PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação Aditivos - Molykote



Giovani
05/04/2003, 03:23
:D Olá Turma!

:D Esta é uma matéria que saiu na 4x4&Cia. sobre o Molykote. Uso no meu jeep e recomendo. Leiam, é interessante. :wink:

Giovani
05/04/2003, 23:50
:D Olá Turma!

:D Já tinha postado em outro tópico, mas para organizar vou colocar aqui também. É uma matéria que saiu na 4x4&Cia. sobre o Molykote, que uso e recomendo. :wink:

Carvalho
09/04/2003, 21:41
Olá Giovani,
Dá uma lida nas recomendações que existe neste endereço:

http://ruralwillys.tripod.com
Veja na parte de lubrificação.

Cássio
09/04/2003, 23:25
O Alan faz um comentário para que se evite o uso de aditivos na caixa de câmbio(molycote). Nada a ver com o motor.
Um abraço a todos!
Cássio K. Bandeira. :D

Cássio
09/04/2003, 23:29
Um B-12 também é uma mão-na-roda. Fez muito bem no motor do meu jeep.
Um abraço a todos!
Cássio Kurtz Bandeira. :D

Giovani
09/04/2003, 23:37
:D Olá jmcc!

:shock: Olhei o site. Nunca tive problemas com o câmbio. Quando ele fala "tipo Molykote", está generalizando, comparando com os grafites. Não conheço outro com as propriedades do Molykote. Mesmo assim vou pesquisar mais a fundo. :wink:
Na matéria do Molykote: "Para cada mecanismo específico existe um tipo diferenciado de embalagem e mistura. São produtos totalmente inertes, pois não alteram quimicamente a formulação e, principalmente, a viscosidade dos óleos."

Carvalho
10/04/2003, 05:54
Na realidade o que existe na reportagem da revista, é simplesmente um repasse do que a Lumobras acredita ser ou faz o produto dela. Não existindo nenhuma contrapartida de um centro tecnológico.
Dá uma olhada nas especificações do óleo da Mobbil e o que ele atende.
Falo da Mobbil para não ser tendencioso devido ter trabalhado na Petrobras/Cenpes e lido várias matérias de empresas com receitas milagrosa sobre lubrficação.

Giovani
11/04/2003, 01:41
:D Olá jmcc!

8) Já enviei um e-mail para a Lumobras, solicitando alguns esclarecimentos, estou aguardando a resposta. Vc poderia me informar essas especificações da Mobbil ou algum site que as contenha? :wink:
Vou pesquisar tudo e ver o que consigo.
Valeu... :)

mr.robles
19/08/2003, 13:22
Olá Giovani e All!!!! :D

Blz :?: 8)

Eu passei um e-mail para o pessoal da Molikote e veja o que me falou:

Prezado Sr Márcio,

Gastaríamos de agradecer sua consulta e aproveitar para orienta-lo quanto ao produto mais indicado e campo de aplicação dos mesmos como segue abaixo :

Produtos com bissulfeto de molibdênio

Molykote A 2 - Utilizar no óleo do motor 5% do volume do óleo .

Molykote FC - Utilizar 50 ml para 2,5 litros de óleo

Molykote Diferencial - Utilizar 5% do volume de óleo

Graxa Molykote BR 2 Plus nas pontas de eixo, rolamentos, cardans e em todos os bicos de graxa .

Márcio gastaríamos que nos encaminhasse seu endereço para que possamos mandar folhetos técnicos em sua atenção

Atenciosamente

Reginaldo Miranda
Depto Técnico

E enviaram vários folhetos interessantes, dentro em breve pretendo colocar um tópico falando o que cada fabricante aconselhou fazermos, ok?! :wink:

Giovani
20/08/2003, 20:24
E enviaram vários folhetos interessantes, dentro em breve pretendo colocar um tópico falando o que cada fabricante aconselhou fazermos, ok?! :wink:

:D Grande Mr. Robles!

:D Beleza pura! Quando der envia mesmo! :wink:
[]'s

Sergio Rocha
21/04/2004, 16:20
Existe um topico no forum geral, sobre um produto chamado Militec,quase ninguem se manifestou.
Como aki a galera se manifesta pra valer, alem de termos tb verdadeiros genios, não vou citar nomes pra na esquecer de ninguem, reproduzi aki o topico, pra ver no q dá.
Por favor elogiem ou metam o pau, no aditivo é claro.

O site é http://www.technorace.com.br/modules.php?name=Sections&op=viewarticle&artid=54

Vamos ver no q dá

elcio
21/04/2004, 16:40
oi Sergio:

eu tenho usado o molikote como aditivo lubrificante e percebo que na troca de oleo existem menos residuos quando da epoca que nao usava.
ja o militec tenho observado que o pessoal de arrancada usa em seus bolidos assim como os playboys com sues carrinhos turbinados, preparados e coisa e tal.
o Gerson, amigo meu que preparou o cabeçote do meu motor, usa nos camaros e mavecos v8 de 600hp dele e recomenda.
mas sao usos completamente diferentes dos nossos.
quero ver se falo com os representantes da militec aki em cwb e ver o que eles falam a respeito deste produto para uso "especial".
enquanto isso fico com o bom e velho molikote.

[]´lubrificados

Wallace
21/04/2004, 16:44
Cuidados com os aditivos... eles podem ter uma reação com o óleo.

Sergio Rocha
21/04/2004, 18:22
Eu tb uso molikotte, nos dif. tcase,cambio.Nunca notei diferença.
A caixa do meu Jeep acima de 60km começa a cantar.Acho que deve ser a caixa porque colocando pto morto o barulho para.Usando molikotte ou não a cantoria é a mesma.
Por isso me interessei pelo tal militec. :?

marcelo nunes
21/04/2004, 18:53
Não existe aditivo para motor a combustão interna atualmente em fabricação que seja superior aos já agregados aos óleos de última geração.
Os fabricantes de aditivos são: Lubrizol, Paramins e ELF. Todos os fabricantes de óleos do planeta usam pacotes de aditivos fabricados por estas empresas.
Portanto, esses aditivos vendidos à parte são apenas combinações de aditivações já existentes nos óleos que você compra em qualquer posto ou supermercado.
O uso desses aditivos é no mínimo redundante caso você já use um bom óleo. O problema é que ele pode ser INCOMPATÍVEL com a aditivação já existente no óleo, que perderá alguma propriedade (detergência, lubricidade, viscosidade, etc.).

Aditivos para câmbo são caso a parte.
Em geral são aditivos para extrema pressão, e não costumam causar incompativilidade, mas muitas vezes são redundantes.
O Molykote não tem um histórico de problemas e já foi aferido que realmente reduz o desgaste de engrenagens.
Só que aditivo nenhum reduz ruído de engrenagens. Isso é causado pelo perfil das mesmas ou por desgaste, aditivo não pode resolver nada quanto a isso.

Wallace
21/04/2004, 19:58
Aditivos na transmissão ainda pode prejudicar o funcionamento da mesma, pois em alguns locais o atrito tem que existir para algumas peças funcionarem corretamente.

leopoldo
21/04/2004, 20:29
E ainda tem uma coisa esquisita.

Lá em baixo no site diz ter um laudo da US NAVY, só que quando se abre, tem um texto em português e outros que mais parecem um tabela de bordel.

Isso mais parece sacanagem. Eu não entro nessa não. Ainda mais se for no motor.

No passado entrei bem numa dessas. Alguém se lembra do poderorso

ARCO grafite - acho que era da petrobras - isso a uns 20 anos atrás???

Pois é, aquela meleca detonou o meu 1º BF, pois entupiu de grafite até a bomba dágua. Virou tudo uma pasta e babau pro meu motor.

Hoje uso óleo sintético em tudo e pronto.

Para mim, essa história de redutor de atrito parece piada. E mesmo que tenha, quem garante que não fica no filtro ou depositado no fundo do carter????

Isso acontece com o Disulfeto de Molibdênio, ou seja, molikote.

Aconteceu com o arco-grafite.

E deve acontecer com esse troço.

Até que uma montadora recomende, depois dos ensaios de endurance dos motores, tô fóra!

Sergio Rocha
21/04/2004, 21:46
É isso, aí
Tb não acredito em milagres,em se tratando de motores.
Durante 12 anos tive experiencias com maquinas (trefilas e estrusoras) que usavam motores eletricos de até 90 hps, algumas tinham caixas redutoras parecidas com as de Jeep, ou seja com um monte de engrenagens, trabalhavam 24 hs, usando oleo mineral 90 e nenhum aditivo.Dificilmente quebravam.Tinha uma trefila que usava cxa de mudança do 608, vi essa caixa trabalhar mais de 2 anos direto, 24 hs 7 dias por semana, sem quebrar.Tudo isso só com oleo mineral 90.
Dai tb acho que aditivo pra oleo, não é necessário.Uso molykote na cxa,dif e t-case , mas sei que é preciosismo.

Marcos ET
21/04/2004, 23:21
PessoALL, saudações...


Sem querer contrariar ninguém, usando o Molikote, o filtro de óleo nao me pareceu entupido. Tomando conta da pressão de óleo medido pelo manômetro cinquentenário do meu CJ, antes e depois ficou tudo igual.

A GRANDE diferença é que uso aqueles óleos minerais comuns, que temos de trocar em pouquíssima quilometragem devido ao seu baixíssimo preço... sabe qual a vantagem q eu vejo? trocando sempre o óleo, é como se eu estivesse "lavando" o motor, tirando as borras e fragmentos metálicos... no fim das contas, no tempo que leva a troca de um óleo de altíssima km, o custo sai o mesmo, mas quando eu fiz a primeira troca de um óleo de alta km... nossinhora... CLARO que isso serve para os motores mais antigos, os mais novos nao merecem funcionar com óleo "peba"... nao tem oq lavar dentro do motor...

[]'s

leopoldo
21/04/2004, 23:31
Tira o carter e você vai ver o molikote depositado lá.

O molikote é muito bom para ser adicionado no motor durante a montagem, assim proteje o motor nos primeiros momentos e vida do mesmo, quando a bomba anda não abasteceu todas as galerias.

Depois disso, vai ficando depositado no fundo(mais) e no filtro (menos).

marcelo nunes
22/04/2004, 09:26
Primeiramente, o ARCO GRAPHITE era da Atlantic. E qualquer aditivo sólido tende a depositar, especialmente se o motor ficar muito tempo parado, tanto que nenhum fabricante de óleo os utiliza hoje em dia.

Por ter sido engenheiro da Petrobrás até 1995, eu acabo me vendo na obrigação de orientar os colegas quanto ao uso de lubrificantes, pois não gosto de ver jipeiro levar prejuízo por causa de erros ou vícios comuns.

Os óleos atuais, sejam com base mineral, semi sintética ou mesmo sintética, devem ser trocados da mesma forma que sempre foram: EM FUNÇÃO DO USO DO MOTOR.

Observe o manual de um carro atual, por exemplo.
Na maioria dos manuais, está escrito que a troca de óleo deve ser efetuada a cada 10000km em uso normal e a cada 4000 em uso severo.
Lendo adiante, geralmente encontramos a definição de uso severo: é em poeira, barro E USO URBANO.

Ou seja, trocar a cada 10000, só se for veículo de uso rodoviário...
Na prática, acompanhando frotistas e testando em laboratório amostras recolhidas a cada 1000 km, eu só vi óleos alcançarem essa quilemetragem em boas condições quando usados em motores de caminhões estradeiros.

O raciocínio de trocar mais cedo para rodar com óleo sempre novo é correto, mas custa mais caro. Pessoalmente acho que vale a pena. Uso óleo bom, mineral, Especificação SG, 15W40, no meus Georgias e 20W40 no BF. Troco a cada 5000 nos 4 cil. e a cada 3000 no 6cil.

Óleo semi-sintético num motor desses é puro exagero.

marcelo nunes
22/04/2004, 09:29
E como eu disse antes:

1- Molikote para câmbio eu até recomendo. Sua composição é similar à utilizada nos aditivos empregados na mistura dos melhores óleos de câmbio.

2-Qualquer aditivo extra para óleo de motor é inútil ou prejudicial.

Sergio Rocha
22/04/2004, 19:40
E como eu disse antes:

1- Molikote para câmbio eu até recomendo. Sua composição é similar à utilizada nos aditivos empregados na mistura dos melhores óleos de câmbio.

2-Qualquer aditivo extra para óleo de motor é inútil ou prejudicial.



Concordo com vc.Mas e o militec o q vc acha :?:

marcelo nunes
22/04/2004, 20:23
Não me convenceu.
Os "laudos" são vagos, e o apresentado como feito pela UFMG é contraditório. Diz uma coisa (Éster e composto de carbono de cadeia longa) e afirma algo tecnicamene impossível à esta composição logo em seguida (que os gases dele provenientes não são tóxicos).
Além disso são laudos que não informam nada útil ou conclusivo. Um deles diz que não se forma ácido clorídrico durante o uso do aditivo.
E daí? O problema seria a formação de ácido sulfúrico, pela reação com o enxofre do Diesel...

Sergio Rocha
22/04/2004, 23:12
Valeu Marcelo

Vou continuar com o bom e velho molykote no dif cxa e t-case 8) 8)

DougBRSP
11/05/2004, 10:35
Pois bem retomando o assunto, fiquei curioso com esse produto e depois de uma intensa pesquisa em sites americanos (google) resolvi comprar dois frascos de militec.

Um dos frascos joguei no motor do meu carro de passeio (ou melhor, de trabalho, passeio mesmo é com o Jeep :D ), realmente no dia que joguei o produto no motor não notei diferença nenhuma, enchi o tanque e marquei a km, já pensando gastei dinheiro a toa :x .

Mas no outro dia quando sai com o carro da garagem realmente a diferença foi sensível, o carro ficou mais ágil o motor está mais silencioso e se sente ele mais macio, nas arrancadas lembra um 16 válvulas, e diferença mesmo se sente nas retomadas.

Não sei quanto ao uso em motores como o BF161 e outros de desenho mais antigo mas no meu motor gm mpfi 2.2 gasolina a diferença foi bastante significativa e gostei.

O outro frasco joguei no cambio do Jeep rodei com ele no mesmo dia e não houve mudanças, quinta feira devo sair com ele de novo e qquer resultado eu posto aqui.

Ainda não tirei a média de consumo para verificar se mudou algo, assim que eu tiver os números postarei mensagem com o antes e o depois.

[]'s

Cotrim
11/05/2004, 13:45
É sempre bom ter um louco disposto a testar as coisas para nós.

[]'s

marcelo nunes
11/05/2004, 13:46
Pode ter a mais absoluta certeza de que a diferença foi "psicológica".
Ou seja você quis achar alguma diferença e se convenceu de que ela estava lá.
Ou então você abasteceu o carro com gasolina boa e a anterior estava "batizada"...

NENHUM aumento de lubricidade do óleo lubrificante causaria tamanha diferença e isso é bem fácil de verificar:

Já viu um motor montado numa bancada, pronto para funcionar mas sem alternador, compressor de ar cndicionado,etc. ?
Pois é, basta colocar uma alavanca de uns 30 cm na polia do virabrequim e você o gira com a mão, se estiver corretamente montado. Se você tirar as velas, ou se for Diesel tirar os injetores, consegue girar o motor até com uma chave de boca fixa...
E não estou falando de motorzinho de Fusca não. Qualquer adulto gira um motor diesel de 6 cilindros, de caminhão, dessa forma (numa bancada e montado corretamente).

O atrito interno de um motor consome uma potência absolutamente desprezível...basta observar que um motor de arranque não tem sequer 0,8 cv. Um motor de arranque de caminhão tem 1,5 cv, no máximo 2. E na partida ele gira motor com velas+alternador+ bomba dágua, etc...

Portanto mesmo que o aditivo fosse MILAGROSO e ZERASSE o atrito interno, a diferença seria ínfima, quase imperceptível.

marcelo nunes
11/05/2004, 14:03
É sempre bom ter um louco disposto a testar as coisas para nós.

[]'s


Quando eu trabalhava na VW caminhões, em 1990 um frotista na Bolívia reclamou que os motores estavam travando.
Quando cheguei lá, vi que eles tiravam o cárter dos caminhões ZERO KM, jogavam o óleo fora e enchiam com banana amassada e serragem...
É SÉRIO!

Se alguém quiser experimentar, depois pode contar pra gente se funciona. Mas aí eu acho que esse Militec vai ser melhor.

DougBRSP
11/05/2004, 15:02
Naum sei até onde vai o efeito psicológico, esse é o carro que uso todos os dias e senti uma diferença sim no comportamento do carro (felizmente pra melhor) ainda tenho minhas dúvidas se isso ainda não vai f*** com o carro mais pra frente, mas os resultados que obtive estão sendo bons, muito parecidos de qdo vc troca as velas do carro, naum estou querendo vender nem promover o produto (mesmo pq naum levo nada em troca :) ) apenas estou divulgando as impressões que tive, mas só teremos algo concreto para discutir sobre isso qdo eu tiver a média de consumo (abasteci o carro no mesmo posto que abasteço há anos e que nunca tive problemas com a qualidade da gasosa, só se por coincidência) eles mudaram o fornecedor.

Mas entendo o que vc quiz dizer e concordo com o que vc disse Marcelo, e tbem testei esse negocio com um pé atrás, mas como disse o amigo, sempre tem louco pra tudo, as vezes quebramos a cara, as vezes damos um passo pra frente o importante é compartilhar a experiência.

[]s

marcelo nunes
11/05/2004, 15:09
Não esqueça que, como vc mesmo disse, junto com o Militec o carro "ganhou" um tanque cheio.
Será que ele estava acostumado com a fartura? :D

DougBRSP
14/05/2004, 13:43
Opa novas infos sobre o militec, hoje rodei com o meu jeep pela 1ª vez desde que coloquei o negócio (sábado passado) no câmbio (3 marchas, primeira seca, recém reformado) o resultado me agradou, dessa vez não dá pra dizer que é psicológico, pq realmente as marchas estão engatando de forma bem suave, tá bem melhor do que tava antes, a impressão q dá é que está mais preciso e está mais silencioso. Eu não troquei o óleo do câmbio apenas adicionei o militec nele, pq o óleo que estava lá já era "semi-novo".

Qto ao carro ainda nao esvaziei o tanque pra tirar a média, mas semana que vem devo trazer mais informações, Marcelo eu sempre encho o tanque do carro qdo abasteço, dessa vez não foi diferente.

[]s

marcelo nunes
14/05/2004, 13:57
Como eu disse neste mesmo tópico, dias atrás, aditivos para câmbio há vários que funcionam bem.
Não tem mistério, é só uma aditivação de extrema pressão, que todo bom óleo de câmbio tem, uns mais, outros menos. É questão de custo.
Esses aditivos podem realmente melhorar o funcionamento do câmbio, e dificilmente vão piorar engates ou quebrar alguma coisa.
Agora aditivo pra óleo de motor é, em 100% dos casos, jogar dinheiro fora e arriscar estragar o óleo que já está no cárter (e o motor).

Sergio Rocha
18/05/2004, 21:31
Opa novas infos sobre o militec, hoje rodei com o meu jeep pela 1ª vez desde que coloquei o negócio (sábado passado) no câmbio (3 marchas, primeira seca, recém reformado) o resultado me agradou, dessa vez não dá pra dizer que é psicológico, pq realmente as marchas estão engatando de forma bem suave, tá bem melhor do que tava antes, a impressão q dá é que está mais preciso e está mais silencioso. Eu não troquei o óleo do câmbio apenas adicionei o militec nele, pq o óleo que estava lá já era "semi-novo".

Qto ao carro ainda nao esvaziei o tanque pra tirar a média, mas semana que vem devo trazer mais informações, Marcelo eu sempre encho o tanque do carro qdo abasteço, dessa vez não foi diferente.

[]s


E aí Douglas
Conta pra nos quantos km vc ja rodou com o militec no cambio.Vc botou quantos mls? E na cxa de transf botou tb ?

DougBRSP
18/05/2004, 23:13
Fala Sergio, eu coloquei o militec só no câmbio do Jeep mas não calculei o consumo :oops: , em motor eu tô testando no meu carro a gasolina tá acabando e amanhã já devo ter a média ai coloco aqui, impressão inicial é de que durou mais, mas o consumo na cidade não dá pra ter certeza.

marcelo nunes
19/05/2004, 00:51
Vale o mesmo raciocínio:

Assim como não existe aditivo para óleo de motor que gere aumento perceptível de potência, não existe aditivo para óleo de motor que gere redução perceptível do consumo de combustível.

Se der diferença foi por outro fator. Por exemplo, o tempo está mais frio agora, o consumo de gasolina obviamente diminui e a potência do motor aumenta.

Qualquer afirmação em sentido contrário é tertúlia flácida para ninar bovino.

DougBRSP
19/05/2004, 09:55
Bem, tertúlia flácida para ninar bovino, ou não (concordo que outros fatores podem ter colaborado no resultado final) mas o consumo urbano ficou dessa forma:

Antes: 7,43 Km x Litro de gasolina
Depois: 7,67Km x Litro de gasolina

Redução de aprox. 3,2%

Vou continuar marcando e ver se os valores se alteram.

marcelo nunes
19/05/2004, 10:45
Levando em conta o tanto que esfriou, 3,2% de redução não é nada . Talvez o consumo real tenha até aumentado.

Se alguém disser que o consumo diminuiu, é porque fez conta errada ou há algum outro fator externo.
Ou então a Petrobrás me paga à toa...

Sergio Rocha
19/05/2004, 22:31
Marcelo,

uma pergunta, talvez idiota.Será q a pequenissima redução de atrito no motor somada a da caixa não podem ter ajudado na redução do consumo?
Sem querer tomar partido, só aprender.

marcelo nunes
20/05/2004, 00:44
Segundo testes realizados no CENPES (o centro de pesquisas que aparece na propaganda com a Williams na TV), o máximo obtido nunca alcança 2%, isso em motores e transmissões automotivos de grande porte, nos de pequeno porte (automóveis) é ainda menos.

Geralmente o ganho MÀXIMO fica entre 0,8% e 1,7%, somando motor e transmissão, inclusive diferencial.

Muito da falsa sensação de ganho de potência vem do fato que o motor e o câmbio ficam sempre mais silenciosos com óleo novo e adequado, por isso o conjunto dá a impressão de trabalhar mais folgado, ou seja do motor ter ficado "mais potente".

DougBRSP
20/05/2004, 13:17
Mas eu não troquei o óleo só adicionei o produto e tive esta impressão, Marcelo, veja bem eu só estou repassando as impressões que tive, naum vou entrar no mérito de dizer os porques do que acontece pq não tenho embasamento técnico para tanto, e também não descarto o que vc diz, como vc mesmo disse, pode ser efeito psicológico (naum eu naum cherei o produto :lol: ).

dero
18/12/2004, 09:14
Não existe aditivo para motor a combustão interna atualmente em fabricação que seja superior aos já agregados aos óleos de última geração.
Os fabricantes de aditivos são: Lubrizol, Paramins e ELF. Todos os fabricantes de óleos do planeta usam pacotes de aditivos fabricados por estas empresas.
Portanto, esses aditivos vendidos à parte são apenas combinações de aditivações já existentes nos óleos que você compra em qualquer posto ou supermercado.
O uso desses aditivos é no mínimo redundante caso você já use um bom óleo. O problema é que ele pode ser INCOMPATÍVEL com a aditivação já existente no óleo, que perderá alguma propriedade (detergência, lubricidade, viscosidade, etc.).

Aditivos para câmbo são caso a parte.
Em geral são aditivos para extrema pressão, e não costumam causar incompativilidade, mas muitas vezes são redundantes.
O Molykote não tem um histórico de problemas e já foi aferido que realmente reduz o desgaste de engrenagens.
Só que aditivo nenhum reduz ruído de engrenagens. Isso é causado pelo perfil das mesmas ou por desgaste, aditivo não pode resolver nada quanto a isso.

certissimo marcelo, um dia desses em outros forums de mecanica tive a noticia de q estava usando Lubrax Top Turbo nos motores a gasolina, inicialmente esse oleo é recomendado pra diesel, na divida entrei em contato com a Petrobras e um engenheiro respondeu mais ou menos a mesma coisa q vc falou acima e disse q o tal Top Turbo tb tem indicaçao pra uso gasolina/alcool, categoria SJ/SL 15w40, e com aditivaçao superior a qquer oleo mineral a venda no mercado, devido ao fato dele ser feito tb pra motor diesel na gasolina o desempenho sera superior.

Usei o Lubrax Top Turbo no meu carro e acabou a batida de tucho e a temperatura de funcionamento baixou quase 10graus, uma demonstraçao clara q a aditivação é superior a qqer coisa q ja usei (autoplast, militec, milicote, stp, engine ssp, etc).

O melhor de tudo é q esse óleo é vendido a R$100 latinhas o balde de 20L, sao 5 latinhas por litro um ótimo custo beneficio. Tb vendido em litro e 5L.

valeu

marcelo nunes
18/12/2004, 13:37
Muito barato hein?
Só que eu não sou muito chegado a usar óleo para motor diesel em motor a gasolina, porque a aditivação para combater o excesso de ácido sulfúrico (devido ao enxofre do diesel), pode gerar alguns resíduos.
Mas, em compensação o top turbo tem uma aditivação de extrema pressão muito boa e mantém muito bem a viscosidade, por isso que acabou com a sua batida de tuchos.

dero
25/12/2004, 23:24
Muito barato hein?
Só que eu não sou muito chegado a usar óleo para motor diesel em motor a gasolina, porque a aditivação para combater o excesso de ácido sulfúrico (devido ao enxofre do diesel), pode gerar alguns resíduos.
Mas, em compensação o top turbo tem uma aditivação de extrema pressão muito boa e mantém muito bem a viscosidade, por isso que acabou com a sua batida de tuchos.

Cara penso q nao é questao de ser ou nao ser chegado, é um oleo q é feito pra diesel/gasolina/alcool e nao um oleo pra diesel q esta sendo usado pra gasolina, acho q nao deixei claro no coment acima, sorry.

O proprio engenheiro responsavel pela ouvidoria da petrobras confirmou isso (se quiser posto o email dele).

valeu

dero
26/12/2004, 00:12
Lubrax top turbo

Segue com citaçao da fonte e sem efeito de proposito comercial,como determina a politica da Petrobras o email q recebi deles sobre o tal oleo :


"Resposta a manifestação 175021

Saudações ao Sr. (editado),

Para veículos que requeiram óleo de nível API SL ou inferior, o LUBRAX
Top Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CI-4 / SL, para veículos que requeiram óleo de nível API SJ ou inferior, o LUBRAX Extra Turbo pode ser usado, pois atende simultaneamente aos níveis API CG-4/ SJ sendo ambos lubrificantes ideais para uso em frota mista (diesel e gasolina). Os outros produtos da linha diesel não têm qualificação para uso em motores a gasolina.

Para os motores enquadrados nas classificações acima, não há nenhum malefício na utilização desses dois produtos, pelo contrário, pois esses
dois óleos foram concebidos para os motores diesel, que requerem uma
exigência superior ao lubrificante em comparação com os motores a gasolina/álcool.

Atenciosamente,

Paulo Cesar de O. Lima
Engenheiro Mecânico
************************************************** *********
Serviço de Atendimento ao Cliente / SAC Técnico
0800 78 9001 / sac@br-petrobras.com.br
PETROBRAS Distribuidora S.A
************************************************** *********
A PETROBRAS Distribuidora concorda com a utilização do conteúdo deste
e-mail, deste que apenas para utilização pessoal de seus usuários, sem
quaisquer propósitos comerciais e desde que a fonte seja citada."


=====================================
fim do email

fonte: paulocl@br-petrobras.com.br
Fri, 29 Oct 2004 10:44:11 -0300

negrito no texto by deró

valeu

marcelo nunes
26/12/2004, 20:18
Não é questão somente de ser mais ou menos afinado com tal prática, mas sim de conhecer a fundo a aditivação que é empregada em cada tipo de lubrificante e de ser consultor em desenvolvimento de produtos da Petrobrás desde 1995, quando deixei de ser gerente de atendimento a grandes consumidores e montadoras desta empresa.
Ou seja, entendo um pouco do assunto...
Mas por interesse das distribuidoras, a adequação comercial frequentemente suplanta a indicação técnica.
Não conheço quem deu a resposta ao e-mail.

Miguel
03/02/2005, 23:43
Colega Marcelo, aproveitando a sua experiência, o que você acha do óleo F1 master 4x4 da Ipiranga, conforme informações que constam do site deles, vale a pena gastar nele para o motor BF, ou existem opções melhores? quais seriam?

"F1 Master 4x4

Óleo lubrificante multiviscoso, desenvolvido especialmente para atender às severas condições de funcionamento dos motores dos veículos 4X4.
Possui tecnologia sintética que atua nas partes móveis do motor produzindo uma película protetora mais resistente, aumentando assim o desempenho do lubrificante.

Classificação: API SJ para motores à gasolina
API CG-4 para motores à diesel

Embalagem disponível: 1 litro (24X1L), 3,5 litros (6X3,5L)."

Abraço,


Miguel

marcelo nunes
04/02/2005, 11:48
Colega Marcelo, aproveitando a sua experiência, o que você acha do óleo F1 master 4x4 da Ipiranga, conforme informações que constam do site deles, vale a pena gastar nele para o motor BF, ou existem opções melhores? quais seriam?

"F1 Master 4x4

Óleo lubrificante multiviscoso, desenvolvido especialmente para atender às severas condições de funcionamento dos motores dos veículos 4X4.
Possui tecnologia sintética que atua nas partes móveis do motor produzindo uma película protetora mais resistente, aumentando assim o desempenho do lubrificante.

Classificação: API SJ para motores à gasolina
API CG-4 para motores à diesel

Embalagem disponível: 1 litro (24X1L), 3,5 litros (6X3,5L)."

Abraço,


Miguel

Nunca avaliei profundamente os produtos da Petróleo Ipiranga para poder recomendar ou não um produto desta distribuidora.

A priori, não sou afeito ao uso de óleo de base semi-sintética para motores, pois a única vantagem destes em relação aos de base 100% mineral é a maior vida útil sem "quebra" das moléculas da base, o que se traduz numa vida útil mais longa.

Desta forma, um óleo semi-sintético roda o dobro, pelo menos, de um mineral, sem perder suas características principais.

Mas será que isso é vantagem? Considere que na troca, se remove as impurezas que riscam, desgastam, corroem o motor. E são impurezas que não são necessariamentre retidas pelo filtro, pois são formaçõers ácidas.
Levar o dobro do tempo para trocar, deixando essas impurezas circulando no motor, é realmente uma vantagem?

Eu prefiro um óleo mineral que atenda as especificações necessárias da API, trocando-o em intervalos mais curtos.

Carvalho
05/04/2005, 02:28
Marcelo,
Também trabalhei na Peroba até 2001, quando me aposentei por tempo de serviço. Realmente os seus argumentos são os mesmos que outros colegas do CENPES falavam nessa balela de aditivação extra para motor.
Uma pergunta: como moro entre Natal/Mossoró e a temperatura média é 30/40gr um óleo 15/40W atende a essas temperaturas ambientais, ou seria melhor 20/50W 25/60W .... sj,sl... na dúvida.

marcelo nunes
05/04/2005, 12:07
Marcelo,
Também trabalhei na Peroba até 2001, quando me aposentei por tempo de serviço. Realmente os seus argumentos são os mesmos que outros colegas do CENPES falavam nessa balela de aditivação extra para motor.
Uma pergunta: como moro entre Natal/Mossoró e a temperatura média é 30/40gr um óleo 15/40W atende a essas temperaturas ambientais, ou seria melhor 20/50W 25/60W .... sj,sl... na dúvida.

Realmente nessas temperaturas um 15w40 é um exagero para esse "frio" todo que faz aí e pode ser inadequado em certas situações.
Mesmo em condições de partida a frio, serão pelo menos uns 25°C de temperatura ambiente. Um óleo 15 nessas condições não é prejudicial, mas é absolutamente desnecessário. É óleo para ser usado em condições ideais de SP para o sul.

O problema maior ocorre no outro extremo: forçar um motor no areião a baixa velocidade e 45°C de temperatura ambiente.

Nesas condições o multigrade 50 é pelo menos adequado. Embora os índices de viscosidade sejam somente um dos parâmetros a se considerar numa condição tão extrema. Óleo 60 pra mim só no deserto da Mauritânia a 200 km/h...

Portanto um dos bons 20/50 existentes no mercado eu considero beleza pura nessas condições.

marcelo nunes
05/04/2005, 12:13
Marcelo,
Também trabalhei na Peroba até 2001, quando me aposentei por tempo de serviço. Realmente os seus argumentos são os mesmos que outros colegas do CENPES falavam nessa balela de aditivação extra para motor.
Uma pergunta: como moro entre Natal/Mossoró e a temperatura média é 30/40gr um óleo 15/40W atende a essas temperaturas ambientais, ou seria melhor 20/50W 25/60W .... sj,sl... na dúvida.

Você se aposentou na Petróleo logo após os 40 e foi morar entre Natal e Mossoró?
Que "dureza" hein? Não anda muito "estressado"?

Era do CENPES?Com quem da quadrilha vc andava?

Milton Araujo
05/04/2005, 23:12
Olá pessoal!
Estou afim de colocar no meu CJ -71 motor original o aditivo para oleo de carter "Bardahl prolonga" que diz o fabricante que aumenta a pelicula protetora do óleo.
o que opinam sobre este aditivo? :roll:

Milton Araujo
05/04/2005, 23:17
Obs:
O jipe é do meu pai, mas estou tomando posse. eh eh eh :mrgreen:

Carvalho
06/04/2005, 00:23
Você se aposentou na Petróleo logo após os 40 e foi morar entre Natal e Mossoró?
Que "dureza" hein? Não anda muito "estressado"?

Era do CENPES?Com quem da quadrilha vc andava?
Caro marcelo,
Entrei na petrobrás aos 18 como tec. geologia em regime de confinamento depois me formei e juntei 5 anos como " aluno remunerado da união " o tal ginásio , naquela época eram 5 anos como fui reprovado um ano juntou-se seis. Perdi somente para FHC que se aposentou antes dos quarenta.
Quanto ao CENPES, na realidade foram colegas químicos e geológos que viam ao RN supervisionar projetos sobre poços de perf. com objetivos horizontais. No momento presto serviço "free" a empresas concorrentes e que estão dando certo!!!. abraços, Carvalho . O que fazes???

Mossoró é quente viu!!!! acima dos quarenta na sombra!!! :oops:

marcelo nunes
06/04/2005, 12:04
Obs:
O jipe é do meu pai, mas estou tomando posse. eh eh eh :mrgreen:

Leia as primeiras mensagens deste tópico e de outros imilares.

Este tipo de aditivo é completamente inútil, quando não é prejudicial por ser inferior ou incompatível com a aditivação original de óleos de primeira linha.

marcelo nunes
06/04/2005, 12:11
Caro marcelo,
Entrei na petrobrás aos 18 como tec. geologia em regime de confinamento depois me formei e juntei 5 anos como " aluno remunerado da união " o tal ginásio , naquela época eram 5 anos como fui reprovado um ano juntou-se seis. Perdi somente para FHC que se aposentou antes dos quarenta.
Quanto ao CENPES, na realidade foram colegas químicos e geológos que viam ao RN supervisionar projetos sobre poços de perf. com objetivos horizontais. No momento presto serviço "free" a empresas concorrentes e que estão dando certo!!!. abraços, Carvalho . O que fazes???
Mossoró é quente viu!!!! acima dos quarenta na sombra!!!


Caraca! essa de somar tempo como repetente de ginásio pra aposentadoria eu não sabia...se soubesse tinha levado uns paus também, especialmente na FEI!

Mossoró quente? Bota quente nisso! nas termas eu entrei numa piscina a 38 ou 40°C e a água parecia gelada!!

Sou consultor da BR e de diversas outras empresas e instituições para desenvolvimento de combustíveis, lubrificantes, tropicalização de motores e mercado automotivo, mas para a BR só até Maio de 2005, porque me toma 50% do tempo e rende 10% da remuneração (amor à camisa vai só até certo ponto...)

Por isso que sempre dou meus pitacos em todos os tópicos sobre combustíveis, refino, lubrificantes, motores e agora biodiesel.

Vinicius Hauagge
20/05/2005, 16:37
Marcelo, aproveitando seus conhecimentos, e esses aditivos, por exemplo, da stp, para motores que estao "fumando", adiantam?
Ou tem o mesmo efeito que os outros aditivos??? (ou seja, nenhum!)
Outra coisa, moro na regiao serrana do parana, onde no inverno as temperaturas chegam aos incríveis -5 negativos (aqui é igual sao joaquim, em santa catarina)...
Usando um óleo 15w40 tá bom?
E quanto as especificacoes sg, sj, sl... vc poderia explicar, de forma rapida, a utilizacao de cada um deles?
Obrigado,
Vinicius!

Vinicius Hauagge
20/05/2005, 16:39
Outra coisa... essa história de colocar oleo mais viscoso em motor muito rodado procede? Consegue algum aumento na vida util do mesmo? Tipo oleo 40 pra motor com mais de 100.000, 50 pra mais de 200.000?

Wallace
20/05/2005, 17:56
Compromete sim, tem sempre que usar o óleo recomendado quando zero.
Se colocar um óleo mais viscoso o que vai acontecer é que vai danificar justamente o que ainda esta bom, já que o óleo vai ter mais dificuldade de chagar lá.

ramiro_eli
20/05/2005, 18:03
Galera,

Quando se mistura um óleo de base sintética comum óleo mineral, pode ocorrer algum tipo de reação?
Pergunto isto porque meu carro utiliza o Castrol Magnatec(10W40), que é o recomendado pelo fabricante. Mas o motor, depois que atinge a temperatura normal de funcionamento, apresenta uma leve batida de tuchos(hidraulicos).
Pensei em trocar a marca do óleo, e passar a usar o Valvoline 20W50.
Em todas as trocas de óleo, troco tambem o filtro de óleo.
Mas o meu carro tem radiador de óleo, e tenho receio que o Magnatec que permanessa no motor/radiador cause algum tipo de reação com o Valvoline.

Procede?

Wallace
20/05/2005, 18:10
Pode ter problema sim. Pode ter reação entre os óleos.
Mas pode trocar o óleo e depois trocar novamente depois de uma km baixa.
Mas não vejo sentido em mudar de sintetico para mineral...

ramiro_eli
20/05/2005, 18:16
Wallace,

O Magnatec pode ser considerado um óleo Sintético?
O problema é que eu não conheço nenhum lubrificante de base sintética com maior viscosidade. Acredito que um óleo de maios viscosidade reduziria ou eliminaria as batidas de tucho na marcha lenta.

De qualquer forma, obrigado!

luc2001
20/05/2005, 20:38
Só para esclarecer. O Militec não é um aditivo para o óleo. Ele na verdade corrige as imperfeições nas paredes de onde foi aplicado, ou seja, reduz a rugosidade do mesmo e cria uma película com um atrito menor. Ele é recomendado para motores OK onde os desgastes são pequenos e aí faz diferença aumentando a sua vida util (já que ele é adicionado a cada 20.000 km, independente se vc troca o óleo a cada 5.000 ou 10.000 km). A pergunat é se ele faz alguma diferença para os nossos motores antigos (BF161, etc), não faz diferença. Eu particularmente coloquei no motor, na caixa e nos diferenciais, se teve diferença eu não senti, mas já que o produto pelos testes que eu já vi a respeito não é de se desprezar, mandei ver. Só lembrando , o Militec-1 custa na faixa de R$ 60,00 cada frasco de 200 ml ou 250 ml não me lembro ao certo e vc tem que usar 60 ml por litro.

Obs. Não vendo o produto e não tenho nada a ver com o fabricante, é só para esclarecer os jiperios de plantão.

Se quiserem ver mais acessem o site deles: www.militec.com.br

Valeu

marcelo nunes
20/05/2005, 22:02
Marcelo, aproveitando seus conhecimentos, e esses aditivos, por exemplo, da stp, para motores que estao "fumando", adiantam?
Ou tem o mesmo efeito que os outros aditivos??? (ou seja, nenhum!)
Outra coisa, moro na regiao serrana do parana, onde no inverno as temperaturas chegam aos incríveis -5 negativos (aqui é igual sao joaquim, em santa catarina)...
Usando um óleo 15w40 tá bom?
E quanto as especificacoes sg, sj, sl... vc poderia explicar, de forma rapida, a utilizacao de cada um deles?
Obrigado,
Vinicius!

Se o motor está "fumando" é porque já tem um elevado desgaste interno que gerou forgas entre anéis/camisas, ou tem retentores de válvulas avariados, ou turbina com mancais "azulados", ou seja: não vai ser colocando aditivos ou óleo mais viscoso que você vai resolver o problema.

É claro que utilizando um óleo com viscosidade a quente mais elevada, algumas destas folgas tendem a ser mascaradas pelo próprio lubrificante, mas isso a curto prazo acaba gerando o efeito contrário. O óleo com viscosidade exageradamente elevada não lubrifica onde e quando é necessário, especialmente quando o motor ainda está frio, gerando mais desgaste e folgas, num ciclo vicioso.

Por isso tem gente que coloca até óleo de câmbio em motor fumando. Vende o carro e depois sobra para o incauto que comprou. Por isso, quando compro um carro com motor que deveria estar bem rodado eu sempre tiro a vareta do cárter e olho o que tem lá dentro...

Pra esse clima um 15w40 está razoãvel, mas um 10w50 seria ainda melhor, pois na subida da serra um óleo 50 também é mais negócio.

A priori, a especificação com letra do alfabeto mais "adiante" indica uma aditivação mais completa. Pela API, um óleo SA é um mineral puro. Um SL será superior a um SJ.

Essa superioridade se dá na aditivação de detergentes ( para remover crostas e borras do motor), anti oxidantes ( para não formar borra negra), etc

marcelo nunes
20/05/2005, 22:08
Outra coisa... essa história de colocar oleo mais viscoso em motor muito rodado procede? Consegue algum aumento na vida util do mesmo? Tipo oleo 40 pra motor com mais de 100.000, 50 pra mais de 200.000?

Conforme escrevi acima, não adianta colocar óleo mais viscoso em motor cansado. O que vai acabar acontecendo é que se vai mascarar o problema.

O óleo é uma proteção eficaz contra o atrito, não contra choques. Quando a folga entre componentes atinge níveis muito elevados, o óleo não suporta, suas moléculas são quebradas e ele perde a sua lubricidade.

O choque entra componentes gera calor em níveis exagerados (dê umas marretadas numa barra de ferro e veja o que acontece) e pior, gera calor interno à estrutura do metal, onde o óleo não lubrifica nem refrigera.

Ou seja, numa dessas se fundem bronzinas e até mancais de uma hora pra outra. O gaiato coloca "óleo grosso" num motor que está "batendo", sai feliz porque ficou "silencioso" e dali a pouco o bicho funde de colar os mancais...

marcelo nunes
20/05/2005, 22:15
Galera,

Quando se mistura um óleo de base sintética comum óleo mineral, pode ocorrer algum tipo de reação?
Pergunto isto porque meu carro utiliza o Castrol Magnatec(10W40), que é o recomendado pelo fabricante. Mas o motor, depois que atinge a temperatura normal de funcionamento, apresenta uma leve batida de tuchos(hidraulicos).
Pensei em trocar a marca do óleo, e passar a usar o Valvoline 20W50.
Em todas as trocas de óleo, troco tambem o filtro de óleo.
Mas o meu carro tem radiador de óleo, e tenho receio que o Magnatec que permanessa no motor/radiador cause algum tipo de reação com o Valvoline.

Procede?

Não existe óleo de base sintética no mercado.
Todos os óleo comercialmente disponíveis tem base mineral. O que existe são óleos semi-sintéticos, têm base mineral complementada por polímeros, que não chegam a formar uma "base".

Por isso não há qualquer incompatibilidade só porque um oleo é mineral ou semi-sintético, somente um desperdicio...

A única vantagem sensível de um óleo semi-sintético é sua vida útil muito maior, por menor deterioração da base. Misturando com um de base mineral a vida útil não vai ser a média dos dois.

Ou seja, você coloca um Óleo mineral ideal para 5000 km e mistura com um semi-sintético para 15000 km. A média não será de 10000km porque você vai ter mais da metade da base deteriorada com 5000km e o óleo semi-sintético vai perder sua principal vantagem...

Batida de tucho? Aí é aditivação insuficiente . Experimente o Shell Helix de frasco amarelo (não o vermelho), na viscosidade recomendada pelo fabricante do seu motor.

marcelo nunes
20/05/2005, 22:23
Só para esclarecer. O Militec não é um aditivo para o óleo. Ele na verdade corrige as imperfeições nas paredes de onde foi aplicado, ou seja, reduz a rugosidade do mesmo e cria uma película com um atrito menor. Ele é recomendado para motores OK onde os desgastes são pequenos e aí faz diferença aumentando a sua vida util (já que ele é adicionado a cada 20.000 km, independente se vc troca o óleo a cada 5.000 ou 10.000 km). A pergunat é se ele faz alguma diferença para os nossos motores antigos (BF161, etc), não faz diferença. Eu particularmente coloquei no motor, na caixa e nos diferenciais, se teve diferença eu não senti, mas já que o produto pelos testes que eu já vi a respeito não é de se desprezar, mandei ver. Só lembrando , o Militec-1 custa na faixa de R$ 60,00 cada frasco de 200 ml ou 250 ml não me lembro ao certo e vc tem que usar 60 ml por litro.

Obs. Não vendo o produto e não tenho nada a ver com o fabricante, é só para esclarecer os jiperios de plantão.

Se quiserem ver mais acessem o site deles: www.militec.com.br

Valeu


Isso de "corrigir as imperfeições nas paredes", "reduzir a rugosidade, "criar uma película com um atrito menor" é a mais pura enganação.

O óleo trabalha em temperaturas muito abaixo da fusão de qualquer metal que exista dentro do motor. Se um óleo gerasse essa deposição ela teria que ser química, por fusão, mesmo a deposição magnética do Magnatec não é eficiente.

Ou seja, com a temperatura interna do motor não se gera fusão de material nenhum que possa causar "correção das paredes metálicas". E mesmo que isso ocorresse, a mesma temperatura iria removê-lo logo em seguida, em frações de segundos.

E esse material vai parar onde? no cárter? na bomba de óleo? vai formar borra?

Portanto, todo mundo que conhece química e lubrificantes sabe que esse produto é a mais pura enganação...

Fábio Alexandre
22/05/2005, 10:42
Qual o melhor oleo para ser utilizado no motor BF-161? Me recomendaram o URSA é bom ?

Thiago Rodeghel
22/05/2005, 13:18
Qual o melhor oleo para ser utilizado no motor BF-161? Me recomendaram o URSA é bom ?

Eu usava o URSA no meu antigo motor Willys, não era o BF161, era o Hurricane 4c, mas é basicamente a mesma coisa... Usava o 40 ou 50 mesmo...

[s]

marcelo nunes
23/05/2005, 02:09
Qual o melhor oleo para ser utilizado no motor BF-161? Me recomendaram o URSA é bom ?

URSA é um bom óleo mas para motor diesel, deixa resíduos sólidos no carter e oxida mais rápido quando usado em motores a gasolina e álcool.

A especificação original do BF era para óleo monoviscoso 30 ou 40 (nos mais antigos), mas sempre nesses casos pode ser usado um multiviscoso 20w40 com melhores resultados.

Fábio Alexandre
23/05/2005, 19:26
Qual o melhor oleo para ser utilizado no motor BF-161? Me recomendaram o URSA é bom ?

URSA é um bom óleo mas para motor diesel, deixa resíduos sólidos no carter e oxida mais rápido quando usado em motores a gasolina e álcool.

A especificação original do BF era para óleo monoviscoso 30 ou 40 (nos mais antigos), mas sempre nesses casos pode ser usado um multiviscoso 20w40 com melhores resultados.E sendo assim qual oleo atual voce me recomendaria?

marcelo nunes
23/05/2005, 20:38
Qual o melhor oleo para ser utilizado no motor BF-161? Me recomendaram o URSA é bom ?

URSA é um bom óleo mas para motor diesel, deixa resíduos sólidos no carter e oxida mais rápido quando usado em motores a gasolina e álcool.

A especificação original do BF era para óleo monoviscoso 30 ou 40 (nos mais antigos), mas sempre nesses casos pode ser usado um multiviscoso 20w40 com melhores resultados.E sendo assim qual oleo atual voce me recomendaria?

Qualquer 20w40 de formulador conhecido (BR, Shell, Texaco, Unioil, etc).
Os da BR utilizam 100% de óleo base novo, não têm óleo reciclado na base.

ramiro_eli
24/05/2005, 16:27
Em alguns locais onde fazem troca de óleo, inclusive dentro de algumas concessionárias, recomendam adicionar um produto chamado "Flush", que segundo eles remove o verniz e borras depositadas dentro do motor.
Este produto deve ser adicionado ao óleo velho, deixar o motor funcionar por alguns minutos na marcha lenta e proseguir com a troca do lubrificante e o filtro.
Tenho receio em usar este produto, pois acredito que se ele realmente funcionar, uma "pelota" de borra passeando dentro do motor pode entupir algo...

O que voces acham sobre utilizar este produto?

novatowski
25/05/2005, 08:59
Tbm me recomendaram o flush; falei com um consultor da Bardhal e ele disse que não traria problemas para um motor velho como o meu BF-161. Apesar das explicações -que não entendi direito- preferi não arriscar, penso da mesma forma que vc.

Aproveitando o tópico, vi um outdoor da Petrobras sobre esse oléo (Alta Rodagem) para motores acima de 100000 km; alguem sabe algo à respeito?

marcelo nunes
25/05/2005, 10:22
Em alguns locais onde fazem troca de óleo, inclusive dentro de algumas concessionárias, recomendam adicionar um produto chamado "Flush", que segundo eles remove o verniz e borras depositadas dentro do motor.
Este produto deve ser adicionado ao óleo velho, deixar o motor funcionar por alguns minutos na marcha lenta e proseguir com a troca do lubrificante e o filtro.
Tenho receio em usar este produto, pois acredito que se ele realmente funcionar, uma "pelota" de borra passeando dentro do motor pode entupir algo...

O que voces acham sobre utilizar este produto?

Os vernizes e borras não se fixam no motor se for usado óleo de boa qualidade e trocado com a frequência correta.

As borras são formadas por óleos de má qualidade, ou oxidados por troca em prazo muito alongado, ou por contaminação do lubrificante, ou por combustível adulterado, ou por mistura ar/combustível muito rica.

Vernizes são formados por combustível inadequado, contaminado ou adulterado.

A aditivação detergente dos óleos atuais é mais do que suficiente nesse sentido. Borras e vernizes ou não se formam ou são removidas aos poucos, ficando em suspensão no óleo. Quando este for trocado, elas vão embora...

A utilização de removedores como o citado geram contaminação do óleo que será colocado a seguir e removem incrustações de uma só vez, propiciando entupimento de galerias. Além disso alguns são até menos eficientes que a aditivação dos óleos mais modernos.

marcelo nunes
25/05/2005, 10:49
Aproveitando o tópico, vi um outdoor da Petrobras sobre esse oléo (Alta Rodagem) para motores acima de 100000 km; alguem sabe algo à respeito?


É um óleo de viscosidade um pouco mais elevada a frio, 25W50.

Como comparação, um Lubrax SJ ou SL tem índice 20W50, o Lubrax MG4 é 20w40.

Ou seja, a viscosidade a frio é mais alta, o que não é ideal para regiões muito frias. Com motor quente a viscosidade é a mesma de um óleo SL ou SJ.

A aditivação detergente é bastante elevada, superior à exigida para um óleo SJ, bem propícia para remoção de borras acumuladas.

Possui um agente condicionador de retentores, para redução de vazamentos.

flaviovs
26/05/2005, 00:49
Aproveitando o tópico, vi um outdoor da Petrobras sobre esse oléo (Alta Rodagem) para motores acima de 100000 km; alguem sabe algo à respeito?


É um óleo de viscosidade um pouco mais elevada a frio, 25W50.(...)

Salve pessoal. Pelo menos o Castrol GTX Alta Quilometragem (que, me parece, foi quem começou com esta onda de "alta quilometragem") é um óleo 25W60.

A ficha do óleo está aqui: http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TDS_GTX_Alta_Km_Brasil_10062004.pdf

marcelo nunes
26/05/2005, 09:52
Aproveitando o tópico, vi um outdoor da Petrobras sobre esse oléo (Alta Rodagem) para motores acima de 100000 km; alguem sabe algo à respeito?


É um óleo de viscosidade um pouco mais elevada a frio, 25W50.(...)

Salve pessoal. Pelo menos o Castrol GTX Alta Quilometragem (que, me parece, foi quem começou com esta onda de "alta quilometragem") é um óleo 25W60.

A ficha do óleo está aqui: http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/downloads/t/TDS_GTX_Alta_Km_Brasil_10062004.pdf


Por isso eu não recomendo esse Castrol. Viscosidade a quente com índice 60 é um exagero.

Isso significa aditivação pobre. Para elevar a a viscosidade a frio foi elevada também a viscosidade a quente por meio de espessantes, não de aditivos mais modernos e eficientes.

novatowski
26/05/2005, 11:57
Valeu Marcelo pelas explicações sobre o novo óleo da BR. Podemos concluir que é bastante adequado para os motores "encardidos" pois faz a remoção gradual das borras sem correr o risco de causar entupimentos, certo?
Na próxima troca de óleo vou substituir o MG4 epor este novo. :wink:

[]s

Novatowski

Sergio Willys
27/05/2005, 19:23
Pessoal, seguem algumas dicas que juntei durante os muitos anos na indústria de lubrificantes:

- Se o lubrificante que se está usando é o especificado para a aplicação pelo fabricante, e produzido por companhia idônea - Não ponha mais aditivos.
- Se o componente mecânico apresenta um problema, o lubrificante não vai resolvê-lo.
- Se o componente vai ser submetido a esforços para os quais ele não foi projetado, provavelmente algo errado vai acontecer, independente de se colocar ou não aditivos extras.
- Os bons lubrificantes já vem com aditivos de fábrica, de maneira balanceada e quimicamente compatível, depois de passarem por milhares de horas em teste de bancada e campo. A endência normal ao se tentar interferir nesta formulação já balanceada é piorar a performance.
Boa sorte !!!

Zepi
02/06/2005, 02:10
Olá amigos do fórum!Tenho uma grande dúvida.Li em um site(trypod) que os óleos multiviscosos afetariam danosamente alguns mecanismos da caixa de marchas Willys já que na época de sua produção não existiam esses óleos,e o óleo recomendado era um óleo de especificação não mais encontrada hoje(SAE90monoviscoso),e também não era esse "EP" usual.Sei que alguns veículos modernos manuais que também,acho que é os Land Rover,não podem usar esse tipo de óleo,e necessitam de ATF(Automatic Fluid transmition),então ai vai a pergunta:
O uso desse Fluido em caixas willys teria que resultados?Imagino que mal não fará,já que ele "seria menos agressivo" a determinadas peças...Me avisem se estiver falando besteira!Abraços.

flaviovs
02/06/2005, 03:24
Zepi, aí no RS eu realmente não sei, mas é bem fácil achar óleo SAE-90 aqui no RJ (EP e não-EP).

Acabei de encher minha caixa de marchas com o TRM-4 da BR (SAE-90 GL-4).

O que o site RuralWillys diz é que o óleo da época era o SAE-90 GL-1, e este óleo, realmente, é difícil, senão impossível, de achar. Ninguém fabrica mais. Se não tiver opção, use o GL-4, mas não EP, pois esta aditivação comprometeria os engates das engrenagens e anéis sincronizadores. Óleo GL-5 nem pensar pois a aditivação reagiria com as peças de metal e latão da caixa.

Pelo menos foi isso que eu entendi.

Outra sugestão do site é a de utilizar óleo de motor SAE-50 na caixa pois este teria praticamente a mesma viscosidade do SAE-90 mas, por tratar-se de óleo para motor, não teria os aditivos prejudiciais dois óleos GL-4 e GL-5. Taí uma grande dúvida pro mestre Marcelo Nunes esclarecer!

A propósito, quando procurava óleo pra minha caixa encontrei um 80W90 GL-4 da Esso. Alguém vê alguma restrição e/ou vantagem de uso deste multiviscoso na caixa de marchas original Willys?

Druid37
22/06/2005, 17:57
Pesquisando na Internet encontrei estos links... estan en espanhol... mais podem ajudar...

http://www.molysil.com.ar/productos/molykote/industrial/industrial.htm (http://www.molysil.com.ar/productos/molykote/industrial/industrial.htm)
http://www.oechsle.com.ar/Productos/MolykoteA.asp (http://www.oechsle.com.ar/Productos/MolykoteA.asp)

Saludos
Druid37
Montevideo, Uruguay

Paulo Henrique
10/07/2005, 13:37
Alguem já usou ou conhece o Militec1? :pensativo:

PauloH :roll:

Paulo Henrique
21/07/2005, 16:26
Olá pessoal,

Aproveitando, o que acham do Bardahl Flush? Alguem já usou? Mestre Marcelo, poderia dar um parecer?
Sobre o Militec, tenho um amigo que usou, falou super bem no inicio depois parece ter encontrado explicação para tudo e não era o tal Militec, ou seja, acho q era o tal psicologico. Outra coisa, ele tb usou na moto, pelo que sei deu problema na embreagem. Acho que é apenas para uso especifico e carros zerados.
Um aparte, comprei uma Explorer 4X4 aut 94 a pouco mais de um mes, um amigo me mandou o DVD Técnica 4X4 do João Roberto C Gaiotto, (recomendo) depois de ver o DVD algumas vezes, aproveitei a chuvinha desses dias aqui no RIo e fui "visitar"minha irmã que mora em Itaipu, rua de terra com alguns terrenos abertos .... depois de algumas voltas pelos quarteirões, muita lama, poça, entrei num desses terrenos, e ai, ai ai :parede: :parede: fiquei travado sei la como, tive que voltar a pé um vizinho foi la comigo, maior chuva, e colocou meu carro no N ligou 4X4 depois Low Ranger, 1, virou direta, frente, direita frente, assim que saiu ele virou esquerda e parou fora do terreno e me deu as chaves.... ainda bem q ninguem viu, VERGONHA :oops: :oops: :oops: percebi que a tal low ranger so entra depois de acionar o 4X4 e tem que estar em N ou seja, eu tava sem nada :shock: e me achando...

[]s

Paulo

Paulo Henrique
21/07/2005, 16:38
Caro Marcelo,

Acabei de ver que já postou informação sobre o Flush, é que tinha feito a pergunta no final da pagina 3, n percebi que tinha mais uma. sorry. :putz:

[]s

Paulo

cristiano
21/07/2005, 16:46
Olha, eu já usei o Flush uma vez que entrou água e terra dentro do motor numa trilha, então corri no posto para trocar o óleo e coloquei esse Flush para limpar... mas dizem que é muito forte e não indicado...

CAVESO
31/12/2006, 13:04
Kd o Mestre Marcelo????

Precisamos de seus pareceres para as dúvidas acima...rs

lostensos
01/01/2007, 09:56
Meu colega fez um "flush" caseiro.

Drena 1 litro do oleo usado do carro (se já não estiver com o nivel
baixo) e coloca 1 litro de querosene no motor.

Liga o carro em ponto morto só na marcha lenta por 1
minuto.

Após 1 minuto se desliga o carro e veja o que sai...

Vi óleo preto (nada de anormal), porém sairam algumas
gosmas pretas no meio... a tal borra.

E mais barato do que fazer um flush com o produto de 30~50 Reais...

Detalhe, ele faz isso a anos isso nos carros dele e no jipe também.

Só acho que talvez tenha uma contaminação do oleo com o querosene
e fique algo no carro... porém, será que não queima na combustão?

Vi em outro site esses dias (não tenho o link) que o cara faz isso
no carro de outra forma:

- Coloca o querosene e bate por 1 minuto no carro em ponto morto
na marcha lenta.

- Drena o oleo usado com esse querosene limpando as "borras".

- Coloca um oleo não tão caro de novo de espeficicação boa.

- Liga o carro e bate uns 15 minutos em marcha lenta, no ponto morto.

- Drena esse óleo que teóricamente estaria um pouco contaminado com
querosene.

- Adiciona o óleo final que quer colocar p/ rodar normalmente..

Que trabalheira hein!!! Será que limpa mesmo o motor o querosene?

Abraços

m.vinicius
02/01/2007, 05:43
marcelo, como limpar então o motor por dentro, flush, querosene. existe alguma foma? porque quero limpar o motor? deve ter borras por dentro, pois acabo andando pouco de jeep (mais de carro on) e pelo que entendi no tópico todo, se o motor rodar pouco, as impurezas vão se concentrando no carter, que pode ser sugado pela bomba de óleo e possivelmente entupir dos dutos hidraulicos. qual o óleo indicado para o motor bf 161? posso apostar no top turbo, como foi dito antes?

Overland
14/01/2007, 19:33
Eu também não sou vendedor, mas como fui no arrancadão e vi como esse produto (Militec-1) é usado e abusado fiquei interessado. Pelo que o próprio site informa, o produto não é aditivo e sim um condicionador de metais que utiliza o óleo apenas para se deslocar e através se fixa nas superfícies metálicas nos pontos críticos de calor.

Parece piada, mas um mecânico bastante conhecido aqui na cidade que trabalha com motores diesel apenas (Mecânica Nicoluzzi), recebeu a visita de um vendedor do produto Militec-1 e este explicou o funcionamento do motor e que o mesmo eliminaria o atrito no motor e como é o atrito que gera o calor, evitaria o desgaste. A princípio o mecânico ficou desconfiado e o vendedor disse que ele poderia fazer o teste e comprovar.

Ele sugeriu que fosse colocado o Militec no motor da F1000 do mecânico, fazer o motor funcionar até atingir temperatura normal e depois desligar e retirar o óleo e então sair para dar uma volta. O Nicoluzzi não acreditou e o vendedor disse que se algum dano acontecesse ele pagaria o conserto.

Fizeram o teste e saíram pra dar uma volta na BR-280. Andaram por cerca de 20km e retornaram a oficina com a F1000 funcionando normalmente e a temperatura ainda estava baixa.

A propósito eu usava no meu Jeep com motor BF161 sempre óleo Havoline SL 20W40 e continuei usando após trocar o motor por um E-Max 3.6. Depois que percebi que o mesmo fumava um pouco, tiramos o cabeçote e conferimos que realmente havia uma rebarba razoável no cilindro. De qualquer forma o motor trabalha suave e silencioso e não pifa. Pra evitar o incômodo de sempre completar o nível do óleo resolvi colocar o Castrol GTX para alta quilometragem e estou contente, o nível do óleo não baixa o motor funciona igual e a pressão do óleo em aceleração normal é igual a antes, só um pouco mais alta quando em marcha lenta.

Abaixo um texto explicativo sobre o funcionamento do Militec que achei, talvez dê para entender mais ou menos o funcionamento.

"Militec-1 simplesmente usa o lubrificante como um meio para chegar às superfícies metálicas em atrito e aos pontos críticos de calor dentro do equipamento. Chegando a esses locais, Militec-1 sai completamente do lubrificante, e as moléculas de Militec-1 fixam-se na superfície metálica (*adsorção). Isso ocorre entre 38°C e 66°C, dependendo das condições de atrito e carga.

O efeito dessa reação enrijece a superfície metálica(não a endurece) - tornando-a aproximadamente 17 vezes mais resistente quando a reação se completa. Além do aumento da resistência da superfície metálica, Militec-1 reduz drasticamente o atrito e o arrasto parasítico entre os metais.

Militec-1 é diferente

As partidas a frio são responsáveis por 80% do desgaste total dos motores, pois durante essas partidas ocorre o contato de metal com metal devido a ausência momentânea de lubrificação. Mas aplicando-se Militec-1, ocorrerá o contato de Militec-1 com Militec-1, protegendo a superfície metálica e evitando esse desgaste significativo.

*adsorção é a fixação de molécula de uma substância na superfície de outra."

DougBRSP
15/01/2007, 13:51
Eu tinha uns links gringos sobre uns testes que o pessoal que mexe com arma de fogo nos EUA fez utilizando o militec de acordo com eles melhorou bem o funcionamento das armas, vou ser se acho e posto aqui.

[]s

Overland
15/01/2007, 17:47
Eu tinha uns links gringos sobre uns testes que o pessoal que mexe com arma de fogo nos EUA fez utilizando o militec de acordo com eles melhorou bem o funcionamento das armas, vou ser se acho e posto aqui.

[]s

Também vi, receberam inclusive vários certificados da Marinha.

Gustavo Niva
23/02/2007, 13:23
Alguém já usou?
No motor?
Nos diferenciais?
Nas Caixas?
Recomenda?
Desrecomenda?

friedmann
23/02/2007, 13:42
eu coloquei no cambio, na caixa de transferencia e nos diferenciais.... reduziu bem o ronco... no motor eu nunca vi, creio que não é recomendável. no motor um bardhalzinho a cada 2 trocas de óleo vai bem.. eu sempre faço isso, geralmente o molikote só se usa onde tem engrenagens

Antonio Carlos
23/02/2007, 14:02
Utilizo no motor o molikote A2 e cx de cambio,transferencia e diferenciais molikote FC.O Oléo do motor e filtro troco a cada 5.000Km os outros a cada 15.000Km.

Mauricio Rossetto
23/02/2007, 16:43
Utilizo nas caixas e diferenciais. No meu Niva se mostrou indiferente no quesito ruído, mas creio que diminui o desgaste das peças. No Rio, na Casa do Óleo custa R$ 33,00 em São Paulo, no Rei do Óleo custa R$ 13,00...

CAVESO
20/03/2007, 10:13
Reativando o tópico...

Onde consigo comprar Molikote num preço bão?

Aqui em Minas, no interior, ninguém nem conhece isso...rs

Gustavo Niva
25/03/2007, 04:09
Valeu as dicas...

Botei no cambio e os engates ficaram mais faceis... ai botei tb no diferencial trazeiro pra ver se ficava mais silencioso e nao fez diferenca... msm assim vo botar no dianteiro tb... fez bastante diferenca no cambio e provavelmente ta fazendo no dif traz tb...

Na Casa do Óleo tá custando 16R$...

emtsuhako
28/03/2007, 22:16
Colegas, como eu uso esse Molykote? É misturado junto ao óleo comum? Se sim, qual a proporção da mistura? E o que esse Molykote tem de especial?

Luciano SHAKALL
29/03/2007, 05:42
Oi. Sou novo no Fórum (Valeu Cavalcante! Manfredi, Galo Cego, Cassiano, Rones... Agora eu tô aqui!).

Emtsuhako, o MolYkote é um "lubrificante sólido" a base de Bissulfeto de Molibdênio (MoS2), pra ser usado misturado ao óleo lubrificante sem, no entanto, alterar a formulação ou a viscosidade deste. A apresentação é em "latinha" - para o óleo do motor - e "bisnaga" - para câmbio, cx. de tranferência ou diferenciais. Uma embalagem a cada duas trocas.

Tem uma matéria interessante sobre o assunto na 4x4 & Cia de Outubro de 2001. No fim-de-semana, vou escanear a matéria e posto aqui, blz?

Você também pode obter maiores informações no próprio site da LUMOBRAS (fabricante brasileiro do MolYKote): http://www.lumobras.com.br/ ou entrando em contato pelo e-mail: assistec@lumobras.com.br ou pelo tel. (11) 4191-2277.

Espero ter ajudado.
Ah! Tem uma estorinha de "como eu conheci o 4x4 Brasil" no link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=370416#post370416 . Dá (ops!) uma olhada lá...

Luciano SHAKALL
29/03/2007, 10:33
Emtsuhako, sou eu de novo. Não, ainda não escaneei os arquivos, hehehe.

Pesquisando aqui no fórum, achei alguns tópicos que talvez lhe interessem:

Aditivo p/ Óleo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2893&highlight=molykote) : Esse outro tópico, embora não seja especificamente sobre o Molycote, aborda bastante o assunto.

Lubrificação (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=212&highlight=molykote) : Nesse, tinha o arquivo da reportagem da 4x4 & Cia que eu vou postar, mas... sumiu.

Lubrificação com Molykote (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=218&highlight=molykote) : Nesse (que parece que também tinha o arquivo), tem indicação da quantidade do produto a ser usada (o CAmaRAda "mr.robles" recebeu esses dados diretamente do departamento técnico da LUMOBRAS) - bom, já que eu estou escrevendo, vai aí os dados dele:

Molykote A 2 - Utilizar no óleo do motor 5% do volume do óleo .

Molykote FC - Utilizar 50 ml para 2,5 litros de óleo

Molykote Diferencial - Utilizar 5% do volume de óleo

Graxa Molykote BR 2 Plus nas pontas de eixo, rolamentos, cardans e em todos os bicos de graxa .



(Aproveito pra perguntar: Não pode fazer "citação" de um tópico diferente? Em caso positivo: Como?)

Bom, vou ficando por aqui, e espero ter ajudado.
PS. No Fim-de-semana eu realmente posto os arquivos...

emtsuhako
31/03/2007, 14:28
Valeu Luciano!!! Eu ando meio bairrista e só pesquisava no Fórum do Niva... Mas vou tomar vergonha na cara e começar fóruns de outros jipes, principalmente Suzuki e CJ, que gosto muito... Poxa, se não for trabalhoso e vc puder escanear a matéria, desde já agradeço!

emtsuhako
31/03/2007, 15:32
Luciano, Gustavo e demais, depois que li o tópico sobre Molykote no Fórum dos CJ's, não recomendaria o uso de Molykote no motor... somente vale a pena usar no câmbio e diferenciais, mas existe um tipo de Molykote para cada situação:

"Molykote A 2 - Utilizar no óleo do motor 5% do volume do óleo .

Molykote FC - Utilizar 50 ml para 2,5 litros de óleo

Molykote Diferencial - Utilizar 5% do volume de óleo

Graxa Molykote BR 2 Plus nas pontas de eixo, rolamentos, cardans e em todos os bicos de graxa"

Fonte: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=218&highlight=molykote

Eu desconsideraria o uso de Molykote no motor, de acordo com recomendações do Marcelo Nunes (esse cara é o cara que entende de lubrificantes!!!)... vale a pena ler o tópico postado pelo Luciano:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2893&highlight=molykote

emtsuhako
31/03/2007, 15:40
Luciano, Honda Biz? Pelo menos agora vc tem uma máquina de verdade!!! Um Niva!!! Tudo de bom!!! Depois posta fotos de sua viatura no seguinte tópico:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24262

Grande abraço!!!

Luciano SHAKALL
31/03/2007, 21:24
CAmaRAdas, estou escrevendo só pra dizer que não esqueci não...
Os arquivos vão estar aqui amanhã, blza?

Quanto as fotos da viatura, pode crê que eu posto sim... Mas vai demorar um pouquinho. É que o "NIVADER" está na oficina montando o motor, e as fotos que eu tinha dele no computador não tenho mais, pois quando o comp. "deu pau", tive que formatar o HD e perdi uma série de arquivos que eu tinha. as únicas fotos que sobraram são essas duas que estão na página do "NIVAS GERAIS" (Link abaixo, na minha assinatura).

VALEU!!!

Luciano SHAKALL
01/04/2007, 19:17
Aí astá o arquivo que prometi.
Ele está em "PDF", necessitando do programa Adobe ou Acrobat Reader (ou outro leitor de PDF - como o Foxit Reader) para abrí-lo.
Quem não possui um desses programas (Adobe ou Foxit), pode baixá-los gratuitamente, por exemplo, em http://baixaki.ig.com.br/download/Adobe-Reader-portugues-.htm , ou http://baixaki.ig.com.br/download/Foxit-PDF-Reader.htm , respectivamente.

BLZA?

emtsuhako
01/04/2007, 23:29
Valeu Luciano! Feriado vou colocar Molykote no Niva e depois posto minha impressão sobre o produto...

CAVESO
02/04/2007, 00:36
Pessoal,

Alguém sabe fone ou email do Rei do óleo?

Valeu!

emtsuhako
04/04/2007, 12:21
Colega, peguei no Google:

Rei do Oleo Peças e Acessórios Ltda. - Tel: (21) 3394-0898
R. Professor Castilhos, 13, Lj. c
Rio de Janeiro - Campo Grande

http://www.lokaliza.com.br/empresasdoriodejaneiro/buscarjfz.asp?qpalavras=Oleos%20Lubrificantes&qregistro=0

CAVESO
04/04/2007, 12:27
Edson,

Valeu pela dica mas acabei comprando na Garra4x4, por 12,00 a embalagem de 50 ml do molikote fc.

Obrigado pela força!

garrett
02/05/2007, 10:50
Caro emtsuhako qual é sua opinião, já q usou ?

Para o cambio, uso os 50 ml todo ?

CAVESO
02/05/2007, 11:14
Garret,

O câmbio do niva é sicronizado?

Se for não use molikote pois irá detonar os sicronizadores.

Peter
02/05/2007, 12:20
Xih,e agora?
Um monte de cambio foi para o espaço.

emtsuhako
02/05/2007, 22:10
Garret, eu ainda não comprei... não comprei pq não achei aqui na minha terrinha... mas vou comprar pelo menos para colocar nos diferenciais, já que parece que não é recomendado para o câmbio...

Veggi, pq não se pode usar em câmbios sincronizados?

CAVESO
02/05/2007, 23:41
Há vários tópicos aqui no fórum discutindo a utilização do molikote (é só digitar molikote na busca).

O que posso tentar explicar, a grosso modo, é que o bissulfeto de molibdênio (assim como os aditivos de óleo 90 ep) promove a cola dos aneis sicronizadores, prejudicando sua ação e aumentando o desgaste.

Segundo o Franco da Ensimec não se deve usar nem molikote e nem óleo 90 EP em câmbios sicronizados.

Marcio Rossetto
03/05/2007, 13:28
Bem pessoal, vou sugerir porque sou Eng. Vendas de Lubrificantes especiais ja algum tempo e tenho algumas informações :

O bissulfeto de molibdenio não era recomendado para uso em mancais de cobre ou ligas como o bronze , porque de grosso modo empasta , mas isso hoje em dia na tribologia mudou , porque a granulometria do bissulfeto de molibdenio , abaixo de microns não possibilita impastar de forma prejudicial no bronze .

Como a unica pessa de bronze são os aneis sincronizados , mas eles não atuam em pressão de deslizamento como os mancais de bucha sob alata pressão de deslizamento , não faz sentido vetar o seu uso .



Agora aditivos EP :

Os aditivos EP são um pacote dos produtos quimicos : fosforo, enxofre e cloro ( esse ultimo menos frequente )
Os ditivos ep so agem quando há uma alta pressão de fricção nos pontos de contato dos picos de rugosidade do metal base . Ocorrendo a remoção da camada natural de oxido( a grosso modo ferrugem ) , os elementos se se tranformam em fosfatos , sulfatos e cloretos a partir de uma reação quimica com o metal base ferroso . Esse composto formado , evita a micro solda e consequente formação de pittings , mas o pico de rugosidade é distruido , por isso é chamado de uma proteção de sacrificio do metal .

Bem , os compostos exofre e cloro pro exemplo , teoricamenete atacam o cobre , parte da liga metal do material do sincronizado .

Como os sincronizados são de bronze acredito que essa liga não sofre ataque intenso dos elementos ep .

Como as engrenagens do jipe são submetidas a fortes empactos pelo trabalho na trilha , acho preferível usar o EP .

O maior problema do Bissulfeto é que pode com o tempo segregar no fundo da caixa de cambio se a sua forma em dispersão perder o efeito . Aí pode ocorrer um acumulo do pó perjudicando principalmente os rolamentos .

Então jamais deve-se execeder os limites , % de bissulfeto por litro de óleo e toda vez que colocar mais , drenar o oleo antigo e de preferencia limpar o cambio . :concordo:

CAVESO
03/05/2007, 14:12
Márcio,

Para concluir: você recomenda ou não o uso de molykote no câmbio?

Marcio Rossetto
03/05/2007, 14:59
Então Carlos , na atual Cia que trabalho não estamos focando o mercado desse aditivo Bissulfeto em forma Suspensão, mas como visito as Usinas de Alcool e Acucar a muito tempo , posso dizer o seguinte :

As usinas fazem análise periódica de ferrografia no oleo das caixas de marcha dos caminhões de transporte de cana e tratores /colhedeiras( essa análise verifica PPM de particulas ferrosas e não ferrosas no oleo ) e segundo informações de várias contatos em usinas de grande porte , o uso frequente do Bissulfeto de Molibdênio minimiza muito o desgaste das engrenagens da caixa de cambio dessas máquinas , então o efeito é positivo .

Agora , a tecnologia atual não esta em ter MOSO2 ( bissulfeto ) apenas , mas sim em forma de dispersão . A forma de dispersão, é o pó de bissulfeto envolvido por uma molécula de tal produto quimico aquoso /líquido , que o mantem em flutuação no oleo, pelo menos por muito tempo , como um balão que carrega pessoas por exemplo .

Se não tiver tecnologia na Dispersão o pó que tem maior densidade que o óleo segrega e aí é pior que não usar

A Molikote , meu concorrente desenvolveu muita tecnologia nesse processo , então garante que o Bissulfeto se Mantém em suspensão e não segrega, não se deposita no fundo . Pelo menos o importado original era assim .

Muito bem , eu recomendo o uso , mas não comprem de outra marca a não ser Molikote e do tipo TOP , pois se não vai segregar ( espero que meu patrão não veja nunca esse forum , pois vou estar em maus lençois) , mas é uma verdade .

Outra coisa , nunca coloque simplesmente o pó ,use sempre em dispersão .

Flugêncio
03/05/2007, 15:27
Tenho a graxa Molykote, é possível diluir a mesma em um lubrificante 90 para colocar nos diferenciais?

Marcio Rossetto
03/05/2007, 16:42
Ferreira , não funciona , porque como disse, o aditivo tem que estar ja em dispersão , ja preparado para isso ( envolve muita tecnologia ) . Se diluir a graxa , o bissulfeto por ter densidade maior que óleo , vai para o fundo cambio .

CAVESO
03/05/2007, 17:22
Márcio,

Do que acompanho na prática, câmbio sicronizados que utilizam óleos EP ou aditivos adicionados ficam mais "duros" nas trocas de marcha, um forte indício de que os aditivos ajudam a "colar" os sicronizadores.

No meu engesa coloquei molykote nos diferenciais e transferência, deixando caixa de marchas e motor livres de aditivos.

Marcio Rossetto
03/05/2007, 23:39
Carlos , geralmente o que deixa os engates da caixa de marcha mais duros , geralmente é a viscosidade elevada do oleo, pois gera um filme de maior espessura , que chega de certa forma segurar a luva de engate ou seja, o filme gera uma especie de vedação /vacuo entre a superficie da luva de engate e o eixo onde ela desliza . O bissulfeto podemos até considerar .... , mas os ep não, porque são aditivos líquidos que são dissolvidos no oleo .
O deslizamento das hastes do garfo também . Na verdade sempre que se aumenta a viscosidade do oleo , é gerado um aumento da resistencia ao movimento e também aquecimento.

Bem , funciona assim : o aumento da viscosidade do oleo maximiza a resistencia a carga , vibrações e impactos , porém também aumenta a temperatura da máquina , perda de rendimemento e lubrificidade .

Tem que se usar um meio termo , um equilíbrio .

De repente , voce saberia me dizer qual a viscosidade do óleo que esta colocando no seu cambio ?

O oleo de cambio geralmente é do TIPO SAE 90 , o problema é que a escala SAE para a medição da viscosidade é bem ampla .

Na industria , nos redutores e fora de estrada em minerações , usa -se a escala ISO VG que é bem mais precisa .


Exemplo : Um SAE 90 corresponde a um ISO VG que pode variar de : ISO VG 150 , 220 ou 320 .

Então voce corre o risco de comprar um oleo de cambio da Ipiranga SAE 90 com a viscosidade ISO VG 150 ou um oleo SAE 90 da Shel com a viscosidade ISO VG 320 . Ambos são SAE 90

O ISO VG 320 é bem mais viscoso doque o ISO VG 150 , e então vai gerar maior resistencia ao engate das marchas e dependendo da velocidade, um maior aquecimento do cambio

CAVESO
03/05/2007, 23:54
Márcio,

Uso o SAE 90 API GL 5 da BR, mas não sei informar o ISO de viscosidade do mesmo.

Se não estou enganado, a CLARK não recomenda óleo EP para suas caixas-de-marcha sicronizadas (pelo menos em algumas aplicações como Case e GM).
Será por que?

Astor Dias de Andrade
04/05/2007, 00:01
Márcio,

Para concluir: você recomenda ou não o uso de molykote no câmbio?
Já ouvi dizer que o molykote no câmbio dificulta o funcionamento dos aneis de sincronização, em função do aumento da eficiencia da lubrificação, impedindo o efeito de frenagem das engrenagens que os anéis tem, por atrito, para igualar as rotações, o que permite o engate das marchas sem arranhar.

Porisso, talvez não seja interessante o molykote no cambio que esteja funcionando bem, mas para cambios com problemas de rolamentos/engrenagens roncando deve ter bons resultados, apesar dos sincronizados.

Fabil
04/05/2007, 17:59
molikote é uma MARCA de lubrificante... assim como Gilette é uma marca de lamina de barbear..

existem "molikotes" p/ diversas aplicacoes inclsusive cambio...

T+

Luciano SHAKALL
04/05/2007, 19:08
"... O oleo de cambio geralmente é do TIPO SAE 90, o problema é que a escala SAE para a medição da viscosidade é bem ampla ... Na industria , nos redutores e fora de estrada em minerações, usa -se a escala ISO VG que é bem mais precisa ... Um SAE 90 corresponde a um ISO VG que pode variar de: ISO VG 150 , 220 ou 320 ... corre o risco de comprar um oleo de cambio da Ipiranga SAE 90 com a viscosidade ISO VG 150 ou um oleo SAE 90 da Shel com a viscosidade ISO VG 320, Ambos são SAE 90 ..."Marcio, Você saberia informar, qual o óleo ideal para o câmbio do Niva, utilizando essa escala ISO VG? Asim como o SAE, seria o mesmo para a Cx. Transferência e diferenciais?
.

Luciano SHAKALL
04/05/2007, 19:11
Fabil, pode crê. A Metonímia (termo gramaticalmente correto para designar essa "mistura" entre produto e marca) está mais presente no nosso vocabulário, do que imaginamos:

Só pra engrossar a lista:

- Jet Sky, para Water Craft,

- Bom Bril, para Palha de Aço,

- Água Marilena, para Água Sanitária,

- Sucrilhos, para Flocos de Cereais (ou Cereal Matinal...)

- Maizena, para Amido de Milho,

- Nescafé, para Café em pó Solúvel,

- Leite Ninho, para Leite em pó,

- Leite Moça, pra Leite Condensado...


PS.
Mais um pouco de “Cultura Inútil”: A maioria é “rango”... :lol: :lol: :lol:
Totalmente off topic :mrgreen: . . .
.

Marcio Rossetto
04/05/2007, 20:21
Com certeza , Molikote é a marca .


O aditivo é bissulfeto de molibdênio .

Agora como ja disse anteriormente e não vou falar mais , porque é meu concorrente , HÁ MUITA TECNOLOGIA EM FAZER A SUSPENSÃO DE BISSULFETO DE MOLIBDENIO e não é atoa que o nome da Molikote tem MOLY . Porque eles são pioneiros do estudo da SUSPENSAo de Bissulfeto.

O Bissulfeto se não estiver em uma base quimica de suspensão ( o nome ja diz , deixa-lo suspenso ) ele segrega , ou seja , decanta e não serve pra nada . :parede:

Marcio Rossetto
04/05/2007, 20:42
Luciano

Se o seu cambio tiver ja bem usado , com o perfil evolvente das engrenagens alterados , desgaste , Scorings etc, ou seja, um cambio bem usado , com retentores gastos , com alguma vazamento : OLEO SAE 90 , AGMA 5 API GL 5
Esse vai estar entre ISO VG 220 .


Se o cambio estiver bom : Oleo SAE 90 , AGMA 4 , API GL 4
Vai estar entre um ISO VG 150
O cambio vai ter um engate mais macio , vai aquecer menos , em viagens

Agora , como voce mora no Nordeste , derepente pelo calor , é melhor usar o AGMA 5 mesmo .

O Camarada que mora no sul , o AGMA 4 , pois a Emissividade e temperatura do meio também devem ser avaliadas .

Tribologia é coisa seria .

Nos meus diferencias , misturei 50% do SAE 90 e 50 % do SAE 140 ( ISO VG aproximado de 460 a 680 ) .

Creio que chequei a um ISO VG 320 , mais ou menos um AGMA 6 ou API GL 6

Esta muito bom , no caso dos diferenciais , o oleo mais viscoso diminui as folgas entre pinhão e coroa ) . Principalmente no da frente que recebe calor do Motor por irradiação ( a viscosidade do oleo por conta disso cai ) , principalmente os com motor AP, pois o carter , além de ser de alumínio , fica colado no diferencial da frente .

CAVESO
24/11/2010, 16:30
Pessoal,

Aproveitando o tópico...

Numa das conversas no último encontro nacional de engesas, o Guilherme Abreu disse que um engenheiro amigo dele que trabalha em usina de canas de açucar, revelou que usam molikote nos motores a diesel e, que monitorando a vida útil dos motores, há um significativo aumento nos motores que usam o produto.

O que vcs acham?

Pedrão B.
24/11/2010, 20:59
Fala CAVESO!
Aumento de vida útil?
[]'s

guilhermeabreu
24/11/2010, 22:46
Pessoal,

Aproveitando o tópico...

Numa das conversas no último encontro nacional de engesas, o Guilherme Abreu disse que um engenheiro amigo dele que trabalha em usina de canas de açucar, revelou que usam molikote nos motores a diesel e, que monitorando a vida útil dos motores, há um significativo aumento nos motores que usam o produto.

O que vcs acham?

GRANDE CAVESO


Reafirmo o que disse , e mais , uso o MOLYKOTE A2 no motor do meu ENGESA MWM 2.8 ha 4 anos e na minha SW4 2.8 ha 11 anos . Uso troca sim e troca não como recomenda o fabricante .

Seguí a recomendação deste engenheiro mecanico de uma grande usina de aç~ucar em SP e ele ainda relatou que um caminhão que bateu o CÁRTER numa pedra perdeu todo o óleo do motor , rodou 60 km sem óleo e não aconteceu nada no motor , trocou o CÁRTER colocou óleo e continuou a trabalhar , por ísto passei a usar e não tenho do que reclamar e recomendo todos .

Salviano
25/11/2010, 07:12
GRANDE CAVESO


Reafirmo o que disse , e mais , uso o MOLYKOTE A2 no motor do meu ENGESA MWM 2.8 ha 4 anos e na minha SW4 2.8 ha 11 anos . Uso troca sim e troca não como recomenda o fabricante .

Seguí a recomendação deste engenheiro mecanico de uma grande usina de aç~ucar em SP e ele ainda relatou que um caminhão que bateu o CÁRTER numa pedra perdeu todo o óleo do motor , rodou 60 km sem óleo e não aconteceu nada no motor , trocou o CÁRTER colocou óleo e continuou a trabalhar , por ísto passei a usar e não tenho do que reclamar e recomendo todos .

Antes do Encontro em Conservatória, já estava usando o próprio oleo lubrificante "Top Turbo" da Petrobras, 50ml para cada 50 Lt de Combustivel, Igual o Guilherme, uma sim...outra não, não sei o que está acontecendo lá dentro do motor, maass...posso dizer que não sai fumaça "PERCEPTÍVEL" de qualquer cor, quero dizer, quando se da partida muitos soltam aquela baforada meio escura...o meu não.
è isso aí....

Fernando César Ximenes
01/12/2010, 11:25
GRANDE CAVESO


Reafirmo o que disse , e mais , uso o MOLYKOTE A2 no motor do meu ENGESA MWM 2.8 ha 4 anos e na minha SW4 2.8 ha 11 anos . Uso troca sim e troca não como recomenda o fabricante .

Seguí a recomendação deste engenheiro mecanico de uma grande usina de aç~ucar em SP e ele ainda relatou que um caminhão que bateu o CÁRTER numa pedra perdeu todo o óleo do motor , rodou 60 km sem óleo e não aconteceu nada no motor , trocou o CÁRTER colocou óleo e continuou a trabalhar , por ísto passei a usar e não tenho do que reclamar e recomendo todos .

Olá Guilherme,

O meu jpx está equipado com o mesmo motor da tua sw4 (o 2.8, 3 L, aspirado). Esse motor foi adquirido já usado e, apesar de ñ estar fumando e ainda com bastante torque, acredito q ele esteja com mais de 150k km rodados. Estou pensando em começar a utilizar o Molikote A 2 nele. O q achas? O difícil vai ser encontrar esse produto no comércio daqui.

guilhermeabreu
01/12/2010, 21:30
Olá Guilherme,

O meu jpx está equipado com o mesmo motor da tua sw4 (o 2.8, 3 L, aspirado). Esse motor foi adquirido já usado e, apesar de ñ estar fumando e ainda com bastante torque, acredito q ele esteja com mais de 150k km rodados. Estou pensando em começar a utilizar o Molikote A 2 nele. O q achas? O difícil vai ser encontrar esse produto no comércio daqui.

CARO FERNANDO CESAR XIMENES

Com certeza , se vc usar a partir de agora , vc irá aumentar a vida útil dele , pois a função dele É DE APENAS DIMINUIR O ATRITO DAS PARTES MÓVEIS DO MOTOR , no caso do meu ENGESA comprei o motor MWM 2.8 sem saber a kilometragem e como foi usado , e estou usando , já a minha SW4 2.8 comprei a mesma com 143.000 km e agora esta com 310.000 km rodados .

Vai fundo , caso não ache por aí , a internet esta aqui pra ísto .

ABRAÇO

Pedro Bachir
02/05/2011, 19:05
Desenterrando o tópico....

o título do tópico é molykote, mas como foi bastante discutido o militec também, vou postar aqui mesmo...

estou cursando a disciplina "lubrificação" e o professor levou um vídeo do Militec, não vejo onde possa haver enganação...

YouTube - MILITEC-1 - TESTE MÁQUINA DE ATRITO (http://www.youtube.com/watch?v=LlXHwEinv6s)

YouTube - Militec - TESTE com torquímetro (http://www.youtube.com/watch?v=zMwJ_SPrB2c)

vou comprar pra colocar no motor!

ja ia esquecendo! quero ressaltar que não acredito em redução de consumo de combustível, acredito em menor desgaste!

abraços

CAVESO
02/05/2011, 23:11
Até tu, Bachir???????????

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

ramalho-vitoria
02/05/2011, 23:22
Eu achava que o militec e o molikote eram o tpo to the bridge no quesito lubrificação até que conheci os efeitos do Patriot Power.

É uma pena que só existe na Argentina. Vou ver se em setembro compro logo uma caixa.