PDA

Ver Versão Completa : cx direção qual???



m.vinicius
25/05/2007, 05:56
fala ae camaradas niveiros, meu niva tá no estaleiro e quase pronto para sair. Estou colocando motor ap 1.8 carburado e cx de direção. com certeza a cx não vai ser a de niva! Tenho duas opções.:
1- cx de maverick mec. com poucas adaptações para fazer, apenas uma solda e mantendo as aticulações do original, e o principal de todos é que é bemmmm robusta e bem dimensionada para o niva.
2- cx de santana mec ou hid com a modificação de vários componentes no sistema de direção e a meu ver não tão robusta.

alexandre roveri
25/05/2007, 07:45
Vinicios a melhor direção hid. que se possa colocar no Niva é a do opala !!! Simples, rápido e de facil manutenção ! A direção AP tem o inconveniente de ficar com as barras de direção a frente do diferencial (eu particularmente não gosto) E entre a caixa de maverick e a original e trocar 6 por meiaduzia !!!:D

m.vinicius
26/05/2007, 17:16
6 por 1/2 duzia ficou forte heim. na realidade acho que não fui muito feliz em colocar no tópico ser hidraulica ou mec. e sim a diferenças de sistemas entre a adaptação da cx vw ou dh opala hid. só achei que seria um pouco complicado colocar em letras minha duvida. valeu alexandre

Nivoide
26/05/2007, 21:20
Eu uso a VW e nunca aconteceu nada com a barra de direçao na frente....e olha que pego cada tatu por ai que vou te contar...ela fica bem para cima, uns 15 cm pelo menos do eixo...Mas vejo que ela é fraca para tocar pneus largos e principalemente encavalo no barro.
Acho que deve ser melhor adaptar sempre superdimensionado, se for para offroad. Nao sei, mas me parece que a do maverick é muito mais resistente que a as demais além de estercer o dobro...risos

Gustavo Niva
27/05/2007, 13:32
Alguém conhece aquela original aliviada (troca a bucha por rolamentos) que o pessoal da apoio4x4 tá vendendo? Como fica? Tô até pensando mas 500R$ tá demais pra uma coisa que não sei se faz muita diferença...

alexandre roveri
27/05/2007, 20:18
Alguém conhece aquela original aliviada (troca a bucha por rolamentos) que o pessoal da apoio4x4 tá vendendo? Como fica? Tô até pensando mas 500R$ tá demais pra uma coisa que não sei se faz muita diferença...

Com todo respeito ao Albino, que considero meu amigo, mas a troca da buchas por rolamentos, por si só, não alivia nada na direção do niva !!! Se o foco fosse resistêcia e durabilidade ai tubo bem, mas, direção mais macia, não ! Aliás, no site do Albino eu não consegui ver, que ele afirma, que a troca de buchas por rolamentos vai trazer tal beneficio ! :pensativo:

Se é que, "EU", posso servir como exemplo,mas na época que eu estava desenvolvendo a flange de D-20 para o niva, pude comprovar na prática o quanto a regulagem de caster(ou DO caster, como queira) influencia no comportamento de direção do Niva :evil:
Resumo da ópera, antes de trocar todo o sistema de direção do Niva, vale muito a pena verificar o alinhamento !!!! :cool:

alexandre roveri
27/05/2007, 20:24
Eu uso a VW e nunca aconteceu nada com a barra de direçao na frente....e olha que pego cada tatu por ai que vou te contar...ela fica bem para cima, uns 15 cm pelo menos do eixo...Mas vejo que ela é fraca para tocar pneus largos e principalemente encavalo no barro.
Acho que deve ser melhor adaptar sempre superdimensionado, se for para offroad. Nao sei, mas me parece que a do maverick é muito mais resistente que a as demais além de estercer o dobro...risos

Como eu disse, é um inconveniente, não um problema ou impecilio!:concordo:

Nivoide
27/05/2007, 23:33
Roveri, náo sei se vc conhece esse sistema que uso feito pelo Bacelar, mas é muito simples, um terço menos peças que o original. O braço do cubo da roda é parafusado virado para a frente. Dois braços de direçao VW sáo entao acopados ao centro do niva onde desce o apoio da caixa de direçao. Esta é fixada a uma chapa em L, nos antigos pontos de fixaçao de reboque. E só. Nao existe dificuldade alguma em regulagens de alinhamento, pelo contrário.

robertofs
28/05/2007, 09:58
Roveri, náo sei se vc conhece esse sistema que uso feito pelo Bacelar, mas é muito simples, um terço menos peças que o original. O braço do cubo da roda é parafusado virado para a frente. Dois braços de direçao VW sáo entao acopados ao centro do niva onde desce o apoio da caixa de direçao. Esta é fixada a uma chapa em L, nos antigos pontos de fixaçao de reboque. E só. Nao existe dificuldade alguma em regulagens de alinhamento, pelo contrário.

Eu, particularmente, acho esse sistema de fixação mais interessante para o Niva, desconsiderando os aspectos de resistência da caixa de direção dos VW, pois o ponto de fixação da caixa de direção original do Niva sofre muito esforço, e é comum haver trincas apenas no lado onde a caixa de direção é fixada. Fixando a caixa na parte frontal, no mínimo, os esforços são transferidos para os dois ponto de fixação daquele painel dianteiro, sem contar que o painel dianteiro já é uma estrutura resistente. Para um monobloco, acho mais racional.

Camarada Nivóide, se tiver fotos do sistema favor encaminhar para niveiro@gmail.com

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO

Rones Jr
28/05/2007, 11:39
Galera, é o seguinte sobre a DH Opala. Realmente é mais fácil instalar a DH de Opala. Tenho no Shrek, mas:

- após algumas discussões na net, reparei que haveria dúvidas quanto à durabilidade da estrutura onde está fixada a cx de direção.

- ao verificar a minha, notei que vagabunda tem pequeno movimento, quando esterço a direção com o carro parado...

- Não satisfeito e muito puto, verifiquei por fora na caixa de roda, onde ficam os dois parafusos da flange...e notei que chapa tb tem movimento...uma certa flambagem...logo, a resistência está sendo minada...

- Quem conhece, percebe quanto maior é o eixo da DH do Opala, fazendo que o movimento de alavanca seja bem maior que a original.

- Faz 10.000 km, mais ou menos, que uso esta DH e só um Rally de regularidade....o resto é cidade ....sítio do meu pai, fato que me faz crer que ainda não comprometi a estrutura...mas, fiquei com a pulguinha me incomodando...

- Já pensando em procurar uma caixa da Sportage que é bem menor que a do Opala...ou..

- Partir para o sistema VW...já comecei a procurar o kit...pq voltar pra original é que não volto mesmo!

- Assim, não consigo trocar os bancos!!!

Flugêncio
28/05/2007, 13:55
Rones,

Faz um reforço com uma chapa de 3mm, por dentro e por fora onde fica a caixa de direção.

robertofs
28/05/2007, 15:55
Galera, é o seguinte sobre a DH Opala. Realmente é mais fácil instalar a DH de Opala. Tenho no Shrek, mas:

- após algumas discussões na net, reparei que haveria dúvidas quanto à durabilidade da estrutura onde está fixada a cx de direção.

- ao verificar a minha, notei que vagabunda tem pequeno movimento, quando esterço a direção com o carro parado...

- Não satisfeito e muito puto, verifiquei por fora na caixa de roda, onde ficam os dois parafusos da flange...e notei que chapa tb tem movimento...uma certa flambagem...logo, a resistência está sendo minada...


É exatamente o que acontecia com o meu Niva, usando a caixa de direção original, e eu já tinha feito um reforço por dentro e por fora na região onde a caixa é fixada.

Agora que meu Niva está em reforma, estou considerando não usar mais esse método de fixação, porque estou convencido de que mais cedo ou mais tarde vai acontecer a mesma coisa.



- Quem conhece, percebe quanto maior é o eixo da DH do Opala, fazendo que o movimento de alavanca seja bem maior que a original.


Como mencionei, o mesmo acontecia comigo usando caixa original. Então, o problema não é a maior força de alavanca da caixa do Opala, mas de estritura mesmo. Com a DH esse esforço vai ser maior ainda, pois para fazer virar as rodas se torna mais fácil para as mãos.

- Faz 10.000 km, mais ou menos, que uso esta DH e só um Rally de regularidade....o resto é cidade ....sítio do meu pai, fato que me faz crer que ainda não comprometi a estrutura...mas, fiquei com a pulguinha me incomodando...



- Já pensando em procurar uma caixa da Sportage que é bem menor que a do Opala...ou..


Independentemente do tamanho da caixa, o esforço de apoio a qual ela irá impor à longarina do Niva será o mesmo para conseguir virar as rodas. Portanto, creio que nesse caso é trocar 6 por 1/2 dúzia;



- Partir para o sistema VW...já comecei a procurar o kit...pq voltar pra original é que não volto mesmo!


Acho que o ponto onde a caixa do sistema VW ou similiar poderia ser fixado no Niva é mais resistente, pois aquela travessa, além de resistente, é apoiada nas duas longarinas. Então, acho que o esforço é melhor distribuído, ao contrário do sistema original que impõe mais força a uma das duas longarinas.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Marcio Rossetto
28/05/2007, 17:31
Eu ja penso ao contrário .

Observei a minha caixa original e também verifiquei que ela flete um pouco , quando viramos os pneus . Isso é absolutamente normal.

Toda estrutura mecânica tem uma uma tensão de flexão e tensão de deformação .

Se a estrutura trabalhar dentro do momento de flexão , tudo bem, não vai quebrar , tecnicamente , pode sofrer fadiga, que por definição é uma ruptura causada por forças cíclicas . Mas nesse caso , vai levar anos .

A fadiga é oque faz uma ponta de eixo rígido , maciço, de aço, de um jipe willis, de 1 " de diâmetro partir e quebrar , quem nem uma barra de chocolate .

As vezes um sistema rígido pode vir a quebrar mais rápido doque um sistema móvel , flexível.

Então , voce faz um baita sistema de fixação da caixa , super rígido e num impacto , ele não flete , não torce e oque acontece , ele trinca e parte que nem uma barra de chocolate .

Eu nunca ouvi dizer que um niva parte o seu chassi na trilha , isso porque o sistema monobloco é dinâmico e não rígido. Se fosse rígido partia , como inumeros chassis que trincam .
Também nunca ouvi dizer que alguem perdeu a fixação da caixa de direção e conseguentemente o volante do niva , que seria um desastre .

Histórico em manutenção mecanica é mais importante que projeto de Engenharia .

Outra coisa , o jipe tem barra estabilizadora justamente porque trabalha torcendo. Numa erosão com certeza a estrutura torce e então , todo apoio em dois lados das longarinas devem ser analizados , porque a barra de direção pode vir a sofrer com isso.

SDS

robertofs
28/05/2007, 18:51
Histórico em manutenção mecanica é mais importante que projeto de Engenharia .


Concordo. Mas nessa linha, também temos que concordar que a maioria dos veículos hoje que usam chassis monobloco tem a caixa de direnção do tipo pinhão e cremalheira (http://www.hsw.com.br/direcao-dos-carros2.htm), e não rosca sem fim como é no Niva e foi no Opala, Maverick, antigo Ômega etc. O sistema de rosca sem fim impõe muito esforço sobre um único ponto, e acho ser mais aplicável para um véiculo que possua chassis rígido (http://www.hsw.com.br/direcao-dos-carros3.htm).

Como o sistema pinhão e cremalheira é utilizado até por véiculos de carga, como Fiat Ducato e outros, creio ser também aplicável ao Niva, não causando prejuízos estruturais, creio.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Nivoide
28/05/2007, 21:26
Marcio, esta fixaçao é bem feita e torce junto do resto do chassi, sem problemas. Outra coisa, as barras de direçao tb são articuladas em dois sentidos, o que faz com que elas se acomodem em qq situaçao.

ja postei fotos em outro topico...segue algumas extras.

robertofs
28/05/2007, 21:35
ja postei fotos em outro topico...segue algumas extras.

Aonde, Nivoide?

Eu tinha um email com umas fotos do sistema no Niva, mas perdi :-(

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Nivoide
28/05/2007, 21:36
Seguem algumas fotos...:concordo:

Nivoide
28/05/2007, 21:38
Foto 1: Terminal de direçao para frente, usando o original.
Foto 2: Cruzeta adicional prolongando o eixo até o volante.
Foto 3: Proteçao da caixa de direçao em detalhe o pitman com os dois terminais dos braços;
Foto 4: Bomba hidraulica no AP.

robertofs
28/05/2007, 22:04
Foto 1: Terminal de direçao para frente, usando o original.
Foto 2: Cruzeta adicional prolongando o eixo até o volante.
Foto 3: Proteçao da caixa de direçao em detalhe o pitman com os dois terminais dos braços;
Foto 4: Bomba hidraulica no AP.

Valeu ;-)

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO

Marcio Rossetto
29/05/2007, 08:21
Muito bom, hidraúlica , sem dúvidas é um sistema bem feito Dilmar :concordo:


Foto 1: Terminal de direçao para frente, usando o original.
Foto 2: Cruzeta adicional prolongando o eixo até o volante.
Foto 3: Proteçao da caixa de direçao em detalhe o pitman com os dois terminais dos braços;
Foto 4: Bomba hidraulica no AP.

Flugêncio
29/05/2007, 10:29
No meu Niva está instalado a DH do Vitara, no X-Niva do Cassiano tb.

Rones Jr
29/05/2007, 11:13
Flugencio, qual a vantagem em relação à do Opala? Tb usa flange?

Flugêncio
29/05/2007, 11:51
Talvez o tamanho, usa um calço.

Veja a do X-Niva do Cassiano:

http://www.natal4x4.com.br/dir_hidr.htm

Jossano
29/05/2007, 14:58
Camaradas,

Uso a direção hidraulica do Opala ha 6 anos. Foi a melho coisa que fiz no meu Niva. Ela é forte e robusta com manutenção barata.

Entretanto é uma caixa violenta, ou seja o motorista tem que saber usar... dirigir com DH e com Dmecanica é diferente.

No Opala a DH arrebenta a longarina, imagina o que nao faz no Niva!! Entao alem de reforcos na longalina e no assoalho (isso mesmo, assoalho) por onde passa a barra de direcao, o motorista deve-se acostumar a saber como dobrar a direção num buraco ou uma vala.... acreditem, a caixa do opala é forte a ponto de arrebentar um terminal se o pneu estiver travado e vc torcer a direcao sem dó.

Na minha opniao, é a melhor que pode ser usada no Niva

Peter
29/05/2007, 15:21
Jossano,seja benvindo a este forum.Finalmente podemos contar com a sua fabulosa experiencia.

Luciano SHAKALL
29/05/2007, 18:00
É "engraçado" clicar no botão RESPONDER para fazer uma pergunta... :razz:

Bom, analogias exdrúxulas a parte, comparando a DH do Santana e do Opala (instaladas em NIVAs), parece ser "senso comum" que a do Opala é mais robusta...
Mas qual é "mais rápida" (maior fator de multiplicação)? Alguém já dirigiu 2 Nivas equipados com essas DH e percebeu essa diferença?
E quanto a facilidade de adaptação? Já foi dito que a do Opala é mais fácil, mas pra do Santana, o Bacelar tem um "kit"... :pensativo: Qual a realidade?

Nivoide
29/05/2007, 20:19
Bem, se a do opala é tão parruda assim, com certeza, para o uso pesado off-road ela seria primeira escolha. Par ao caso de uso misto ou cidade, vai de VW.
Eu uso no off-road a VW e tem de usar com cautela qdo a roda tá travada pq danifica o sistema, assim como qdo vc tem a roda presa no meio-fio da rua e tenta girar...canta correia e nao mexe...
Qto ao fator de multiplicaçao, a VW é igual a de um carro normal...3 voltas para cada lado.

Jossano
29/05/2007, 23:09
Peter, valeu pelas boas vindas... como ta o seu Niva? e o acoplamento ta tudo ok??

Olha, se nao estou errado a do opala é 3 1/2 para cada lado....

Do santana eu nao sei... e nunca dirigi Niva com DH do santana.....

Ja vi niva com DH de santana parado na trilha pq pegou uma pedra e rebentou a caixa no meio, isso eu ja vi.

robertofs
30/05/2007, 08:32
Ja vi niva com DH de santana parado na trilha pq pegou uma pedra e rebentou a caixa no meio, isso eu ja vi.

Se o problema ocorreu pelo fato da caixa estar supostamente exposta na frente, basta fazer uma boa proteção com chapa de aço, como a que se vê no Nivoide.

Agora, entre uma caixa de direção que de tão forte pode quebrar longarina, terminais de direção etc., como a do Opala, e uma que havendo maior resistência no virar das rodas não atua, como a do Santana, fico com a última. Se não convem a força bruta, pra que usá-la?

E pra quem já se acostumou com a direção mecânica do Niva, acredito que a DH do Santana será incomparavelmente melhor.

Quanto a DH do Vitara, pra mim, é sair da Rússia e ir pro Japão. Continua tudo oriental heheheh

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
30/05/2007, 10:14
Olha... isso que vc falou é relativo e se entra nua disputa de gosto....

Igual a motor Ap ou de Opala, original e diesel

Ter uma caixa de direcao parruda é igual a ter um motor V8. Vc tem que saber dirigir se nao se mata.

Com a caixa de opala vc nao precisa de preocupar com guia de rua, buraco ou valeta, pois ela aguenta.... mas nao é por isso q vai sair enfiando o carro em qualquer buraco que tenha pela frente.... serve muito mais para um descuido do que um volante agressivo.

Uma boa pegada na guia com a caixa do santana, entorta a haste mesmo, eu ja fiz isso com um santana, que é mais leve que um Niva e tem os pneus bem menores.... imagina num Niva

Agora gosto é gosto... quem gosta da DH do santana que a coloque, quem gosta do Opala, tb... quem quer colacar cambio de chevett, motor AP, roda de trator que coloque....

Tudo tem sua vantagem e desvantagem.... isso é indiscutivel.

Do opala é:
Vantagens - barato, parrudo e de "facil" adaptacao
desvantagens - Tem que reforçar a logarina e assoalho para nao ter problemas futuros

alexandre roveri
30/05/2007, 10:28
Se o problema ocorreu pelo fato da caixa estar supostamente exposta na frente, basta fazer uma boa proteção com chapa de aço, como a que se vê no Nivoide.

Agora, entre uma caixa de direção que de tão forte pode quebrar longarina, terminais de direção etc., como a do Opala, e uma que havendo maior resistência no virar das rodas não atua, como a do Santana, fico com a última. Se não convem a força bruta, pra que usá-la?

E pra quem já se acostumou com a direção mecânica do Niva, acredito que a DH do Santana será incomparavelmente melhor.

Quanto a DH do Vitara, pra mim, é sair da Rússia e ir pro Japão. Continua tudo oriental heheheh

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.


Só faltou vc dizer que a caixa de Santana vai funcionar como fuzivel pra não trincar a longarina :mrgreen: :mrgreen:
Roberto uma coisa que vc não considerou é com relação a bomba, não adianta muito a caixa de direção ser enorme e FORTE, mas ser tocada por uma bombinha de AP ! :concordo:
O conjunto vai estar subdimensionado com relação ao original ! :rolleyes:
Tambem discordo com relação ao ponto de fixação ca caixa AP ser "melhor", o ponto maus reforçado da longarina é proximo a parede corta fogo !

robertofs
30/05/2007, 10:48
Só faltou vc dizer que a caixa de Santana vai funcionar como fuzivel pra não trincar a longarina :mrgreen: :mrgreen:

Tá me estranhando? Não cometeria uma gafe dessas hehehe

Mas se os caras tão falando que a do Opala destrói tudo, eu é que não vou pagar pra ver ;-)



Tambem discordo com relação ao ponto de fixação ca caixa AP ser "melhor", o ponto maus reforçado da longarina é proximo a parede corta fogo !

Eu não acho nem melhor nem pior, só acho que é uma alternativa viável. Como meu Niva está na reforma, e vou ter que trocar a longarina dianteira porque a original o cupim metaleiro fez um bom estrago, já vou reforça-la pra uma possível adoção de um sistema VW de direção, e, obviamente, vou reforçar novamente o ponto de fixação original. Vai que eu mude de idéia hehehe

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Nivoide
30/05/2007, 21:24
Qto custa uma dh de opala instalada?
Qto custa uma dh by Bacelar instalada?
Acho que este é o ponto.

Jossano
31/05/2007, 09:40
Custos para a caixa do Opala:

Cx de direcao recondicionada = R$ 300,00
Bomba hidraulica = R$ 300,00
ambas da Zeppellin Ferdinand ou ZF (a melhor)

Soldas, furos, chapas, correias, = R$ 150,00

Mao de obra: depende do lugar do planeta, para sampa uns R$ 600,00

Superfaturando, somando tudo e arredondando = R$ 1400,00 = uma direcao francesa

Peter
31/05/2007, 11:33
Peter, valeu pelas boas vindas... como ta o seu Niva? e o acoplamento ta tudo ok??

.

Ainda não foi montado.Agora o Nivão ta assim.

Rones Jr
31/05/2007, 11:53
tá ficando bom!!!

robertofs
31/05/2007, 11:54
Ainda não foi montado.Agora o Nivão ta assim.

Já tá num estágio mais animador que o do meu...

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Flugêncio
31/05/2007, 15:09
O meu está me esperando assim.:putz:

Cavalcante
31/05/2007, 16:46
É, acho que o meu tá um pouco mais adiantado.
Tá certo que só fiz 35% do que tinha pra fazer em termos de lata, mas...

Rones Jr
31/05/2007, 17:13
Desse jeito não vai ter ninguém no encontro nacional...rss

Flugêncio
31/05/2007, 17:40
Rones,

Muito pelo contrário, já estamos revisando as viaturas para que no Encontro estejam nos "trinks", "chiques no úrtimo".

robertofs
31/05/2007, 17:51
Rones,

Muito pelo contrário, já estamos revisando as viaturas para que no Encontro estejam nos "trinks", "chiques no úrtimo".

A propósito, quando e onde será o encontro desse ano?

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Flugêncio
31/05/2007, 19:29
Roberto,

A intenção é realizar em um final de semana em Itanhandu-MG, no mês de outubro, Cavalcante é o cacique.

Marcio Rossetto
31/05/2007, 21:22
Rones,

Muito pelo contrário, já estamos revisando as viaturas para que no Encontro estejam nos "trinks", "chiques no úrtimo".


Olá Flugêncio , não vejo a hora do encontro chegar , até porque voce precisa consertar a pecinha que vai atráz do volante do meu niva . Lembra ! :evil:

O meu tá todo fudid... de latat, uma marca para cada aventura, Pinheirinho, Verde 1e 2 , cachorro loco , etc , e na última trilha do verde , amassei um pouco mais a saia .

Esqueci , para voce me encontrar no meio do povo é fácil , sou um cara alto de 1,92m , peso mais ou menos 130 kg , falou , nos vemos lá . Não vejo a hora .:concordo:

Rones Jr
31/05/2007, 22:52
aposto que isso tudo é markenting para dar mais audiência ao encontro nacional....me recuso a acreditar em qualquer outra versão...

m.vinicius
01/06/2007, 06:52
caraca meu irmão, fiquei longe do forum desde sabado dia 26 e hoje já tem 5 paginas, que RAPIDO, vou ler tudo e volto com as duvidas e pitacos!

Flugêncio
01/06/2007, 07:41
Marcio,

Acho que a minha caixa de direção vai quebrar na véspera da ida ao encontro :mrgreen: rs rs rs rs. Os deuses que me livre de encontrar esta pecinha de 1,92, 130kg.
Mas se vc encontrar por lá um cabeça chata, 1,60m, 60 kg, com chapéu de cangaceiro, canela fina, faca peixeira na cintura, certamente poderá ser a minha pessoa.:dance: Lembrando: corro bem:mrgreen:

Cavalcante
01/06/2007, 07:46
Vixe! Somos gêmeos????? :):):):):):)

m.vinicius
02/06/2007, 07:40
e ai galera, resumindo o tópico que iniciei, o ideal seria a cx vw tanto DH ou mecanica, tendo em vista o fator da cx de opala comprometer a estrutura das longarinas e corta fogo. na cx vw um bom PEITO DE AÇO com certeza evita danos causados numa trilha. e por ser uma estrutura monobloco, o sistema de cremalheira e pinhão seria mais indicado. ESTOU CERTO NA MINHA AFIRMAÇÃO?!?!?!?!?!?

Marcio Rossetto
03/06/2007, 19:10
Tudo isso é brincadeira Flugêncio , mas é verdade que eu peso 133 e tenho 1,92 de altura .
Nos vemos lá no encontro :concordo:


Marcio,

Acho que a minha caixa de direção vai quebrar na véspera da ida ao encontro :mrgreen: rs rs rs rs. Os deuses que me livre de encontrar esta pecinha de 1,92, 130kg.
Mas se vc encontrar por lá um cabeça chata, 1,60m, 60 kg, com chapéu de cangaceiro, canela fina, faca peixeira na cintura, certamente poderá ser a minha pessoa.:dance: Lembrando: corro bem:mrgreen:

maanunes
03/06/2007, 20:48
no site russo http://ladaparts.ru existem 4 tipos de cx de direção para o niva, e tem uma de 300 doletas, seria essa a tal servo assistida ou francesa ?
[]s

m.vinicius
04/06/2007, 05:46
camaradas, ainda não obtive uma resposta para a pergunta

"e ai galera, resumindo o tópico que iniciei, o ideal seria a cx vw tanto DH ou mecanica, tendo em vista o fator da cx de opala comprometer a estrutura das longarinas e corta fogo. na cx vw um bom PEITO DE AÇO com certeza evita danos causados numa trilha. e por ser uma estrutura monobloco, o sistema de cremalheira e pinhão seria mais indicado. ESTOU CERTO NA MINHA AFIRMAÇÃO?!?!?!?!?!?
01-06-2007 10:46 "
aguardo,,

robertofs
04/06/2007, 09:44
camaradas, ainda não obtive uma resposta para a pergunta

"e ai galera, resumindo o tópico que iniciei, o ideal seria a cx vw tanto DH ou mecanica, tendo em vista o fator da cx de opala comprometer a estrutura das longarinas e corta fogo. na cx vw um bom PEITO DE AÇO com certeza evita danos causados numa trilha. e por ser uma estrutura monobloco, o sistema de cremalheira e pinhão seria mais indicado. ESTOU CERTO NA MINHA AFIRMAÇÃO?!?!?!?!?!?
01-06-2007 10:46 "
aguardo,,

Provavelmente, sobre esse assunto, a resposta que você terá daqueles que colocaram a direção VW é que o sistema é bom, assim como terá daqueles que colocaram a direção do Opala, do Maverick, do Vitara... enfim, o melhor só seria possível de ser determinado se fosse considerado o custo/benefício de todas as opções, e também a sua aplicabilidade.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

m.vinicius
06/06/2007, 05:42
roberto, acho que a pergunta não é dificil de responder, lendo o tópico com atenção, vc pode perceber que mesmo alguns que colocaram sistema do opala, afirmam que é bom ( Isto eu também acho ) MAS PODE QUEBRAR TAMTO A LONGARINA COMO A PAREDE CORTA FOGO. Eu que não vou fazer o teste, pois principalmente, que minha esposa e minha filha de 3 anos dentro do carro! tem uma frase numa oficina de um conhecido que fala: "ECONOMIZAR EM FREIO E DESPERDIÇAR EM SEGURANÇA" ae pergunto: Você vai colocar um sistema que pode comprometer a estrutura do carro e sua testa também?
Agora sou a favor do sistema VW e vou agora mesmo ligar para o rogério barcelar e pedir um kit.

Marcio Rossetto
06/06/2007, 08:57
Bem vinicius , você tem razão , quando se modifica algo , tem que objetivar a segurança .

Agora , fica tranquilo " nem tudo se rompe de repente " , tudo avisa antes , depende do nosso sensor atrás do volante captar , como diz meu amigo Flugêncio .

Nem pivo de roda ou terminal da direção se rompe isntantaneamente , sempre avisa antes , olha eu estou com folga !:shock:

No caso a longarina não vai se romper instantaneamente . Antes disso , com certeza vai gerar folga , rúido , ou seja , avisar .

Outra coisa . A longarina com certeza não vai ser arrancada , pois até com um ciborgue de funileiro , o camarada teria que trabalhar muito para isso .

O que pode acontecer com a direção do opala no Niva ,acredito, é um rasgo na lata da longarina , na região de fixação dos parafusos e não o seu deslocamento, a não ser que a solda da longarina esteja podre , corruída , o que não é difícil de acontecer no Niva .

Como os amigos que tem direção falaram, a do opala fica muito bom , mas tem que reforçar com uma chapa, acabou o problema :concordo: .

Bem , adptação tem que ser bem feita .

Se o camarada que vai fazer não tem tempo , equipamentos e capricho , é melhor partir para o do Rogério Bacelar , que vem tudo pronto , mas também é bem carinha .

Flugêncio
06/06/2007, 09:31
Até a caixa original francesa quebra a longarina. Estes dias estava com o Baréniva fazendo um passeio aqui no RJ e quando fui manobrar no estacionamento escutei um barulho indicando que algo tinha quebrado.
Foi exatamente a chapa interna onde é fixada a caixa de direção, estava no alto do Corcovado e muitas curvas de ladeira abaixo me esperavam, mas desci numa boa, apenas fazia um barulho enorme quando fazia uma curva mais fechada. "Mas ela já tinha avisado que isto ia acontecer"

m.vinicius
10/06/2007, 05:37
flugencio o que é SR no seu motor? "Super Resistente"? rsrs

Flugêncio
10/06/2007, 17:13
Espero que fique "Super Resistente":dance:, mas era porque estava meio "Sem Rumo":putz:, mas agora é "Sem Remorços" depois de umas pequenas modificações, esperando não ficar "Sempre Ruim".:mrgreen:

m.vinicius
12/06/2007, 05:34
"sempre ruim" nem pensar! afirme vai ficar bão! senão atrai urucubaca. eu espero que o meu fique bom, depois de longos anos de raid (uns 7 por ano). agora tô trocando motor vai para ap 1.8 veneninho bem básico cabeçote rebaixado, retifica geral e comando alem da direção. espero então que fique 1.8 SB " sempre bom" rsrsrs.

m.vinicius
12/06/2007, 05:38
esqueci das fotos´, durante a colocação do motor posto umas fotinhas.

Nivoide
12/06/2007, 22:49
Vinicius, o q ue vc fez no seu distribuidor que ta aguentando toda essa água?
Se vc vai de ap, bola um esquema bom na parede corta fogo pra vc ter espaço pra mexer no distribuidor, pq o meu é colado na lata e é uma droga se precisar mexer nele...

m.vinicius
13/06/2007, 05:51
SACOLA DE SUPERMERCADO! nem eu acreditava, tinhamos uma copa no vale do paraiba em sp, chamada vale raid, parou neste ano. nunca vi tanta água como aqueles caras de taubate, caçapava,Sao jose dos campo e mogi das cruzes, gostam. é absurdo pra mim que moro numa região desertica bem num canto de minas gerais.
Receita: isolar o distribuidor original, com uma sacola plastica, preferencialmente as mais grossas e fechava com silver-tape. bobina a mesma coisa. cabos de vela accel 8.8 mm é caro mas compensa.
Nivoide vc diz cortar a parede corta fogo, fazer uma funilaria no local?

Nivoide
18/06/2007, 10:09
como o ap fica bem proximo da parede, tanto o filtro de oleo original ( o longo) qto o distribuidor ficam colados na parede....vi um niva que o cara fez um concavo nessa regiao para melhorar isso...ficou bom, mas eu sinceramente acho que nao vale o empenho no meu caso que ja ta tudo montado...mas pra quem estiver colocando o motor tudo aberto e tal dai tem de se pensar nisso.

robertofs
19/06/2007, 23:26
camaradas, ainda não obtive uma resposta para a pergunta

"e ai galera, resumindo o tópico que iniciei, o ideal seria a cx vw tanto DH ou mecanica, tendo em vista o fator da cx de opala comprometer a estrutura das longarinas e corta fogo. na cx vw um bom PEITO DE AÇO com certeza evita danos causados numa trilha. e por ser uma estrutura monobloco, o sistema de cremalheira e pinhão seria mais indicado. ESTOU CERTO NA MINHA AFIRMAÇÃO?!?!?!?!?!?
01-06-2007 10:46 "
aguardo,,

Recomendo dar uma olhada nesse post:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=411806&postcount=7

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

Jossano
19/06/2007, 23:59
Roberto,

Quando eu vi essa foto. ha muito tempo. fui correndo num desmanche e peguei a caixa de um santana para medir, pois achei perfeita a ideia.... entretanto se observar bem, vera que toda a suspenssao dianteira esta modificada, de original nao tem nada.

Nao da para colocar a caixa do santana nessa posicao com a suspenssao original...

Saliento a todos que que tenho a adaptacao de uma caixa de Opala ha 6 longos anos ( desde 2001) e fui de sampa para o ceara 2 vezes, RODEI de jericoacoara aos lencois maranhences umas 200 vezes num ano (areia, dunas e terra) e nada de anormal existe na estrutura da longarina.

existe adaptacoes e adaptacoes

saber fazer direito é uma arte dominada por poucos

robertofs
20/06/2007, 09:03
Roberto,

Quando eu vi essa foto. ha muito tempo. fui correndo num desmanche e peguei a caixa de um santana para medir, pois achei perfeita a ideia.... entretanto se observar bem, vera que toda a suspenssao dianteira esta modificada, de original nao tem nada.

Nao da para colocar a caixa do santana nessa posicao com a suspenssao original...

Saliento a todos que que tenho a adaptacao de uma caixa de Opala ha 6 longos anos ( desde 2001) e fui de sampa para o ceara 2 vezes, RODEI de jericoacoara aos lencois maranhences umas 200 vezes num ano (areia, dunas e terra) e nada de anormal existe na estrutura da longarina.

existe adaptacoes e adaptacoes

saber fazer direito é uma arte dominada por poucos

A questão não é a posição, mas o sistema. Independentemente da suspensão dianteira ter sido refeita, embora não tenha mudado o conceito em relação à suspensão original, mas apenas otimizado alguns fatores, como curso e amortecimento em função das características de uso ao qual o veículo foi preparado, o detalhe é que usaram um sistema de direção que é consagrado na industria automotiva, e mesmo sendo possível colocar o setor do VW Santanta na dianteira do Niva, não resta dúvidas que mesmo com a suspensão original seria possível colocar o setor na mesma posição em que se vê na foto, usando um setor diferente do VW Santana, afinal, existem outras marcas e modelos no mundo heheheh

Bom, só quis ilustrar isso.

[]'s
Roberto França
Goiânia-GO.

m.vinicius
22/06/2007, 05:35
eu já tinha babado neste niva, foi postado as fotos ha algum tempo atras. É ANIMAL este niva. queria um assim, meus raid's teriam sido bem mais ADRENALIZADO!

agora que o sistema fica muito exposto abaixo da linha das longarinas, fica! e pode dar uma zica lá na frente. eum mesmo já bati com aquela tranqueira do niva numa trilha que o eixo quase ficou, com o setor de direção aí eu não teria como voltar da trilha pilotando, porque o carro até o dia que parei para reforma estava meio torto de frente. então iria voltar no cambão.

Fabinho YAWARI
17/07/2007, 06:45
E a tal caixa francesa?! Como funciona?! Quais são as vantagens?! Desvantagens?! Custo?! Onde comprar?!

Rones Jr
17/07/2007, 09:06
Fábio,

A Caixa Francesa ou Gemmer é uma cx desmultiplicada. Fica mais leve ...mas tem dar mais voltas ao volante. Fica entre a original e a do Maverick...tanto em levesa quanto em número de voltas.

Fabinho YAWARI
17/07/2007, 15:42
Mas em questão de adaptação acredito que seja mais simples, ou melhor, não necessita de adaptação. Estou certo?!

Rones Jr
17/07/2007, 16:35
Sem adaptações...vinha de fábrica. O bom mesmo seria conseguir a cx hidráulica...como na Itália!