Conectar

Ver Versão Completa : SuperBergaDisk

andretomasi
21/04/2004, 22:29
Giovani,

Tem idéia do que custaria pra instalar o freio a disco na traseira ali no Berga?

E outra, eu já tenho o freio a disco SBD na frente, tem algum empecilho em usar esses e um kit do Berga atrás, ou vai ficar beleza? Ah, tô usando hidrovácuo de F-1000.

[ ]´s

Beto Lacerda
23/04/2004, 14:35
ae keko eu aki de SP to com Ultra Berga Disk nas 4 vc ai do lado vai comprar SBD pq ??

Alexandre Vaz Ferreira
23/04/2004, 16:52
E aí pessoal
Como o Beto disse, p/ que SBD com o ULTRA BERGA DISK aqui do lado 8) .
Eu coloquei o sistema com o Berga, só que não sei o preço só do kit, pois o Berga instalou pra mim as pedaleiras do opala com o hidrovácuo do Vectra mais o kit de freio a disco na dianteira. Ficou MUITO BOM MESMO, e só beliscar o pedal e tá parado. É impressionante o capricho do home assim como o material que ele usa. Vale a pena :wink:
Um abração

andretomasi
23/04/2004, 18:35
ae keko eu aki de SP to com Ultra Berga Disk nas 4 vc ai do lado vai comprar SBD pq ??

Fala Beto,

A primeira coisa que coloquei no CJ foi o freio a disco SBD na frente, eu não conhecia o Berga ainda.. agora que já vi o kit dele, não penso em jogar fora os R$ 400 gastos com o SBD há um ano.. por isso penso em colocar os BergaDisk :D na traseira e manter o SBD na frente..

[ ]´s

Beto Lacerda
23/04/2004, 19:12
Keko eu vendi meu SBD, qdo. eu tinha comprado era barato , tava na caixa , vendi pelo que paguei.(uma das poucas vantagens da demora da reforma do Brucutu )
Alexandre legal ouvir mais um elogio ao funcionamento do kit, até então tava confiando no Giovani e no Berga agora ja tem mais um, comprei sem ver funcionando, e tenho certesa que não vou me arrepender (ainda mais depois de instalar e ver o quão bem feito ele é)
E quem não tá la no Sul não precisa desanimar , o frete pra SP foi menos de 50 pilas. chega direitinho , e não tem segredo pra instalar ,quem consegue intalar o SBD instala o UBD ( Ultra Berga Disk , esse nome vai pegar :lol: ) sem dificuldade.
Fora que ja vi ao vivo os dois kits , não preciso nem comentar sobre qual é visivelmente "feito com mais capricho" , encaixes (furação das pinças e suportes) perfeito , disco milimetricamente(não é exagero, o ajuste foi medido no paquimetro) centrado na pinça são as qualidades do UBD que ja posso passar , mas "teste dinamico" ainda ta faltando umas pecinha$ pra acabar o jeep e ai sim poder dizer algo sobre o funcionamento.

Alexandre Vaz Ferreira
23/04/2004, 20:29
É isso aí Beto
O que é bom tem que divulgar, principalmente pra não ver os amigos gastarem 2 vezes.
O Berga é um cara perfeccionista em tudo que faz, principalmente falando do material que usa. E falando em material parece que a maioria dos kits o suporte das pinças é de ferro fundido :?: :? , já o UBD é de aço mesmo :D .
No meu Jeep o Berga instalou além dos freios, todo o sistema de direção hidráulica do Santana, parece original de tão boa, e chega a ser exagerado nos reforços, como nas barras de direção, que são iguais a do T-Rex :wink: . Bem que poderia sair um Kit de Direção tipo ULTRA BERGA DIRECTION :D :D :D
Tenho certeza de que com freio tu não te incomoda mais 8) .
Um abração

Beto Lacerda
23/04/2004, 20:37
É isso aí Beto
O Berga é um cara perfeccionista em tudo que faz, principalmente falando do material que usa. E falando em material parece que a maioria dos kits o suporte das pinças é de ferro fundido :?: :? , já o UBD é de aço mesmo :D .

Foi isso que mais me chamou atenção , principalmente o suporte traseiro, é muito bem feito.
o seu dianteiro é com 1 ou 2 pinças ??

andretomasi
23/04/2004, 21:20
Keko eu vendi meu SBD, qdo. eu tinha comprado era barato , tava na caixa , vendi pelo que paguei.

Fala Beto,

Pois é, mas o meu tá instalado, rodando e usado.. vender acho difícil.. mas de repente daqui a uns anos, quando esse SBD for pro saco eu troco pelo UBD na frente também..
Mas afinal, acham que dá pra instalar o UBD atrás usando SBD na frente?? Quero saber se não vai dar problema, tipo, freiar mais atrás, sei lá.. Pelo menos até juntar latinha$ pra por na frente o UBD também.. uns 2 anos :D

[ ]´s

Alexandre Vaz Ferreira
23/04/2004, 23:45
E aí Beto
O meu é com 1 pinça de santana, não tinha necessidade de superdimensionar os freios já que uso pneus 255/75 15 frontieira de 31".
Pessoal:
Não sei se tô ficando doido ou esse tópico estava na parte de Jeeps CJ :roll: :shock: :roll: :shock: .
Um abração

andretomasi
24/04/2004, 00:32
Alexandre,

Então somos dois doidos :shock:

[ ]´s

Alexandre Vaz Ferreira
24/04/2004, 00:40
E aí quequo
Ou nóis tá tudo doidão ou aconticeu alghunha cousa loca no cite :shock: :roll: .

Ainda bem que não era só eu, hoje tô de plantão aqui e em Boa Vista e não posso nem toma uns gole, achei que tava doido, porque bêbado tinha certeza que não :twisted: .
Liga pro Berga, coloquei o tel dele no tópico sobre SBD que ele tira bem as tuas dúvidas :wink: .
Um abração

andretomasi
24/04/2004, 00:50
Fala Alexandre,

Vou falar com o Berga sim, mas pessoalmente, tenho que ir lá pra mandar colocar o interruptor da luz do ré e bomba de gasolina, daí já vou negociar os UBD..

E tu, quando vai pra super metrópole tresmaiense de novo? Vou pra casa no dia das mães, não tem nenhuma atividade agendada não?? :D A propósito, tu tem feito trilha com quem? Solito no mas??

[ ]´s

Beto Lacerda
24/04/2004, 08:36
[Mas afinal, acham que dá pra instalar o UBD atrás usando SBD na frente?? Quero saber se não vai dar problema, tipo, freiar mais atrás, sei lá..
[ ]´s
Acho dificil dar problema , mas caso ocorra do tras. estar mais forte que o diant. basta instalar uma valvula equalizadora (qual ja não sei), se vc tem disco na frente e tambor atraz provavelmente vc ja tem uma (não sei se servira a mesma) :wink:
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
24/04/2004, 16:51
É isso aí Keko

Como o Beto citou tb acho difícil ter problemas, e por freio demais não se perde :wink: .
Agora tenho um companheiro para trilha aqui, o meu mecânico se empolgou tanto com toda a função do meu Jeep que comprou um para ele, agora já são 2 jeeps em São José, se aparecer mais um já dá pra fundar o JEEP CLUB SÃO JOSÉ DO INHACORÁ :shock: :D :shock: :D .
Dia das mamães não sei se vou estar por aí, se falamo mais perto.
Um abração

andretomasi
24/04/2004, 20:06
Beleza pessoal,
Tinha pensando na válvula, por sinal não tenho no cj ainda :oops: , tô providenciando..

Alexandre, se bobear eu me associo nesse clube também viu! :D

[ ]´s

fugger
24/04/2004, 21:16
Pessoal

Este sistema do Berga usa duas pinças do Santana na frente, certo?

E na traseira? Uma? Qual?

[]'s perdidos

Beto Lacerda
24/04/2004, 21:52
Pelo que sei existem dois modelos para diant. e dois para tras. , com 1 ou 2 pinças de santana no diant. , e no traseiro o T-Rex vai uma diant. de santana por disco (T-Case Toy , não precisa freio de mão), no que eu comprei usa 1 traseira do Tempra por disco (tem freio de mão por cabo) mas em todos os casos não adianta comprar as pinças separado (kit parcial) pois todas são retrabalhadas para o perfeito assentamento com o disco :wink:
[]'s

fugger
24/04/2004, 22:19
Beto

Pelo que entendi:

No dianteiro

Mod01 01 pinça de santana por disco, ou
Mod02 02 pinças de santana por disco

Traseiro

Mod01 01 pinça de santana, ou
Mod02 01 pinça de tempra(com freio de mão à cabo)

É isso, ou não entendi direito???

E outra dúvida, qual o cilindro metre vc vai usar pra acionar isso?

[]'s

Beto Lacerda
24/04/2004, 22:33
isso mesmo pelo que sei as opções são essas, to usando servo-freio de opala e cilindro mestre de opala tb , mas pretendo trocar pelo da f-1000 que encaixa perfeitamente ao hidrovacuo do opala e funciona mto. melhor (segundo infos. daqui), mas vou andar com o do opala antes pra testar e ter tempo pra juntar $ , se o do opala não der dor de cabeça fico com ele mesmo.
[]'s

elcio
24/04/2004, 22:44
Beto:

vc usa o kit com freio de tempra na traseira?
as pastilhas de freio do tempra custam uma FORTUNA, pois tem sensores de desgate, nao eh?
sera que existe a possibilidade de se usar pinças e discos da F1000 nesse kit?

[]´s

fugger
24/04/2004, 23:10
...as pastilhas de freio do tempra custam uma FORTUNA, pois tem sensores de desgate, nao eh?[]´s

É a informação que tenho também. :?

Mas as do kadett também não são baratas... :?

Quem sabe as do santana são? :? Alguém em idéia do preço destas? :lol:

Outra duvida. Os disco são os mesmos pra dianteira e traseira?

[]'s

Beto Lacerda
24/04/2004, 23:20
Não não é , as pastilhas que acompanharam o kit não possuem sensor nenhum , e regulam de preço com as de kadett .
quanto a utilizar pinças e discos de F-1000 nesse kit eu pergunto pq ?? quanto vc gastaria para comprar esses discos e pastilhas ?? será que compensa ??, o kit do jeito que ta só ouvi elogios de quem ja testou :wink: tb tinha varias duvidas sobre a eficiencia do sistema , mas se vc ver o kit de perto e analizar o quão bem feito é vai entender pq todos elogiam ., eu nunca vi solução melhor , talvez exista algum outro "Berga" escondido em algum lugar do Brasil que faça algo melhor , mas nunca tive a chance de conhecer

Beto Lacerda
24/04/2004, 23:26
Outra duvida. Os disco são os mesmos pra dianteira e traseira?

[]'s
não são diferentes , o diant. é maior e mais espesso

Giovani
25/04/2004, 17:47
:D Salve Galera!!!

:D Pra felicidade geral da nação:
:arrow: Kit dianteiro simples (1 pinça por disco)=> 400,00
:arrow: Kit dianteiro duplo (2 pinças por disco)=> 600,00
:arrow: Kit traseiro simples (sem freio de mão)=> 400,00
:arrow: Kit traseiro c/ freio de mão (pinça Tempra)=> 550,00

:D Os kits são completos, com disco, suporte, pinça, pastilhas novas, flexíveis, parafusos... Não está computado o frete (pra SP é torno de 40 a 50 latas). Os preços podem sofrer reajuste, caso haja aumento dos custos, como pastilhas e mat. prima. :wink:

:D Contato: adirdanielsson@ibest.com.br . (Esse e-mail é o correto.)

:arrow: Sobre os discos ventilados:

Infelismente não tem como... Ao menos por hora. À menos que surja algo novo por aí... Um disco ventilado necessita de uma pinça enorme, em largura. Isso impossibilita a criação de um suporte adequado, pois o munhão do Jeep também é grande. Temos aí uma "impossibilidade de espaço"! No eixo traseiro, tudo é possível, mas como o dianteiro é o fundamento da coisa toda...
Ele já fez um estudo, com disco ventilado da F-1000 e pinça da S-10. Não é de todo impossível, mas isso requer um retrabalho nos munhões e a nada fácil confecção de um suporte especial. Isso resulta em custo elevado e na necessidade de um serviço no munhão. Logo não pode ser vendido em forma de Kit, pois não poderia ser simplesmente montado. E o preço então... Se já acham caro o da SBD, imagina esse...

[]'s

Beto Lacerda
26/04/2004, 01:51
Infelismente não tem como... Ao menos por hora. À menos que surja algo novo por aí... Um disco ventilado necessita de uma pinça enorme, em largura. Isso impossibilita a criação de um suporte adequado, pois o munhão do Jeep também é grande. Temos aí uma "impossibilidade de espaço"! No eixo traseiro, tudo é possível, mas como o dianteiro é o fundamento da coisa toda...
Ele já fez um estudo, com disco ventilado da F-1000 e pinça da S-10. Não é de todo impossível, mas isso requer um retrabalho nos munhões e a nada fácil confecção de um suporte especial. Isso resulta em custo elevado e na necessidade de um serviço no munhão. Logo não pode ser vendido em forma de Kit, pois não poderia ser simplesmente montado. E o preço então... Se já acham caro o da SBD, imagina esse...

Giovani, ALL , só de curiosidade , alguém sabe como a SBD solucionou essa "impossibilidade de espaço" nesse novo kit com disco ventilado ??
e disco ventiladoXlama , da certo ??? ou o disco vira uma "mini olaria" ??
alguem ja viu ou tá usando ??
[]'s

Elmer_Jeep
26/04/2004, 12:57
sobre discos ventilados eu uso no meu cj as mangas de eixo, semi eixos, cubos de roda, tudo do toyota bandeirante adaptados na carcaça dana44 daí comprei dois jogos de freio a disco originais da bandeirante de 97 em diante e como diz a galera foi "plug-and-play". Os 4 discos ventilados e as pinças são todos iguais, apenas usei valvula equalizadora p/ a trazeira no cilindro mestre que também é da band.
Sobre lama nos discos ja andei em vários lugares alagados, barro/argila e nunca tive problemas de desgaste prematuro e ja rodo com o kit original ventilado à um ano e pouco ja tem 32mil km e as pastilhas ainda estão praticamente meia vida e a face dos discos está normal sem riscos profundos.

Elmer A. Brito
Jipeiro_RR 8)

andretomasi
26/04/2004, 14:14
Fala Elmer,

Vi uma discussão sobre isso em algum lugar. Que eu me lembre, os discos ventilados não são muita vantagem na lama não, mas não é por desgaste, é por eficiência... explico, os discos ventilados tem a vantagem de não sofrer tanto com aquecimento, que prejudica o funcionamento do freio.. mas na lama, os furos do disco enchem de barro, esse barro cozinha e fecha, assim ele deixa de ser ventilado, esquenta e perde ação.. assim, o ideal pra lama é usar discos inteiriços mesmo.
Se falei alguma besteira, me corrijam :roll:

[ ]´s

Beto Lacerda
29/04/2004, 01:27
Pessoal , como ja devem ter visto tem um topico sobre como engraxar o munhão rolando ( Clique aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2946) ) , fiquei preucupado e mandei uma pmsg pro Giovani , acho que é pertinente a esse topico ,segue a msg e a resposta :

Fala Giovani , como vc já viu ta rolando um papo sobre o freio do Berga , dai tava lendo o que tinha sobre freio no forum e me deparei com ese topico http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2946
minha duvida é , vou ter esse problema , pergunto pq o jeep tá a 200 km de mim e só vou p/ la daqui 15 dias , não tinha pensado nisso e não reparei se o suporte atrapalhava . no T-Rex vc's fizeram uma "graxadeira" em outro lugar ?? se fizeram vc me manda uma foto ?? só conheço vc que tenha esse kit com 2 pinças , como vc solucionou??
[]'s

Grande Beto!!!!
Meu caro Watson... Vc está equipado com o "SuperBergaDisk", que NÃO possui esse inconveniente! O bujão permanece original e não é atrapalhado pelo suporte da pinça, como no SBD (SuperB*st@Disk)....
[]'s

ele sabe que postei aqui essa pmsg.
Que boa noticia ele me deu né :lol:
mais uma qualidade do UltraBergaDisk que eu nem sabia :lol: :lol:
[]'s sem ter que me preucupar com graxeiras

Paulo Eduardo
29/04/2004, 02:28
Pessoal, tem um cara aqui na minha cidade que tem o freio dianteiro do landau no jeep, é com disco duplo ventilado :shock: .... nunca vi dar problema.... só me lembro de uma vez, que estourou um flexivel, mas foi no meio de uns galhos meio gigantes e talz... aconteceria com qualquer outro...

vou ver se dou um olhada melhor no sistema...

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
29/04/2004, 12:21
Que boa noticia ele me deu né :lol:
mais uma qualidade do UltraBergaDisk que eu nem sabia :lol: :lol:
[]'s sem ter que me preucupar com graxeiras

É isso aí Beto
Eu já tinha dado uma olhada após ter rolado o assunto das graxeira no outro tópico, no meu ULTRABERGADISK com uma pinça tb não atrapalha em nada a retirada do bujão :wink: .

Um abração

Duda Lopes
30/04/2004, 13:58
Grande Giovani, beleza??

Desculpe se vou fazer uma pergunta IDIOTA, mas até mesmo com perguntas IDIOTAS a gente vai aprendendo.

Eu já tenho o Kit dianteiro da SBD no meu Jeep e estou querendo colocar o traseiro também (BERGA), vc acha que os dois trabalhariam bem em conjunto??

Obrigado,

Abracos,

andretomasi
30/04/2004, 16:46
Fala Duda,

É a mesma dúvida minha, também tenho o SBD na frente.. meu medo era que o freio do Berga atrás fosse muito desproporcional ao dianteiro :roll:
Quero ver se até as férias de inverno coloco os BergaDisk na traseira do cj.. e os dianteiros ficam pra quando o SBD for pro saco :D

[ ]´s

Giovani
30/04/2004, 21:27
Grande Giovani, beleza??

Desculpe se vou fazer uma pergunta IDIOTA, mas até mesmo com perguntas IDIOTAS a gente vai aprendendo.

Eu já tenho o Kit dianteiro da SBD no meu Jeep e estou querendo colocar o traseiro também (BERGA), vc acha que os dois trabalhariam bem em conjunto??

:D Fala Duda!!!

:D Nada de idiota... É que ninguém tem o SBD por aqui, então não posso afirmar... Mas não creio que haja problema. No máximo terá que pôr um regulador na tubulação, coisa muito simples. :wink:

:D Acho que ninguém perguntou ainda, mas só por curiosidade... BERGA é abreviatura de "Bergamota" ou como vcs devem conhecer: "Tangerina". :lol: :lol: Ele ganhou o apelido numa trilha, onde saltou do jeep direto para uma árvore dessa fruta, tamanha a "fome"... :lol:

[]'s

Duda Lopes
03/05/2004, 06:26
Mestre Giovani,

Muito obrigado pela dica.

Agora essa do apelido do Berga... achei que fosse sobrenome.

Grande abraco,

monge
29/06/2004, 13:24
E aí Beto
O meu é com 1 pinça de santana, não tinha necessidade de superdimensionar ...

Eu to vendo todo mundo falar em pinça do santana, mas qual disco estão usando com as pinças do santana?

[]'s

Eugênio

Alexandre Vaz Ferreira
29/06/2004, 13:28
to vendo todo mundo falar em pinça do santana, mas qual disco estão usando com as pinças do santana?

Eugênio

Fala Monge :D

Os discos são feitos pelo próprio Berga :wink: .

[] contentes e confiantes no UBD

Beto Lacerda
29/06/2004, 18:28
ai que tá o pulo do gato monge , discos e suportes muuuuito bem feitos , esse é o maior diferencial do UBD em relação aos kits disponiveis hj
[]'s

Melecao
30/06/2004, 08:49
eu nunca ouvi falar sobre o outro ai mais vou comentar o seguinte
o KIT de Freio Duplo Ventilado da SBD e o Bicho!!!!usa pinças da S10
e o disco e brutao alem de tudo vem com cubos de roda para a diant.
com offset mais pra fora 30mm um espetaculo de freio!!!!!!!!!!

qualquer coisa eu mando fotos!!!!

elcio
30/06/2004, 09:59
pra quem nao conhece ainda os Berga Discs, no meu album tem umas fotos do kit dianteiro montado.
brevemente colocarei as fotos do kit traseiro, ja montado.
eu ainda estou em duvida qual valvula vou usar, muito provavelmente da D20.

[]´s

fugger
30/06/2004, 11:52

Já devia ter mandado! :D :D

[]'s ansiosos por fotos

Beto Lacerda
30/06/2004, 12:02
eu nunca ouvi falar sobre o outro ai mais vou comentar o seguinte
o KIT de Freio Duplo Ventilado da SBD e o Bicho!!!!usa pinças da S10
e o disco e brutao alem de tudo vem com cubos de roda para a diant.
com offset mais pra fora 30mm um espetaculo de freio!!!!!!!!!!

o lance do cubo foi pra caber as pinças ??? Melecão vc ja entrou no barro com um desses ?? e aquela teoria de cozinhar o barro dentro acontece ??e as fotos quebra essa pra nois vai ...

pra quem nao conhece ainda os Berga Discs, no meu album tem umas fotos do kit dianteiro montado.
De onde vc acha que saiu aquela foto que eu postei :lol: :lol:
[]'s

Melecao
30/06/2004, 13:21
estou providenciando fotos!!!!!!!

elcio
30/06/2004, 14:22
De onde vc acha que saiu aquela foto que eu postei :lol: :lol:

ahahahah. grande Beto... :lol:

BrunoBB
27/08/2004, 09:44
O UBD tem pinça dupla na traseira?

elcio
27/08/2004, 10:32
O UBD tem pinça dupla na traseira?

apenas sob encomenda, como no meu caso.
mas geralmente eh pinça simples de Tempra

[]´s

BrunoBB
27/08/2004, 18:06
E a pinça dupla aumenta muito o preço?

elcio
27/08/2004, 18:16
sim, com certeza aumenta um pouco, afinal tem o custo de uma pinça adicional alem do suporte ,tubulaçoes, mao de obra, etc.

[ ] 's

thiagoloco
27/08/2004, 20:29
Alguem sabe se ele faz o kit pra colocar num engesa????

[]'s

andretomasi
27/08/2004, 20:31
Thiago, pagando, acho que ele faz até milagre :D :D :D

PS: Falando sério, deve fazer sim, mas fala com ele, tem o email dele em algum lugar por aí.

[ ]´s

elcio
30/08/2004, 09:41
Adir:
55-3512-3991

Max Terry
04/11/2004, 10:19
Eu quero entrar em contato com o Berga por email , por questoes de $$$, mas nao consigo. Sera que ele tem outro email.Quando se faz encomenda de um freio a disco trazeiro com duas pinças por disco, vem uma de santana e uma de tempra ,2 de santana,ou 2 de tempra.

Fábio
04/11/2004, 11:16
Alguem sabe se ele faz o kit pra colocar num engesa????[]'s

Acabei de falar com o Berga.

Ele disse que não tem o kit para Engesa, mas que desenvolveria se alguém disponibilizasse uma viatura (ou somente o eixo) para ele.

Se alguém estiver disposto a levar uma viatura dessas a Santa Rosa eu serei um dos primeiros a usar um kit desses!

Ahhh. O Berga está sem internet... e-mail, sem chances!

[]´s

elcio
04/11/2004, 13:03
Eu quero entrar em contato com o Berga por email , por questoes de $$$, mas nao consigo. Sera que ele tem outro email.Quando se faz encomenda de um freio a disco trazeiro com duas pinças por disco, vem uma de santana e uma de tempra ,2 de santana,ou 2 de tempra.

nao entendi sua pergunta.
mas levando-se em consideraçao o obvio, cada disco, com pinça dupla, devera ter pinças iguais.
2 de santana, 2 de tempra, nao 1 de cada em cada disco.alias isso eu nunca vi.
alias o Berga eh totalmente avesso a computadores e temas correlatos.
mas pra quem ta interessado, falei com ele hoje.
kit cj com pinça simples: 480,00 + frete
kit cj com pinça dupla (santana) 700,00 + frete

[]´s com 8 pinças na xaranga.

proença
04/11/2004, 22:24
pergunta besta, mas que não quer calar
o kit SBD da dianteira serve na traseira?
tenho duas pinças da kombi que estão em stand by, mas n sei se o kit SBD serve pra usar na traseira

[ ]´s

andretomasi
04/11/2004, 22:58
pergunta besta, mas que não quer calar
o kit SBD da dianteira serve na traseira?
tenho duas pinças da kombi que estão em stand by, mas n sei se o kit SBD serve pra usar na traseira

[ ]´s

Fala Proença,

Pinças da Kombi, está se referindo ao kit SuperBreakDisc, fabricado aí em SP pelo Mauro, certo? O kit mencionado no tópico é do Berga, fabricado em Santa Rosa - RS, por isso o SuperBergaDisc, mas o kit é outra coisa, não tem pinça de kombi.. bom, esclarecida a diferença, o da SBD dianteiro no eixo traseiro, servir talvez até sirva, mas vai ficar sem freio de mão pois as pinças de kombi não tem o suporte do cabo. E já que vai gastar com adaptação, porque não fazer um freio melhorzinho?

[ ]´s

elcio
05/11/2004, 10:38
oi Proença.

cabem sim, mas o suporte eh diferente do dianteiro.
e nao tem freio de estacionamento, entao, ou vc tem freio de estacionamento no carda - como no meu caso - ou para o carro com a marcha engatada (arrrgh), ou coloca um toquinho na frente da roda. :D

[]´s

proença
05/11/2004, 13:01
[quote="elcio"]oi Proença.

cabem sim, mas o suporte eh diferente do dianteiro.
e nao tem freio de estacionamento, entao, ou vc tem freio de estacionamento no carda - como no meu caso - ou para o carro com a marcha engatada (arrrgh), ou coloca um toquinho na frente da roda. :D

na verdade queria aproveitar 2 pinças de kombi que já possuo e instalar o kit SBD na traseira
quanto ao freio de mão, realmente n + faço questão (mesmo coisa com marcador do tanque de combustível)
essa diferença mencionada complica a instalação?
queria saber pra poder comprar o kit sem preocupação

[ ]´s

elcio
05/11/2004, 14:25
Proença:

o kit SBD pra traseira vem com suportes para pinças de Kadet, sendo assim, vc nao podera colocar, nestes suportes, as pinças da kombosa.
mande fazer um suporte compativel com essas pinças, nao tem segredo.
use um suporte SBD de Kadet como referencia.

[]´s

proença
05/11/2004, 21:22
ok
vou estudar essa instalação
tenho preferência pelas pinças da kombi por causa da manutenção e as pastilhas de freio são + em conta, já que não faço questão do freio de estacionamento

[]´s

guilhermeabreu
06/11/2004, 15:33
THIAGOLOCO e OUTROS

Com relaçao ao freio a disco trazeiro no ENGESA e outros ; nao precisa de pinça dupla nem disco ventilado, pq na trazeira tem que ter um freio eficaz, de funcionamento uniforme, pouca manutençao,e COM PODER DE FRENAGEM MENOR que na dinteira , pq se for igual , irá arrastar as rodas trazeiras e desgovernar o carro , aí teria que colocar VALVULA REGULDORA DE PRESSÃO para a trazeira.

Agora, para colocar o freio a disco trazeiro , é a coisa mais fácil deste mundo. O meu mecanico adaptador que fez várias adaptações para mim , fez também o freio trazeiro da seguinte forma:

1º- Eu comprei no ferro velho ( R$100,00 o par de pinças, achei numa caravan "opala") ou se quizer novo, OK na loja de KADETT ou TEMPRA, pq tem como colocar o cabo de freio de mao, ou se quizer aproveitar a pinça da KOMBI que vc( digo, outro colega do forum ) já tem e ficar sem freio de mão.

2º- Comprei o disco novo dianteiro do ENGESA na ROTA 4x4 R$180,00.
O mecanico colocou o disco por traz do cubo,digo bengala; só que teve que tornear a bengala por dentro para acentar(encostar) o disco na bengala, e passou os estojos ( mais compridos) diretos pelo disco e bengala. E também fez uma furação no disco e abriu rosca no cubo da bengala,e aparafusou o disco no cubo, para o mesmo não ficar souto qdo tirar as rodas.

3º- Cortou uma chapa de aço de + ou - 18 mm , fez a furaçao para as pinças e soldou com MIG no eixo. MAS com o freio puxado para centrar a pinça no disco e ficar na posição correta .

Parece muito complicado , mas não é, pois eu acompanhei este serviço que foi muito rápido . Para quem trabalha nisto, é mole.

E ficou TUDO: PINÇA-----------------------R$100,00
DISCO-----------------------R180,00
ADAPTAÇÃO----------------R150,00
TOTAL--------------------R430,00

andretomasi
07/11/2004, 03:08
Com relaçao ao freio a disco trazeiro no ENGESA e outros ; nao precisa de pinça dupla nem disco ventilado, pq na trazeira tem que ter um freio eficaz, de funcionamento uniforme, pouca manutençao,e COM PODER DE FRENAGEM MENOR que na dinteira , pq se for igual , irá arrastar as rodas trazeiras e desgovernar o carro , aí teria que colocar VALVULA REGULDORA DE PRESSÃO para a trazeira.

Guilherme, concordo com todo o resto, só discordo desta parte acima..
Ter um freio bom na traseira, em qualquer veículo, não é item desnecessário não.. pra quem tem motorização mais potente que a original, ou quer um freio que consiga parar a viatura quando necessário, sem precisar vir freiando uma quadra antes, disco traseiro e pinças duplas são opções interessantes sim.. Discordo do disco ventilado por motivos já discutidos por aqui..

E além do mais, instalar uma válvula reguladora não é nenhum mistério perto da adaptação de instalar freio a disco no eixo traseiro. E outra, duvido um freio a disco dar mais manutenção que um a tambor.. muito pelo contrário.. sem contar que muitos dos defasados sistemas a tambor originais das viaturas não conseguem nem segurar o veículo somente com o freio de mão.. um sistema a disco bem instalado, cumpre essa função muito melhor.

[ ]´s

guilhermeabreu
07/11/2004, 15:03
KEKO

Houve mal entendido seu; vc disse a mesma coisa que eu.
Eu não disse que o freio a disco é pior e de maior manutenção, pelo contrario, todo mundo sabe que o freio a disco tem funcionamento mais simples e manutenção quase zero.

O que me referi foi que o PODER DE FRENAGEM deve ser MENOR que o dianteiro, pois senão irá travar as rodas trazeiras primeiro; POR ISTO que todos os carros de fábrica com freio a disco na trazeira tem o disco e pastilhas dimensionados menores que os da frente.

No meu CORAÇÃO VALENTE (ENGESA com MWM 2.8 turbo com intercooler) coloquei o disco do ENGESA na trazeira com pinça do opala caravan que são menores que os da TOYOTA BANDEIRANTE que coloquei na frente. É só colocar um leve peso no pedal que esta parando legal; da para dosar a freada com EXTREMA tranquilidade. SE pisar fundo, trava as 4 rodas ao mesmo tempo, isto é , juntas. Coloquei este conjunto , concordando com vc , que com motor de maior potencia que o original, TEM QUE TER UM FREIO MELHOR.

Qdo comprei o ENGESA com freio original, precisava de um quarteirão para parar qdo estava carregado.

Max Terry
21/11/2004, 10:48

"nao entendi sua pergunta.
mas levando-se em consideraçao o obvio, cada disco, com pinça dupla, devera ter pinças iguais.
2 de santana, 2 de tempra, nao 1 de cada em cada disco.alias isso eu nunca vi.
alias o Berga eh totalmente avesso a computadores e temas correlatos.
mas pra quem ta interessado, falei com ele hoje.
kit cj com pinça simples: 480,00 + frete
kit cj com pinça dupla (santana) 700,00 + frete

[]´s com 8 pinças na xaranga."

Falei com o Berga pelo fone, e ele me disse que tem como colocar uma pinça de tempra só para o freio de mão e uma de santana para o hidrovacuo, pois a de tempra é mais cara.

elcio
22/11/2004, 09:25
Falei com o Berga pelo fone, e ele me disse que tem como colocar uma pinça de tempra só para o freio de mão e uma de santana para o hidrovacuo, pois a de tempra é mais cara.

nesse caso sim, apenas como freio de estacionamento.

[]´s

Max Terry
04/01/2005, 08:34
Comprei o kit duplo para trazeira e dianteira, fiz depósito adiantado para o Adir(Berga) e chegou direitinho.O cara é muito honesto.

Max Terry
04/01/2005, 08:35
Esqueci de falar, que ele ainda pagou o frete da transportadora adiantado pra mim, e estou muito satisfeito com os freios.

Beto Lacerda
04/01/2005, 16:56
qual vc ta usando max ??? o meu é duplo santana na dianteira e tempra simples na traseira
[]'s

Max Terry
04/01/2005, 19:36
Duplo de santana na dianteira, com uma de tempra e uma de santana na trazeira, pois a de tempra é que da pra colocar freio de mão. A propósito, como você colocou o freio de mão, usou cabo(do freio de mão) trazeiro do tempra 16v e dianteiro do jeep, ou os dois do jeep?

Beto Lacerda
11/01/2005, 22:35
cara de nenhum , um cabo ligando as duas pinças (como no sistema original do jeep ) , aquele atuador do jeep para puxar esse cabo e um cabo até a alavanca , que vou usar de ranger , na verdade um pedal ,
devo conseguir uma fotos até o fim do mes ok
[]'s

lostensos
16/01/2005, 08:39
colegas, quanto custa o par de pinças de kadett e o de santana?

To vendo um kit de freio a disco da MDS parcial, por 200,00 ou um completo por 410,00 (nao sei ainda qual a pinça).

Aproveitando, o sistema de freio de estacionamento de meu jipe
que liga as rodas, está ja instalado, só falta passar um cabo
para ligar na alavanca, que quero colocar no meio entre os bancos.

Tem alguma pinça certa que dê para usar como freio de estacionamento
tb???

Grato
Pablo

Thiago Rodeghel
16/01/2005, 09:59
colegas, quanto custa o par de pinças de kadett e o de santana?

To vendo um kit de freio a disco da MDS parcial, por 200,00 ou um completo por 410,00 (nao sei ainda qual a pinça).

Tem alguma pinça certa que dê para usar como freio de estacionamento
tb???

Grato
Pablo

Pablo

No meio do ano passado, paguei 160,00 cada pinça traseira do Kadett GSI Novas , mais 40,00 o jogo de pastilhas... a pinça traseira do Kadett tem sistema de estacionamento, me parece que do Vectra, Tempra tbm...

[s]

Eduardo Merege
17/01/2005, 22:45
All,
Alguem sabe se o berga jah tem o kit traseiro do engesa? e qual o preço.

[]'s

andretomasi
18/01/2005, 01:30
Eduardo, sob encomenda deve fazer, pronto acho difícil, pois aqui no RS não se vê muitos Engesas.

[ ]´s

Eduardo Merege
18/01/2005, 15:04
Keko, valeu, acabei de fala com o adir ele me disse a mesma coisa, ai no sul naum existem muitos engesas, :? e por enquanto esta sem previsão para desenvolver um.

[]'s

Raphael Diniz
21/01/2005, 16:00
All
Alguém sabe quanto tá o Kit de freio a disco dianteiro (1 pinça) completo do Berga? E o Kit da MDS eu consigo comprar por menos de 450 latinhas???
Ví no site da jcchiarello4x4 (www.jcchiarello4x4.com.br) que o Kit deles completo dianteiro está por 430,00, alguém sabe se este kit é bom?
Agradeço qualquer informação !!!!

elcio
21/01/2005, 18:13
All
Alguém sabe quanto tá o Kit de freio a disco dianteiro (1 pinça) completo do Berga? E o Kit da MDS eu consigo comprar por menos de 450 latinhas???
Ví no site da jcchiarello4x4 (www.jcchiarello4x4.com.br) que o Kit deles completo dianteiro está por 430,00, alguém sabe se este kit é bom?
Agradeço qualquer informação !!!!

kit Fess:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5057&highlight=kit+fess

Berga:

(Editado p/ segurança)

[]´s