Ver Versão Completa : Motor de opala 6cc cuspindo agua
Pessoal
Bom dia
Entao, mais uma vez preciso de uma ajuda.
Meu motor 6cc de opala foi recentemente convertido pra alcool. Mandei fazer tudo direitinho (carburador novo, coletor, vela, rabaxei do cabeçote 2mm). O carro ainda ta meio estranho e eu notei recentemente que quando esquento o motor, com o afogador puxado, espirra um pouco de agua so por um dos escapamentos (to com 6X2) e depois quando esquenta diminui.
Alem disso em muito pouco tempo (uns 15 dias) surgiu uma borra, tipo uma espuma densa marrom, no reservatório de agua que nao existia antes.
Levei de volta no mecanico e ele disse q nao tem agua no óleo.
Alguem pode me ajudar?
Valeu gente
Lucas Nassif
24/05/2007, 15:30
Pessoal
Bom dia
Entao, mais uma vez preciso de uma ajuda.
Meu motor 6cc de opala foi recentemente convertido pra alcool. Mandei fazer tudo direitinho (carburador novo, coletor, vela, rabaxei do cabeçote 2mm). O carro ainda ta meio estranho e eu notei recentemente que quando esquento o motor, com o afogador puxado, espirra um pouco de agua so por um dos escapamentos (to com 6X2) e depois quando esquenta diminui.
Alem disso em muito pouco tempo (uns 15 dias) surgiu uma borra, tipo uma espuma densa marrom, no reservatório de agua que nao existia antes.
Levei de volta no mecanico e ele disse q nao tem agua no óleo.
Alguem pode me ajudar?
Valeu gente
Pexe, não sou a melhor pessoa pra responder, mas posso tentar ajudar!
Em dias de frios, é comum sair água no escapamento quando frio. Quando o veículo é a alcool, a chance é maior ainda. No seu caso, quando vc puxa o afogador, é pq enriquece a mistura, e a tendência é cuspir um pouco mesmo. Se depois de quente continua saindo água, com o afogador, ainda é normal, eu axo, mas se cuspir com motor quente e sem o afogador é o combustível adulterado!
Sobre a borra, é o seguinte: Pode ter criado "ferrugem" ou pode ter "barro" no circuito de arrefecimento. Já vi essa borra no reservatorio de um Palio 1.0. Provavelmente é ferrugem. Esvazie esse reservatorio, e lave bem, e apos isso coloque aditivo! Isso não influencia nada no óleo do motor, a não ser que dentro do circuito esteja furado, junta queimada e por aí vai...:pensativo:
Qualquer coisa grita aí! :concordo:
[]'s tentando ajudar
Lucas,
O que me deixou mais com pulga tras da orelha foi o fato de sair agua so por 1 dos escapes (dos colindros 4, 5 e 6) e nao pelos dois.
Quanto a "lama" o mais estranho é que como eu troquei pra alcool a agua foi esgotada completamente e ela surgiu logo depois (sendo que antes quando tava na gasolina a agua tava meio barrenta mas nao tinha essa espuma doida), antes mesmo de eu colocar aditivo (ja tinha comprado e desisti de colocar por causa dessa lama estranha)
Valeu pela força
[]'s
Lucas Nassif
24/05/2007, 17:36
Lucas,
O que me deixou mais com pulga tras da orelha foi o fato de sair agua so por 1 dos escapes (dos colindros 4, 5 e 6) e nao pelos dois.
Pexe, o fato de estar saindo por um escape só, pode ser normal, ou algum problema, claro. Mas isso infelizmente eu não sei responder! :?
Quanto a "lama" o mais estranho é que como eu troquei pra alcool a agua foi esgotada completamente e ela surgiu logo depois (sendo que antes quando tava na gasolina a agua tava meio barrenta mas nao tinha essa espuma doida), antes mesmo de eu colocar aditivo (ja tinha comprado e desisti de colocar por causa dessa lama estranha)
Por mais que esgote água, lave, lave de novo, a porr* da lama fica! No cascão acontece a mesma coisa. Troco água, lavo o radiador com pressão, mas a agua fica barrenta do mesmo jeito. Lave o radiador com mais frequencia (1 vez por semana). Pode ser que depois de algumas lavadas, o bixo fica normal!:rolleyes:
[]'sss :concordo:
leobnaval
03/06/2007, 21:54
olá pessoal, sou um novo membro e espero poder ajudar.
a água que sai pelo escapamento é normal e é água mesmo pois no álcool tem uma porcentagem de água e se o carro fica um tempo parado depois que liga sai mais água ainda pois acumula no silencioso e tubulação do escap. e geralmente enferruja a tubulação,"o álcool,por não gerar gomas e depósitos, não forma carbonização na câmara, o que mantém o motor mais limpo e não comprometendo óleo lubrificante,diminuindo desgastes" diz joseph trecho retirado da quatro rodas ed.565. alem disso o álcool pode ficar armazenado por longos períodos de tempo sem estragar(o álcool não estraga podendo ser utilizado sem problemas) já a gasolina estraga em 6 meses.
o fato de que frio sai mais água e por o motor estar frio e a água passa por todo circuito e sai pelo escap. já com o motor quente todo conjunto fica aquecido fazendo com que oa água saia na forma de vapor.
sobre o radiador tem um tópico de aditivo a ser utilizado falando de limpeza támbem,visitei hoje, qualquer dúvida leobnaval@yahoo.com.br
Quanto a "lama" o mais estranho é que como eu troquei pra alcool a agua foi esgotada completamente e ela surgiu logo depois (sendo que antes quando tava na gasolina a agua tava meio barrenta mas nao tinha essa espuma doida), antes mesmo de eu colocar aditivo (ja tinha comprado e desisti de colocar por causa dessa lama estranha)
Pexe, aditivo é um termo genérico. Existem aditivos para limpeza e aditivos para manutenção. Lá vão alguns exemplos:
> Bardahl RadClean e Bardal RadFlush servem para limpar o sistema de arrefecimento. Vc deve adicionar esse tipo de aditivo para limpar o radiador e depois esgotar o sistema. Ambos têm a mesma função, sendo que o Clean vc deixa uns 7 dias no sistema (e depois esgota) e o Flush deixa 15 minutos (esgota também).
> Bardahl RadCool ou Promax Fluido para radiadores são aditivos de manutenção, ou seja, servem para impedir a corrosão dos componentes. Esses são adicionados à água do radiador, não são para limpeza. É uma birita benéfica ao sistema, mas não tem ação de limpeza.
Sugiro que vc faça uma faxina para eliminar esse problema. É simples (e suja o chão pra caraca!): esgote a água pela mangueira inferior (motor frio, óbvio). Reabasteça colocando 1 Frasco do RadClean (200ml) e rode uns 10 dias. Esgote novamente, lave o sistema e reabasteça com 1 frasco de RadCool. Isso deve dar um pé na bunda dessa espuma.
Quanto à água saindo pelo escapamento, é normal sim. Seria bom se vc abastecesse em um posto que tem um pouco mais de álcool na água pra tirar a dúvida :putz: . O seu 250 deve estar bebendo um bocadinho, tá não? O fato de sair por um cano só (é o esquerdo???) significa que o seu Jeep é canhoto :shock:.
Abração, qq coisa a mais pergunta pro Lucas :mrgreen:
Cacá
E aí amigo, bem-vindo :concordo:
... é normal e é água mesmo pois no álcool tem uma porcentagem de água ...
Pô, cê tá bonzinho, hein? Uma porcentagem de água? A água é que tem uma porcentagem de álcool :mrgreen: .
[s],
Cacá
joão k. chikui
03/06/2007, 23:53
PEXE
E o nível de agua do radiador está se mantendo , ou está baixando?
Se estiver, pode ter problema de junta.
PEXE
E o nível de agua do radiador está se mantendo , ou está baixando?
Se estiver, pode ter problema de junta.
Ou cabeçote e/ou bloco trincado...
Já tive C10 que baixava água todo dia um pouco... Mas pouco meeesmo. Em 1 semana o nível ficava abaixo das colméias do radiador... Rodei por meses assim, até que um dia resolvir encosta-la para "dar um trato"
Conclusão: O cabeçote tinha trincado a muuuito tempo e com o funcionamento do motor o sistema de arrefecimento era pressurizado e a água expelida pela tampa do radiador :(
Mas era quase "impercebível", por isso de uma boa olhada nesse sistema.
[]´s
Lucas Nassif
04/06/2007, 13:18
O fato de sair por um cano só (é o esquerdo???) significa que o seu Jeep é canhoto :shock:.
Abração, qq coisa a mais pergunta pro Lucas :mrgreen:
Cacá
Pq pra mim??? Só pq eu sou canhoto?? (e sou msm:mrgreen:)
[]'sss
Pexe...
> Bardahl RadClean e Bardal RadFlush servem para limpar o sistema de arrefecimento. Vc deve adicionar esse tipo de aditivo para limpar o radiador e depois esgotar o sistema. Ambos têm a mesma função, sendo que o Clean vc deixa uns 7 dias no sistema (e depois esgota) e o Flush deixa 15 minutos (esgota também).
. . .
Sugiro que vc faça uma faxina para eliminar esse problema.
Caro amigo, para facilitar sua vida, esse bardhal pode ser usado sem a primeira troca de água, vá ao posto, compre, coloque e vá embora, te garanto (conhecimento próprio) que funciona e, não terá mais o problema de acúmulo de ferro dentro do sistema de arrefecimento (parece barro, mais é ferro emferrujado, do bloco).
Quanto à água saindo pelo escapamento, é normal sim. Seria bom se vc abastecesse em um posto que tem um pouco mais de álcool na água pra tirar a dúvida :putz: . O seu 250 deve estar bebendo um bocadinho, tá não? O fato de sair por um cano só (é o esquerdo???) significa que o seu Jeep é canhoto :shock:.
Abração, qq coisa a mais pergunta pro Lucas :mrgreen:
Cacá
O ideal seria verificar o cabeçote (isso me lembra a trilha master...não é?), pode haver trinca, pois a água é normal sair, mais de forma igual. O 6x2 que possue tem silêncioso/abafador onde há comuniocação entre os canos? Ou são silênciososabafadores separados?
Sendo o primeiro caso, talvez quando há o acúmulo no sistema de exaustão, com a turbulência interna do silêncioso/abafador, jogue somente para um cano (talvez).
Sendo o segundo caso, observe periódicamente o nível de água no radiador, como também se não há contaminação do óleo do motor por água.
Sobre a espuma, já verificou se sua composição é oleósa, colocando-a no dedo e friccionando um contra o outro? Caso sentir que há óleo, retire o cabeçote, por conta da retífica, pois a mesma não o analisou!
Estas, são as minhas opiniões.
Abraços.
Kim.
Todomundo,
Fui no mecanico semana passada e ele percebeu um furinho de leve no radiador, por isso, segundo o grande Mané, nao tem como saber se ta saindo pra outro lugar.
Entao o conselho q ele me deu foi de tapar o furo no radiador e observar o nivel. Nao esta misturando oleo com agua...o que é estranho.
Ele deu uma limpada no radiador tb e a borra diminuiu.
A agua continua a sair mais de um lado do que de outro, e meu escape é duplo com dois abafadores pequenos.
Outra coisa, o mané deu uma regulada na alimentação de ar do carburador e os pipocos diminuiram, porem continuam na baixa quando eu seguro o carro no cambio e pelo q parece mais do lado esquerdo (de novo). Será que isso pode ser abafador zuado?
Bom vou tapar esse furo no radiador e assim q eu tiver noticias eu comunico aqui.
Valeu pela ajuda, de verdade
[]'s
Pexe
Valeu gente
Pexe, na boa, procura um outro meca pra pegar uma segunda opinião. Ja falaram aí de junta queimada, vc converteu pra álcool e essas duas coisas tem grande afinidade. Vale a pena consultar outro profissional :pensativo: ...
[s],
Cacá
Lucas Nassif
04/06/2007, 17:21
Pexe, quis pipocos são esses?? Explica melhor isso aí, plz!
[]'sss
Todomundo,
Fui no mecanico semana passada e ele percebeu um furinho de leve no radiador, por isso, segundo o grande Mané, nao tem como saber se ta saindo pra outro lugar.
Entao o conselho q ele me deu foi de tapar o furo no radiador e observar o nivel. Nao esta misturando oleo com agua...o que é estranho.
Ele deu uma limpada no radiador tb e a borra diminuiu.
A agua continua a sair mais de um lado do que de outro, e meu escape é duplo com dois abafadores pequenos.
Outra coisa, o mané deu uma regulada na alimentação de ar do carburador e os pipocos diminuiram, porem continuam na baixa quando eu seguro o carro no cambio e pelo q parece mais do lado esquerdo (de novo). Será que isso pode ser abafador zuado?
Bom vou tapar esse furo no radiador e assim q eu tiver noticias eu comunico aqui.
Valeu pela ajuda, de verdade
[]'s
Pexe
Valeu gente
Fala Pexe,
só vou dar um pitaco blz???
Tampe esse furinho do radiador que seu Meca falou........Um colega nosso em algum Post pra trás, disse que poderia ser a junta do cabecote e isso pode estar acontecendo mesmo(Pensando no facil, nem considerando tricas....)....Para verificar se esta entrando agua no motor, tem um teste fácil de se fazer......
Abra a tampa do radiador e encha de agua ate a boca dele.....Depois ligue o motor da sua viatura e observe se na agua que esta até a boca do radiador esta se formando pequenas bolhas........Se estiver, é pq agua está entrando no motor.......Se isso estiver aocntecendo, de uma olhada na Junta do cabecote que pode ter sido mal colocada ou esqueceram de aplicar silicone em algum ponto etc.......
Digo isso por experiencia própria, troquei a junta do meu motor e tudo foi resolvido...
Espero ter ajudado
Boa Sorte......
Diogo
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