PDA

Ver Versão Completa : Painel do Jeep



Sergio Antunes
23/04/2003, 16:45
Possuo um cj-5 ano 72; estou querendo trocar o velocímetro original por outro e acrescentar outros medidores.
Qual os mais adequados?
A Cronomac possui uma linha para jeep do ano de 1942 a 1952, e o velocímetro marca somente até 100 km/p.
Qual o contagiros que devo colocar (final de escala) ? O motor e câmbio do meu jeep e 6 cilindros originais.
Desde já agradeço a ajuda.

Luis Assis
24/04/2003, 00:14
Sergio,
Segue em anexo, duas sugestões.... Uma delas, usando Cronomac
[]'s
Gustavo

monge
24/04/2003, 01:44
Sérgio, uma solução que o pessoal tá usando é o velocímetro da 608.

Aqui está a sugestão do painel do Grilo... achei interessante.

[]'s

Eugênio

Sujestão de painel.


Fonte: Trilha4x4 http://www.trilha4x4.com.br


Esta é uma solução que eu encontrei para a falta de instrumentos do Jeep CJ5. Aproveitando que o relogio original estava quebrado, montei então este painel:

A primeira coisa foi arrancar e jogar fora o relogio/velocimetro original. :-D

Comprei os seguintes marcadores:

Medidor de combustivel (7ohms),

Temperatura da Água (elétrico),

Voltimetro,

Vacuometro,

Pressao do Oleo,

Pressão da bomba de gasolina.

Todos da Cronomac (http://www.cronomac.com.br), de fundo branco com iluminação também verde

Já que agora eu tinha todos os intrumentos externos e muito mais precisos, decidi por um velocimetro simples, somente o velocimetro e o odometro.

Fui na Takvel (http://www.takvel.com.br) e comprei um velocimetro usado do Mercedez 608, que é do tamanho exato do velocimetro original do CJ, e barato.

O velocimetro é com fundo preto, a iluminação é verde, e usa somente duas lampadas.

A aferição eles mesmo fizeram lá, e me entregaram pronto.

Como eu queria reposicionar os relogios, e já existia o buraco do velocimetro original, comprei uma chapa de aluminio, cortei do tamanho necessario e fiz os furos com serra-copo na disposição que eu tinha desenhado.

Aumentei então o buraco no painel original para caber a chapa com os relogios, lembrando que deixar pelo menos 1cm de cada lado para poder fixar com os parafusos.

Inclui ainda externo ao painel, um contagiro, o Compass, GPS e um termometro com temperatura interna e externa.

fugger
24/04/2003, 02:13
:D Pessoal

:D Alguem poderia me informar sobre estes instrumentos da Cronomac? São Bons? Quanto custam? Aguentam o tranco das trilhas? E este velocimetro de 608, quanto custa?

dptucunduva
24/04/2003, 10:01
:D Pessoal

:D Alguem poderia me informar sobre estes instrumentos da Cronomac? São Bons? Quanto custam? Aguentam o tranco das trilhas? E este velocimetro de 608, quanto custa?

Fugger,

São os melhores nacionais, na minha opinião. Aguentam o tranco fácil fácil. Outro ponto forte deles é a preocupação com o cliente. Eu tive problemas e eles fizeram de tudo pra resolver, e resolveram.

Eu uso em meu CJ, conta giros e velocímetro. Pretendo colocar mais pressão de óleo e voltímetro.

Não são muito baratos não, mas ficam longe do preço absurdo dos autometer. Por uns 300 ou um pouco mais vc compra conta giros e velocímetro.

Só não recomendo o uso de relógios elétricos baseados em variação de resistência (p.e. temperatura da água), se vc usa guincho elétrico. Os marcadores variam muito, e vc perde o controle. Nesse caso, use os mecânicos (por mercúrio, éter, etc...).

billj
24/04/2003, 12:19
Não são muito baratos não, mas ficam longe do preço absurdo dos autometer. Por uns 300 ou um pouco mais vc compra conta giros e velocímetro.

Só não recomendo o uso de relógios elétricos baseados em variação de resistência (p.e. temperatura da água), se vc usa guincho elétrico. Os marcadores variam muito, e vc perde o controle. Nesse caso, use os mecânicos (por mercúrio, éter, etc...).

Apenas como referência, acabei de comprar nesta terça-feira passada:

- conta-giros
- temp água elétrico
- temp óleo elétrico
- press óleo mecánico
- vacuómetro
- voltímetro
- horímetro

todos Cronomac, linha Street. Comprei da Garra, tudo por 3x de R$ 197,00 (ato, 20,40 dias). Como sempre, o Fonseca e o Rodrigo deram atendimento 10.

Recomendo....... :wink:

Quanto o uso de instrumentos elétricos em conjunto com guincho elétrico, é uma questão de isolamento. Se os circuitos foram bem desenhados e instalados, não há porque ter interferência.......


Abraços,

dptucunduva
24/04/2003, 12:58
Quanto o uso de instrumentos elétricos em conjunto com guincho elétrico, é uma questão de isolamento. Se os circuitos foram bem desenhados e instalados, não há porque ter interferência.......

Abraços,

Bill,

Disconcordo...

O problema não é interferência do guincho. O problema é a variação de voltagem gerada pelo uso do guincho. Quando estamos usando normalmente o carro, a voltagem é X. No meu caso, algo em torno de 13,5V. Quando usamos o guincho, ela vai lá pra baixo, chegando a 10-10,5V. Imediatamente quando paramos de utilizar o guincho, a voltagem é maior, pois o alternador tá recarregando a bateria. Chegou a 14,5V uma vez que medi.

Os relógios comuns usam como tensão de referência a voltagem que vem da bateria. Ou seja, são calibrados pra uma voltagem fixa. Com a variação, eles medem tudo errado.

Isso não é defeito nem nada, é característica de projeto desses marcadores elétricos.

Agora, se vc pegar os mais modernosos, eles tem um circuito regulador de tensão interno pra voltagem de referência. Ou seja, a voltagem que é jogada no sensor pelo relógio não é a que vem da bateria diretamente, ela é trabalhada antes e, estando dentro da faixa normal na entrada, sai sempre o valor fixo. Com isso praticamente não existe alteração no "ponteiro" com a variação de tensão da bateria/alternador.

fugger
25/04/2003, 00:25
:D Pessoal

:D Enteri no site www.acessoriosoffroad.com.br e vi tais instrumentos a preços bem convidativos. Pergunto os preços são estes mesmos ou ainda acho mais barato em outros lugares? :D

MARCELO DONINI
25/04/2003, 01:38
8)
Fugger:

Sou irmão do Giovani, lá de Santa Rosa-RS, que está quebrando a cabeça para fazer a primeira parte do meu futuro CJ 5 e algo mais.

Quanto aos relógios da CRONOMAC, forma por mim testados e aprovados em 02 VITARAS E 01 PAJEIRINHO que utilizei em Raid aqui no Rio Grande do Sul. Para o meu furuto Jeep, já adquiri uns 10 reloginhos CRONOMAC para dar o ar da graça à criatura, além, é claro, da eficiência no desempenho. (OBS.: Gastei uns 1.1oo,oo reais).

Saudações Jipeiras.

billj
25/04/2003, 10:34
Bill,

Disconcordo...

O problema não é interferência do guincho. O problema é a variação de voltagem gerada pelo uso do guincho. Quando estamos usando normalmente o carro, a voltagem é X. No meu caso, algo em torno de 13,5V. Quando usamos o guincho, ela vai lá pra baixo, chegando a 10-10,5V. Imediatamente quando paramos de utilizar o guincho, a voltagem é maior, pois o alternador tá recarregando a bateria. Chegou a 14,5V uma vez que medi.




Daniel,

Fui infeliz na palavra "interferência", pois queria dizer exatamente o que você descreveu.

De qualquer maneira, de acordo com um técnico da própria Cronomac, os instrumentos deles podem trabalhar entre 10 e 14 volts sem sofrer desvio de leitura apreciável. Agora, só instalando e testando que vou saber de verdade. Mas se acontecerem variações grandes, vou meter um regulador no circuito de alimentação dos instrumentos para limitar a voltagem em 10 V o tempo todo.

Abraços,

dptucunduva
25/04/2003, 10:57
Bill,

Acho que essa história de 10 a 14V é meio lenda, ou então meu marcador veio meio zuado.

Quando está carregando a bateria, depois de usar o guincho, o bixo vai pra mais de 100 graus, enquanto deveria estar marcando 90 mais ou menos. Quando o guincho está sendo usado (voltagem lá pros 10,5V), ele baixa pra 80.

O que deu pra aferir, eu aferi com termômetro de mercúrio.

Quando vc instalar, avisa nóis o que aconteceu.

Sergio Antunes
25/04/2003, 14:08
Oi, Pessoal.

Antes de mais nada quero agradecer a todos pelas respostas, dicas e fotos.
:D
Quanto a interferência nos instrumentos elétricos, eu particularmente acredito que somente uma variação muito grande de tensão para causar leitura errada, já que eles foram feitos para trabalhar com as variações normais da bateria.
Realmente se esse for o caso um regulador de voltagem para 10V deve solucionar o problema e é fácil de fazer . Um filtro de linha também pode ajudar em caso de ruídos.

Abraços.

walter.andreis
28/04/2003, 09:25
Sergio,
Desculpa as perguntinhas besta... :oops: huahaua... maaaasss... :wink:
Por onde devo procurar esse limitador de voltagem (10v) ???
Casa de eletrônica? Auto-eletrica?
Tem noção de quantus custa +/-?
E esse filtro de linha? Seria para a aparelhagem de som!?

[]´s

walter.andreis
28/04/2003, 09:28
Aproveitando o tópico de "painéis"....
Tenho um painel da silverado, que o cara me vendeu junto com o motor dela...
Queria saber dos mais entendidos, se dá pra ligar todos os instrumentos deste painel. nos sensores do CJ, ou precisa de um chicote elétrico específico da silverado?!?
Será que fica bunito? =DDD

Sergio Antunes
28/04/2003, 15:39
Oi,Walter.

Qualquer pessoa com um pouco de conhecimento em eletrônica pode fazer um.
Estou mandando o esquema e o desenho da placa. Acho que nem precisava usar um transistor 2N3055 pois o consumo dos instrumentos deve ser mínimo. Quanto ao filtro você pode colocar um capacitor cerâmico de 100 nF em paralelo com a alimentação de cada instrumento que vai ajudar bastante.
Esse regulador usa um transistor 2N3055, um diodo Zener de 10V por 500mV, Um resistor de 390 ohms por 1W , dois capacitores de poliester de 10 ou 100 nF e dois conectores e uma placa de circuito impresso onde os componentes são soldados.
Um abraço.

[[/img]

walter.andreis
28/04/2003, 15:57
Valew Sergião....
Eu particularmente adoro mexer nesses trambiques eletronicos.. :D
Jah fiz alguns circuitinhos, e este aki vai ser mais uma diversão, além de muito útil...
Porque não aproveita e coloca tudo num .zip e manda pra seção de download do Forum? :P

[]´s

Sergio Antunes
17/05/2003, 17:16
Oi Pessoal.
Pode até ser um pouco exagerado, mas estou mandando uma ideia de painel que eu fiz no autocad.
Abraços.

Sergio Antunes.

Luis Assis
18/05/2003, 11:12
Caramba, voce não é fraco em Cad Não...
Se tiver mais diéias de paienis ai, manda pra gente que eu fou executa-la.
[]'s
Gustavo

Sergio Antunes
18/05/2003, 16:59
E ai Lassis.
De Autocad e 3dmax eu manjo um pouquinho. Essa foi a primeira idéia.
Comprei o Jeep não faz nem um mês. Assim que for criando alguma coisa a mais eu mando.
Ah é!!!!! CADÊ os meus adesivos hehehehe. Mandei o pedido para o teu e-mail pessoal.
Abraços.

Sergio Antunes.

walter.andreis
19/05/2003, 13:40
Fala Sergio,

Parabéns pelo painel em CAD... Ficou show mesmo!!!
Quanto tempo leva +/- pra fazer um trabalho desse no CAD?
E quanto aos adesivos, não esquenta não que eles chegam... os meus vieram e são mto bem feitos e bonitos...
Parabéns pra vc tbm Gustavo!!

[]´s

Sergio Antunes
19/05/2003, 14:30
Fala Walter.

Depois que se tem a idéia, no caso do painel é rápido ( dois ou três dias ) para deixar certinho. Uma peça mais complicada como por exemplo uma capota de fibra como o pessoal tanto falou, levaria muito mais tempo pois são varias medidas que teriam que ser tiradas no Jeep para poder projetar com exatidão!!!
abraços.

Sergio Antunes.

Stormbringer51
19/05/2003, 14:49
Realmente ficou muito bom o painel... nota 10.

8)

RODFRAGA
04/07/2010, 23:16
Entao Sergio, o projeto andou depois de todo este tempo?