PDA

Ver Versão Completa : Cremalheira OHC



chapolin colorado
20/04/2004, 02:51
Ola colegas,
Estou com problemas na viatura, a cremalheira esta banguela.....
Meu OHC esta com alguns dentes da cremalheira do motor quebrados,por isso varias vezes quando vou dar a partida.....nada....ja desmontei o motor de arranque e girando o motor pela polia consegui ver os dentes faltantes na cremalheira......
Agora as perguntas.
1-E possivel trocar so a cremalheira ou devo procurar um volante do motor usado e trocar o conjunto.....
2-E possivel desmontar o volante por debaixo do jipe,retirando a caixa de marchas,etc, ou devo retirar o motor para substituir a cremalheira.....


PS - Ainda não encontrei todos os acentos e simbolos em meu teclado,por isso da falta deles.....

elcio
20/04/2004, 11:45
ola Chapolin:

o motor quando da partida normalmente, ou seja, motor de arranque e bateria estando ok, o bendix tera contato apenas com 2 lados da cremalheira, dependento de onde ele para quando vc desliga o motor.
eu ja vi neguinho esquentar a cremalheira para dilata-la e assim dar meia volta nela - em torno do volante - e fazer com que partes boas dos dentes se encaixem corretamente no bendix.
mas se sua bateria estiver ruim ou arranque ou outro motivo que faça com que o motor fique girando ao invez de dar partida, este "enjambre" eh inutil, pois o motor fica girando e vai acabar por encontrar a parte "banguela" da cremalheira e patinar.
na minha opiniao essa eh uma economia porca, o ideal seria trocar a cremalheira, coisa que um torneiro, ou vc mesmo com um tanque de acetileno, faz em 30 minutos, no maximo.
mas vc precisa tirar o motor fora, pois os parafusos que prendem o volante ao eixo do virabrequim eh MUITO apertado e tem que ter espaço pra trabalhar.
ou troque o volante todo se vc achar um em boas condiçoes.
aproveite que ele esta fora e mande dar um passe no torneiro para igualar.

[]´s

EduardoLang
20/04/2004, 12:18
Chapolin,

Se vc não achar a cremalheira e nem o volante, eu conheço uma Kra que faz os dentes de qualquer tipo de engrenagem e com certeza ele poderá fazer os dentes de sua cremalheira!!!!!!!! É só me avisar!!!!!!!!!



sds

chapolin colorado
23/04/2004, 01:55
Valeu pessoal a Chapoviatura vai ganhar uma cremalheira nova......


Abraços.....

André-4WD
03/12/2008, 14:14
Pessoal:
Estou com um problema parecido. O arranque é revisado e tem peças novas (induzido, bendix e automático). Mas qdo viro a chave de ignição, o barulho que se escuta é que o do bendix, q parece girar em falso.
Como quem fez a revisao e trocou as peças fui eu...Levei no eletricista para verificar o arranque e está realmente 100%.
Sendo a cremalheira...
O que posso fazer?
- girar o motor pela polia para colocar em outra posição a cremalheira?
- Empurrar para pegar no tranco?
- outra maneira??

obrigado desde ja,
andre

rubensx
03/12/2008, 15:07
olha oc erto é trocar a cremalheira e sempre é mais facil pegar no tranco mas procure uma cremalheira nova num deve ser tão caro, ams vai dar trabalho trocar