PDA

Ver Versão Completa : Perigo no uso do guincho!!!



Amostardeiro
28/05/2007, 12:19
Pessoal

Este link contém uma foto de um acidente com um cabo de aço de um guincho que rompeu, vejam que coisa impressionante.

http://www.patagonia4x4.com.ar/foros/viewtopic.php?t=11655&start=0

Todo o cuidado é pouco.

Abraço

folgado
28/05/2007, 12:24
Impressionante mesmo!
Por isso que é bom levar um cobertor velho, para colocar encima do cabo, evitando assim a chicotada do cabo, caso venha a partir...

JUNINHO_BITTENCOURT
28/05/2007, 13:28
Puta que o pario, :o

Tem que levar a sério,
iniciando pelo uso de luvas no mauseio sempre.

ESPANHOL
05/06/2007, 13:42
Ta loco.... e olha que dependendo de onde vc estiver a coisa pode piorar ainda mais, pq se for no meio do mato, com lama etc... imagina o tempo pra socorrer alguem

CJ 60
06/06/2007, 00:17
Realmente a foto é impressionante, já presenciei fato parecido mais sem esta tragédia, estavamos com um jeep atolado e ancorado com cinta em uma arvore, simplesmente o cabo estourou, sorte q o jeep estava em um desnível em relação ao ponto de ancoragem e o cabo de aço acabou corrento pelo chão, mais é mto rápido um barulho de chicote qdo nos demos conta, o cabo ja estava todo junto da árvore q servia de ponto de ancoragem.

abç

EmersonDias
07/06/2007, 04:05
Que cipuada feia hein! Isso deve ter doído bem pouquinho...
Esse treco em funcionamento eu fico é longe.
:stop:

Kim
20/06/2007, 23:08
Coisa feia heim!!!
Só não foi pior porque foi em um argentino.

Alexandre Vaz Ferreira
20/06/2007, 23:33
Coisa feia heim!!!
Só não foi pior porque foi em um argentino.

Quanta maldade :mrgreen:

provavelmente essa lesão além de feia compromenteu músculo e tendões, com risco de sequela importante.

[]s tentendo prender a bruxa que anda solta, ou pelo menos empurra-la pro outro lado da fronteira

Amostardeiro
21/06/2007, 00:38
Coisa feia heim!!!
Só não foi pior porque foi em um argentino.

Orra Kim

Não fala uma coisa assim, postei a foto por achar que podia "avivar" a memória da turma toda, afinal, não é só o cabo do guincho que pode fazer um PU... estrago em uma viatura ou alguém, mas , também as cordas, cintas, etc e tal.

Abraço

NeRo
21/06/2007, 07:43
Esse treco em funcionamento eu fico é longe.
:stop:
Eu fico ainda mais longe que você... :mrgreen:
mas conheço uma pá de nego que fica arrumando o cabo no rolete. :roll:

Mourão GP
29/07/2007, 20:22
Ontem aconteceu comigo rebocando um Vitara!
Ele quebrou a caixa, ninguem tinha uma cinta e o Vitara tinha um guincho no parachoque dianteiro e foi com ele mesmo.Quando chegamos no asfalto passei no quebra mola na hora que ele tava passando o eixo traseiro deu um tranco e o cabo partiu e veio do lado do meu passageiro pegando no pescoço dele ;a sorte é que veio sem força e só marcou a pele.Se tivesse alguem na rua já era.
Rebocar com cabo é fria!

romeu
30/07/2007, 09:39
Cara, tem nego muito sem noção, e as vezes eu me enquadro nesse tipo de gente.... a gente pensa que não vai estorar e fica ali do lado...

Na ultima trilha que eu fiz, o cabo estorou "só" duas vezes, e ainda bem que a primeira chicotada foi pro lado que não tava ninguém, na segunda passou do lado da porta do motorista...

Enfim, na terceira vez que usamos o guincho, o cara que ficou mais perto do carro estava a uns 500m de distancia hehehehehe

CAVESO
30/07/2007, 15:05
É o tipo de situação em que só acreditamos que pode acontecer com a gente quando alguém ao nosso lado aparece com um corte daqueles....

offroad
30/07/2007, 15:44
Coisa feia heim!!!
Só não foi pior porque foi em um argentino.

n entendi ??? n quer dizer. soh n foi melhor por q foi 1 (apenas) argentino ??:dance:

romeu
30/07/2007, 17:35
n entendi ??? n quer dizer. soh n foi melhor por q foi 1 (apenas) argentino ??:dance:

Ou então que fosse o Maradonna

Jose Nicolau
01/09/2007, 01:31
Mas mesmo com o cabo novo isso pode acontecer ? qual a frequencia de troca do cabo de aco ?

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
02/09/2007, 13:12
Mas mesmo com o cabo novo isso pode acontecer ? qual a frequencia de troca do cabo de aco ?

Jose Nicolau, isso pode acontecer com cabo novo também. Na verdade nós nunca sabemos da força que é necessária para desatolar um carro "grudado" na lama. Além disso costumamos menosprezar a resistência de: ganchos, manilhas e outros objetos usados para conexão/engate. Tem-se falado das cintas que são mais seguras que os cabos, por exemplo, mas muitas vezes nos esquecemos desses terminais, que se projetam em caso de rotura. Cobertores, jaquetas ou mesmo galhos com folhas servem para absorver o efeito. Tenho um vídeo de uma trilha em que participei. Eu estava na Frontier posicionada entre o CJ tracionador e a Band atolada. A patesca estava numa árvore ao meu lado. Se houvesse o rompimento da cinta em volta da árvore, a roldana ter-se-ia projetado contra mim... entretanto, mesmo pensando nisso enquanto o guincho era usado, não saí da pickup. Quer saber porquê? Preguiça!... Cada vez que assisto o vídeo, penso na minha estupidez. E olha que temos acidentes frequentes com cabos aqui no porto.
Numa trilha, as condições de higiene são as piores possíveis e o atendimento fica sempre longe, geralmente é ainda necessário desatolar o veículo para prosseguir, ainda mais que o cabo já rebentou.
Vou imprimir um dístico: "CUIDADO COM O CABO!!!" e colar no para-brisa quando for para a trilha.

Allan Nielsen
02/09/2007, 18:03
Como já comentado diversas vezes aqui no Forum e vários tópicos a respeito de regras e dicas de segurança “evite ao maximo o uso de cabos de aço”.

Abaixo algumas dicas básicas sobre cabos de aço:
- A inspeção visual de um cabo se sobrepõe a qualquer norma ou método de substituição dos mesmos. Inspecione em trechos de 5 cm de comprimento, se tiver 5 arames rompidos ou 3 em uma única perna substitua o cabo.
- Guarde o cabo adequadamente e mantenha-o lubrificado. Uma forma pratica é o uso de WD40.
- Fator de Segurança – use um fator de segurança de acordo com a atividade entre 5 (levantamento de cargas) e 8 (elevadores); o calculo será Resistência do cabo = carga X fator segurança. Ex. para uma carga de 1 ton e fator de segurança 5 a resistência do cabo deverá ser de no mínimo 5 ton.

Formas de terminação do cabo:
- Superlaço
http://www.gulin.com.br/Info-04-foto6.gif


- Olhal com grampo

http://www.gulin.com.br/Info-04-foto7.gif



Abs

DougBRSP
03/09/2007, 10:58
Ninguém inventou ainda um guincho com dinamômetro integrado e corte de força se atingir o limite de segurança do aparelho? "Só viajando"

Edintruder
14/09/2007, 07:54
Ninguém inventou ainda um guincho com dinamômetro integrado e corte de força se atingir o limite de segurança do aparelho? "Só viajando"
Monta sobre uma plataforma "móvel" que seja calçada por molas e um fim de curso. Quando as molas cederem além do peso desejado o fim de curso aciona e corta a energia.

agropoks
10/10/2007, 07:51
vcs tem q ver as marcas no trator de casa, de ALGUMAS vzs q o gancho do cabo de aço abriu rebocando caminhao de graos e de frangos em dia de chuva!!! tem coisas q infelizmente a gente so acredita qdo ve. graças a Deus ninguem se machucou ate ontem... e rezamos pra q continue assim, pois eh nosso trabalho e ganha pão.

abraços, dessejando que ninguem precise passar pelo que nosso "hermano" passou pra aprender

CAVESO
10/10/2007, 10:38
Monta sobre uma plataforma "móvel" que seja calçada por molas e um fim de curso. Quando as molas cederem além do peso desejado o fim de curso aciona e corta a energia.

Dá pra fazer um sistema parecido com o bloqueio de diferencial.

Quando chegar no limite x o gincho "patina".

Abraços criativos....

Martalgf
26/10/2007, 08:46
Nossa..... é bom eu estar lendo tudo no forum... pois o meu vem com um guincho.. sem cabo.. e eu pensei em colocar um... estou repensando agora... se vale:(....

Aquelas cintas parecem mais segurar... se atolar amarro e junto galera para puchar..eheheheh....:razz:... vai ser mais divertido e menos perigoso.. fora todo mundo sujo de lama para a foto no final...

Beijos

Murillus
26/10/2007, 16:07
Nossa..... é bom eu estar lendo tudo no forum... pois o meu vem com um guincho.. sem cabo.. e eu pensei em colocar um... estou repensando agora... se vale:(....

Aquelas cintas parecem mais segurar... se atolar amarro e junto galera para puchar..eheheheh....:razz:... vai ser mais divertido e menos perigoso.. fora todo mundo sujo de lama para a foto no final...

Beijos


cada um com seu cada qual... tem lugares que se usa cinta mas tem outros que so sai com guincho...

infelizmente é muito perigoso vc brincar com algo que esta sendo tracionado a 2,3,4000 lbs... se chicoteia, sai de perto... mas cinta tb pode fazer um bom estrago... pois tb chicoteia e as vezes tem uma anilha na ponta...

mas acho que vale a experiencia de cada santo dia... e no dia que tiver que acontecer acontece....

Murillus
26/10/2007, 16:19
vou te dar um exemplo:

todo santo sabado a galera se reuna pra bincar nas dunas...

num dia destes a bruxa tava solta...

Samurai de pane eletrica total ...
TR4 virou 2 x seguidas...
Frontier atolou no meio do rio ...
Tracker quebou o parachoque...
Jeep 82 perdeu a 1ª marcha e a ré...
Troller foi assaltado por um motoqueiro no meio da duna...
Outro Troller rasgou um Mud numa lateral (ponta de pedra)... perda total do pneu...

MARCELO VITARA SUBMARINO
26/10/2007, 18:23
PQP, que trilha hein?????

Denilson Maçaneiro
07/11/2007, 13:46
vou te dar um exemplo:

todo santo sabado a galera se reuna pra bincar nas dunas...

num dia destes a bruxa tava solta...

Samurai de pane eletrica total ...
TR4 virou 2 x seguidas...
Frontier atolou no meio do rio ...
Tracker quebou o parachoque...
Jeep 82 perdeu a 1ª marcha e a ré...
Troller foi assaltado por um motoqueiro no meio da duna...
Outro Troller rasgou um Mud numa lateral (ponta de pedra)... perda total do pneu...
Murillus reune essa turma ai faz um circulo de mãos dadas e coloca um pai de santo pra fazer uma mandinga pra vc´s...... put´s q asar....

AH!!!!! não esquece de uma coisa...

não me convida pra ir junto....

joão k. chikui
11/11/2007, 17:30
Martalgf
Se teu carro já vem com o guincho e só falta o cabo, leve num revendedor , peça uma revisão, instale um cabo apropriado, arranje alguém com experiência e peça prá ensiná-lo os macetes , uso de cintas de ancoragem , manilhas, patescas, etc....
Prá mim , que gosto de trilha, logo depois da roda , a melhor invenção pro jeep foi o guincho.
Quantos jeeps já capotaram ou quebraram tudo por ter que forçar sem ter um guincho para sair na boa e em segurança??


Nossa..... é bom eu estar lendo tudo no forum... pois o meu vem com um guincho.. sem cabo.. e eu pensei em colocar um... estou repensando agora... se vale:(....

Aquelas cintas parecem mais segurar... se atolar amarro e junto galera para puchar..eheheheh....:razz:... vai ser mais divertido e menos perigoso.. fora todo mundo sujo de lama para a foto no final...

Beijos

carlosee
12/11/2007, 11:31
PessoALL,

Quanto a este tipo de acontecimentos, o cabo de kevlar apresenta vantagens? Ele se apresenta de forma violenta como o cabo de aço!?

Alguem aqui usa? Alguem já rompeu um cabo deste? Tem muita diferença no preço!? Se acha facilmente no mercado!?

Abraços curiosos!

Carlos Eduardo Eloy

Murillus
28/12/2007, 20:10
o cabo de kevlar apresenta vantagens?



...




Kevlar é o nome dado pela DuPont (http://pt.wikipedia.org/wiki/DuPont) a um tipo de fibra (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fibra) sintética muito resistente e leve... Ele é um polímero (http://pt.wikipedia.org/wiki/Pol%C3%ADmero) resistente ao calor e sete vezes mais resistente que o aço por unidade de peso...

No Exterior, o Kevlar é fabricado em dois tipos principais, conhecidos como 29 e 49.

O Kevlar 29 é:
5 vezes mais resistente a impactos que o aço convencional;
10 vezes mais que o alumínio e com uma densidade de cerca da metade daquela encontrada na fibra de vidro habitual;
não se funde e pode ser usado sem degradação em temperaturas que vão até níveis insuportáveis pelo corpo humano;
não incandesce;
sendo uma fibra flexível, tornou-se passível de ser costurada e inserida em vestes comuns.

O unico problema é que quanto atingido por objetos perfuro-contundentes seu fator protetor diminui p/ apenas cerca de 90%

Eduardo K Souza
22/01/2008, 18:12
Onde Consigo esse cabo de kevlar? e quanto?