PDA

Ver Versão Completa : Jeep Willys com motor diesel

ANTIGOSMANIA
29/05/2007, 21:39
Olá,gostaria de saber a respeito de adaptar um motor diesel Perkins 4.203 em um Jeep Willys.É possível? tem vantagens em relação ao 4cc do opala? É muito complicado em relação a documentação? Desde já agradeço a ajuda de todos.

folgado
29/05/2007, 22:01
Quanto à documentação, essas são as exigências do DETRAN de São Paulo (imagindo que sejam as mesmas para os outros Estados):

Alteração da Característica do Veículo
Antes de realizar qualquer alteração em seu veículo, observe algumas informações importantes.
1. Quando a Alteração envolver a substituição de componentes de segurança ou modificação da estrutura do veículo, não especificados pelo fabricante, exigir-se-á comprovante de segurança veicular, expedido por instituto técnico credenciado pelo INMETRO, conforme normas e procedimentos aprovados para seu registro e licenciamento.
2. Não serão permitidas modificações de suspensão e do chassi do veículo, classificado como misto ou automóvel.
3. Também é proibido a modificação ou transformação da estrutura original de fábrica dos veículos, para aumentar a capacidade de carga ou de sua lotação, visando obter benefício para modificar o combustível para “ óleo diesel” (Res. 25/98 – Artigo 5º e parágrafo único).

Procedimento:

· Adquirir prévia autorização da autoridade de trânsito (Detran ou Ciretran).
· Apresentar Nota Fiscal original dos serviços e peças utilizados na alteração realizada.
· Montar processo de transferência (ver transferência).
· Vistoria do veículo.
· Certificado de Segurança Veicular, expedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO), ou entidades por ele credenciadas, (consultar lista de endereços).

Obs.: É importante que, efetuada a modificação da característica do veículo, o proprietário providencie a substituição do CRV (Certificado de Registro do Veículo - recibo de compra e venda) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).

Denilsom
30/05/2007, 13:01
Olá,gostaria de saber a respeito de adaptar um motor diesel Perkins 4.203 em um Jeep Willys.É possível? tem vantagens em relação ao 4cc do opala? É muito complicado em relação a documentação? Desde já agradeço a ajuda de todos.

Bom dia colega, este motor e muito pesado para o Jeep,alem de ser um motor antigo, de baixa rotaçao, o pessoal usa muito no Jeep aquele que saiu na kombi Diesel, fica otimo, eu tenho o maxiom HS 2.5 na minha RURAL e um motor leve tbem, apesar de muitos nao gostarem pra mim e um otimo motor.

Varela
30/05/2007, 16:11
Denilson,

Qual o problema que pode causar um motor muito pesado?
Quantos kg pesa um motor desses? e um de opala 6 cilindros?
Alguém já fez esta comparação?
Será que a diferença de peso é tão grande assim?

DJunior
30/05/2007, 18:54
A galera tá pondo V8 nas viaturas. Não vejo nada mais pesado que isso!!!!!!

O único problema do Perkins 4203 é que as peças de reposição estão meio escassas...

Abraços,

Dirceu

Varela
30/05/2007, 19:08
A galera tá pondo V8 nas viaturas. Não vejo nada mais pesado que isso!!!!!!

O único problema do Perkins 4203 é que as peças de reposição estão meio escassas...

Abraços,

Dirceu

Eu vejo outro problema, a altura do motor, se não tomar cuidado o carter fica calçado no eixo...

Elmer_Jeep
30/05/2007, 22:27
eu acho uma péssima opção... tanto o Pk4203 quanto o Kombi diesel...

Varela
31/05/2007, 09:21
eu acho uma péssima opção... tanto o Pk4203 quanto o Kombi diesel...

Concordo com voce...
Na verdade eu acho interessante a discussão sobre a questão do peso...

joão k. chikui
31/05/2007, 10:11
E a vibração? Esse danado vibra e faz barulho que dói. É pesado e pouco elástico. A favor:Dura a vida toda.

Denilsom
01/06/2007, 16:22
Denilson,

Qual o problema que pode causar um motor muito pesado?
Quantos kg pesa um motor desses? e um de opala 6 cilindros?
Alguém já fez esta comparação?
Será que a diferença de peso é tão grande assim?

Esse motor pesa ums 390kg,o chassis do Jeep nao e tao forte, pode causar trincas, tbem existem 2 tipos de carter neste motor dependendo pega no diferencial, vai ter que mudar jumelos molas reforçadas, o BF161 pesa 200kg. o 6c do opala e nesta faixa tbem,eu optaria por um mais leve e moderno.

ANTIGOSMANIA
02/06/2007, 03:01
Puxa vida....to desistindo da idéia de tirar o opala 4cc e por esse diesel.Na verdade o que me chamou atenção foi o preço em relação a outros que eu vi.O cara quer R$3300,00 pelo motor + caixa do 4.203...mas se faz muito barulho e pode tricar o chassis não compensa...obrigado a todos..

Elmer_Jeep
02/06/2007, 09:33
Lembre-se que não basta ter motor e cambio, após escolher o motor vem reforço no chassi, berço do motor, reposicionar cambio, acoplar Tcase, up-grade na suspensão, adequar relação coroa & pinhão, refazer cardans, burocracia pra legalizar, etc, etc, etc.

folgado
02/06/2007, 10:35
Coloca um MWM Sprint, não é tão pesado assim, e é excelente para instalar no jeep.
Quanto ao V8, eu considero um put@ motor, mas tenho uma restrição quanto ao consumo. Será que compensa?
[]'s

cesarsouza
02/06/2007, 20:00
O motor 2.5 diesel da S10 e Blazer vai muito bem no Willys, pois não é tão pesado, nem tão caro, além de ser econômico.