Ver Versão Completa : Grilo Falante
Salve salve !!!
Caros Senhores venho atraves desta humildimente solicitar vossos apoio.
Bem Galera de uns dias pra cá depois que dou ignição a impressão que eu tenho é que junto ao motor há um grilo que aumenta o barulho proporcionalmente a aceleração, porem na marcha lenta some !!!
Já verifiquei correia e rolamento de alternador .... e não parou
Não se parece com rolamento de embreagem ... embreado, sem embrear com o pé engatado, desengatado ... e não parou
Minha suspeita é o distribuidor, porem já o abri e não visualizei nada (tampa, rotor, platinado)
O barulho é muito parecido com uma peça na mesa do torno recebendo um passe ...
:parede: :parede: :parede: :parede:
desde já
grato
Nerso
Lucas Nassif
26/05/2007, 16:07
Salve salve !!!
Caros Senhores venho atraves desta humildimente solicitar vossos apoio.
Bem Galera de uns dias pra cá depois que dou ignição a impressão que eu tenho é que junto ao motor há um grilo que aumenta o barulho proporcionalmente a aceleração, porem na marcha lenta some !!!
Já verifiquei correia e rolamento de alternador .... e não parou
Não se parece com rolamento de embreagem ... embreado, sem embrear com o pé engatado, desengatado ... e não parou
Minha suspeita é o distribuidor, porem já o abri e não visualizei nada (tampa, rotor, platinado)
O barulho é muito parecido com uma peça na mesa do torno recebendo um passe ...
:parede: :parede: :parede: :parede:
desde já
grato
Nerso
Com que frequencia isso acontece? Somente frio? Somente quente? Ou não pára??
Já checou o nível do óleo do motor?? E a pressão da bomba de óleo??
olá
antes era somente frio de dois dias pra cá não para mais quente frio morno ... tá me enchendo e me preocupando
:putz:
Lucas Nassif
26/05/2007, 17:35
olá
antes era somente frio de dois dias pra cá não para mais quente frio morno ... tá me enchendo e me preocupando
:putz:
Verifica o nível do oleo, e a pressão da bomba! Pode ser falta de óleo, resultado de óleo baixo ou pressão baixa tbm!
Bomba de óleo ou de água?
:concordo:
Caro Nerso, tudo bem?
Qual motor que usa?
Se for BF, periódicamente tem que lubrificar o distribuidor que, inclusive tem um bico para lubrificar na base mais grossa, antes de afinar para chegar no motor.
O que acontece é que são buchas de bronze e, quando secas, fazem barulho.
Tem que desmontar e engraxar
Abraços.
Kim.
Lucas Nassif
26/05/2007, 21:30
Bomba de óleo ou de água?
:concordo:
Bomba de óleo!
Galera mais uma vez muito obrigado pela ajuda !!!
- Lucas, com relação a bomba de oleo recentemente religuei o filtro de oleo e com certeza o sistema se dividiu, e pode ser que a pressão tenha diminuido, porem primeiro irei fazer uma averiguação no distribuidor conforme o Kim passou pois pelo que ouço parece que o barulho vem dele
- Kim, o motor é BF-161 e acredito que o distribuidor tambem é original, porem no momento estou no trampo e não tenho como fotografar o dito-cujo mas o farei amanhã, mas quando andei tentando localizar o mal fadado "grilo" não observei nenhum ponto externo para lubrificação no distribuidor... mas ...eu teria que desmonta-lo para tal lubrificação, ou umas borrifadas de spray "desemgripante" no eixo proximo ao platinado pode resolver ???
abraços a todos
nerso
:palmas: :concordo:
Lucas Nassif
27/05/2007, 17:55
eu teria que desmonta-lo para tal lubrificação, ou umas borrifadas de spray "desemgripante" no eixo proximo ao platinado pode resolver ???
No manual diz que tem que ser lubrificado com oleo de motor!
Caro Nerso!
Bem, a lubruficação é algo sim´les de se fazer.
Eu recomendo NÃO usar o desingripante, pois o mesmo é fino, não produzindo uma película protetora como o óleo, tem efeito momentâneo.
Para desmontar o distribuidor, é algo simples, se seguir um roteiro.
Faça um risco no bloco e no "pescoço" do distribuidor, marcando o ponto de ignição.
Retire a tampa de fibra do conjunto metálico.
Afruxe o "pé" e retire devagar.
No distribuidor, sairá com um eixo e uma engrenagem, note que na ponta do eixo tem uma ponta igual a chave de fenda, mais preste a atenção que não é no centro, é o encaixe na bomba de óleo.
Vencido esta etapa, vamos à próxima.
Retire os parafusos que seguram a mesa do platinado.
Retira o avanço, que é encaixado na mesa
Retire a trava elastica da engrenagem no eixo.
Observe que tem uma arroela de aço bem fina, uma calçando o corpo de alumínio com a engrenagem e, outra na parte interna da carcaça de alimínio.
Bem, dentro verá o avanço setrífugo, que deve ser engraxado, para que com a rotação o mesmo abra, melhorando o desempenho.
Lubrifique o eixo que retirou a engrenagem, onde há as buchas de bronze; Verá o ponto de lubrificar.
A engrengem, também tem o orifício descentrado, portanto, quando colocar, se não coicidir os buracos, gire a engrenagem no eixo até achar aposição.
Faça o processo inverso.
Uma observação.
O eixo que esta conectado à bomba de óleo, não é o mesmo que está com o rotor, então veja dentro do buraco onde está o rotor, existe um parafuso de fenda, se retirá-lo, quando o eixo estiver desmontado, este partirá em dois. Um deve girar em relação ao outro, devem ser lubrificados.
Tudo que descrevi, terá sentido quando desmontar.
Abraços.
Kim.
Caro Kim !!
Obrigado pela dica, depois das provas irei desmontar (espero que aguente até lá) pois ontem encontrei aquele ponto para lubrificação que vc havia mencionado, porem não consegui introduzir o oleo.
O mal fadado ponto de lubrificação está na horizontal voltado para o motor de partida e ao tentar lubrificar cai mais oleo no chão do que entra ..
com isso acredito que não deu certo pois o barulho continua o mesmo,
Alias o ponto de lubrificação é uma esfera (do tipo bolinha de rolemã) sobre pressão ???
valeu
nerso
:parede: :concordo:
Caro Nerso!
Que bom que achou o pomto de lubrificação, então vamos tentar algo mais fácil!
O sistema é idêntico ao de torno mecânico, onde há uma esfera que se retrai com a pressão da motolia.
Quem trabalha com torno mecânico tem um tipo de engraxadeira, que é pequena, ideal para lubrificar o ponto do distribuidor.
Para lubrificar sem desmontar, proceda da seguinte forma:
Vá a um torneiro que tenha a motolia (com o Jeep);
Solte o parafuso que regula o ponto, fazendo a marca da posição original;
Gire o distribuidor, até onde possa efetuar a lubrificação (sentido horário);
Lubrifique à vontade;
Volte o distribuidor na posição original e,
Aperte o parafuso.
Crei que ficará bom também!
Abraços.
Kim.
Kim
V A L E U !!!!!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Nerso
:concordo:
Kim, ontem fui até um torneiro amigo meu e tentamos lubificar, porem não soltei o distribuidor como voce havia mencionado, tentei executar a tarefa com ele na mesma posição, aparentemente em vão pois caiu muito oleo e até agora o tal do "grilo" nem diminuiu ...
Farei o desmonte do distribuidor depois de 15/06/07 pois até lá estarei em avaliação na faculdade e o bicho tá pegando !!! será que ele aguenta até lá ???? ..... espero que sim !!!
grato
nerso
:palmas: :palmas: :palmas:
Grande Nerso!
Faz o seguinte, pegue uma motolia com óleo de motor (qualquer um) e coloque um pouco na parte superior, pois o mesmo é inclinado, certo?
Então coloque a mangueira da motolia após a mesa do platinado e bombe um pouco de óleo.
No eixo onde é a pista do platinado (sextavado - 6cc), passe um pouquinho de graxa, isso deve ser feito com freqüencia, como também, coloque um pouquinho, pouquinho mesmo no eixo onde o platinado articula, alí é só uma gota.
Não use desengripante, pois a função deste é desengripar/limpar, não lubrificar, ele seca com poucos dias e não deixa uma película lubrificante, ao contrário, deixa tudo bem limpo, o que não é o resultado que queremos no momento.
O desengripande deixa uma ilusão de lubrificação, pois no momento que se aplica, fica macio, mais com alguns dias, some, deixando as partes que estão em contato sem a devida lubrificação.
Por emquanto é só.
Abraços.
Kim.
salve !!!!
Kim, fiz exatamente o que voce falou .... e deu certim o barulho sumiu... acabou ... já era ....e olha que só foram 03 gotinhas de óleo, mesmo assim depois das provas vou desmonta-lo só por curiosidade !!!!
valeu !!!!!
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
nerso
:concordo:
Caro Nerso!
Bem, no meu último CJ, motor BF, o distribuidor tava pererecando, "vazava" corrente para todos os lados...
Fui a um ferro velho e paguei "em condicional" 2 distribuidores.
Desmoneti os três, descobrindo que o meu já tinha sido feita uma put@ ganbiarra no eixo. Então montei minha carcaça (que tava jóia) com as melhores peças, tendo o cuidado de colocar um platinado novo.
Com o eixo centrífugo funcionando certo e todas as peças devidamente lubrificada o rendimento mudou completamente, principalmente por ter acabado as "fugas" de energia.
Tenha paciência, faça nuns dias que não sairá, nem tenha compromissos. A primeira vez é minuncioso, depois, faz em questão de horas.
Observe, use o forum, pergunte!!
Abraços.
Kim.
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