PDA

Ver Versão Completa : Tanque de Gasolina do CJ



monge
24/04/2003, 01:14
Salve gALLera ...

Tenho um pequeno problema crônico de falta da gasolina do jeep, e creio que muitos passam, passaram ou vão passar por isso um dia. :D

É o seguinte, mesmo estando com mais de meio tanque de gasolina no jeep, o pescador dele é do lado direito e atrás, o que faz o jeep ficar sem gasolina.

Explicando: Quando entro numa erosão do lado esquerdo a frente do jeep afunda e ele tomba pro lado esquerdo certo? Dæ a gasolina escorre pra este lado do tanque, como o pescador está lá atrás e do lado direito, mesmo tendo gasolina, ela vai acabar faltando. Se não sair com a gasolina que está no carburador, já era... estou agarrado na erosão.

Já pensei em várias possibilidades pra solucionar este problema. Vou citá-las e em seguida seus possíveis incovenientes.

:!: A mais simples, fazer um pescador do lado oposto.

:arrow: Problema: Pra fazer este pescador, teria que fazer uma junção tipo um Y para que a gasolina fosse pra bomba. Até æ simples, mas quando um pescador estivesse vazio, ele puxaria o ar jundo com a gasolina, o que acabaria por não puxar nada. Seria mais ou menos tentar tomar suco de canudinho com 2 canudinhos, um dentro do copo e outro fora...

:!: Æ alguém diz, coloca uma torneirinha isolando os pescadores...

:arrow: Tá... digamos que tentaria colocar a torneirinha, mas onde exatamente? Afinal as mangueiras da gasolina passam por debaixo do assoalho do jeep. Sem problema, coloca mais mangueira e faz ela passar por cima... Eu com meu "pézinho delicado" facilmente arrebentaria a mangueira, com torneirinha e tudo mais... Sem contar o inconveniente de abre uma torneira, fecha a outra, esquece uma aberta, ou as duas fechadas... :?

:arrow: A solução tabajara que arrumei, foi a famosa mamadeira. Estou andando com uma garrafa pet de 2 litros de gasolina pra poder ligar direto no carburador e fornecer a gasolina na hora que precisar, mas é um trabalho lascado. Tira mangueira do carburador, coloca garrafa pet, amarra aqui, derrama gasolina ali... é um deus nos acuda...

:arrow: Minha pergunta é: ALLguém tem alguma solução mais prática? Um desborbulhador ajudaria este neste problema? Pois teria uma reservinha maior de gasolina independente da inclinação do jeep?

[]'s cansando de ficar sem gasolina mesmo com gasolina...

Eugênio

Giovani
24/04/2003, 01:32
:D Olá Eugênio!

:D Seus pobremas si terminaram-si!, como diria Seu Creisson! :lol:
:D Já tive em minha viatura um tanque que ia por baixo dos 2 bancos dianteiros. Inteiro, de lado a lado! Tinha 2 saídas, e a solução: um pequeno reservatório de 1 litro, preso no chassi, ligado nas 2 saídas. Ele sempre estará cheio, e 1 litro é mais do que vc precisa para sair de qualquer enrosco! Nele vc liga a manga que vem da bomba. Como tinha 2 saídas, independente de se estar inclinado à esquerda ou direita, sempre descia gasolina para ele! Fiz de inox só por capricho, mas pode ser de metal comum.
:D No seu caso, acredito que só o reservatório já resolve, não precisa pôr outra saída! 8)

fugger
24/04/2003, 01:58
:D Chará

:D A ideia do Giovani eh o ideal, mas eh um pouco trabalhosa e cara. :?

:D Uma outra maneira de diminuir e muito este problema eh usar um desborbulhador, num nivel pouco acima que o carburador, garantindo assim uma certa reserva de combustivel. :wink:

:D E quanto maior o deborbulhador, melhor... :D

monge
24/04/2003, 02:49
Giovani, acho que entendi,.. é mais ou menos um tanquinho depois do tanque... tipo a bomba de gasolina puxa no tanquinho que é cheio pela força da gravidade que faz a gasolina do tanque normal descer até ele?

Fugger, pensei em um desborbulhador de uns 500ml mais ou menos... existe ou terei que construir um? Muito grande não perderia a funcionalidade dele?

[]'s Na dúvida ainda...

Eugênio

dptucunduva
24/04/2003, 09:54
Todos falam pra colocar o desborbulhador bem acima do carburador...

Não sei pq, mas se vc olhar originalmente no opala, ele NÃO fica acima do carburador. Pra falar a verdade, fica com a entrada e a saída abaixo e o retorno ligeiramente acima do nível da bóia. Não sei se em outros carros é assim.

Não me pergunte pque, mas, na hora de instalar, achei melhor usar a posição original. Melhorou o consumo, problemas com inclinação, não afoga fácil como era antes.

Mas o problema é que o desborbulhador é pequeno, cabe uns 100-150 ml só. Pra esse problema não adiantaria. E jipe, beberrão como é, dá conta disso facinho na trilha... :lol:

Giovani
24/04/2003, 12:50
Giovani, acho que entendi,.. é mais ou menos um tanquinho depois do tanque... tipo a bomba de gasolina puxa no tanquinho que é cheio pela força da gravidade que faz a gasolina do tanque normal descer até ele?
Fugger, pensei em um desborbulhador de uns 500ml mais ou menos... existe ou terei que construir um? Muito grande não perderia a funcionalidade dele?
[]'s Na dúvida ainda...
Eugênio

:D Grande Eugênio!

:D É extamente isso. Um pequeno reservatório abaixo do tanque... Como disse o Daniel, o desborbulhador é pequeno, numa trilha seca logo. Se vc vai querer "fabricar" um desses com 500 ml, dá na mesma fazer esse reservatório lá embaixo. Veja a foto do meu, está um pouco fora de foco, mas dá para ter uma idéia... :wink:

fugger
25/04/2003, 00:38
:D Eugenio

:D Realmente, se vc quer desborbulhador de +- 500ml, terá que faze-lo pois não existe pronto (eu nunca vi pelo menos).

:shock: Quanto ao "Bem acima do carburador", não é bem assim. Em principicio basta que o nivel do combustivel dentro do desburbulhador fique acima do nivel do carburador para funcionar, pois o sistema é de baixa pressão.

Como já foi citado o do Opala fica tão proximo ao carburador que parece que esta abaixo do nivel da bóia do carburador.

:? O maior desborbulhador que já vi é da Wolks ( não me lembro o modelo) mas não acredito que passe de 200ml.

:D Outra vantagem é que fica na parte de cima do motor, ou seja, menos sujeito a paus, pedras, e componentes de percurso das trilhas.

Leandro
25/04/2003, 10:34
E uma bomba elétrica no tanque, não resolveria??
Abraços

fugger
26/04/2003, 00:24
:D Leandro

:D A bomba eletrica de combustivel tem como vantagem a pressão constínua do sistema de alimentação, mas o problema de "pescar" o combustivel, não adianta, é necessario um desborbulhador, ou outro reservatorio depois do tanque. :wink:

walter.andreis
28/04/2003, 09:07
Não tem como colocar uma mangueira pouco maior que a altura do tanque, com um pesinho na ponta.... de forma que pra onde o jeep inclinar, o pesinho arraste a mangueira para o mesmo lado (que será onde o combustivel vai estar) sugando assim o combustivel em qualquer posição..
Não sei se compliquei mais, mas o q vale eh a intenção!!! hehehehehehe
O esquema que falei, é o mesmo principio dos tanques de aeromodelos....
Qualquer coisa me avisa q explico melhor...

[]´s

mr.robles
31/07/2003, 20:55
Olá galera!!!! :D

Eu tbm tenho o mesmo problema :cry:

Bem, a primeira coisa que ataquei foi o carburador, troquei boia e estilete, parou de afogar e falhar nas subidas!!!!

Porém, durante a trilha se o tanque diminue de metade, começo a ter o mesmo problema... :?

Eu pensei em colocar um tq maior, para ter mais autonomia, e fazer as chicanas internas para evitar que com inclinações o combustível fique dançando e ainda fazer bem parecido com que o nosso amigo falou, um pqueno reservatório que funcionaria como um manifold e permite captar a gasolina por 2 ou 4 pontos e sempre com gasolina. Na realidade este pequeno manifold funcionaria como um "pulmão" .
:D
O que eu queria entender melhor é o funcionamento do desborbulhador... :?:

Abraços

Alexandre Vaz Ferreira
31/07/2003, 23:24
"O que eu queria entender melhor é o funcionamento do desborbulhador... :?:"


Pessoal :D
Também tenho a mesma dúvida do Robles, além disto gostaria de saber qual é a marca e o preço aproximado dos desborbulhadores mais usados e confiáveis :?:
Um abração a todos
alexandre

Américo
01/08/2003, 09:25
E aí Alexandre,
Há um mês instalei o tal desborbulhador, que comprei por R$ 6,90 não tem o modelo do carro apenas que é utilizado em GM/FORD, instalei ele naquela peça onde passa os cabos de vela acima da tampa dos tuchos, por isso fica bem acima do nível de carburador, mas observei o seguinte se o Jeep fica parado por muito tempo que é o meu caso (duas semanas parado ainda acho que é o arranque, amanhã vou ver) o desborbulhador fica vazio, pergunto pra galera que entende do assunto isso é normal? :cry:

Pedro Américo CJ-5 (Guerreiro-01)

mr.robles
01/08/2003, 09:55
PessoALL!!!! :P

Bem, eu acho :!: :?: Que o fato de se esvaziar é por causa do estilete que não está fazendo um boa vedação :?: :!: :?: :!: Não tenho certeza!!!

Com relação ao desborbulhador o que eu não entendo é o seguinte: :roll:

O nome já sugere que retire bolhas de ar, correto? :wink:

Mas depois que o combustível passa pelo dito cujo, ele não cai na cuba do carburador? :(

Que influências essas bolhas teriam? :shock:

Será que ele não atuaria mais mesmo como um mini reservatório de combustível?!

O que os amigos acham!?

O negócio tá ficando bom!!!!! :D :D

ribon
01/08/2003, 12:57
Giovani,

Só para entender:

Você ligou o retorno do desborbulhador neste reservatório?

Obrigado.

ribon
01/08/2003, 12:58
Giovanni,

Só para entender:

Você ligou o retorno do desborbulhador neste reservatório?

Obrigado.

Américo
01/08/2003, 14:06
Alô Giovanni, responde logo pro Ribon, pois se não ele vai postar umas trezentas mensagens, tipo assim "Só pra entender" :lol: :lol: :lol: É brincadeira Ribon é só esperar que logo logo o nosso professor Giovanni, manda aquela aula, Salve Salve ò grande Giovanni. :D :D :D

Pedro américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: Paradinho paradão. :cry:

ribon
01/08/2003, 15:57
É que este tópico estava meio devagar (igual a meu jipe), e resolvi animar um pouco :D .

Brincadeira :D :D :D

É que eu não estava me entendendo com meu navegador e acabei enviando a mesma mensagem muitas vezes :(.

Desculpas a todos e um grande abraço.

Américo
01/08/2003, 16:42
Não esquenta não Ribon, tem sempre um gaiato :D :D assim como eu pra sacanear alguém, :) :) e se tudo for muito sério, aí não seria um fórum de jipeiros, pois você já viu uma trilha com um monte de cara Bem sério :roll: que não ri e nem faz piada de nada :x . Um pouco de filosofia:
"Uma trilha séria, literalmente, não tem graça"
:lol: :lol:

Pedro Américo CJ-5 1959 (Guerreiro-01) :twisted: acabei de falar com um mecânico amigo meu e amanhã vamos cair matando o tal do arranque. :wink: :wink:

Giovani
01/08/2003, 21:16
Giovanni,

Só para entender:

Você ligou o retorno do desborbulhador neste reservatório?

Obrigado.

:D Fala Ribon!!!

:D Demorei???
:D Respondendo: não existia desborbulhador! Só o reservatório embaixo do Jeep. Havia um retorno na bomba de gasolina, que foi ligado nesse reservatório. Eu tinha o motor do Maverick 4cil. :wink:
:D Qualquer outra dúvida, manda! Vou tentar não demorar mais... :lol:
[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
02/08/2003, 00:33
E aí pessoal
Tô até envergonhado :oops: , mas sigo sem entender bem a função e como funciona o tal desborbulhador.
Ele deve ser instalado entre a bomba de gasolina e o carburador? :?:
Antes de desmanchar o Jeep para a geral que estou dando nele não cheguei a andar mais que uns 1000 Km :cry: , não deu para ver se vou ter problemas como falhas em desníveis como estão falando.
Um abração
Alexandre

Mauro B.
02/08/2003, 03:02
:D Olá pessoal !!! :D

Sobre o desborbulhador, ele pode ser usado acima do nível do estilete do carburador, mas não deve pois vc estará desperdiçando gasolina....explico: quando o motor está em funcionamento, tudo bem, beleza, sem problemas!...agora, quando o motor for desligado, estando o desborbulhador acima do nível do estilete, a gasolina contida no desborbulhador vai gradualmente caindo na cuba e enchendo-a, e mesmo que o estilete a feche, o fechamento não é perfeito, e a cuba transborda, desperdiçando aquela rica, cara e preciosa gasolina que estava no desborbulhador! :wink:

[]'s desborbulhados, mas não desperdiçados... :P

Mauro B.
02/08/2003, 03:31
Olá Alexandre ! ! ! :lol:


Tô até envergonhado :oops: , mas sigo sem entender bem a função e como funciona o tal desborbulhador.
Ele deve ser instalado entre a bomba de gasolina e o carburador? :?:
...não deu para ver se vou ter problemas como falhas em desníveis como estão falando.


Quê isso cara ! que vergonha que nada! Aqui no fórum pergunta quem acha que não sabe e responde quem acha que sabe! É pá-pum! Sem strees !!! :lol: :lol:

O desborbulhador parece um filtro de gasolina, só quer em vez de ter duas(2) entradas (ou saídas) ele tem três(3)...Por sinal, vamos imaginar como se fosse que nem filtro, só que com mais uma entrada, pelo meio...deu pra entender??
Pois bem, esse filtro tem que ser colocado na vertical. A mangueira que vem da bomba entra no meio. A mangueira que vai para o carburador sai por baixo, e a mangueira que retorna para o tanque sai por cima. Estando nesta configuração, a gasolina vem da bomba e entra pelo meio do desborbulhador. Como tem mais duas saídas, a gasolina sai pelas duas: parte vai para o carburador e parte retorna para o tanque. Se por ventura vier ar junto com a gasolina que vem da bomba, ao entrar no desborbulhador, o ar vai subir (pois é menos denso). Como lá em cima do desborbulhador há a mangueira que vai para o tanque, o ar acaba indo junto nesta mengueira, e acaba onde nunca deveria ter saído: o tanque de combustível !!!! :lol:

Espero que eu tenha conseguido explicar. Se não, GRITEE!!!

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
02/08/2003, 13:22
Grande professor Mauro :D
Agora entendi este negócio, valeu.
No meu Cj5 66 não lembro de ver um retorno para o combustivel para o tanque. Segunda vou ver bem.
A propósito, todos Cjs tem este retorno? :?:

valeu a explicação
um abração
alexandre

Mauro B.
02/08/2003, 16:41
Fala Alexandre !!!


Grande professor Mauro :D
Agora entendi este negócio, valeu.

Que professor que nada... :D ! Acho que vc me confundiu com o Giovani :D !!!


No meu Cj5 66 não lembro de ver um retorno para o combustivel para o tanque. Segunda vou ver bem.
A propósito, todos Cjs tem este retorno?

Até onde eu sei, nenhum cj tinha esse retorno para o tanque... :(

[]'s

Alexandre Vaz Ferreira
02/08/2003, 19:33
Mauro
Já tô quase "professor" em desborbulhador, em país de pobre é assim, a primeira vez a gente olha,lê ou escuta; a segunda a gente faz e a terceira já tá ensinando :D :D .
Ainda neste assunto, por onde é o melhor lugar para fazer um retorno p/ a tanque? :?:
Um abração
Alexandre

Giovani
02/08/2003, 21:19
Que professor que nada... :D ! Acho que vc me confundiu com o Giovani :D !!!

:D Grande Mauro!

:oops: Professor??? :oops: É como o Alexandre falou: na terceira vez vc já tá ensinando... :lol:


Ainda neste assunto, por onde é o melhor lugar para fazer um retorno p/ a tanque?

:D Fala Alexandre!!!!

:D Entrando no papo e respondendo: tanto faz! Onde vc achar mais fácil, pode ser embaixo do tanque (no meu era assim) ou no gargalo. :wink:
[]'s

Mauro B.
02/08/2003, 21:26
Fala Alexandre !


Ainda neste assunto, por onde é o melhor lugar para fazer um retorno p/ a tanque?

Olha, sei lá! :) Acho que em qualquer lugar! :wink: Eu faria como um amigo da Jipenet fez, que foi na própria bóia, pois daí não precisa tirar o tanque fora, esvasiar a gasolina, limpar e encher de água (para não ter risco de explodir quando for fazer o furo). Fazendo na bóia, vc apenas retira ela (pelos parafusinhos superiores), faz o furo, solda um caninho, e coloca uma pequena mangueira para que a gasolina não caia 'das alturas' no tanque. Daí vc apenas monta e conecta a mangueira do retorno! 8) Ah, antes de montar novamente, vc ainda pode fazer tbm um pequeno respiro para o tanque nessa própria bóia, ao lado do retorno, que daí seu tanque já fica com respiro! :shock: ! O único inconveniente de se fazer o retorno na bóia é o fato de que quando a bóia estragar, vc vai ter que fazer tudo de novo na bóia nova... :cry:

Eu ainda não fiz isso nos meus jipes, mas vou fazer, não apenas para "desborbulhar", mas tbm porque com o retorno, a pressão da gasolina na agulha do carburador diminue, o que confere para um melhor fechamento e menor consumo de combustível! :wink:

[]'s

Giovani
02/08/2003, 21:40
Ah, antes de montar novamente, vc ainda pode fazer tbm um pequeno respiro para o tanque nessa própria bóia, ao lado do retorno, que daí seu tanque já fica com respiro!

:D Fala Mauro!!!

:D Não acho uma boa fazer um suspiro na bóia... Com o tanque cheio, vai vazar gasolina, ensopando a parte de cima do tanque. Além do cheiro... É melhor um furinho na tampa, ou no gargalo, logo abaixo da tampa. No tanque original do Jeep têm um furinho de 2mm nessa posição. Dêem uma conferida! :wink:
[]'s

Mauro B.
02/08/2003, 21:59
Fala Giovani !!!

Você está coberto de razão! :D Me esqueci de dizer que o cara que fez isso conectou uma mangueirinha e suspendeu o respiro para o alto, não ocorrendo isso quer vc mencionou...Valeu pelo toque!!! :D :D

Quanto ao furinho de respiro original nesta posição que vc disse, não são todos que tem...Eu já vi alguns que tem e que não tem...o meu não tem! :oops: Talvez nesses que não tem, a tampa talvez viesse diferente, fazendo ela o papel de respiro! 8)

[]'s

Giovani
02/08/2003, 22:17
Quanto ao furinho de respiro original nesta posição que vc disse, não são todos que tem...Eu já vi alguns que tem e que não tem...o meu não tem! :oops: Talvez nesses que não tem, a tampa talvez viesse diferente, fazendo ela o papel de respiro!

:D Grande Mauro!

:D É, pode ser... De qualquer forma, é muito fácil fazer esse furinho. Não precisa tirar a gasolina, nem desmontar o tanque. Ponha uma tolha ou esses panos mecânicos no gargalo e fure. Depois tira o pano, e junto com ele as rebarbas do furo... :wink: Ou então fure na tampa!
[]'s

flaviovs
09/02/2005, 03:04
Já tive este problema crônico de (falta de) respiro em uma Bandeirante e resolvi fazendo um corte na borracha interna da tampa. Não sei se dá pra entender sem esqueminha... A tampa é de plastico e dentro dela fica uma outra "subtampa" de borracha, que é quem efetivamente faz a vedação. Foi nessa tampa que fiz o furo. Ficou com fluxo livre de ar e sem o risco de um furo na tampa permitir a entrada de água, poeira e outras coisas mais.

Agora, NÃO RECOMENDO furar o gargalo do tanque no lugar sem que o conjunto seja muito bem lavado, sem tirar a bóia etc., muito menos com gasolina dentro! :shock: Até onde sei, não é a gasolina que pega fogo mas sim os vapores que dela emanam, e estes vapores chegam no gargalo, com certeza. Uma pequena fagulha gerada pela broca no ferro do gargalo e.... KABOOM!

alanjr
02/11/2005, 00:21
Allmigos, se me permitem meus 0,0001 cents :

Foram citados aqui diversos problemas, vejam, para conseguir um
funcionamento correto de seu jipe, você deve estar com todos os
itens de ignição e alimentação em dia, verifique falhas de alimentação
da bobina, centelha, cabos de velas com fugas, velas novas,
platinado limpo e direito, rotor limpo e novo, bateria ,
alternador, e tudo mais ! senão não se pode culpar falhas,
perda de potência e consumo elevado sem saber o porquê !

Sobre o borbulhador - é um avanço sim , para os motores
que usam caruradores que não tem retono de comustivel,
ou seja Carros Antigos.

O que ele faz ?

Simples, em um carro antigo, a bomba de combustivel puxa o
liquido do tanque, e bombeia através de seu DIAFRAGMA maleável
para o carburador, que possui uma CUBA e uma valvula abre-Fecha
de agulha, quando você acelera, o combustivel vem e enche a cuba,
junto com ar, bolhas, etc... mais quando a cuba enche, a valvula
se fecha, aumentando drasticamente a pressão na BOMBA de
combustivel, que aguenta pois seu DIAFRAGMA flexivel
cede, não bombeando a pressão para o carburador.

Com o Borbulhador a coisa muda, ele permite que a bomba de
gasolina trabalhe mais FRIA e com menos esforço em seu
diafrágma que é de borracha, e se gasta com o tempo, e ainda
livra a linha de combustivel de bolhas de ar, que diminuem o
volume de combustivel que deve encher a cuba do carburador.

Diminui o consumo ? PODE SER, veja, a maior parte dos carros
antigos tem sua válvula de agulha já desgastada e sem capacidade
total de VEDAÇÃO do fluxo e pressão , que aumenta quando ela se fecha,
unindo isto aos carburadores antigos e com falhas de vedação, e com
as entradas de ar e folgas, vocêm tem GOTEJAMENTO e vazamento
de gasolina para o interior do motor, que vai trabalhar levemente
afogado, aumentando o consumo !

O BORBULHADOR AJUDA SIM !

mais lembre-se que para obter menor consumo, seu jipe tem que
estar REVISADO, sem vazamentos, com kit de reparo de
carburador novo, valvula de agulha regulada, giglês corretos,
o ponto deve estar correto, filtros novos sem entupimento,
velas com o ponto de aquecimento correto, usar uma
válvula termostática para que o motor chegue logo a
temperatura ideal de trabalho, e por ai vai...

Qualquer dúvida me mande email !

Abração !

Alan Jr
bsb-df

André-4WD
02/11/2005, 19:51
Giovani:
Como fizeste o furo na tampa de gasolina? É na própria tampa (a externa onde tem o miolo da chave) ou na borracha de vedação interna da tampa de combustivel? Coloquei o desborbulhador e to sentindo que quando estico a marcha começa a falhar, parece engasgando e depois vai embora... achei q pudesse ser a falta de respiro fazendo isso, ja que a viatura passou por uma regulagem a menos de um mÊs.
sds,
andre

ronairy
04/11/2005, 14:04
Se usar 2 filtros (um antes da bomba e outro depois) vc já tem uns 300 ml no mínimo. No meu é assim e só fiquei na mão 1 vez (e olha que eu estava nessa bendita posição puxando um troller por um bom tempo).
Outra solução e fazer o Y dentro do tanque mesmo... não vejo problema algum... talvez na hora de pescar o ultimo litro não consiga mas se fizer nem rente ao fundo. :pensativo:

rctorrezam
20/10/2008, 16:29
Galera,

Pegando o bonde andando.....

Li tudo e gostei da idéia doi desborbulhador.

Só continuo com a dúvida de onde instalar (acima, abaixo o na altura do carburador)

Pelo desenho que fiz e entendi o correto seria acima, pois a bomba leva combustível para o desborbulhador e este por gravidade para o carburador. É isso?

Zero

rctorrezam
20/10/2008, 16:52
Galera,

Não deu tempo de niguém responder e acabei achando uma foto na net de um instalado no BF161 de uma rural, aí vai a foto.............
http://ruralwillys.tripod.com/fotos/rural67denilson3.jpg

Sergio Rocha
20/10/2008, 16:52
Galera,

Pegando o bonde andando.....

Li tudo e gostei da idéia doi desborbulhador.

Só continuo com a dúvida de onde instalar (acima, abaixo o na altura do carburador)

Pelo desenho que fiz e entendi o correto seria acima, pois a bomba leva combustível para o desborbulhador e este por gravidade para o carburador. É isso?

Zero

O desborbulhador deve ficar um pouco acima do carburador.

[]'

rctorrezam
22/10/2008, 20:49
Galera,

Instalei o desborbulhador e funcionou.......

.........aí é que vem a dúvida, será que funcionou mesmo?

É o seguinte, onde entra o combustível no meu carburador foi colocada uma conexão em "T" desta conexão chega a mangueira do combustível (ates vinha direto da bomba e agora do desborbulhador) e também outra mangueira que vai para o bocal do tanque.

Portanto, liguei o retorno do deborbulhador (que sai da parte superior) por uma conexão em "T" a esta mangueira (no meu entender ista servira de retorno também).

Aí veio a dúvida, oa ver o funcinamento do sistema com o motor ligado me parece que há fluxo continuo de combustível em todas as mangueias, inclusive na de retorno!

A mangueira de retorno do desborbulhador não deveria reornar vapor e algumas gotas de combustível?
Será que meu sistema está ralmente funcinando como desborbulhador ou devido à tal conexão em "T" o sistema não funciona corretamente?

rctorrezam
22/10/2008, 21:40
Segue um esquema para facilitar o entendimento..........

A explicação ficou meio complexa.


Editando........ Na miniatura ficou meio distorcido, mas abrindo dá para ver bem.

edgar
23/10/2008, 10:11
Ora pois pois...pra que voce colocou os dois tês e aquele pedaço de mangueira ? Uma ponta na entrada do carburador e vai para o retorno para o tanque ! Ora, parte da gasolina que iria para o carburador esta retornando direto !
Quanto ao que retorna, em marcha lenta, quando o consumo é baixo, vai ter um grande retorno de gasolina mais umas bolhinas de ar, não é nenhum furacão !

rctorrezam
23/10/2008, 14:33
Vamos por partes....


Ora pois pois...pra que voce colocou os dois tês e aquele pedaço de mangueira ?
Eu só coloquei o T que liga o desburbulhador ao tanque, aproveitando uma conexão já existente que saia de um t no carburador e ía para o tanque, para não fazer mais um furo no tanque!


Uma ponta na entrada do carburador e vai para o retorno para o tanque !
Isso já tinha e nunca deu problema. Já comprei o jeep assim!


Ora, parte da gasolina que iria para o carburador esta retornando direto !
a bomba joga muito mais gasolina do que o necessário para o carburador! Funcionei o motor com o "retorno" que já estava instalado desconectado do tanque e o motor funcinava normalmente e ainda jorrava gasolina pelo retorno!


Quanto ao que retorna, em marcha lenta, quando o consumo é baixo, vai ter um grande retorno de gasolina mais umas bolhinas de ar, não é nenhum furacão !

O que está acontecendo é retorno de gasolina direto pelo retorno do desborbulhador, mesmo em marcha lenta! Se esta indo junto bolhas ou vapor é que não sei, por isso pergunto a alguém que tenha conhecimento do funcionamento destes sistemas para esclarecer se a maneira com que foi instalado esta bem ou deve-se anular o "T" do carburador, o que eu não gostaria, pois acho que esta ali por algum motivo!

rctorrezam
23/10/2008, 14:44
Aí vai o esquema antes e depois...

Cabe ressaltar que não tinha problemas antes.

O desborbulhador foi instalado para economia de combustível e para em grandes inclinações se ter uma reserva mínima de combustível mantendo o motor funcionando.
O mesmo permanece cheio o tempo todo.

Repitindo a dúvida....


.....ao ver o funcinamento do sistema com o motor ligado me parece que há fluxo continuo de combustível em todas as mangueias, inclusive na de retorno!

A mangueira de retorno do desborbulhador não deveria retornar vapor e algumas gotas de combustível?

Será que meu sistema está realmente funcionando como desborbulhador ou devido à tal conexão em "T" o sistema não funciona corretamente?


Esquema sem o desorbulhador - Esquema com desborbulhador

Sergio Rocha
23/10/2008, 19:08
Primeiro desenho :O esquema sem o desborbulhador está perfeito.
Segundo desenho: Eu não usaria dois retornos.Só usaria o retorno do desborbulhador.

[]'

tulliomf
15/11/2009, 18:11
Esse tópico é um pouco velho mas como está falando do tanque de gasolina vou perguntar:
-> Como eu faço para limpar o tanque de gasolina de um Jeep CJ-5 1973?Alguém tem alguma dica ou sabe como fazer isso? tipo se existe alguma saída para retirar o combustivel e limpar o reservatório?


Obrigado e estarei aguardando a resposta!

valmor
15/11/2009, 19:56
Esse tópico é um pouco velho mas como está falando do tanque de gasolina vou perguntar:
-> Como eu faço para limpar o tanque de gasolina de um Jeep CJ-5 1973?Alguém tem alguma dica ou sabe como fazer isso? tipo se existe alguma saída para retirar o combustivel e limpar o reservatório?


Obrigado e estarei aguardando a resposta!

No tanque original ha um tampao ( parafuso ) inferior que e´ pra isto mesmo : Esvaziar o tanque , entretanto nao no meu caso estava travado devido a "idade " e nao foi possivel remover ... Soltei a mangueira , inferior , de combustivel pra drenar.
Mas quer um conselho : Retire o tanque , lave com 1 L de gasolina mesmo ( chacoalhe bem e va trocando a gasolina ) e esvazie pelo bocal. Aproveite pra limpar bem a parte lateral e em baixo do tanque que fica em contato com a chapa do assoalho. Limpe e pinte assoalho e tanque , por fora E´CLARO ,( zarcao + tinta ) pra garantir e proteger !
Agora se teu tq esta velho e enferrujado , nao perca tempo nem trabalho e tbem nao faça economia besta : PONHA UM NOVO !
Aprovoveitando o " ja´que ..." Troque as mangueiras , abraçadeiras e verifique ou troque a junta da boia.

[]´s
Valmor

tulliomf
17/11/2009, 13:40
No tanque original ha um tampao ( parafuso ) inferior que e´ pra isto mesmo : Esvaziar o tanque , entretanto nao no meu caso estava travado devido a "idade " e nao foi possivel remover ... Soltei a mangueira , inferior , de combustivel pra drenar.
Mas quer um conselho : Retire o tanque , lave com 1 L de gasolina mesmo ( chacoalhe bem e va trocando a gasolina ) e esvazie pelo bocal. Aproveite pra limpar bem a parte lateral e em baixo do tanque que fica em contato com a chapa do assoalho. Limpe e pinte assoalho e tanque , por fora E´CLARO ,( zarcao + tinta ) pra garantir e proteger !
Agora se teu tq esta velho e enferrujado , nao perca tempo nem trabalho e tbem nao faça economia besta : PONHA UM NOVO !
Aprovoveitando o " ja´que ..." Troque as mangueiras , abraçadeiras e verifique ou troque a junta da boia.

[]´s
Valmor
Ok, muito obrigado, assim que tiver um tempo livre vou limpar, mas você sabe como devo é que tira o tanque dentro do Jeep?Vlw e boa tarde

Pablo.pinto2007
18/11/2009, 09:54
Ok, muito obrigado, assim que tiver um tempo livre vou limpar, mas você sabe como devo é que tira o tanque dentro do Jeep?Vlw e boa tarde

Amigo não sei a finalidade de seu jeep, mas se fosse você (pois fiz isso no meu), não contaria pipocas, colocaria logo um de plástico, mesmo que do tamanho do original, no meu caso como o meu não tinha mais a caixa de ferrugem (caixa de ferramentas - do lado do passageiro), eu coloquei logo um grande de 60 L ainda por cima que o meu é a álcool, como o seu deve ser a gasolina o tanque pequeno deve resolver...
MAs a dica é esta coloque logo um de plástico, fica bom, com tampa com chave, boca em alumínio, e nunca mais vocÊ terá uma dor de cabeça em relação a isso. Não é fazendo propaganda, mas quem fabrica é a CLA e você compra nessas casas de peças de jeep, Garra gama, donatti....

Agora se você quer saber como faz pra tirar o tanque do jeep, tem que tirar os bancos (se eles forem integrados - os dois da frente), se não somente o do motorista, e aí ele deve ter uma abraçadeira, no meu antigo era solto (que absurdo), e retira a mangueira do "pescador". Agora se o tanque estiver muito cheio, eu sugiro que você estorne o combustível pela boca mesmo com um torsal para um vasilhame, e depois o residual você descarte, pois com certeza estará sujo. Desliga a boia e pronto o tanque está solto... muito cuidado com essas lavagens para não ter algum fumante, ou fogo ou fagulha por perto, pois se qualquer centelha ocorrer perto da boca do tanque pode haver uma pequena explosão, pois o que pega fogo na gasolina é o vapor, e isso com certeza terá e muito dentro do seu tanque.

Abraços! e depois dá um feed back aí pra gente!

Minotauro
18/11/2009, 18:35
:D Grande Eugênio!

:D É extamente isso. Um pequeno reservatório abaixo do tanque... Como disse o Daniel, o desborbulhador é pequeno, numa trilha seca logo. Se vc vai querer "fabricar" um desses com 500 ml, dá na mesma fazer esse reservatório lá embaixo. Veja a foto do meu, está um pouco fora de foco, mas dá para ter uma idéia... :wink:


Bem, apos ler tudo, achei a melhor opcao a que o Giovani sugeriu na primeira pagina desse topico. Fazer um reservatorio embaixo do tanque, que sera abastecido somente pela gravidade, e apartir dele levar uma mangueira ate a bomba de combustivel. Como uso um motor AP a alcool, nao precisarei usar retorno ao tanque nem mesmo ao reservatorio. Desculpem a falta de acentos, eh que o teclado aqui esta com defeito. Acho que tem muito barro nele. Hehehehe......

Xavier4x4
15/01/2010, 18:37
Amigos, alguem já comprou ou viu o tanque de plastico que a DONATTI ( http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=821971&idcategoria=8139&Nivell=&Categorias (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=821971&idcategoria=8139&Nivell=&Categorias)=), esta vendendo? Ele tem a capacidade de 88 litros. Estava inclinado a comprar o tanque da CLA mas por ser de 60 litros comecei a pensar no de 88 litros da Donatti.
Mas a dúvida é a seguinte: Sei que o material do tanque da CLA é exelente e muito bem acabado. Tirando a questão de valor e do volume, a qualidade dos dois tanques é a mesma? Ou o da CLA é muito superior? Pois me preocupo muito com isso com com combustivel não se brinca e como o tanque fica aparente, a estética tambem conta.

Um abraço a todos.

Xavier4x4
18/01/2010, 15:39
Ninguem usa este tanque de 88 litros?

tulliomf
02/05/2010, 17:38
Esse tópico é um pouco velho mas como está falando do tanque de gasolina vou perguntar:
-> Como eu faço para limpar o tanque de gasolina de um Jeep CJ-5 1973?Alguém tem alguma dica ou sabe como fazer isso? tipo se existe alguma saída para retirar o combustivel e limpar o reservatório?


Obrigado e estarei aguardando a resposta!
Agora vou tirar o meu tanque para limpá-lo pois está tão sujo que já entupiu um filtro de combustível.
A dúvida é se para limpar o tanque de gasolina posso usar água (jato com pressão) ???

Flaibam
02/05/2010, 19:57
Agora vou tirar o meu tanque para limpá-lo pois está tão sujo que já entupiu um filtro de combustível.
A dúvida é se para limpar o tanque de gasolina posso usar água (jato com pressão) ???

Túlio, pode usar água sim, mas depois de secar bem com ar comprimido, dê um banho interno com gasolina e mais um pouco de ar comprimido para tirar qualquer excesso de água.

André Luiz Rossetim
05/05/2010, 19:21
Agora vou tirar o meu tanque para limpá-lo pois está tão sujo que já entupiu um filtro de combustível.
A dúvida é se para limpar o tanque de gasolina posso usar água (jato com pressão) ???

Acho mais simples vc na primeira abastecida completar o tanque, deixar uns minutos parado para que toda a agua desça, então tira uns litros (pelo próprio PESCADOR), como a agua é mais pesada que a gasolina ela vai sair primeiro.

Jacimar
06/05/2010, 07:26
Acho mais simples vc na primeira abastecida completar o tanque, deixar uns minutos parado para que toda a agua desça, então tira uns litros (pelo próprio PESCADOR), como a agua é mais pesada que a gasolina ela vai sair primeiro.


Bom dia prezados ! existe ainda uma outra opção, que é enxaguar com alcool, a gasolina não mistura com água, mas o alcool sim ! por exemplo, vamos supor que ficaram 100ml de água dentro do tanque, você acrescenta 900ml de alcool, enxagua e joga fora, ficaram no tanque 100ml sendo 90ml de alcool misturado com 10ml de água, coloca mais 900ml de alcool, enxagua e joga fora, ficaram no tanque 100ml sendo 99ml de alcool misturado com 1ml de água, e assim por diante . . . um abraço !

alexandrepocosdecaldas
13/05/2010, 20:57
cara eu adaptei uma bomba eletrica (fiesta 99) no meu jeep, e so da falta se ficar muuuito tempo inclinado, mas no uso nao fica, pois a bomba é forte e gira rapido, deu falta, logo em seguida ela puxa e manda dnovo, pois tem a cuba do carburador q ajuda, pra adaptar usei uma tampa de boia usada da D20, tira-se tudo e deixa só a aste, fixa a bomba numa altura q ela encoste no fundo do tanque, não tire a redinh9a q vem na bomba), tem até um terminal pra fixar o fio sem vazar pela tampa. e o mais importante como a bomba é mais forte, tem q adaptar um retorno, onde vc usa o desborbulador do gol, ou simplesmente um T , entendeu? a bomba manda direto, o q o carburador nao quer ele manda de volta.
a proposito, acaba aqueles problemas com bomba de combustivel esquentar...
abço