Ver Versão Completa : Barra de Direção Vitara - Adaptação ?!!
Flavio Miranda
26/05/2007, 21:26
All,
Quase todos os pivos/bieletas das barras de direção do meu Vitara estão ruins...
Os piores são os da barra central. Acontece que essa custa $ 400,00.
As menores, que vão ligadas as rodas estão aprox. $ 100,00 cada.
Analisando o trabalho destas barras, percebi que qualquer folga gera um reflexo enorme nas rodas provocando shimming, desalinhamento, etc.
E percebi que a barra central trabalha horizontalmente ESTÁVEL nas extremidades, pois estão fixas na Pitman e do lado direito numa outra haste curta com uma bucha.
E nas extremidades tem dois pivos que aguentam boa parte da força das rodas. Estes pivos com qq folga, gera um grande estrago...
Então pergunto : Porque não preparar uma barra SEM PIVOS e fixá-las com parafusos e arruelas, deixando apenas uma folga leve para o Pitman e a outra haste girarem ?
A oscilação de cada roda para cima ou para baixo, não é compensada pelas barras menores, ligadas as rodas ? Então prá que os fivos na barra central !????
Segue uma imagem das barras prá vcs analisarem melhor o que estou falando....
Bill,
Por acaso vc fabricaria esta barra, substituindo a original, SEM os Pivos ?!
[ ] s
A substituição dos pivôs centrais por parafusos ou outra coisa, sem refazer tudo para colocar estas junções em "double shear", ficaria muito, muito perigoso.
Dá para bolar outro sistema sim, até melhor (mais resistente) que o original. Porém, se o problema for custo, melhor comprar as peças Suzuki mesmo........
Abraços,
Bill
E aí Flávio, o que você resolveu? trocou tudo?
a minha barra central tá com folga tb...tem hora que ele fica puxando para a direita e hora para a esquerada.. será isso mesmo?
abs
Eduardo Chaves
05/09/2007, 22:03
A barra do Vitara de minha esposa foi trocada por uma nova na Suzucar, 380 pila, com segurança não se brinca...
[]´s
Flavio Miranda
10/09/2007, 20:52
Chrisb,
Tem outro topico meu sobre pivos, coxins, etc onde comento que achei um cara no bairro da Saude - SP que recondiciona todos os pivos das barras.
Fiz isso e estou andando uns 2 meses e sem problemas.
Paguei 1/3 do valor das lojas "especializadas" em Zuki de SP.... verdadeiro cartel !
[ ] s
Flavio Miranda
10/09/2007, 20:53
Eduardo,
O valor qu vc falou deve ser somente a barra central.
São 3 barras com 6 pivos, sendo 4 fixos nas barras.
Tudo novo, aprox. R$ 650,00.
[ ] s
Chrisb,
Tem outro topico meu sobre pivos, coxins, etc onde comento que achei um cara no bairro da Saude - SP que recondiciona todos os pivos das barras.
Fiz isso e estou andando uns 2 meses e sem problemas.
Paguei 1/3 do valor das lojas "especializadas" em Zuki de SP.... verdadeiro cartel !
[ ] s
Flávio,
Você sabe qual foi o procedimento que o cara usou para "recondicionar" seus pivôs??
Abraços,
Bill
Flavio Miranda
11/09/2007, 16:40
Bill,
Não vi fazer, mas segundo informação... retiraram as tampas do fundo, colocaram novo material plastico dentro dos pivos, tamparam com novas tampas.
Não foram "prensadas" para retirar a folga, como já ouvi falar que alguns doidos fazm por aí...
De quebra, pintaram as barras com tinta preta e lubrificaram todos os pivos.
Na quinta, no Paca, quem quser ver, leva uma lanterna que a gente olha com carinho...
[ ] s
Eduardo Chaves
11/09/2007, 19:55
Eduardo,
O valor qu vc falou deve ser somente a barra central.
São 3 barras com 6 pivos, sendo 4 fixos nas barras.
Tudo novo, aprox. R$ 650,00.
[ ] s
Flávio...
Foi isso mesmo, somente a central, as outras estão em ordem...
Grande []
mducatti
11/05/2015, 09:07
Alguém sabe onde da para comprar ?
Suzucar está em falta, não achei em nenhum outro lugar. Preciso urgente
thejpedros
11/05/2015, 12:15
Meu mec. Trocou resolveu meu problema cortando fora as pontas, furou e fez uma rosca, daí colocou os terminais de fusca kkk. Caso tenha problemas novamente é só trocar os terminais.
pois, emergencialmente tem várias "gambis" pra se fazer na barra do vitara, desde cortar pivôs velhos e soldar novos até confeccionar uma barra nova aproveitando somente os "olhais" cônicos da barra original e deixando tubo com rosca nas extremidades para usar pivô nacional!
mducatti
11/05/2015, 17:50
pois, emergencialmente tem várias "gambis" pra se fazer na barra do vitara, desde cortar pivôs velhos e soldar novos até confeccionar uma barra nova aproveitando somente os "olhais" cônicos da barra original e deixando tubo com rosca nas extremidades para usar pivô nacional!
Até pensei nisso, assim como tudo no meu carro é gambiarra kkk mas vou te falar que não conheço ninguém com que possa confiar para fazer esse trabalho, então na barra da direção por questão de segurança prefiro não arriscar...Se alguém souber algum vendedor no mercado livre, ou alguma outra loja do tipo jocar, suzucar etc, agradeço!!!
Obrigado de qualquer forma.
thejpedros
11/05/2015, 18:05
Até pensei nisso, assim como tudo no meu carro é gambiarra kkk mas vou te falar que não conheço ninguém com que possa confiar para fazer esse trabalho, então na barra da direção por questão de segurança prefiro não arriscar...Se alguém souber algum vendedor no mercado livre, ou alguma outra loja do tipo jocar, suzucar etc, agradeço!!!
Obrigado de qualquer forma.
Pois é, esse trabalho precisa de um cara que faça direito... pq se não já era.
rodrigo.hoffman
11/05/2015, 18:22
Se for a barra central que vc´s estão falando a original se encontra na suzucar, alternativa..
A adaptação dos pivôs não é nenhum serviço muito complexo de se fazer.. Recentemente refiz a barra com pivôs de Toyota bandeirante e ficou muito bom..
Qualquer torneiro que tenha uma solda MIG e dois tarugos de aço faz o serviço brincando..
Se procurarem tem um tópico ai com a fotos..
[ ]´s
exato rodrigo, um bom torneiro faz de boa!