PDA

Ver Versão Completa : Vitara Canvas - "O PARAFINA"

Felipe Nogueira Torrano
24/05/2007, 15:05
Fala Galera!!

FINALMENTE!!
Depois de 1 ano de fórum comprei minha viatura!!

Foi difícil a escolha! Troquei de opções diversas vezes...
Nesse tempo todo o fórum foi de fundamental importância na minha escolha!

Fiquei realmente impressionado como as pessoas estão incrivelmente dispostas a ajudar e tirar dúvidas!
Não tenho como agradecer a todos que me enviaram mensagens e dicas...
Bom... acho que agora só surgirão é mais dúvidas!! HEHEHE!!

Vamos à Viatura...
Trata-se de um Vitara Canvas 95 Branco, carinhosamente chamado de PARAFINA!
Ele já veio com alguns brinquedos!! A lista:
- Calço de suspensão - não sei de quanto nem de onde!! Nem o antigo dono sabia!!
- pneus BF AT 31’
- Rodas aro 15 off-set -25 tala 8
- Pára-choques de ferro na frente (com “berço” para guincho) e atrás
- Faróis de milha Hella
- mais (?) - Nem sei se tem mais coisas!!

O consumo do PARAFINA ta legal! Está fazendo 9km/l!
Aquela revisão geral inicial já está feita! Já estou louco para bota-lo no barro!!

Por enquanto só posso dizer que estou 100% satisfeito com o Vitarinha!!
Excelente carro!!

[]'s a todos e mais uma vez OBRIGADO!
PS: Em breve algumas fotos (inclusiva a do avatar)

Felipe Nogueira Torrano
24/05/2007, 15:18
Fala Galera!!

Então... estou louco para experimentar o PARAFINA na trilha!
Só que tem uns probleminhas que estão me encafifando!!!

1) Com o calço de suspensão e os pneus 31', com as rodas esterçadas, o pneu raspa na parte de trás da caixa de roda se houver uma valeta não tão respeitável!!
Ou seja... estou achando que desta maneira não tem como fazer trilhas!! Alguém sabe se é realmente inviável (trilhas leve mesmo só para começar)!!

2) Logicamente vou resolver o problema... mas não agora!! Com a compra do PARAFINA e a revisão estou sem latinhas!!
A nova dúvida é sobre COMO vou resolver o problema!
Vi que está rolando uma importação do Kit da Callmini (?) com o preço mais em conta! (Se é que se pode chamar disto)
Só este Kit já comporta os pneus 31'?? Ou seria melhor levantar a carroceria?
Tem alguma solução imediata e barata?

3) Os pneus BF AT estão com menos de meia-vida!! Acho que no barro ficarão igual sabão!!
Da para encarar uma trilhazinha mesmo assim?

Putz!! Foi mal pelo monte de perguntas!
Estou meio afobado para testar o Jipe! Mas não quero me precipitar e ter problemas logo de cara!!

Todas as opniões serão muito bem vindas!
MUITO OBRIGADO a todos já de antemão!

[]'s ansiosos!!

Felipe Nogueira Torrano
24/05/2007, 16:39
Ops....
Mais uma dúvida!! Iniciante é fogo!

Quantas libras nos pneus? Asfalto e trilha
Lembrando que são BF AT 31'...

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
08/06/2007, 11:06
Conforme prometido lá vai as fotos!!:concordo:
Tava demorando para abrir o tempo aqui em Sampa! Afinal... as fotos tinham que ser com a capota abaixada não é??

O parafina ainda esta limpo e não viu barro!! :parede: Mas isso logo vai mudar!
[]'s a todos

PS: Desconsiderem minha cara de bobo!! :oops: To assim com o Vitara!

Jeanilson
10/06/2007, 12:05
Felipe,

Respondendo as suas perguntas:

Se trocar esses 31" por 235 MUD os pneus deixarão de raspar na lata, além de melhorar (e muito) o desempenho nas trilhas.

Jeanilson
10/06/2007, 12:05
Felipe,

Gostaria de ter dado uma resposta mais completa mas o Fórum não está deixando... :-x

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
11/06/2007, 17:47
Fala Jeanilson!

Também estou chegando à conclusão que trocar por menores é o melhor a fazer!
Pensei em levantar mais o Parafina mas para as minhas finalidades acho que não vale a pena!:discordo: Além do que, pelo que vi no fórum, o BL é meio controverso!! :pensativo:Tem quem defenda e quem ataque!
No entanto a troca não será agora... Esperarei que o atual pneu chegue ao fim de sua vida!

Muito obrigado pela sua opinião!:concordo:

[]'s a todos

PS: Alguém tem alguma opinião sobre quantas libras nos pneus?

Felipe Nogueira Torrano
11/06/2007, 18:15
Fala Galera!!

Nesse último sábado o Parafina fez seu primeiro passeio!!:dance: Sim... somente um passeio sem nada que oferecesse dificuldade!
Mesmo assim, em uma estradinha de terra, testei um pouquinho a tração e a reduzida!! Só para sentir!! A reduzida é um barato!!!:twisted:

Segue algumas fotos do passeio:

1- Meu cunhado, minha irmã, eu e minha pequena! Vista de cima do Morro do Pelado!
2- Visão do Parafina!
3- O Morro do Pelado é local de salto de Parapente!
4- Na estrada!
5- Final de tarde no Morro do Pelado!

Por enquanto é só!!
Valeu Galera!!
[]'s

SmootH_
11/06/2007, 18:49
muito bom, sinceramente acho que vale a pena um body lift sim, pois nao vai precisar diminuir os pneus e nao vai raspar
pelo que vi realmente o pneu ta beem perto da caixa de roda
mas o vitarinha ta muito bonito, e com o tempo tu vai descobrir que ele faz muuuuito mais bonito do que tu imagina!
parabens
obs. adorei o bandeid hahahaha
[]´s

Pai do Pedro
11/06/2007, 18:54
Fala Galera!!

Nesse último sábado o Parafina fez seu primeiro passeio!!:dance: Sim... somente um passeio sem nada que oferecesse dificuldade!

E aí Felipe, parabéns pelo carro!!!
Aqui em Fortaleza esse é o carro mais usado nas dunas... se dá muito bem com elas.
Gostei tb das fotos. Posta lá no "Para os amantes de fotografia".
Sds.
:concordo:

Felipe Nogueira Torrano
12/06/2007, 23:31
Fala Smooth!!

...sinceramente acho que vale a pena um body lift sim, pois nao vai precisar diminuir os pneus e nao vai raspar
pelo que vi realmente o pneu ta beem perto da caixa de roda...

Pois é... Tenho pensado muito sobre isso!! :pensativo:
Da uma certa dor ter que diminuir o pneu! O meu medo é que uso o carro todos os dias e também viajo!! Isso em relação ao consumo´e estabilidade...
Mas o V8tão deve ser uma barbaridade!! Também deve dar gosto acelerar!! :twisted:

...mas o vitarinha ta muito bonito, e com o tempo tu vai descobrir que ele faz muuuuito mais bonito do que tu imagina!
parabens
obs. adorei o bandeid hahahaha
[]´s

Obrigado mesmo!
Tembém achei o Badeid bacana!!:concordo: Veio com o carro!!
[]'s

Felipe Nogueira Torrano
12/06/2007, 23:35
E aí Felipe, parabéns pelo carro!!!
Aqui em Fortaleza esse é o carro mais usado nas dunas... se dá muito bem com elas.
Gostei tb das fotos. Posta lá no "Para os amantes de fotografia".
Sds.
:concordo:

Fala Pai do Pedro!! :D
Legal o nome!!

Obrigado pelos elogios!
Já vi umas fotos e videos das dunas em Fortaleza!!
Nossa!! Muito dez!! :palmas:Deu uma vontade louca de dar um passeio por lá!!
Quem sabe...

[]'s

Jeanilson
13/06/2007, 20:46
...
Pois é... Tenho pensado muito sobre isso!! :pensativo:
Da uma certa dor ter que diminuir o pneu! O meu medo é que uso o carro todos os dias e também viajo!! Isso em relação ao consumo´e estabilidade...
...

Felipe,

Realmente com o body-lift a estabilidade irá diminuir, pouca coisa, mais vai!

Mas o maior problema que vejo com o Body-Lift é que, se ele não for bem feito, com o correto calçamento de TODOS os pontos de apoio da carroceria, com o tempo a carroceria vai apresentar trincas e ruídos, principalmente se fizer muitas trilhas, já que o chassi do Vitara "torce" em desníveis. Os kits de Body-Lift que tem no mercado não vem com todos esses apoios, ou seja, você vai ter que fabricar os apoios que faltam e aí mais $$$ :shock:

Já em relação ao consumo, com pneus menores a viatura vai beber menos e o motor terá mais torque (já que com o pneus 31" a relação está 12,2% mais longa do que a original).

Como eu estava querendo explicar no meu primeiro post, trocar esses pneus 31" AT por uns 235/75 ou 30" MUD é a solução mais econômica, já que você poderá ainda vender os pneus usados e recuperar parte do dinheiro. Mas se você quiser ficar com os 31", vai ter que fazer Body-Lift para que eles parem de raspar na lataria.

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
14/06/2007, 16:55
Como eu estava querendo explicar no meu primeiro post, trocar esses pneus 31" AT por uns 235/75 ou 30" MUD é a solução mais econômica, já que você poderá ainda vender os pneus usados e recuperar parte do dinheiro. Mas se você quiser ficar com os 31", vai ter que fazer Body-Lift para que eles parem de raspar na lataria.

Fala Jeanilson!!

Realmente eu irei trocar os pneus!! Isso por causa do uso que darei à viatura!!
Nem tinha pensado na possibilidade de usar os atuais na troca!:pensativo:
Boa idéia!

Mas... tem diferença de tamanho no 235 e no 30''??:?:
Como saber, na hora da troca, se vai raspar em algum lugar ou não??:?:

Muito obrigado mesmo pelas respostas!! :concordo:E desculpe a folga de tantas perguntas!!

[]'s

Jeanilson
16/06/2007, 18:15
...
Mas... tem diferença de tamanho no 235 e no 30''??:?:
Como saber, na hora da troca, se vai raspar em algum lugar ou não??:?:
...
Felipe,

O pneu 30" (que é da série 80) possui pouca diferença em relação ao 235/75-15 (em torno de 3%). Na prática, podem ser considerados como "equivalentes".

Quanto à raspar, acredito que não, pois Vitara com lift de 2" e pneu 235 já é "receita padrão".

[]'s

enio chagas
16/06/2007, 18:19
Gostei da foto 3. Você é voador?

Felipe Nogueira Torrano
18/06/2007, 19:26
Felipe,
Quanto à raspar, acredito que não, pois Vitara com lift de 2" e pneu 235 já é "receita padrão".

Fala Jeanilson!

Muito obrigado por toda sua ajuda!!:concordo:
Vou provedenciar a troca dos pneus o mais rápido possível pois quero fazer trilhas logo!!:parede:

A durabilidade do MUD é muito menor que o AT com o uso no asfalto!! Sabe como é... uso diário!!!

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
18/06/2007, 19:28
Gostei da foto 3. Você é voador?

Fala Enio!!

HAHA!! Não sou voador não!!
Mas lá no morro do Pelado tinha vários caras saltando!! Direto, sem parar!!:shock:
Show de bola!!

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
22/06/2007, 18:13
Fala Galera!!

Hoje fui resolver um problema que parecia simple mas complicou!!:parede:

O Parafina estava apitando ao frear!! Fui no meca e o disco e pastilhas estavam nas últimas!! Já fiquei meio pu%$# porque na mega revisão que fiz após a compra do carro, me disseram que os freios estava bons!! Isso outro meca...

Beleza!! Fui na Suzucar e comprei o que precisava!
Quando voltei ao meca para a troca; o problema: tinha um prisioneiro e porca espanados em cada roda!! Parece que o outro meca martelou a porca para que ela encaixasse no prisioneiro!! Fiquei pu#%¨@ de verdade!! :evil:
Vc deixa o carro para os caras verem se está tudo bem mas eles omitem problemas!! Pior... eles pioram os problemas!!:shock::evil::evil::discordo:

Quando a raiva passou fui procurar as pecinhas e... lógico que não encontrei!!
Resultado: estou com apenas 4 parafusos em cada roda dianteira!!
Não posso deixar de me perguntar: Esse problema é muito sério?? Já encomendei os prisioneiros e porcas mas só na segunda! Da para andar tranquilo??

Bom galera é isso!! Foi mais para desabafar mesmo!!
Sabe como é... Só o fórum e seus frequentadores me entendem!!:lol:
Já estou ouvindo meu pai falando: "Viu?? Compra carro velho, vai!!"

[]'s a todos

ArthurC
28/06/2007, 03:15
A durabilidade do MUD é muito menor que o AT com o uso no asfalto!! Sabe como é... uso diário!!!

Na verdade a durabilidade é a mesma, a diferença é que os MUD perderão a eficiência para trilha antes, comparado ao um AT que serve apenas pra passeio. Mas ambos rodam a mesma Km.

Ah, e pode rodar 1 semana com apenas 4 parafusos sim. Eu rodei 1 ano com 4 em uma roda no Jeep por esquecimento.

[]s e parabéns pelo jipão

Pai do Pedro
28/06/2007, 07:47
Felipe, eu não sei no vitara mas no Jimny tive problemas como o seu e utilizei porcas e tarugos (prisioneiros) do Corcel II. São iguais e bem baratinhos (mesmo os cromados).
Sds.

Felipe Nogueira Torrano
01/07/2007, 19:00
Na verdade a durabilidade é a mesma, a diferença é que os MUD perderão a eficiência para trilha antes, comparado ao um AT que serve apenas pra passeio. Mas ambos rodam a mesma Km.

Fala Arthur!!!

Valeu pela dica!!! Verei se consigo experimentar um Vitara com mud pra ver como é que se compporta no dia-a-dia!! Se for maneiro vai esse mesmo!!

[]'s

Felipe Nogueira Torrano
01/07/2007, 19:02
Felipe, eu não sei no vitara mas no Jimny tive problemas como o seu e utilizei porcas e tarugos (prisioneiros) do Corcel II. São iguais e bem baratinhos (mesmo os cromados).
Sds.

Fala PAi do Pedro!!!

Opa!! Boa dica!! Tão cobrando caro pelos originais!!
Verei se cabem!!!
[]'s agradecidos

Felipe Nogueira Torrano
23/11/2007, 16:06
Fala Galera!!

Fiquei um tempão sem entrar no fórum!! Correria da vida...:putz:

De volta para atualizar o que aconteceu com o Parafina nos últimos tempos:

10/08 - Feita a troca da coifa da homocinética esquerda. Usei a coifa do Fiesta 96... Encaixou perfeitamente! É praticamente igual!:-)

29/10 - O Vitarinha me deu problema... Simples mas me deixou à pé por 1 dia!
O alternador foi pro espaço... O problema foi levar o carro até em casa (era tarde da noite). O carro nem dava sinal de vida mais. Chamei meu cunhado e chupetamos o carro. Mas como estava sem alternador tivemos que fazer isso umas 4 vezes até em casa.
No meca, no dia seguinte, ele me indicou um cara que retificava a peça. O preço mais em conta que uma nova na Suzucar e a garantia 3 vezes maior!!!:shock:

Agora está tudo resolvido...
Carro 100%!:dance:

Para constar alguns dados que acho interessante colocar:
Km atual: 63.200. Isso no hodômetro. Não é original!
Estava com 52.123 no dia que peguei o carro!
Consumo: 9km/L na cidade. Na média... Tem tanque que faz menos e tem tanque que faz mais. Depende do trânsito de Sampa...

Por enquanto é só...
Saudações!

Felipe Nogueira Torrano
20/12/2007, 18:56
Fala Galera!!

Novos acontecimentos com o Parafina...

Há duas semanas atrás, no começo de dezembro, uma árvore ligeiramente alcoolizada colidiu na traseira do Parafina!!:putz: :rolleyes:

Aquele para-choque de ferro que eu achei que era muito difícil de entortar... entortou! Deve ter sido forte!
O pior é que ao entortar empurrou a lataria de deformou um pouco a lateral na região da boca do tanque de combustível.:parede: E ainda por cima o para-choque ficou muito perto do pneu e qualquer coisinha raspa!! Tá um saco...

Alguém sabe se esse para-choque é "desamassável"? E a lataria é fácil?

Fora isso tem uma série de problemas que eu quero resolver... Mas queria levar em um meca que conheça bem os Vitaras!!
Alguém conhece algum aqui na região do Brooklin, Moema e Campo Belo??

Por enquanto é isso!!

Km atual:64.400

[]'s a todos!

Felipe Nogueira Torrano
12/03/2008, 00:40
Fala Galera!!!

Finalmente estou sentindo que o carrinho ta totalmente acertado!!:dance:
Faltava mesmo era levar em alguém que manja desse jipiho!
Levei na Oficina Universo Off-Road do Daniel lá no Brooklin! O cara é bom...:palmas:

O Vitara estva fazendo um nhéc-nhéc a algum tempo!! Eu não liguei muito pois achei que era algo bem simples!! Depois de algum tempo começou um vazamento razoavelmente grande de óleo!!
Peguei o jipinho e fui até a oficina!! Nessas horas que eu percebo que ser leigo é f&%#!!
O Daniel bateu o olho e percebeu que o motor estava meio caído!!:putz: O coxim do motor (ainda original) tinha ido pro espaço e o motor apoiou no suporte! Depois de um tempo esse suporte quebrou e o motor estava apoiado com o cárter no diferencial!!:parede:
O nhéc-nhéc era o cárter raspando no diferencial... e de tanto raspar abriiu um buraco!! Dai o vazamento de óleo!!

Depois de ficar sem o Parafina por uns 20 dias peguei ele de volta!! Dessa vez tudo consertado e tudo revisado por quem manja muito!:dance:
Ele tá muito bala!!:twisted:

Para quem for de Sampa recomendo muito a oficina do Daniel!!

Agora só falta trocar logo os pneus que estou enrolando faz tempo!! Quero entrar em uma trilhinha leve logo, logo!!:mrgreen:

Km atual: 66.980
Consumo: 8,87km/l
Valeu Galera!
[]'s a todos!

Felipe Nogueira Torrano
31/03/2008, 18:50
Fala Galera!!

Nessa última sexta-feira o Parafina ganhos novos sapatos!!:dance:

Descobri que os antigos pneus tinham 20 anos!!!:shock:
Fiquei muito receoso pois li alguns posts contando de pneus que estouraram após a validade de 5 anos!
Fui atrás disso rápido, mesmo com a possibilidade de ter que vender o Parafina em um futuro próximo!:cry:

Os pneus são agora os BF All Terrain 235/75R15, ideais para a configuração atual do meu Vitara!
Queria os MUD mas não encontrei em lugar algum... Essa dificuldade somada ao meu uso (rodo muito na cidade) fez eu desistir!!

Com pneus novos (e menores) o carro está mais esperto e espero que mais econômico!! Uma diferença que eu não esperava é que ele ficou mais macio... Acho que a borracha do antigo já estava muito comprometida e perdeu suas características ficando mais dura... falei besteira?

Por enquanto é só...
[]'s a todos!

Felipe Nogueira Torrano
04/11/2008, 14:24
Fala Galera!!

Faz muito tempo que não posto nada aqui....
Só pra não abandonar de vez o tópico vou falar umas besteiras aqui!:mrgreen:

To incomodado com os faróis do Vitara. São bem ruins de iluminação e pra piorar quebraram as catracas que direcionam o farol para fazer o alinhamento.:-x Troquei as lâmpadas só que agora tá tudo desalinhado.
Como nínguem consegue arrumar o farol to pensando em trocá-los...

Além disso a Roda-Livre automática foi pro saco! Descobri isso faz pouco tempo!! Acho que vem umas AVM manuais por ai...8)

Por enquanto é só!!

[]'s a todos

Felipe Nogueira Torrano
25/09/2009, 14:35
Fala Galera!!

Eu tinha até esquecido do meu tópico... huhauahua:mrgreen:

Bom, o Parafina já se foi! Vendi ele no comecinho de março com faróis novos e roda-livre AVM...:parede::parede::parede: E já me arrependi!!!:parede::parede::parede::parede::pared e::parede::parede:

Tô a procura de outro Suzuki... vendo de tudo: Samurai, Vitara e Jimny!

[]'s a todos
Felipe Nogueira

Marvin_CPS
25/09/2009, 20:07
Fala Felipe,
muito bacana sua empreitada com o Parafina...
Recentemente adquiri um samuca, "pouco modificado".... Hehehe
Motor original, mas suspensão mexida... tem umas fotos dele no meu album... Depois dá uma olhada!!!
Mas oq posso te dizer é que o bixim nega fogo naum... Eh pau pra toda obra... Uso ele diaria/e pro serviço/facul.. Msm com pneus frontiera...

Qdo tiver um novo brinquedo posta pra gente!!!
Abs....

Felipe Nogueira Torrano
22/11/2009, 18:24
Valeu a força Marvin!

Já to atrás de um Samuka pra mim!!
Se conhecer alguém afim de vender me avisa!

[]'s e parabéns pelo seu Samuka que tá bala!