PDA

Ver Versão Completa : AJUDA: Barra de torção da S10 soltou e ninguém sabe colocar.



João Pedro
29/05/2007, 18:02
Passeando pela minha via cuxis com minha paicape, iniciada pouco após um aperto nos parafusos da barra de torção, ocorreu anteontem um acidente inusitado. Após, bater em um buraco (nada de cratera, um ressalto mesmo), a picape adernou de lado e ficou. Inicialmente pensei que fosse a bandeja, mas, não sendo mecânico, tratei d erebocá-la à uma oficina amiga.
O diagnóstico foi a ruptura do suposrte traseiro, exatamente onde se aloja o parafuso de regulagem, fazendo soltar a barra de roção. Como ela estava com os pivos superiores ruins (já frutos do amldiçoado "apertar" dos benditos parafusos), instruí o mecânico a fazer o serviço completo.

Contudo, hoje, a má notícia.
Ele não conseguiu por a barra no lugar. Segundo ele, ela deve ser instalada com ferramental especial, parace que ela entra forçada - pré-tensionada - e ele não pode fazer o serviço.
O pior é que indaguei oficinas pela localidade e ninguém sabe ao menos a que me refiro.

Senhores, peço help.
Suas sugestões urgente.
Grato a todos.

murilloaquino
29/05/2007, 18:05
Pode mandar benzer essa sua s-10.
Nunca ouvi falar desse relato não, mais a galera do forum mais bem informada deve saber como proceder...
abraços

betojwmf
29/05/2007, 19:26
Boa noite,
já entrou em contato com a Globo Car, na praça seca? O seguro enviou meu carro pra lá quando sofri um acidente e a oficina pode ter este recurso, já que fiquei sabendo que é a única no Rio que faz desempeno de chassi.
Segue o tel caso interesse 21 3392-6566 / 5556 / 7955

espero que atenda.

Bianor
29/05/2007, 20:02
Ok tenho o manual de serviço e vi todas as etapas.
Peguei no site http://www.picapesgm.com.br/ na parte de download.
Pelo que ví ela entra encaixada na balança inferior, para isto deve-se retirar ô encaixe do pivô para ela abrir total.
Tem uma serie de ferramentas especiais sim mas acho que pode-se improvisar.
Sds

João Pedro
30/05/2007, 01:04
Beto & Bianor ("Cês" parece até dupla caipira. Rss).

Agradecendo aos dois pela ajuda e respondendo.
Passei o fim de tarde e noite tentando achar uma solução, pois a concessionária Dirija (que fica perto de mim) não faz o serviço.
Cheguei a ligar para um amigo e vizinho, que está no RGS e tem uma picape igualzinha a minha (que entende bem do veículo mas só faz manutenção lá), e ele me confirmou a história das tais ferramentas. Além disto, ficou patente que, talvez pelo uso dado, aqui no Rio não há ofícinas adequadas e preparadas para elas. E se existem andam muito bem escondidas.

Amanhã, Beto, vou entrar em contato com esta ofícina na Praça Sêca que vc me indicou, e pelo qual agradeço a vc. Quem sabe eles fazem o serviço.

Agora, um dado interessante.
Ñ sei se vcs acompaharam, talvez o Bianor sim, mas esta bagunça teve início logo após eu apertar os malditos parafusos da barra de torção.
Foi só eu apertar os parafusos, na época fiz a troca - até desnecessária - dos 4 pivos, para começar o inferno que culminou com a quebra de uma peça que não é freqüente ou de fácil quebra.

Olhei o buraco em que ela passou, sinceramente não danificaria um Ka. Mas o tal suporte foi para o espaço.
Falam da fragilidade da suspensão das S10, mas isto foi mais do que fragilidade. Penso que o cara que apertou os parafusos tinha os dele, da cabeça, frouxos. Deve ter apertado demais ou tê-lo feito com ela sob o próprio peso, sei lá.

De qualquer forma amigos, meu muito obrigado por vcs terem ajudado com suas informações. Amanhã mesmo estarei em campo.

João Pedro

João Pedro
30/05/2007, 01:07
Pode mandar benzer essa sua s-10.
Nunca ouvi falar desse relato não, mais a galera do forum mais bem informada deve saber como proceder...
abraços

Rsss, vou também por essa linha que vc indicou. Vou comprar uns 20 pés de arruda e uma figa de pata de elefante.

Allan Nielsen
30/05/2007, 11:26
Prezado João Pedro,

A tres anos atraz tive um pequeno acidente, onde a barra de torção da Ranger "escapou" arriando a suspensão direita. O serviço foi realizado pelo seguro na oficina abaixo e ficou muito bom. Neste reparo houve troca da balança.


RIO DE JANEIRO / BARRA DA TIJUCA GERMANCAR

ESTRADA DA BARRA DA TIJUCA, 65 - BARRA DA TIJUCA
Tel.: 021-2493-2500
Tel(2).: 021-2493-2500

Bianor
30/05/2007, 12:59
João recomendo que voçe tente baixar o manual de serviço do site que te indiquei são 91 MB. Ajuda bastante voçe entender como deve ser feito o serviço.
No caso do apero quantas voltas foram. Na minha Blazer contei 4 de cada lado mais uma adicional no lado do carona.
Acho meio estranho ter caido.
Voçe identificou alguma peça quebrada ?
Sds

João Pedro
30/05/2007, 18:59
Amigos, realmente a sorte me fugiu.
Depois de encontrar a tal peça quebrada (o suporte da barra de torção esquerda), que foi um sufoco. Depois do carro ficar dois dias na oficina e ter de ouvir o mecânico dizer-se incompetente em realizar o serviço, vejam a seguir:

Fui à concessionária Dirija (Jacarepaguá/RJ), onde, além do serviço da instalação (R$ 495,00) me foi mostrada a coifa da homocinética estourada, incluisive e com a própria também (R$ 2,124,00).
Sai de lá correndo e fui à Globocar, na Praça Seca/RJ, onde fui muito bem atendido, e sai de lá ainda agora, mas sem o problema resolvido.

Ocorre que a tal peça suporte não é encontrada em local nenhum, e a dificuldade de se por a barra de torção no lugar, segundo o senhor Aleixo da GLOBOCAR, é porque a peça que adqüiri não é a mesma referenciada pelo código da GM.

Vejam que barafunda.
Comprei a peça através da ofícina de um amigo, que inutilmente tentou a regulagem, mas que nunca conseguiria face a peça não ser a correta. Vou à outra mecânica e agora como instalar, pois não há peça.
Se algum dos amigos souber onde posso encontrar (Bianor, dá uma "oiada" aí), eis o código da "mardita": 15184915

Bianor
30/05/2007, 19:56
João tem na Acciolly por R$ 85,78 ligue 21-3266-5000 e veja se temos algum desconto.

João Pedro
30/05/2007, 19:59
João tem na Acciolly por R$ 85,78 ligue 21-3266-5000 e veja se temos algum desconto.


Putz! Bianor, não sei se rio ou se choro.
Foi exatamente lá que comprei a que está nela.
Hoje a tarde reclamamos com o vendedor que se saiu com esta: "deve ter ido a peça errada na caixa certa".

O pior é que, segundo o vendedor, Paulo, não há mais nenhuma no estoque.
É mole?!

João Pedro
30/05/2007, 20:05
Putz! Bianor, não sei se rio ou se choro.
Foi exatamente lá que comprei a que está nela.
Hoje a tarde reclamamos com o vendedor que se saiu com esta: "deve ter ido a peça errada na caixa certa".

O pior é que, segundo o vendedor, Paulo, não há mais nenhuma no estoque.
É mole?!

Mas, uma coisa ñ consigo explcação.
A p...rra da peça que veio cabe exatamente na função, mas não da regulagem. Ou fica mto baixo ou mto alto.
Ela é uma peça grossa de ferro carbono, com um furo com "dentes" internos (por onde se fixa a barra) e tem uma extremidade mais fina com duas concavidades (tipo buraco) para provavelmente encaixar o parafuso.
Mas aí é que está! São só dois? E as outras regulagens possíveis. Pensei que fosse de uma Blazer mas omecãnico disse que ñ podia ser. Então de que carro é? Ranger? Pois não há outro carro na GM que utilize este sistema. Pode ser também de S10 mais antiga.
Mistério.

Bianor
31/05/2007, 18:22
João a peça é a de número 4 com código 15184915 "BRAÇO de ajuste da barra de torção dianteira" serve da 1996 em diante. Não sei como isso quebrou, mas acredito que a tensão resultante do aperto a mais da mola não deveria ser o problema. Pois existe o ajuste para compensar o desgaste da mola e a consequente perda de tensão. "cara arriada".

http://img359.imageshack.us/img359/8464/barrave8.png (http://imageshack.us)

João Pedro
31/05/2007, 21:14
Bianor e demais amigos.
Ocorre que fui vítima de burrice (minha), incompetência de dois mecânicos 9ao menos um assumiu) e vigarice.

A burrice minha é fruto do meu analfabetismo quase que total em termos de mecânica. A incompetência é legada a uma massa ignara de mecãnicos não habituados com picapes que teimam em "arriscar". O problema é que arriscam com o nosso patrimônio.

Vejam:
Passei por dois mecânicos que não souberam o que fazer. O agravante é que a Dirija/JPA/RJ, ainda condenou minha homocinética devido a barulho ao esterçar a roda. Os mecânicos anteriores atribuiam o barulho ao pivo, que havia sido recém trocado (estes então sequer olharam a homocinética).
A "condenação" pela Dirija, deveu-se pela coifa com um rasgo. Observem, não houve testes nem nada, havia barulho, logo era a junta.

Hoje,pela manhã, fui à Globocar apanhar minha picape, sendo ela montada com a peça errada mesmo visto que precsiava trazê-la para casa. Quando ela foi descida do elevador o mecãnico, o mesmo que quase morreu embaixo dela, não se conformou quando lhe disse que a homocinética estava ruim. Segundo ele, é muito difícil que picapes, especificamente às 4x4, de qualquer marca, tenham esta peça avariada sem que ocorra um uso realmente abusívo ou falha de fabricação, pois, ainda segundo ele, esta é uma peça vita e quando original tem uma vida útil bem longa. Acrescentou que meu carro estava como se fosse novo e indagou-me do uso. quando lhe disse que ela é tratada a pão de queijo...
Bem, ele foi para debaixo dela de novo e... PQP! Homocinética é o c... ele até riu. era a bucha da balança. Mandou eu nem ter pressa para trocá-la (mas farei isto amanhã mesmo), disse-me para lubrificar de vez em quando. Coisa, aliás, que ele fez e o barulho sumiu.

O problema é realmente o baixíssimo número de mecânicos competentes e habituados com picapes, inclusive nas autorizadas. Além da vigarice.
E por falar em vigarice. O vendedor da Acioly mandou a peça errada dizendo que não verificou (mandamod o código GM para ele), mas sabendo que ela era a única EM TODO O ESTADO!

A peça amigos, está sendo trazida por um amigo do Rio G. do sul (chega sábado.

Detalhe curioso.

A Globocar, indicada pelo amigo Beto aqui do forum, foi pessimamente referenciada quando indagava por ela. O mecãnico meu amigo (o que se considerou incompetente), avisou-me que os caras na Glocar eram de "treta", lidavam com seguro etc e tal. Hoje de manhã, quando me dirigia para lá de táxi. o taxista ao para o carro em frente a oficína, foi logo dizendo;

"O senhor tenha cuidado com esses caras, já foram até processados blá-blá, blá..."

Pois bem, lá fui bem atendido, o serviço foi rápido, não cobraram um absurdo, e ainda anistiaram a "pena de morte" da junta homocinética.
C'est La Vie!

Meu problema parece então que chega ao fim.
A todos meus mais sinceros agradecimentos.

betojwmf
31/05/2007, 21:33
Boa noite João Pedro,
a atenção do meu problema me trouxe uma boa confiança em seus serviços (GLOBOCAR). A entrega foi feita antes do prazo e ainda "quebrou meu galho" já que a seguradora estava empirrando com a substituição de algumas peças. Sempre é bom observar o que vão fazer em nosso patrimônio e depois de ter confiança no serviço é também elogiar e divugar o bom trabalho.
Espero que possa resolver o mais breve.

João Pedro
01/06/2007, 04:22
Boa noite João Pedro,
a atenção do meu problema me trouxe uma boa confiança em seus serviços (GLOBOCAR). A entrega foi feita antes do prazo e ainda "quebrou meu galho" já que a seguradora estava empirrando com a substituição de algumas peças. Sempre é bom observar o que vão fazer em nosso patrimônio e depois de ter confiança no serviço é também elogiar e divugar o bom trabalho.
Espero que possa resolver o mais breve.

Beto.

Vc mesmo voi o tamanho e a atividade intensa da Globocar, uma oficina envolvida com reparos seqüenciais de veículos (com grande maioria advinda de seguradoras que tercerizam seus serviços), tem por inevitável certas patranhas que acabam por gerar conflitos de interesse em suas metas de custos e seus clientes.
No entanto, fui atendido pelo dono, senhor Aleixo (um falante alentejano), cuja converda fiada logo descerrou sua trajetória e até seus périplos pela vida.

Por uma questão de puro acaso eu, que me considero muito bom fisionomista (do tipo, viu não esquece), lembrei que já havia visto ele em algum lugar. Não eu outra.
Eu me aposentei recentemente da Polícia Federal e trabalhei em certo período no hoje Tom Jobim. E foi de lá que eu o tinha visto.
Nada a ver com nada, pode até ser que tenha ocorrido problemas com outras pessoas, mas tudo correu sem problemas.

Uma coisa fiz questão. Disse-lhe várias vezes que estava alí por indicação de um membro do site 4x4Brasil. Porque, acho que esta atitude devemos sempre tomar. Não só para difundir o site, o que é bom para todos nós, mas para esculpir uma imagem de presença e - por conseqüencia - forma de pressão aos aventureiros do ramo.

Também ficou patente para mim, eles entendem de picape (coisa rara no Rio), e isso é bom.
Tomara que outros membros do forum, aqui do Rio, tenham o mesmo tratamento que tive.

O serviço não foi caro nem barato, e pela aflição em que eu já em encontrava achei até regular.
Detalhe: fiz absoluta questão de exigir preço antes da execução.
Nota 10 pela indicação.

Aliás, deveríamos lançar um codex de oficinas, autorizadas e outras empresas do ramo, inclusive auto-peças, para nos guiar pelas avaliações dos nossos usuários.
Fica aqui a idéia.