Ver Versão Completa : Ranger Xlt 4.0 - Bomba Direção Hidráulica
ALCIDES ALBERTO ESEMANN
25/05/2007, 20:19
Boa noite a todos!
Anteriormente me direcionava ao forum de SUV`S pois possuia uma Cherockee Laredo. Hoje sou novo proprietário de uma Ranger XLT 4.0 Cabine Dupla ano 98/99 super conservada.
Como sou chato nos detalhes, percebi um barulho que vem do sistema da direção hidráulica. Levei ao "Meca", e o mesmo disse que era preciso trocar a bomba. Um auxiliar do mesmo mecanico disse que talvez trocando o óleo resolveria o problema
Isso pode ser verdade?
Se alguém já passou por isso, agradeço pela ajuda.
Mais tarde postarei algumas fotos.
Um abraço, e desde já obrigado
Márcio T
26/05/2007, 21:34
Olá, Alcides.
A DH da Ford é um pouco mais barulhenta. Além disso, mais difícil de extrair o ar do sistema.
Trocar o óleo é uma boa idéia. Dê uma olhada no procedimentos para eliminar o ar do sistema. Pode ser que melhore.
ALCIDES ALBERTO ESEMANN
27/05/2007, 17:22
Olá, Alcides.
A DH da Ford é um pouco mais barulhenta. Além disso, mais difícil de extrair o ar do sistema.
Trocar o óleo é uma boa idéia. Dê uma olhada no procedimentos para eliminar o ar do sistema. Pode ser que melhore.
Boa tarde Márcio!
Vou tentar trocar o óleo nesta semana.
Caso não de resultado, pretendo trocar a bomba. Existe no mercado paralelo alguma marca de qualidade?
Um abraço, e obrigado
ALCIDES ALBERTO ESEMANN
15/06/2007, 20:02
Ontem peguei minha Ranger da oficina onde troquei a bomba da direção hidráulica, e reparos da caixa de direção. Foi utilizado o óleo
Dexron III, pois segundo o mecanico seria o melhor.
Foi feita a sangria do sistema para eliminar o ar existente.
O barulho melhorou um pouco, mas continua.
Segundo informações já recebidas, diz-se que este barulho é característico deste modelo.
Será isso possível?
TylerNTL
15/06/2007, 20:35
Eu tive uma XLT 4.0 CS 1998, comprada em 2002 com 60k e venda em 2005 com 120k. Desde o começo a DH tinha uma barulho alto (mesmo comparando com outras rangers) os mecânicos sempre diziam que o rotor da bomba devia estar com algum problema.
Como a DH funcionava perfeitamente, optei por deixar e só mexer quando percebesse alguma alteração.
Hoje ela está com mais de 200k trabalhando com entregas de plantas ornamentais e com a mesma bomba da DH barulhenta (mas funcionando...)
ALCIDES ALBERTO ESEMANN
17/06/2007, 13:15
Eu tive uma XLT 4.0 CS 1998, comprada em 2002 com 60k e venda em 2005 com 120k. Desde o começo a DH tinha uma barulho alto (mesmo comparando com outras rangers) os mecânicos sempre diziam que o rotor da bomba devia estar com algum problema.
Como a DH funcionava perfeitamente, optei por deixar e só mexer quando percebesse alguma alteração.
Hoje ela está com mais de 200k trabalhando com entregas de plantas ornamentais e com a mesma bomba da DH barulhenta (mas funcionando...)
Já li no forum que talvez utilizando uma bomba de vácuo, conseguiria assim eliminar totalmente o ar (se existente) no sistema.
Alguém já utilizou esta bomba?
Minha Ranger tem a mesma característica, barulho forte no sistema de direção só depois de 5 minutos de funcionamento. (e tb barulho + intenso ao girar o volante)
Eh 4.0 V6 também...
Eu até abri um tópico aqui neste fórum a uns 2 meses atrás, tentando resolver, porém o meu caso terminou sem solução, com o barulho mesmo...
Eu fiz o procedimento de retirar o óleo velho e inserir um novo, e após isto, levantamos a suspensão dianteira e esterçamos as rodas umas 20x, como fala no manual postado acima... Porém o barulho continua... (estranho é como o nível do óleo misteriosamente sobe)...
A bomba p/ retirar o ar (se é que tem ar), não se encontra em lugar nenhum, nem na concessionária.
Será que ninguém aqui no fórum tem uma solução definitiva para este problema???
sergiomfff
07/04/2009, 16:13
Ressucitando o tópico ...
Galera forista de plantão, a dh da minha Ranger fez a coitadinha virar queixo duro, ta apresentando um problema em que só funciona qd sobe bem a rpm.
Eu conversei com um velhinho especialista em dh e hidramaticos de Realengo - J Novo - Rio de Janeiro, que me mostrou uma desmontada e ví que a mesma usa palhetas deslizantes e o mesmo me disse q não existe reparo a venda para a bb dh.
Será isso mesmo?, só conseguimos reparo qd se trata de vazamentos que é só trocar oring's ou conexões e retentores?
Mas em todo caso vou desmontar a dita cuja pra ver qual é.
Espero que eu consiga com as ferramentas que tenho em casa.
Caso algum companheiro tenha um conhecimento pra dividir favor postar.
Abs.
carmopadua
08/04/2009, 09:44
Eu ja estou na minha terceira Ranger V6 e tive uma 4 cil o barulho é o mesmo em todas e nao adianta trocar a bomba pq o barulho nao para, é normal do funcionamento dela quando esterça chiar . Abs
Fernando Elias
14/12/2009, 14:08
Eu sou mecânico especializado em direção hidráulica, olha vou ser sincero em te dizer que de pouco ou quase nada adiantara esses artificios usados, pois esse chiado é típico da ranger xlt com a tal chamada bomba de caneco. Eu pessoalmente ja troquei várias bombas novas que eu peguei direto da concesionária, e ainda assim o ruído persistia. Somante a ranger diesel com a bomba have-hot é não tem esse problema de barulho.
Fernando Elias
14/12/2009, 14:14
Com certeza a valvula da sua bomba deve estar travando dentro da carcaça. Para resolver é só trocar a carcaça da bomba e pronto.
Fernando, visto que vc é daqui da cidade, nao tem nenhuma sugestao de adaptação da bomba nao?
Chegou-se a comentar aqui no forum sobre uma bomba de escort zetec que émuito parecida com a da ranger, e que o barulho some ou minimiza bastante!!!
Posso servir de cobaia :mrgreen:
abs
Fernando Elias
14/12/2009, 14:48
Depende de qual modelo de ranger você ta falando da xlt?
sorry, é uma xlt 99 cd, v6!
RGamaJr_4x4
17/12/2009, 10:02
Amigos,
Minha Ranger está com vazamento do fluido da DH no setor da direção.
Hj resolvi parar numa oficina especializada em DH e me foi cobrado R$ 390,00 para trocar o reparo (retentores) justificando o valor que na Ranger é mais complicado trocar e leva quase um dia inteiro de serviço.
Queria saber de quem já fez esse serviço:
É um valor justo?
Quanto custa só o reparo?
Obrigado
Renato Romano
17/12/2009, 14:32
Amigos,
Minha Ranger está com vazamento do fluido da DH no setor da direção.
Hj resolvi parar numa oficina especializada em DH e me foi cobrado R$ 390,00 para trocar o reparo (retentores) justificando o valor que na Ranger é mais complicado trocar e leva quase um dia inteiro de serviço.
Queria saber de quem já fez esse serviço:
É um valor justo?
Quanto custa só o reparo?
Obrigado
olha Rogério, qto custa eu ainda não sei, más estou com um problema parecido com o seu...no início a mangueira foi trocada. Depois, essa mangueira nova soltou-se da bomba 2x, até que foi colocado um "niple" na saída da bomba e uma nova junção com a mangueira...só que agora o vazamento passou da conexão para a caixa da direção e o mecânico falou que teremos que trocar esses reparos...levarei o carro lá nesta sexta-feira e o receberei de volta na terça, pois quero dar uma geral para as férias...assim que tiver notícias de preços, posto aqui para compartilhar contigo.
abç.
RGamaJr_4x4
17/12/2009, 15:09
Obrigado Romano... vou aguardar. Também quero ajeitar a viatura para as férias. Por enquanto vou completando o fluido.
Se alguém mais tiver informações sobre custo da MO e o tempo que leva para trocar o reparo, agradeço.
Ah! Outra coisa... tenho completado com umas garrafas de ATF que tenho encotrado em casa. A última que encontrei é Texamatic B (acho que é Dexron II). É recomendada pra Ranger?
Marcelo Corradi
17/12/2009, 22:35
quem disse q esse barulho da direção é normal da Ranger, está com toda razão. ela faz esse barulhão msm, q na minha opinião, é muito legal, pois parece um caminhão.
não tem jeito d retirar esse barulho e pode ficar tranquilo q ela tá normal.
ABS!!!
Paulo Nascimento
18/12/2009, 01:05
Olá pessoal!
Também tenho uma Ranger XLT Cabine Dupla 4x4 V6 99 e a direção hidráulica funciona perfeitamente.
Tenho o carro desde os 30.000km e hoje está com 125.000km e a mesma bomba da direção, a qual nunca deu nenhum problema, mas sempre fez esse barulho ao esterçar o volante.
Imagino que seja característica do modelo, como funciona perfeitamente, nunca troquei nada!
Abraços,
Paulo
Estou reativando o tópico, pois estou com problema na minha DH, esta vazando na coifa do lado do motorista.
Orçamento para fazer a caixa R$ 450,00.
Encontrei um cara que vende o kit de reparos por 160,00 sei lá eu que marca, deve ser home made.
No desmanche, achei caixa inteira (não sei de que ano, será que são todas iguais (diesel) ?) só trocar por R$ 400,00.
Pergunta:
1) Será que comprando o reparo eu mesmo consigo fazer em casa?
2) Será que pode ser só o retentor da coifa?
3) Será que é melhor ir pelo caminho mais facil, trocar por outra e pronto?
Agradeço a ajuda dos foristas.
Se alguem tiver a vista explodida da cx eu gostaria de analisar.
Abraço,
Flávio
E ai pessoal, será que alguem pode me ajudar?
To com a Pickup parada, sem saber qual melhor atitude tomar, será que alguem poderia me dar a sua opinião?
tks
RGamaJr_4x4
04/05/2010, 16:52
Estou com o mesmo problema.
Fiz dois orçamentos, um ficou em R$ 390 e o outro em R$ 520. Até agora completar o fluido tá saindo mto mais barato, já que vaza pouco.
Comprar o reparo e vc mesmo fazer acho meio difícil, afinal é um serviço de oficina especializada em DH, e, segundo eu soube, na Ranger é bem enjoado de desmontar pra levar pra bancada.
Eu não arriscaria colocar uma usada. Mais vale ajeitar a sua.
Estou com o mesmo problema.
Fiz dois orçamentos, um ficou em R$ 390 e o outro em R$ 520. Até agora completar o fluido tá saindo mto mais barato, já que vaza pouco.
Comprar o reparo e vc mesmo fazer acho meio difícil, afinal é um serviço de oficina especializada em DH, e, segundo eu soube, na Ranger é bem enjoado de desmontar pra levar pra bancada.
Eu não arriscaria colocar uma usada. Mais vale ajeitar a sua.
O vazamento da minha esvazia todo o sistema em 2 horas, pouco né? :shock:
Acho que pode ser só uma besteirinha, pq a minha caixa estava ótima e não apresentou nenhum sintoma antes do problema. Tive que fazer algumas manobras com o carro desligado, acho que forçou muito (pneu mud x asfalto + motor apagado = Merda)
Vou tentar resolver e se não der, junto tudo e mando pro cara que faz caixa resolver.
Depois te conto.
Ninguem tem se habilitado pra ajudar neste quesito, será que é por falta de vontade ou conhecimento :pensativo:
Abraço,
Flávio
Rogério,
Dei uma fuçada na minha caixa de direção e ví que tem dois pontos de vazamento e que necessita de algumas ferramentas que eu não tenho.
Minha decisão foi: Por se tratar de um item de segurança e conhecimento tecnico, internei hj no meca pra fazer direito.
Reparo total da caixa R$ 450,00
Mão de obra mecanico R$ 200,00
Oleo de reposição R$ 40,00
TOTAL R$ 690,00 3 dias de carro parado.
Abraço,
Flávio
Rogério,
Minha cremalheira estava condenada, resumindo, achei melhor comprar no desmanche uma caixa completa.
Caixa completa + um belo choro de desconto R$ 900,00
Mão de obra + óleo R$ 300,00
Total 1.200,00
Ai como dói...
Mas agora ficou mais leve do que nunca.
Boa sorte com a sua.
Abraço,
Flávio
jairofilho1
22/12/2010, 16:19
Galera tenho o mesmo problema na minha e eh o seguinte fui num cara hj que recupera bombas, ele me disse que o problema e com esta bomba que vem com o reservatorio plastico acoplado, disse nao ter cura, a solução que ele faz eh adaptar outra bomba.. Me pareceu viavel, fica R$ 600,00 com peças e mao-de-obra ....
Espero ajudar, pois procurei esta bomba mto ja e nunca consegui
O meu drama com a DH de minha Ranger 99/00 2.5 TD começou qdo o flexível rasgou e derramou todo o óleo. Dirigi uns 3 km até a oficina onde sou cliente antigo. Foi substituído o flexível, o óleo e limpado o reservatório. Qdo montou, a direção ficou pesada e com um ronco grave qdo girava devagar o volante para esquerda. Além disso, a correia poly V começou a patinar. Troquei, então o tensor e a correia. O problema persistiu. A bomba foi tirada e os reparos trocados. A direção ficou com o peso normal, mas o ronco ao girar o volante para esquerda continuou. Uns dois meses depois, o flexível rasgou novamente, mas desta vez foi percebido a tempo e o óleo não chegou a baixar. Voltaram os problemas (direção pesada e barulhenta). Substitui a bomba. Na ocasião, substitui tb o reparo e rosca sem fim da caixa de direção. No início, o barulho sumiu e a direção ficou com o peso normal. Mas o barulho retornou – um ronco grave somente qdo giro a direção devagar para a esquerda e começa antes do final do curso. Tb observei que, qdo viajo (principalmente com o ar condicionado ligado), após um tempo, a direção faz um barulho estridente (diferente do anterior) qdo giro o volante para qualquer dos lados e pouco tempo depois desaparece. Mas o peso continua normal. Alguém faz idéia do q possa estar acontecendo? Esse problema vem me causando bastante desgosto...
[QUOTE=jairofilho1;1334064]Galera tenho o mesmo problema na minha e eh o seguinte fui num cara hj que recupera bombas, ele me disse que o problema e com esta bomba que vem com o reservatorio plastico acoplado, disse nao ter cura, a solução que ele faz eh adaptar outra bomba.. Me pareceu viavel, fica R$ 600,00 com peças e mao-de-obra ....
Bom dia...Qual bomba hidraulica vc adaptou em sua Ranger?
Bakada Eugênio
24/05/2018, 12:24
[QUOTE=jairofilho1;1334064]Galera tenho o mesmo problema na minha e eh o seguinte fui num cara hj que recupera bombas, ele me disse que o problema e com esta bomba que vem com o reservatorio plastico acoplado, disse nao ter cura, a solução que ele faz eh adaptar outra bomba.. Me pareceu viavel, fica R$ 600,00 com peças e mao-de-obra ....
Bom dia...Qual bomba hidraulica vc adaptou em sua Ranger?
Regato novamente pois se alguem puder ajudar com uma experiencia a mais sempre é bom !
E eu já anos com a minha vazando !
e faz um tempo ja que ela esta direção mecânica !
A unica coisa que falta é a bomba ...
Acho que vou ver quanto fica para trocarem ela e voltar a ter direção hidraulica !
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