de dizer que sou leigo em parte elétrica.
Nesse esquema tem também um sistema de segurança.
andreluiz2222
24/07/2011, 02:21
Então, Anselmorabello,
De acordo com o primeiro modelo que aparece nas miniaturas, é possível colocar :
1 entrada de corrente( 12v, direto da bateria)
2 dispositivo que precisaria receber a corrente .
3 botão (este botão fica permanentemente fechado? ou é de pulso?(funciona mandando corrente por uma fração de segundo))
4 terra.
Acho que eu teria que fazer uma adaptação:
1 pós-chave
2 continuação do pós- chave, pois o que eu cortaria seria a própria ignição.
3 e 4 apenas para gerar tensão para atracar o relê. (aqui a importância de saber sobre o funcionamento do relê: ele é alimentado constantemente de positivo, ou apenas por um pulso positivo?)
Além de ter que saber se é necessário fazer um jump entre o positivo(3) e a saída da corrente(2)
anselmorabello
24/07/2011, 05:21
Então, Anselmorabello,
De acordo com o primeiro modelo que aparece nas miniaturas, é possível colocar :
1 entrada de corrente( 12v, direto da bateria)
2 dispositivo que precisaria receber a corrente .
3 botão (este botão fica permanentemente fechado? ou é de pulso?(funciona mandando corrente por uma fração de segundo))
4 terra.
Acho que eu teria que fazer uma adaptação:
1 pós-chave
2 continuação do pós- chave, pois o que eu cortaria seria a própria ignição.
3 e 4 apenas para gerar tensão para atracar o relê. (aqui a importância de saber sobre o funcionamento do relê: ele é alimentado constantemente de positivo, ou apenas por um pulso positivo?)
Além de ter que saber se é necessário fazer um jump entre o positivo(3) e a saída da corrente(2)
Bom dia
Referente a sua pergunta, desculpe não poder te ajudar, fiz a parte eletrica do Bufalo, mas não me aprofundei sobre o funcionamente dos reles
Instalei tudo com chave independente sem usar o pós chave igual a segunda e terceira foto.
No pós chave eu liguei oito relógios digitais e o som.
Se a ligação do farol de milha fosse via pós chave toda vez que ligar o mesmo acionaria os relógios, vindo a gastar mais energia da bateria.
Seria ótimo vc adquiri uma caixa para 12 fusíveis ou mais e que todas as ligações de farol alto, buzina, faróis de milha, som e reles devera passar pela referida caixa.
Nunca usa direto da bateria
Eu coloquei os fusíveis de 20 amp.
Fique atento para a bitola dos fios que vc vai colocar no positivo da bateria a caixa de fusível e usar nas ligações de positivos dos acessórios.
Segue mais um desenho igual a ligação que vc quer fazer via pós chave.
abraços
andreluiz2222
24/07/2011, 13:19
Obrigado pela ajuda, anselmorabello, eu aprendi um pouquinho mais. Mas eu continuo precisando da resposta àquilo que perguntei ao R.N. Lima:
Bom dia
Amigo R.N. Lima,
Eu gostaria que você, ou outro membro do fórum, me esclarecesse o seguinte: os pinos 85 e 86 precisam de tensão constante? Precisam ser alimentados com + e - o tempo todo?
Pergunto isso pois vi, na internet um esquema de segredo para o carro, no qual o camarada, em lugar de usar uma chave tic-tac para cortar a corrente, usava um relê e um botão.
Muitas pessoas esquecem de ligar a chave tic-tac ao deixarem o veículo, o que faz o carro ficar desprotegido.
Com o esquema abaixo, o carro ficaria sempre com o segredo armado ao desligar a chave.
o esquema de ligação sugerido foi:
30- positivo pós-chave (ou seja, desligou a chave, tá armado o segredo :smile: )
86- negativo
85 botão para ligar o segredo (aqui é que quero saber que botão é esse.(push, flip-flop, ou sei-lá-mais-o quê) e um jump do 85 ao 87.
87- bobina??
Pelo que entendi do esquema, o cara tem que usar um botão de contato instantâneo(não sei se é esse o nome), ou seja: o botão só manda um pulso(durante o tempo que ele foi apertado).
http://img685.imageshack.us/img685/7056/esquemadeligaaodorelaob.th.png (http://imageshack.us/photo/my-images/685/esquemadeligaaodorelaob.png/)
Pode ser que apareça outro colega do fórum para me responder. Eu já pesquisei em vários sites, mas até agora não achei nada.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda e pela boa vontade.
Valeu.
Pablo.pinto2007
24/07/2011, 21:03
Olá amigo, eu entendi o que o amigo está querendo e perguntando...
Existe na elétrica, um bom eletricista industrial pode te esclarecer isso bem, ou até fazer isso pra você!
Eu estudei Mecatrônica, sou Técnico em Mecatrônica... e portanto estudei essa lógica de comando de motores elétricos e toda aquela lógica de CLP-Controlador Lógico Programável, que envolve toda essa parte de comando elétrico.
Eu acho que não vale a pena vc instalar isso no seu veículo, se bem que é para sua segurança!!! mas se fosse montado um circuito eletrônico podia reduzir o espaço do circuito, caso você faça com relés normais...
Vou mandar a dica via desenho, vai desculpando desde já se o circuito não está bem claro... mas vou mandar... no caso vc aciona e desaciona apenas com um clique, um botão push... pulse...
Para ligar basta um pulso e para desligar também... interessante... não serve para ignição, mas para desligar o sistema de proteção assim que a chave desligar serve sim!!!
Não estou consguindo enviar o arquivo que preparei, um esquema..
Mas me manda um e-mail que te passo!
pablo.pinto@bol.com.br
Pablo
Rafaminc
25/07/2011, 13:06
Obrigado pela ajuda, anselmorabello, eu aprendi um pouquinho mais. Mas eu continuo precisando da resposta àquilo que perguntei ao R.N. Lima:
Pode ser que apareça outro colega do fórum para me responder. Eu já pesquisei em vários sites, mas até agora não achei nada.
De qualquer forma, obrigado pela ajuda e pela boa vontade.
Valeu.
Para fazer isso, vc precisará de 2 contatos abertos (NA) e um botão de pulso (S1) para reter o relê.
Pode usar dois relês, ou então achar algum que tenha 2 contatos NA.
Veja o exemplo:
S1 é o botão de pulso (escondido)
S2 é o contato da chave de ignição
K é o Relê e seus respectivos contatos.
L é a carga que vc quer interromper (bobina, platinado, solenóide para cortar o combustível...)
andreluiz2222
25/07/2011, 19:15
Galera, acho que achei a resposta.
Usar um relê 0415 da DNI e outro relê(este para segurar a corrente da ignição)
http://www.dni.com.br/dni2/index.php?page=shop.getfile&file_id=10&product_id=121&option=com_virtuemart&Itemid=1〈=pt (http://www.dni.com.br/dni2/index.php?page=shop.getfile&file_id=10&product_id=121&option=com_virtuemart&Itemid=1&lang=pt)
assim, funciona com o pulso negativo.
andreluiz2222
25/07/2011, 20:01
Olá amigo, eu entendi o que o amigo está querendo e perguntando...
Existe na elétrica, um bom eletricista industrial pode te esclarecer isso bem, ou até fazer isso pra você!
Eu estudei Mecatrônica, sou Técnico em Mecatrônica... e portanto estudei essa lógica de comando de motores elétricos e toda aquela lógica de CLP-Controlador Lógico Programável, que envolve toda essa parte de comando elétrico.
Eu acho que não vale a pena vc instalar isso no seu veículo, se bem que é para sua segurança!!! mas se fosse montado um circuito eletrônico podia reduzir o espaço do circuito, caso você faça com relés normais...
Vou mandar a dica via desenho, vai desculpando desde já se o circuito não está bem claro... mas vou mandar... no caso vc aciona e desaciona apenas com um clique, um botão push... pulse...
Para ligar basta um pulso e para desligar também... interessante... não serve para ignição, mas para desligar o sistema de proteção assim que a chave desligar serve sim!!!
Não estou consguindo enviar o arquivo que preparei, um esquema..
Mas me manda um e-mail que te passo!
pablo.pinto@bol.com.br
Pablo
Pablo, eu achei este esquema no clube do Monza.
http://img862.imageshack.us/img862/6185/bloqueadorffd.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/862/bloqueadorffd.jpg/)
Um toque liga, outro desliga. Mas é bem mais complexo de fazer. Tem resistor, tem ci 4013, acho que um diodo e também um fusível.
E também achei este daqui:http://img269.imageshack.us/img269/8926/cortacorrenteorkut.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/269/cortacorrenteorkut.jpg/)
Mas não sei "ler" estes códigos elétricos :(
Também há este aqui, muito usado no México;
http://img233.imageshack.us/img233/298/diagramacorta.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/233/diagramacorta.jpg/)
andreluiz2222
25/07/2011, 22:50
Para fazer isso, vc precisará de 2 contatos abertos (NA) e um botão de pulso (S1) para reter o relê.
Pode usar dois relês, ou então achar algum que tenha 2 contatos NA.
Veja o exemplo:
S1 é o botão de pulso (escondido)
S2 é o contato da chave de ignição
K é o Relê e seus respectivos contatos.
L é a carga que vc quer interromper (bobina, platinado, solenóide para cortar o combustível...)
valeu, Rafaminc
Vamos ver se eu entendi:
s1 -botão de pulso, ok.
s2- contato da chave de ignição. É o pós-chave?
k é o relê. Pelo gráfico, são três k's. (dois NA's) + um k(relê) ?
Quais são os respectivos contatos ? 30 (entra a corrente),87 (sai a corrente) e o 85 e 86?
Veja, eu não estou discordando de você (eu não sei tanto quanto você.), apenas estou querendo entender. Desculpe a minha ignorância no assunto.
Valeu
Rafaminc
26/07/2011, 07:56
valeu, Rafaminc
Vamos ver se eu entendi:
s1 -botão de pulso, ok.
s2- contato da chave de ignição. É o pós-chave?
k é o relê. Pelo gráfico, são três k's. (dois NA's) + um k(relê) ?
Quais são os respectivos contatos ? 30 (entra a corrente),87 (sai a corrente) e o 85 e 86?
Veja, eu não estou discordando de você (eu não sei tanto quanto você.), apenas estou querendo entender. Desculpe a minha ignorância no assunto.
Valeu
André, o problema é que o seu relê só tem um contato aberto, e para fazer a retenção do relê você precisa de dois contatos (um para bloqueio da bobina e outro para segurar o relê acionado).
Sugiro que procure uma loja de materiais elétricos/eletrônicos e compre um relê com esta função, ou então vai precisar usar dois relês para montar este esquema.
Pablo.pinto2007
26/07/2011, 09:00
André, é aquilo que te falei por e-mail...
Essa aplicação é bastante utilizada em instalações industriais, por isso as peças são bem robustas, pois são fabricadas para aplicações pesadas, de altas correntes...
Seria um desperdício de dinheiro, equipamento colocar isso no seu veículo, mas como te mencionei também que deveria existir circuitos eletrônicos que fazema mesma função, com materiais bem mais simples, já que não exige tanta corrente assim...
Esse esquema do Monza é bem simples de fazer e as peças pelo visto são bem fáceis de encontrar... o problema é que para quem não lida com esse tipo de serviço ir fabricar, confeccionar a placa e soldar os componentes fica complicado, pois se não tiver a prática, pode por a perder muito material e no final nem ficar tão confiável assim!!!
Não sei se vc viu, mas eu confeccionei a placa para fabricar uma caixa de fusíveis para meu jeep... acho que está no topico "caixa de fusíveis".
Boa sorte aí na confecção, caso queira pega um curioso desses que tem eletrônica, conserto mesmo, e pergunta se ele sabe confeccionar placa de circuito impresso... é um processo bem simples mas que exige um pouco de prática e conhecimento...
Se mesmo assim vc não conseguir, me fala que eu posso ver aqui pra vc, ainda sobrou um pedaço de placa virgem, quando comprei pra fazer minha caixa de fusíveis... aí eu confeciono pra vc e aproveito e copio pra mim... ao custo de poucas latinhas de cerveja!!! (brincadeiras) a gente faz por prazer!!!
Grande abraço pra você!
Pablo