Ver Versão Completa : Reboque na Ranger.
Alberto Vasconcelos
30/05/2007, 21:49
Este forum é muito útil para troca de informações que ajudam a todos.
Se sua Ranger tem aquela esfera de engate de reboque no para-choques traseiro recomendo que tire imediatamente.
A Policia alega que ela encobre a placa do carro ocultando os numeros.
Resultado dá uma multa (infração gravissima), pontos na carteira e se voce não conseguir tirar a esfera na hora o carro pode ficar apreendido.
Passei por uma blitz e por sorte o Oficial que comandava a blitz tava num dia bom e não fui multado mas tive que tirar a esfera na hora.
Inclusive por ficar no para-choques não tem lá muita utilidade pois não deve rebocar nada pesado sem danificar o próprio para-choques.
Melhor tirar e evitar aborrecimentos.
rogeriomasih
31/05/2007, 00:16
Valeu pela dica.
Aproveito para perguntar: o para-choque serve mesmo como suporte para o reboque? aguenta esforço?
Minhocas
31/05/2007, 11:50
Valeu pela dica.
Aproveito para perguntar: o para-choque serve mesmo como suporte para o reboque? aguenta esforço?
Eu lembro que eu passei por uma blitz também, quando tinha a minha ranger, e o policial me pediu para tirar o engate, eu só inverti ele deixando virado para baixo, e pronto, problema resolvido.
Quanto a questão se roboca ou não, eu também me lembro que no para-choque traseiro e no manual do proprietário, tem as inscrições de carga que o reboque consegue puxar.
Até mais...
Edintruder
01/06/2007, 00:03
Valeu pela dica.
Segundo o manual, serve para rebocar até 800 kg, porém é capaz de segurar a Ranger em 4x4 Low patinando as 4 rodas sem estragar nada! por experiência própria...
leoestevam
01/06/2007, 10:54
No início fiquei com medo de rebocar algo preso pela bola de engate no parachoque, até um dia que foi inevitável, tive que rebocar um Willys.
Desde esse dia não tive mais problemas e carrego o meu Willys pra tudo quanto é lado.
Minha F1000 é 4x4 e de vez em quando faço umas estripulias com ela e como ela é muito forte acaba tendo que puxar outros carros. Já usei a bola de engate até mesmo com ponto de apoio e nada aconteceu.
Quanto a encobrir a placa, realmente encobre, mas ando sempre com uma chave pra poder virar a bola pra baixo
abraços
Alberto Vasconcelos
01/06/2007, 22:40
Amigos, se a opção é virar para baixo, melhor fazer isto antes de que algum guarda flagre voce com a bola encobrindo a placa e castigando uma multa.
Depois da blitz que enfrentei, somente colocarei a esfera dentro da especificação, ou seja, um engate abaixo da placa e com instalação eletrica e tudo o mais...
O para-choques da Ranger é uma dureza de forte, já vi batidas na traseira danificar pouco a Ranger e muito quem bate, mas eu não utilizaria o para-choques como base de apoio da esfera do reboque.
Saudações a todos
Alberto
murilloaquino
02/06/2007, 01:25
Eu coloquei outro engate, embaixo do original e reforçado pra puxar uma carretinha com 2 cavalos...
Nunca tive problemas...
alexpioli
27/06/2008, 18:02
Amigos, estou pensando em ir do Rio a Santa Catarina, e na volta trazer um Golf batido, rebocado pela Ranger em uma prancha.
No manual e no engate diz algo em torno de 900kg eu sei, e o Golf tem 1130kg, fora a prancha que deve ter uns 200 ou 300 kg e ainda o meu peso e mais duas pessoas.
Praticamente já sabendo da resposta, mesmo assim pergunto aos mais entendidos. Vai dar M né capitão? Mesmo com um engate daqueles que pega no chassis, vai prejudicar o diferencial e embreagem né.
A distância de volta puxando o peso é de +ou- 1200km e não tem serra. A Ranger é uma P.S. CD.
Cara
Eu sou super suspeito pra falar. Sou do tipo que sempre acha que aguenta.
É recomendavel? NAO.
Da pra fazer? Acho q sim.
Acredito que se vc vier em uma tocada tranquila o desgaste do dif e da embreagem sao aceitaveis o complicado mesmo eh a suspensão que vai ficar muito sensivel.
Nao acho que as molas quebrem, então tem que colocar muita confiança em quem for montar o engate.
Nao podes esquecer que a carreta tem um eixo, que se bem equilibrado tem que carregar metade do peso do sistema.
Obs: Sua ranger é diesel? tem reduzida?
Nao realizaria uma empreitaria dessas na Ranger gasolina nao. O cambio é muito longo e sem cambio reduzido vc certamente vai ter problema de embreagem.
Se for diesel 4x4 acho q da tranquilo.
Na duvida liga a reducao (cuidado com pisos aderentes, etc)
Nao acho que uma Ranger arraque na subida puxando 1400 quilos (com diferencial normal) Entao se vc nao tiver reducao também nao faria a viagem. Pq mesmo sem trecho de serra vc acaba tendo que parar em um sinal em um trecho urbano e se for subida danosse.
Resumo: tem 4x4 low? Se tiver planeje bem q acho q rola. Senao eu nao arriscaria.
alexpioli
27/06/2008, 18:45
Lucasam
A Ranger é 2.8 diesel e tem 4x4. Mas este não deve ser acionado no asfalto, nem em high nem em low.
Força eu sei que ela tem, to acostumado a viajar com ela lotada com 5 ou seis pessoas na cabine, caçamba lotada de tralha e carretinha puxando 3 motos. Vai tranquilo.
Agora um carro é mais sinistro, deve mandar pro pau a embreagem e o diferencial.
TylerNTL
27/06/2008, 19:10
Não recomendo, mas se você for fazer de todo forma para poupar a embreagem podeira retirar o diferencial dianteiro (que dá para ser removido em uns 5 minutos) e utilizar ela reduzida 4x2.
Tem existe algum ponto negativo nesta opção?
Acredito que ajudaria a embreagem mas como ficaria o desgaste do diferencial?
Cara
Eu sou super suspeito pra falar. Sou do tipo que sempre acha que aguenta.
É recomendavel? NAO.
Da pra fazer? Acho q sim.
Acredito que se vc vier em uma tocada tranquila o desgaste do dif e da embreagem sao aceitaveis o complicado mesmo eh a suspensão que vai ficar muito sensivel.
Nao acho que as molas quebrem, então tem que colocar muita confiança em quem for montar o engate.
Nao podes esquecer que a carreta tem um eixo, que se bem equilibrado tem que carregar metade do peso do sistema.
Obs: Sua ranger é diesel? tem reduzida?
Nao realizaria uma empreitaria dessas na Ranger gasolina nao. O cambio é muito longo e sem cambio reduzido vc certamente vai ter problema de embreagem.
Se for diesel 4x4 acho q da tranquilo.
Na duvida liga a reducao (cuidado com pisos aderentes, etc)
Nao acho que uma Ranger arraque na subida puxando 1400 quilos (com diferencial normal) Entao se vc nao tiver reducao também nao faria a viagem. Pq mesmo sem trecho de serra vc acaba tendo que parar em um sinal em um trecho urbano e se for subida danosse.
Resumo: tem 4x4 low? Se tiver planeje bem q acho q rola. Senao eu nao arriscaria.
Se ela não arrancar no 4x2, pode esquecer que no 4x4 arranca!
as molas sem ploblemas( na minha opinião) e quando for freiar , use BASTANTE o freio motor, e ajudo um pouco no freio
Não recomendo, mas se você for fazer de todo forma para poupar a embreagem podeira retirar o diferencial dianteiro (que dá para ser removido em uns 5 minutos) e utilizar ela reduzida 4x2.
Tem existe algum ponto negativo nesta opção?
Acredito que ajudaria a embreagem mas como ficaria o desgaste do diferencial?
A ranger só tem a reduzida no diferencial dianteiro, o traseiro não tem.
murilloaquino
27/06/2008, 19:32
puxar peso é diferente né
Eu acho q dá, mas somente a carretinha tiverf freios.Se possuir, pode puxar mais de 2000 kg....
Eu acho q dá, mas somente a carretinha tiverf freios.Se possuir, pode puxar mais de 2000 kg....
É, mas como ele falou que nao tem serra, oq precisar freiar , usa feio motor e usa um pouco no freio
Edintruder
27/06/2008, 19:49
Explica melhor isso! Pra mim isso é novidade no mundo automobilístico! Tanto pela pergunta no fórum! A Ranger puxa sem galho um carro de 1500kg. Ainda mais numa carreta!
Se uma Parati carrega um Jeep, porque diabos uma Ranger que tem capacidade para arraste de 3500kg não o faria???
Muito desatolo caminhões por aqui, depois boto no Youtube um vídeo e coloco o link aqui.
Para teres uma idéia, puxei um Corsa sedan do meu sogro por 76km com a minha Ranger 2.5 com pneus 33" no cambão e mal se sente o peso do carrinho!
Mas explica melhor essa anomalia de reduzida no diferencial, ainda mais no dianteiro!!! Podias até ser vendedor de alguma concessionária!
alexborba
27/06/2008, 20:19
A distância de volta puxando o peso é de +ou- 1200km e não tem serra. (...)
fale, chará!
não sei exatamente o que vc chama de serra... acho que vc está pensando em ir pela br 101, ou a rio-santos, certo?
ledo engano! ali em maresias tem uma 'serrinha' bem braba, uns 3, 4km de subida muuuito íngreme. já vi vários espertos ficarem por ali mesmo, com o motor fumaçando... e sem área de escape!
e tem outra: entre peruíbe e paranaguá não tem acesso se não for pela br 116, ou régis bittencourt. costumo passar ali sempre pois minha avó mora em paranaguá. a estrada é um lixo e tem serra sim, íngreme, mal sinalizada, mas duplicada e com alguns postos policiais quando chega no PR.
outro galho pode ser a fiscalização. a rio-santos é conhecida por ser o cofrinho dos guardas. o limite é 80km/h e ele ficam de butuca a cada saída de praia, na espreita pra flagrar uma merdinha sua e guardar conquentinha, cenzão ou mais no bolso deles, aquele que fica bem por trás do distintivo, sabe?...
boa sorte na empreitada!
b
LEONARDORAZO
27/06/2008, 20:25
Explica melhor isso! Pra mim isso é novidade no mundo automobilístico! Tanto pela pergunta no fórum! A Ranger puxa sem galho um carro de 1500kg. Ainda mais numa carreta!
Se uma Parati carrega um Jeep, porque diabos uma Ranger que tem capacidade para arraste de 3500kg não o faria???
Muito desatolo caminhões por aqui, depois boto no Youtube um vídeo e coloco o link aqui.
Para teres uma idéia, puxei um Corsa sedan do meu sogro por 76km com a minha Ranger 2.5 com pneus 33" no cambão e mal se sente o peso do carrinho!
Mas explica melhor essa anomalia de reduzida no diferencial, ainda mais no dianteiro!!! Podias até ser vendedor de alguma concessionária!
x2, se vier de reduzida vai chegar em casa no fim do ano , rs
Walter L. L. Casitta
27/06/2008, 21:07
X2... Se o reboque tiver freio pode puxar tranqüilo. Arrancar não é o problema. Parar sim...
X2... Se o reboque tiver freio pode puxar tranqüilo. Arrancar não é o problema. Parar sim...
Concordo plenamente!
Pra que esse sarcasmo todo? te ofendi?
Que eu sei e VI no forum, as Rangers não tem diferencial central, oq faz as rodas traseiras rodarem + rapido, não é?
Desculpa, mas se estou errado, é pq foi explicado errado :wink:
ja reboquei....
andamos 320 km com a ranger rebocando um compressor de ar de +- 2000 kg, isso pq 120km de estrada de terra cheia de subidas, o maior problema e na descida pois o peso ''empurra'' a ranger, agora se vc vai andar mil e tantos kilometros andando a 60 - 80 , aja paciencia!!!!
e outra coisa vai presisar andar praticamente o tempo todo de 4a, ela vai beber muito, falo por experiencia propria, ando muito de 4a em estrada de terra e o diesel ''evapora''
o lance da tracao, nao tem necessidade, vai desgastar o sistema , a ranger tem forca de sobra pra rebocar, tenho outro compressor menor de +- 1000 kg, hoje reboquei ele 20km, pra falar a verdade as vezes eu esquecia...
Edintruder
27/06/2008, 22:37
Rogerrm,
Eheheheh! Não leve a mal!
O lance de vendedor de concessionária realmente foi pesado! Desculpa!
Na verdade os dois diferenciais são iguais e a reduzida é apenas na caixa de transferência.
Os dois eixos sempre recebem a mesma força e a mesma rotação, nas curvas com 4x4 ligado uma roda sempre "derrapa". Se a picape estiver vazia, normalmente a roda traseira interna à curva "patina" em relação ao solo, porém se estiver com muito peso na caçamba, uma roda dianteira tende a freiar em relação às outras três.
Eu imaginei que sabias desse detalhe. Foi mal mesmo!
Mas já sei como deixar o pessoal realmente para baixo, basta comparar a um vendedor de concessionária! Ahahahah!!!
os mecânicos das concessionárias são referências negativas por aqui, mas acho que vendedor é pior que bater na mãe!
Voltando ao tópico, o peso para reboque não tem problema pois até igualar ao peso do veículo rebocador tem-se uma boa margem de segurança, o problema é quando o peso do reboque excede o peso do veículo rebocador. Se a picape estiver carregada considera-se o peso bruto da picape como parâmetro. Porém sempre cuida com o lance do reboque ter freio pois em situações de emergência pode causar um acidente grave.
Se o Golf puder vir rodando com cambão e uma pessoa atrás dirigindo fica mais seguro, ainda mais se tiver um meio de comunicação por walk talk, pois qualquer coisa tem o freio do carro para ajudar a segurar.
Se fores alugar uma carreta, procura um modelo com freio e te esquece que o carro está lá atrás.
A diferença na condução muda apenas que para embalar vai demorar mais um pouco e basta esticar um pouco mais as marchas que resolve isso também.
Anthoniusnikos
27/06/2008, 23:41
Alex, também acho (X2 ... Edin !) que a maneira mais segura é usar um reboque com freio, daí vai fazer essa viagem com segurança em umas 20 à 24 horas. Nas serras puxa bem em segunda e 4x2, de vez em quando primeira, é só ter paciência. Nas descidas segura a jabiraca no máx em 60 Km/h.
Edin, primeiro um abração pro amigo, mas esse negócio de cambão vai ser apreensão certa de todos na BR + infração grave, etc.
Se quer mesmo fazer a viagem, vai valer pela aventura, mas pela minha experiência, pagaria um cegonheiro para levar o golf pro RJ, que vai sair muito mais barato e sem riscos e prejuízos. Com a economia vem conhecer as praias de SC.
Abs
Rogerrm,
Eheheheh! Não leve a mal!
O lance de vendedor de concessionária realmente foi pesado! Desculpa!
Na verdade os dois diferenciais são iguais e a reduzida é apenas na caixa de transferência.
Os dois eixos sempre recebem a mesma força e a mesma rotação, nas curvas com 4x4 ligado uma roda sempre "derrapa". Se a picape estiver vazia, normalmente a roda traseira interna à curva "patina" em relação ao solo, porém se estiver com muito peso na caçamba, uma roda dianteira tende a freiar em relação às outras três.
Eu imaginei que sabias desse detalhe. Foi mal mesmo!
.
O lance do candan, foi pra simplificar, pra nao puchar aquela historia toda da tração, CT, etc!
Sim eu sei do detalhe, foi isso que tentei explicar, que a caixa só reduz pro pra dianteira, e as rodas traseiras andam como no 4x2.
TylerNTL
28/06/2008, 06:52
Rogério,
Não entendi sua afirmação.
Já andei na minha sem o diferencial dianteiro, acionei a redução e ela funcionou.
Pelo que sei a redução é feita na CT e não no diferencial. (é isso mesmo ou estou misturando as coisas?)
Walter L. L. Casitta
28/06/2008, 09:20
O lance do candan, foi pra simplificar, pra nao puchar aquela historia toda da tração, CT, etc!
Sim eu sei do detalhe, foi isso que tentei explicar, que a caixa só reduz pro pra dianteira, e as rodas traseiras andam como no 4x2.
Continuando assim você vais transformar o forum num caos...:lol:
DieselPower
28/06/2008, 12:05
Rogerrm,
Acho melhor você parar de tentar se explicar e dar uma estudadinha.
Os 2 diferencias são exatamente iguais, a velocidade que os cardãs giram´é controlado pela CT, ou seja, o diferenial traseiro vai girar exatamente na mesma velocidade que o dianteiro!
E como o Thelmo falou, se ele tirar o cardã dianteiro ele pode usar 4x2 reduzida sim!
Agora, quanto a não ter serras para chegar a SC, por qualquer estrada que vier tem serra! Na 101, tem entre Curitiba e Joinvill, e pela 116 tem a Serra do Espigão.
Lembrando que reboques acima de 500 kg, obrigatóriamente devem ter freio e o condutor deve possuir carteira "E".
Abraço a todos.
alexpioli
28/06/2008, 19:37
Muito obrigado a todos pelas respostas. Valeu mesmo.
Na verdade eu sei que a Ranger em termos de força, puxa mesmo, só tava em dúvida quanto uma fadiga excessiva dos componentes.
Sobre serra, me refiro àquelas bem íngremes onde tenha que usar terceira ou segunda mesmo com o carro vazio. Quando fui a SC me recordo de ter subidas, mas acho que eram suaves.
O carro nem é meu, é de um amigo, rsrs, mas por duas vezes ele já tentou trazer o carro atravéz de carreta e cegonha, mas algo deu errado. Então ele veio com essa ideia em plena sexta-feira rssr eu que já não gosto de aventura rsrsrs quase topei, mas fiquei com medo de quebrar o brinquedo, sabe como é né.
Bem como já disse, agradeço a todas as respostas e devo fazer uma consideração especial à do DieselPower, que levantou uma questão super importante, que eu sequer tinha imaginado.
Lembrando que reboques acima de 500 kg, obrigatóriamente devem ter freio e o condutor deve possuir carteira "E".
Abraço a todos.
Anthoniusnikos
28/06/2008, 19:58
Serras: Miracatú-SP (uma lástina de conservação); do AZEITE (Barra do Turvo - veloc. máx. 60 Km/h, cheia de radares móveis)-SP; Mar na divisa PR-SC. Por Antonina-Paranaguá, tá fudiiido, depois tem até balsa, é pior que a antiga SP-Santos. Se é que não esqueci alguma. Talvez a Mantiqueira no RJ.
Abs
Anthoniusnikos
alexpioli
28/06/2008, 20:16
Serras: Miracatú-SP (uma lástina de conservação); do AZEITE (Barra do Turvo - veloc. máx. 60 Km/h, cheia de radares móveis)-SP; Mar na divisa PR-SC. Por Antonina-Paranaguá, tá fudiiido, depois tem até balsa, é pior que a antiga SP-Santos. Se é que não esqueci alguma. Talvez a Mantiqueira no RJ.
Abs
Anthoniusnikos
Eu estive aí em Itapema em março desse ano. Diga-se de passagem, parabéns pelo seu estado cara, bem diferente dessa balbúrdia daqui do Rio, meu sonho é morar aí. Visitei: Itapema - Balneário - Floripa (com esticada até Jurerê) Muito bom.
Realmente me lembro de uma serra muito esburacada quase chegando a Itapema. E a Washington Luiz nem se fala.
João Fellipe
28/06/2008, 22:36
Td bem amigo? gostaria de ver no CTB onde viste 500 kg tem q ter E?
segue o trecho do precioso código
CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS
- Das Categorias de Habilitação e suas características
CATEGORIA "A"
Destinada a condutor de veículo motorizado de 02 (duas) ou 03 (três) rodas, com ou sem carro lateral, que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos.
CATEGORIA "B"
Destinada a condutor de veículo motorizado cujo peso bruto total não ultrapasse a 3.500kg e cuja locação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos.
CATEGORIA "C"
Destinada a condutor de veículo motorizado voltado ao transporte de carga, cujo peso bruto total ultrapasse a 3.500kg, e que tenha a idade mínima de 18 (dezoito) anos, e ainda, estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses. Poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos) e seja maior de 21 (vinte um) anos.
CATEGORIA "D"
Destinada a condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima 21 (vinte e um) anos, e ainda, esteja habilitado no mínimo a dois anos na categoria b, ou no mínimo há um ano na categoria c e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses; poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).
CATEGORIA "E"
Destinada a condutor de veículo conjugado em que a unidade tratora se enquadre nas categorias b, c ou d e cuja unidade acoplada, tenha 6.000kg ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, ou seja enquadrada na categoria TRAILER; e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses; poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP(Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).
esses 500 kg que falas eu não entendi? onde está na legislação? eu cansei de ser parado pelo policia por ter "C" dirigindo trucado e sempre falavam "meu rapaz precisastes de D para conduzir esse caminhão, desse que tenho que apreender o caminhão e sua carteira! como falo direito e expressar-se bem é uma boa arma sem falar "seu pulicia" hehehe como vejo caminhoneiros falando ... era só mostrar o CTB atualizado e um papo sobre onde estudastes que caia na boa e velha frase do policial, "desculpa foi uma interpretação errada que nós fizemos !" e eu era liberado ... to cursando engenharia mecanica, não curso direito mais fico bravo quando policial que não interpreta direito a lei.
A interpretação que tenho é PRANCHA + GOLF < 6000 KG logo posso andar com minha C;
senão só E? To certo?
PS: não estou querendo criar polemica, se me expressei mal por favor desculpe pois na internet o que está sentindo geralmente é passado errado pelas letras frias do teclado.
Abraços
Edintruder
28/06/2008, 22:40
A carteira E é obrigatória se o peso bruto combinado exceder 6.000kg, independente do peso da carreta.
DieselPower
28/06/2008, 23:36
Me ensinaram isto quando fiz auto escola, e nunca mais esqueci, pois anda sempre com reboque, e se não me engano tem no manual da L-200, vou dar uma olhada, pode ser que tenha me enganado.
Edin, peso combinado seria a soma de tudo? Como se fosse um peso bruto total?
Caso a resposta seja positiva, seria o peso (tara) da camionete, mais o que ela pode carregar (líquido), mais o peso do reboque )tara), mais o que ele pode carregar (liquido).
Se for isso mesmo, a Ranger com uma carretinha para transportar carro chega nestes 6000 kg.
João Fellipe
28/06/2008, 23:55
eu acho que não chega nao dieselpower 6000 kg é muita coisa !!!
Ranger Okm diesel 4x4 CD e bla bla bla = 3020 kg
+ Golf batido = 1300 kg
PRANCHA = 600 kg
29/06/2008, 00:06
Pois é João Fellipe,
Mas caso sejam estas as contas corretas deve-se levar em conta quanto o reboque pode carregar, e não o que ele esta carregando realmente. Mas repito, caso estas contas estiverem corretas.
Amanhã vou dar uma olhada no manual da 200tona e ver oque esta escrito lá...
Para não correr o risco, numa dessas vale a pena ligar na Policia Rodoviária e perguntar...
Abraço.
Ps.: Você é advogado?
RABUGENTO
29/06/2008, 08:10
Só para botar lenha na fogueira.
Deveriam exigir carteira "E" para todos os proprietários de veículo que acham lindo colocar o equipamento para reboque até em Uno Mille.
Esses indivíduos não tomam o devido cuidado ao estacionar seus veículos em vagas apertadas, danificando assim o patrimônio do próximo.
João Fellipe
29/06/2008, 10:16
Pois é João Fellipe,
Mas caso sejam estas as contas corretas deve-se levar em conta quanto o reboque pode carregar, e não o que ele esta carregando realmente. Mas repito, caso estas contas estiverem corretas.
Amanhã vou dar uma olhada no manual da 200tona e ver oque esta escrito lá...
Para não correr o risco, numa dessas vale a pena ligar na Policia Rodoviária e perguntar...
Abraço.
Ps.: Você é advogado?
Fala Dieselpower blz? sou nada to no 7º periodo de engenharia mecanica aki na UFF de niteroi, eu só fico bravo é com uns caminhoneiros amigos meus que tem um medo de policia rodoviária parece que os caras vão matar eles, os caras ficam me enchendo o saco pq ando de C em trucado e a policia sempre tentou me prender porém vai prender pelo que? colocará na ocorrencia "sujeito dirigindo com categoria C caminhão trucado!!'' a lei é clara já vi vários caras do ES que carregam granito com C pois são "meio preguiçosos mentalmente" e antigamente pra renovar a C não precisava fazer psico-tecnico, pois os mesmos demoravam a passar nesse exame ... essa questão que levantou foi dos 500kg pode ter sido pelo legislação anterior pois até 98 o codigo de transito era diferente, depois desse ano mudou a porra toda inclusive a questão da C que antigamente só poderia dirigir caminhão (toco)!
Voltando ao reboque, estamos falando de reboque emplacado é só ver no documento agora se for sair com um reboque "xing-ling" ai ferrou-se!
Abraços
DieselPower
29/06/2008, 11:09
Valeu João,
Então pode ser devido a legislação antiga...
Perguntei se era advogado, porque a sua forma de escrever e se expressar é parecida com de advogados..
Abraço!
RABUGENTO
29/06/2008, 11:19
Não querendo defender este ou aquele, tenho reparado que, ultimamente, os engenheiros estão escrevendo melhor que advogados :)
Nos dias de hoje os engenheiros estão sendo chamados para trabalhar em bancos, jornais e editorias de revistas e publicidade.
Errei?
Anthoniusnikos
29/06/2008, 11:58
João Fellipe, foi feito uma rapa do policiais rodoviários corruptos (que era quase a maioria, alguns foram demitidos, exonerados, ou ainda estão presos) aquí nas BRs 101 e 116, no trecho SP-SC-RS, à uns 3 anos atrás. Agora só te seguram se tiver algo muito errado mesmo. Mas por porcariazinhas ou procurar pelo em ovo, sei que já não fazem mais.
Então peço ao CORRUPTORES: Não saiam para a estrada sem que os principais ítens estejam em ordem. E não ofereçam PROPINA, porque senão você será tão MISERÁVEL quanto o CORRUPTO.
Alexpioli. Se já está com o "burro amarrado na sombra" ou se tem uma profissão e é especialista em alguma área DO BEM!!!, venha morar por aquí que ainda é um pedaço do Paraíso.
Abraço
Anthoniusnikos
João Fellipe
29/06/2008, 14:02
Valeu João,
Então pode ser devido a legislação antiga...
Perguntei se era advogado, porque a sua forma de escrever e se expressar é parecida com de advogados..
Abraço!
Falo vários idiomas: Pionês (de piao), Advogês, português eu nao sei não, ameriquês(inglês de pobre), engenheres mecanico ( tensao limite de ruptura, modulo da elasticidade, engaste(união), entalhe(canal) tensão cisalhante (esse eu adoro, ver as paradas quebrando/rompendo é show) ) e to querendo aprender o administrês (bentmarkting nao sei se escreve assim, trade off e etc) mais esse é mais dificil e eu não entendo nada ...
Desculpe os advogados mais se me comprar denovo com ja tá ofendendo uhauahuahuahuahauh brincadeira pessoal!
duardobruno
29/06/2008, 16:17
Concordiu em generiu, numeriu e grauliu!!!! :palmas:Porra, se neguinho puxa jeep, por trocentos quilometros sem problema, pq não puxaria um carro em uma carretinha? :pensativo:Outra coisa, tá misturando a capacidade de carga da ranger na sua suspensão, com a capacidade de arrasto dela. Acho que vai estourar mesmo é com essa história de viajar com reduzida. Po, carro pequeno em carreta, to falando de metido a besta pq nunca puxei, mas na moral, uma vez uma F1000 cabine dupla do meu falecido pai quebrou na estrada, quem puxou foi uma caravan 6 cc, colocou numa carretinha e a cavaca veia puxou por 40 km, tranquilamente.:dance:
Inté!
Edintruder
29/06/2008, 23:13
A capacidade de arrasto seria um bloco de 1m³ com esse peso sem rodas, e a capacidade para deslocar esse bloco. Até aonde eu entendo é algo assim...
Eventualmente puxo uma carcaça de um Passat sem rodas por cerca de 200 metros (uso para treinamentos em curso de socorrista e extricação), e nem se sente o peso do carro (cerca de 600kg sem motor, caixa eixos e rodas).
Anthoniusnikos
29/06/2008, 23:33
Edin, 1m³ de concreto? Em asfalto ou gelo ?
Abs
alexpioli
30/06/2008, 10:51
Muito bom o debate pessoal.
João Fellipe, muito válido colocar o código aqui, mas acho que percebi uma lacuna no mesmo.
CATEGORIA "B"
Destinada a condutor de veículo motorizado cujo peso bruto total não ultrapasse a 3.500kg
CATEGORIA "C"
Destinada a condutor de veículo motorizado voltado ao transporte de carga, cujo peso bruto total ultrapasse a 3.500kg
CATEGORIA "D"
Destinada a condutor de veículo motorizado utilizado no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista, e que tenha a idade mínima 21 (vinte e um) anos, e ainda, esteja habilitado no mínimo a dois anos na categoria b, ou no mínimo há um ano na categoria c e não ter cometido nenhuma infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos 12 (doze) meses; poderá dirigir inflamáveis e cargas perigosas desde que tenha o curso MOPP (Curso de Movimentação de Produtos Perigosos).
CATEGORIA "E"
Destinada a condutor de veículo conjugado em que a unidade tratora se enquadre nas categorias b, c ou d e cuja unidade acoplada, tenha 6.000kg ou mais de peso bruto total,
Fazendo as contas daria:
Ranger vazia: 1900kg
carreta~: 600kg
Golf~: 1130kg
Total: 3630kg
Se o PBT ficar acima dos 3.500KG, não poderá ser a B.
Então seria a C, mas essa acho que não se tira mais, não é? Logo, teria que ser a D?
João Fellipe
30/06/2008, 11:27
Muito bom o debate pessoal.
João Fellipe, muito válido colocar o código aqui, mas acho que percebi uma lacuna no mesmo.
Fazendo as contas daria:
Ranger vazia: 1900kg
carreta~: 600kg
Golf~: 1130kg
Total: 3630kg
Se o PBT ficar acima dos 3.500KG, não poderá ser a B.
Então seria a C, mas essa acho que não se tira mais, não é? Logo, teria que ser a D?
Renovei a minha pra C a 3 meses queria D porém o tiozão aki tem 16 graus de miopia e dautonismo do verde e vermelho (queria ser oficial do Exército e essa bosta(da miopia) nao deixou :evil::evil::evil::evil: e acabei fazendo Engenharia Mecânica como civil mesmo :-(:-(:-(:-() e fui até a ultima instancia do detran sem pagar propina pra ninguem levou 6 meses pra renovar e a médica só deu C, eu vejo o verde e vermelho do sinal, mais o do papelzinho da medica via tudo verde (triste), a vontade é tanta de tirar D e E pois gosto de coisa bruta um REO 6x6 e ai como fica ??? Vou de C mesmo! a C o pessoal nao tira que é mais vantagem tirar a D pois da pra dirigir busão, agora C só tira quem tem problema como eu (triste) ou tem B a 1 ano e a D precisa de 2 anos de B, ai pra nao esperar 2 anos tira a C e vai dirigir caminhão o estranho é que a minha C tá como "Exerce atividade remunareda"??? Mais pelo menos posso dirigir caminhão sou até doador de córnea, pro cara que é cego ter 16º de miopia é um lucro danado fico chateado mais não reclamo não, foi Deus que quiz ele sabe o q faz!!!
Edintruder
30/06/2008, 11:29
Alex! É isso aí mesmo. Dei uma olhada no CTB e quando abri vi que já tinhas postado. Pode ser a categoria C ou D. Pode tirar a C sem problemas, porém pelo valor é mais fácil fazer logo a D.
DieselPower
30/06/2008, 12:07
É alex, só tem um errinho aí no teu calculo. PBT é a soma das taras (peso da Ranger e do reboque vazios) mais o que eles tem capacidade de carregar (não importa o quanto esta carregando e sim o que tem capacidade de carregar).
Abraço.
alexpioli
30/06/2008, 13:02
É alex, só tem um errinho aí no teu calculo. PBT é a soma das taras (peso da Ranger e do reboque vazios) mais o que eles tem capacidade de carregar (não importa o quanto esta carregando e sim o que tem capacidade de carregar).
Abraço.
Valeu Edin.
DieselPwr
Então mesmo que o Peso Bruto Total não esteja ultrapassando o valor máximo permitido para habilitação B, ainda assim está não valerá, devido à capacidade que o veículo + carreta possui de carregar. É isso?
RABUGENTO
30/06/2008, 13:51
Melhor voce colocar esse carro em uma cegonha que esteja voltando para os lados do Rio.
Usei esta transportadora por duas vezes entre Campinas-SP e Salvador-RJ.
Não sei se eles atendem SC também. Verifiquei no site que diz que opera em Florianópolis-SC
Não tive problema com eles e o custo do frete foi bem menor que outras me pediram.
Pelas duas vezes que utilizei, entregaram o veículo a domicílio em uma plataforma.
Atendem pelo Skype.
http://www.transcartransportes.com.br/
alexpioli
30/06/2008, 14:50
Valeu Rabugento.
Já até passei o link pra ele, que agradeceu, pois estava fuçando sobre isso agora mesmo.
Uma vez ele trouxe um carro de lá nesse sistema, mas agora não ta dando sorte. Mas é bom mesmo que ele consiga, pq o bichinho :twisted: tá aqui no meu ouvido: vai vai vai. rsrs
dudas_308w
30/06/2008, 19:07
Rogerrm,
Acho melhor você parar de tentar se explicar e dar uma estudadinha.
Os 2 diferencias são exatamente iguais, a velocidade que os cardãs giram´é controlado pela CT, ou seja, o diferenial traseiro vai girar exatamente na mesma velocidade que o dianteiro!
E como o Thelmo falou, se ele tirar o cardã dianteiro ele pode usar 4x2 reduzida sim!
.
Corrigindo um conceito perigoso....
Thelmo e Diesel,
apesar de ser possivel desconectar o cardã dianteiro e usar a reduzida somente no 4x2, desaconselho veementemente essa pratica :discordo:.
Ocorre que ao usar a reduzida, a força do motor é duplicada e se nao houver 4 rodas para despejar essa potencia, toda essa força irá sobrecarregar o unico eixo trabalhando. É claro que vcs vao falar "mas e no uso normal quando as rodas patinam?" e a resposta será "patinam momentaneamente, mas o carro é dimensionado para usar reduzida somente em 4x4".
O willis, que tem no chao 3 alavancas, só permite a entrada da reduzida no momento que se coloca a 4x4. E a explicaçao do manual, é a acima.
Ipsis-literis.
Entao, resistam a tentaçao de desconectar a traçao dianteira e usar reduzidas.
sds
Walter L. L. Casitta
30/06/2008, 19:19
Corrigindo um conceito perigoso....
Thelmo e Diesel,
apesar de ser possivel desconectar o cardã dianteiro e usar a reduzida somente no 4x2, desaconselho veementemente essa pratica :discordo:.
Ocorre que ao usar a reduzida, a força do motor é duplicada e se nao houver 4 rodas para despejar essa potencia, toda essa força irá sobrecarregar o unico eixo trabalhando. É claro que vcs vao falar "mas e no uso normal quando as rodas patinam?" e a resposta será "patinam momentaneamente, mas o carro é dimensionado para usar reduzida somente em 4x4".
O willis, que tem no chao 3 alavancas, só permite a entrada da reduzida no momento que se coloca a 4x4. E a explicaçao do manual, é a acima.
Ipsis-literis.
Entao, resistam a tentaçao de desconectar a traçao dianteira e usar reduzidas.
É verdade, mas acho pior ter que usar a reduzida em 4x4 no piso firme ou ficar queimando a embreagem. Tirar o cardan acho o fim da picada mas se fosse possível desligando a RL eu não pensava duas vezes e já até fiz isso muito. Usando com bom senso não deve dar problema...
João Fellipe
30/06/2008, 20:48
Esses dias tinha um palhaço dizendo que o 2.5 era isso que era akilo e bla bla blá o idiota tava numa ranger sport (essa porra nova que é 4x2 e a gasolina com motor duratec ) como todo homem q gosta de queda de braço, cabo de guerra ... o bonitao da ranger sport falou: vamos amarrar as duas rangers de ré uma pra outra e puxar pra ver qual ranger que aguenta levar a do outro já que o sou 2.5 é motor diesel de plástico ? daí respondi : blz!!! amarra essa merda 4x2 ai pra ver se vai me puxar!!!
O mané amarrou ligamos o carro e o zequinha disse vai, o piso era asfalto recem feito logo eu nao pude ligar a 4x4hi nem sou doido de ligar a reduzida, resumo da ópera 50 metros depois ta o cara gritando " pára, pára, pára vai estragar minha ranger nova (adorei ouvir isso ) a sua puxa mesmo ja sei ...
Edintruder
01/07/2008, 13:05
Em linha reta deverias ter colocado 4x4low só para esculhambar de uma vez só!!! Ahahahah!
Anthoniusnikos
01/07/2008, 14:30
Tratoreta é tratoreta, e sempre será a Tratoretta !!!
João, quero ver a briga que dá uma 2.5 e uma 2.8, nessas mesmas condições.
Abs
RABUGENTO
01/07/2008, 14:36
Não vou falar da 3.0, né!?
Anthoniusnikos
01/07/2008, 15:38
Rabugento, deixei a 3.0 de fora, por ser a mais moderna e ter a obrigação de ter mais força que as duas mais velhinhas. Mas, ainda assim, acho que o cabo quebraria com a 2.8.
Abs
soneca_zzz
01/07/2008, 17:14
Esses dias tinha um palhaço dizendo que o 2.5 era isso que era akilo e bla bla blá o idiota tava numa ranger sport (essa porra nova que é 4x2 e a gasolina com motor duratec ) como todo homem q gosta de queda de braço, cabo de guerra ... o bonitao da ranger sport falou: vamos amarrar as duas rangers de ré uma pra outra e puxar pra ver qual ranger que aguenta levar a do outro já que o sou 2.5 é motor diesel de plástico ? daí respondi : blz!!! amarra essa merda 4x2 ai pra ver se vai me puxar!!!
O mané amarrou ligamos o carro e o zequinha disse vai, o piso era asfalto recem feito logo eu nao pude ligar a 4x4hi nem sou doido de ligar a reduzida, resumo da ópera 50 metros depois ta o cara gritando " pára, pára, pára vai estragar minha ranger nova (adorei ouvir isso ) a sua puxa mesmo ja sei ...
Falcão brigador de queda de braço detected! :lol: hehehe
Perguntinha de principiante: qual o problema de ligar o 4x4HI ou 4x4LO no asfalto? Ainda mais em uma brincadeira dessas?
PS.: Alguém alguma vez roubou sua vaga no estacionamento? Aquela que vc está esperando o carro sair para entrar e vem um espertão na contra-mão e entra na sua frente? Então, aconteceu uma vez comigo... o meu sonho é pegar um 4x4, esperar o cara sumir, amarrar o cabo no carro dele e arrastar até onde achar legal! hehehe E, obviamente, não deixaria minha viatura naquele lugar! hehehe :twisted:
RABUGENTO
01/07/2008, 17:21
haha, é uma ideia :)
Aconteceu isso comigo em Recife-PE
Eu dando marcha a ré o cara entrando na vaga.
Pena que eu estava com carro de locadora...
dudas_308w
01/07/2008, 18:54
Alguém alguma vez roubou sua vaga no estacionamento? Aquela que vc está esperando o carro sair para entrar e vem um espertão na contra-mão e entra na sua frente? Então, aconteceu uma vez comigo... o meu sonho é pegar um 4x4, esperar o cara sumir, amarrar o cabo no carro dele e arrastar até onde achar legal! hehehe E, obviamente, não deixaria minha viatura naquele lugar! hehehe :twisted:
tenho minhas duvidas sobre se a Ranger aguentaria rebocar um carro freiado e engrenado....
murilloaquino
01/07/2008, 19:10
a ranger puxa sim com a primeira reduzida...
Anthoniusnikos
01/07/2008, 19:28
Viu Soneca.
Nessa situação vale o 4x4 LOW... Pode não puxar, mas você já deve se contentar em arrancar o para-choques ou eixo. Depende de onde amarrar.
Empiricamente, como a Ranger é mais alta, se você amarrar no eixo (frente ou tras.) com cabo curto, pelo engate de reboque, ao arrancar a viatura vai haver uma divisão das forças em horizontal (x) e vertical (y). A componente vertical da força (y) vai levantar um pouco o carrinho, e daí pucha sim !!! Se tiver bem brecado ou engrenado, vem queimando borracha. Se for outra Ranger, quebra o cabo.
Abs
Edintruder
01/07/2008, 23:31
Pode meter força sem medo!!!
Arrasta até F1000 freiada! pode usar o 4x4 em asfalto seco, porém evita fazer curva.
Carro freiado até em 4x2 a Ranger arrasta.
Anthoniusnikos
01/07/2008, 23:48
Desculpem, cliquei em CITAÇÃO e já era !
Viu Soneca.
Nessa situação vale o 4x4 LOW... Pode não puxar, mas você já deve se contentar em arrancar o para-choques ou eixo. Depende de onde amarrar.
Empiricamente, como a Ranger é mais alta, se você amarrar no eixo (frente ou tras.) com cabo curto, pelo engate de reboque, ao arrancar a viatura vai haver uma divisão das forças em horizontal (x) e vertical (y). A componente vertical da força (y) vai levantar um pouco o carrinho, e daí puxa sim !!! Se tiver bem brecado ou engrenado, vem queimando borracha. Se for outra Ranger, quebra o cabo.
Abs
RABUGENTO
02/07/2008, 06:31
Pode meter força sem medo!!!
Arrasta até F1000 freiada! pode usar o 4x4 em asfalto seco, porém evita fazer curva.
Carro freiado até em 4x2 a Ranger arrasta.
Quem duvidar que se apresente para ser arrastado :)
soneca_zzz
02/07/2008, 10:16
Pqp, deve ser perseguição isso! Foi só comentar isso de arrancar um carro de uma vaga e hoje, quando estou procurando vaga perto do trabalho, me deparo com um gol bolinha parado bem em uma das saídas do "estacionamento" (entenda-se: rua paralela onde o povo pára). Eu querendo sair, um moça querendo entrar do outro lado... só um celta da Telefônica conseguiu passar por cima da guia e quase deixou o pára-choque na hora de descer...
É f*&@, viu, nego não tem respeito com o próximo! AINDA BEM (ou não... hehehe) que não comprei uma Ranger... por enquanto...
Mas pode deixar que qdo comprar, farei o teste de arrastar os carros! Posso começar com o meu mesmo, o Escort véio de guerra pesa mais de 1200kg. Se arrastar isso com o freio puxado, imagine um gol que pesa 900kg... hehehe
Edintruder, não entendi, pq evitar de fazer curva? Tipo, andando num dia de chuva, não poderia usar o 4x4HI como se fosse um veículo 4x4 integral?
Anthoniusnikos
02/07/2008, 10:45
Soneca, antes de comprar uma Ranger, mude-se para uma cidade menor onde não existe essa disputa, ridícula e mal educada, por uma vaga. Saí de SP por todos os problemas de cidade grande semelhantes a este. Agora estou em uma cidade pequena (50% terra+50% mar), sem stress... Só nos dois meses de temporada... Aí nem tiro a viatura da garagem; só se for para pegar estrada.
Respondendo como ASPONE do Edin: 1 - Com o asfalto molhado (em baixo de chuva) pode o 4x4 (high ou low). 2 - É que nas curvas as rodas dianteiras agarram mais, principalmente no asfalto seco, e força muito as engrenagens.
É isso aí Edin ???
Abs
Edintruder
02/07/2008, 11:36
Sim! A transmissão força muito em piso com boa aderência. Boa aderência entende-se por concreto, asfalto, unistein, picape com peso em piso firme, isso tudo vale para piso seco ou molhado e baixa velocidade. Em alta velocidade (mesmo estrada com curvas) ou linha reta pode usar o 4x4 em qualquer piso.
soneca_zzz
02/07/2008, 12:38
Pera lá! Deixa eu ver se entendi...
Não posso utilizar o 4x4HI ou LO em piso de grande aderencia/firme carregada ou não e em baixa velocidade...
Agora, em altas velocidades posso utilizar o 4x4HI, independente do tipo de piso?
Entendi certo? E o que seria, em números, velocidade baixa ou alta nesse caso?
Anthoniusnikos, agora que vi o edit da sua mensagem e me surgiu mais algumas dúvidas... pq nas curvas as rodas dianteiras agarram mais que as traseiras? É pelo fato da caçamba estar vazia?
João Fellipe
02/07/2008, 18:24
Tratoreta é tratoreta, e sempre será a Tratoretta !!!
João, quero ver a briga que dá uma 2.5 e uma 2.8, nessas mesmas condições.
Abs
Respeito os militares e me amarro em hierarquia !!!
General ---->>>> Ranger 3.0
Coronel ---->>>> Ranger 2.8
Major ---->>>> Ranger 2.5 :parede::parede::parede:
uhauhauh fazer o q neh? é a vida?
PS: Ecomizando pra comprar uma 2.8 hehehehehehe, parei de ir no McDonalds, Habbibs, Bobs, parei de levar até mulher pra jantar acho que agora vai!!!
dudas_308w
02/07/2008, 18:39
Respeito os militares e me amarro em hierarquia !!!
General ---->>>> Ranger 3.0
Coronel ---->>>> Ranger 2.8
Major ---->>>> Ranger 2.5 :parede::parede::parede:
uhauhauh fazer o q neh? é a vida?
corrigindo...
General (de Brigada)
Coronel
Tenente-coronel
Major
RABUGENTO
02/07/2008, 19:52
Pera lá! Deixa eu ver se entendi...
Não posso utilizar o 4x4HI ou LO em piso de grande aderencia/firme carregada ou não e em baixa velocidade...
Agora, em altas velocidades posso utilizar o 4x4HI, independente do tipo de piso?
Entendi certo? E o que seria, em números, velocidade baixa ou alta nesse caso?
Anthoniusnikos, agora que vi o edit da sua mensagem e me surgiu mais algumas dúvidas... pq nas curvas as rodas dianteiras agarram mais que as traseiras? É pelo fato da caçamba estar vazia?
O 4x4 Low deve ser usado só em real necessidade.
O 4x4 Hi já usei em rodovias quando chovia forte e deu maior segurança ao veículo.
Anthoniusnikos
02/07/2008, 20:36
Uma coisa é tração nas rodas fixas traseiras, e outra coisa é tração nas rodas móveis dianteiras. Imagina que ao virar as rodas tracionadas elas vão mordento o piso e tendem a "frear" a viatura. Daí a recomendação de se dirigir em linha retas quando em piso mole, para não derrapar de frente.
Sonecca, com o conhecimento já adquirido, tá na hora de comprar a sua Ranger diesel!
Abs
DieselPower
02/07/2008, 21:07
O motivo de não poder andar com a 4x4 em piso seco e com aderência, é a falta de um diferêncial central. Se pesquisar aqui no fórum, tem muitos tópicos explicando.
Pois cada uma das 4 rodas em uma curva irá girar em velocidades diferentes, e não possui diferencial central para compensar. A diferença entre a roda interna e externa a curva é compensada pelos diferenciais (nos eixos), o problema é a relação da dianteira com a traseira.
É por este motivo que se estiver com a 4x4 engatada e virar toda a direção para um lado e tentar arrancar, ela "estrala" e tende a apresentar dificuldade em sair da imobilidade.
Abraço.
Edintruder
02/07/2008, 23:05
A partir de 60km/h com a picape leve, a aderência com o solo diminui muito, entãopode usar o 4x4 a vontade a partir dessa velocidade em qualquer piso. Se tiver carregada (acima de 500kg) considera uns 80 km/h.
soneca_zzz
03/07/2008, 09:40
Eu imaginava o 4x4 da Ranger como um 4x4 de um Subaru, ou qualquer outro veículo que tenha 4x4 integral, por isso que fiz praticamente a mesma pergunta. Mecânica é muito bom, curto pra kct! Queria até fazer um curso mais direcionado, mas fico na dúvida entre fazer um curso de mecânica ou de sushiman! :mrgreen:
Legal, estou aprendendo pra kct aqui, tanta coisa que eu não sabia e tantas outras a aprender ainda!
Anthoniusnikos, esqueci de falar uma coisa... na verdade não moro mais em SP, moro em Embu (das Artes), mas fico mais tempo em SP e em Campinas do que em casa! :roll:
Valeu pela ajuda, gente! Vou até "uppar" o tópico que criei sobre a Ranger para perguntar mais algumas coisas por lá...
Cadü Smith
18/07/2008, 03:13
O motivo de não poder andar com a 4x4 em piso seco e com aderência, é a falta de um diferêncial central. Se pesquisar aqui no fórum, tem muitos tópicos explicando.
Pois cada uma das 4 rodas em uma curva irá girar em velocidades diferentes, e não possui diferencial central para compensar. A diferença entre a roda interna e externa a curva é compensada pelos diferenciais (nos eixos), o problema é a relação da dianteira com a traseira.
É por este motivo que se estiver com a 4x4 engatada e virar toda a direção para um lado e tentar arrancar, ela "estrala" e tende a apresentar dificuldade em sair da imobilidade.
Abraço.
então, eis q surge a minha dúvida.. essa compensação não seria possível se os dois diferenciais possuíssem a mesma relação ? ou eles possuem e eu to falando abobrinha ? Além da Ranger recém adquirida pela mama, tenho um niva, tração 4x4 integral.. e sei q os dif. D e T têm a mesma relação, uma vez li em revista q o diferencial da Rural parece tem essa diferença entre os diferenciais.. é possível? me elucide com sua sapiência automecânica eletromotriz, por obséquio... (essa doeu kkk)
2ª questão, não entendo muito do carro, pq é novo pra mim. é uma 2.5 tdi, 00/00. Mas ando lendo dia após dia o fórum aqui e aprendendo e aprimorando meus conhecimentos. existe um tal d um fio marrom q sai do chicote da tomada do motor elétrico q faz a tração e a redução funcionar. tem um companheiro nosso de Ranger q comprou a sua e esse fio tava solto, e li q dessa forma a tração dianteira não funcionaria (não sei se isso é verdade, alguém comprova?) . penso eu: não seria possível, se fosse o caso da informação verdadeira, de colocar um tipo de chave on/off pra esse fio, podendo utilizar a reduzida, independente da tração dianteira, podendo subir e descer a serra do capeta, tranquilo, puxando um trailler d 3 tonelada mole mole...
3ª questão ( pra um mirim acho q ja to abusando.. hehehe) olhando no documento da "Regina", batizada em homenagem à minha tia, tá lá : IMP/FORD RANGER 13D .. pô, 13D ? q diabos é isso? é código/nomenclatura do fabricante, como nos toyota bandeirante ? .. a minha veio com todos os acessórios, menos air-bag, q não sei se vem nas diesel, grade frontal cromada e todas frescurinhas, santo antonio, estribos.. o dono anterior fez todas as revisões certinhas até os 88mil KM, compramos c/ 96mil e uns quebrados, c/ os 3 manuais (do veículo, do condutor e de manutenção), chaves d reserva, a capota da caçamba é original da ford, impecável ainda... aprece q ta bem boazinha, não esquentou até agora, fumaça pouquíssima e escura, nenhum sinal d problemas, certo ? tb não exigimos nada do carro, até agora uma viagem de 220 km, pra trazer o carro e trechos urbanos, o consumo é algo q me faz sorrir d orelha à orelha, 220km com 15L de petróleo.. uhuuuw !!! Já o meu niva ... Bom, e o 13D?
abç ae, pessoal
duardobruno
18/07/2008, 08:43
Opa, peraí Cadu Smith!! 220 km com 15 litros? Isso dá 14.66 km/L !!!! Rapaz, deve ter usado um pouquinho do Diesel do Tanque não? A minha é igual a sua, quando ando na moral, como uma velhinha virgem, ela faz QUASE 12 KM/L. Isso na estrada e ar condicionado desligado.
Mas vamos a minha pergunta que o tópico aqui é outro. Galera, me respondam aí: no parachoque da ranger, tem um buraco pra encaixar o engate do reboque. O pessoal aqui está discutindo quanto ao "poder de arrasto" da ranger, pergunto se eu comprar o pino do engate e colocar lá no buraco do parachoque da ranger pra puxar, por exemplo, um reboque com 2 cavalos (animais) em cima, se a ranger aguentaria tranquila. Na verdade, pergunto se o Parachoque aguentaria. Pq não vejo muita gente puxando com o engate, digamos original, sempre vejo aqueles instalados, q pegam no chassis do carro, nunca vi no parachoque. Pergunto tb se não terei problema com a polícia, ou se tampa a placa do carro.
Abco galera!!!
Opa, peraí Cadu Smith!! 220 km com 15 litros? Isso dá 14.66 km/L !!!! Rapaz, deve ter usado um pouquinho do Diesel do Tanque não? A minha é igual a sua, quando ando na moral, como uma velhinha virgem, ela faz QUASE 12 KM/L. Isso na estrada e ar condicionado desligado.
Mas vamos a minha pergunta que o tópico aqui é outro. Galera, me respondam aí: no parachoque da ranger, tem um buraco pra encaixar o engate do reboque. O pessoal aqui está discutindo quanto ao "poder de arrasto" da ranger, pergunto se eu comprar o pino do engate e colocar lá no buraco do parachoque da ranger pra puxar, por exemplo, um reboque com 2 cavalos (animais) em cima, se a ranger aguentaria tranquila. Na verdade, pergunto se o Parachoque aguentaria. Pq não vejo muita gente puxando com o engate, digamos original, sempre vejo aqueles instalados, q pegam no chassis do carro, nunca vi no parachoque. Pergunto tb se não terei problema com a polícia, ou se tampa a placa do carro.
Abco galera!!!
reboco compressores de ar beeem pesados (+-1500kg) usando aquele furo que tem no parachoque o problema e a altura, os compressores tem pneu aro 16 e mesmo assim fica meio ''empinado'' vc tem que ver se o seu reboque ''alcanca'' o parachoque senao tera de colocar aqueles reboques que vao no chassi, eu particlarmente nao gosto.
quanto a policia, mesmo usando aqueles puxadores mais baixos tbm tapa a placa, dai o que conta e a placa do reboque...
alexpioli
18/07/2008, 13:33
Abco galera!!!
Eu uso o reboque do para-choque direto. Eu levo uma carretinha com três motos 125cc em cima. Nunca parei pra calcular o peso total.
No estribo do para-choque tem algo escrito em torno de 900kg de arrasto e acho que 90kg de peso vertical. Vou dar uma conferida depois.
Sobre multas, pode dar sim, se vc rodar sem estar rebocando, mas com o pino preso lá. Pois tampa a placa mesmo, inclusive aqui no RJ nem passa na vistoria, tem que tirar.
duardobruno
18/07/2008, 14:59
Valeu galera! Então vou usar o do parachoque mesmo. Mas quanto será que custa o pino do engate...
Cadü Smith
18/07/2008, 15:19
Abco galera!!!
bom, a viatura ta em ótimo estado, motor e agregados todos revisados e regulados de fábrica, pneus originais.. meu pai não passa de 110 na estrada, em ótimo estado tb, sem trânsito algum... mas acho q pode ter sido uns 16.5 , 17L no máximo.. é mto econômica sim, duardobruno... heheh
soneca_zzz
18/07/2008, 15:22
então, eis q surge a minha dúvida.. essa compensação não seria possível se os dois diferenciais possuíssem a mesma relação ? ou eles possuem e eu to falando abobrinha ? Além da Ranger recém adquirida pela mama, tenho um niva, tração 4x4 integral.. e sei q os dif. D e T têm a mesma relação, uma vez li em revista q o diferencial da Rural parece tem essa diferença entre os diferenciais.. é possível? me elucide com sua sapiência automecânica eletromotriz, por obséquio... (essa doeu kkk)
2ª questão, não entendo muito do carro, pq é novo pra mim. é uma 2.5 tdi, 00/00. Mas ando lendo dia após dia o fórum aqui e aprendendo e aprimorando meus conhecimentos. existe um tal d um fio marrom q sai do chicote da tomada do motor elétrico q faz a tração e a redução funcionar. tem um companheiro nosso de Ranger q comprou a sua e esse fio tava solto, e li q dessa forma a tração dianteira não funcionaria (não sei se isso é verdade, alguém comprova?) . penso eu: não seria possível, se fosse o caso da informação verdadeira, de colocar um tipo de chave on/off pra esse fio, podendo utilizar a reduzida, independente da tração dianteira, podendo subir e descer a serra do capeta, tranquilo, puxando um trailler d 3 tonelada mole mole...
3ª questão ( pra um mirim acho q ja to abusando.. hehehe) olhando no documento da "Regina", batizada em homenagem à minha tia, tá lá : IMP/FORD RANGER 13D .. pô, 13D ? q diabos é isso? é código/nomenclatura do fabricante, como nos toyota bandeirante ? .. a minha veio com todos os acessórios, menos air-bag, q não sei se vem nas diesel, grade frontal cromada e todas frescurinhas, santo antonio, estribos.. o dono anterior fez todas as revisões certinhas até os 88mil KM, compramos c/ 96mil e uns quebrados, c/ os 3 manuais (do veículo, do condutor e de manutenção), chaves d reserva, a capota da caçamba é original da ford, impecável ainda... aprece q ta bem boazinha, não esquentou até agora, fumaça pouquíssima e escura, nenhum sinal d problemas, certo ? tb não exigimos nada do carro, até agora uma viagem de 220 km, pra trazer o carro e trechos urbanos, o consumo é algo q me faz sorrir d orelha à orelha, 220km com 15L de petróleo.. uhuuuw !!! Já o meu niva ... Bom, e o 13D?
abç ae, pessoal
Cadu, não sei se chegou a ver, mas esse tópico pode te ajudar um pouco sobre o "fiozinho marrom":
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43304
Pelos comentários, esse fio parece ser um "terra", ou algo do tipo. Posso estar falando besteira, não sei...
Cadü Smith
18/07/2008, 15:30
Valeu ae, soneca zzz !!! é meio complicado fuçar no arquivo do fórum, tem muita coisa misturada.. acho q deveria ter subcategorias, por marcas pelo menos
tipo..
picapes 4x4 > ford, chevrolet, nissan, toyota, etc etc
abç, povo
soneca_zzz
18/07/2008, 15:35
Normal, tem muita coisa por aqui... o problema é que a ferramenta de busca é um pouco é "gulosa" e só aceita palavras com 3 ou mais letras, algo assim. Exemplo, tentei procurar por "CT" e "RL" e não consigo... hehehe
Mas tem um esquema de utilizar o google no fórum, está na assinatura de alguém aqui, outro dia testei e aprovei!
Walter L. L. Casitta
18/07/2008, 17:14
Normal, tem muita coisa por aqui... o problema é que a ferramenta de busca é um pouco é "gulosa" e só aceita palavras com 3 ou mais letras, algo assim. Exemplo, tentei procurar por "CT" e "RL" e não consigo... hehehe
Mas tem um esquema de utilizar o google no fórum, está na assinatura de alguém aqui, outro dia testei e aprovei!
É só usar o Google que você encontra tudo no forum. Agora usando CT e RL vai encontrar um zilhão de respostas...
Edintruder
18/07/2008, 18:01
Falando em engate para reboques, nessa semana fiz um para puxar uma carreta ne 2 eixo nesse final de semana, porém fiz forte o suficiente para rebocar um caminhão truck no cambão! Depois posto as fotos. Porém tive que tirar o estepe para instalar o suporte, na terça feira eu retiro ele pois com certeza está em desacordo com a legislação e serei multado, fora isso tive que fabricá-lo de forma que ficasse com a bolota na mesma altura de um engate para carros, então o ângulo de saída ficou terrível, quase como de uma S-10...
soneca_zzz
18/07/2008, 20:29
Walter, o esquema de pesquisa pelo google aqui no fórum é show! Logo que entrei aqui fiquei que nem louco caçando o que significava CT e RL! Acabei descobrindo por associação de tanto ler! :oops:
Edintruder, vc já pensou em comprar um caminhão ou trator? Nunca vi ninguém mais empolgado em arrastar ou rebocar coisas! :mrgreen: hehehe
Quanto ao engate no pára-choque, acho que na S10 que tinha aqui tb tinha, mas tinha aquele outro preso no chassi (que parecia bem forte, por sinal). Realmente não lembro se tinha furo no pára-choque dela pro engate, mas depois que a minha namorada falou que, com um VW Polo, em uma batidinha de nada atrás de uma S10 arregaçou o pára-choque dela, nunca confiaria em um engate ali. Claaaro que na Ranger pode e deve ser bem mais forte, pelo que estão dizendo aqui.
Dudu83, pq vc não gosta do engate no chassi? Algum fator técnico? O que tinha aqui na S10 parecia bem robusto, devia aguentar mais peso do que ela poderia puxar.
DieselPower
19/07/2008, 13:36
Quanto ao engate no pára-choque, acho que na S10 que tinha aqui tb tinha, mas tinha aquele outro preso no chassi (que parecia bem forte, por sinal). Realmente não lembro se tinha furo no pára-choque dela pro engate, mas depois que a minha namorada falou que, com um VW Polo, em uma batidinha de nada atrás de uma S10 arregaçou o pára-choque dela, nunca confiaria em um engate ali. Claaaro que na Ranger pode e deve ser bem mais forte, pelo que estão dizendo aqui.
Eu já possui uma S10 1999 (que vergonha!), e em uma viajem a Curitiba uma mulher bateu na traseira dela em um sinal com um Audi A3, desci do carro pensando que ia ver a frente do Audi arregaçada...
Engano meu... A traseira da S-10 estava arregaçada e a frente do Audi apenas quebrou o parachoque...
Falando nisso, já viram que atrás do parachoque do Audi tem uns "tarugo" de aço?
Eu não arriscaria rebocar nada com a "bolota" no parachoque...
Abraço.
Ps.: Estou meio sumido do fórum, só retornarei a frenquência normal no dia 28/07/2008. Motivo: Viagem.
ReidasCamisas
29/07/2008, 23:50
Vai lá com sua ranger , pega um truck querendo complemento de carga, o cara leva baratinho prá ti, é melhor que arriscar ter um preju na sua viatura. Já reboquei cavalo mecânico EDC e 1935, mas a pequenas distâncias, claro que a máquina aguenta, mas pegar estrada é bem diferente, sem contar que se pegar um patrulheiro rodoviário caxias pode empomba.
Sucesso na sua empreitada companheiro.
duardobruno
23/02/2011, 13:18
Este fds um amigo, que possui uma Ranger 2010, puxou a carretinha onde carregamos 2 cavalos mangalarga. Como todos sabem, o engate da Ranger é direto no parachoque. O resultado foi o parachoque totalmente empenado. Fiquei impressionado! A peça empenou toda. Contudo o mais impressionante é que isso aconteceu com a mesma carreta, os mesmos cavalos e o mesmo trajeto com que tenho costume de fazer com a minha ranjolinha 10 anos mais velha. Eu também uso o engate no parachoque e sempre puxei essa carreta e até em lugares mais muito mais acidentados. E olha que ele nem andou em lugar difícil. Será que a nova Ranger não aguenta o batidão tanto quanto as mais antigas???? Abco.
RoadRunner
23/02/2011, 13:28
Quando lançaram a "nova ranger', espalharam aos quatro ventos que um dos trunfos do novo "projeto" era ter o mesmo peso (ou pouca coisa mais leve) que a ranger anterior. A quatro patas usou isso como carta na manga durante as reportagens.
Como ela cresceu aos olhos, provavelmente teve que emagrecer em algum lugar, preferencialmente onde os olhos do cliente comum nao visse.
NGDaniel
23/02/2011, 13:41
Este fds um amigo, que possui uma Ranger 2010, puxou a carretinha onde carregamos 2 cavalos mangalarga. Como todos sabem, o engate da Ranger é direto no parachoque. O resultado foi o parachoque totalmente empenado. Fiquei impressionado! A peça empenou toda. Contudo o mais impressionante é que isso aconteceu com a mesma carreta, os mesmos cavalos e o mesmo trajeto com que tenho costume de fazer com a minha ranjolinha 10 anos mais velha. Eu também uso o engate no parachoque e sempre puxei essa carreta e até em lugares mais muito mais acidentados. E olha que ele nem andou em lugar difícil. Será que a nova Ranger não aguenta o batidão tanto quanto as mais antigas???? Abco.
Trem que presta é trem veio..
da um tapinha na porta da ranger, na lata mesmo e depois da o mesmo tapa, com a mesma força na porta da Hilux...
mas infelizmente, como ja disse aqui em outros carnavais..
is evolution baby.. :odedo:
Provavelmente, da sua 2000 pra essa 2010, cortaram alguns milimetros de lata no parachoque e isso o deixou mais fraco..
abs,
RGamaJr_4x4
23/02/2011, 13:45
Também costumo puxar carreta com animais, mas não engato direto no para-choque da Ranger. Comprei um daqueles engates que pega por baixo por 3 motivos:
- o engate fica mais baixo
- protege de batidas
- e porque no para-choque a bola do engate encobre a placa, daí os "homi" aproveitam pra azucrinar, como já fizeram comigo.
Mas vou procurar saber de quem tem a Ranger nova, caso engate no para-choque, se ocorreu isso tb.
eu reboco compresores de quase 2 toneladas e nunca tive problema, so que o meu é aquele de ferro, se for o cromado ele é mais fragil,tenho quase certeza que os parachoques continuam sendo os mesmos....
duardobruno
23/02/2011, 14:22
eu reboco compresores de quase 2 toneladas e nunca tive problema, so que o meu é aquele de ferro, se for o cromado ele é mais fragil,tenho quase certeza que os parachoques continuam sendo os mesmos....
São não!!! Dá pra notar, depois do que aconteceu, se reparar bem, o da nova ranger é bem mais fino.
Edintruder
23/02/2011, 20:11
Rodei 1650km com esse reboque aí atulhado de bagagem, sem contar que puxei muito carro pelo párachoque e nunca nem sequer mostrou fraqueza.
Realmente as Rangers mais novas costumam vir com menos itens a cada ano.
TylerNTL
23/02/2011, 20:20
Isso é fato, antes da atual tive uma V6 1998 e o acabamento interno era muuuuito melhor.
Só um comentário sobre pára-choque:
Já prestaram atenção no pára-choque traseiro da Amarok? Aquilo não aquenta uma tiladinha em nada que já vai direto amassando a lataria. Os pára-choques de toda concorrência tem uma distânciazinha razoável até chegar na lataria.
carmopadua
23/02/2011, 20:47
com certeza as nossas antigas tinham uma melhor qualidade ,nao sei se procede mais acho esse cambio da v6 melhor e mais resistente que da 3.0 . Mais nao é só na ranger todos os carros principalmente aqui no brasil estao vindo com acabamento e peças de pior qualidade para as montadoras cada dia ganharem mais !
ei duardo!!!
aproveitando......se o seu amigo quiser comprar o meu engate q usava na ranger eu vendo!!
é o da keko. super reforçado e com fiação, é o melhor q tem!!! um novo custa 800reais! vendo barato se ele quiser pois está aqui em casa servindo de decoração kkkkk!
carmopadua
24/02/2011, 12:16
Eu tbem estou querendo um engate desses ... depois manda seu email .
duardobruno
24/02/2011, 12:34
ei duardo!!!
aproveitando......se o seu amigo quiser comprar o meu engate q usava na ranger eu vendo!!
é o da keko. super reforçado e com fiação, é o melhor q tem!!! um novo custa 800reais! vendo barato se ele quiser pois está aqui em casa servindo de decoração kkkkk!
Ow brother! Ele já comprou. Comprou na segunda-feira!!!
rodrigodobalao
28/03/2011, 15:39
Também costumo puxar carreta com animais, mas não engato direto no para-choque da Ranger. Comprei um daqueles engates que pega por baixo por 3 motivos:
- o engate fica mais baixo
- protege de batidas
- e porque no para-choque a bola do engate encobre a placa, daí os "homi" aproveitam pra azucrinar, como já fizeram comigo.
Mas vou procurar saber de quem tem a Ranger nova, caso engate no para-choque, se ocorreu isso tb.
Rogério.
Também tenho uma Ranger 10 e o engate foi colocado por baixo do parachoque, mas não aguentou...o suporte trincou e o parachoque deceu até encostar no estepe.
Muito fraco !!!
Só para lembrar que é fundamental que a carreta esteja bem equilibrada! Se estiver muito pesada na frente ou atrás não há engate que aguente...
[]´s
Rodei 1650km com esse reboque aí atulhado de bagagem, sem contar que puxei muito carro pelo párachoque e nunca nem sequer mostrou fraqueza.
esse reboque ai que a ranger puxa o uno, como funciona? precisa ir alguem dentro do uno??? ou coloca alguma trava e arrasta ele tipo ASADELTA de guincheiros??
fernandorezende
28/03/2011, 20:47
sera que a ranger do modelo 04/05 2.8 guenta o reboque
e os parachoqques sao bonds ou frageis ?
Imperador!
28/03/2011, 21:51
sera que a ranger do modelo 04/05 2.8 guenta o reboque
e os parachoqques sao bonds ou frageis ?
É o mesmo da 3.0.
Se a carreta for bem dimensionada pro carro e o peso nela estiver bem distribuído, não tem o que temer.
eduardo1968
28/03/2011, 23:25
Na compra do engate, peça para o vendedor fazer este teste. É só erguer a ranger (2 ton) pelo macaco hidráulico pelo engate, como na foto. Se ele aguentar, sem entortar, é bom.:palmas:
eduardo1968
28/03/2011, 23:32
tinha esquecido de postar as fotos
duardobruno
29/03/2011, 10:18
Só para lembrar que é fundamental que a carreta esteja bem equilibrada! Se estiver muito pesada na frente ou atrás não há engate que aguente...
[]´s
Mas é muito difícil vc equilibra 1 tonelada de cavalos pisando pra frente e pra traz a cada freiada.
vieira912
29/03/2011, 16:47
Pelo Menos nas rangers antigas tinha Este adesivo "Consulte Manual Para capacidade de Carga" bem perto do furo da Bola. agora Carregar 2 Dois Cavalos Manga Larga em um Reboque direto no parachoque da Ranger Nossa Nem DODGE RAM Aguentaria,:parede: Coitado dos Bichinhos Correndo Risco de Acidente.:putz:
o Mais Certo para este serviço seria Uma 5º roda em cima da caçamba igual na Foto.
http://images.quebarato.com.br/T440x/trailer+5+roda+para+01+cavalo+sorocaba+sp+brasil__ AE383_1.jpg
duardobruno
30/03/2011, 11:17
Pelo Menos nas rangers antigas tinha Este adesivo "Consulte Manual Para capacidade de Carga" bem perto do furo da Bola. agora Carregar 2 Dois Cavalos Manga Larga em um Reboque direto no parachoque da Ranger Nossa Nem DODGE RAM Aguentaria,:parede: Coitado dos Bichinhos Correndo Risco de Acidente.:putz:
o Mais Certo para este serviço seria Uma 5º roda em cima da caçamba igual na Foto.
Concordo não cara!!! Na boa, reboquinho igual esse, sem o porta-sela na frente. 600 kg do reboque (reboque de madeira é mais pesado) + os 2 cavalos + ou - 900 kg=> 1500 kg +ou-. Todo mundo aqui arrasta no engate normal. Achei a foto ilustrativa aí meio exagerada. Acho que é o parachoque novo da ranger que é fraco mesmo. Se fosse assim, pq não empenou o engate normal, nem empenou os das rangers antigas??? Esse daí é de chapa, que é até mais leve. :concordo:
Não conheço direito carretas para cavalos, mas todas as que vi até hoje possuem 2 eixos. Imagino que não só pelo peso do conjunto (cada cavalo pesa uns 500-600 kg? ) mas também prevendo que os animais se mexem durante o transporte. Dessa forma a configuração de 2 eixos deixa o conjunto mais estável. Mas não faz milagres. O ideal é verificar o equilíbrio com cada configuração de carga.
No meu caso, reboco carretas com planadores. O peso do conjunto todo, em geral, não passa de 600 kg (300 kg do planador e 300 kg da carreta + tralhas). As carretas têm um só eixo e vai tudo muito bem preso lá dentro.
De qualquer forma, o maior problema que vejo em rebocar carretas aqui no Brasil são as pontes e as ondulações das estradas. As entradas e saídas das pontes são muito mal feitas (sempre tem diferença de altura) e passar por elas a 100 km/h com certeza resulta em um grande estresse mecânico sobre o engate. Primeiro o eixo dianteiro da PKP sobe repentinamente. Logo depois o eixo traseiro da PKP sobe repentinamente. Um pouco mais e o eixo da carreta sobe repentinamente. E todos esses impulsos são suportados pelo engate...
Outro horror é quando a pista tá ondulada... você anda uns 100-200 metros com todo o conjunto balançando. E quem segura a onda é o engate...
O teste do macaco proposto é interessante, mas um desequilíbrio de 50 kg na carga vertical sobre o engate pode gerar esforços bem superiores a 2 toneladas, imagino (é, mais de 40 vezes sim... )
[]´s
Complementando: engate tem que ser fixado no chassis. Qualquer outra solução vai dar problema.
vieira912
30/03/2011, 17:55
A foto e só ilustrativa mais o Jeito certo de carregar animais é Com Engate tipo 5º roda Fixado na caçamba Apoiado no Chassi da Camionete, evitando assim um dos maiores perigos no transporte animal que é O Tombamento do Reboque em curvas e mesmo parado por Agitação ou deslocamento do Animal.
Todos os Anos trabalho na organização e Logistica da Expoagro aqui Em MT e 90% das carretas e reboques são por 5º Roda.
Até mais.:concordo:
RGamaJr_4x4
30/03/2011, 18:01
Não conheço direito carretas para cavalos, mas todas as que vi até hoje possuem 2 eixos.
(...)
Complementando: engate tem que ser fixado no chassis. Qualquer outra solução vai dar problema.
Em geral só os reboques para 2 animais que são trucados.
Também concordo que engate tem que ser fixado no chassis. :concordo:
RGamaJr_4x4
30/03/2011, 18:06
A foto e só ilustrativa mais o Jeito certo de carregar animais é Com Engate tipo 5º roda Fixado na caçamba Apoiado no Chassi da Camionete, evitando assim um dos maiores perigos no transporte animal que é O Tombamento do Reboque em curvas e mesmo parado por Agitação ou deslocamento do Animal.
Todos os Anos trabalho na organização e Logistica da Expoagro aqui Em MT e 90% das carretas e reboques são por 5º Roda.
Até mais.:concordo:
Mas os criadores do MT são ricos. Devem ser assim:
http://adamkuhn.net/wordpress/wp-content/uploads/2008/04/truck-horse-trailer.jpg
vieira912
30/03/2011, 20:35
Tem Muitos mais a Maioria das Pkp que pucham estes reboques são Silverado e F-250 maioria com o MWM 6 Cilindros.
Outro dado Interessante Sobre Capacidade de Carga da Ranger:Capacidade de tração - "reboque com freio" (kg)2.200 Capacidade de tração - "reboque sem freio" (kg)750
Até mais:concordo:
Pessoal,
No manual da Explorer, sempre mostra 2 valores. Capacidade do reboque e peso maximo sobre a bola do engate.
Se precisar ultrapassar estes valores é necesario o engate no chassis.
Mas concordo que medir o peso sobre a bola seja muito dificil.
Procurem os limites de peso no manual.
Abraços Du.
Não é tão difícil medir o peso sobre a bola. Basicamente, se você conseguir movimentar a carreta com a mão, está equilibrada.
E bem lembrada a questão dos freios. Carreta pesada (>750 kg) sem freio é um problemão, principalmente se você tiver que descer serras. Fora a carga horizontal no sistema, que pode ser excedida (quebrar a bola...), os freios da sua PKP vão ser bastante exigidos.
[]´s
duardobruno
31/03/2011, 17:24
Não conheço direito carretas para cavalos, mas todas as que vi até hoje possuem 2 eixos. Imagino que não só pelo peso do conjunto (cada cavalo pesa uns 500-600 kg? ) mas também prevendo que os animais se mexem durante o transporte. Dessa forma a configuração de 2 eixos deixa o conjunto mais estável. Mas não faz milagres. O ideal é verificar o equilíbrio com cada configuração de carga.
.
Brother, é como vc está dizendo... não tem como prever onde é q os cavalos vão pisar pra apoiar o peso. Existem carretas de cavalos com 1 eixo apenas, não são as preferidas da galera, mas são mais em conta. Com certeza, estas forçam muito mais o engate. O que estávamos discutindo aqui, é que uma ranger 2010 empenou todo o parachoque puxando a mesma carreta que uma ranger 2000 puxa e com os mesmos cavalos, no mesmo terreno.
Marcelo Corradi
13/03/2012, 12:00
Gostaria de lhes mostrar o engate de reboque q eu fiz para a Ranger (apenas o receptor, a ponta tipo G eu comprei). Eu fixei em 3 pontos no próprio parachoque, pq se eu fosse comprar um engate original q fixa no chassi eu ia precisar modificar o escapamento e retirar aquele gancho traseiro original, oq eu não queria fazer.
http://img35.imageshack.us/img35/6988/20120220180041.jpg
http://img705.imageshack.us/img705/1237/20120220180058.jpg
http://img560.imageshack.us/img560/9871/1003753r.jpg
acho q ficou resistente, dá pra puxar algumas "coisinhas".... rsrsrsrs
oq acham?
Pedro Eduardo Patussi
13/03/2012, 13:50
Gostaria de lhes mostrar o engate de reboque q eu fiz para a Ranger (apenas o receptor, a ponta tipo G eu comprei). Eu fixei em 3 pontos no próprio parachoque, pq se eu fosse comprar um engate original q fixa no chassi eu ia precisar modificar o escapamento e retirar aquele gancho traseiro original, oq eu não queria fazer.
http://img35.imageshack.us/img35/6988/20120220180041.jpg
http://img705.imageshack.us/img705/1237/20120220180058.jpg
http://img560.imageshack.us/img560/9871/1003753r.jpg
acho q ficou resistente, dá pra puxar algumas "coisinhas".... rsrsrsrs
oq acham?
aparentemente o serviço ficou muito bom....mas eu não levo fé do parachoque aguentar muita coisa não...
Marcelo pra q aquela Fita refletiva 3m no parachoque? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
uhaUHAHUAUHAHUAHUAUHAUHAUHAAUHAUHAUHAHUAHUAHUAHUAH UAHUAHUAHUAUHAUHA
valdir junior 43
13/03/2012, 14:59
Marcelo,
Ficou bonito porem a carga sobre o engate não pode passar de 60Kg e seu empuxo de 900kg esse calculo já não servira para vc, pois o mesmo foi instalado abaixo do eixo de carga (cuidado para não quebrar seu parachoque) ou até perder a traseira de uma carreta desgovernada
Marcelo Corradi
13/03/2012, 15:17
Pedro, aquilo é só de enfeite mas ajuda o povo a te enxergar... hehehehe
Valdir em matéria de capacidade de arraste, eu acho q ele aguenta bastante. talvez até mais do q simplesmente a bola no parachoque.
mas o peso sobre a bola eu concordo q deve ter diminuido a capacidade (o original é 90kg), pq o engate ficou distante do parachoque, fazendo um efeito de alavanca. já botei 80kg em cima dele e o parachoque nem mexeu.
só pra constar, eu já vi 4 caras pulando q nem doido em cima de um parachoque da Ranger e ele nem sentiu.
Moisés S.M
13/03/2012, 16:58
O para choque da Ranger aguenta muito.Quando vou pro Paraná com a minha,puxo a lancha do meu pai tranquilamente,e olha que ela é grande,puxava só na bola do engate presa diretamente no para choque...Hj tenho um engate com 2 parafusos presos no para choque e outros 2 no chassis.Na placa do engate diz 400 kg,ja afundei a Ranger e tive que ser puxado por 2 caminhonetes,e olha que os caras judiaram...o Para choque nunca mexeu!
Ficou muito bom Marcelo, parabéns.
Edintruder
13/03/2012, 19:58
Aguenta sim. Eu muito puxei no para-choque na minha ex-Ranger. Várias vezes puxei veículos que fizeram as 4 rodas da Ranger patinares preso pelo para-choque. Essa foto é do Mille da patroa. Reboquei ele no para-choque por 1700 km com velocidade máxima de até 130km/h, subidas íngremes de serra e freiadas bruscas.
RGamaJr_4x4
13/03/2012, 21:28
Também acho que o para-choque aguente bastante. Mas sobre as Rangers mais novas (> 2010), embora o para-choque pareça igual, ouvi dizer que são menos robustos.
No caso do towbar é mais tranquilo porque não existe peso da lança.
Marcelo Corradi
13/03/2012, 23:15
valeu galera!!!
eu vejo muitos carros de passeio puxando reboques relativamente pesados, e usando aqueles engates simples. a maioria desses engates pra carro pequeno são taxados para 400kg de arraste e 30kg sobre a bola.
portanto, o parachoque da Ranger num é tão ruinzinho não, já q aguenta 1000kg/90kg. e minha intenção não é puxar trailer nem barco grande, é comprar uma carretinha de 2 eixos tipo prancha pra poder levar cargas q não cabem na Ranger.
Moises, o parachoque da sua Ranger é o cromado?
Moisés S.M
14/03/2012, 09:25
Moises, o parachoque da sua Ranger é o cromado?[/QUOTE]
Era rsrsrs,infelizmente um caminhão bateu atrás e amassou um pouco ele hehehehe...dai comprei um da Ranger sport num ferro velho,deu 2 semanas a Ranger desceu morro abaixo em Santa Catarina,tava de férias,atravessou um muro e parou no patio de uma casa.Lá se foi o para choque...O ultimo e posso afirmar pra vcs,que não tem igual,pelo material e espessura da chapa,é o do modelo xl 96 americano...esse não bateram ainda,é o atual!
Marcelo Corradi
14/03/2012, 09:55
bom saber Moises....
mas essa lancha vc puxava com o parachoque cromado?
rdrigoskt
26/05/2017, 20:49
Oi boa noite, sou novo no fórum e gostaria de tirar umas dúvidas.
Comprei uma Ranger V6 4.0 XL ano 96 para rebocar um trailer que carregado chega a 1500kg.
Entretanto verifiquei que a capacidade de reboque dela é de 771kg, pois possui o diferencial de 3.08.
Vi este dado em um manual que encontrei em inglês na net, neste mesmo manual vi que a mesma versão, porém com o diferencial de 3.55 é capaz de rebocar 1678 kg (mais que o dobro).
Minhas perguntas são:
1 - É possível eu trocar a relação dela para 3.55? Se sim, o que é necessário trocar, só a coroa e o pinhão? Onde encontro?
2 - O que pode ocorrer se eu rebocar o trailer da forma que está? Ela não vai puxar? Ou puxa mas pode danificar alguma coisa?
Obrigado.
Luis Armiliato
26/10/2017, 22:29
boa noite,
para quem conhece esses reboque com 5ª roda, qual o custo de uma mais ou menos. com uns 5 metros x 2
boa noite,
para quem conhece esses reboque com 5ª roda, qual o custo de uma mais ou menos. com uns 5 metros x 2
Muito importante a distribuição de peso na carreta.
Trailer weight distribution - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=4jk9H5AB4lM)
Abraços Du.
AndreWCostabr
11/07/2021, 04:02
Eai pessoal. Tenho uma dúvida sobre a potência da ranger 2.3 2010, modelo com faróis grandes, será que aguenta carregar 800kg na caçamba e 400kg puxando, carretinha 1 eixo, total de 1200kg?
Ou será que valeria mais a pena uma l200 4d56, traçada, tenho receio pela manutenção cara e aquecimento. Tenho dúvidas se l200 não ferveria puxando isso
SuzukiSerra
17/04/2023, 14:30
Ola, hoje sendo abril de 2023, seria permitido usar a bola de engate direto no parachoque das F1000 e Ranger, ou sera que teve mudança na legislação. considerando que as F1000 e Ranger tem o local de fabrica para colocação do engate, ele ainda é permitido este uso ou é necessário a instalação de um rabicho como acessório?
RicardoFLN
17/04/2023, 15:10
Ola, hoje sendo abril de 2023, seria permitido usar a bola de engate direto no parachoque das F1000 e Ranger, ou sera que teve mudança na legislação. considerando que as F1000 e Ranger tem o local de fabrica para colocação do engate, ele ainda é permitido este uso ou é necessário a instalação de um rabicho como acessório?
Se usado dentro da limitação dele e tb respeitando a capacidade de tração do veículo, com certeza que pode ser utilizado.
Sds.
xibiu!!!
28/12/2023, 17:52
Dono de Ford Ranger Raptor cria carretinha que combina com a picape | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/dono-de-ford-ranger-raptor-cria-carretinha-que-combina-com-a-picape/)
581192
Jessemr83
12/02/2024, 00:26
Olá amigos , estou com uma dúvida e espero que vocês me ajudem, tenho uma ford ranger 2003 4x4 diesel 2.8. Necessito transportar uma máquina de 2.5 toneladas, pensei em mandar fazer uma carretinha prancha trucada, e com freio, porém no documento da ranger na opção CMT está 2.9 t , será que posso puxar essa carretinha na minha ranger, alguém aqui sabe por gentileza quantos quilos ela pode.puxar no reboque? ( reboque que não é o parachoque é um rabicho reforçado que mandei fazer)
RicardoFLN
12/02/2024, 13:57
Olá amigos , estou com uma dúvida e espero que vocês me ajudem, tenho uma ford ranger 2003 4x4 diesel 2.8. Necessito transportar uma máquina de 2.5 toneladas, pensei em mandar fazer uma carretinha prancha trucada, e com freio, porém no documento da ranger na opção CMT está 2.9 t , será que posso puxar essa carretinha na minha ranger, alguém aqui sabe por gentileza quantos quilos ela pode.puxar no reboque? ( reboque que não é o parachoque é um rabicho reforçado que mandei fazer)
Parceiro, tens de ver no manual do veículo. Por exemplo, na minha, cabine estendida, 4x4, que originalmente era uma 2.5 (e legalmente continua sendo....rsrs), o manual coloca como carga máxima rebocável 1000 kg. Para o mesmo motor, as cabine dupla e cabine simples caçamba 6 pés, diz que é 998 kg.
O engate no parachoques, vai até 750 kg, e engates de reboque homologados para esses modelos de Ranger, até 2012, até agora eu só vi no máximo para 1500 Kg.
Legalmente falando, no teu caso, vais estar errado duas vezes, uma de pendurar as 2,5 tonelada + massa do reboque, e segundo por ter mandado fazer um engate de reboque "por fora", sem ser em empresa homologada para tal.
Agora esquecendo o aspecto legal. Se for pra puxar essa trozoba por distância curta, em algum rincão do brasil onde não tem lei, até dá pra arriscar, mas reza bastante antes pois vai estar puxando o dobro do peso do veículo. Desejo sorte ao teu diferencia!! :D
Sds.
Jessemr83
13/02/2024, 13:41
Muito obrigado pela atenção e ajuda valeu