PDA

Ver Versão Completa : Temperatura da Água vs Temperatura do Óleo



Fábio
22/04/2004, 00:56
Hoje pela primeira vez, a Maria Bonita me deu um susto:

A temperatura da água subiu de forma considerável, quase chegando no vermelho! Curiosamente a temperatura do óleo manteve-se inabalada nos seus ~75ºC.

Abrimos o radiador e constatamos que a tamba não estava puxando a água do reservatório conforme manda o figurino. Fizemos uma limpesa da tampa e aparentemente isso voltou a funcionar, mas a temperatura continuava subindo, indicando problema em outro lugar no sistema.

Passado o susto, cheguei em casa sem maiores traumas ao motor. Amanhã levarei ao mecânico para verificar bomba d´água, cebolinha, vávula termostática, etc...

Só que uma coisa ainda me deixou intrigado nessa história toda: A temperatura do óleo não deveria ter subido junto com a da água?!? Cheguei a rodar um bom tempo com a temperatura elevada e nem sinal do óleo esquentar... Será que apenas com as entradas de ar, o motor consegue sua refrigeração?

[]´s intrigados

Eduardo Velo
22/04/2004, 10:38
Fabio , tudo bem ?
Na Jabira não tenho marcador de temp. de óleo tenho de pressão , qto > a temp. < a pressão , mas em motores diesel o resfriamento costuma ser direto na camisa por isso precisaria de aquecimento excessivo e prolongado pra aquecer bem o óleo do motor .
Se não tiver com vazamento de água em nenhum pto , int. & ext. , pode ser a valv. termostática , é muito difícil a bomba não ir dando aviso .

[]s... aguardando noticias ...

Fábio
22/04/2004, 11:00
Edu,

O lance da temperatura vs pressão é facil de ser explicada: O óleo fica menos denso quando a temperatura aumenta, fluindo mais facilmente.

Em relação ao aquecimento fico mais tranquilo. Sei que o MWM não suporta aquecimento e abre o bico facil se o motor ferver. Ao menos sabendo que ele demora a esquentar e mesmo com problema no sistema de refrigeração com algum problema existe alguma tolerancia.

Ah... O problema era realmente na válvula termostática. Resolvido à tempo de ir ao Ibira hoje a noite!

[]´s