Ver Versão Completa : Band com 2 baterias
Ney _Niterói
23/05/2007, 12:59
Amigos,
Depois de muito sofrimento na partida pela manhã (qdo faz frio), resolvi instalar uma segunda bateria... pois com a chupeta o motor vira fácil.
A bateria está boa, mas acho que é fraca: 130 AH (porém com 800A de corrente de partida). Vi que no catálogo da MOURA, a bateria de 150 AH possui 1.600 A de corrente de partida...
Peço aos amigos sugestões de capacidade para a segunda bateria e local para sua instalação.
Abraços
Ney
gbalero_URU
23/05/2007, 13:24
Hola Ney
siempre he escuchado hablar que si pones dos baterias deben ser iguales y de la misma antiguedad pues sino siempre la nueva se deteriora mas rapido.
En el mio tengo una de 200A en el lugar original con el soporte modificado es muy incomoda de colocar pero dura por lo menos 4 años sin tocarla, eso si tenes que poner una llave de corte general pues en caso de emergencia es muy dificil desconectarla.
Con respecto al arranque yo hice regular el caudal de partida de la bomba y la verdad no da una vuelta completa el arranque y el motor liga y aca ya estamos en los 3º a las 6 am que es cuando salgo todos los días.
creo que con una sola de 150A estaría sobrado.
Un Saudo Cordial Gerardo
Band longa papa-leguas
joão k. chikui
23/05/2007, 13:43
Nei, uso uma de 135 Ah , com 900 A de CCA. É mais que suficiente.
Se for por 2 , poderia ser de 85 a 100 Ah. Iguais e novas.
cristiano
23/05/2007, 14:14
Eu faço uso de duas baterias, mas a segunda é usada somente para acessórios.
A segunda é menor que a principal e interligada através de um diodo, e a melhor posição que encontrei foi debaixo do banco do motorista, ao lado da caixa da principal. Tem que isolar direitinho e prender para o positivo não encostar na estrutura do banco.
Denilson
04/06/2007, 10:50
Pessoal, hoje de manhã fui dar partida na minha band 88, e acreditem, não pegou, o motor roda muito devagar, a bateria é uma de 130 Ah, foi revisada faz 30 dias e o rapaz onde comprei a 1 ano e 2 meses, garantiu que ela esta boa, porem onde eu trabalho tem um caminhão 608 89, com bateria de 150 Ah, por curiosidade fui dar partida e o motor roda bem mais rapido. Hoje estava cerca de 10°C.
Nos dia quantes +ou- 25°C, o motor da minha band que foi feito faz 1 ano e meio é muito melhor pra pegar doque o do caminhão 608, por isso acho que os 20Ah faz bastante diferença no frio, estou achando melhor colocar mais uma bateria de 150 Ah na band. Acho que vai melhorar.
Denilson
Ney _Niterói
04/06/2007, 11:24
A capacidade em AH (130 ou 150) faz pouca diferença, fique atento a corrente de partida CCA (amperes). Por exemplo, a bateria MOURA 150 AH tem CCA de 1500 amperes, a minha bateria que é de 2º linha (MAX LIFE) é de 140 AH e possui um CCA de apenas 800 amperes.
Desde que comprei (abril 2005) a band tenho problema com a partida nos dias frios... já troquei 3 baterias, fiz várias revisoes no arranque (em eletricistas diferentes) mas nada parecia funcionar.
O último eletricista condenou a bateria, pois com uma "chupeta" o motor virava bem; a loja que me vendeu a bateria (julho passado) garantiu que a bateria estava "tinindo" de boa! Então estava disposto a colocar mais uma bateria em paralelo com a existente, mas o custo da bateria nova mais adaptação sairia por mais de R$ 300,00; resolvi como última tentativa, seguir o conselho de um amigo aqui do fórum: levar um cabo direto do polo negativo da bateria até a carcaça do arranque (melhorando o aterramento do mesmo).
O material (cabo e conectores) custou R$ 30,00 e gastei 30 minutos para fazer a ligação. Fiz isto no sábado (26-05), e desde então tem pegado fácil (todos os dias), mesmo com o frio daqui de Niterói (16º C). Parece que o problema está resolvido. Neste feriado estarei na serra da Mantiqueira, aí sim poderei saber se a "gambiarra" realmente resolveu!
renato732
16/07/2014, 10:29
Bom dia, a um bom tempo enfrentamos dificuldades em algumas peças para bandeirante.
Ela é uma 93. A única diferença gritante que tem é o fato de ter 2 baterias.
Uns vendedores falam que é adaptado, o que não é, pois foi tirada de dentro da fabrica, não passou nas mãos de concessionaria.
Outros que era uma serie limitada (1800 unidades) que era voltada ao exercito.
A um tempo atrás, o pai teve dificuldade em encontrar uma tampa do espelho das rodas dianteiras. Esse não saberei explicar pois não acompanhei. Esse ano fui tentar comprar os suportes das baterias, que não existe para venda, e o acabamento de borracha do estribo. Encontrei, porem não é da mesma medida (o da Toyota aqui é mais largo).
Quando chego na loja o vendedor já fala: "Ixi... a Toyota complicada"
Alguém conhece essa serie? Tem algum catalogo de peças especifico? (nos catálogos das lojas não constam as peças dela).
O Bandeirante com duas baterias, localizadas no cofre do motor é de série. Acho que foi de 93 a meados de 94. Todas com motor Mercedes OM-364 e com cambio de cinco marchas. Se a sua é 93, então é original.
Abrass.
Sergio c
16/07/2014, 11:13
Meio complicado mais o peso de duas baterias na dianteira, além do peso do motor e de todo o conjunto.
Carlo Pecca
16/07/2014, 12:01
RENATO732,
liga para o pessoal da www.tracaomania.com.br (http://www.tracaomania.com.br) ,que eles te dão uma assistencia. Muita coisa de Band original já não se encontra, mas outras é posíivel.
Meio complicado mais o peso de duas baterias na dianteira, além do peso do motor e de todo o conjunto.
é mais simples e barato utilizar uma bateria de 90ah ou 100ah como nas Toyota com motor 14b
renato732
16/07/2014, 13:38
Realmente, ela é OM364 e cambio 5 marchas.
A questão é que sempre procuramos peças originais e da série.
Acabamento não encontra nem em catalogo de peças, como o caso da "cantoneira de borracha" do estribo.
O suporte acabei tendo que fabricar um. Peguei os originais e mandei dobrar chapas, ficou idêntico.
Obrigado pelo contato, vou ligar na próxima semana ligo lá.
Sergio c
16/07/2014, 19:05
é mais simples e barato utilizar uma bateria de 90ah ou 100ah como nas Toyota com motor 14b
A minha era sob o banco do motorista, coloquei ela na carroceria e uso uma de 115ah, com guincho elétrico, não tem me deixado na mão ainda hehehehe
hercilio.neto
16/07/2014, 22:09
Não se trata de uma série limitada, mas são raras.
A configuração original com motor OM364 e câmbio de 5 marchas só foi produzida em 93 e uma parte em 94.
É a configuração preferida de muitos toyoteiros (incluindo eu)
Considere-se um homem de sorte.
Procurei muito por uma Band desse ano e hoje tenho a felicidade de ter o Imortal.
As Band 93 foram as primeiras com bateria no cofre do motor, tanque de 62 litros com bocal no lado do motorista e câmbio de 5 marchas.
As Band 94 com motor 14B usam só 1 bateria (maior) e o lugar é ocupado também pelo vaso expansor do radiador.
A configuração original é com 2 baterias, mas eu uso uma só.
Quando comprei o meu jipe veio sem o suporte da bateria que é preso no chassi. Logo encontrei um suporte para comprar aqui em Campinas mesmo, na Tor Off Road. Mas depois vi que tive sorte, porque é difícil de achar.
Voce verá que a Band 1993 e 1994 com motor Mercedes tem, além do lance das 2 baterias, peças que são exclusivas desses anos de fabricação.
O caixote tem torpedo fechado, que me agrada, mas é dificílimo de encontrar o tapete. No meu eu uso o tapete do 14B que tem uma tampa redonda e convexa no cambio e por isso o tapete fica papudo ali nos buracos das alavancas.
O cabo do velocímetro também é diferente. É exclusivo do ano.
Um detalhe da exclusividade, é que só as Band 93 tem na lateral as guelras da ventilação forçada e as janelinhas dos pés.
Amigão. Conserve essa Band.
renato732
17/07/2014, 09:10
O suporte que prende as baterias no chassis eu encontrei com facilidade na Fortbraz (Goiânia). Só que estava precisando das bandejas que são aparafusadas nesse suporte e que recebem as baterias.
Nem me fala de cabo de velocímetro. No começo era dificil encontrar, mais o pessoal da FortBraz logo começou a ter em estoque, provavelmente por causa da nossa Toyota, pq uso uns 5 deles por ano. Já mudei curvatura do cabo, locais de passagem, painel, coroa do cambio e nada. Volta e meia tem que trocar. Aprendi a "espichar" o cabo antes da instalação, isso esta ajudando a aguentar mais um mês.
Sempre achei essa Toyota diferenciada, pois na família tinhamos 16 Bandeirantes (isso mesmo, tios e primos e avô), nenhuma delas tinha as mesmas características.
Zeca - PVH
17/07/2014, 11:51
Hercílio, realmente a Band com essa configuração é um veículo diferenciado. Acabei de vender a minha ano 93 e já estou com dor no coração. Só vendi porque tenho um projeto bem bacana para realizar. Se no futuro houver a oportunidade de ter outra Band, com certeza a primeira opção vai ser com essa configuração.
Um abraço a todos.
Hercílio, realmente a Band com essa configuração é um veículo diferenciado. Acabei de vender a minha ano 93 e já estou com dor no coração. Só vendi porque tenho um projeto bem bacana para realizar. Se no futuro houver a oportunidade de ter outra Band, com certeza a primeira opção vai ser com essa configuração.
Um abraço a todos.
ja vendeu? que pena, ela tinha muito potencial..
Zeca - PVH
17/07/2014, 14:02
ja vendeu? que pena, ela tinha muito potencial..
Pois é Dudu; Tive que vender. Realmente ela tem muito potencial. Não falta muito para deixar ela bem legal. Na mesma razão que estou triste por ter que vende-la, também estou contente porque o cara que a comprou me pareceu que vai cuidar muito bem dela. Então ela vai estar em boas mãos. Aproveitando, eu estava quase levando ela pra você fazer uns servicinhos de solda nela. Brincadeira... estou acompanhando teus projetos. Muito bons os serviços com a mig.
Um abraço.
T.Azevedo
18/07/2014, 13:49
Me tirem uma duvida, como dizem essa serie com 364 e cambio de 5 marchas saiu em 93 e 94 certo.
Mas só no segundo semestre de 93?
Se encontra 93/93 dessa configuração?
Ou só 93/94 ou 94/94 (ano/modelo)
Zeca - PVH
18/07/2014, 14:55
Me tirem uma duvida, como dizem essa serie com 364 e cambio de 5 marchas saiu em 93 e 94 certo.
T.Azevedo;
Salvo engano, essa configuração de Bandeirante saiu em abril de 1993.
hercilio.neto
18/07/2014, 22:55
O meu jipe é 93/93
hercilio.neto
20/07/2014, 17:21
O suporte que prende as baterias no chassis eu encontrei com facilidade na Fortbraz (Goiânia). Só que estava precisando das bandejas que são aparafusadas nesse suporte e que recebem as baterias.,
Renato,
A parte complicada é essa que vai presa ao chassi. A bandeja voce consegue fazer em um serralheiro.
Por enquanto, estou usando a bateria Freedom DF2000 Estacionária de 115Ah. Veio no jipe solta no assoalho traseiro, por isso eu precisava mesmo do suporte. A bateria é ótima, nunca deu pau.
Note que a bateria não ocupa a bandeja toda.
471337
Tem uma discussão sobre esse assunto aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/96147-band-93-qual-e-o-lugar-da-bateria.html
Michel Rocha
23/07/2014, 09:00
Buenas!
A minha Band é cabine dupla 94 com essa configuração do 364 com 5 marchas.
O 14 B veio no segundo semestre de 94.
paulo.jr
31/10/2014, 18:13
Tenho uma pickup 93/93 gabine simples e ela tem mesmo um suporte com 2 baterias. Isso é original desta série. Comprei essa Band a quase 1 ano capotada e comecei a recuperar peça por peça sem trocar nada, hoje ela está em fase de pintura, acredito que mais uns 15 dias ela volta a rodar como nova.
hercilio.neto
31/10/2014, 21:16
Tenho uma pickup 93/93 gabine simples e ela tem mesmo um suporte com 2 baterias. Isso é original desta série. Comprei essa Band a quase 1 ano capotada e comecei a recuperar peça por peça sem trocar nada, hoje ela está em fase de pintura, acredito que mais uns 15 dias ela volta a rodar como nova.
Paulo, bem vindo ao fórum.
Recuperar uma Band capotada me parece um trabalho bem interessante.
Espero que você tenha tirado bastante fotos para postar aqui no fórum.
Abra um tópico da sua Band na seção Frota 4x4 Brasil (http://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/). Aposto que todos já estão curiosos a respeito da reforma.
Marcos.Ramos
02/11/2014, 12:03
Bom dia. Não lembro se li nesse tópico. Mas condiz com o assunto, sobre o alternador, alguém postou que o melhor para suprir uma bateria mais forte seria o de Vectra, pois bem, consegui um de um carro 2002, queia ter certeza que serve certo sem adaptação. Pois é longe para buscá-lo porém sem custo. Mas preciso dar na troca o meu, o qual não achei a Amperagem em cima, estou com creio de tirá-lo e trocar sem ter certeza que o meu é original e não tenha talvez a Mesma amperagem de carga, alguém pode me confirmar se é pela foto? Se o do Vectra serve mesmo sem adaptar?
Marcos.Ramos
02/11/2014, 12:05
Alternador
hercilio.neto
02/11/2014, 20:06
Bom dia. Não lembro se li nesse tópico. Mas condiz com o assunto, sobre o alternador, alguém postou que o melhor para suprir uma bateria mais forte seria o de Vectra, pois bem, consegui um de um carro 2002, queia ter certeza que serve certo sem adaptação. Pois é longe para buscá-lo porém sem custo. Mas preciso dar na troca o meu, o qual não achei a Amperagem em cima, estou com creio de tirá-lo e trocar sem ter certeza que o meu é original e não tenha talvez a Mesma amperagem de carga, alguém pode me confirmar se é pela foto? Se o do Vectra serve mesmo sem adaptar?
Não é plug&play, mas é uma adaptação fácil de fazer.
Os detalhes estão neste tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/112721-alternador-do-vectra-de-120a-instalacao-na-band.html
Marcos.Ramos
02/11/2014, 21:21
Não é plug&play, mas é uma adaptação fácil de fazer.
Os detalhes estão neste tópico aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirante/112721-alternador-do-vectra-de-120a-instalacao-na-band.html
Muito grato Hercilio, vc sempre agil na localizaçao dos tópicos, só mais uma pergunta, qual é o seu segredo?? hehe, não faço ideia como consegue decorar tantos assuntos, mas obrigado de novo pela ajuda. Amanhã vou providenciar a troca.
Abraço
hercilio.neto
02/11/2014, 22:23
Muito grato Hercilio, vc sempre agil na localizaçao dos tópicos, só mais uma pergunta, qual é o seu segredo?? hehe, não faço ideia como consegue decorar tantos assuntos, mas obrigado de novo pela ajuda. Amanhã vou providenciar a troca.
Abraço
Hahaha...
Marcos, participo do fórum desde 2008 (já era um assíduo leitor antes disso) e desde então, participei da maioria dos tópicos relacionados a Toyota Bandeirante.
Os tópicos recentes eu puxo pela memória, seja sobre o assunto abordado ou pelo nome do colega que abriu o assunto.
A localização de assuntos abordados há mais tempo aqui no fórum é mais fácil achar no google do que através das ferramentas do forum. Já comentei isso com os moderadores, sugerindo que esse item (pesquisa no fórum) poderia ser melhorado.
Outra dica: ao pesquisar no google, use a pesquisa por imagens. É mais fácil.
Abraço.
ALVARO ANGELO
04/11/2014, 21:05
Na adaptação que fiz em motor 14B deu bastante trabalho
Alvaro Angelo
Olá pessoal.....acabei de comprar uma band 93 e tem 2 baterias.....isso e original?qual a moral de duas?
Desde ja obrigado.ö
Sergio c
25/02/2019, 08:13
Se não me engano não saiu Bandeirante com duas baterias originais, só uma com boa amperagem. As vezes os donos colocam duas com amperagem menor, o que acaba não dando tanta diferença assim.
As Bands com motor OM-364 e cinco marchas saíram com duas baterias, instaladas no cofre do motor. 93 e meados de 94, se não me engano.
Abrass.
Aécio Rodrigues
05/03/2019, 20:12
As Bands com motor OM-364 e cinco marchas saíram com duas baterias, instaladas no cofre do motor. 93 e meados de 94, se não me engano.
Abrass.
Eu tive uma Bandeirante CD 93 original e tinha 2 baterias. Ela era de um colégio de freiras e estava bem original. Grato.
jmanzano
06/03/2019, 10:38
Olá pessoal.....acabei de comprar uma band 93 e tem 2 baterias.....isso e original?qual a moral de duas?
Desde ja obrigado.ö
A moral das duas depende de como estçao ligadas: Se estiverem em paralelo (+ de uma com o + da outra e os - das duas no chassi), a tensão do sistema será os 12V (assumindo que as baterias sejam de 12V), mas a corrente de trabalho e corrente de pico serão maiores (soma das duas baterias).
Mas se estiverem ligadas em série (+ de uma com o - de outra), a tensão será 24V (comum em caminhões e tratores).
Suponho que na band estejam ligadas em paralelo.
Se assim for, a moral é que terás o dobro de corrente (sendo duas baterias identicas) disponível. Poderás utilizar guincho ou acessórios de alta corrente por mais tempo, terá maior facilidade na partida a frio, demorará mais tempo para que as baterias descarreguem...
as band original 93/94 ( 05 marchas) com motor 364, sairam com duas baterias no cofre do motor, depois de julho de 94, muda o motor para o 14B e ai apenas uma bateria de 75.
as duas baterias no cofre sao em virtude da mudança do tanque para o lado do motorista.
HCampos-1980
28/08/2021, 02:14
Pessoal desculpe encomodar mas e permitido transformar a eletrica da Bandeirante Mercedes em 24v ?
ALVARO ANGELO
30/08/2021, 10:29
Pessoal desculpe encomodar mas e permitido transformar a eletrica da Bandeirante Mercedes em 24v ?
Você pode trocar todas as lâmpadas, e
adaptar um alternador de 24 volts.
Mas... e o motor de arranque ?
HCampos-1980
30/08/2021, 11:46
Você pode trocar todas as lâmpadas, e
adaptar um alternador de 24 volts.
Mas... e o motor de arranque ?
Amigo obrigado por responder mas sera que teria problema com detran ou fiscalizacao ? no caso do motor de partida Mercedes
ALVARO ANGELO
30/08/2021, 17:17
Amigo obrigado por responder mas sera que teria problema com detran ou fiscalizacao ? no caso do motor de partida Mercedes
Acredito que não. Troquei a elétrica antiga de um fusca de 6 para 12 volts e nunca tive problemas com blitz que naquela época eram constantes. Não sei qual o objetivo, mas não seria melhor e mais fácil e mais barato colocar a outra bateria em paralelo ? Você teria a mesma voltagem mas com o dobro de amperagem.
HCampos-1980
30/08/2021, 21:37
Alvaro obrigado por responder o objetivo e aumentar a voltagem para usar lampada de 24v
marceloazevedo
02/09/2021, 03:01
Tenho uma 93 e é duas baterias vou postar fotos
CAPT GOTTLIEB
09/09/2021, 12:07
Quando comprei meu ONÇA ele já estava equipado com duas baterias de 60 Ah cada, ligadas em paralelo. Já estou com ele há três anos e nunca tive problema com partida, mesmo nas manhãs frias deste inverno. Estão colocadas em baixo do banco do motorista. Fornecem também boa iluminação, inclusive para os faróis auxiliares (milha).
Voltagem = 12 Volts
CA = 60 Ah
CCA (-18°C) = 390
Provável CCA (10°C) = 450
577154 577155 577156 577157
CAPT GOTTLIEB
09/09/2021, 15:03
BATERIA para motor OM 314 do meu ONÇA
São duas baterias ligadas em paralelo e instaladas embaixo do banco do motorista. Cada bateria tem 60 Ah e CCA (-18°C) = 390 A. Uma bateria com CCA (-18ºC) = 700 é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno. Minhas duas baterias fornecem um CCA (-18°C) = 390 + 390 = 780 A e isto dá e sobra para partida numa manhã fria de inverno.
CCA (cold cranking Ampére)
HCA (hot cranking Ampére)
Ah (Ampére/hora)
O alternador do ONÇA é de 90 A. Isto significa que em uma hora ele carrega 90A na bateria. Como as duas somam 120 Ah então o alternador fornece carga total para as duas baterias em uma hora e vinte minutos de motor trabalhando. Parece-me que o alternador original era de 45 ou 60A (mais fraco e demoraria mais para carregar as baterias)
Tem de prestar atenção na corrente de partida (CCA). Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A a -18°C. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 700 A.
Alguns instalam duas baterias de 60 ou 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 700amp, para motor OM314.
A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.
Como motores diesel costumam pegar rápido (se estiverem bem regulados) o Ah tem menos importância que o CCA.
577160 Meu outro Jipão Band era 1978 e tinha esta bateria AJAX 95 Ah e CCA (10°C) = 700 A. Sempre girou bem o motor OM314, mesmo em manhãs frias de inverno.
ALVARO ANGELO
10/09/2021, 14:56
BATERIA para motor OM 314 do meu ONÇA
São duas baterias ligadas em paralelo e instaladas embaixo do banco do motorista. Cada bateria tem 60 Ah e CCA (-18°C) = 390 A. Uma bateria com CCA (-18ºC) = 700 é suficiente para a partida de manhã cedo, mesmo no inverno. Minhas duas baterias fornecem um CCA (-18°C) = 390 + 390 = 780 A e isto dá e sobra para partida numa manhã fria de inverno.
CCA (cold cranking Ampére)
HCA (hot cranking Ampére)
Ah (Ampére/hora)
O alternador do ONÇA é de 90 A. Isto significa que em uma hora ele carrega 90A na bateria. Como as duas somam 120 Ah então o alternador fornece carga total para as duas baterias em uma hora e vinte minutos de motor trabalhando. Parece-me que o alternador original era de 45 ou 60A (mais fraco e demoraria mais para carregar as baterias)
Tem de prestar atenção na corrente de partida (CCA). Não adianta colocar bateria de 150 Ah, se a corrente de partida (AAC ou CCA) for de 500A a -18°C. Preste atenção nas especificações de AAC ou CCA. Precisa ter mínimo de 700 A.
Alguns instalam duas baterias de 60 ou 70 Ah em paralelo. Porém precisa somar a corrente de partida (AAC ou CCA) e ser acima de 700amp, para motor OM314.
A bateria não importa muito se é de 90, 100,130 ou 150 Ah. Uma bateria de 90 Ah de 900 CCA de partida , durará um tempo menor dando partida do que uma bateria de 150 Ah e 900 CCA de partida , mas as duas darão a partida com a mesma intensidade , força , velocidade no motor . Só que a de 150 Ah ficará mais tempo virando o motor, caso o motor não pegue na primeira. Exemplificando: a de 90 Ah com 900 CCA de partida daria 20 partidas rápidas e depois ficaria lenta, a de 150 Ah com 900 CCA de partida daria 35 partidas rápidas e depois viraria lento.
Como motores diesel costumam pegar rápido (se estiverem bem regulados) o Ah tem menos importância que o CCA.
577160 Meu outro Jipão Band era 1978 e tinha esta bateria AJAX 95 Ah e CCA (10°C) = 700 A. Sempre girou bem o motor OM314, mesmo em manhãs frias de inverno.
Muito bem explicado nos mínimos detalhes !!! Obrigado
Vou colocar duas de 60 amperes na minha Band 1982, como na sua foto (em paralelo).
Nas minhas Band 14B, serrei os pés dos suportes e consegui colocar uma bateria de caminhão de 200 ampéres, com alternadores adaptados do vectra (120 ampéres hora). Nunca tive problema no frio intenso.
CAPT GOTTLIEB
24/09/2021, 08:28
Álvaro Ângelo, bom dia! Pelo que vi temos a mesma idade e alguns gostos parecidos. Realmente o uso de duas baterias (comuns) em paralelo é uma solução bastante prática, eficiente e menos onerosa.
Curiosidades: Estou com 74 anos, aposentado e moro numa chácara em Amparo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira. Tenho um carro formal (Hilux 1998 2.8 CD turbodiesel com 270.000 Km originais) e dois off-road: O ONÇA (Band 1983) e um Buggy Gaiola VW 1600.
577313 Esta Hilux é muito bem cuidada e já me levou para Brasília, Paraná, Canastra, Petrópolis sem problemas. Já enfrentou alguns terrenos um tanto difíceis com a tração 4x4 e foi bem. Mas não tem a robustez nem a força do ONÇA.
577314 Meu ONÇA. Excelente obra da parceria nipo-tedesca. Tem uma força descomunal e uma mecânica razoavelmente simples. Graças a DEUS não tem engenhocas eletrônicas no motorzão OM-314 nem espalhadas pelo veículo. A meu ver é a versão civil de um pequeno caminhão militar e apto para terrenos difíceis e serviços pesados. Eu adoro meu ONÇA.
577315 577316 577317 577318 577319 577322
Este Buggy-Gaiola é todo mecânica Fusca 1600. O câmbio/diferencial tem relação coroa/pinhão 8x35, pois só tem tração traseira e o torque tem prioridade sobre a velocidade. É muito divertido para pilotar, enfrenta bem terra e barro, mas acima de 80 Km/h o vento começa a incomodar muito e a direção fica muito leve (pesa só 450 Kg). Para mim, com 74, ele apresenta dois probleminhas: 1º) para entrar precisamos curvar um tanto a coluna vertebral e pronto! Encaixamo-nos no banco concha. Pra baixo todo santo ajuda, mas pra cima a coisa muda! 2º) para sair precisamos fazer o movimento reverso e usar bem a força dos braços para erguer o corpo e sair. Enquanto eu conseguir entrar e sair vou me divertindo com ele. Na verdade eu o comprei na "bacia das almas", muito barato mesmo, porém bem detonado. Então o restaurei e o dei para minha filha que mora no litoral (Guarujá). Ela gostou, mas ficou com receio de usar, pois é veículo aberto e o Guarujá está virando um filial do Rio de Janeiro, em menor escala. Tem muita violência, assaltos e as mulheres são as vítimas mais escolhidas. Então acabei ficando com ele.
Abraços.
577321
ALVARO ANGELO
25/09/2021, 17:37
Álvaro Ângelo, bom dia! Pelo que vi temos a mesma idade e alguns gostos parecidos.
...
Bom dia, colega.
É sim, acredito que tenhamos coisas em comum. E o gosto por viaturas é uma delas. Durante cinco anos fui médico da polícia militar aqui em Minas. Minha mulher dá o maior apoio pela minha paixão por carros. Ela diz que é mil vezes melhor que cigarros, bebidas, fanatismo por futebol, jogos de azar e por aí vai...
Também tenho uma roça perto da cidade de Belo Vale e costumo ficar lá uma boa parte do tempo. è um ar muito melhor para se respirar !!!
Tenho uma toyota CS e nela vou usar a sua ideia de duas baterias em paralelo. Como você disse é quase um trator sem quinquilharias eletrônicas.
Tive uma chance de comprar um baja bug, mas estava tão detonado que desisti. Me agrada muito aquele jipinho da Gurgel, esse se passar um na minha frente eu pego. Entrar e sair do seu baja na verdade é o que vai continuar mantendo a flexilidade da sua coluna !!!
Agora um 4x4 que não gostei foi a pampa 4x4. Fraca de motor para o carro e queimava muita embreagem quando carregada com peso na hora de arrancar. Além do mais parece que os diferenciais não combinavam entre si e davam muito problema se o barro não fosse muito escorregadio.
É isso aí
Abs
marceloazevedo
28/09/2021, 05:41
93 pura, com manual e tudo mais.
577363577361
ALVARO ANGELO
28/09/2021, 10:17
93 pura, com manual e tudo mais.
577363577361
Muito chic a vtr
marceloazevedo
28/09/2021, 19:48
Gosto demais dela,
Obrigado
CAPT GOTTLIEB
20/12/2021, 10:18
Bom dia, colega.
É sim, acredito que tenhamos coisas em comum. E o gosto por viaturas é uma delas. Durante cinco anos fui médico da polícia militar aqui em Minas. Minha mulher dá o maior apoio pela minha paixão por carros. Ela diz que é mil vezes melhor que cigarros, bebidas, fanatismo por futebol, jogos de azar e por aí vai...
Também tenho uma roça perto da cidade de Belo Vale e costumo ficar lá uma boa parte do tempo. è um ar muito melhor para se respirar !!!
Tenho uma toyota CS e nela vou usar a sua ideia de duas baterias em paralelo. Como você disse é quase um trator sem quinquilharias eletrônicas.
Tive uma chance de comprar um baja bug, mas estava tão detonado que desisti. Me agrada muito aquele jipinho da Gurgel, esse se passar um na minha frente eu pego. Entrar e sair do seu baja na verdade é o que vai continuar mantendo a flexilidade da sua coluna !!!
Agora um 4x4 que não gostei foi a pampa 4x4. Fraca de motor para o carro e queimava muita embreagem quando carregada com peso na hora de arrancar. Além do mais parece que os diferenciais não combinavam entre si e davam muito problema se o barro não fosse muito escorregadio.
É isso aí
Abs
Realmente a Pampa 4x4 foi um veículo muito mal projetado. Além do motor anêmico e fracote ainda tinha um gravíssimo problema com a tração 4x4. Por motivo que desconheço não conseguiram fazer os diferenciais iguais e qualquer piso com melhor aderência começava a danificar a tração 4x4. Só funcionava no barro e olhe lá. É um erro crasso de engenharia mecânica colocar dois diferenciais diferentes trabalhando em conjunto. É bom lembrar que para a Engenharia Civil uma diferença de 1 cm numa grande viga não significa nada, mas na Engenharia Mecânica uma diferença de 1 mm numa engrenagem inviabiliza o funcionamento e é uma tragédia. Os diferenciais da Pampa 4x4 eram parecidos, mas precisavam ser iguais e isso foi trágico. A Ford fabricou o Corcel, a Belina, o DelRey com muito sucesso...mas a Pampa foi um fracasso.
Toyota BJ45
28/01/2022, 12:39
Acredito que não. Troquei a elétrica antiga de um fusca de 6 para 12 volts e nunca tive problemas com blitz que naquela época eram constantes. Não sei qual o objetivo, mas não seria melhor e mais fácil e mais barato colocar a outra bateria em paralelo ? Você teria a mesma voltagem mas com o dobro de amperagem.
Saudações
A minha dúvida é exatamente o inverso: Meu carro é 24V e tenho receio de no caso aparecer algum problema elétrico e não existir peças ou mesmo mão de obra para um determinado serviço. No meu caso, são 2 baterias de 90A e o sistema todo, se não me engano, é todo Nipodenso. Pessoal, será que procede o meu receio?
Aristides Jr
22/03/2022, 20:22
Boa noite a todos! Estes dias pesquisei sobre baterias Tracionárias. Me parecem muito boas, possuem mais qualidades e capacidade maior do que uma de veículo comum! Agora encontrei este tópico e pensei, e se ao invés de duas baterias utilizar uma só exemplo de 120ah 12v. Pensei nisso para diminuir o peso e o espaço, pois acredito que uma de 120ah (ou maior) equivale a uma de 60ah porem com o dobro da capacidade!
ALVARO ANGELO
24/03/2022, 16:38
Boa noite a todos! Estes dias pesquisei sobre baterias Tracionárias. Me parecem muito boas, possuem mais qualidades e capacidade maior do que uma de veículo comum! Agora encontrei este tópico e pensei, e se ao invés de duas baterias utilizar uma só exemplo de 120ah 12v. Pensei nisso para diminuir o peso e o espaço, pois acredito que uma de 120ah (ou maior) equivale a uma de 60ah porem com o dobro da capacidade!
Por acaso não seria bateria "estacionária" ?
Aristides Jr
24/03/2022, 18:07
Por acaso não seria bateria "estacionária" ?
Olá Alvaro Angelo! existe estácionária, mas estou falando da tracionária!
As baterias tracionárias possuem maior eficiência, pois são fabricadas com materiais ainda mais nobres do que as estacionárias. Além disso, elas têm uma capacidade cíclica ampla, o que as torna ideais para veículos de tração elétrica — isto é: que são movimentados exclusivamente pelo uso de energia elétrica.
As baterias tracionárias têm um tempo de vida mais amplo e são capazes de fornecer alta carga elétrica por um tempo maior do que os outros dois tipos. Suas ligas de chumbo também são mais fortes, o que permite uma condutividade elevada.
O modelo tracionário é mais caro do que os demais. Sendo assim, trata-se de uma opção especialmente indicada para veículos que demandam alto valor energético por um período de tempo maior, sendo ideal para empilhadeiras, paleteiras e carrinhos de golf, entre outros de tração elétrica.
Se as demandas energéticas forem as mesmas, esse tipo de bateria se mostra muito mais econômico, pois tem um tempo de vida útil bem maior. Portanto, a bateria tracionária é ótima para investimentos a longo prazo.
Quando ela começar a fraquejar, não é perda total igual as outras, dá para recuperá-la realizando uma manutenção que se chama desulfatação.
Na pratica é uma bateria que vai durar muito mais tempo, pelo menos o dobro das baterias automotivas, partidas sempre com energia de sobra! dificilmente vai te deixar na mão!
Minha opinião de 1cent$ é:- "Se elas dão conta de tração, partida para elas é pouca coisa!"
Abraço, Aristides Júnior
https://freedombateriasshop.com.br/image/cache/catalog/Moura/Linha%20Estacion%C3%A1ria/tracionarias-bateria-800x800.png
CAPT GOTTLIEB
09/09/2022, 14:48
If my two cents worth, CCA is the most important.
(Se a minha opinão valer, acho que o CCA é o mais importante.)
ALVARO ANGELO
12/09/2022, 09:57
Olá Alvaro Angelo! existe estácionária, mas estou falando da tracionária!
As baterias tracionárias possuem maior eficiência, pois são fabricadas com materiais ainda mais nobres do que as estacionárias. Além disso, elas têm uma capacidade cíclica ampla, o que as torna ideais para veículos de tração elétrica — isto é: que são movimentados exclusivamente pelo uso de energia elétrica.
As baterias tracionárias têm um tempo de vida mais amplo e são capazes de fornecer alta carga elétrica por um tempo maior do que os outros dois tipos. Suas ligas de chumbo também são mais fortes, o que permite uma condutividade elevada.
O modelo tracionário é mais caro do que os demais. Sendo assim, trata-se de uma opção especialmente indicada para veículos que demandam alto valor energético por um período de tempo maior, sendo ideal para empilhadeiras, paleteiras e carrinhos de golf, entre outros de tração elétrica.
Se as demandas energéticas forem as mesmas, esse tipo de bateria se mostra muito mais econômico, pois tem um tempo de vida útil bem maior. Portanto, a bateria tracionária é ótima para investimentos a longo prazo.
Obrigado. Valeu pela explicação.
Alvaro Angelo
Quando ela começar a fraquejar, não é perda total igual as outras, dá para recuperá-la realizando uma manutenção que se chama desulfatação.
Na pratica é uma bateria que vai durar muito mais tempo, pelo menos o dobro das baterias automotivas, partidas sempre com energia de sobra! dificilmente vai te deixar na mão!
Minha opinião de 1cent$ é:- "Se elas dão conta de tração, partida para elas é pouca coisa!"
Abraço, Aristides Júnior
....
Obrigado. Valeu pela explicação.
Alvaro Angelo