PDA

Ver Versão Completa : Engesa Jordânia diferencial



Eduardo Velo
24/04/2003, 06:56
Tenho um Engesa f3 , está com pneus BF33 , tenho dúvidas do limite de velocidade para não prejudicar os diferenciais , já que esses pneus são maiores e mais largos que os originais .
Pode mandar respostya com cópia para eduvelo@petrobras.com.br
Grato .
Abraços lameiros ...
Edu

Eduardo Velo
06/06/2003, 18:08
Tenho um Engesa f3 , está com pneus BF33 , tenho dúvidas do limite de velocidade para não prejudicar os diferenciais , já que esses pneus são maiores e mais largos que os originais .
Pode mandar respostya com cópia para eduvelo@petrobras.com.br
Grato .
Abraços lameiros ...
Edu

Como ninguém me respondeu fui atras da resposta , vamos á ela :
Um mecânico antigo de S. Caetano , vendo minha cx de satélite e coroa/pinhão danificadas (que são do galaxie pra quem não sabe ) comentou o deguinte :
- Esses diferenciais são subdimensionados para suportar esse motor , são longos e sofrem desgaste prematuro , num galaxie pode durar + de 300.000 Km , mas numa Engesa com motor Q20B não , algumas picapes que tentaram usar esse dif. tiveram problemas . Com os pneus de 12,5" de largura e 33" de diametro forçam um pouquinho a mais do que já forçariam os pneus convencionais , por isso tem que mudar o jeito de dirigir , evitar ao máx. trancos e arrancadas .
Com isso o amigo Giovani ganha 1 pto comigo , a relação deveria ser 44/8 (5,5) e não 43/14(3,07) como sai de fábrica . esse meca colocou dif. numa Engesa F2 5,5:1 e falou que o carro não passa de 90Km/h , mas o dono adorou . Pretendo fazer o mesmo + pra frente , se pifar de novo , por enqto já vão muitas latinhas e paciência pra deixar o dif. da melhor maneira possível .
Fico surpreso sempre que leio esse forum , nosso amigo Bill gosta duma engenhoca , jamais imaginei que a fera dele usasse tração dianteira , acho até que tem certas vantagens como o peso do motor na tração . Agora sei que posso andar normalmente qdo estiver só com tração dianteira , lógico que a cx de 4x4 deve estar em ordem senão é só ronco pra todo lado ...

Giovani
07/06/2003, 02:14
Com isso o amigo Giovani ganha 1 pto comigo...

:D Grande Eduardo!!!

:D Só 1 ponto?? :lol: :lol: Brincadeira... :lol: É isso aí, o que importa é manter rodando... Mas só 90 Km/h?? Acho que deveria andar mais... Bom, isso só testando pra saber.
:D Usar só a tração dianteira para andar por aí, na city até dá. Mas numa graminha rasa vc não sai do lugar... Na última trilha quebrei o cardã traseiro, e para sair do campo gramado onde eu estava, tive que dar um ré e embalar tudo, para vencer uma rampinha... :wink: Jeep sem tração traseira só roda de mansinho... :lol:

Angelo T. P.
08/06/2003, 20:08
No meu Engesa ainda tenho as relações originais, 4,88 (9/44 na traseira e na dianteira eu nao me lembro bem), apesar dele estar c/ motor à Diesel.
Na estrada eu mantenho uma média de 80~90km/h tranquilamente e numa boa rotação, mas passou disso ja começa a forçar demais o motor.
Mas fazer viagens longas à 80km/h acho muito cansativo. :(
Porém na trilha ele é um trator!! :D
Eu estava pensando em colocar uma relação diferente nele... digamos que um meio termo, tipo 3.91 (se nao me engano 43/11)
Não fica tao amarrado na estrada, e na trilha acho que não vou perder muito também.
O que vcs acham?? Será que vale a pena?

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

Eduardo Velo
08/06/2003, 20:39
[quote="Angelo T. P."]No meu Engesa ainda tenho as relações originais, 4,88 (9/44 na traseira e na dianteira eu nao me lembro bem), apesar dele estar c/ motor à Diesel.

Angelo qual Engesa vc tem F1, F2 ou F3 e qualk motor Diesel ?
Uma relação mais longa vai ficar mais frágil , apesar que 43/11 parece ser uma boa .

Angelo T. P.
08/06/2003, 20:53
Fala Edu!!
Meu Engesa é F1, ano 86.
Ele ta c/ o motor Maxion HS 2.5, o mesmo das Sprinter da Mercedes.
Eu pensei na fragilidade também, mas acho que a 3,91 fica de bom tamanho pra ele. Ta sendo meio sacrificante andar na estrada à uns 80km/h

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP

billj
09/06/2003, 09:30
No meu Engesa ainda tenho as relações originais, 4,88 (9/44 na traseira e na dianteira eu nao me lembro bem), apesar dele estar c/ motor à Diesel.
Na estrada eu mantenho uma média de 80~90km/h tranquilamente e numa boa rotação, mas passou disso ja começa a forçar demais o motor.
Mas fazer viagens longas à 80km/h acho muito cansativo. :(
Porém na trilha ele é um trator!! :D
Eu estava pensando em colocar uma relação diferente nele... digamos que um meio termo, tipo 3.91 (se nao me engano 43/11)
Não fica tao amarrado na estrada, e na trilha acho que não vou perder muito também.
O que vcs acham?? Será que vale a pena?

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP


A relação dianteira do seu Engesa é 39/8 = 4,88.

Bom, eu não trocaria e jeito nenhum. IMHO, se é para andar mais de 80-90 km/hr, então é para largar o jipe em casa e ir de carro..... Mas se você(s) ainda insite(m) em trocar, já gostaria de ser o primeiro na fila para comprar os conjuntos de coroa e pinhão dianteiros de 4,88. Quero ter umas reservas em casa.......

Abraços,

Cilon Carlos Heck
09/06/2003, 11:26
Olá Angelo
Eu tenho a relação 13/46 no meu fase 1 e ele anda muito bem, tanto na trilha como no asfalto. O meu está com um motor 6 cilindros a gasolina e com esta relação faço uma média de até 8Km por litro no asfalto com uma velocidade de cruzeiro de 100Km/h, chegando até a 120 em caso de ultrapassagem.
Não tenho do que reclamar nas trilhas. Ele vai muito bem nunca faltou força.
Um abraço.

Angelo T. P.
10/06/2003, 14:06
Bom, acho que realmente vou trocar as relações!
Essa semana ele ja vai pra oficina para uns ajustes no motor, e ja vou aproveitar pra trocar elas!
Bill, assim que eu tiver as peças em mãos te aviso!
Alguém sabe de que carro é a relação 11/43 ??
Onde posso acha-la por um preço legal?? De preferencia nova!

[]s!!
Angelo T. P.
Engesa "AVALANCHE" 86 - SP