PDA

Ver Versão Completa : O que fazer p/ converter um BF 161-6cl gasolina p/ álcool?



Thiago Lima Merissi
21/04/2004, 01:04
Olá pessoal,

Já ouvi falar nesta conversão.

Uns falam que é simples... basta trocar alguns componentes do carburador, ajustar o motor e pronto.
Uns falam que é difícil eque estraga o motor, aumenta o consumo por Km, perde a força, enfim...

Gostaria de fazer esta conversão em meu motor.

E vcs, o que me dizem?

Perguntas:

- Como posso fazê-la?
- Quais são os prós e os contras?
- Vcs recomendam?

Desde já agradeço a todos!

Thiago.

elcio
21/04/2004, 15:54
Ola Thiago:

o bf161 nao eh o melhor motor pra vc converter a alcool, melhor deixar como esta.troque-o por um motor mais novo, moderno e as conversoes serao menos problematicas, de preferencia opte por um 6cc opala a alcool original, meio dificeis atualmente, porem um motor de respeito.


[]´s

Thiago Lima Merissi
24/04/2004, 01:41
Valeu Elcio.

Espero mais opiniões de todos.

Thaigo.

piffer
24/04/2004, 16:14
Thiago,

Neste link http://ruralwillys.tripod.com/manutencao/alcool.htm tem varios comentario a favor e contra.
Eu faria a conversão qualquer duvidas estamos ai..

Ate mais piffer :D :D

Sergio Rocha
24/04/2004, 19:09
Eu não faria.O BF 161 é um motor antigo, será q aguenta uma txa de compressão de 12x1 :?:
Se vc quer alcool troca por um GM ou Ap.

LuizCabral
25/04/2004, 16:06
cara, para fazer a conversão eh so trocar o kit de pistões e refazer o carburador. Depois trocar alguns sensores de temperatura.

Mas eu aconselho vc a colocar um motor de opala. 4cil ou 6cil, dependendo do seu uso.

Campa
25/04/2004, 20:18
Fala Thiago!

Vou dar minha opinião:

Meu CJ está a álcool. Faz 2km/l. Eu recomendo? Não. PQ? MEsmo com uma grande dica de um amigo aqui do fórum (procure nos tópicos que tem um que me ensinam a usar uma serpentina p/ aquecer o alcool) minha marcha lenta é instável. Parece uma injção eletrônica e varia de acordo com a temperatura / humidade do ar. (Bizarro falar isso, mas acho que é mais ou menos por aí).

Aí vem a pergunta: PQ vc nao volta para gasolina??
A resposta é bem simples: Meu motor foi mexido para aguentar a transformação. Eu não vou gastar mais nada nesse motor. Quando abrir o bico, eu ponho um 4 cil. de opala á alcool. (isso não deve demorar muito, pois um cil. já está vazando óleo pelo tucho da vela).

Se o seu motor está funcionando bem a gasolina, mantém ele assim que é melhor. Se ja estiver ruim, tendo de mexer, troca por um de opala. Se vc quiser insistir em por ele à álcool, vai fundo! É uma grande alegria na hora de abastecer, um inferno para acertar a marcha lenta dele e sua bomba de gasolina vai ter a sua vida útil diminuida.

Sua decisão tem de ser embasada no que vc tem em mente para médio prazo do seu motor tb. :wink:

Procure aqui no forum pela palavra que indiquei que tem uma discussão boa a respeito e por outras dicas de como mudar. Eu me lembro que o Leopoldo me deu uma lista de coisas a fazer e eu não fiz tudo, pois após minha decisão sobre o futuro do meu motor, achei que não valeria a pena. :roll:

Baum, espero ter ajudado!

[s] alcoólicos!!

Campa.

Marcos ET
28/05/2004, 09:51
Aeh pessoal, tirando este velho tópico do asilo, vi uma oferta no "Arremate.com", como eu sei que tem muito jep por aih rodando com Injeção Eletrônica, acho melhor vcs darem uma olhada!

http://www.arremate.com.br/accdb/ViewItem.asp?IDI=1985958&IDCamino=34393&Titulo=Conversor+de+GASOLINA+para+ALCOOL+ac1+el1+u h2

(aproveita e me digam se vale a pena)

[]'s "bi-combustível"