Ver Versão Completa : Consumo do Troller T4 - Quantos KM/L faz o seu?
Pessoal,
Existe um tópico sobre isso na área das pick'ups e achei oportuno criar outro aqui.
Ao informar o consumo do carro, sugiro informar também em quais condições de uso em que o consumo foi aferido e o ano/motorização do Troller.
Um abraço,
Bom, eu tenho um T4 3.0 que está com apenas 3 mil km. Por enquanto o meu uso está praticamente 95% na cidade de São Paulo e o consumo dele está oscilando entre 7 e 7,5 por litro. Estou achando muuuuuito alto.
Fiz apenas uma viagem curta com ele (260 km no total) e andando com o pé embaixo, ele fez 8,5.
Vou esperar chegar o momento da revisão para reclamar sobre este consumo que considero alto para um motor a diesel. Vamos ver qual o consumo de outros foristas que tenham um 3.0.
Abraços,
srgrande
22/05/2007, 20:15
Vou tentar ser claro e objetivo:
Só uso Pneu BF AT 33/12,5R15, estou no 3º jogo.
Quando novo meu troller 2001, II, 2.8TDI, fazia:
7,5km/l em estradas com médias altas (Castelo, Ayrton Senna, Bandeirantes, Anhanguera)
8km/l em estradas com médias baixas e pista simples.
8km/l em trechos urbanos de Londrina/PR.
Atualmente, com bomba aberta e 20psi (1,45kg) de pressão na turbina,faz:
8,3km/l em estradas com médias altas (Castelo, Ayrton Senna, Bandeirantes, Anhanguera)
9km/l em estradas com médias baixas e pista simples.
9,4km/l em trechos urbanos de Londrina/PR.
Antes que alguem pense em corrigir, meu carro sempre foi mais econômico na cidade que na estrada.
Meço as distâncias com GPS.
Marcos Flavio Breda
22/05/2007, 21:00
E ai pessoal?Tenho um T4 2002 e o seu consumo e de 9.5km/l de media com o pe em cima e de 8.5 mais apertado.Nao considero tao alto mas acho que podia melhorar.VALEU!
giipinna
22/05/2007, 21:12
Meu troller T4 2006 3,0 FAZ 9 KM/L na estrada entre PR E SP. Velocidade média 100km/h. Achei bom...é pouco?
Marcos Flavio Breda
22/05/2007, 21:50
Sei que nao e o mesmo tipo de carro,mas tive uma s10 com o mesmo motor e chegou a fazer 13km/l em uma viagem longa.
André Centurion
22/05/2007, 23:08
Já aferi muitas vezes.
Meu Troller é 2002. MWM 2.8 - Pressão turbo (original). Pneu AT 255 Pirelli (original).
Rodovia (dupla):
Média de 100 Km/h = 10 Km/l
Média de 110 Km/h = 9,5 Km/l
Média de 120 km/h = 9 km/l (para fazer essa média as vezes piso até 140 Km/h).
Esse é o MWM 2.8 turbo com regulagem correta de válvulas e limpeza de bicos em dia.
Outra coisa importante: devido à espuma do diesel na bomba do posto as vezes um frentista enche um pouco mais e outro menos (nessa a diferença pode chegar até 5 litros)
André
O meu "vareiiiiia" muito"...
Faz em torno de 8,5Km/l com cada tanque... (Mas ando nas dunas toda 4ª e sábado)...
Sem passeio, faz 9,5Km/l...
Mas já medi 10Km/l com ele mexido e 13Km/l quando ele era original...
O meu tem bomba esguelada e turbina a 1.45bar...
Troller 2004 2.8 MWM...
Considero um consumo PERFEITO para a força que o carro tem.
Abraços.
O meu "vareiiiiia" muito"...
Faz em torno de 8,5Km/l com cada tanque... (Mas ando nas dunas toda 4ª e sábado)...
Sem passeio, faz 9,5Km/l...
Mas já medi 10Km/l com ele mexido e 13Km/l quando ele era original...
O meu tem bomba esguelada e turbina a 1.45bar...
Troller 2004 2.8 MWM...
Considero um consumo PERFEITO para a força que o carro tem.
Abraços.
Abreu,
Vc tem idéia de quantos cv's está o seu carro? Pelo que vc falou, considero que o consumo está muito bom.
Um abraço,
Meu troller T4 2006 3,0 FAZ 9 KM/L na estrada entre PR E SP. Velocidade média 100km/h. Achei bom...é pouco?
Giipina,
Na única viagem que fiz com o meu até agora, ele fez 8,5. Só que andei direto a 140 ou 150. Por isso, acho q 9 andando a 100 está pouco. Vamos ver o que outros foristas que tem 3.0 falam.
Um abraço,
Joao Leao
23/05/2007, 15:31
Alexandre a unica vez que medi foi em viagem e ele fez em torno de 8km/l.
Depois disso nunca mais medi.
Vou viajar este proximo findi e vou medir e falo.
Um abraço
Guilherme Rocha
23/05/2007, 18:45
Olá, pessoal!!
Tenho um T4 2004 com pneus 33 da BF
O meu pretão faz 8Km/l, em média... Ando leve e mais na cidade, sempre com ar ligado...
Abraços e boa diversão!!!
t4_carcara
25/05/2007, 08:31
Prezados amigos,
Já aferi umas 6 vezes no asfalto.
Meu Troller é 2001. MWM 2.8 - Turbo original e intercooler. Pneus originais.
Rodovia:
Média de 90 Km/h = 12 Km/l
Média de 100 Km/h = 9 Km/l
Trilha: 6 km/l (às vezes menos)
Como já comentaram, é um saco esperar o frentista encher até a boca por causa da espuma do diesel. Então os valores variam muito. Os números que passei são médias de umas 10 aferições no total.
Abr.
Carcará.
srgrande
25/05/2007, 13:13
Sei que nao e o mesmo tipo de carro,mas tive uma s10 com o mesmo motor e chegou a fazer 13km/l em uma viagem longa.
Falou tudo, É outro carro.
Minha S10 CD 2.8 4X4 fez 12,7km/l uma vez em Floripa (muitos radares)., pois normalmente fazia 11,5km/l na estrada.
murilloaquino
25/05/2007, 13:46
Aerodinamica, peso, relaçao de dif mais longa, tudo isso influencia bastante...
Hoje abasteci o bugão. Andando só na cidade de SP, com uma ida e volta ao aeroporto de cumbica (onde foi feito um pequeno teste de velocidade máxima:twisted: ), o consumo ficou em 7,8.
murilloaquino
01/06/2007, 21:43
ta começando a ficar mais razoavel...
Velocidade maxima?
deu quanto?
anda mais q a l-200?/
hahaha
De final, anda quase a mesma coisa q a L200. Só que chega bem antes!!!
170 km/h no velocímetro.
Parece que com pneus 33" não pode-se fazer o cálculo do consumo baseando-se no odômetro original do carro. O valor da quilometragem registrada é inferior por causa da diferença da circunferência do pneu. Fiz alguns cálculos com totem e também com gps e nos dois casos a quilometragem variou aprox. 10%. Ex: se com 70 litros marcou 700km no hodômetro do carro, teríamos consumo médio de 10km/l. Com a variação de 10%, foi rodado 770km e o consumo modifica-se para 11km/l. Corrigam-me se estiver errado...
Abreu,
Vc tem idéia de quantos cv's está o seu carro? Pelo que vc falou, considero que o consumo está muito bom.
Um abraço,
De dia ou de noite!? Auhauahuahuaha...
Para falar a verdade não tenho muita noção da potencia dele não...
Eu sempre falo que vou passar no dino mas sempre tenho preguiça...
Vou ver se essa semana faço isso, aqui tão cobrando 90 pilas por 1 hora de dino...
A noite ele é BEM mais forte que de dia...
De dia acima de 3500Rpm, ele fica muito fraco, de noite, é outro carro...
E quanto mais fria a noite, mais forte ele é.
Isso é bem fácil de explicar, o ar frio é mais denso e proporciona uma melhor queima do combustível.
Mas no Troller isso é MUITO aparente.
Em outros carros turbo diesel vc praticamente não nota.
Certa vez medi o 0 a 100Km/h de dia e de noite, no mesmo dia, com o mesmo combustível, calibragem e etc. Não lembro os numeros exatos de cabeça, mas era algo de 16s de dia e 12s de noite...
Quanto a potencia, vou passar no dino para ver!
Quem quer arriscar uns chutes!?
Eu chuto que ele seja um pouco mais forte que um 3.0 original.
Abraços.
Bom para primeiro tanque achei bom, rodei 502 km com 56,8 litros que da 8,84 litros por km rodado, achei bom, mas ainda não pisei muito pois o motor ta amaciando.
Abraços para vcs.
PS..: Só uma pergunta, ontem instalei o manômetro do turbo, e gostaria de saber de vcs, qual o pico do motor 3.0 original?
Outra coisa que vi é que quando vc tira o pé ele desce a zero a pressão independente do giro, no 2.8 ( Frontier ) isto não acontecia, nos carros a gasolina eu sei que é assim, isto é normal?
Vou ver se essa semana faço isso, aqui tão cobrando 90 pilas por 1 hora de dino...
A noite ele é BEM mais forte que de dia...
De dia acima de 3500Rpm, ele fica muito fraco, de noite, é outro carro...
E quanto mais fria a noite, mais forte ele é.
Isso é bem fácil de explicar, o ar frio é mais denso e proporciona uma melhor queima do combustível.
Mas no Troller isso é MUITO aparente.
Em outros carros turbo diesel vc praticamente não nota.
Certa vez medi o 0 a 100Km/h de dia e de noite, no mesmo dia, com o mesmo combustível, calibragem e etc. Não lembro os numeros exatos de cabeça, mas era algo de 16s de dia e 12s de noite...
Quanto a potencia, vou passar no dino para ver!
Quem quer arriscar uns chutes!?
Eu chuto que ele seja um pouco mais forte que um 3.0 original.
Abraços.
Abreu, acho que isto é possivel devido a posição do interculer que no troller pode não ser muito eficiente, pois a Frontier com 2.8 eu nunca reparei este problema.
Mas no 3.0 observei uma coisa a mangueira de ar que sai do interculer passa do lado do motor o que pode esquentar o ar, tirando parte da eficiência do interculer, assim eu penso.
freitasjr
08/06/2007, 12:15
Vitor, esse valor do Dino é lá no CTGÁS ? Se for, quando for lá me avisa antes que poderemos marcar no mesmo dia p/ checar no seu Troller e na minha Pajero, ambos mexidos.
Agora era bom que tivessemos um carro original p/ por no Dina antes, p/ termos uma idéia se ele estar "calibrado" certo. Com a minha Ex-TR4 qdo fiz ele deu um valor de HP acima do original.
Um abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
srgrande
08/06/2007, 22:15
Abreu, acho que isto é possivel devido a posição do interculer que no troller pode não ser muito eficiente, pois a Frontier com 2.8 eu nunca reparei este problema.
Mas no 3.0 observei uma coisa a mangueira de ar que sai do interculer passa do lado do motor o que pode esquentar o ar, tirando parte da eficiência do interculer, assim eu penso.
Em que local seu manometro mede a pressão do turbo? Na waste gate? No coletor de admissâo? Antes ou depois do intercooler?
Quanto marcou a pressão máxima e em qual faixa de rpm?
Em que local seu manometro mede a pressão do turbo? Na waste gate? No coletor de admissâo? Antes ou depois do intercooler?
Quanto marcou a pressão máxima e em qual faixa de rpm?
Na Waste gate. bom ele começa a encher com mais ou menos 2000 giros e com 3000 já esta com 1.35, estes são os numeros que percebir até agora.
Na Waste gate. bom ele começa a encher com mais ou menos 2000 giros e com 3000 já esta com 1.35, estes são os numeros que percebir até agora.
1.35Kg Wagner!?
Que estranho... Esse motor trabalha com 1.5Kg na Ranger...
Abraços...
1.35Kg Wagner!?
Que estranho... Esse motor trabalha com 1.5Kg na Ranger...
Abraços...
Mas também não pisei fundo ainda, período de amaciamento.
Reativando o tópico.
Hoje abasteci o meu T4 e o consumo dele foi de 6,0 km/l (estrada puxando reboque + trânsito de SP). Mesmo com o peso que eu estava carregando, achei o consumo um pouco alto.
No geral, não tenho conseguido médias melhores do que 7 km/l na cidade. Será que é este mesmo o consumdo do 3.0? Ou será que ele está desregulado. A quilometragem atual está em 9 mil. Ou seja, daqui a pouco vai para a revisão e então vou ver o que acontece.
Eu reparei que quando piso fundo, acaba saindo bastante fumaça pelo escapamento, porém esta fumaça é mais perceptível somente a noite, com algum carro com farol alto atrás (normalmente farol de algum sedã q está tentando me passar ao abrir o farol!! hehehehehe).
Um abraço,
otaviosgnet
18/10/2007, 23:12
2004 motor 2.8, media de 8/ 8,5, estrada e cidade
Grassmann
19/10/2007, 09:28
Pois é...
Essa questão do consumo é minha maior decepção no Troller.
Comprei um 0km em agosto, para fazer uma viagem ao Chile. Rodei 2mkm antes da viagem, e cheguei a médias de 8km/l na cidade e até 9,5km/l na estrada. Razoável, pois estava ainda amaciando.
Na viagem, rodei muito com o pé embaixo, em médias altas (130~150km/h). Como lá venta muito, e ainda estava com um Thule no teto, a média geral foi de 7,65km/l. Ruim? Acho que não, devido à alta velocidade usada, peso carregado, aerodinâmica ruim (vento e Thule). Os outros Trollers que foram comigo, sem o Thule, fizeram perto de 8km/l no geral.
Depois que voltei de viagem, o T4 não passa de 7km/l na cidade. E olhe que ele já está com 9.500km rodados. Estou achando muito, mas muito ruim pra um motor desses... Deveria chegar, pelo menos, perto de 8~8,5km/l.
Como em breve vou levá-lo pra revisão de 10mkm, vai certamente ser um dos itens que vou apontar para verificação.
Em tempo, uso pneus Goodyear MTR 32", mas as medições de consumo já foram devidamente corrigidas. O fator de correção, neste caso, é de 4,6%.
[]´s
TROLLER 2004 td original.
de Sampa a Caraguatatuba de Caraguatatuba a Sampa somente pelo asfalto 11,3km/l.
Pan
T-4 2002 original com scorpion S/T
De BH à Paracatu-MG 9,7 Km/l andando a 130 - 140 sem ar.
Aqui dentro de Brasília ele ta afzendo 9,7 km/l usando muito o ar e sempre no máximo.
Abraço.
Última viagem com o bugão (Andes):
Total de dias: 37
KM rodados: 18.047
Litros de diesel: 2.367 (média de 7,62)
T4-04
Abraços
srgrande
19/10/2007, 13:08
Vou tentar ser claro e objetivo:
Só uso Pneu BF AT 33/12,5R15, estou no 3º jogo.
Quando novo meu troller 2001, II, 2.8TDI, fazia:
7,5km/l em estradas com médias altas (Castelo, Ayrton Senna, Bandeirantes, Anhanguera)
8km/l em estradas com médias baixas e pista simples.
8km/l em trechos urbanos de Londrina/PR.
Atualmente, com bomba aberta e 20psi (1,45kg) de pressão na turbina,faz:
8,3km/l em estradas com médias altas (Castelo, Ayrton Senna, Bandeirantes, Anhanguera)
9km/l em estradas com médias baixas e pista simples.
9,4km/l em trechos urbanos de Londrina/PR.
Antes que alguem pense em corrigir, meu carro sempre foi mais econômico na cidade que na estrada.
Em julho troquei o T4 acima por outro T4 2002.
Após duas viagens, p Curitiba e p São Paulo, onde o consumo foi de 7,2km/l, e o desempenho foi de Defender 90 (hahaha), parei p uma revisão.
Resultado: tanque imundo, todos os bicos substituidos, algumas peças da bomba injetora trocadas, conta bancaria esvaziada e a seguinte avaliação:
C pneu BF AT 33/12,5R15 e 21psi (1,5kg) de pressão na turbina,faz:
8,3km/l em estradas com médias baixas e pista simples.
8,5km/l em trechos urbanos de Londrina/PR.
Ainda nao rodei por estradas com médias altas (tipo Castelo, Ayrton Senna, Bandeirantes, Anhanguera), mas com certeza o consumo vai ser +- 8km/l.
Mais uma coisa, esse T4 é mais forte que o outro e anda muito mais que os outros T4 de Londrina, deixando o Joáo Kffury e o Daniel Castanho literalmente comendo fumaça...
Troller 2003 2.8, MTR 32.
A cada tanque faço o calculo até para ver se está tudo dentro do normal.
-> Nunca mais que 11km/l
(antes com pneu original fazia 0,5km a mais em média, tudo já corrigido no GPS; acho que o MTR 32 dá mais resistência)
-> Nunca menos que 10km/l
Não corro muito, os 1,4 bar máximo de pressão no turbo só vejo numa esticada ou outra.
Maioria dos kms na grande SP, sem muito peso extra.
Fumaça só pisando na saida de uma lombada.
Nem sei se bomba ou turbo foram mexidos, para mim o motor já anda muito mais que o resto do carro (freiar forte não é o que esse pneu faz melhor), andar rápido em estrada pública melhor no C3 da patroa, esse sim gruda e freia que é uma beleza.
Acho bom o consumo, não tem jeito, mais velocidade custa mais combustível quando o carro tem aerodinamica zero!
srgrande
21/10/2007, 19:19
Pois é...
Essa questão do consumo é minha maior decepção no Troller.
Comprei um 0km em agosto, para fazer uma viagem ao Chile. Rodei 2mkm antes da viagem, e cheguei a médias de 8km/l na cidade e até 9,5km/l na estrada. Razoável, pois estava ainda amaciando.
Na viagem, rodei muito com o pé embaixo, em médias altas (130~150km/h). Como lá venta muito, e ainda estava com um Thule no teto, a média geral foi de 7,65km/l. Ruim? Acho que não, devido à alta velocidade usada, peso carregado, aerodinâmica ruim (vento e Thule). Os outros Trollers que foram comigo, sem o Thule, fizeram perto de 8km/l no geral.
Depois que voltei de viagem, o T4 não passa de 7km/l na cidade. E olhe que ele já está com 9.500km rodados. Estou achando muito, mas muito ruim pra um motor desses... Deveria chegar, pelo menos, perto de 8~8,5km/l.
Como em breve vou levá-lo pra revisão de 10mkm, vai certamente ser um dos itens que vou apontar para verificação.
Em tempo, uso pneus Goodyear MTR 32", mas as medições de consumo já foram devidamente corrigidas. O fator de correção, neste caso, é de 4,6%.
[]´s
Substitua os filtros de combustivel e de ar, depois verifique novamente o consumo.
primeiro tanque gasto 8,11 - 568 km rodados com um tanque..
Alguem viu na Quatro rodas o teste do Troller a autonomia do tanque que eles informaram mais de 800 km.. absurdo..
t4_carcara
31/10/2007, 11:43
Então eu acho que tenho uma mina de ouro... eh eh
Meu T4 é 2001, como já mencionei neste tópico, e consigo médias entre 11,5 e 12km/L. Ando lento, minhas médias em trechos de 500km estão entre 80 e 90km/L, na Fernão Dias antes e depois de BH.
Abr.
Carcará
Daniel Castanho
01/11/2007, 01:44
Então eu acho que tenho uma mina de ouro... eh eh
Meu T4 é 2001, como já mencionei neste tópico, e consigo médias entre 11,5 e 12km/L. Ando lento, minhas médias em trechos de 500km estão entre 80 e 90km/L, na Fernão Dias antes e depois de BH.
Abr.
Carcará
Não acredito que voce tenha uma "mina de ouro" ... acho que o segredo está no seu jeito de dirigir. Eu admiro e gostaria de andar sempre assim, mas normalmente não consigo me conter.
O consumo muda muito de acordo com a velocidade cruzeiro e do "peso do pé"! Já fiz 11,5Km/l com meu T4 2004 andando na média de 90-110Km/h (média de 80-85 no GPS)sem ficar cutucando o acelerador nas subidas e sem forçar nas ultrapassagens ...... mas também já fiz 7,5Km/l andando a 130-150Km/h (média de 120 no relógio) direto tuchando o pé nas subidas para manter a velocidade. A diferença é gritante e o carro é o mesmo ... só mudou o jeito de tocar.
.... sem falar é claro de quando se anda com o carro carregado, bagageiro com barraca, etc... aí tudo contribui para a piora do consumo.
Abs,
Daniel
t4_carcara
01/11/2007, 10:50
Olá Daniel, é... você tem razão.
Gosto bastante de curtir a paisagem, mesmo porquê, depois que comprei o Troller é muito comum eu preferir roteiros diferentes (algumas vezes incluindo terra e lama) para concluir a viagem que seria toda por asfalto.
Não resisto à potência do jipão nas subidas e ultrapassagens, mas, no mais, ando leve mesmo.
Apesar de não ter uma "mina de ouro" ainda assim acredito que todos nós temos: este jipe é show!!
Abr.
Carcará
Daniel Castanho
01/11/2007, 20:53
Apesar de não ter uma "mina de ouro" ainda assim acredito que todos nós temos: este jipe é show!!
Abr.
Carcará
Carcará, agora voce falou tudo!!!!!!!!!!!!!!!
Costumo dizer que quanto mais ando no Troller mais me apaixono por ele!
É muito Showwwwwwwww!
Abraços felizes, (isso parece coisa de viado ... hurhurum)
Daniel
Olá Daniel, é... você tem razão.
Gosto bastante de curtir a paisagem, mesmo porquê, depois que comprei o Troller é muito comum eu preferir roteiros diferentes (algumas vezes incluindo terra e lama) para concluir a viagem que seria toda por asfalto.
Não resisto à potência do jipão nas subidas e ultrapassagens, mas, no mais, ando leve mesmo.
Abr.
Carcará
Falou tudo.
Se tivesse um 4 portas, no estilo do Wrangler então, seria a viatura perfeita.
[]'s
Falou tudo.
Se tivesse um 4 portas, no estilo do Wrangler então, seria a viatura perfeita.
[]'s
Nossa!!! Nem me fala!!! Este seria o meu sonho de consumo!!! Heheheheheheh
Nossa!!! Nem me fala!!! Este seria o meu sonho de consumo!!! Heheheheheheh
Pois é Alexandre, já vi mais gente falar isso, aqui na cidade mesmo é unanime entre os trolleiros, será que a Troller/Ford não enxerga esse nicho de mercado?
Todos órfãos de uma boa viatura para expedições estilo Defender, algo robusto como o Troller.
[]'s
Pois é Alexandre, já vi mais gente falar isso, aqui na cidade mesmo é unanime entre os trolleiros, será que a Troller/Ford não enxerga esse nicho de mercado?
Todos órfãos de uma boa viatura para expedições estilo Defender, algo robusto como o Troller.
[]'s
Poxa,
Se fizessem um Troller assim, seria a única forma de eu trocar o meu.
Mas acho difícil a FORD fazer algo assim. Porém não custa a gente sonhar. Quem sabe tem algum figurão da FORD que goste de off-road...
Um abraço,
Abasteci o bugão agora a pouco.
Metade do tanque na estrada e a outra metade no tráfego "vazio" de SP durante a semana que passou.:mrgreen::mrgreen:
Resultado: 7,5 km/l (já considerando a diferença por causa dos pneus maiores).
t4_carcara
05/11/2007, 10:50
Carcará, agora voce falou tudo!!!!!!!!!!!!!!!
Costumo dizer que quanto mais ando no Troller mais me apaixono por ele!
É muito Showwwwwwwww!
Abraços felizes, (isso parece coisa de viado ... hurhurum)
Daniel
Daniel, felicidades sim...:concordo: mas com cautela, por favor... (brincadeira)...
É, eu e minha esposa já conversamos sobre isto e só trocamos nosso Troller por outro mesmo... aliás, um 4 portas seria show... mas mesmo que ele saísse agora, eu demoraria uns 10 anos para trocar (devido ao preço...).
Na discussão do tópico "FORD COMPRA TROLLER" em algum momento houveram discussões sobre as 4 portas (eu acho).
Abr.
Carcará
Amigos,
Nao tenho Troller, mas vendo seus relatos, acredito que se trata de reglagem!!!!
Antes de meu pai trocar o Golf dele el fez uma revisao e trocos filtros e etc. Resultado:
O carro fechava 700km e uns quebrados com 1 tanque de 50 litros!! Sempre andando com ar e dislocamentos de 50km todos os dias!! Media de 14km por litro!!!:shock::shock:
Antes as medias registradas eram de 10km/l!
Conclusao:
Questao de regulagem! Acredito que ele venha acertaddinho da loja e depois que passa na mao de alguem que sabe fazer o serviço e que nao é de consecionaria e ele fique acertadasso ira ficar melhor!
Mas lembrando que essa é minha opiniao, ilustrada com o relato de 1 Golf, nao de 1 Troller!
Abraço:concordo:
Na última medição, já corrigida a diferença por usar os pneus 33 e rodando exclusivamente na cidade de SP, o consumo foi de 7,2 km/l.
Christian
18/12/2007, 00:29
Na última medição, já corrigida a diferença por usar os pneus 33 e rodando exclusivamente na cidade de SP, o consumo foi de 7,2 km/l.
desde 0km , agora to beirando os 10.000km o meu faz media 6,5km/l, agora chipado vai baixar !!!:roll:
Christian
desde 0km , agora to beirando os 10.000km o meu faz media 6,5km/l, agora chipado vai baixar !!!:roll:
Christian
Putz!!! E eu achava que o meu gastava muito!!! Hehehehehe.
Agora acho que chipado ele vai gastar menos. Pelo menos é o que tenho visto por ai.
Um abraço e depois confirma isso para nós.
Não tenho um troller mas queria saber uma coisa
A relaçao dele é longa ou é curta? A quantos rpm ele está a 100km/h?
Está seria parte da explicação do consumo alto?
A relação dos diferenciais é de 4,09. Porém não me lembro agora qual a rotação a 100 km/h. Vou verificar isso e depois posto aqui.
Um abraço,
Christian
25/12/2007, 23:29
Não tenho um troller mas queria saber uma coisa
A relaçao dele é longa ou é curta? A quantos rpm ele está a 100km/h?
Está seria parte da explicação do consumo alto?
no 2007 com pneus 33 pol , da 1900 rpm em quinta
Christian
No meu, ano 2004 com MUD 33, fica próximo dos 2000rpm
T-4 2002 original com scorpion S/T
De BH à Paracatu-MG 9,7 Km/l andando a 130 - 140 sem ar.
Aqui dentro de Brasília ele ta afzendo 9,7 km/l usando muito o ar e sempre no máximo.
Abraço.
Consegui um consumo menor, então resolvi postar...
Consegui essa média depois que passei a usar o diesel aditivado da Shell, aqui no DF pago R$ 1,83 (era 1,79 até outro dia). Troquei o filtro de ar e de diesel, oleo e filtro recentemente.
Outra dia fiz um teste com o bio diesel, ele fez quase 12 mas não gostei da fumaça exagerada que apareceu...
Abraço.
srgrande
29/01/2008, 13:46
O meu fez 9,3 e 9,1 este mês, numa viagem ao litoral, na ida e na volta, respectivamente, com os bicos especiais p maior desempenho.
Grassmann
29/01/2008, 14:26
Resolvi postar novamente, só pra confirmar que o carro chipado é mais econômico.
Mandei chipar o meu há uns 1.500km. Já foram 2 abastecimentos desde que chipei.
Além do notório aumento de torque (são 41,8kgf.m!), o consumo do carro diminui.
Acho que é porque a gente acaba andando com o pé "mais leve", e força menos o carro.
Antes, o meu fazia 6,5~6,8km/l na cidade e 8,8km/l na estrada.
Dos 2 abastecimentos que realizei, constatei que ele consome os mesmos 8,8km/l para andar a 140km/h e 9,6km/h para andar a 110km/h.
Nestes valores, não está feita a correção em função dos pneus 32" (É só aumentar 7% nestes valores).
Estou, enfim, satisfeito com o consumo do carro... Ele está chegando tranquilo a 650km de autonomia na estrada!
O meu fez 9,3 e 9,1 este mês, numa viagem ao litoral, na ida e na volta, respectivamente, com os bicos especiais p maior desempenho.
Poderia falar mais desta mudança nos bicos? Só isso ou mexeu em turbina e bomba? Tem ideia de qts cv ganhou?
abraço
Abasteci o meu nesta semana depois de rodar metade do tanque na cidade e a outra metade na estrada. Resultado: 8,2 km/l. Ainda acho que deveria ser mais econômico, mas tudo bem. SE eu quisesse economia ao rodar, comprava um carro a gas..... E se o meu bugão estivesse fazendo 5 km/l, isto ainda não seria um problema.
[]'s felizes com meu T4, independente do consumo.
srgrande
01/02/2008, 13:06
Poderia falar mais desta mudança nos bicos? Só isso ou mexeu em turbina e bomba? Tem ideia de qts cv ganhou?
abraço
Após um parada p regular a bomba, foi constado que o tanque estava com uma "borra", que implicou na troca dos bicos e de algumas peças da bomba, alem da limpeza do tanque.
O bombista sugeriu uns bicos com maior vazão, que injetam mais tanto em baixa quanto em alta, foi mantida a regulagem original da bomba injetora.
Ele informou, e eu esqueci, o quanto injeta mas não revela o modelo/especificação dos bicos.
A turbina enche até 20psi, +- 1,45kg/cm2.
Não sei quantos cvs ou torque ganhei, imagino um acrescimo de 15%, mas o motor continua forte até 4.000RPMs, antes os dois T4 que tive perdiam potência com +- 3.400RPMs.
Apesar de usar pneus 33/12,5 BF/AT, agora meu T4 arranca na frente e tem mais retomada em 5ª marcha que T4 equipados com pneus originais.
Reativando o tópico.
Depois da revisão de 20k, o bugão contina fazendo entre 7,5 e 8 por litro. Seja na cidade ou na estrada. Ou seja, acredito que se não melhorou até agora, vai continuar assim.
Abraços,
srgrande
16/08/2008, 21:10
Reativando o tópico.
Depois da revisão de 20k, o bugão contina fazendo entre 7,5 e 8 por litro. Seja na cidade ou na estrada. Ou seja, acredito que se não melhorou até agora, vai continuar assim.
Abraços,
Qual o fator de correção que vc usa p compensar a alteração dos pneus?
Estou usando a relação 4,88, o que praticamente corrigiu a diferença dos pneus. Medindo do GPS com pneus originais/relação original e agora (com 35+4,88) a diferença é praticamente a mesma.
Abraços,
Acho que meu Troller deve estar com problemas... :mrgreen:
Abasteci ele ontem e fez a média de 8,8 km/l andando somente na cidade de SP, no trânsito pesado das marginais e etc. É o segundo tanque que abasteço nestas condições. O anterior foi 8,5 km/l.
Num tô acreditando!!! :twisted: :twisted:
arigirardicri
06/12/2008, 18:25
O meu T4 TDI 3.0 tá fazendo 8,5Km/l na cidade e 10,5Km/l na estrada...
Fernando Valente
12/12/2008, 12:13
Pessoal, tenho um Troller 2.8 TDI 2003. Meu uso é diário 50km por dia é muito. Sempre faço as medições a todo tanque q coloco. Quando chega no meio tanque ja abasteço. Ele ja chegou a fazer uns 7 a 8 em média. Nos últimos tanques ele fez em média 6,3 km/L. Pelo q conversei com o meu mecânico minha turbina é aberta. Sou o segundo dono e nao sei se o primeiro mecheu nela. Ele esta com 65.000km. Meu Troller anda muito bem nas baixas rotações e tem um barulho muito bacana do motor/turbina. Será q devido a turbina estar aberta o consumo esta muito ruim? Fale a pena regular para voltar a especificação original para ver se melhora o consumo? Perco muita potencia/torque se voltar para espeficicação original? Estou pensando em levar na semana q vem na mecanica para ele dar uma regulada no motor/turbina para ver se melhora. Lembrando q a manutenção esta em dia (oleo, filtros de ar, de combustivel, de oleo, etc) Alguem tem uma ideia do q pode ser este consumo baixo?
o meu tb faz 7 - 8 na cidade, estrada acho que não melhora muito não.
vou trocar a relação agora e vamos ver o que que acontece
rbrunato
12/12/2008, 16:34
10km/L uso misto.
3.0 05/06 c/ BF MUD 31".
lucasgamba
13/12/2008, 17:31
Tenho um T4 3.0 modelo 2008, com 2.000km, e somente cidade está fazendo 9.5km/l.
Com relação as dúvidas do Fernando Valente, se vc mexer na regulagem da turbina, provavelmente o seu Troller vai ficar mais fraco, e o consumo não vai melhorar muito. Fernando, acredito que vc deva dar uma checada na abertura da bomba injetora. Creio que com a trepidação do motor, ela tenha perdido o ponto certo. Procure tbm verificar o estado do filtro de ar e se os seus bicos injetores estão limpos, além de se certificar que o diesel que vc está usando é de boa qualidade.
Abraços e boa sorte
Amigos, sou trollervelhoiniciante. Alguém sabe o consumo médio do troller com motor AP 2.0 (estando em perfeitas condições)?
lucasgamba
06/01/2009, 17:27
Amigos, sou trollervelhoiniciante. Alguém sabe o consumo médio do troller com motor AP 2.0 (estando em perfeitas condições)?
xiii.... esquisito.... A maioria do pessoal possui com motorização a diesel. O seu está fazendo quanto?
Não é o mais certo, mas comparando com um motor AP 2.0 que equipa o golf, ele deveria fazer entre 9 e 10 km/l na estrada e entre 8,5 e 9 km/l na cidade. Estou falando com base em um golf 2.0 que tive em 2001.
Abraços
Caro ..
motor ap ... ja vi papo de 6 cidade/trilha ...
na media 7/8, n mais q isto ... ainda mais se tiver pneus 33''
[]s
sergio cabral
07/04/2009, 20:43
eu tenho um troller 3.0 mod 2007, ele so fez 10 km só quando comprei,recomendaçao do fabricante andar nos primeiros 300km a 80km, hoje faz 6, 7 normal, 8 com muita dificuldade.
Ultimos dados do meu T4 3.0 pneus at 31.
Utilizacao mista sem a/c (280 km de estrada + 310 na cidade com 84,8 lts) media de 9,1 (diesel aditivado)
Estrada sem a/c (andando a 150 km/h, 154,5 km c/ 18,6 lts) media de 8,3 km/l.
JEFFCATUNDA
28/06/2009, 17:49
O meu 2009 está fazendo agora, com 3200km rodados, 9,2 km sem fazer a correção pelo diametro dos pneus...Ele está com B F 31 a/t....
2007 - 22000Km rodados -> 7,5Km/litro na cidade andando tranquilo 90% com ar-condicionado (pneus 33, body-lift, guincho, bloqueios).
2010 - 1100Km rodados -> 8,3Km/ na cidade com ar-condicionado.
Sempre com biodiesel aditivado Petrobrás. (convenio da empresa).
Abraços.
Ultimos dados do meu T4 3.0 pneus at 31.
Utilizacao mista sem a/c (280 km de estrada + 310 na cidade com 84,8 lts) media de 9,1 (diesel aditivado)
Estrada sem a/c (andando a 150 km/h, 154,5 km c/ 18,6 lts) media de 8,3 km/l.
CORRIGINDO...
Utilizacao mista sem a/c (280 km de estrada + 310 na cidade com 64,8 lts) media de 9,1 (diesel aditivado)
André Carvalheira
30/06/2009, 16:05
Consumo na cidade 8,5 km/l
Consumo na estrada 9,5 km/l (média de 100km/h)
Tive informações que o Troller 2009/10, quando bem amaciado, chega a fazer 12 km/l... vamos ver se issso é verdade mesmo!!!
Troller 3.0 2006/07 com pneus 31"
12,2 Km/l (quase sem usar o AC e 28 libras nos pneus)
Troller 2.8 2002 com pneus 31"
11,3 Km/l (quase sem usar o AC e 28 libras nos pneus)
Esse consumo é aqui dentro de Brasíla, e graças a meu horário quase não pego engarrafamentos.
Abraço.
hmeneguzzi7
06/07/2009, 18:08
Troller 2009
12.000 km
Estrada: 11,5 Km/L;
John1532Jr
07/07/2009, 09:46
Troller 2008
10.500 km rodados
10,50 a 11,00 km/l em uso misto cidade/estrada
HansKronit
11/07/2009, 10:21
Galera o meu ta com 3000km será que chego a 10,5km/l pois andando na rodovia igual jaboti com dor na coluna, consigo 9,0. Amo meu Troller, mas o bicho ´bebe viu!!!!
André Carvalheira
13/07/2009, 10:49
Primeiro tanque do carro ele fez 7,9 km/l. Andei apenas distâncias curtas dentro da cidade.
JEFFCATUNDA
13/07/2009, 11:29
O meu agora está fazendo de 7,8 a 9 dentro da cidade....Este motor aumenta muito o consumo em trechos curtos e baixa velocidade...Acho eu...
Alguem sabe qual seria a faixa econômica dele... vel. e RPM.?
Muriel Barboza
13/07/2009, 16:50
Alexandre.
Eu tenho um T4 2008 com 30000km e ando com pneus 35x12.5 mud sempre com pe no fundo.
Cidade 7.8
Estrada media de 120 km/h no GPS 7.4
So consegui fazer media de 8 uma vez andando a 100 km/h .
Mas vale a pena
Valeu.
Ivan Martinotto
13/07/2009, 19:27
Muriel(maricon)
Vc esqueceu de postar que o seu tem esse consumo por causa do escapamento do opala 4cc que vc colocou....KKKKKKKKK.
Brincadeira....hehehehehe
Um grande abraço.
Ivan
O meu Troller está com 18000Km, não é chipado e pneus AT 31" (normalmente 24 a 25 lb de pressão)
Na cidade faz uma média de 9,0.Geralmente encho o tanque após 550 e 580 Km e sempre pega 60-62litros
Na estrada (andando entre 100 e 120Km) faz 10,5.
Considero um bom consumo.
Zegenesio
14/07/2009, 20:09
Para se verificar o consumo, devemos abastecer no mesmo posto, mesma bomba, e de preferência com o mesmo frentista. Apenas assim faremos uma média segura.
Meu Troller 2008/3.0/20000Km:
Mínima 90Km Máxima 100Km = 10/10.5Km l.
" 100Km " 110Km = 9/10 Km l´.
Acima de 120Km, a turbina entra no ar com força e o consumo vai de 9 kml a menos conforme o peso do pé do freguês.:idea:
John1532Jr
18/07/2009, 14:06
É isso aí. O José Genésio disse bem. O consumo aumenta muito com giro alto. No Troller com motor NGD3.0E a melhor faixa de torque do motor é dos 1.400rpm a 2.200rpm. No meu caso, a 2.000 giros estou andando a 100-110km/h. Como quase nunca passo dos 2.200 giros, o motor fica bem economico (em torno de 11km/l), mas se subir o giro com certeza vai aumentar. Lembrem-se que a característica de motores diesel é muito torque em baixa rotação. Não adianta nada chamar no giro como se faz com um motor a gasolina. O motor diesel vai perder torque e gastar muito mais combustível.
Figanilso
18/07/2009, 22:38
Troller 2005 2.8 - Consumo de 9,5 (Cidade). Primeira medição, comprei a tres meses atrás.
Figanilso/DF.
PAULO CARECA
19/07/2009, 10:32
É isso aí. O José Genésio disse bem. O consumo aumenta muito com giro alto. No Troller com motor NGD3.0E a melhor faixa de torque do motor é dos 1.400rpm a 2.200rpm. No meu caso, a 2.000 giros estou andando a 100-110km/h. Como quase nunca passo dos 2.200 giros, o motor fica bem economico (em torno de 11km/l), mas se subir o giro com certeza vai aumentar. Lembrem-se que a característica de motores diesel é muito torque em baixa rotação. Não adianta nada chamar no giro como se faz com um motor a gasolina. O motor diesel vai perder torque e gastar muito mais combustível.
Na mosca:concordo:, Faço 12 km/L em estrada de barro/região serrana a 40/60 km/H giro baixo, só no torque.
silvio luis
20/07/2009, 12:46
T4 2001 - maxxis AT bravo - fase 1
Depois de afinar os bicos e ainda sem afinar a bomba direito
cidade média de 8,0 a 8,5 km/l
Consumo na estrada 9,0 a 9,5 km/l dependendo do asfalto e trafego com uma média de 90 a 100km
:evil:
Tenho um 2008 e o consumo gira em torno de 9 km/l. tanto faz estrada com cidade.
Junior Pinheiro
22/07/2009, 09:37
O meu da 9 com 33".
O meu da 9 com 33".
O meu não dá nada :mrgreen::mrgreen:
Mas na última viagem, semana passada, rodando estradas de chão e asfalto por alguns parques Brasil afora, fez 10 (9,97km/l), rodei 4957km e gastei 497 litros, também com 33".
[]'s
Apos medição em dois tanques consecutivos, média 8,0km/l pelo odometro original e 8,8km/l com o gps.
Troller 2003 com pneus 33", cidade / trilhas.
André Carvalheira
17/08/2009, 12:59
O meu ta com 2300 km rodados, vai fazendo 9km/l... andando na cidade!!
Olá Pessoal
Para quem possa interessar o t4 original 2009 NGD3.0E fez 9.9Km/l primeiros 1200Km em trecho misto PR-SP. Achei bom. Giro 1800-2200rpm 100-110km/h
Abraço.
RONIE_VALIM
13/09/2009, 23:43
Usando pneus BF All 31":
Usei um tanque até dar na reserva (617km) com uso 100% urbano com pouco trânsito e fez 9.7km/L.. (Razoável, pretendo melhorar e sei que tem como!!!)
No tanque anterior a este, com uso mais livre dentro de São Paulo (Trechos de Guarulhos até a zona Sul de São Paulo rodados na Dutra e marginais com velocidades entre 70km/h e 100km/h) num fim de semana sem trânsito consegui chegar em 11.8 km/L (Considero bom!!!)
Meu modo de abastecer é:
Mando completar até não ter mais espuma e ver o diesel paradinho quase transbordando, zero o marcador e rodo...
Rodo até achar que tá bom (sempre chegando em 1/4 para acabar)...
Abasteço novamente no mesmo local e da mesma forma..
Pego a KM atual do marcador parcial e divido pela quantidade exata que abasteci da segunda vez...
E pronto, média feita!
Sei que para muitos isso não é novidade nenhuma, mas pelo que vejo, sempre tem uma ou outra pessoa com dúvidas referente à consumo...
Espero ter ajudado!
Abs!!!
TROLLEIRO
14/09/2009, 00:18
Um amigo aqui da terrinha, chipou o seu 3.0 Eletrônico e jura que o mesmo faz por volta de 14/15 no pau! :twisted:
Se for isso mesmo, até vale o investimento! (R$ 1.500,00)
Um amigo aqui da terrinha, chipou o seu 3.0 Eletrônico e jura que o mesmo faz por volta de 14/15 no pau! :twisted:
Se for isso mesmo, até vale o investimento! (R$ 1.500,00)
Tá estranho isto. 14 km/l num troller..... Nunca vi algo assim...
RENATO-SELVA
24/06/2010, 22:11
Troller 2008 com 11 mil Km... de 8 na cidade acelerando bem a 12 na estrada... original, sem chip... e pneus originais pequenos...
ig_carneiro
25/06/2010, 00:38
meu ta com 3000km e ta fazendo 8.7
O meu é um 2009, está com 22000km e faz entre 9'5 e 10 aqui em Sampa andando forte. Na estrada faz 10 tb.
Abs
Humberto Baldisseri
26/06/2010, 07:40
Galera,
O meu Troller 2008 com 38000km,pneus originais,que acabei de comprar,na primeira medição fez 9,09 ,acho que posso melhorar esse consumo, pois ainda não havia acostumado com o Jipe.
o meu é 2007 chipado AT31" andando normal (110) faz 10/10.5 pisando faz 8.5/9..
mas andando de boa 90/100 ( ou seja 1800/2000rpm) ja consegui 11.8
Meu bugão está agora com 2300 km e tem feito a média de 7,5 km/l andando em SP.
Jose Henrique
05/10/2010, 22:34
O meu 2008/08 original com pneus BF mud 32' fazendo 8,5 a 9,0 dependendo do peso do pé rsrsrsrsr .... Acho que na média...
Martin Melcop
06/10/2010, 08:04
Eu conseguia fazer com o 2005 10 KM/l na cidade e 9,5 KM/l na estrada andando entre 100 e 110 Km/h. Se fosse a 120 Km/l cai para 8,5/9 Km/l
O 2.8 no J está fazendo uns 9,5 Km/l na cidade
Joao Henrique Kffuri
06/10/2010, 11:13
Pessola o meu 2008 38.000 km é 7 na cidade e 8 na estda (100/120).. não sei se é o ideal meu troller anetrior 2004 2.8 fazia 9 cidade e 9,5 estrada.. acho que tudo depende do jeito de dirigir. nunca consegui mais de 10 no 2.8, sinceramente gostaria que o meu fizesse um pouco mai s algo entre 8 cidade e 9,5 estrada..Estou pensando em "chipar" todos dizem que melhora um pouco...vamos ver..
RONIE_VALIM
06/10/2010, 11:17
Pessola o meu 2008 38.000 km é 7 na cidade e 8 na estda (100/120).. não sei se é o ideal meu troller anetrior 2004 2.8 fazia 9 cidade e 9,5 estrada.. acho que tudo depende do jeito de dirigir. nunca consegui mais de 10 no 2.8, sinceramente gostaria que o meu fizesse um pouco mai s algo entre 8 cidade e 9,5 estrada..Estou pensando em "chipar" todos dizem que melhora um pouco...vamos ver..
Se tiver pneu grande influência no odômetro e consequentemente sua média sai errada, isso é, se tiver fazendo a média pelo odômetro :concordo:
anderson cleiton
06/10/2010, 19:48
o meu 2007 faz 07 na cidade e na estrada nunca fez mais que 08 com pneus originais. é o modo de dirigir.
Alberto.Oliveira
18/10/2010, 10:22
O meu 2010 faz entre 8 e 9 na cidade e 10 e 11 na estrada.
Estou com pneus 32 e a viatura não é chipada.
[]'s
fernandotf
18/10/2010, 10:42
Acabei de pegar o meu Troller, e na primeira viagem, andei 250km de asfalto e 300km de trilhas leves e 50km de cidade. Fez 10,5km/l! Como o veículo tem menos de 2000km, ando conforme recomenda o manual: não passar de 110km/h e não passar de 3000 giros... Fiquei impressionado com o Torque da viatura: andando entre 1000 e 2000 giros, o Jipão anda mais que a minha TR4 a 4500 giros!
Mais um tanque gasto no trânsito de SP. Consumo de 6,9 km/l
Jose Henrique
20/10/2010, 21:50
Oi turma...:pipoca:
Sai com o Jeep Clube de minha cidade no feriado passado... 14 carros no total (5 troller, 2 ranger, 2 triton, 01 L 200, 01 hilux cabine dupla)... dois foram por asfalto (focus e vectra))
Dia 7 a noite 230 km de asfalto... dormimos em Ponta Grossa (Pr)... Dia seguinte por estradas vicinais atravessamos para SC e chegamos a noite próximo a Jaragua do Sul por estradas de terra em meio as montanhas locais, num belo hotel fazenda... Dias 09 estradas de terra na regiao para ver pequenas cidades e cachoeiras... "shopssssss" no hotel qdo vortemo:dance:... dia 10 trillha pela manha em uma montanha proxima (leve) com as patroas...shops no hote....:dance: dia 11 mais estradas de terra da regiao... shops no hotel qdo vor... e no dia 12 regressamos via asfalto...sem shops:stop:... total de 1270 km... media de 9,0 km/litro (eu, a patroa, 2 malas e as 'ferramenta" qui nun usei)... só felicidade, amizade e entrozamento de nois e das muié... que vida boa :mrgreen:
JEFFCATUNDA
21/10/2010, 01:19
Mais um tanque gasto no trânsito de SP. Consumo de 6,9 km/l
O meu também está fazendo isso ai... de 6.8 a 7.2 com pneus BF at 31 na cidade
Alberto.Oliveira
21/10/2010, 22:14
Jeef,
O teu mapeamento foi de quantos cv's??
Não ficou muito ignorante com pneus 31 nao??
[]'s
JEFFCATUNDA
22/10/2010, 01:15
Jeef,
O teu mapeamento foi de quantos cv's??
Não ficou muito ignorante com pneus 31 nao??
[]'s
240....Muito pacifico... agorina na 116, estava puxando 120 e de repente deu a doida, ninguém na via... foi só tocar um pouco mais e 170..... O chato é o freio que parece que encolhe....:)
Nossa!!! Com 240cvs e fazendo este consumo, está ótimo.
JEFFCATUNDA
22/10/2010, 12:27
Nossa!!! Com 240cvs e fazendo este consumo, está ótimo.
A programação é do MAURICIO REIKO.... E as alterações de curva só se dão após os 2000 giros, isso faz com que ele ande na cidade quase que com a programação original, bem como na estrada, se vc não empurra o pé, ele leva fácil ainda abaixo dessa faixa...
Mas na necessidade é que o bixo cresce.... e sobe muito rápido mesmo....
O problema de fazer isto aqui em SP é que o carro não passa na inspeção veicular do Ibama. Ou seja, se chipar, quando tiver a inspeção, tem que arrumar alguém com a central original para trocar. Ai eu acho muita mão de obra...
Otra coisa Jeff: vc tem algum gráfico comparativo entre a curva de torque e potência entre um motor original e o chipado?
JEFFCATUNDA
22/10/2010, 12:40
O problema de fazer isto aqui em SP é que o carro não passa na inspeção veicular do Ibama. Ou seja, se chipar, quando tiver a inspeção, tem que arrumar alguém com a central original para trocar. Ai eu acho muita mão de obra...
Otra coisa Jeff: vc tem algum gráfico comparativo entre a curva de torque e potência entre um motor original e o chipado?
Alexandre.
Posso te garantir que o meu não solta mais fumaça que qualquer outro com com programação original...
O mauricio está com este programa de 240 cv exatamente porque acha que é o de mehlor custo/beneficio, isso em termos de quebras e de fumaça... Antes ele colocava o de 247 ou o de 267 cv mas tinha realmente mais fumaça...
Aqui em fortaleza é uma febre a reprogramação, tanto que já tem troller aqui de 320cv ganahndo de qualquer esportivo em prova de arrancada... mas tudo alterado desde bicos até trubina e reprogramação de modulo...
Ma tem programas aqui super esportivos, com próximos de 300cv que não fumaçam.... O pessoal está descobrindo o ponto certo da mistura...
Qaunto aos gráficos dos programas, eles são segredos de estado.... ninguém divulga exatamente para não serem copiados...
ig_carneiro
22/10/2010, 12:49
vc devia ver o que eles fazem com a central do carro para nao copiarem. tem gente que passa verniz para nao copiarem o chip, quando a inspeção veicular basta trocar o modulo, menos de 5 minutos vc faz isso.
ig_carneiro
22/10/2010, 12:51
240....Muito pacifico... agorina na 116, estava puxando 120 e de repente deu a doida, ninguém na via... foi só tocar um pouco mais e 170..... O chato é o freio que parece que encolhe....:)
o poste da gheller que o diga ne
vc devia ver o que eles fazem com a central do carro para nao copiarem. tem gente que passa verniz para nao copiarem o chip, quando a inspeção veicular basta trocar o modulo, menos de 5 minutos vc faz isso.
O problema é depender de outras pessoas para colocar um módulo original. Acho que o ideal seria mesmo ter dois módulos em casa. Mas, não vou mexer com isto agora...
RONIE_VALIM
22/10/2010, 17:24
O problema é depender de outras pessoas para colocar um módulo original. Acho que o ideal seria mesmo ter dois módulos em casa. Mas, não vou mexer com isto agora...
Meus 2 cents...
Compensa e muito fazer a reprogramação, independente da dor de cabeça na época da inspeção. O Mauricio (Reiko) dá todo o suporte para isso, e é muito tranquilo.
Se colocar na balança serão uns 2 dias para trocar o módulo depois destrocar. Contra 1 ano de pura diversão!
O meu era reprogramado, o atual do meu tio hoje não é. Digo que fica até "sem graça" andar sem ser reprogramado depois que acostuma!
O consumo do meu que era 2009/2010 ficava na média geral de 9km/L, andando sempre curtindo o carro, mas se exagero.
Abs!
Meus 2 cents...
Compensa e muito fazer a reprogramação, independente da dor de cabeça na época da inspeção. O Mauricio (Reiko) dá todo o suporte para isso, e é muito tranquilo.
Se colocar na balança serão uns 2 dias para trocar o módulo depois destrocar. Contra 1 ano de pura diversão!
O meu era reprogramado, o atual do meu tio hoje não é. Digo que fica até "sem graça" andar sem ser reprogramado depois que acostuma!
O consumo do meu que era 2009/2010 ficava na média geral de 9km/L, andando sempre curtindo o carro, mas se exagero.
Abs!
Ronie, o problema de rodar com 240 cvs são os pneus 37 que pretendo colocar. Toda esta potência com estes pneus não vai dar certo...
E como quando eu usava 35 no meu ex-troller com relação reduzida, não sentia falta de potência. Então não devo mexer com isto não...
Troller em 2011
28/10/2010, 15:49
Troller 3.0 2006/07 com pneus 31"
12,2 Km/l (quase sem usar o AC e 28 libras nos pneus)
Troller 2.8 2002 com pneus 31"
11,3 Km/l (quase sem usar o AC e 28 libras nos pneus)
Esse consumo é aqui dentro de Brasíla, e graças a meu horário quase não pego engarrafamentos.
Abraço.
Amigo , pelo que vi o seu Troller é um 2006/07, teve problemas com ele quanto a questão de motor?? Faz trilhas, ou somente usa para viagens longas e expedições..
Atenciosamente : Giovane
marcelotroller
01/11/2010, 22:12
Meu TROLLER é ano 2005 com pneus 33 roda bbs de 10 polegadas com a bomba um pouco aberta e a turbina também dando a pressao da turbina 1.50 ele faz 8 na cidade com o AR ligado . e 7 na trilha .
avaliem ai pessoal!
abraço !
juliana_rj
01/12/2010, 12:50
Gente, o tanque do Troller possui 72 litros. Eu li uns posts de pessoas falando que cabe bem mais que 72 litros. Isso procede? Seria o espaço reservado para os "gases"? Não teria problema encher o tanque até a boca?
Calculei a autonomia da seguinte forma: Enchi o tanque até o primeiro automático e zerei a km. Quando o tanque chegou na reserva, voltei no mesmo posto, na mesma bomba e enchi até o primeiro automático de novo. Peguei a quantidade de km rodados e dividi pelos litros abastecidos. O cálculo fica preciso assim?
Consegui 12.58 km/l (716 km rodados até chegar na reserva)
O percurso foi quase todo estrada entre 90 e 100 km/h com pneus 255/75R15
fernandotf
01/12/2010, 15:52
Gente, o tanque do Troller possui 72 litros. Eu li uns posts de pessoas falando que cabe bem mais que 72 litros. Isso procede? Seria o espaço reservado para os "gases"? Não teria problema encher o tanque até a boca?
Calculei a autonomia da seguinte forma: Enchi o tanque até o primeiro automático e zerei a km. Quando o tanque chegou na reserva, voltei no mesmo posto, na mesma bomba e enchi até o primeiro automático de novo. Peguei a quantidade de km rodados e dividi pelos litros abastecidos. O cálculo fica preciso assim?
Consegui 12.58 km/l (716 km rodados até chegar na reserva)
O percurso foi quase todo estrada entre 90 e 100 km/h com pneus 255/75R15
O cálculo é este mesmo, mas para ter uma boa precisão, é interessante fazer várias vezes...
Sobre o tamanho do Tanque, o vendedor da concessionária disse para mim que ele tem uma área para "gases", mas não era para ficar chaqualhando o carro para preencher tudo com diesel na hora de abastecer... não me lembro exatamente qual era o problema, acho que poderia vazar pela tampa e pelo respiro.
PAULO CARECA
01/12/2010, 21:24
Juliana, nesta velocidade, faço 13km/l, com pneu 31, ar desligado. Quanto ao primeiro desligar da bomba, ainda entra 5 litros, sempre chocalhei para ajudar no escape de ar de dentro do tanque, encho até aparecer sem espuma no gargalo, nunca tive problemas. NGD 3.0 2006 77000 km.
RONIE_VALIM
01/12/2010, 23:30
Juliana, nesta velocidade, faço 13km/l, com pneu 31, ar desligado. Quanto ao primeiro desligar da bomba, ainda entra 5 litros, sempre chocalhei para ajudar no escape de ar de dentro do tanque, encho até aparecer sem espuma no gargalo, nunca tive problemas. NGD 3.0 2006 77000 km.
x2
Sempre fiz isso no meu ex-Troller e faço em todos os carros, porém já ouvir dizer que não é recomendado, mas nunca me deu dor de cabeça!
JEFFCATUNDA
02/12/2010, 01:10
Paulo.
Pegando uma carona em teu post...Você disse que está com 77 mil rodados... passa lá no topico NGD international 3.0 pesquisa de vida útl e problemas....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002
Acho que vai ser de interesse de todos. :)
PAULO CARECA
02/12/2010, 17:07
Paulo.
Pegando uma carona em teu post...Você disse que está com 77 mil rodados... passa lá no topico NGD international 3.0 pesquisa de vida útl e problemas....
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=48002
Acho que vai ser de interesse de todos. :)
Já postei varias vezes lá, pena que o tópico está parado, e sem novidades.:concordo:
juliana_rj
13/12/2010, 23:15
Gente, obrigada pelas respostas anteriores sobre o consumo. Gostaria de tirar outra dúvida referente ao diesel. Meu companheiro agora resolveu que de vez em quando vai encher o galão de diesel de 20 litros e deixar em casa e em caso de viagem irá levar no carro. Ele insiste que não tem problema, mas estou insegura.
1- A lei realmente não impõe limitações no transporte quando em galões apropriados?
2- O galão pode ser levado dentro do veículo devidamente amarrado no santo antônio ou qualquer outro ponto?
3- Armazenar o diesel dentro do galão por 1 ou 2 semanas pode adulterá-lo de alguma forma a ponto de fazer mau ao meu Troller?
4- Meu namorado não sabe se o galão precisaria de "respiro"? Pode ser feito com uma caneta BIC? (Se ele não fizer isso direito o galão pode explodir?)
5- Afinal, diesel é inflamável ou não?
Obrigada Trolleiros
......Sobre o tamanho do Tanque, o vendedor da concessionária disse para mim que ele tem uma área para "gases", mas não era para ficar chaqualhando o carro para preencher tudo com diesel na hora de abastecer... não me lembro exatamente qual era o problema, acho que poderia vazar pela tampa e pelo respiro.
Transcevendo do manual do proprietário:
"CUIDADO
* O tanque de combustível tem um espaço de ar para expansão dos vapores de deisel devido ao calor. Não continue a encher o tanque de comustível após o desligamento automático da bomba, ou este espaço ficará totalmente preenchido. Se o veículo for exposto ao calor com o tanque cheio desta maneira, pode ocorrer vazamento. Nunca abasteça até o que o nível do combustível atinja o bocal."
Este manual é de um véiculo 2002, não se se houve alteração para os mais novos.:pensativo:
Hélio
lendo o topico me desanimei!!!
o meu troller é um 2011 com pneus geolander 32 e tá fazendo 7,5 na cidade e estrada e eu ligo poucas vezes o ar
eu to andando conforme um colega do forum falo até 2200 rpm e ao meu ver tá gastando pra kct!!!
O meu, com pneu 37 tá fazendo entre 7 e 7,5, seja na cidade, na estrada, com peso, vazio e por ai vai...
gcfiglio
14/12/2010, 22:41
O meu ta tá fazendo 5,8 kkkkkkkkkkkkkkk
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=83742
Tem alguma coisa de errado amanha vai pro mecânico pra ver o que é...
Se ficar desse jeito eu abro falência....
1- A lei realmente não impõe limitações no transporte quando em galões apropriados?
2- O galão pode ser levado dentro do veículo devidamente amarrado no santo antônio ou qualquer outro ponto?
3- Armazenar o diesel dentro do galão por 1 ou 2 semanas pode adulterá-lo de alguma forma a ponto de fazer mau ao meu Troller?
4- Meu namorado não sabe se o galão precisaria de "respiro"? Pode ser feito com uma caneta BIC? (Se ele não fizer isso direito o galão pode explodir?)
5- Afinal, diesel é inflamável ou não?
Obrigada Trolleiros
Ju, a pouco tempo fui parado por um guarda em Niterói e perguntei a ele se era permitido. Ele disse que não. Insisti perguntando sobre galões próprios para o transporte e tals, ele disse que o posto não pode te vender combustível em nenhum tipo de recipiente. Então:
1 - Acredito que imponha sim.
2 - Não pode.
3 - Acho que o galão tem o mesmo efeito de deixar o diesel dentro do tanque do Troller.
4 - O respiro é uma segurança, mas normalmente não se enche o galão até a boca, dando espaço para os gases.
5 - Inflamável é, mas não tanto quanto gasolina e álcool. Já ouvi comentários de que é difícil botar fogo em diesel, mas eu nunca tentei.
Já li um tópico sobre a proibição do transporte de combustível aqui no fórum, mas no final os "advogados" não chegaram a um senso comum. Enfim, se não quiser problemas é melhor não transportar.
Felipe Glod
16/12/2010, 18:44
O consumo do 3.0 na cidade sempre com ar nunca passa dos 10 km/l e na estrada por incrivel que parece baixa pra 9 ou 8,5 km/l acho que porque piso mais, ja o 2.8 na cidade nao passa de 9km/l e na estrada nao senti diferença dos mesmos 9 km/l, andando no maximo a 130 km/h em media uns 110 a 120 km/h e ar ligado sempre.
VetranoJR
17/12/2010, 22:13
2008 3.0 com pneus 33" faço 8,5 na cidade, sempre na maciota :)
fernandotf
17/12/2010, 22:28
Acabo de voltar de uma viagem pelas Serras Gaúchas... andei 3000km, e a média foi de 13,2 km/l nas estradas de asfalto e 10,6 km/l nas estradas de terra. Ah, o meu Troller é um 3.0 originalzinho!
Acabei de fazer Cuiabá - Campo Grande
pneus originais
3.0 2006
andando entre 90 e 115 km/h
média final de 12,5km/l
juliana_rj
29/03/2012, 22:04
Alguém já fez vistoria anual no Rio de Janeiro em um Troller com pneu 33"? Qual o melhor posto para não ter problemas?
Editando: Gente desculpa ter postado nesse tópico. Achei que estivesse no FAQ - Troller! De qualquer maneira, se alguém puder responder fico grata.
Obrigada
Estou abastecendo com o Diesel S50 da BR.
senti um ligeiro aumento do consumo. Procede isso????
luiz albano
31/03/2012, 22:37
Procede,no meu achei uma pequena queda na potência,vou fazer revisão na bomba e bicos pois já passa dos 100.000km e nunca mexi na mesma,aguardei para regular com o S50 ,pois não vai mais existir diesel com alto teor de enxofre.
Jalisson
01/04/2012, 02:40
Bom saber disso!
O meu faz 8,5 no tráfego misto. Só ando na cidade.
Tem pneu 32"
Abraços.
fernandotf
02/04/2012, 09:20
Estou abastecendo com o Diesel S50 da BR.
senti um ligeiro aumento do consumo. Procede isso????
Eu sempre tento colocar o Diesel Podium da BR. Eu noto que o barulho do motor fical mais suave, mas o carro consome um pouco mais... engraçado que vendo todas as medições de consumo que já fiz (sim, tenho tudo planilhado), quanto pior o Diesel (lógico, com bom senso), melhor o consumo... vai entender.
PAULO CARECA
02/04/2012, 17:03
Eu sempre tento colocar o Diesel Podium da BR. Eu noto que o barulho do motor fical mais suave, mas o carro consome um pouco mais... engraçado que vendo todas as medições de consumo que já fiz (sim, tenho tudo planilhado), quanto pior o Diesel (lógico, com bom senso), melhor o consumo... vai entender.
É igual a churrasco com carne de terceira, o tempo que leva mastigando, acaba a fome.
Fernando, eu tinha chegado exatamente à mesma conclusão!
Gustavo D
04/04/2012, 23:28
Se quiser economizar diesel mesmo, desliguem o AC. Saindo praticamente só de segunda marcha e quando saio de primeiro tenho trocado antes dos 1600 rpm. O resto das marchas tenho trocado a no máximo 1900 rpm. Também não tenho passado dos 90 km/h, pé muito leve. Acho que a diferença será absurda! Falta 1 palito pra chegar na metade e já rodei 428 km! No tanque anterior cheguei na metade do tanque com 300 km rodados e entrei na reserva aos 680 km. Não sei se é o AC ou a primeira marcha. Um dos dois, ou os dois, afetam MUITO o consumo.
Tenho usado diesel comum Shell. O Ipiranga aditivado não dura nada. Quero experimentar o podium.
luiz albano
04/04/2012, 23:57
Aqui no NE sem ar nem pensar......
Gustavo D
05/04/2012, 00:00
Aqui no NE sem ar nem pensar......
Huhahuauu nem tinha pensado nisso!
Troller 2005 2.8, media de 10km/l andando numa velocidade de 120km/h
Valney de Morais
10/04/2012, 18:56
Troller 2010
8,5km/l no trânsito pesado + AC
11km/l na pista a 110-120
Na areia, trecho beira mar, cerca de 6,5 km/l traçado a 50... 60km/h
Valeu!
Felipe Glod
11/04/2012, 12:28
já vistoriei em Irajá e não falaram nada.
Alguém já fez vistoria anual no Rio de Janeiro em um Troller com pneu 33"? Qual o melhor posto para não ter problemas?
Editando: Gente desculpa ter postado nesse tópico. Achei que estivesse no FAQ - Troller! De qualquer maneira, se alguém puder responder fico grata.
Obrigada
Sempre me importei muito com o consumo de meus veículos por isso sempre controlo, o meu atual é um Troller T4 2010, que comprei zero, na primeira viagem que fiz foi de londrina a 13 tílias-SC, num total de 1600 km, fez a media de 10 km p/litro, o normal aqui na cidade faz 9 a 9,5 km por litro, a alguns dias atrás eu fui até a ilha comprida, ceca de 1500 km, agora já com quase 20 mil km rodados, fez 10,98, sempre no capricho, uso normal de gente maior de idade e com juízo, ele tem pneus 31 BF googrich AT, não vejo necessidade de alterar chip pois ele anda muito pela estabilidade que tem, só é um pouco frouxo antes dos 2 mil giros e a 3000 giros dá 140 km p/h, "meu Willys é mais longo" a 5 mil giros chega a 100 km por hora e se durar 5 minutos explode, HE HE
Gustavo D
12/04/2012, 17:15
Consumo de 13.54 km / L diesel comum shell - 826 km rodados no total. Luz da reserva acendeu aos 822.
Por favor, me confirmem uma coisa: Não existe Diesel Podium S500 ou S1800 mais? Só S50? Abasteci com diesel podium S50. R$ 2.30 / L! Me custou R$ 30,00 a mais do que encher o tanque no Shell. Se o consumo for pior, vou abastecer com podium só de vez em quando mesmo.
nayvieira
19/04/2012, 11:54
O meu é 2001, com pneus 50%/50% radialGT novos, está fazendo entre 10 e 11km por litro, com média de 120km/h. numa viagem feita agora em fevereiro 2012. Pelo que vi acima, achei muito bom.
nayvieira
19/04/2012, 11:59
Será que vcs poderiam me ajudar?: estou com um vazamento entre o hidrovacuo e o reservatório de freio, o que me consome um óleo de freio lascado MESMO...., aquilo que tem ali é uma valvula ou burrinho? alguém sabe o que é e quanto custa, onde eu acho peça similar ou original?
FAbrantes
21/04/2012, 22:52
Troller 2008. Andando na cidade com ar ligado o tempo todo ==> 9,5 Km/l
Ontem realmente fiquei preocupado, já faz um tempo que ando fazendo a média do meu carro ( t4 2011, escape aberto, pneu 33 12,5 com roda 10),a média de consumo na passa de 8,4km/l misto de estrada e cidade, rendendo bem pouco a mais na estrada. Aqui no fórum o pessoal chega a dar 11km/l.
Me ajudem eu não sei o que tá rolando, será que o meu motor tá desregulado? é por causa do escape?
Pedro Rocha
27/04/2012, 19:09
O meu, no geral, não faz mais do que 8,5 km/l de média, manutenção e principalmente filtros sempre em dia. Já cheguei perto de 10km/l, mas andando bem de leve, e a maior parte do tempo na estrada.
RSC, não achei nenhum despropósito esse consumo, já que o carro tá com pneu 33, roda tala 10, e escape aberto, na minha opinião, tá na média.
Se tiver os pneus e rodas originais (e saco) substitua, e faça um teste, com certeza deve melhorar por volta de 1km/l. Verifique os filtros, e na dúvida sobre o motor peça pra passar um scanner. Outra dica bem óbvia... é calibragem dos pneus, vale a pena conferir com frequência.
No mais, essa variação de consumo depende das configurações das viaturas e do peso do pé de cada um!
Fiz uma pequena viagem de 800km semana passada e o consumo ficou em 11km/l na estrada usando ar condicionado 50% do tempo, velocidade média de 100 / 110km/h. Pneu Mud 33" já descontando a diferença no hodômetro de 10%. Na cidade o meu não passa de 7,5 a 8,0 km/l
juliana_rj
19/05/2012, 23:51
já vistoriei em Irajá e não falaram nada.
Vistoriei o Troller lá mesmo. Tive que ouvir cantada, mas não falaram nada dos 33" :rolleyes:
Consumo com S50 comum está uma porcaria: 7 a 8 km/l
fernandotf
21/05/2012, 07:44
Vistoriei o Troller lá mesmo. Tive que ouvir cantada, mas não falaram nada dos 33" :rolleyes:
Consumo com S50 comum está uma porcaria: 7 a 8 km/l
Após o 33", o meu faz em média entre 9,5 e 10,5 km/l. Com os originais, fazia entre 10 e 11 km/l. Acho que varia muito de pé para pé! :) Ah, abasteço com S50 (Podium Petrobrás). Estranhamente, quando coloco combustível pior, o consumo melhora um pouco! (algo em torno de +0,3) ;)
jmanzano
21/12/2014, 20:54
Tenho um 3.0 2011, chipado, sem silencioso, com pneus goodyear wrangler 255/75/15 original. Carga: dois adultos + uns 80Kg de tralha, além dos acessórios (bagageiro de teto (que também interfere na já precária aerodinâmica), para-choques traseiro e dianteiro offroad, guincho powerplant HP, placas de proteção). Faz 11 Km/l entre 90 e 110Km/h com a/c ligado 50% do tempo. Rodovia de pista dupla, pouco movimento, vez ou outra esticando só pra limpar o bico :P. Com diesel S-500.
Nunca medi na cidade.
Carolino
21/12/2014, 23:36
O meu 2008 com pneu 35 sem remapeamento e relacao original e 6,5 na cidade e 8 na rodovia andando a 120, não da mais mesmo....
Troller 2007, 3.0 chipado 230cv, relação original e Pneus 35" em roda tala 10"
Consumo: 7,5 km/l na cidade e 8,5/9 km/l estrada
Andando sem dó, mas sem acelerar de mais, andando a 110/120 na estrada de boa.
OBS: Com esses pneus e rodas, mais relação, o carro ficou longo, não passa de 150/160 km/h, não ando nessa velocidade é só para se ter uma ideia...
BrunãoM.
22/12/2014, 13:23
Tive 3 Trollers, sendo um 2005 2.8 e dois 3.0 um 11/11 e outro 11/12.
2.8 2005 com pneus 33" MUD - rodovia 9,5Km/l - cidade 8,0Km/l
3.0 2011/2012 original - rodovia 10,00Km/l - cidade 9,0Km/l
3.0 2011/2011 original, que para minha surpresa e era mais forte, fazia - rodovia 11,4Km/l - cidade 10,2km/l
Ambos 3.0 originais, e andava com a msm tocada. O rapaz que comprou o 11/12 chipou ele para 240HP. Assim que fui vender meu 11/11, esse rapaz levou meu Troller para seu primo, que acabou comprando, e ficou indignado com a força e a economia dele. Tanto é que ele achou que estava chipado rsrsrs. Isso causou uma polêmica muito grande entre nós e acabamos levando ele na DigPower pra ver se já ouve alguma alteração, e foi comprovado que não ouve alteração alguma, tanto no môdulo, quanto no motor. Realmente é algo inesplicável. E já andei em vários, levando em conta os originais, todos são diferentes uns dos outros. Porque será!? A troller não estabelece um padrão nos trollers? É um diferente do outro!? Estou encucado com isso :putz:
Abraço,
Bruno.
Martin427
22/12/2014, 17:47
3.0 2011/12, reprogramado SFI chips 240 cv. Pneus BF AT 33x12.5 calibrados com 33 libras frio para andar no asfalto.
Estrada a 100-110: 11,5 km/l; com ar condicionado, 11,0 km/l.
100% cidade: nunca medi
Vira vira cidade-estrada, com trânsito em São Paulo: nunca mais de 11, nunca menos de 10.
Só uso diesel Podium, que melhora o consumo em 8-11%, embora custe uns 10% a mais também. Empata no custo (talvez até perca um pouco), mas ele é bem mais limpo, rende melhor, suaviza o "castanhado", e, como queima mais rápido, carboniza menos também. Fora isso, dificilmente é adulterado e é duplamente filtrado no posto.
Quando o óleo do motor é novo, o consumo melhora até 0,5 km/l tanto na cidade quanto na estrada, já quando vai chegando mais perto da época de trocar (troco com 5.000 km), volta ao normal.
Coisas que estropiam o consumo do Troller: pneus para lama usados no asfalto e/ou calibragem muito baixa.
abraço,
Martin
Martin427
22/12/2014, 17:53
Tive 3 Trollers, sendo um 2005 2.8 e dois 3.0 um 11/11 e outro 11/12.
2.8 2005 com pneus 33" MUD - rodovia 9,5Km/l - cidade 8,0Km/l
3.0 2011/2012 original - rodovia 10,00Km/l - cidade 9,0Km/l
3.0 2011/2011 original, que para minha surpresa e era mais forte, fazia - rodovia 11,4Km/l - cidade 10,2km/l
Ambos 3.0 originais, e andava com a msm tocada. O rapaz que comprou o 11/12 chipou ele para 240HP. Assim que fui vender meu 11/11, esse rapaz levou meu Troller para seu primo, que acabou comprando, e ficou indignado com a força e a economia dele. Tanto é que ele achou que estava chipado rsrsrs. Isso causou uma polêmica muito grande entre nós e acabamos levando ele na DigPower pra ver se já ouve alguma alteração, e foi comprovado que não ouve alteração alguma, tanto no môdulo, quanto no motor. Realmente é algo inesplicável. E já andei em vários, levando em conta os originais, todos são diferentes uns dos outros. Porque será!? A troller não estabelece um padrão nos trollers? É um diferente do outro!? Estou encucado com isso :putz:
Abraço,
Bruno.
Motor diesel é sensível ao amaciamento - se foi muito abusado enquanto era novo, pode ficar amarrado depois.
Outra coisa que tem uma influência grande na performance: snorkel (diria que rouba não menos do que 5% de potencia), o tempo todo.
Mais uma coisa que atrapalha: penduricalhos na frente da grade (quebra mato, guincho, farois de neblina). Embora o radiador tenha capacidade o bastante para manter o motor a 90 graus mesmo com essas tralhas bloqueando a passagem de ar, o intercooler é bastante afetado. Quanto menos ar passa por ele, menos o motor rende. Perceba que quando você vem andando de boa há um tempo e da umas estriquinadas, o motor rende bem nas primeiras, mas se você tentar forçar de novo logo na sequência, a resposta já vai ser nitidamente inferior, por que o intercooler ainda estará quente e com eficiência mais baixa.
Uma terceira coisa: o Márcio Medina (SFI Chips) disse que a regulagem da válvula de alívio da turbina varia bastante de um troller para o outro, se você medir diversos originais, vai encontrar pressões de 0,9 a 1,3 kg, segundo ele.
Abraço,
Martin
Senhores,
O meu, com apenas o motorista e um carona, pneus originais, motor original, diesel colocado sempre no mesmo posto e na mesma bomba no automatico, apos varias mediccoes, fez de 11,8 a 12,05 Km/l. Esta mediccao foi feita com 80% estrada e o restante cidade. Dirijo entre 100 e 110 km/h raramente chegando a 120Km/h. Estico ate 2000 a 2300 rpm e engato a proxima marcha, ou seja, sao condiccoes bem tranquilas. Achei ate estranho porque sao marcas bem superiores ao que vejo aqui, mas eh exatamente isto.
Sds
Jaime
Martin427
22/12/2014, 18:44
pneus originais
Essa é a explicação. Pneus off-road, principalmente se maiores que os originais, fodem o consumo.
Gustavo D
22/12/2014, 18:58
Senhores,
O meu, com apenas o motorista e um carona, pneus originais, motor original, diesel colocado sempre no mesmo posto e na mesma bomba no automatico, apos varias mediccoes, fez de 11,8 a 12,05 Km/l. Esta mediccao foi feita com 80% estrada e o restante cidade. Dirijo entre 100 e 110 km/h raramente chegando a 120Km/h. Estico ate 2000 a 2300 rpm e engato a proxima marcha, ou seja, sao condiccoes bem tranquilas. Achei ate estranho porque sao marcas bem superiores ao que vejo aqui, mas eh exatamente isto.
Sds
Jaime
Acho que vai muito da tocada de cada um jaime. Eu já consegui 13,5 no meu 3.0 2006 original andando a no máximo 80 km/h com ar condicionado ligado 50% do tempo em uso misto 50% estrada e 50% de trânsito. Rodei 823 km antes de entrar na reserva e isso tendo enchido o tanque até o automático da bomba, se tivesse enchido até a boca, acho que eu teria rodado quase 900 km nessas condições, já que entram pelo menos uns 5 litros após o automático. E olha que a quinta marcha do 2006 é mais curta que a dos outros 3.0, prejudicando o consumo em estrada.
Fiquei de testar em um uso 100% estrada, sem ar-condicionado pra ver quanto daria pra rodar, mas depois de acostumar com o troller, nunca mais fiquei me regulando ao dirigí-lo e sempre acabo dando umas aceleradas prejudiciais ao consumo. Hoje, com alguns acessórios instalados, e pneus BF AT 31", tenho feito entre 10,5 e 11,5 em uso misto e 12 a 12,5 em estrada (110 km/h ~ 2500 RPM). Em uso misto, cotidiano, rodo entre 650-700 km enchendo até o automático e 700-750 km se encher até a boca. Em estrada, sempre acabo fazendo uma parada e completando o tanque a cada 600 km.
É isso mesmo, depende das condições do veiculo, acho que especialmente pneus e do modo de tocar. Tambem deixei de me preocupar depois que verifiquei este excelente patamar de consumo. A minha Band, nas mesmas condições fazia entorno de 10Km/l.
Paulo Fogaça
26/12/2014, 22:04
Pessoal, boa noite
Fui até Cuiabá - MT, 100% asfalto, rodei 1.750km, média de 9,5 km/l, andando entre 110 e 140 km/h. Minha configuração: 3.0, 270cv SFI Chips, pneus 37".
Já na expedição, foram 210 km de trilhas no Pantanal, média de 3,0 km/l em 4 dias.
Abraços!
O meu no asfalto, veloc entre 90 e 120km/h, está fazendo mais de 700km por tanque, quando entra na reserva.
PPS_Recife
28/12/2014, 12:35
Olá! O meu 3.2 13/14 original faz 7 na cidade e 9,5 na estrada, andando entre 100 e 130 km/h.
Paulo Peitudo
30/12/2014, 01:24
3.2 TGV, 13-13, 9,5 KM por litro na cidade. O mesmo na estrada.
T4 2012 3.0 NGD
9,5 na estrada (entre 100 e 130 km/h)
8,5 na cidade (ando pisando, de janela aberta pra ouvir o barulho)
Ja vi alguns aqui citarem 11 até 13 km/l....Mentira!
Ou engano....pois tem que ter uma certa metodologia pra medir consumo de combustível.
Medi o meu consumo de estrada ao longo de 4.300 km contínuos, e não fazendo tanque a tanque (onde o erro é maior).
Dizer que é mentira é uma falta de respeito como o posicionamento de seus pares aqui no FORUM. Digo e repito, o meu faz de 11.5 a 12 Km/l de media 80% estrada e 20% cidade. Sou engenheiro e sei o que significa medição e condições de controle. Passei dois meses medindo rigorosamente meu consumo ou pelo menos com o melhor rigor possivel e disponivel. Enchi o tanque sempre no mesmo posto durante os dois meses e na mesma bomba. Infelizmente voce está muito longe se não o convidaria para ver como o seu 3.0 está consumindo mais do que poderia. Entenda que quando falei de meu consumo estabeleci as condições em que uso o carro que são de tocada leve. Pense melhor antes de afirmar que o que os outros afirmam é mentira.
Completando a informação minha Bandeirante com motor tecnologicamente defasado fazia, em minhas mão, 10 Km/l na estrada.
Marcelopi
31/12/2014, 15:06
11,5 rodando vazio e tocada suave....na boa , já fiz. Velocidade máxima de 100 km/h
Já descuidando um pouco , vida normal , ele faz 10,5 . Isto em rodovias
Comparar consumo é polêmico . A grande maioria dos donos de veículos diesel não sabe dirigir veículos diesel . Esticam demais e não aproveitam o torque em baixa inerente destes motores . Ai consumo aumenta !!!!
Carolino
31/12/2014, 15:11
O meu dar 8 na rodovia ta bao demais, se desse 5 também tava, se fosse pensar em economia compararia um uno pra trilha, hehehe.
Ainda mais com pneus 35 e relação original, onde se tem que apertar mais o acelerador pra tentar ganhar rendimento.
Paulo Peitudo
31/12/2014, 18:30
Jaime, o que significa uma tocada leve?
Em razão do torque, devo trocar marchas antes da faixa 2.000 RPM?
Na cidade, só terceira? Esticar faz aumentar muito?
Na estrada, a 100 km.h no velocímetro, o meninão está em 2.000 RPM. É o ideal? Nessa faixa, faço 9,5 km por litro. O máximo que já consegui.
No meu caso o que quero dizer com tocada leve é trocar de marcha em torno de 2000, no maximo 2200 rpm ( no 3.0 fica difícil trocar com menos de 2000 rpm). Viajar em velocidade de cruzeiro razoavelmente constante entre 100 e 110 Km/h chegando poucas vezes a 120 km/h.Na cidade utilizo as marchas necessária para não ultrapassar os 2000 rpm. Os pneus de meu carro são originais e calibro com 30 psi. Ando somente o motorista (eu) e algumas vezes com o ar ligado. Desta forma, rodando entorno de 20% na cidade e 80% na estrada meu carro faz entre 11,5 e 12 Km/l. Nunca fiz menos do que isto em minhas medições. Para mim é fácil medir porque semanalmente faço o mesmo trajeto entre Rio e Cabo Frio, pegando o transito do Rio, ponte, etc, rodo 400 Km por semana e abasteço no mesmo posto e mesma bomba. Não fiz nada de especial em meu carro alem disto, apenas meço o consumo e é o que ele faz. Creio que qualquer outro possa fazer o mesmo.
Gustavo D
01/01/2015, 10:56
No meu caso o que quero dizer com tocada leve é trocar de marcha em torno de 2000, no maximo 2200 rpm ( no 3.0 fica difícil trocar com menos de 2000 rpm). Viajar em velocidade de cruzeiro razoavelmente constante entre 100 e 110 Km/h chegando poucas vezes a 120 km/h.Na cidade utilizo as marchas necessária para não ultrapassar os 2000 rpm. Os pneus de meu carro são originais e calibro com 30 psi. Ando somente o motorista (eu) e algumas vezes com o ar ligado. Desta forma, rodando entorno de 20% na cidade e 80% na estrada meu carro faz entre 11,5 e 12 Km/l. Nunca fiz menos do que isto em minhas medições. Para mim é fácil medir porque semanalmente faço o mesmo trajeto entre Rio e Cabo Frio, pegando o transito do Rio, ponte, etc, rodo 400 Km por semana e abasteço no mesmo posto e mesma bomba. Não fiz nada de especial em meu carro alem disto, apenas meço o consumo e é o que ele faz. Creio que qualquer outro possa fazer o mesmo.
Exatamente o que eu fazia JAIME. Trocava as marchas aos 2000-2100 RPM. Não excedia a faixa de torque, acelerava devagar, e não passava de 80 km/h. Na hora da medição, sempre na mesma bomba, no mesmo posto, ou enchia até o automático (o que com certeza dá alguma diferença devido a espuma) ou literalmente até a boca.
De resto é so escolher o que quer gastar e como quer tocar o Jeepão. Depende da hora e do objetivo, em muitos momento o consumo não importa, basta saber que ele é bom e econômico e quando quisermos economizar é so aliviar o pé.
Acabo de fazer uma viagem de férias Campinas-SP / Bonito-MS, andei 2900 Km e a média final de 8,8 Km/litro.
Troller 3.0 pneu mud 33" (já descontando a diferença no hodômetro original), 3 pessoas, malas no teto, ar condicionado ligado em 90% do percurso.
Fez praticamente o que faz na cidade (8 km/l).... Esperava um consumo menor, mas VIAJAR DE TROLLER não tem PREÇO!!!!!!
homerohermida
03/01/2015, 21:23
Acabo de fazer uma viagem de férias Campinas-SP / Bonito-MS, andei 2900 Km e a média final de 8,8 Km/litro.
Troller 3.0 pneu mud 33" (já descontando a diferença no hodômetro original), 3 pessoas, malas no teto, ar condicionado ligado em 90% do percurso.
Fez praticamente o que faz na cidade (8 km/l).... Esperava um consumo menor, mas VIAJAR DE TROLLER não tem PREÇO!!!!!!
Concordo! Sem Troller, não saio de casa!
Fiz 500 km esses dias e resolvi fazer a média.
Abasteci até a boca do tanque e fiz a média com o GPS.
Andei leve no início, por volta de 100-110km/h e nos últimos 100km andei pisando mais. Fui até 155km/h de velocidade máxima e média de uns 120km/h.
Fiz 8,7km/l com meu 3.2 com pneus 35".
Eu acho pouco. Óbvio que queria uma média melhor, mas como foi falado acima: VIAJAR DE TROLLER NÃO TEM PREÇO!
hehehe
Abraços.
Carolino
06/01/2015, 09:06
Desculpa a pergunta besta, mas la vai.....
Porque vcs gostam de viajar no troller?
Carro ruim de comodo, sem estabilidade e etc......
Abs....
homerohermida
06/01/2015, 09:10
Abs....
No meu caso, não tem explicação!
AMGOLDONI
06/01/2015, 09:51
Abs....
ta ai todas as qualidades que nós gostamos rsrsrsrs
voce citou todas elas , e tem mais um monte ainda kkkkkk
ar para de funcionar , banco ruim , uns probleminhas , entra agua kkkk
isso nao é ruim e sim a solucao para gostarmos de fussar nos problemas e nos ajustar
abs...
Carolino
06/01/2015, 12:36
Então e so tara mesmo......kkkkkkkkkk
Como o Homero falou, não tem explicação.
Mas eu gosto do espirito que o Troller representa.
Gosto da liberdade, da aventura que cada viagem pode se tornar.
Sem falar no fato de que todos ficam olhando e admirando a viatura oor onde a gente passa.
Hehe
Abs....
Tenho troller há 7 anos e nunca tinha feito uma viajem longa como esta (1200km ida e 1200km volta). Sinceramente, cheguei mais inteiro do que em viagens mais curtas em carro de passeio. Acho que a posição de dirigir (mais sentado) ajuda em longas distâncias.
VOVÔ DO TROLLER
07/01/2015, 23:36
Tenho troller há 7 anos e nunca tinha feito uma viajem longa como esta (1200km ida e 1200km volta). Sinceramente, cheguei mais inteiro do que em viagens mais curtas em carro de passeio. Acho que a posição de dirigir (mais sentado) ajuda em longas distâncias.
Realmente Sidnei, você tem razão.
A viagem mais longa que eu fiz com o meu T4 2010 (mais de 11.000 km) foi para a Patagônia e foi bem tranquilo. Também cheguei inteiro ( eu e o carro). Abs. Válter
Martin427
08/01/2015, 02:28
Abs....
Olha, com o balanceamento/alinhamento em ordem, pneus com calibragem alta (uso 33 nos meus 33') e sem nenhuma folga na suspensão/direção, acho ele tão firme quanto um carro de passeio qualquer.
Ando a 100-120 com uma mão só no volante. Ele não chega a ir reto igual um trem, tipo um Civic, mas é tão bom quanto uma pick-up moderna.
Não vejo nenhum problema em viajar com meu Troller - inclusive, já fiz mais de 600 km em um dia e sai dele como se tivesse ido comprar pão na esquina.
Agora, com pneus lameiros, folga na direção, balanceamento zuado, etc., concordo que vira uma tortura.
Abraço,
Martin
A explicação, no meu caso, é a mesma que me leva a um botequim pé sujo tomar cerveja e tira-gosto com os amigos por horas e não me leva a um restaurante refinado onde terei que segurar os talheres especificos na ponta dos dedos. Não dá, é questão de perfil.
Paulo Peitudo
09/01/2015, 01:42
Eu sempre ando com o meu. Já foram 30.000 km em 18 meses. Provavelmente sou masoquista. Gosto de ser currado no mundo dos automóveis. Só pode ser isso. A viatura é dura, barulhenta, desconfortável, cheia de erros de engenharia. Igual ser apaixonado por mulher feia. É feia mas eu não largo o osso. É ISSO. NÃO TEM EXPLICAÇÃO.
A explicação, no meu caso, é a mesma que me leva a um botequim pé sujo tomar cerveja e tira-gosto com os amigos por horas e não me leva a um restaurante refinado onde terei que segurar os talheres especificos na ponta dos dedos. Não dá, é questão de perfil.
Paulo Peitudo
18/01/2015, 15:13
Acabei de concluir uma viagem boa. 1.500 km, ida e volta. Quatro pessoas dentro, malas no bagageiro superior, velocidade média de 90 km, consumo: 10,5 km por litro. Estou satisfeito. Esperva 11. Não deu. Paciência.
Daril camassola
18/01/2015, 18:48
Com a viscosa trancada sera que aumenta mt o consumo ??
jipeiroMT
19/01/2015, 04:10
Com a viscosa trancada sera que aumenta mt o consumo ??
Só se a temperatura ambiente for tão baixa a ponto da viscosa travada ocasionar dificuldade em manter o motor quente, o que acho difícil. Logo, não acho que vá aumentar o consumo. O único perigo da viscosa travada é na hora de passar em atoleiros e alagados. A hélice vai girar numa velocidade incrível, ocasionando o barulho enorme que aumenta conforme aceleramos. Se entrar acelerando tudo com certeza vai quebrar a hélice. Com a viscosa desarmada, a chance de quebrar a hélice é ínfima, só sendo muito bruto mesmo. Já com ela armada, em velocidade média o risco já pode ser significativo de quebra.
Martin427
19/01/2015, 13:08
Não é só isso.
Já vi mais de um caso de viscosa travada que levou a quebra da bomba d'agua, arrancando-a do bloco.
Arrume o quanto antes, e enquanto estiver com ele travada, evite esticar acima de 3.000-3.500 rpm.
A temperatura do motor não varia, pois mesmo com o radiador sendo esfriado mais do que o normal, a válvula termostática limita a passagem de água e mantém o sistema a 90 graus. Mas o consumo piora um pouco sim, pois a ventoinha é BEM pesada, da pra perceber claramente na subida de giro.
abraço,
Martin
Leandro-SC
19/01/2015, 15:26
O meu 3.0 na cidade, 8 á 8,5 chip 240 pneu 33 e escape aberto, já o 2.8 sempre proximo dos 10 pneu 33 escape aberto e bomba original e mesmo percurso casa trabalho. O estranho é que o 2,8 sempre fumaceou mais que 3.0 vai entender, em viajem nunca fiz média, abs
Daril camassola
19/01/2015, 20:27
valeu jipeiroMT e Martin 427
O meu T4 17/17 está com 4 mil/km. Fiz 3mil /km na rodovia em passeio. Velocidade média de 100-110 max 3000rpm. Dois adultos e duas crianças e teto carregado criando mais arraste aerodinâmico. Fez na ponta do lápis (nada de computador de bordo) 8,9km/l.
Pedro Sylvestre
27/12/2018, 22:13
Tenho um T4 2007 com 150.000 km. Fiz uma viagem com ele de mais ou menos 300 km de SP Capital para o interior com quatro passageiros e mais uns 150 kg de bagagem (detalhe, a estrada é completamente esburacada em alguns trechos e subo uma serra no caminho). Deu 11.5 km/l de consumo. Na cidade faz entre 8 e 9, dependendo muito do trânsito que pego.
Atualizando o consumo do meu T4. Nova viagem entre Florianópolis e Uberlândia (1.300 km) 1 pessoa e bagagem (cerca de 200kg).
Velocidade média de 100-110 km/h só por rodovia duplicada / Consumo médio de 9,5km/l.
Médias tiradas no papel pois não confio no CB.
Sinceramente ao menos o meu T4 não faz mais do que isto... quem sabe algum outro T4 abençoado tenha melhor rendimento
Juliano Barbon
29/05/2019, 09:39
Troller 2011, chipado, bomba regulada mais aberta, pneu 32, andando de boa, usando o torque nas baixas rotações, trajeto misto cidade/estrada diesel S10 ,média de 9 a 10 km litro, tirado na bomba. Poderia ser mais, mas a sensação de andar em um tanque com esse consumo está ótimo para mim.
T4 2017 6,0-6,5 km/l cidade / 9,0-9,5 km/l rodovia.
jmanzano
01/06/2019, 13:29
T4 3.0, 2011. Pneu 33, sempre com 35psi, chipado com 41kgfm, 190hp, relaçao 4.54:1, andando sempre a entre 95 e 105km/h. Média de 10.72km/l. Quando tinha relação 4.09:1, fazia menos que 10km/l. Também notei melhora no consumo quando passei a usar militc no óleo do motor, de 10.01km/l foi para 10.92km/l.
A melhor média em rodovia foi 13.66km/l
Segue um gráfico de desempenho:
566676
Juliano Barbon
19/06/2019, 14:36
Jmanzano, gostaria de perguntar bonitinho com as sua explicações, mas não consigo, não achei aqui no fórum. Vou pegar essa dica de usar militec para ver se melhora o meu consumo também. Em relação ao seu troller, onde você leva para manutenção em Curitiba?
Juliano Barbon
19/06/2019, 18:58
Achei, versão desk para o celular, abs
jmanzano
20/06/2019, 09:39
Nem levo em oficina, faço tudo em casa. Pelo menos até agora consegui resolver todos os problemas.
Juliano Barbon
22/06/2019, 10:48
Engraxar até conseguiria, mas troca de óleo e verificar rolamentos de rodas não consigo. Mas que legal você fazer a manutenção do seu jeep.
Pedro Sylvestre
20/02/2020, 19:23
Pessoal, já postei neste tópico uma vez, mas muita coisa mudou de lá pra cá no Jipe e tenho alguns números bem interessantes para compartilhar.
Meu Troller é de 2007, 163.000km, pneus 33x12.5, escape direto e está com reprogramação Stage Rally da SFI Chips.
Recentemente, fiz uma viagem de 130km com ele na Rod. dos Bandeirantes, que tem um asfalto muito bom e é sem muitas subidas e descidas. Quem dirigiu foi o meu pai, que tem um pé pesado, a viagem toda foi na 5a marcha a 110~120km/h (o motor fica com aproximadamente 2.000rpm). Quando fiz o cálculo do consumo, até me assustei: 8.3km/l.
Agora que rodei mais 130 km/h, mas dessa vez na cidade, fazendo meu caminho de ida e volta diário e com uma tocada bem suave, raramente passando dos 2.000rpm, o que também é raramente necessário devido ao remap no motor, refiz o cálculo e, para minha surpresa, deu 10.6km/l.
Moral da história: o consumo do Troller depende COMPLETAMENTE do estilo de pilotagem do motorista. Não tem como se basear no histórico de consumo de outra pessoa achando que vai fazer números parecidos sem antes você mesmo já ter dirigido o carro e feito seus próprios cálculos de desempenho.
Gustavo D
23/02/2020, 17:37
Pessoal, já postei neste tópico uma vez, mas muita coisa mudou de lá pra cá no Jipe e tenho alguns números bem interessantes para compartilhar.
Meu Troller é de 2007, 163.000km, pneus 33x12.5, escape direto e está com reprogramação Stage Rally da SFI Chips.
Recentemente, fiz uma viagem de 130km com ele na Rod. dos Bandeirantes, que tem um asfalto muito bom e é sem muitas subidas e descidas. Quem dirigiu foi o meu pai, que tem um pé pesado, a viagem toda foi na 5a marcha a 110~120km/h (o motor fica com aproximadamente 2.000rpm). Quando fiz o cálculo do consumo, até me assustei: 8.3km/l.
Agora que rodei mais 130 km/h, mas dessa vez na cidade, fazendo meu caminho de ida e volta diário e com uma tocada bem suave, raramente passando dos 2.000rpm, o que também é raramente necessário devido ao remap no motor, refiz o cálculo e, para minha surpresa, deu 10.6km/l.
Moral da história: o consumo do Troller depende COMPLETAMENTE do estilo de pilotagem do motorista. Não tem como se basear no histórico de consumo de outra pessoa achando que vai fazer números parecidos sem antes você mesmo já ter dirigido o carro e feito seus próprios cálculos de desempenho.
Pior que já consegui variações gigantescas simplesmente pelo modo de dirigir mesmo. Já fui dos 9 km/l a 13,5 km/l em uso misto (cidade/estrada).
Em estrada, acho que o que acaba com o consumo é a aerodinâmica de caixa de sapato. Quanto mais rápido, pior fica o consumo. Eu tento me manter entre 90-120 km/h, mas o consumo aos 90 é muito melhor que aos 120. Depende muito da pressa do sujeito. Quando viajo de madrugada, eu vou a 120 mesmo, caso contrário, não vale a pena andar rápido, pois com o trânsito e sinais das cidades a diferença de tempo é irrisória.
Fiz uma média de consumo no meu T4 2017 rodando 1.280km entre Uberlândia é Florianópolis no ano passado. Quis tirar a prova do quanto é possível ter de rendimento econômico usando os seguintes parâmetros: diesel s10 (até porque nós novos T4 não se admite outro tipo), velocidade max de 100 km/h e nunca acima de 2.000rpm. Muitos vão rir afinal rodar um km considerável deste nesta toada é pra torrar a paciência de qqer um, mas como meu objetivo era tirar esta dúvida e como minha paciência no trânsito é inabalável fui na boa (16 horas rodando direto). Resultado 10.8km/l. Tem jeito não a aerodinâmica e o motor 3.2 com estes 200cv originais não fazem milagre. Mas em outras várias vezes que fiz o mesmo trecho enfiando a botina no max tolerável na Regis, RodoAnel, Bandeirantes, Anhanguera e BR050 sempre fico na média de 10.0km/l, ou seja vai de acordo com que a pista manda e seja feliz
Juliano Barbon
09/05/2020, 10:15
Pior que já consegui variações gigantescas simplesmente pelo modo de dirigir mesmo. Já fui dos 9 km/l a 13,5 km/l em uso misto (cidade/estrada).
Em estrada, acho que o que acaba com o consumo é a aerodinâmica de caixa de sapato. Quanto mais rápido, pior fica o consumo. Eu tento me manter entre 90-120 km/h, mas o consumo aos 90 é muito melhor que aos 120. Depende muito da pressa do sujeito. Quando viajo de madrugada, eu vou a 120 mesmo, caso contrário, não vale a pena andar rápido, pois com o trânsito e sinais das cidades a diferença de tempo é irrisória.
Deixa eu atualizar o consumo. Fiquei um tempo, tipo uns 10 mil km rodando com a roda livre ligada, eu não sabia porque estava no 4x2 e só descobrir com jeep no elevador. Agora de tempos é girar o cardã dianteiro com a mão para verificar. Nessa condição sempre com média na bomba 9,65. Desligado mesmo a RL agora faz 11 trajeto misto. Eu ando de boa, as vezes dou umas esticadas mas é raro, pneu 32 mud. Concordo que com os pneus originais e em uma tocada na boa faz 13 ou um pouco mais. Rodo até 650 km e na maioria das vezes não espero bater a reserva para abastecer. Pneu original acho que roda na estrada com velocidade de cruzeiro 90 a100 uns 800 km.