PDA

Ver Versão Completa : Vazamento fantasma

Hervé Roberto
29/05/2007, 10:48
Pessoas
Ao sair de casa ontem, notei uma poça de agua embaixo do russo no lado direito verifiquei o reservatorio a agua havia abaixado além da saída para o radiador, completei o nivel para verificar o vazamento mas nada aconteceu durante meia hora. hoje de manhã a poça estava no mesmo local. Oque será que acontece? incontinencia noturna?

Abraços
Hervé Roberto

garrett
29/05/2007, 11:08
Caro Herve, verifique as abraçadeiras da mangueira do Radiador ...
para melhor visualização, veja com o carro quente (só ver )... pois se vazou frio, com o carro quente deve dar uns esguichos.

abraços

fabioaguilera
29/05/2007, 15:24
Vc molhou seu Niva nestes dias?

Pode parecer uma pergunta idiota, mas foi o meu caso.

Todos os dias pela manhã eu notava uma poça de água embaixo do FDP. E o nível da água normal.

Descobri que a caixa de ar dos dois lados estava com os drenos entupidos e cheias de água da chuva que caíra dias antes. A água pingaria por dias antes de esvaziar a caixa.

Foi bom pq aproveitei a ocasião pra fazer uma limpeza da caixa e evitar futuras dores de cabeça com ferrugem neste local.

Abraço

emtsuhako
29/05/2007, 16:34
Colega, faça a inspeção em local bem iluminado, pois suponho que vc não notou o local do vazamento pq sua garagem é coberta ou fechada, o que impede uma boa iluminação. Deixe o motor funcionado por um tempo... com a água quente e consequentemente uma certa pressão, a tendência é o vazamento ficar bem mais visível...

Girti
29/05/2007, 19:46
Pessoas
Ao sair de casa ontem, notei uma poça de agua embaixo do russo no lado direito verifiquei o reservatorio a agua havia abaixado além da saída para o radiador, completei o nivel para verificar o vazamento mas nada aconteceu durante meia hora. hoje de manhã a poça estava no mesmo local. Oque será que acontece? incontinencia noturna?

Abraços
Hervé Roberto
Se o vazamento for pequeno e o motor estiver quente, será difícil de se ver este vazamento, pois a água irá evaporar rapidamente.
Há muitos lugares por onde a água pode vazar: pelo próprio radiador, pelas mangueiras (abraçadeiras mal apertadas), pelos selos do motor, por algumas juntas (bomba d'água, p/ ex.), pelo sistema de ar quente, pela junta do cabeçote. Este último caso é o mais preocupante, pois, caso a água esteja fugindo para o motor, irá se misturar ao óleo e prejudicar a lubrificação do motor. Em compensação, este vazamento é também o mais fácil de ser detectado, basta você retirar a vareta de medição do óleo e ver se o óleo está esbranquiçado. Se estiver, é sinal seguro de que a água está indo para o óleo, caso em que providências devem ser tomadas rapidamente.

sjoliveira
29/05/2007, 20:10
Verifique a bomba d´água, quando se anda com o carro não abaixa o nível ou abaixa muito pouco, mas quando se desliga o carro, após algum tempo ela começa a pingar. É muito difícel de detectar pois tem de se iluminar por trás das mangueiras e correias que passam pela bomba e a posição geralmente é incômoda.

maanunes
29/05/2007, 22:03
Está parecendo que ele só vaza quando quente, verique com o carro quente e motor ligado.
[]s

emtsuhako
29/05/2007, 23:23
Gil, óleo esbranquiçado seria de uma cor marrom média pra clara???

Girti
30/05/2007, 00:30
Gil, óleo esbranquiçado seria de uma cor marrom média pra clara???
Exatamente! Se houver muita água, a cor chega próximo do branco, algo como uma cor marfim (esse papo está ficando boiola... rsrsrs)

Carlão Pinheiro
30/05/2007, 12:06
Eu diria café com leite.

Girti
30/05/2007, 12:27
Eu diria café com leite.
Ótima definição, é isto mesmo!

Hervé Roberto
30/05/2007, 14:29
Está parecendo que ele só vaza quando quente, verique com o carro quente e motor ligado.
[]s

Na verdade o vazamento ocorreu mesmo com o russo parado e frio, pelo local da poça me pareceu o reservatorio, mas quando completei o nivel nada ocorreu na hora.

fabioaguilera
30/05/2007, 14:39
Pela cor do aditivo vc consegue saber se o líquido que vazou é do arrefecimento ou não. Complete com aditivo o nível.

Uma tática pra ver isso com facilidade é pôr uma folha de papel branco nos pingos pra ver qual a cor das manchas que ficarão no papel. As vezes, no chão é fo#a de identificar a cor do líquido.

Desconfie do sistema do ar quente e do reservatório dos esguichos do para-brisa/faróis.

Abraço

Luciano SHAKALL
30/05/2007, 16:55
"...Eu diria café com leite...""...Ótima definição, é isto mesmo!..."Café com leite na proporção 50/50 (%), ou "pingado"? :pensativo: :mrgreen:

[]'s Tumultuando o tópico...

LFC
30/05/2007, 18:40
Na verdade o vazamento ocorreu mesmo com o russo parado e frio, pelo local da poça me pareceu o reservatorio, mas quando completei o nivel nada ocorreu na hora.
Poderia mesmo ser a bomba d'água, pois dependendo da posição em que ela para, pode não pingar nada.
A minha sugestão é a seguinte: ligue o carro, dê uma volta no quarteirão, pare na garagem e desligue o motor. Vai aquecer o suficiente para dilatar o local do vazamento, mas não tanto a ponto de a água evaporar. Então procure a goteira.
Se esvaziou o reservatório e ficou uma poça na chão, não foi a junta e não contaminou o óleo (exceto se vc é um grande azarado e tem mais de um problema).
[]s
LFC

Kim
30/05/2007, 19:54
Café com leite na proporção 50/50 (%), ou "pingado"? :pensativo: :mrgreen:

[]'s Tumultuando o tópico...

Sou mais pingado, com um café bem quente e um pastel de carne acompanhando!

emtsuhako
30/05/2007, 22:25
Aqui em SP o pessoal fala pingado... se eu falo café com leite, perguntam de onde sou... rsrsrs...

Voltando ao assunto, meu Niva não está com pingado... rsrsrs... ou óleo esbranquiçado, mas meu Supermini sim... sei que é Fórum de Niva, mas gostaria da opinião dos colegas, se possível... Faz umas três semanas instalei uma válvula anti-chamas na mangueira que vai do respiro do óleo a panela do filtro... Final de semana que passou fui trocar as mangueiras e notei uma boa quantidade de óleo "pingado" na mangueira que é ligada a entrada da válvula anti-chamas... Também notei uma quantidade bem pequena na entrada do cárter, mais exatamente na tampa da vareta de óleo... essa tampa possui uma pequena rachadura na base, por onde suspeito que possa entrar água, mas em quantidade muito pequena... O óleo no cárter não está esbranquiçado ou "pingado", está na cor de óleo bem preto, pedindo troca imediata, o que farei neste final de semana... Minha pergunta: a presença desse óleo "pingado" É ou PODE SER problemas nas juntas ou anéis de vedação? Ou pode ser outro problema? O antigo dono deixou o carro parado durante cinco meses e eu peguei faz quase um mês... Quem puder me ajudar desde já agradeço, pois pretendo levá-lo até Curitiba, onde tem uma oficina muito boa de Gurgel e meu receio é comprometê-lo ainda mais com esta viagem de quase 500km...

Luciano SHAKALL
31/05/2007, 01:12
"... meu Niva não está com pingado ... ou óleo esbranquiçado, mas meu Supermini sim... "Édson, tenta uma MP com o Sukys (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2133) , o cara tem um Supermini (entre outros Gurgéis), é muito gente boa, e saca muuuuito...

[]'s

Otávio Luiz
31/05/2007, 09:29
Edson, já entrou na lista do Gurgel do Yahoo Grupos? Se não me engano é Gurgel Guerreiro, dá uma procurada, você participa dos Camaradas e do Nivaclube RGS, então sabe que estas listas ajudam bastante.
Quando vier a Curitiba avise, quem sabe não tomamos um pingado com pastel de carne...:mrgreen:

emtsuhako
01/06/2007, 22:31
Luciano, vou mandar uma MP pra ele... preciso de indicação de mecânico bom, pois se não conseguir em SP, vou levar até Curitiba, onde tem uma oficina muito boa de Gurgel...

Otávio, conheço esses sites... participo mais do Gurgel 800 ( www.gurgel800.com.br )... um dos membros, Walter, confirmou que é junta de cabeçote queimada... Provavelmente irei em Curitiba log na segunda quinzena deste mês... mando um e-mail assim que for... Valeu!

Carlão Pinheiro
05/06/2007, 12:02
Aconteceu isso com o Niva (junta de cabeçote queimada), por isso falei da cor café com leite (pingado).