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Ver Versão Completa : Caixa de Direção do Omega ou será que é da Ranger



Paulo-AC
20/04/2004, 10:20
Pessoal

Gostaria de saber a opinião de vc sobre a possibilidade de instalação do setor do Omega no Cj, pois acho que praticamente não mudaria muito a estrutura de direção. qualquer coisa vão desculpando o mirim do Acre

Paulo-AC
20/04/2004, 19:58
E ai Moçada

ninguem se habilita a me dar uma :idea: :idea: :idea: :idea: :idea:

leopoldo
20/04/2004, 21:05
Só o setor ou a caixa completa?

Olha, eu bem que gostaria dizer sim ou não, mas como não conheço a caixa do ômega, não dá para dizer.

PoRéM:::::

Seguindo o princípio da semelhança entre peso, potência, etc....

Eu diria que a caixa de um ômega é uma candidata a mais sucesso que a de gol.....como andam fazendo por aí.

Tem foto da bichinha????

20/04/2004, 21:58
OLA PAULO

A CAIXA DE DIREÇÃO DO OMEGA É A MESMA DO OPALA, DA PRA ADAPTAR SIM. SO QUE VC TEM QUE COLOCA-LA PRA FORA DA GRADE DO JEEP.

É UMA BOA OPÇÃO.

andretomasi
20/04/2004, 23:00
Eu diria que a caixa de um ômega é uma candidata a mais sucesso que a de gol.....como andam fazendo por aí.


Fala Leopoldo,

Só um "adendo", como citaste a relação peso x potência, etc; a caixa VW que estamos usando é usada no Santana, Quantum e Parati também. Segundo o manual da nossa Parati, o peso dela é de 1135 kg, com carga máxima e ocupantes 1570 kg.. o CJ, se não me engano, tem uns 1300 kg?
E o motor, o da Parati tem potência e torque BEM próximos ao do CJ, tanto que tem muita gente usando motor AP perfeitamente no cj, a diferença está no torque em giros altos..
Resumindo, acho que esse setor de direção não tem problema.. até por que já vem sendo usado há anos sem problemas e é recomendado pelos jipeiros mais experientes que conheço.

[ ]´s

leopoldo
21/04/2004, 00:37
Boa noite Keko,

É possível que realmente seja uma boa caixa, mas pêso, potência, etc...

o etc.... também entra.

Não vou dizer que esta ou aquela caixa não sirva. Não seria justo e afinal existem mais de uma centena dessas adaptações tanto bem feitas como porcamente feitas por aí. Infelizmente não temos uma base de dados para avalisar ou condenar qualquer adaptação feita e a melhor referência tem sido os testes em campo do pessoal que põe a cara para bater;

MAS,

Se você me perguntar, eu vou e tenho que ser conservativo e torcer um pouco a pestana e dizer:

Bom, talvez haja uma opção melhor e não é porque todo mundo põe que está certo.

e querendo ser mais claro, explico o seguinte:

Quando procuro uma adaptação para o meu CJ, sempre que viável e possível uso a regra daquele coeficiente que uns chamam de burrice outros de segurança.

Porque?

mesmo sendo o peso e a potência aproximados, um detalhe pequeno como o diâmetro do pneu, diâmetro do barramento, terminais de direção, etc... de novo.... entram no conceito do .... etc....

Na minha opinião, caixas de dodge, landau, C10, opala, maverick entre outras são caixas razoávelmente equivalentes e que também entram na faixa de componentes razoávelmente superdimensionados para o CJ.

Essas seriam a minha primeira escolha para uma boa adaptação, principalmente quando começamos a considerar pneus de 33", 35", 36" e superiores.

Agora, se o bom e véio jeep 4 cil OHC vai usar pneus de até 33", provávelmente essas caixas podem ser usadas sem problema.

O que me preocupa nessas caixas menores, incluindo a do VW não é bem um setor-sem fim ou pinhão-cremalheira mas a carcaça de alumínio.

Estruturalmente falando, perto da caixa do landau, essas de VW são filhotes, mas veja bem, dependendo do pneu e do peso do CJ, pode até não fazer muita diferença.

E ainda, tem um outro fator que pesa muito nas adaptações em CJ:

O fora de estrada, onde sulcos, lombadas, buracos, trilhas, pedras das mais diversas fazem com que eu suspeite que muitas dessas adaptações estejam trabalhando no limite.

E ainda a instalação de quincho, motores de 6 e 8 cilindros, reforços de chassis e todo uma traquitana embarcada puxam esse limite, mais para baixo.

Mas, como eu escreví acima, tem um monte de gente que pôs a cara para bater. Que bom se dá certo.

Foi isso que eu quiz exprimir no ...etc...

andretomasi
21/04/2004, 03:18
Bom dia Leopoldo, (são 3:15 da madrugada :shock: )

Antes de mais nada, entenda que na mensagem anterior, de forma alguma eu quis criticar a sua crítica :lol: à essa adaptação.. apenas coloquei os dados que disponho, pois não é de agora que conheço essa caixa, cheguei a cogitar outras como a de Maverick e Opala, e depois de ver, andar, examinar, experimentar e conversar com uns 20 donos de CJ´s com essa caixa, optei por ela, pelo custo, facilidade de adaptação, funcionalidade, não-ocorrência de problemas frequentes... concordo que existem outras opções, até melhores.. mas a relação Latinhas X Benefício dessa caixa, para CJs simplezinhos como o meu, sem V8s, Guinchos, pneuzões, etc, é bem atraente, e conheço (assim como o Giovani), gente que usa essa caixa há quase uma década, inclusive em situações "extremas" em trilhas, e não teve um problema sequer até hoje.. Na minha opinião, pra cjs comunzinhos como o meu, ela serve.. Se o cara tem Latinha$ pra por V8, pra por Guincho, reforçar chassis, etc.. com certeza ele tem Latinha$ pra por uma direção mais reforçada...
Então, continuo recomendando (mas só pra CJs sem muita modificação :D )
Não sei se me fiz entender ou só compliquei as coisas :oops:

[ ]´s

Paulo-AC
22/04/2004, 09:42
Ola pessoal
eu mesmo estou fazendo a instalação minha idéia e fixa-la toda a direção que eh hidraulica na 1ª travessa do chassis, inclusive já estou fazendo o serviço, hoje vou pegar uma maquina digital emprestada e vou tirar uma foto e postar para discutirmos a respeito da instalação, espero que dos colegas contribuição a respeito do serviço que estou realizadno, como eh a primeira vez que estou fazendo o serviço não sei se ficara tão bom como imagino

Paulo-AC
22/04/2004, 12:24
Pessoal estou enviando as fotos da adaptação da caixa de direção do Omega - hiraulica (vou tentar nunca enviei foto para o forum), e da coluna de direção estou utilizado a do Pampa.


O serviço eu mesmo estou fazendo, como é a primeira vez que faço um serviço de mecanica, acho que estou saindo + ou -, espero a contribuição dos colegas para apontar os erros que cometi, qualquer coisa eu faço de novo

Quase mecanico

Paulo-AC
22/04/2004, 14:52
Pessoal

um colega meu foi verificar o serviço que eu estava fazendo, quando comprei a caixa o cara me vendeu como a do Omegal, so que meu colega afirmou que era da Ranger, mas tanto faz ja tou quase terminado mesmo espero só que o serviço fique bom

marco cruz
22/04/2004, 15:00
Paulo, no meu CJ foi instalada a do Omega e, como disseram, ficou para fora do cofre do motor. A coluna instalada no meu CJ é a do Escort Zetec.
Tive um problema com as mangueiras (acho que não foram devidamente dimensionadas) e fiquei sem direção hidráulica durante uma trilha, e, ainda assim, ficou leve.

Acredito que a da Ranger ficará ótima.

boa sorte :!:

leopoldo
22/04/2004, 19:47
:::Comentários de quem está só vendo por fotos::::

1-Pode ser que o suporte da caixa - aquelas 2 chapas soldadas na travessa necessitem de reforço, como por exemplo, um cordão de solda em cada lateral, para evitar que o suporte mexa em relação à travessa.
Isso você poderá ver depois, esterçando no meio desse entulho todo.
preste bem atenção nisso, peça para alguém esterçar enquanto você observa se o suporte mexe.

2-Eu não ví nas fotos uma junta elástica para absorver o movimento da carroceria em relação ao chassis. O eixo da coluna para a caixa não pode ser inteiriço de cruzeta a cruzeta. Ou uma junta elástica ou um entalhado.

Paulo-AC
23/04/2004, 11:10
Grande Leopoldo

a respeito da junta elastica o que é, vc poderia dar mais dicas ou citar algum tópico que fale sobre o assunto, como seria feito o entalhado, qual o melhor :?: :?: :?: , brigadão pelas dicas.

roger_caldas
23/04/2004, 15:30
Graaaaande Paulo!
Cara, eu tenho uma notícia não muito boa pra te dar, I´m sorry!
Há um grave erro conceitual na geometria da suspensão que você está montando.
Imagine o movimento livre da ponteira da tua caixa de direção. Ele tem um comportamento circular, certo? Sempre girando em torno do "ball-joint" da caixa, dentro da coifa.
Agora imagine o movimento do munhão: no limite do movimento, tende ao comportamento linear.
Fiz um esqueminha no PaintBrush (Argh!-saudade do AutoCAD) pra tentar ilustrar a interferência entre os movimentos destes dois componentes. O arco de circunferência azul representa o movimento do bracinho de direção e a linha verde o comportamento linear do munhão.
Na prática, o que vai acontecer é que, pra compensar esta interferência, suas rodas vão abrir ou fechar quando a suspensão subir ou descer, tornando o carro indirigível e bastante perigoso.
Este tipo de caixa de direção é mais utilizado em sistemas de suspensão McPherson, onde os eixos de rotação dos "control arms" são muito próximos ao do braço de direção.
Agora a notícia talvez não tão ruim: uma sugestão pra você não perder todo o trabalho já feito até agora é eliminar um dos braços de direção e atravessar uma barra desde o braço de direção que está próximo à roda esquerda (ou direita) até o munhão da roda direita (ou esquerda) e instalar uma outra barra de munhão a munhão.
Veja bem, não conheço esta caixa da Ranger pra te dizer o grau de dificuldade de seguir esta sugestão, mas pelo menos vc não perde o trabalho todo.

Espero ter ajudado, apesar do balde de água fria.

Um abração,
Rogério

djecson
23/04/2004, 15:41
Amigo, o pessoal tem instalado a caixa de direção do gol (normal, não é hidraulica)
Você a coloca presa na travessa do diferencial e utiliza as cruzetas da linha fiat, eu instalei no meu jeep. O volante fica tão macio que parece ser hidraulica, e tem uma vantagem o motor pode morrer que você não fica sem direção.
Não dá folgas e não fica aparentemente visivel.
Beleza.
Jack

Paulo-AC
23/04/2004, 17:58
Eita agora eu fiquei triste

Rogerio ou demais colegas será possivel vc me darem mais dicas a respeito do "serviço" que eu fiz espero ajudas

andretomasi
23/04/2004, 18:19
Grande Leopoldo

a respeito da junta elastica o que é, vc poderia dar mais dicas ou citar algum tópico que fale sobre o assunto, como seria feito o entalhado, qual o melhor :?: :?: :?: , brigadão pelas dicas.

Fala Paulo,

A junta elástica, não sei explicar direito, mas falando a grosso modo, é uma peça na coluna de direção, que pode encolher ou espichar a coluna, é presa com parafusos e um material tipo uma bucha.. assim, quando a carroceria se aproximar do chassis, em uma aproximação frontal, por exemplo, sem a junta, a coluna de direção fixa ao painel iria arrancar fora o painel ou o pedaço onde está fixa.. ou se o chassis afastasse, a coluna iria puxar o painel pra dentro.. Ah, se não me engano (Leopoldo, me corrija), a junta elástica também evita que em uma batida, a coluna empurre o volante contra o motorista, pois a coluna quebra na junta... Procure em desmanches e peça por uma junta elástica, você vai entender o que eu quis dizer :lol: :D :lol:

[ ]´s sem saber se ajudei ou confundi mais :oops:

Paulo-AC
23/04/2004, 20:09
Caros amigos


Keko e Leopoldo brigadão pelas dicas, Keko agora com seu desenho já sei do que se trata, realmente não tenho a junta elastica instalada;

Roger vou tentar postar um desenho, tentando demostrar como seria a visão de cima do sistema de direção - eu entendi o seu desenho, mas o "bracinho da direção" não trabalhara reto, ele trabalhara meio diagonal - é o que espero, será que mesmo assim acontecera toda a tragedia anunciada por vc - como direção e uma coisa séria fiquei muito preocupad0.

Solicito aos demais colegas que opinem sobra a instalação da direção da viatura.

Nem sou bom de mecanica e muito menos de desenho - ainda


como não consegui enviar o desenho pesso que verifiquem a segunda foto com titulo direção fixada no munhão

leopoldo
23/04/2004, 21:22
Há um grave erro conceitual na geometria da suspensão que você está montando.

Roger, tu tá assustando o rapaz!

Mesmo tendo esse problema, diria que vale a pena êle ir até o fim, afinal o jeep original tem a mesma característica, ou seja é igual e mesmo assim é dirigível (não é o Graaf Zeppelin).

O problema seria:

1- se o trabalho da suspensão comprimisse de tal forma que as pernas da caixa de direção e estas empenassem.

2- se êle tivesse instalado uma suspensão pneumática que a cada dia tá em uma posição.

3- se êle tivesse uma suspensão com excessiva articulação.

O jeep é assim mesmo, sobe, as pernas se fecham, desce, as pernas se abrem :

EH ! BELEZA

Isso é JIPA!

roger_caldas
23/04/2004, 22:00
Meus queridos,
ainda tentaria aumentar o braço de direção pra minimizar o efeito vagaba (esse abre e fecha de pernas :lol: ).
Se vc atravessar o braço de direção de um lado da caixa ao munhão oposto, vc está fazendo o raio da curvatura tender ao infinito e, neste limite, o arco de circunferência que a ponta percorre se torna virtualmente uma reta....
[]´s com a experiência de quem já construiu uma gaiola do "scratch" e sifu por conta do efeito vagaba!
Rogério

leopoldo
23/04/2004, 23:40
É.

Nesse ponto eu concordo com você.

Êle até poderia deixar desse jeito, porém se puder melhorar, porque não?

Agora, só usar um lado nessa concepção de caixa é um problemão, porque agora, de um lado o braço ficou curto (o que vai da caixa ao munhão) e se usar do outro lado para conectar ao munhão o jeep vai tender a caçar frango do mesmo jeito porque o braço vai ficar em balanço.

Pode ser que no final das contas, seja melhor deixar do jeito que está.

Agora, só testando.

Vou dar só mais um palpite:

Porquê vocês todos não colocam a bendita caixa de direção presa ao eixo?

Isso diminue o caça frango e a espessura da panhard.

roger_caldas
24/04/2004, 00:17
Salllve Mestre Leopoldo!
A idéia da caixa no eixo parece meio louca mas não é de toda mal não....
Resta saber se o conjunto cruzeta (o mais próximo da parede corta-fogo possível) e junta elástica dão conta dos trancos da dinâmica da suspensão....
Será!?
Rogério

Paulo-AC
24/04/2004, 10:08
Pessoal

realmente fiquei meio assustado, sera que fiz um "serviço porco" :( :( :( espero ajudas dos colegas aqui do forum, afim que surja uma :idea: :idea: ou será que vou ter que fazer tudo de novo.

leopoldo
24/04/2004, 11:24
Essa da caixa no eixo para mim é a melhor opção.

Veja como eu coloquei no eixo traseiro do meu CJ.

Assim eu matei o fator geométrico da mudança da posição do chassis em relação ao eixo. Quando tiver tempo, vou fazer no eixo dianteiro.

E Paulo,

Seu serviço pode não ser uma obra de arte, mas parece estar bem instalada. Mas é lógico, depende de testes de resistência antes de sair por aí a 100 km/h.

Giovani
24/04/2004, 20:51
Salllve Mestre Leopoldo!
A idéia da caixa no eixo parece meio louca mas não é de toda mal não....
Resta saber se o conjunto cruzeta (o mais próximo da parede corta-fogo possível) e junta elástica dão conta dos trancos da dinâmica da suspensão....

:D Salve Galera!!!

:D Noosssa!!! Desse jeito vcs assustam nosso colega! O Leopoldo, com seu vasto conhecimento e prática (no próprio jeep), faria uma adaptação dessas sem problemas... Mas o Paulo, é marinheiro de 1ª viagem... :wink:
:D IHMO, consideraria uma troca de caixa. Tem alguns jeeps por aqui usando esse sistema. Mas todos são jeeps de pouco ou nenhum curso na suspensão! Usados em Indoor... Uma caixa de Santana, resolveria, pois a caixa fica de um lado e o braço sai pro outro. Dessa forma fica fácil fazer as barras (pernas :roll: ), que vão até as rodas, evitando o efeito da suspensão sobre a direção. :wink:
:D Só pra constar: O T-Rex usa caixa de Santana, com chassi modificado, suspensão de molas espirais, motor 4.1MPfi, guincho 9.000lbs, e 1.750Kg de peso, sem ocupantes! :wink:
:D Paulo, procure o tópico sobre a direção VW. Diferenças de adaptação da direção VW, ou algo parecido... :wink:
[]'s

leopoldo
24/04/2004, 21:25
Positivo Giovani,

Concordo 100% com você.

Nem tudo que parece tão fácil é na verdade tão fácil e para todos os jipeiros, inclusive eu mesmo, é sempre bom lembrar que atrás de uma idéia vem pelo menos 10 problemas diferentes junto e que normalmente problemas significam, no mínimo $$$ voando do bolso.

A idéia da caixa no eixo traz vantagens e umas boas dificuldades mas, cada um terá de decidir se a vantagem não será obscurecida pela dificuldade, a segurança e o preço final da instalação.

Mauro B.
24/04/2004, 22:34
Oi pessoal !!! :D Cheguei atrasdo...mas vamos ver então no que posso atrapalhar! :lol:


um colega meu foi verificar o serviço (...) afirmou que era da Ranger,

Então é da Ranger mesmo, porque do Omega não é não...a do Omega é que nem a do Opala! :wink:


a respeito da junta elastica o que é, vc poderia dar mais dicas ou citar algum tópico que fale sobre o assunto, como seria feito o entalhado, qual o melhor???, brigadão pelas dicas

"Junta elástica" que eu conheço é a mesma coisa que "junta deslizante", como o entalhado e luva num cardâ. Ou seja, um tubo (não-redondo) dentro do outro. A F-1000 tem uma junta dessas entre caixa e coluna com cruzetinhas nas duas pontas. Pode servir....




Há um grave erro conceitual na geometria da suspensão que você está montando.
Roger, tu tá assustando o rapaz!

Mesmo tendo esse problema, diria que vale a pena êle ir até o fim, afinal o jeep original tem a mesma característica, ou seja é igual e mesmo assim é dirigível (não é o Graaf Zeppelin).

Eu concordo com o Roger. Tá certo que o sistema original do jeep age semelhante, porém os braços do jeep são, pelo menos, 50% maiores! E se no jeep o abrir e fechar das rodas já não é tão pequeno, imagina nesse! :shock:


Se vc atravessar o braço de direção de um lado da caixa ao munhão oposto, vc está fazendo o raio da curvatura tender ao infinito e, neste limite, o arco de circunferência que a ponta percorre se torna virtualmente uma reta....
Agora, só usar um lado nessa concepção de caixa é um problemão, porque agora, de um lado o braço ficou curto (o que vai da caixa ao munhão) e se usar do outro lado para conectar ao munhão o jeep vai tender a caçar frango do mesmo jeito porque o braço vai ficar em balanço.

Pode ser que no final das contas, seja melhor deixar do jeito que está.
Leopoldo, acho que o Roger disse para conectar uma saída da caixa ao munhão do lado oposto, e não ao munhão do mesmo lado. :)
Assim fica melhor o sistema, pois as rodas iriam se movimentar sobre um raio grande, o que significa pequeno movimento com ao sobe-desce da suspensão! :D


Essa da caixa no eixo para mim é a melhor opção.

Eu tbm acho que é uma boa opção para jipes com curso maior que o original. E não acho que seja complicado e caro assim para fazer não...


Resta saber se o conjunto cruzeta (o mais próximo da parede corta-fogo possível) e junta elástica dão conta dos trancos da dinâmica da suspensão....
Será!?

Acho que para usar a caixa no eixo o jipe tem que ter o jumelo na parte traseira do feixe, pois assim a junta variaria menos seu comprimento com o movimento da suspensão...e tbm os ângulos das cruzetinhas não seria prejudicado... :wink:

[]'s

andretomasi
24/04/2004, 23:50
"Junta elástica" que eu conheço é a mesma coisa que "junta deslizante", como o entalhado e luva num cardâ. Ou seja, um tubo (não-redondo) dentro do outro. A F-1000 tem uma junta dessas entre caixa e coluna com cruzetinhas nas duas pontas. Pode servir....


Mauro,

Existem os dois.. aquele que eu desenhei é o que eu conheço por junta elástica mesmo, é uma secção na coluna, com um material deformável, nos Gols, Paratis e Saveiros é assim (minha coluna é de Parati).. essa outra, que você se refere, não sei o nome, mas é a que tem no nosso Ford Ka, um tubo dentro do outro que desliza.. no caso, o Ka tem essa do tubo, e não a que eu desenhei, enquanto no CJ usei aquela mesma, na ponta da coluna... talvez as duas sejam chamadas de juntas elásticas :?: Ou uma é junta elástica e a outra deslizante, provavelmente é isso.

[ ]´s

Paulo-AC
26/04/2004, 11:11
Pessoal

Na terça feira estarei fazendo um teste na direção, e vou relatar a situação de com ficou a direção na viatura, tomara que eu não ache uma "Castanheira*" na frente, mas já tomei algumas providencias, dei uma boa regulada nos freios.

* Castanheira - é a mais majestosa arvore da Amazônia e o seu fruto e conhecido com Castanha do Pará - mas para nos da região é a Castanha do Brasil.

Marcos ET
26/04/2004, 11:41
Pessoal

um colega meu foi verificar o serviço que eu estava fazendo, quando comprei a caixa o cara me vendeu como a do Omega, so que meu colega afirmou que era da Ranger, mas tanto faz ja tou quase terminado mesmo espero só que o serviço fique bom

Pessoal, tow ficando "bolado" ou a Ranger, Omega e Opala mudaram as caixas :?: :!: :?: :!:

Sem querer afrontar ninguém (mesmo porque nao tenho moral pra isso - hehehe), a Ranger mecânica ou hidráulica e o Opala mec ou hidr são de rosca sem-fim e "pinhão" ??? pois este setor que vi na foto é pelo sistema de cremalheiras... totalmente diferente do setor da Ranger que vi num ferro velho em Goiânia, que lembrava muito o setor do maveco e do Opala....

[]'s totalmente confuzzzos...... (e usando a caixa de direção do Opala)

Ah! Paulo, eu uso a barra retrátil da F.1000 no meu jeep, entre a parede corta-fogo e o setor, com apenas duas cruzetas. Na época da instalação eu ia usar a do VW (Gol, Voyage, Santana... tudo igual), mas achei que ela poderia desengatar no caso de uma "torçao mais radical" (nao, nao estou com chassis quebrado - hehe).
Ao colocar a barra retrátil da F.1000 (por exemplo) vc tem que "forçar" ela um pouco pra separar as duas peças (ela é telescópica) pra romper um lacre de plástico que tem lá dentro, aih vc tira tudo pra ela se movimentar livremente... toca uma graxa lá dentro e junta os pedaços (sem a trava de plastico) novamete... (ela já vem com cruzetas nas extremidades... (para separar as peças, tive que amarrar num jeep e puxar... nao sai com a mão nao...)

Falowz

EduardoLang
26/04/2004, 12:08
Galera!!!!!!!!!

Só uma pergunta:

Vcs estão falando em caixa de direção da Ranger e do Omega, não é????

Mas me digam uma coisa: A cx de direção do Omega e da Ranger não é com setor e sem fim???? igual a do opala?????

Essa que o colega está usando pelo que pude ver é de cremalheira, não é????


SDS

roger_caldas
26/04/2004, 13:14
Grande Paulão!
Pega leve aí nos testes, valeu!?
Depois passa o relato aqui pra galera acompanhar.
Um grande abraço e boa sorte,
Rogério

Marcos ET
28/04/2004, 11:21
Galera!!!!!!!!!

Só uma pergunta:

Vcs estão falando em caixa de direção da Ranger e do Omega, não é????

Mas me digam uma coisa: A cx de direção do Omega e da Ranger não é com setor e sem fim???? igual a do opala?????

Essa que o colega está usando pelo que pude ver é de cremalheira, não é????


SDS


Pois eh Eduardo, era isso que eu tava falando... naum entendi isso tbem...

EduardoLang
28/04/2004, 11:38
Grande Marcos!!!!!!!

Pois é,

eu também achei muito estranho ess de cx com cremalheira e ainda ser da Ranger!!!!! e do ômega !!!!!!!

Forte abraço,

Edu!!!!

Ah!!!!

Não se esqueça da tomada de força! ( he he he he he )

roger_caldas
28/04/2004, 11:56
E o teste?! Já rolou!? :lol:
Paulão?! Tá vivo!? heheheh
Abraço,
Rogério

Paulo-AC
28/04/2004, 13:42
Ressucitando

Pessoal eu fiz um pequeno teste na viatura, não tive a "ingovernabilidade" na trilha de chão (trilha leve), mas tive um forte "shimmi" quando passei de 60 km no asfalto.

Vou levar a viartura para tentar fazer um alinhamento e balanceamento, não sei se vai resolver e se vou consguir. :?: :?:

Mas vou confensar fiquei com um pouco de "medo", : ( mas com Jeep é aventura, necessariamente não preciso correr riscos desnecessários.

Como aqui o pessoal costuma falar que "quem tem medo de cag## não come" :twisted: :twisted: :twisted: no sabado o bicho vai pegar :evil: :evil: , farei um teste de verdade na viatura, se "sobreviver" eu faço um relato para vc.

A proposito estou aceitando sugestões, E, a CAIXA E DE RANGER MESMO.

Abraços a todos

roger_caldas
28/04/2004, 14:00
Ahhhhhhh muleeeeeeeekeeee!!! Uhuuuuuuu!
O negócio é botar a criança na lama....o resto é detalhe! :)
O jipinho só estava com fome de barro! :) :) :)
Continue postando o relato...
[]´s
Rogério

Claudio de M. Gonçalves
29/04/2004, 09:04
Bom pessoal, no meu , tenho a coluna de direção da S10, e a caixa hidráulica do omega, foi feito um serviço interessante, como por exemplo, tivemos que cortar a frente do carro, lado (de frente) direito, a caixa ficou para fora, da base da coluna de direção, adaptamos um braço que vai direto na caixa, deu trabalho, pois, no chassi, tivemos que soldar uma chapa de uns 30 CM. POR 20 CM, ACOMPANHANDO a caixa, chapa de de 16 mm., ficou o bicho , vou arrumar uma máquina para mandar para voces a adaptação. ok. :roll: :wink:



GASOLINA & RAPADURA, JIPE WILLIS OVERLAND 1966 - VERMEIO

TO CHEGANDO. rs :roll:

Paulo-AC
03/05/2004, 15:39
Pessoal

vou relatar a meu teste


1º -- A questão do "shimmi" resolvi com alinhamento e balanceamento, apesar de não ter conseguido um bom alinhamento, vou ter que fazer algumas correções

2º -- Vamos para a lama - pessoal eu testei a viatura de forma extrema, e, por enquanto eu não percebi os "probremas" que vc falaram que poderia ocoorer - aliviado 8) 8) 8) , mas com nem tudo é perfeito, quase que me estrepo, a cruzeta que vai diretamente ligada na direção escapou, e o saldo uma capotada básica, a sorte que no momento em vinha num velocidade baixa, e o lucro, bem o lucro foi um retrovisor quebrado, um para choque amassado, uma parabrisa e dois pontos na orelha.

mas o resto foi so alegria :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: 8) 8) 8)

S O B R E V I V E N T E - A PRIMEIRA CAPOTADA
:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

roger_caldas
03/05/2004, 15:46
Ahhhh muleeeeeeeekeeeee!!!!! :D :D :D
E viva Santo Antônio, o santo protetor dos Jipeiros! :)
Bom começo! :lol:

[]´s
Rogério