Ver Versão Completa : Marcador de combustível com problemas Ranger
Edintruder
25/05/2007, 19:25
Pessoal, há dois tanques de diesel atrás o meu marcador de combustível começou a ficar doido. Quando eu ligava o motor o ponteiro ia para o cheio e a medida que ia andando ele ia baixando até marcar o nível correto, porém fui até Rivera no Uruguai, e desde que abasteci na volta o marcador não desceu mais, está sempre no cheio, então eu tenmho controlado o nível pela km rodada no hodômetro parcial.
Alguém já teve algum problema semelhante antes de eu meter a mão? Eu tenho que limpar o tanque de dieselm pois o filtro tem saido todo enferrujado no final dos 5000 km, e desse forma até imagino como deve estar o tanque, pois a minha Ranger está com 87600km e nunca tirei o tanque para limpar.
De qualquer forma como não tenho tido tempo para mexer eu tenho adiado o serviço, então vou esperar alguma dica do pessoal que pode ter tido esse mesmo problema ou de alguém "Osvaldo - Odjaneri" que teve que tirar o tanque para repparar o pescador...
Valeu!
Quando eu comprei a Ranger, estava com esse problema. Na verdade, tinha uma mangueira (isso mesmo) dentro do tanque. Provavelmente o pessoal da revenda recebeu o carro com tanque cheio e tirou o diesel que podia...só que caiu a mangueira la dentro, travando a boia que marca o combustível.
Deve ser alguma coisa prendendo a boia, só rancando o tanque fora para ver. E olha, dá um trabalho danado.
Uma dica, se for tirar, aproveite para tirar quando o tanque estiver quase vazio... meu mecanico penou mais ainda para tirar com o tanque quase cheio :-P
Leonel Lousa
25/05/2007, 22:38
Pessoal, há dois tanques de diesel atrás o meu marcador de combustível começou a ficar doido. Quando eu ligava o motor o ponteiro ia para o cheio e a medida que ia andando ele ia baixando até marcar o nível correto, porém fui até Rivera no Uruguai, e desde que abasteci na volta o marcador não desceu mais, está sempre no cheio, então eu tenmho controlado o nível pela km rodada no hodômetro parcial.
Alguém já teve algum problema semelhante antes de eu meter a mão? Eu tenho que limpar o tanque de dieselm pois o filtro tem saido todo enferrujado no final dos 5000 km, e desse forma até imagino como deve estar o tanque, pois a minha Ranger está com 87600km e nunca tirei o tanque para limpar.
De qualquer forma como não tenho tido tempo para mexer eu tenho adiado o serviço, então vou esperar alguma dica do pessoal que pode ter tido esse mesmo problema ou de alguém "Osvaldo - Odjaneri" que teve que tirar o tanque para repparar o pescador...
Valeu!
Essa ferrugem ta estranha, se o tanque é de plastico, como q tem ferrugem no filtro de combustível?
Edintruder
25/05/2007, 22:39
Pois é, eu dei uma boa olhada nos pontos de fixação quando fui trocar o óleo das caixas e notei que se tiver muito diesel vai ficar pesado. Mas também é só colocar uma mangueira e drenar o combustível.
Notasses se a bóia tem algum filamento de contato dentro do tanque que fica em contato com o diesel?
Edintruder
25/05/2007, 22:41
Essa ferrugem ta estranha, se o tanque é de plastico, como q tem ferrugem no filtro de combustível?
O diesel não protege nada contra ferrugem pois contém água, e com o tempo vai se separando e sujando o tanque, no caso do filtro, o filtro tem uma camada de camurça que não permite a passagem da água separando-a do diesel que vai para a bomba.
Allan Nielsen
26/05/2007, 12:48
Prezado Edintruder,
Fiquei curioso sobre este problema, pois ja por duas vezes abri o filtro de diesel apos troca com 20.000km de filtragem e estava aparentemente como novo por dentro (filtro International). Aparentemente este problema esta na qualidade do diesel usado (mais provavel) ou ma vedação da tampa do tanque permitindo a entrada de agua e poeira.
O sensor de agua esta funcionando? ha algum alerta?
Apos a limpeza por favor informe o estado de conservação das peças internas do tanque.
Boa sorte.
file:///C:/DOCUME%7E1/WIN2000/LOCALS%7E1/Temp/moz-screenshot.jpgfile:///C:/DOCUME%7E1/WIN2000/LOCALS%7E1/Temp/moz-screenshot-1.jpg
Edintruder
27/05/2007, 17:43
EU costumo drenar o diesel do filtro com uma certa freqüência, dessa forma não chega nem a acender a luz no painel, porém quando troco sempre tem bastante resquícios de ferrugem pela água, tanto é que na última troca de filtro eu tive uma surpresa na membrana de aço do suporte do filtro, ela estava com furos por corrosão e dessa forma a bomba manual não puxava o diesel, então enchi o filtro manualmente e consegui essa membrana num suporte usado numa sucata de oficina. o mais interessante que não existe essa membrana pra vender e dessa forma só trocando o suporte inteiro num custo de R$285,00.
Bem, se no filtro está assim, imagino na bóia...
Allan Nielsen
27/05/2007, 20:56
Que m...., troço chato ter este tipo de problema por má qualidade na proteção contra corrosão; também ultimamente tem fabricante fazendo peça automotiva com lata de sardinha.
Um destes problemas é a má qualidade de nosso diesel com alto índice de enxofre, nos casos das capitais q usam o diesel urbano que é "menos ruim" o problema é menor. Não sei qual é o seu caso, mas enxofre e água é mortal (acido sulfúrico). Uma forma de amenizar este problema é manter sempre o tanque cheio, pois há menos condensação interna no tanque, principalmente no nosso inverno.
Quando abrir o tanque, informe o estado das peças.
Boa sorte.
Valeu!
Cara, to enfrentando um problema muito parecido.
Apesar da minha ser a gasolina, tinha o mesmo sintoma...
O ponteiro subia até o máximo e depois vinha descendo.
Diferente da sua situação, o meu ponteiro descia até o mínimo.
Verifiquei o chicote, e estava com um fio desencapado, soldei o fio, mas não resolveu.
O próximo passo é testar a bóia no tanque.
Dá um trabalhão, mas acredito que resolva.
Ola Pessoal
Alguem ai costuma fazer igual ao Edintruder e drenar o filtro da 3,0 eletronicas? Ja tentei é bastante simples pois voce so tem que tirar a tampinha superior e apertar o centro dela e começa a vazar por baixo. O detalhe disso tudo é que não tem muito espaço e cai bem em cima de uma parte eletrica que não acho muito saudavel para o motor. Alguem ai tem alguma outra maneira de não fazer tanta lambança, ja tentei tirar do suporte mas tem pouca mangueira.
Edintruder
29/05/2007, 13:46
Sujeira é inevitável, entãoquando abasteço eu sujoo chão do posto mesmo. O diesel não estraga a capa dos fios como álcool ou gasolina, então deixo assim mesmo.
Edintruder
01/06/2007, 00:18
Hoje quase fiquei sem diesel, como ainda não consegui tirar o tanque, eu tava rodandome baseando pelo Hodômetro parcial, porém quando parei no posto abasteci redondinho 80 litros de diesel! Na Ranger o máximo que eu sabia era 78 litros, dessa forma eu cheguei no posto mais por sorte do que por juízo...
Ed,
Seguinte, ou você estava quase seco, acho pouco provável pq você com sua experiencia iria perceber os "cortes" e entradas de ar quando o combustível estivesse quase acabando ou.....
Você foi roubado no posto, tem um posto famoso no rio que um fez conseguiu colocar 65l de gasolina numa Zafira que tinha, detalhe o mostrador marcava 1/4 e o máximo é 57l partindo de vazio....
abraço
Waldir Carlos
01/06/2007, 13:06
Já constatei diferenças de mais de seis por cento em postos! Êita Brasil! Tô com o Ric Mac, não se pode confiar. Não sou aquele CDF e tal, mas tenho um amigo que anda sempre com uma proveta [...Êita, não sou químico; será que o nome é esse mesmo?] para encarar os frentistas :parede::parede::parede:.
[]s
Edintruder
01/06/2007, 18:59
Ed,
Seguinte, ou você estava quase seco, acho pouco provável pq você com sua experiencia iria perceber os "cortes" e entradas de ar quando o combustível estivesse quase acabando ou.....
Você foi roubado no posto, tem um posto famoso no rio que um fez conseguiu colocar 65l de gasolina numa Zafira que tinha, detalhe o mostrador marcava 1/4 e o máximo é 57l partindo de vazio....
abraço
Sabes que é bem provável, pois eles dão 9% de desconto o pagamento à vista e como é posto de beira de estrada que abastece na maioria caminhão, é bem possível de ter uma maracutaia nessa bomba... No final o preço foi o mesmo se tivesse abastecido no posto de costume, mesmo com os 80 litros que marcaram na bomba. Na próxima vou levar um aferidor que tenho na empresa e pedir para encher o aferidor de 20 litros primeiro.
Allan Nielsen
17/06/2007, 13:43
Hoje quase fiquei sem diesel, como ainda não consegui tirar o tanque, eu tava rodandome baseando pelo Hodômetro parcial, porém quando parei no posto abasteci redondinho 80 litros de diesel! Na Ranger o máximo que eu sabia era 78 litros, dessa forma eu cheguei no posto mais por sorte do que por juízo...
Prezado Edi, consertou o medidor, abriu o tanque?
Esta semana troquei o filtro de diesel da Ranger 2001 com 16 meses e 25000km de uso; abri o filtro e estava como novo por dentro, com nenhuma sujeira visivel.
abs
Edintruder
17/06/2007, 20:42
Sim, tirei hoje de manhã, e após 3 horas de trabalho a minha solução não funcionou...
Na foto aonde aparece o sistema de resistência da bóia, no círculo vermelho que apontei, está faltando uma chapinha que faz o contato no circuito e quebrou com a ação da água que tem no diesel. Pode-se notar que as hastes de metal estão com presença de corrosão. Fiz esse contato com estanho, mas não deu contato.
O tanque estava bem limpo com apenas alguns resquícios de areia no fundo, mas nada de água, barro ou ferrugem. Aproveitei e coloque uma abraçadeira de plástico no pescador de combustível pois algumas Rangers apresentaram entrada de ar nele, e dessa forma fiz a garantia que não vai ocorrer na minha.
Vou procurar essa bóia e comprar ela inteira, pois como conheço a Ford, não existe essa chapinha de 1 centavo para vender e terei que comprar a bóia inteira por uns R$250,00 (imagino eu que seja SÓ isso...)
Sim, tirei hoje de manhã, e após 3 horas de trabalho a minha solução não funcionou...
Na foto aonde aparece o sistema de resistência da bóia, no círculo vermelho que apontei, está faltando uma chapinha que faz o contato no circuito e quebrou com a ação da água que tem no diesel. Pode-se notar que as hastes de metal estão com presença de corrosão. Fiz esse contato com estanho, mas não deu contato.
O tanque estava bem limpo com apenas alguns resquícios de areia no fundo, mas nada de água, barro ou ferrugem. Aproveitei e coloque uma abraçadeira de plástico no pescador de combustível pois algumas Rangers apresentaram entrada de ar nele, e dessa forma fiz a garantia que não vai ocorrer na minha.
Vou procurar essa bóia e comprar ela inteira, pois como conheço a Ford, não existe essa chapinha de 1 centavo para vender e terei que comprar a bóia inteira por uns R$250,00 (imagino eu que seja SÓ isso...)
Olá, cara onde vc viu a boia por este valor, a minha também estragou, mas aqui no sul só existe nas concessionarias e por um bagatela de R$790,00, não consegui nada paralelo ...
A minha é uma 2.5 TD
Leonel Lousa
19/06/2007, 23:00
De umas 2 semanas pra cá o marcador de combustível ficou doido, qdo encho o tanque só vai até 3/4, não fica totalmente cheio. Será que a boia foi pro pau?
Já que você gosta de trabalho manual, com marcador de combustível não tem segredo, e adaptar coisa do tipo não requer muita coisa além de paciência.
Na web deve ter catálogo de bóias, procure por alguma que tenha resistência semelhante à do seu carro. Por foto de catálogo ou então em auto-peças, das que tiverem resistência semelhante opte por aquela que oferecer maior facilidade de adaptação, e uma vez adaptado e se for o caso, faça o ajuste de leitura atuando na vareta da bóia.
Pelo que entendi, a chapinha à que você se refere é o contato do cursor, e este contato não pode ser feito com estanho, que desgasta em pouco tempo. Uma saída pra isso é fazer transplante de contato de outra bóia ou mesmo de relé, emendando as hastes, que aí sim pode ser com solda à base de estanho.
Muitas vezes a economia pode não justificar o empenho, mas a satisfação de mandar banana pra concessionária que cobra 790 mangos por uma bóia, ah... isso não tem preço! :-)
Sds,
Sukys
Edintruder
20/06/2007, 23:50
A idéia do transplante é muito boa, até pq o estanho não deu contato com o diesel, tem que ser algum platinado. Contato de relé pode ser melhor. Vou pesquisar preços de bóias primeiro pois não tenho nem noção de onde encontrar isso fora da concessionária aqui na minha cidade.
A idéia do transplante é muito boa, até pq o estanho não deu contato com o diesel, tem que ser algum platinado. Contato de relé pode ser melhor. Vou pesquisar preços de bóias primeiro pois não tenho nem noção de onde encontrar isso fora da concessionária aqui na minha cidade.
Bom dia Ed,
Depois de levar um susto com o preço da boia na autorizada (R$790), consegui uma ''semi-nova'' em um desmanche por R$80, coloquei e esta funcionando perfeitamente, se vc quiser posso te conseguir o telefone deles, fica aqui próximo de Porto Alegre, outra dica que me passaram, a boia é a mesma da ranger a gasolina, sendo assim talvez fique mais fácil de encontrar ...
Edintruder
21/06/2007, 23:24
Põe o telfone que seguido eu vou a POA e numa dessas eu pego lá!
Valeu pela dica!
Põe o telfone que seguido eu vou a POA e numa dessas eu pego lá!
Valeu pela dica!
O telefone é 51 34902093 ou 51 34901491
MOTORAUTO, o vendedor que conseguiu a minha é o Adilson, fica em Gravataí, a uns 10Km de Porto Alegre
Edintruder
22/06/2007, 16:08
Valeu! Vou ligar assim que chegar em POA na quinta feira que vem.
Daniel.Shimomoto
07/08/2010, 22:49
Ressussitando tópico antigo...
Minha Ranger 3.0 começou com a seguinte frescura: Enchia-se o tanque até a boca, o marcador ficava louco - ora marcava cheio, ora caia lá pra reserva, deixando o computador de bordo doidinho.
Saia-se com o carro, ele marcava cheio, de repente caia pra vazio, subia pra cheio e quando chegava no 3/4, ele subia e lá ficava até o tanque esvaziar, marcando corretamente. Enchia, começava tudo de novo.
Bom, seguindo o que o Jera fez na Ranger dele, mandei limpar o tanque de diesel da minha (atualmente com mais de 100 mil km) e interessante, o eletricista testou todos os contatos da boia, e nenhuma falha aparente.
Bom, realmente fiquei inconformado com a falta de solução para meu problema e eu mesmo com a ajuda de um auxiliar da oficina começamos a fuçar e a descoberta foi a mais estranha possivel: Os fios que saem do potenciometro até a tampa superior do tanque (onde vão conectados as mangueiras de combustivel, e mesmo os fios que ligam o painel e a bomba interna) estavam frouxos nos encaixes (aqueles contatos que tem o plastico cobrindo) e qualquer movimento deles dava mal contato. Dai supûs que, com o tanque cheio, de alguma maneira o proprio diesel de alguma maneira pudesse estar provocando o isolamento. Apertei os contatinhos de cobre, mandei remontar o tanque e bingo! Já fazem 3 tanques que encho até a boca e o ponteiro marca direitinho.
Abs!!!!
rebicudo
20/02/2011, 18:31
Pessoal,
boa noite de domingo....
Seguinte, voltando pra São Paulo hj, para desviar do trânsito eu peguei uma avenida paralela à Rod. Castelo Branco, e acabei passando a 120 km/h numa lombadinha. Nem senti nada (eu já tinha passado lá em alta velocidade antes). Mas logo em seguida, quando reparei no painel, meu marcador de combustível estava zerado.
Parei o carro, desliguei, dei uns segundos, e liguei de novo, o ponteiro até se mexe, mas só levanta do "zero absoluto" (posição de 'descanso' do ponteiro" para o "tanque vazio" (fim da última linha vermelha), ou seja, alguns milimetros, e ainda por cima acende a luz de falta de combustível.
Acredito que tenha soltado algum plug que passa a informção da bóia para o painel. Alguém tem uma idéia mais concreta do que essa?
Se for esse tal plug, alguém sabe onde fica? Dei uma olhada por baixo do carro, mas não consegui muita coisa.
Abs, e
obrigado, antecipadamente, por qualquer ajuda.
Renato
Daniel.Shimomoto
20/02/2011, 21:14
Pessoal,
boa noite de domingo....
Seguinte, voltando pra São Paulo hj, para desviar do trânsito eu peguei uma avenida paralela à Rod. Castelo Branco, e acabei passando a 120 km/h numa lombadinha. Nem senti nada (eu já tinha passado lá em alta velocidade antes). Mas logo em seguida, quando reparei no painel, meu marcador de combustível estava zerado.
Parei o carro, desliguei, dei uns segundos, e liguei de novo, o ponteiro até se mexe, mas só levanta do "zero absoluto" (posição de 'descanso' do ponteiro" para o "tanque vazio" (fim da última linha vermelha), ou seja, alguns milimetros, e ainda por cima acende a luz de falta de combustível.
Acredito que tenha soltado algum plug que passa a informção da bóia para o painel. Alguém tem uma idéia mais concreta do que essa?
Se for esse tal plug, alguém sabe onde fica? Dei uma olhada por baixo do carro, mas não consegui muita coisa.
Abs, e
obrigado, antecipadamente, por qualquer ajuda.
Renato
Renato;
Vou contar o que aconteceu com a minha 3.0:
Quando enchia o tanque, o ponteiro marcava cheio mas ao trafegar, ele caia para vazio e por lá ficava. De repente ele subia e tornava a cair. E assim ia até chegar a posição 3/4, quando ai ele firmava e ia bem até esvaziar. Ai enchia o tanque até a boca e ele simplesmente deixava de marcar. De tempos em tempos ele voltava a subir, caia para zero, voltava a marcar com 3/4 e ia firme marcando até esvaziar.
Como estava cismado com o tanque de diesel, mandei lavar o tanque e aproveitei para examinar a boia. mandei testar tudo com eletricista e nada. A unica coisa suspeita (e que aparentemente resolveu, acusou ser isso mesmo) eram os fios que ligam a tampa do tanque ao potenciometro da boia (infelizmente deletei as fotos) que estavam levemente frouxos (os contatos). Mandei apertar todos os contatos e nunca mais tive qualquer tipo de problemas - o ponteiro voltou a marcar normalmente com o tanque cheio até a boca sem qualquer problema.
Supûs que, com o tanque cheio até a boca, o proprio diesel isolava o contato de alguma maneira, pelo fato de estarem frouxos. Apertando os conectores de maneira a deixá-los firmes, esse isolamento deixou de existir eliminando o problema
Um abraço
rebicudo
21/02/2011, 00:13
Daniel,
Muito obrigado pela sua dica.
Amanhã eu devo levar o carro em algum lugar para ver o que pode ter acontecido.
A minha suspeita é de que soltou o conector pq o ponteiro desligou justamente depois que passei em alta velocidade numa lombada. Acho que o tranco (apesar de pequeno) pode ter soltado algume coisa.
Vou ver se baixo o tanque para descobrir. Esperando que não seja nada....Já me basta ter que trocar o reservatório de água do radiador que furou.
Abs,
CARLOS-BSB
18/03/2011, 23:06
O marcador de combustível da minha Ranger parou de funcionar. O tanque tava cheio e de repente caiu o ponteiro alarmando a reserva! Em consequência, o computador de bordo não marca km\l, nem km restante (autonomia).
Pensei logo que fosse a bóia com defeito e achei que fosse coisa baratinha.
Passei hoje numa Ford aquí e o "consultor" disse que deveria deixá-la das 9 até as 15 horas pra ele me dar um diagnóstico!!! "Podia ser no painel (desmontá-lo) ou baixar o tanque".
Só pra me adiantar, passei no balcão de peças e perguntei o PREÇO da bóia, o coitado do infeliz do atendente digitou no computador e deu: R$ 1.538,00:parede: http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/emoticon165.gif Fique com vontade de bater nele. Ele disse que é porque a bóia é vendida junto com a BOMBA!!! VÁsFDER!!http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/emoticon21.gif
HELPE-ME.
Edintruder
18/03/2011, 23:55
Tenta no bareta auto peças. Paguei 200,00 numa usada enquanto a nova era 700,00 na época. A usada dele tinha cara de nova.
vai no sof sul. desce na rua da comando auto peças, loja gigante, e vai na oficina Box 11.
o ex chefe de oficina da slaviero está trabalhando lá....e levou com ele mais 5 mecanicos q prestavam na slaviero. estão todos lá. mexem na ranger de olhos fechados.
NGDaniel
19/03/2011, 07:41
Esse é um problema sério da Ranger e é isso que torna suas manutençõs mais caras..
Pq diabos tantas pecinhas simples e baratas na Ranger sao inseparáveis de peças caras ?
É uma valvula que náo vende separada disso, é uma ventuinha que nao vende separado daquilo, uma boia que nao vende separada da bomba..
Carlos, eu tenho uma bomba aqui que deu pau mas o marcador estava funcionando, de repente quem sabe nao serve ???
Veja isso, qq coisa lhe mando a peça..
CARLOS-BSB
19/03/2011, 08:09
Edintruder, esse valor aí é muito interessante. É loja virtual (site)?
Jera, anotado. Qualquer hora passo lá pra eles darem uma olhada pra ver que qual é.
NGD, vai servir sim, mas ainda preciso do tal "diagnóstico" de qual é realmente o defeito. Se você estiver em BSB, pego com você, se for o caso.
Também fico indignado com "venda casada". Então joga-se fora uma bomba funcionando porque a bóia parou de funcionar!??? http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/ranting.gif
Ah, vão roubar de outro!:evil:
NGDaniel
19/03/2011, 09:48
Edintruder, esse valor aí é muito interessante. É loja virtual (site)?
Jera, anotado. Qualquer hora passo lá pra eles darem uma olhada pra ver que qual é.
NGD, vai servir sim, mas ainda preciso do tal "diagnóstico" de qual é realmente o defeito. Se você estiver em BSB, pego com você, se for o caso.
Também fico indignado com "venda casada". Então joga-se fora uma bomba funcionando porque a bóia parou de funcionar!??? http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/ranting.gif
Ah, vão roubar de outro!:evil:
Não sou de bsb, mas mando via correios, se for o caso..
verifique ai e qq coisa me fala..
Marcelo-HPE
19/03/2011, 11:12
Será que não é nenhum fusível queimado ?? , mal contato elétrico etc.
NGDaniel
19/03/2011, 13:00
Será que não é nenhum fusível queimado ?? , mal contato elétrico etc.
Pior viu.. ta parecendo muito mais isso...
lvelosoprado
20/03/2011, 13:05
Esse é um problema sério da Ranger e é isso que torna suas manutençõs mais caras..
Pq diabos tantas pecinhas simples e baratas na Ranger sao inseparáveis de peças caras ?
É uma valvula que náo vende separada disso, é uma ventuinha que nao vende separado daquilo, uma boia que nao vende separada da bomba..
Carlos, eu tenho uma bomba aqui que deu pau mas o marcador estava funcionando, de repente quem sabe nao serve ???
Veja isso, qq coisa lhe mando a peça..
Chega a ser absurdo o que a Ford faz em relação a peças casadas, por ex. a cinta de borracha que prende o filtro de ar, que arrebenta facilmente, só é vendida em conjunto com o suporte, ou seja uma peça de R$ 14 tem que desembolsar r$ 250, no caso do motor a gasolina duratec 2.3 16v, os anéis só são vendidos em conjunto com os pistões, palhaçada !!!.
vieira912
20/03/2011, 15:20
Este negocio de Assistencia de concessionária é Fria, As Vezes pensamos que o Serviço é caro e as peças tambem pois é original e a mão de Obra qualificada, mais tomem muito cuidado pois já vi colegas perderem a cabeça e muito dinheiro por causa de serviço mau feito e diagnostico errado.
Voltando ao Assunto.
1º Verifique o Fusivel da boia
2º A Boia é vendida Separadamente e é Bem Barata em Auto Peças
3º Com Certeza não é painel senão a autonomia estaria funcionando
4º Leve antes de ir a CCS em uma oficina Bosch ou de confiança.
tirando isto uma Boa Sorte no conserto até mais.:concordo:
Imperador!
20/03/2011, 16:34
Carlos, antes de mais nada, faça um self test no painel da Ranger:
- Com a chave desligada, pressione (e continue segurando) o botão que fica do lado do odômetro. Em seguida, ligue o carro, somente depois de ligado você pode para de pressionar o botão. No painel onde fica a km do carro, procure por algum código de erro... Verifique se o ponteiro do marcador de combustível desce totalmente, depois enche (é a parte que lhe interessa do self test).
Se o ponteiro encher e esvaziar, significa que o painel está ok, tornando o problema estritamente mecânico. Se isso não ocorrer, o primeiro passo é mandar verificar o painel.
Veja também se o computador de bordo gera algum erro. Se gerar (improvável) o problema será mais facilmente resolvido. Pegue o código de erro e veja o que significa no site: http://www.obdii.com/
CARLOS-BSB
22/03/2011, 16:31
Esse forum é muito foda mesmo! Muito obrigado aos amigos quatroporquatrenses.http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/emoticon45.gif
O problema foi resolvido. E foi coisa simples, ainda bem! :dance:
Levei ontem na oficina BOX 11 que o Jera indicou, já eram 17:40h. Eu disse que "só queria que eles me mostrassem onde era o fusível do marcador de combustível". Um dos chefes (Leonirio) foi olhar, não era fusível, aliás não tem fusível exclusivo pro marcador em questão. Disse pra eu voltar no dia seguinte.
Voltei hoje de manhã, encontrei lá o Lindomar (que já conhecia da CC Ford Slaviero); retiraram o tanque fora (eu já havia rodado 810km) tava quase vazio.
Não inventaram problema. O problemas era simplesmente o conector (tomadas) que se estragaram deixando de passar a informação do nível de combustível que a boia indicava.
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/IMG0078A.jpg?t=1300820729
Coisinha tão boba que não cobraram pelos novos terminais, mas cobraram a mão de obra: 2 horas e meia x $80,00 = R$ 200,00 Não precisei comprar bóia nova, muito menos bomba junto com a bóia (como 'manda' a Ford).
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/IMG0079A.jpg?t=1300821894
http://i262.photobucket.com/albums/ii91/CARLOS-BSB/IMG0077A.jpg?t=1300821937
Não sei se na CC iriam mascarar e condenar bóia e o escambau... Foda é ficar disconfiando de tudo, mas a diferença de preço é sempre absurda!
Valeushttp://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/banana.gif
NGDaniel
22/03/2011, 16:55
se safou de gastar, no minimo 1200 contos com essa bomba..
Certeza que se vc fosse numa Roubessionária, ccs, eles iriam condenar a bomba..
Carlos A. C. Azevedo
22/03/2011, 20:34
se safou de gastar, no minimo 1200 contos com essa bomba..
Certeza que se vc fosse numa Roubessionária, ccs, eles iriam condenar a bomba..
Leia - se CSS MITSUBISHI, o problema é só um fio, eles querem te empurrar um motor novo...:parede::parede:
pow carlos, quase q a gente se encontra lá então. fiquei hj a tarde inteira lá arrumando outro carro.
CARLOS-BSB
24/03/2011, 08:31
Jera, o Lindomar me mostrou lá uma Ranger azul, modelo antigo com rodão e pneuzão no segundo andar (de tão alta que tá a viatura). Disse que era a sua.
Voltando ao assunto, o problema de concessionárias é que eles não consertam nada. Só condenam tudo e trocam por novo. Assim é fácil!!!:pensativo: E super honeroso pro bolso do pião!:putz: Temos sempre que colher uma segunda ou terceira opinião antes de fazer serviço em CC. Se não eles Ó http://www.debatemotos.com/phpBB3/images/smilies/boff.gifNA GENTE!
Imperador!
24/03/2011, 11:28
É porque as ccs cuidam muito de garantia.
Se eles fizerem um conserto e der um defeito depois, vão ter que cobrir. Se eles trocarem tudo, a chance de reincidência é menor.
Não é justificativa, mas é uma das existentes. Outra é que o lucro na venda de peças é maior que na venda de serviço técnico especializado.
Moro em Salvador-Ba. e o marcador de combustivel de minha Ranger só está marcando do meio para cima e está impreciso também. Me informaram que teria que trocar a bóia do tanque, porém na autorizada Ford só vende a bóia com a bomba junto e o custo é de quase R$ 1.800,00, me senti roubado e por isso solicito aos irmãos que me orientem onde posso encontrar só a bóia para comprar ou se existe outra saída para não ser ASSALTADO. É uma Ranger XLT ano/modelo 2000, cabine dupla, diesel 2.5 turbo e tração 4X2.
Forte abraço a todos
Me ajudem por favor... postei a mensagem anterior no dia 04/05/11 e até agora não me responderam nada! HELP ME...
FernandoCBS
11/05/2011, 22:41
Tambem tenho que trocar o da minha...
Vc tem que procurar por "sensor de cobutivel da ranger", ja tentou o Mercado Livre ???
Acabo e achar esse SENSOR DE NIVEL DO COMBUSTIVEL RANGER 2.5 2.8 99/05 DIESEL - R$ 128.00 em MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-178507931-sensor-de-nivel-do-combustivel-ranger-25-28-9905-diesel-_JM)
Vc ja retirou seu tanque, pode ser apenas mal conatato
Abraços...
Imperador!
11/05/2011, 22:42
Moro em Salvador-Ba. e o marcador de combustivel de minha Ranger só está marcando do meio para cima e está impreciso também. Me informaram que teria que trocar a bóia do tanque, porém na autorizada Ford só vende a bóia com a bomba junto e o custo é de quase R$ 1.800,00, me senti roubado e por isso solicito aos irmãos que me orientem onde posso encontrar só a bóia para comprar ou se existe outra saída para não ser ASSALTADO. É uma Ranger XLT ano/modelo 2000, cabine dupla, diesel 2.5 turbo e tração 4X2.
Forte abraço a todos
Como não é peça de motor, acho que você será assaltado mesmo...
rallyrafa
06/08/2011, 19:33
Olá a todos, bem sou novo aqui e possuo uma Ranger
Nunca tive problemas com ela, porém o sensor de combustível sempre marcava como cheio. E isto já causou problemas, então decidi comprar o sensor e pedir para um eletricista instalar, mas após instalar eu notei que agora está sempre marcando com 1/4 de combustível, independente do que aconteça. Mesmo com o carro desligado.
Será que o sensor foi instalado errado ou invertido? E também está com um cheiro de diesel agora... E isso nunca aconteceu...
Preciso de Ajuda
E desculpem por a falta de experiencia e qualquer coisa errada!
Walter L. L. Casitta
06/08/2011, 19:38
Olá a todos, bem sou novo aqui e possuo uma Ranger
Nunca tive problemas com ela, porém o sensor de combustível sempre marcava como cheio. E isto já causou problemas, então decidi comprar o sensor e pedir para um eletricista instalar, mas após instalar eu notei que agora está sempre marcando com 1/4 de combustível, independente do que aconteça. Mesmo com o carro desligado.
Será que o sensor foi instalado errado ou invertido? E também está com um cheiro de diesel agora... E isso nunca aconteceu...
Preciso de Ajuda
E desculpem por a falta de experiencia e qualquer coisa errada!
Sera que a peça correta foi trocada. Melhor testar a que foi retirada. A boia do tanque é rosqueada, se cara montou sem apertar totalmente fica com vazamento e deve ser por isso o cheiro de diesel...
rallyrafa
06/08/2011, 20:40
Acredito que foi a correta, pois o único problema era que o sensor de combustivel sempre marcava cheio, mesmo não estando...
Ai foi trocado o mesmo. Mas quando peguei o carro fui encher o tanque e não mecheu o ponteiro do combustível, fica travado agora em 1/4 de tanque. E parece estar vazando bastante combustível.
rallyrafa
06/08/2011, 21:01
Será que inverter os fios do sensor não causou esse problema da leitura do nivel de combustivel estar travada em 1/4?
LeoLeone
07/08/2011, 17:32
Acredito que foi a correta, pois o único problema era que o sensor de combustivel sempre marcava cheio, mesmo não estando...
Ai foi trocado o mesmo. Mas quando peguei o carro fui encher o tanque e não mecheu o ponteiro do combustível, fica travado agora em 1/4 de tanque. E parece estar vazando bastante combustível.
Já abri o tanque da minha. Pra trocar é necessário retirar o tanque. Se não me engano é o conjunto da boia que marca o nivel de combustível. O ponteiro no painel não baixa quando desliga a ignição, isso é comum nos carros da Ford. Ao fechar o tanque há de se ter muito cuidado com a borracha de vedação, Nao dá pra fazer com o tanque no lugar, a não ser que tenha BL.
Muito boa sorte, e seja bem vindo por aqui...
rallyrafa
08/08/2011, 11:17
Opa Obrigado! xD
Vamos ver se hoje consigo resolver isso então!
Arthur Viana
01/06/2013, 17:12
Olá, sou novo aqui no fórum da 4x4, e estou precisando muito da ajuda de vocês usuários, ou administradores..
recentemente troquei a bomba de combustível da minha ranger 3.0 power stroke cabine dupla.. e ai percebi que o marcador de combustível estava errado, ai voltei ao mecânico que trocou a bomba, aliás, a bomba dela não encontrei em minha cidade e era sábado ainda por cima, ai o mecânico tinha uma nova só que era de vectra antigo à gasolina, mas ele disse que não dava "nada", ai ele colocou ela mesmo, e a ranger esta normal, muito boa, mas o problema do marcador continua, quando o mecânico abre o tanque e testa a boa fora do tanque ela marca corretamente, ate troquei a boia por outra nova, e dai quando coloca no lugar o tanque e ligo a ranger ele esta marcando normal, mas é só começar a andar com ela que o marcador sobe ! e não para.. e baixar não baixa! .. já tiramos 4 vezes o tanque, e não sei mais oque fazer, .. será que pode ser alguma coisa haver com a bomba de combustível ser de vectra e pra gasolina, sendo que a ranger é a diesel? algum tipo de pressão sei la... o mecânico passou spray la de contato nos plugs mas nada de dar certo..
Arthur Viana
01/06/2013, 23:29
Eai pessoal, alguma sugestão para dar ao mecânico? alguém ja viu algo parecido? ..
Arthur Viana
02/06/2013, 18:17
?????????????????????????????????????????????? o ponteiro não sai de 3/4..
Daniel.Shimomoto
02/06/2013, 18:47
Já tive problemas com o marcador de combustivel mas nada que se assemelhe a isso.
Veja a boia se não está travada.
Arthur Viana
02/06/2013, 19:02
ja olhei a boia amigo, e o mecânico tbm, até me explico a posição la, e o estranho é que quando saio da oficina depois de montar o tanque de volta, ai começo a andar com a ranger e o ponteiro vai subindo.. mas agora paro no 3/4 e não muda. e ta com uns 15 litros de diesel apenas.. to marcando pela quilometragem..
Daniel.Shimomoto
02/06/2013, 21:21
ja olhei a boia amigo, e o mecânico tbm, até me explico a posição la, e o estranho é que quando saio da oficina depois de montar o tanque de volta, ai começo a andar com a ranger e o ponteiro vai subindo.. mas agora paro no 3/4 e não muda. e ta com uns 15 litros de diesel apenas.. to marcando pela quilometragem..
Faça o cheque de painel:
Ligue a chave e de a partida com o botão que zera o odometro pressionado. Verifique se os ponteiros da temperatura e combustivel sobem normalmente e descem, juntamente com o contagiros e velocimetro. Pode ser painel.
Eu não lembro onde fica o potenciometro da boia da Ranger. Pode ser curto lá também. Uma parte do sistema de indicação de combustivel da Ranger fica submersa no diesel. Então, quando está fora, tudo funciona direitinho, quando coloca de volta, o problema ressurge como uma assombração. Apenas para ilustrar uma historia que aconteceu comigo:
Minha Ranger começou a ficar louco, marcando vazio e de repente cheio a cada enchida de tanque, e conforme ia esvaziando, o ponteiro voltava a marcar. Desmontaram e montaram duas vezes e o problema continuava insoluvel até que...eu vi que um dos pluguinhos dos fios estava frouxo. Mandei apertar TODOS com um alicate e recolocar no tanque. Isso foi aos 90 mil km. Vendi a Ranger com 150 mil e o problema nunca mais voltou. Dai conclui que quando enchia o tanque, o proprio diesel promovia o mal contato com a movimentação do combustivel e isolava, fazendo o ponteiro ir para o zero, mesmo com o tanque cheio.
Arthur Viana
03/06/2013, 21:40
Hum.. sabe que pode mesmo ser isso que você falo Daniel.. eu vo volta la no mecânico e fala pra ele da um jeito de arruma esses plugs direito, porque na hora que ele coloca os plugs e tira, sai fora o plastico "plug" no caso..ele solta do fio.. ai o cara só coloca de volta.. bom, vo ver se vo la amanha e tento resolver logo isso.. é ruim fica sem saber direito quanto tem de diesel..
Imperador!
04/06/2013, 07:52
Faça o cheque de painel:
Ligue a chave e de a partida com o botão que zera o odometro pressionado. Verifique se os ponteiros da temperatura e combustivel sobem normalmente e descem, juntamente com o contagiros e velocimetro. Pode ser painel.
Eu não lembro onde fica o potenciometro da boia da Ranger. Pode ser curto lá também. Uma parte do sistema de indicação de combustivel da Ranger fica submersa no diesel. Então, quando está fora, tudo funciona direitinho, quando coloca de volta, o problema ressurge como uma assombração. Apenas para ilustrar uma historia que aconteceu comigo:
Minha Ranger começou a ficar louco, marcando vazio e de repente cheio a cada enchida de tanque, e conforme ia esvaziando, o ponteiro voltava a marcar. Desmontaram e montaram duas vezes e o problema continuava insoluvel até que...eu vi que um dos pluguinhos dos fios estava frouxo. Mandei apertar TODOS com um alicate e recolocar no tanque. Isso foi aos 90 mil km. Vendi a Ranger com 150 mil e o problema nunca mais voltou. Dai conclui que quando enchia o tanque, o proprio diesel promovia o mal contato com a movimentação do combustivel e isolava, fazendo o ponteiro ir para o zero, mesmo com o tanque cheio.
Isso aí é defeito no potenciômetro da boia que fica dentro do tanque. Os dentes do potenciômetro desgastam com o tempo e para de marcar ou marca incorreto porque os dentes "escorregam".
Essa peça é chamada de resistência da boia ou de sensor de nível na concessionária. Comprei pra minha em janeiro por 200 reais na ccs.
DSCARELLI
22/01/2014, 11:00
Olá a todos, primeiramente parabéns pelo fórum, acabei de me cadastrar e não encontrei nenhuma sessão de boas vindas para poder me apresentar, eu me chamo Diogo e tenho uma ranger 2.3 sport cabine simples 2008, de longe o carro mais divertido que já tive!! mas estou com um problema... na semana passada o marcador de combustível parou de funcionar e logo pensei que fosse o sensor de nível do tanque de combustível, retiramos a peça para efetuar a troca e até aí tudo bem... o problema é que não encontro a peça em lugar nenhum!! quando peço a boia do tanque do ranger 2.3 2008 cabine simples a peça que todas as auto-peças me oferecem é a seguinte:
447934
já tentei, mas não serve! acusa tanque cheio direto....
a minha peça é essa:
447936447937
será que existe alguma maneira de fazer uma adaptação? já que ninguém tem essa peça.
qualquer ajuda de vocês será muito bem vinda!! obrigado!!
Diogo
Amigo eu tenho um problema parecido e não sei o que fazer, é o seguinte, eu tenho uma Ranger 2.5 Diesel XLT 4x4 99/00, meu pai utilizou este carro durante anos sem manutenção preventiva e de um tempo pra cá o marcador de combustível não estava funcionando. daí levei em um mecânico e ele conseguiu arrumar, blz. Só que eu notei uma coisa estranha, quando a caminhonete está com o tanque em 1/4 e de repente para em um aclive, ela automaticamente vai para 1/2 e se de repente eu for para um declive ela automaticamente indica que está na reserva, alguém poderia me dizer se isso é normal na Ranger?
Imperador!
09/02/2017, 17:45
Amigo eu tenho um problema parecido e não sei o que fazer, é o seguinte, eu tenho uma Ranger 2.5 Diesel XLT 4x4 99/00, meu pai utilizou este carro durante anos sem manutenção preventiva e de um tempo pra cá o marcador de combustível não estava funcionando. daí levei em um mecânico e ele conseguiu arrumar, blz. Só que eu notei uma coisa estranha, quando a caminhonete está com o tanque em 1/4 e de repente para em um aclive, ela automaticamente vai para 1/2 e se de repente eu for para um declive ela automaticamente indica que está na reserva, alguém poderia me dizer se isso é normal na Ranger?
É normal sim...
nogueira da silva
03/07/2017, 14:45
Boa tarde , alguém sabe onde fica o fusivel da boia da ranger 3.0 ?,obs: já olhei no manual não informa,já testei,boia fiação,marcador no painel tudo perfeito,mas so marca vazio,ja testei tudo.ja tirei o tanque 8 vezes.
É normal sim...
valeu amigo
Faça o cheque de painel:
Esse teste de painel funciona também para a 2.5 Diesel?
Boa noite amigos.
Hoje fui abastecer (so utilizo gasolina), o marcador estava indicando um pouco mais que meio tanque. Ao final do abastecimento sempre faco a media e ficou coerente com que sempre consumiu (5,4 uso urbano). Depois de zerar os marcadores, percebi que o marcador nao estava chegando ate o fim, estava indicando um pouco mais que 3/4.
Alguem ja passou por este problema, pelo que pesquisei o sensor de nivel de combustivel no modelo flex e integrado a bomba.
A boia pode ter encharcado? Pode ter "enroscado" em seu curso e vale a tentativa de deixar baixar bem, para que ele faca o curso (ando sempre com o tanque acima do meio).
Enfim, nao encontrei nada no forum nem na net especificamente sobre a NR flex, so diesel.
Se alguem puder ajudar, agradeco muito.
Alexandre
Uberaba/MG
Bom dia.
Fiz o auto teste do painel e tudo funcionou perfeitamente, ou seja, o problema não é o marcador no painel, é a bóia mesmo.
Consultei no catalogo que baixei aqui no forum e vi que a bóia é vendida separada. Com o código correto da peça (AB39/9A299/BB) e pesquisando um pouco mais achei alguns anuncios antigos no Mercado Livre https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-900101283-boia-combustivel-ranger-cduplasimples-25-flex-12-_JM e https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-769682386-boia-combustivel-original-nova-ford-ranger-25-flex-_JM.
Infelizmente não encontrei nenhum anuncio ativo.
Na Ford aqui da minha cidade tem uma peça disponível, R$ 390,00 + R$ 550,00 de MO.
Estou pensando em retirar o tanque antes de comprar a peça, mas pelo que encontrei no forum, nao parece ser uma tarefa muito fácil.
Abraços,
Alexandre
Uberaba/MG
Bom dia pessoal. Voltei para falar dos testes que fiz e da solução do problema.
Deixei o tanque baixar bem, até a reserva, para acompanhar o funcionamento da boia. E realmente ela no ultimo quarto do tanque tambem nao estava funcionando corretamente, marcava 1/4 depois menos e depois voltava para 1/4 e foi assim até chegar na reserva.
Levei no meu mecânico de confiança e tivemos que trocar a boia mesmo. Na concessionaria aqui encontrei por R$ 300,00 à vista. O mecânico foi buscar e viu que estava sem o chicote e ele é soldado ao circuito da boia (pesquisando no ML encontrei outra que tambem nao tinha chicote), ele acha que pode ser um problema em algum lote de peças, ela já estava a alguns anos no estoque da concessionaria. Ambas com o mesmo codigo da Ford.
Então comprei uma no ML. Paguei R$ 49,00 pelo Sedex apesar de ter Pac grátis. E o ML me presenteou com um erro no sistema e gerou o envio como Pac. O melhor de tudo é que não tem como fazer contato com eles, não tem email, telefone, nada, vou ter que reclamar do produto para ver se alguem faz contato.
A boia nova foi instalada e ficou 100%. O custo da brincadeira foi boia: R$ 370,00, envio: R$ 49,00 e mão de obra: R$ 200,00
Foi feita a limpeza do tanque, que estava sujo.
Abs,
Alexandre
Boa tarde ..
Necessito substituir a boia de combustível de minha RANGER e não estou encontrando para compra..!
Alguém saberia o cod. dessa peça ?
Aonde encontro para compra ?