PDA

Ver Versão Completa : OBD-2 Na Ranger a Diesel?



ojaneri
28/05/2007, 10:59
Ola,

Queria saber se as Rangers Diesel antigas (sem sistema eletrônico) tem OBD2 funcional. Eu sei que a minha 99 tem o plug do lado do motorista, perto de onde se abre o capo, mas não sei até onde ele dá informações.

Estou querendo comprar uma interface OBD2 -> Serial, que daria para ligar em um PC, e checar vários itens, como velocidade, nível de oxigenio (para carros a gasolina dotados desse sensor), RPM, Temperatura do motor, pressão do combustivel, voltagem, nivel de combustivel, etc. Sei que todos os carros a partir de 1996 são obrigadores a ter OBD2 e que a Ford usa o sistema PWM nos seus conectores, o que não sei é se nas Rangers a Diesel dá para obter algumas dessas informações. Nas eletrônicas com certeza deve dar para ver tudo isso e mais ainda, inclusive fazer um computador do bordo.

Vejam só: www.scantool.net

Em anexo, foto do conector OBD2.

murilloaquino
28/05/2007, 13:13
Nas rangers a diesel tem até no proprio odometro do carro algumas informaçoes...

Walter L. L. Casitta
28/05/2007, 13:41
Ola,

Queria saber se as Rangers Diesel antigas (sem sistema eletrônico) tem OBD2 funcional. Eu sei que a minha 99 tem o plug do lado do motorista, perto de onde se abre o capo, mas não sei até onde ele dá informações.

Estou querendo comprar uma interface OBD2 -> Serial, que daria para ligar em um PC, e checar vários itens, como velocidade, nível de oxigenio (para carros a gasolina dotados desse sensor), RPM, Temperatura do motor, pressão do combustivel, voltagem, nivel de combustivel, etc. Sei que todos os carros a partir de 1996 são obrigadores a ter OBD2 e que a Ford usa o sistema PWM nos seus conectores, o que não sei é se nas Rangers a Diesel dá para obter algumas dessas informações. Nas eletrônicas com certeza deve dar para ver tudo isso e mais ainda, inclusive fazer um computador do bordo.

Vejam só: www.scantool.net (http://www.scantool.net)


Nesse conector você poderá conseguir apenas as informações vindas do ABS, controle da tração 4x4 e do alarme no caso das Ranger XLT. Do motor só se tiver gerenciamento eletrônico, o que não seria o caso do motor diesel 2.5 e 2.8.

rac
02/06/2007, 17:22
alguem sabe a interface do ngd 3.0?

ojaneri
12/07/2007, 21:02
Nesses dias ta chegando meu cabo OBD2 e irei testar com o notebook. Aproveito e testo a minha Ranger 99 diesel, a do meu pai 07 gasolina, o focus do meu irmao e posto aqui os dados que dá para obter dessa interface!

rac
14/07/2007, 17:25
VAG-com o cabo?

ojaneri
14/07/2007, 20:16
ELM 320 Diagnostics interface (16-pin EOBD/OBDII connector)
DB9 cable

Cabo adaptador que usa a interface J1850 PWM, basicamente os da Ford e Mazda. Os outros são diferentes.

Comprado no EBay - http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=300118849172

rac
15/07/2007, 15:21
ojaneri, vc podia fazer o enorme favor de testar num 3,0 diesel? se funcionar compro um igual pra mim. Interface pra VW/Audi comprei la e funcionou legal.

ojaneri
15/07/2007, 18:59
Se eu conseguir uma 3.0 diesel, eu posto aqui!

Loras
16/01/2012, 00:07
Ojaneri,

Alguma evolução no assunto?

Conseguiu algo sobre o sistema eletrônico da Ranger 3.0?

Especificamente o módulo do motor. Qual o protocolo?

Abs.

Edintruder
16/01/2012, 13:18
Loras, infelizmente o nosso amigo Oja foi banido há alguns anos atrás...

Loras
16/01/2012, 16:22
Loras, infelizmente o nosso amigo Oja foi banido há alguns anos atrás...

Ops... verdade.

Unf.

O Walter iluminou no outro tópico.

OBD2 protocolo CAN.

Vou testar o scanner que tenho aqui no Troller. Deve funcionar.

Valeu!

Abraço,

Loras
18/01/2012, 18:58
Bom, fiz um pequeno resumo da minha pesquisa.

Basicamente apresenta 3 opções de interface para monitorar a viatura via OBD2.

Detalhes aqui:

Instalação de computador de bordo via OBDII (Tutorial) | Clube da Graxa (http://blog.clubedagraxa.com.br/2012/01/instalacao-de-computador-de-bordo-via-obdii-tutorial/)

Abraços,

PS: testei no Troller o Scangauge. Não funcionou.

frio
19/01/2012, 14:07
Só pra ilustrar que o leitor não funciona na Ranger 2.5 HSD ok?!

Tenho um BT pra usar no meu celular com Android + Torque e nada dele falar...

Loras
19/01/2012, 16:39
Frio,

Ele não consegue acessar nada? Nem o protocolo do motor?

Quais protocolos o Torque lê?

Abs.

PCoelho
31/01/2012, 02:13
Pessoal, também estou procurando um scanner para o meu troller 3.0... qual eu posso comprar que funciona? e quais informações eu consigo da ECU?

Obrigado.

Imperador!
31/01/2012, 10:07
Pessoal, também estou procurando um scanner para o meu troller 3.0... qual eu posso comprar que funciona? e quais informações eu consigo da ECU?

Obrigado.
ELM327 Bluetooth OBD-II Wireless Transceiver Dongle - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/elm327-bluetooth-obd-ii-wireless-transceiver-dongle-16921)

Na página tem algumas informações que você poderá obter, mas existem ainda outras segundo anúncio.
Ainda não comprei, mas comprarei em breve pra minha Ranger (mesmo motor do Troller)

Walter L. L. Casitta
31/01/2012, 10:21
Acabei de comprar um ScanGauge Plus que segundo o fabricante no USA é uma versão pirata. Mas como tudo feito no USA na verdade tem a fabricação terceirizada na china, é bem possível que seja um original desviado pelo fabricante chines. Tô pagando pra ver e assim que chegar (20 a 45 dias) eu posto aqui...

Scan Gauge 3.2" LCD 3-in-1 Automotive Computer - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/scan-gauge-3-2-lcd-3-in-1-automotive-computer-115318)

Imperador!
31/01/2012, 10:46
Acabei de comprar um ScanGauge Plus que segundo o fabricante no USA é uma versão pirata. Mas como tudo feito no USA na verdade tem a fabricação terceirizada na china, é bem possível que seja um original desviado pelo fabricante chines. Tô pagando pra ver e assim que chegar (20 a 45 dias) eu posto aqui...

Scan Gauge 3.2" LCD 3-in-1 Automotive Computer - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/scan-gauge-3-2-lcd-3-in-1-automotive-computer-115318)
Você analisou esse, Walter?

U912 3.0" LCD OBD 2 EOBD 2 CAN BUS Car Diagnostic Code Reader Memo Scanner - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/u912-3-0-lcd-obd-2-eobd-2-can-bus-car-diagnostic-code-reader-memo-scanner-51766)

Walter L. L. Casitta
31/01/2012, 10:51
Você analisou esse, Walter?

U912 3.0" LCD OBD 2 EOBD 2 CAN BUS Car Diagnostic Code Reader Memo Scanner - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/u912-3-0-lcd-obd-2-eobd-2-can-bus-car-diagnostic-code-reader-memo-scanner-51766)

Isso só dá pra analisar testando. Eu tenho um desse que tem funcionado inclusive uns amigos mecas pagam emprestado de vez em quando: MaxiScan MS509 2.8" LCD OBD2/EOBD Car Diagnostic Auto Code Scanner - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/maxiscan-ms509-2-8-lcd-obd2-eobd-car-diagnostic-auto-code-scanner-35022)

Loras
31/01/2012, 10:59
Caramba!

Muito barato mesmo Walter.

Eu tenho um original por aqui.

Se puder, posta fotos depois. Assim conseguimos comparar.

Um abraço,

PCoelho
31/01/2012, 21:49
Imperador!

Eu li aqui pelo Forum que mesmo a ranger e o troller terem o mesmo motor, a ECU é totalmente difetente...

Imperador!
31/01/2012, 22:12
Realmente eu não sei muito (nada) de Troller, mas acho difícil ser totalmente diferente.
Mesmo se for, não importa, porque os parâmetros de comunicação são os mesmos (OBD-2 + CAN)

lasg
12/03/2012, 13:23
Pessoal, eu tenho uma dúvida quanto ao conector OBD2 do Troller 3.0. Pesquisando sobre protocolos OBD2, cheguei a conclusão que o conectar do troller 3.0 é CAN. No conector da minha viatura tem os pinos 4, 5, 6, 7, 14 e 16 sendo utilizados. Esta configuração pode ser o CAN? Este pino 7 deveria existir? De qualquer forma não estou conseguindo comunicação do ELM 327 com PCMSCAN ou o Torque (Android). Algum colega poderia ajudar?

Daniel.Shimomoto
12/03/2012, 22:05
Imperador!

Eu li aqui pelo Forum que mesmo a ranger e o troller terem o mesmo motor, a ECU é totalmente difetente...

Tem diferença sim. Não sei qual mas tem. E os componentes nao sao intercambiáveis.

Imperador!
13/03/2012, 08:46
Tem diferença sim. Não sei qual mas tem. E os componentes nao sao intercambiáveis.

A questão é saber por qual razão um scanner que funciona numa Ranger não funcionaria num Troller, mesmo com a ECU diferente, se ambos usam os protocolos OBDII + CAN, que são universais.
Entendam universais para exibição de dados básicos e não para exibição de todas as informações da ECU...

lasg
13/03/2012, 12:29
Mas quem garante que o protocolo da Troller é OBDII + CAN ?

Imperador!
13/03/2012, 13:37
Mas quem garante que o protocolo da Troller é OBDII + CAN ?
Padronização internacional. Todos os motores fabricados a partir de 1996 são compatíveis com OBDII.
O que pode acontecer é um fabricante acrescentar outro protocolo para acesso à outras informações da ECU (Mit por exemplo, por seu protocolo, permite calibração e substituição/gravação de bicos injetores).

papa
13/03/2012, 16:02
Pessoal a diferença da ECU do troler para a Ranger esta no bloqueio da chave da ignição e na pinação do CAN vou tentar postar uma materia da revista oficina brasil que apresenta um diagrama com as diferenças.
Amanhã tento anexar o arquivo por sinal, como faço para anexar arquivos nas respostas?

Imperador!
13/03/2012, 18:27
Pessoal a diferença da ECU do troler para a Ranger esta no bloqueio da chave da ignição e na pinação do CAN vou tentar postar uma materia da revista oficina brasil que apresenta um diagrama com as diferenças.
Amanhã tento anexar o arquivo por sinal, como faço para anexar arquivos nas respostas?

Tem que ser no modo avançado de resposta. Aparece no espaço normal onde você já responde.

papa
14/03/2012, 07:55
seguem os arquivos:

lasg
15/03/2012, 08:18
Papa, você matou a charada com estes três arquivos e mais o esquema elétrico da ECU da apostila de treinamento do motor NGD 3.0.
Os pinos que saem da ECU do modulo da troller não são o do protocolo de comunicação CAN (CE4 e BD4) já os da ranger são (AA4 e AA3).
Valeu.

Barret
17/03/2012, 19:31
Boa Noite se alguem tiver interesse vendo baratinho 336337

Loras
17/03/2012, 20:39
Barret, eu tenho interesse. Lhe escrevo em PVT.

Abs.

clembet
18/04/2012, 10:37
LASG,

Eu também comprei um scanner bluetooth ELM327 (ELM327 Wireless OBD Scan Tool - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dealextreme.com/p/elm327-wireless-obd-scan-tool-112586)) porém não estou conseguindo ler os dados do meu troller 2008 com o Torque(Android).
Caso você tenha sucesso ou alguém tenha sucesso na leitura da ECU do Troller com esses dispositivos bluetooth, por favor me informe, pois estou querendo muito essa info.

valeu.
Clembet

Papa, você matou a charada com estes três arquivos e mais o esquema elétrico da ECU da apostila de treinamento do motor NGD 3.0.
Os pinos que saem da ECU do modulo da troller não são o do protocolo de comunicação CAN (CE4 e BD4) já os da ranger são (AA4 e AA3).
Valeu.

clembet
19/04/2012, 11:10
Achei esse conector que possivelmente faz a leitura (FORBMW INPA K+CAN - 2 linhas K e D):
MWM INPA K+CAN (http://pt.aliexpress.com/product-fm/330295952-50-Shipping-Fee-out-MOQ-1PC-FORBMW-INPA-K-CAN-wholesalers.html)


Tipo de Conector: OBD CAN
Central de Injeção (ECU): Siemens SID 901K


ECU da Ranger:
Central de Injeção (ECU): Siemens SID 901C


Tipos de /CAN
1. D-CAN e PT-CAN magistrais rápidos (500 kbit/s)
high-speed CAN (ISO 11898-2, SAE J2284) 500 KBPS
2. K-CAN magistral lento (100 kbit/s)
low-speed CAN (ISO 11898-3) 100KBPS


Outras especificações CAN:
SW CAN – Found only in GM and some older Hondas (Standard Baud rate of 33.333kbps - SAE J2411)
LSFT CAN – Found in older Chrysler, VW, Mercedes, and newer KIA (Low Speed Fault Tolerant (ISO 11898-2) - Typical Baud Rates: 50Kbsp, 83.333Kbps, 100Kbps, and 125Kbps)
DW CAN – Standard OBDII Protocol for 2008+ Cars; found in other, older vehicles as well. (Dual Wire CAN (ISO 11898-1) also known as J2284 - OBD compliant implementation runs at 500Kbps, Typical Baud Rates of 125Kbps, 250Kbps, 500Kbps, 800Kbps, Found on PINs 6 & 14 of OBD Connector. Typically used for Real-Time data such as Powertrain )


Links Úteis:
OBD II CAN bus pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/obd_can_bus_pinout.shtml)
Computador de bordo via OBDII | Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-de-computador-de-bordo-via-obdii-tutorial/)
16 pin J1962 OBD-2 car proprietary connector diagram and applications @ pinouts.ru (http://pinouts.ru/connector/16_pin_car_J1962_OBD_2_special_connector.shtml)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/91657-obd-onboard-diagnostics-system.html
Ford OBD-II diagnostic interface pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/ford_obd_2_pinout.shtml) (pinagem da ford)
OBD-2 universal diagnostic cable scheme for ISO 15765-4 CAN, SAE J1850 PWM, SAE J1850 VPW, ISO 9141-2, ISO 14230-4 and SAE J1939 pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/obd-2_universal_cable_pinout.shtml) (Esquema do conexão no cabo)
On-board diagnostics - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/On-board_diagnostics)
http://www.ravenscanner.com.br/montadoras/detalhes.aspx?montadora=TROLLER
Raven Scanner Diesel (http://www.ravendiesel.com.br/ravendiesel/Blocos/Detalhes.aspx?bloco=10)


Pinagem da FORD: Ford OBD-II diagnostic interface pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/ford_obd_2_pinout.shtml)


A norma SAE J1962 define a pinagem do conector: (OBD II (VAG) vehicle diagnostic interface pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/car_obd2_pinout.shtml))
J1962 - SAE (Society of Automotive Engineers) standard defining the physical connector used for the OBDII interface.
1. Reservado ao fabricante
2. Data + VPW (J1850 Bus+) Usado pela GM
3. ECU +
4. Neutro da carroceria (Chassis Ground)
5. Neutro do sinal (Signal Ground)
6. Rede CAN upstream
7. Data K ISO (serial) (K-LINE Tx/Rx)
8. Reservado
9. Reservado
10. Data - VPW (J1850 Bus-) Usado pela GM
11. ECU -
12. Reservado
13. Reservado
14. Rede CAN downstream
15. Data L ISO (serial) (optional) (L-LINE Tx/Rx)
16. Voltagem da bateria Battery power (+12v)




Pinagem da J-2284:
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
Pin 6 - CAN High (J-2284)
Pin 14 - CAN Low (J-2284)
Pin 16 - Battery power (+12v)


Pinagem da ISO 9141-2:
Older protocol used mostly on European vehicles between 2000 and 2004. Uses pins 7 and optinally 15.
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
Pin 7 - ISO 9141-2 K Line (K-line idles high)
Pin 15 - ISO 9141-2 L Line (optional)
Pin 16 - Battery power (+12v)


Pinagem ISO 15765-4 (CAN-BUS) and SAE-J2234:
The most modern protocol, mandatory for all 2008+ vehicles sold in the US. Uses pins 6 and 14, communication is differential.
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
Pin 6 - CAN High
Pin 14 - CAN Low
Pin 16 - Battery power (+12v)


ISO/DIS 14230 KWP2000 (Keyword Protocol 2000) used by most European and Asian manufacturers.
Very common protocol for 2003+ vehicles using ISO9141 K-Line. Uses pin 7.
Alfa Romeo, Audi, BMW, Citroen, Fiat, Honda, Hyundai, Jaguar (X300, XK), Jeep since 2004, Kia, Land Rover, Mazda, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Saab, Skoda, Subaru, Toyota, Vauxhall, Volkswagen (VW) since 2001, Volvo to 2004
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
pin 7: K-line
pin 15: L-line (optional)
Pin 16 - Battery power (+12v)
Physical layer identical to ISO 9141-2
Data rate 1.2 to 10.4 kbaud
Message may contain up to 255 bytes in the data field
Also, ISO 9141 and ISO 14230 use the same pinout, thus you cannot distinguish between the two simply by examining the connector.
Most new models from approx. 2004 - CAN must be used for EOBD engine diagnostics by all manufacturers by 2008]


-Two variants of ISO14230-4 exist. They differ only in method of communication initialization. All use 10400 bits per second.
ISO 14230-4 KWP (5 baud init,10.4 Kbaud)
ISO 14230-4 KWP (fast init,10.4 Kbaud)




Por ser um motor fabricado na europa, ele deve ser um EOBD-CAN com pinagem de J1962/ISO9141/14230/ISO15765.

clembet
19/04/2012, 11:15
Esqueci de anexar algumas figuras.

342308342309342310

Se alguém conseguir a leitura dessa central SIEMENS SID901K com algum desse OBD Bluetooth, avisa ai, e mostre o caminho das pedras.

Achei esse conector que possivelmente faz a leitura (FORBMW INPA K+CAN - 2 linhas K e D):
MWM INPA K+CAN (http://pt.aliexpress.com/product-fm/330295952-50-Shipping-Fee-out-MOQ-1PC-FORBMW-INPA-K-CAN-wholesalers.html)


Tipo de Conector: OBD CAN
Central de Injeção (ECU): Siemens SID 901K


ECU da Ranger:
Central de Injeção (ECU): Siemens SID 901C


Tipos de /CAN
1. D-CAN e PT-CAN magistrais rápidos (500 kbit/s)
high-speed CAN (ISO 11898-2, SAE J2284) 500 KBPS
2. K-CAN magistral lento (100 kbit/s)
low-speed CAN (ISO 11898-3) 100KBPS


Outras especificações CAN:
SW CAN – Found only in GM and some older Hondas (Standard Baud rate of 33.333kbps - SAE J2411)
LSFT CAN – Found in older Chrysler, VW, Mercedes, and newer KIA (Low Speed Fault Tolerant (ISO 11898-2) - Typical Baud Rates: 50Kbsp, 83.333Kbps, 100Kbps, and 125Kbps)
DW CAN – Standard OBDII Protocol for 2008+ Cars; found in other, older vehicles as well. (Dual Wire CAN (ISO 11898-1) also known as J2284 - OBD compliant implementation runs at 500Kbps, Typical Baud Rates of 125Kbps, 250Kbps, 500Kbps, 800Kbps, Found on PINs 6 & 14 of OBD Connector. Typically used for Real-Time data such as Powertrain )


Links Úteis:
OBD II CAN bus pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/obd_can_bus_pinout.shtml)
Computador de bordo via OBDII | Clube da Graxa (http://www.clubedagraxa.com.br/blog/instalacao-de-computador-de-bordo-via-obdii-tutorial/)
16 pin J1962 OBD-2 car proprietary connector diagram and applications @ pinouts.ru (http://pinouts.ru/connector/16_pin_car_J1962_OBD_2_special_connector.shtml)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-wrangler-cherokee/91657-obd-onboard-diagnostics-system.html
Ford OBD-II diagnostic interface pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/ford_obd_2_pinout.shtml) (pinagem da ford)
OBD-2 universal diagnostic cable scheme for ISO 15765-4 CAN, SAE J1850 PWM, SAE J1850 VPW, ISO 9141-2, ISO 14230-4 and SAE J1939 pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/obd-2_universal_cable_pinout.shtml) (Esquema do conexão no cabo)
On-board diagnostics - Wikipedia, the free encyclopedia (http://en.wikipedia.org/wiki/On-board_diagnostics)
http://www.ravenscanner.com.br/montadoras/detalhes.aspx?montadora=TROLLER
Raven Scanner Diesel (http://www.ravendiesel.com.br/ravendiesel/Blocos/Detalhes.aspx?bloco=10)


Pinagem da FORD: Ford OBD-II diagnostic interface pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/ford_obd_2_pinout.shtml)


A norma SAE J1962 define a pinagem do conector: (OBD II (VAG) vehicle diagnostic interface pinout and wiring @ pinoutsguide.com (http://pinoutsguide.com/CarElectronics/car_obd2_pinout.shtml))
J1962 - SAE (Society of Automotive Engineers) standard defining the physical connector used for the OBDII interface.
1. Reservado ao fabricante
2. Data + VPW (J1850 Bus+) Usado pela GM
3. ECU +
4. Neutro da carroceria (Chassis Ground)
5. Neutro do sinal (Signal Ground)
6. Rede CAN upstream
7. Data K ISO (serial) (K-LINE Tx/Rx)
8. Reservado
9. Reservado
10. Data - VPW (J1850 Bus-) Usado pela GM
11. ECU -
12. Reservado
13. Reservado
14. Rede CAN downstream
15. Data L ISO (serial) (optional) (L-LINE Tx/Rx)
16. Voltagem da bateria Battery power (+12v)




Pinagem da J-2284:
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
Pin 6 - CAN High (J-2284)
Pin 14 - CAN Low (J-2284)
Pin 16 - Battery power (+12v)


Pinagem da ISO 9141-2:
Older protocol used mostly on European vehicles between 2000 and 2004. Uses pins 7 and optinally 15.
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
Pin 7 - ISO 9141-2 K Line (K-line idles high)
Pin 15 - ISO 9141-2 L Line (optional)
Pin 16 - Battery power (+12v)


Pinagem ISO 15765-4 (CAN-BUS) and SAE-J2234:
The most modern protocol, mandatory for all 2008+ vehicles sold in the US. Uses pins 6 and 14, communication is differential.
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
Pin 6 - CAN High
Pin 14 - CAN Low
Pin 16 - Battery power (+12v)


ISO/DIS 14230 KWP2000 (Keyword Protocol 2000) used by most European and Asian manufacturers.
Very common protocol for 2003+ vehicles using ISO9141 K-Line. Uses pin 7.
Alfa Romeo, Audi, BMW, Citroen, Fiat, Honda, Hyundai, Jaguar (X300, XK), Jeep since 2004, Kia, Land Rover, Mazda, Mercedes, Mitsubishi, Nissan, Peugeot, Renault, Saab, Skoda, Subaru, Toyota, Vauxhall, Volkswagen (VW) since 2001, Volvo to 2004
Pin 4 - Chassis Ground
Pin 5 - Signal Ground
pin 7: K-line
pin 15: L-line (optional)
Pin 16 - Battery power (+12v)
Physical layer identical to ISO 9141-2
Data rate 1.2 to 10.4 kbaud
Message may contain up to 255 bytes in the data field
Also, ISO 9141 and ISO 14230 use the same pinout, thus you cannot distinguish between the two simply by examining the connector.
Most new models from approx. 2004 - CAN must be used for EOBD engine diagnostics by all manufacturers by 2008]


-Two variants of ISO14230-4 exist. They differ only in method of communication initialization. All use 10400 bits per second.
ISO 14230-4 KWP (5 baud init,10.4 Kbaud)
ISO 14230-4 KWP (fast init,10.4 Kbaud)




Por ser um motor fabricado na europa, ele deve ser um EOBD-CAN com pinagem de J1962/ISO9141/14230/ISO15765.

Lamberto
03/11/2012, 01:39
Pessoal, alguém conseguiu fazer leitura do troller?

agradece,

Leonardo Dic
03/11/2012, 17:03
Tenho um Scanner da Napro e ja fiz leitura normalmente da Ranger e Troller 3.0

Ja peguei alguns casos em carros FORD q a concessionaria retira o fusivel q alimenta a tomada de diagnóstico, aí não faz leitura mesmo.

Imperador!
03/11/2012, 18:09
Como o colega falou, o fusível que alimenta a tomada OBD II é a mesma do acendedor de cigarros, bom olhar se não está queimado. (o fusível)

Crispim
07/03/2013, 18:42
Pessoal, alguém conseguiu ler a ECU do Troller com algum desses scanner bluetooth? Se sim, qual foi e onde eu compro?

Abraço e Obrigado, http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/icons/icon14.png

emschas
16/07/2013, 18:26
Qual scanner bluetooth vocês recomendam para a ranger. Tem algum que lê todos os dados da ranger? E se tiver algum que permite alterar parâmetros melhor ainda.

Me parece que o Imperador já usou o ELM 327, ele lê tudo ou somente os dados básicos?

Martin427
23/10/2014, 13:38
Eai, alguém conseguiu um scanner que funcione no Troller?

Imperador!
23/10/2014, 17:18
Qual scanner bluetooth vocês recomendam para a ranger. Tem algum que lê todos os dados da ranger? E se tiver algum que permite alterar parâmetros melhor ainda.

Me parece que o Imperador já usou o ELM 327, ele lê tudo ou somente os dados básicos?
Nenhum scanner genérico vai alterar parâmetros. Esses ELM327 lêem quase tudo que a Ranger disponibiliza na ECU...

Leonardo Dic
23/10/2014, 19:59
pra ler e apagar a memoria uso o napro aqui na oficina.

John_Niterói
20/11/2014, 16:53
Alguém conseguiu, DE FATO, algum scanner bluetooth ou wifi que funcione de verdade com Troller 3.0? Vi várias postagens no Google de pessoas que "acham" que vai funcionar, mas nada concreto.

Imperador!
20/11/2014, 20:30
Alguém conseguiu, DE FATO, algum scanner bluetooth ou wifi que funcione de verdade com Troller 3.0? Vi várias postagens no Google de pessoas que "acham" que vai funcionar, mas nada concreto.
ELM327 Bluetooth OBD2 V1.5 Car Diagnostic Interface Tool - White - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dx.com/p/jtron-09040003-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-white-233904)

Esse funciona, tenho esse aí.

mcramoss
22/11/2014, 00:42
ELM327 Bluetooth OBD2 V1.5 Car Diagnostic Interface Tool - White - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dx.com/p/jtron-09040003-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-white-233904)

Esse funciona, tenho esse aí.

No Troller 3.0? Pergunto novamente pois vi na sua assinatura desde o início do tópico (li inteiro) que vc tem o 3.2.

Se. Eu comprar este para um troller 3.0 vai funcionar? Plug and play?

OBrigado e desculpe a insistência.

John_Niterói
22/11/2014, 07:49
ELM327 Bluetooth OBD2 V1.5 Car Diagnostic Interface Tool - White - Free Shipping - DealExtreme (http://www.dx.com/p/jtron-09040003-elm327-bluetooth-odb2-v1-5-car-diagnostic-interface-tool-white-233904)

Esse funciona, tenho esse aí.
Caro Imperador, vc diz que funciona perfeitamente, mas no Troller 3.0 ou na sua Ranger 3.2? Já fiz contato com vários anunciantes e todos eles dizem não ter histórico de funcionamento no Troller, por conta da pinagem diferente. Vc pode confirmar? Desde já, agradeço. Abs.

Imperador!
22/11/2014, 11:46
Caro Imperador, vc diz que funciona perfeitamente, mas no Troller 3.0 ou na sua Ranger 3.2? Já fiz contato com vários anunciantes e todos eles dizem não ter histórico de funcionamento no Troller, por conta da pinagem diferente. Vc pode confirmar? Desde já, agradeço. Abs.

Funcionava na minha Ranger 3.0, nunca testei na 3.2 por preguiça mesmo.
No Troller, só se a sinalização dos pinos for diferente, porque a tomada é universal.
Esse que eu tenho só não funciona, até onde sei, na linha Mit, que usa outros protocolos que ele não lê.

Se você fosse daqui, testaria pra você...

Abs

Imperador!
22/11/2014, 11:48
No Troller 3.0? Pergunto novamente pois vi na sua assinatura desde o início do tópico (li inteiro) que vc tem o 3.2.

Se. Eu comprar este para um troller 3.0 vai funcionar? Plug and play?

OBrigado e desculpe a insistência.

É porque quando você muda a assinatura, muda em todos os tópicos, mesmo nos antigos, por isso que apareceu Ranger 3.2.
Mas antes dela tinha uma Ranger 3.0 (mesmo motor do Troller) e fazia a leitura de todos os módulos.,,

Abs

paulorl
19/06/2017, 13:18
Desenterrando o tópico... Estou procurando por um leitor desses obd2/elm327 para minha ranger 2013, 2.2 diesel, porém os vendedores estão dizendo que não funciona nela. O que dizem disso? Provavelmente funciona o básico, mas eu queria saber se alguém tem indicação de alguma versão barata que faça mais leituras, se puder indicar modelo agradeço! Abraço!

Miranda_MG
19/06/2017, 22:24
Paulo,

Boa noite. O ELM327 funciona na Ranger. Existem alguns modelos disponíveis que você deve avaliar, inclusive em função da interface ou sistema operacional que vai usar. Se for usar aplicativos iOS, por exemplo, não deve comprar leitores que façam a comunicação por bluetooth, mas sim por wi-fi. Uso um 327 convencional com dois aplicativos no iPhone e alguns programas no note.

Recentemente, adquiri um 327 que possui chaveamento para as redes de alta e baixa velocidade que estão presentes na Ranger. Embora eu o tenha feito no ebay, os preços no ML baixaram bastante. Se você quiser ter acesso a mais funções e informações, ele é a melhor opção.

549019

Se precisar de mais detalhes e/ou orientações, estou à disposição.

Abraço,

Miranda


Desenterrando o tópico... Estou procurando por um leitor desses obd2/elm327 para minha ranger 2013, 2.2 diesel, porém os vendedores estão dizendo que não funciona nela. O que dizem disso? Provavelmente funciona o básico, mas eu queria saber se alguém tem indicação de alguma versão barata que faça mais leituras, se puder indicar modelo agradeço! Abraço!

paulorl
20/06/2017, 08:29
Valeu pelo reply Miranda!

Encontrei este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877694343-scanner-automotivo-v15-viecar-elm327-bluetooth-flex-diesel-_JM que diz que é especifico para linha diesel leve. Tem uma versão mini dele mas segundo o vendedor, não funciona para ranger, só esse grande mesmo. O cara também indicou esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-852224025-scanner-diagnostico-automotivo-foxwel-nt201-flex-diesel-leve-_JM

O estranho é que ambos anuncios estão pausados, ontem estava tudo ok...

Esse que vc indicou é bem legal, mas ele é usb, queria algo bluetooth ou wireless!

O complicado do elm327 é que embora ele seja um chip, a galera generalizou e coloca elm327 em qualquer leitor obd2... se não tomar cuidado compramos gato por lebre :cry:

Miranda_MG
20/06/2017, 15:00
Não conheço nenhum dos dois que você citou. Logo, não consigo opinar. Mas pergunte ao vendedor e pesquise na Internet por garantia.

O que indiquei é USB sim, mas é porque a maioria dos aplicativos te telefone/tablet são bem limitados. Leem muitas variáveis, mas atuar sobre o veículo é o reset dos erros e olhe lá. Com a USB, ligo no note. Aí é outra história...

Quando você falou de ELM327 em qualquer leitor, lembrei-me de um detalhe: parece que há diferentes versões disponíveis (pelo menos do "genérico"). A versão mais nova não presta. E, se não estou enganado, é a 2.0. A 1.5 (ou um 1.6) não dá problema. Há relatos em fóruns internacionais de queima de componentes do veículo por causa da 2.0.

Abraço,

Miranda


Valeu pelo reply Miranda!

Encontrei este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-877694343-scanner-automotivo-v15-viecar-elm327-bluetooth-flex-diesel-_JM que diz que é especifico para linha diesel leve. Tem uma versão mini dele mas segundo o vendedor, não funciona para ranger, só esse grande mesmo. O cara também indicou esse http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-852224025-scanner-diagnostico-automotivo-foxwel-nt201-flex-diesel-leve-_JM

O estranho é que ambos anuncios estão pausados, ontem estava tudo ok...

Esse que vc indicou é bem legal, mas ele é usb, queria algo bluetooth ou wireless!

O complicado do elm327 é que embora ele seja um chip, a galera generalizou e coloca elm327 em qualquer leitor obd2... se não tomar cuidado compramos gato por lebre :cry:

paulorl
20/06/2017, 15:18
Sim, estou atento a esse lance de versões! É a 1.5 e a 2.1. A 1.5 é a que funciona melhor, e é mais caro também, rsrs!

O que dá pra fazer a mais usando os leitores plugados no notebook?

mfcb
20/06/2017, 17:49
Seguindo a recomendação do nosso amigo Miranda_MG eu comprei há uns 6 meses esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876093583-scanner-de-diagnostico-p-carro-automotivo-elm327-obd2-_JM

Funciona muito bem para todas as leituras com o aplicativo Forscan. Parecer que no Forscan versão pro é possível inclusive apagar os códigos de falha. Como comprei somente para identificação de algum problema futuro não comprei.

Consigo ler todos os parâmetros. Felizmente a viatura não apresentou nenhuma falha depois que comprei.

Abraco

paulorl
20/06/2017, 18:21
Seguindo a recomendação do nosso amigo Miranda_MG eu comprei há uns 6 meses esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876093583-scanner-de-diagnostico-p-carro-automotivo-elm327-obd2-_JM

Funciona muito bem para todas as leituras com o aplicativo Forscan. Parecer que no Forscan versão pro é possível inclusive apagar os códigos de falha. Como comprei somente para identificação de algum problema futuro não comprei.

Consigo ler todos os parâmetros. Felizmente a viatura não apresentou nenhuma falha depois que comprei.

Abraco

Esse eu usei emprestado de um amigo meu, usei ele para forçar a regeneração com o app do Celso! Mas como era emprestado, devolvi hehe! Acabei comprando agora no final da tarde este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-801568887-scanner-automotivo-elm327-wifi-obd2-mini-v15-_JM

Vai levar uns dias para chegar, mas aí eu posto aqui se funcionou ou não!

valeu pelas dicas galera :concordo:

Miranda_MG
20/06/2017, 22:16
Paulo,

Boa noite. O que você consegue fazer a mais com aplicativos mais parrudos instalados em note ou desktop depende de duas condições:
- A primeira é a de interação do usuário com softwares mais complexos. Há, inclusive, a possibilidade de você desenvolver novas rotinas e atuar sobre parâmetros do veículo a sua escolha.
- A segunda é o grau de risco que você aceita ao realizar determinadas alterações.

No geral:
- Leitura de parâmetros no geral que vão além dos lidos em aplicativos para dispositivos móveis.
- Leitura e reset de erros em diferentes níveis (desde simples avisos de leituras anormais de sensores até erros críticos).
- Reset de parâmetros de aprendizagem/adaptativos do veículo (câmbio, motor e afins).
- Alteração de parâmetros de interação com o condutor.
- Alteração de parâmetros do próprio veículo e por aí vai.
- Até codificação de chaves vai. Se for complementar com o que é possível em outros veículos (como a Tiguan) a lista aumenta muito.

Enfim, basta ter um pouco disposição, tempo e conhecimento.

Abraço,

Miranda


Sim, estou atento a esse lance de versões! É a 1.5 e a 2.1. A 1.5 é a que funciona melhor, e é mais caro também, rsrs!

O que dá pra fazer a mais usando os leitores plugados no notebook?

Miranda_MG
20/06/2017, 22:17
E que continue sem falha nenhuma! :palmas:


Seguindo a recomendação do nosso amigo Miranda_MG eu comprei há uns 6 meses esse aqui:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-876093583-scanner-de-diagnostico-p-carro-automotivo-elm327-obd2-_JM

Funciona muito bem para todas as leituras com o aplicativo Forscan. Parecer que no Forscan versão pro é possível inclusive apagar os códigos de falha. Como comprei somente para identificação de algum problema futuro não comprei.

Consigo ler todos os parâmetros. Felizmente a viatura não apresentou nenhuma falha depois que comprei.

Abraco

paulorl
23/06/2017, 07:39
O meu leitor já chegou, a entrega foi super rápida! Enfim, funcionou de acordo, ele é wireless, usei com um celular android pois já estava com o forscan instalado. Fez leitura normal. O único problema que eu tive foi que eu não prestei atenção quando comprei, achei que era wireless/bluetooth, mas é só wireless, e o programa do Celso (para forçar a regeneração do dpf) só funciona com leitores bluetooth :( Mas, para os softwares padrões, funcionou e fez a leitura direitinho!

O problema é que eu queria ele para levar em uma viagem de 13 dias que farei com o carro, para caso eu precisasse fazer a regeneração forçada....:parede::chorandoderir: hehe! Mandei um email pra ele perguntando se tem versão pra wireless, quem sabe dou sorte, senão vou pedir emprestado para meu amigo novamente o leitor bluetooth dele, hehe

:concordo:

wastopa
30/04/2018, 16:50
Paulo, Olá amigo.
Como faço para conseguir o aplicativo para forçar a regeneração?

Obrigado

Pedro Sylvestre
03/04/2020, 23:10
Olá a todos,

Alguém já conseguiu algum modelo de leitor OBD Bluetooth para o Troller 3.0?

Yan Assis
30/03/2021, 20:56
Também estou em busca, amigo. Não vamos deixar o tópico morrer haha vai que a gente encontre algum scannerzinho barato que funcione nos Troller 3.0


Olá a todos,

Alguém já conseguiu algum modelo de leitor OBD Bluetooth para o Troller 3.0?