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Ver Versão Completa : Assoalho como piscina!!!



Vicenzo
01/06/2007, 12:57
Pessoal,

Após ler todos os tópicos referentes a reforma do piso do Niva me animei e comprei thiner, lixas, escova de aço, espátula e iniciei todo o processo de arrancar uma manta asfaltica bem podre do tunel e retirar toda uma camada grossa de emborrachador (bem dificil de retirar). Para minha surpresa reparei que em alguns lugares por baixo desta camada de emborrachador havia sinais visiveis de ferrugem (ainda sem perfurar totalmente a lata). Nesse ponto me veio uma dúvida cruel!!! SERÁ QUE REALMENTE VALE A PENA PASSAR ESTE EMBORRACHADOR??? Conversei com o pessoal da ferragem e não souberem me dizer nada mto concreto e nem nas oficinas mecânicas.

Ontem fui levar as partes plasticas do acabamento interno do Niva pra recuperar num amigo que trabalhou mts anos naquela fabrica de carros de fibra aqui de Porto Alegre a "Miura" e ele me disse que o melhor a ser feito nos veiculos como os nossos seria depois de lixado todo o piso, aplicar o ferrox ou convertedor de ferrugem e depois aplicar fibra em todo o piso e parede corta fogo (camadas de fibra + tecido de fibra de vidro). De preferencia fazer isso dos 2 lados do piso (dentro e forado carro). Ele acredita que eu e ele fazendo juntos vai custar uns 150,00 a aplicação da fibra com o material (não ficou claro pra mim se é por dentro e fora esse valor), depois é só pintar. Ele me disse que assim eu soluciono varios problemas de uma vez só como formação de ferrugem, tapo os buracos, diminuição de ruídos e do calor e ainda posso usar o carro como uma "piscina", hehehe....

Procurei nos tópicos pra ver se alguém tinha feito algo assim mas não encontrei nada...
Alguém já fez isso??? Será que realmente vai resolver??? A ferrugem vai parar mesmo??? A fibra tem função anti-ruido e anti-térmico???

Bom amigos sei que devemos concentrar tudo nos tópicos já existentes mas não encontrei nada parecido...

Agradeço a todos.

Grande abraço,

Vicenzo

shuther4x4
01/06/2007, 19:53
Mas aí, quando a cuca começa a "fununciar" vem mais dúvida do que solução.
Primeiro eu pensei que o assoalho tem alguns furos (parafusos, drenagem, etc...) Nesse ponto ia expor a junção fibra lata. Segundo tem toda a torção características de monobloco, e sem dúvida são coeficientes diferentes a lata da fibra em termos dessa "elasticidade". Imaginei assim: com o tempo a fibra criar vários pontos "descolados" da lata onde se acumularia umidade e consequentemente..........
veja que é bem diferente de um remendo em fibra, pois nesse caso é um pedaço somente, com trabalho de lixa, massa e pintura sobre a parte, e não uma cobertura total onde a torção seria bem menor.
Não sei se consegui me fazer entender, mas essa foi minha dúvida que ninguém soube responder ao certo e que me desanimou.
Mas se for possível isso, seria uma beleza: isolamento, ruído, resistência, tudo melhor né!
Pense bem e boa sorte!
abraços.

emtsuhako
01/06/2007, 22:17
Vicenzo, eu tenho um carro de fibra de vidro... um Gurgel Supermini... e posso dizer que a fibra de vidro é um bom isolante térmico, pois o capô dificilmente esquenta e mesmo estando com os vidros fechados, não sinto qq onda de calor como acontece no Lada Niva. Agora, se vc colocar fibra de vidro sobre o metal (assoalho), isso será pior do que emborrachar o assoalho... É melhor passar Ferrox e depois emborrachar, pois caso forme ferrugem novamente por baixo da camada de borracha, é bem mais fácil remover do que se vc usar fibra... Caso vc não queira emborrachar, aplique Ferrox, pinte com um fundo anti-oxidante e, por fim, coloque uma manta de borracha sem colar, isto é, solta. Isso é para o assoalho. No caso da parede corta-fogo, faça o mesmo do lado de dentro (cabine) e do lado do motor vc pode colocar uma manta aluminizada. Só isso ajuda bastante a reduzir o ruído e o calor.

Vicenzo
01/06/2007, 23:28
Mas aí, quando a cuca começa a "fununciar" vem mais dúvida do que solução.
Primeiro eu pensei que o assoalho tem alguns furos (parafusos, drenagem, etc...) Nesse ponto ia expor a junção fibra lata. Segundo tem toda a torção características de monobloco, e sem dúvida são coeficientes diferentes a lata da fibra em termos dessa "elasticidade". Imaginei assim: com o tempo a fibra criar vários pontos "descolados" da lata onde se acumularia umidade e consequentemente..........
veja que é bem diferente de um remendo em fibra, pois nesse caso é um pedaço somente, com trabalho de lixa, massa e pintura sobre a parte, e não uma cobertura total onde a torção seria bem menor.
Não sei se consegui me fazer entender, mas essa foi minha dúvida que ninguém soube responder ao certo e que me desanimou.
Mas se for possível isso, seria uma beleza: isolamento, ruído, resistência, tudo melhor né!
Pense bem e boa sorte!
abraços.

SHUTHER

Mas a idéia é tapar todo o assoalho com a fibra de vidro, inclusive os furos de drenos e parafusos.... Sem deixar nem um micro espaço sem a resina... Pelo q o cara me falou a resina se adere totalmente a lata qdo ela está sem tinta e só descola as áreas onde ficou tinta por baixo ou vc deixou bolhas de ar. Portanto, em teoria se vc lixou bem o piso e aplicou corretamente as camadas de fibra vc não terá problema nenhum. A água q esta do lado de fora não entra e a q tá do lado de dentro não sai, só secando com panos. Com relação a torção não me arrisco nem tentar dar opinião pq não faço a menor idéia do assunto... hehe
Eu vi o carro do meu amigo (Monza 86), q ele fez esse processo no piso por dentro e fora do carro, aparentemente ficou mto bom.
Assim a duvida continua...

Abraço

Vicenzo
01/06/2007, 23:36
Vicenzo, eu tenho um carro de fibra de vidro... um Gurgel Supermini... e posso dizer que a fibra de vidro é um bom isolante térmico, pois o capô dificilmente esquenta e mesmo estando com os vidros fechados, não sinto qq onda de calor como acontece no Lada Niva. Agora, se vc colocar fibra de vidro sobre o metal (assoalho), isso será pior do que emborrachar o assoalho... É melhor passar Ferrox e depois emborrachar, pois caso forme ferrugem novamente por baixo da camada de borracha, é bem mais fácil remover do que se vc usar fibra... Caso vc não queira emborrachar, aplique Ferrox, pinte com um fundo anti-oxidante e, por fim, coloque uma manta de borracha sem colar, isto é, solta. Isso é para o assoalho. No caso da parede corta-fogo, faça o mesmo do lado de dentro (cabine) e do lado do motor vc pode colocar uma manta aluminizada. Só isso ajuda bastante a reduzir o ruído e o calor.

EMTSUHAKO

Pq seria pior colocar a fibra se supostamente estou criando um compartimento fechado (fibra+assoalho+fibra), com menor ação do oxigenio no metal??? E se a lata vai ser tratada com ferrox e/ou convertedor de ferrugem antes de lacrada com a fibra??? Acabaria o problema de molhar o metal pois não teria mais locais de entrada para a agua ela não teria o minimo contato com o piso... Será q estou enganado???

Abraço

Gustavo Niva
01/06/2007, 23:42
Vicenzo, o problema é que se a água entrasse por algum lugar não sairia mais e ficaria lá enferrujando... por mais que tu tente isolar completamente a lata, isso é praticamente impossível água sempre dá um jeito de entrar hehehehe

Agora, tô pensando em fazer tipo isso que tu disse mas removível...

Cavalcante
02/06/2007, 00:06
Fábio, você divagou e divagando aportou no lugar certo. Menos poético, atirou no que viu e acertou o que não viu. Duas lâminas de materiais quaisquer diferentes, seja papel e aço ou fibra de vidro e alumínio, etc, têm coeficientes de dilatação térmica diferentes, flexibilidades diferentes, etc, etc, etc. Na melhor das hipóteses, um vai pro lado e outro pro outro (um contrai e outro retrai) e aí o mais fraco tora... Na pior, toram os dois, dependendo de quem está contraindo ou retraindo. Sem alguma camada elástica para acoplar os dois materiais, não rola, pelo menos não um por cima do outro. Quanto a remendos em fibra, a conversa é outra, dá pra trabalhar a fibra de modo que ela funcione mecanicamebte como um tampão.

emtsuhako
02/06/2007, 18:02
Vicenzo, mesmo que vc passe Ferrox, não existe tratamento 100% eficiente... de uma forma ou outra, a umidade estará presente, como escreveu o Gustavo... Agora, veja bem, vc fará um sanduíche (fibra + assoalho + fibra)... pergunto: levou em conta as deformações que ocorrerão??? Qdo seu Niva sofrer uma torção, a tendência é a fibra descolar do assoalho ou até mesmo apresentar fissuras, favorecendo a entrada de umidade... Outro inconveniente é a espessura desse sanduíche... uma camada de fibra tem, no mínimo, uns 2 ou 3 milímetros... duas camadas então... vai ficar bem grossa!!! Se me permite um conselho, se seu assoalho tiver algum buraco ou podres, é melhor remendar com pedaços de chapa... aí é só seguir as dicas do Fórum sobre isolamento acústico e térmico.

m.vinicius
04/06/2007, 05:52
galera, eu partiria para uma limpeza com escova de aço, uma aplicação de ferox tinta nova e uma manta para isolar termica e acusticamente, sendo essa manta apenas presa pelos tapetes do carro. vai evitar acumulo de umidade e AJUDAR a manter o local mais fresco e menos barulho e fácil visualização do estado da lata.
Agora este processo de revestir com fibra eu já ouvi falar e tenho minhas duvidas, afinal o metal vai ficar entre as coberturas de fibra e a ferrugem vai aparecer no metal em uma hora ou outra, ai só fazendo outro assoalho de fibra e emendar na longarina do niva.

Nivoide
07/06/2007, 22:38
Moçada, eu refiz o meu assoalho e concluí o seguinte: o material usado no niva é bom além de bem projetado para o seu uso, no caso Russia.

Eles usaram a manta asfaltica de fina camada, porém com grande elasticidade, ótima aderencia, po, pra arrancar isso tem de ter fé! além de ter espessura suficiente para aguentar pequenas batidas e arranhadas de qdo vc coloca um pá no assoalho por ex, coisa que o emborrachador com 3 demaos nao faz.

Assim , concluo que a ideia do amigo de fibra não vira, a nao ser que faça com que possa ser retirada. Analise que se fosse bom, todo mundo usaria, o que não é o caso, pois a atual engenharia uiliza-se de proteções superficiais sobre a chapa, além de estrutura do material mais nobre, minimizando a questão ferrugem e eliminando colocação de feltros e demais revestimentos que têm preço e mao de obra na linha d emontagem mais caras.

A remoção do asfalto original, aplicação de ferrox e emborrachador acho que é ainda o melhor custo x beneficio.

Isole a parede corta fogo que vai melhorar 90% a qustao calor.

De resto, só alegria. Invista em mecanica e pneu e soca o bicho no barro....uuhuuu!

kemramone
08/06/2007, 09:03
< Concordo com o camarada Nivoide e por experiência própria temos uma Elba meu Pai colocou uma espécie de borracha e colou tudo no começo ficou bem bacana diminuiu o calor mais depois de uns 2 anos sem tomarmos os devidos cuidados apareceram uns( leia-se muitos) pontos de ferruge escondidos entre a lata e a boarracha!! e olhe que moramos no Ceará onde so "chove" 4 meses no ano! Por isso não aconselharia a colocar Fibra pois daria o mesmo problema que deu na Elba do meu Pai.

Luciano SHAKALL
08/06/2007, 16:11
O Fórum Tá Com Um "bug" Para As Citações, Então Vai Assim Mesmo:

Pois é Kem (namorado da Barbie? :twisted: Sorte sua... :mrgreen: )... Aqui em Natal também é quente pra K*C*T* e não chove muito, mas sofremos com problemas que - acho - o pessoal
daí do Ceará deve sofrer também, que é a "maresia", com deposição de salitre na "lata" que, se não for removida (lavada) constantemente, corrói até alumínio :shock: ...

[]'s e desculpa a brincadeira...

Demarques Ribeiro
12/06/2007, 16:51
galera seguindo o fluxo de idéias...sou mais um que quando tive meu niva usei a famosa sequência de limpar, ferrox (ou similhar) e manta solta. Acho que o lance da fibra não vai ser bom como já falado pela torção da carroceria, assim ela iria descolar da fibra.
teria uma outra possibilidade que eu pensei. Fazer como os barcos (principalmente veleiros...). Eles são feitos de compensado naval, por fora levam resina com fibra de vidro e por dentro nas cavernas levam apenas resina, selando dessa maneira a madeira.
Bom a idéia é seguinte, passar apenas a resina, pois ela teria uma "elasticidade" maior.
o fato é que num futuro se surgisse um ponto de ferrugem daria muito trabalho para retirar a resina. Enfim mesmo com essa idéia eu faria a receita clássica!
abs

emtsuhako
12/06/2007, 19:24
Demarques, essa resina é praticamente a mesma utilizada na fibra de vidro... é muito difícil de remover!!! Não aconselho o uso. Sei disso pq já usei essa resina para revestir (dentro e fora) um caiaque que fiz de compensado naval. Mas já que estamos falando um pouco de náutica, existe uma espécie de dreno muito interessante que uma vez eu vi num barco a vela... esse dreno é pequeno, cerca de 3 ou 4cm de diâmetro... uma face dela fica voltada pra fora (em contato com a água) e a outra para dentro do barco... curioso que a água não entra, mas é expulsa para fora, funcionado como uma espécie de válvula de mão única, mantendo o barco sempre sequinho... pensei em instalar um desses drenos no assoalho, mas não encontro casa especializada em náutica aqui na minha terrinha... se alguém souber de algo parecido, desde já agradeço se me informarem...

Vicenzo
12/06/2007, 21:52
Bah pessoal, fico feliz com esse tópico pq apesar de não ser boa minha idéia d revestir o assoalho por dentro e fora com fibra e resina, estão surgindo novas possibilidades de melhorias como esse dreno para o assoalho vindo da náutica... É por isso q me orgulho d participar desse forum e mesmo q cansado do dia desgastante passo pra dar uma olhada no q os camaradas andam bolando pra nossos Nivas, e esse é o verdadeiro espirito da coisa...
Gostaria de agradecer a todos q deram suas opiniões e me livraram novamente d ter um novo problema...

Grande abraço.

Nivoide
12/06/2007, 22:47
Tem dreno ai para barro? kkkkkkkkkk
O meu niva tem sérios problemas de "aterramento"...terra pra cá, barro pra lá...risos

shuther4x4
12/06/2007, 23:54
Tem dreno ai para barro? kkkkkkkkkk
O meu niva tem sérios problemas de "aterramento"...terra pra cá, barro pra lá...risos

Se for assim eu também quero!!!!! só que um pra ferrugem!!!!
Ela sai, mas não entra!!!!!!

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 17:01
Demarques, essa resina é praticamente a mesma utilizada na fibra de vidro... é muito difícil de remover!!! Não aconselho o uso. Sei disso pq já usei essa resina para revestir (dentro e fora) um caiaque que fiz de compensado naval. Mas já que estamos falando um pouco de náutica, existe uma espécie de dreno muito interessante que uma vez eu vi num barco a vela... esse dreno é pequeno, cerca de 3 ou 4cm de diâmetro... uma face dela fica voltada pra fora (em contato com a água) e a outra para dentro do barco... curioso que a água não entra, mas é expulsa para fora, funcionado como uma espécie de válvula de mão única, mantendo o barco sempre sequinho... pensei em instalar um desses drenos no assoalho, mas não encontro casa especializada em náutica aqui na minha terrinha... se alguém souber de algo parecido, desde já agradeço se me informarem...
Camarada,

a válvula só funciona por estar em contato (do lado de fora) com a água...ela depende da hidrodinâmica...ou seja se o barco estiver parado ela não sai...e como o niva não vive dentro d'água...

Demarques Ribeiro
13/06/2007, 17:04
esqueci...
...pelo mesmo motivo que não entra água pela hélice dos barcos de motor central quando a mesma está em funcionamento...
acho q foi informação desnecessária...:mrgreen:

Carlão Pinheiro
15/06/2007, 16:27
http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/assoalho.htm

shuther4x4
16/06/2007, 19:14
http://www.camaradasdoniva.com.br/dicas/niva/assoalho.htm

Se forem fazer isso não coloquem o feltro. Ele umidece e apodrece toda a lata de novo!

m.vinicius
17/06/2007, 06:59
Demarques, essa resina é praticamente a mesma utilizada na fibra de vidro... é muito difícil de remover!!! Não aconselho o uso. Sei disso pq já usei essa resina para revestir (dentro e fora) um caiaque que fiz de compensado naval. Mas já que estamos falando um pouco de náutica, existe uma espécie de dreno muito interessante que uma vez eu vi num barco a vela... esse dreno é pequeno, cerca de 3 ou 4cm de diâmetro... uma face dela fica voltada pra fora (em contato com a água) e a outra para dentro do barco... curioso que a água não entra, mas é expulsa para fora, funcionado como uma espécie de válvula de mão única, mantendo o barco sempre sequinho... pensei em instalar um desses drenos no assoalho, mas não encontro casa especializada em náutica aqui na minha terrinha... se alguém souber de algo parecido, desde já agradeço se me informarem...

já olhou naquela empresa do paraguay e com loja no brasil PIRAMIDE tem bastante coisas de nautica e para off road tambem.

emtsuhako
28/06/2007, 08:17
m.vinicius, onde fica essa loja Piramide aqui no Brasil? Se for em SP, talvez eu passe lá... Valeu!!!