Ver Versão Completa : A sua Ranger esfria rapido???
Pessoal
Tenho notado que minha ranger esfria rapidamente, é parar por uns 15 minutos e o ponteiro ja sai do ponto medio de trabalho. Ai fiquei pensando sera que ela esta trabalhando com o sistema aberto pois noto tambem que em manhas frias ela demora a atingir o ponto medio de trabalho uns 20 a 25 minutos em cidade.
Outra coisa que ja me aconteceu 2 vezes, estava na fila de balsa na praia motor frio mas dia quente, muito quente, e resolvi ligar o ar condicionado, e ele não esfriava. Sera que era o fato de o motor estar frio e a embreagem viscuosa da helice não estava atuando, não consiguindo puxar ar fresco, consequentimente não resfriava o motor e o ar condicionado tambem não dava conta?
Isso ja aconteceu com alguem?
Abraços
Marcelo
Jean Carlo
21/05/2007, 21:38
MarBo
O tempo que leva para esfriar o motor não reparei , mas, para chegar à temperatura ideal de trabalho a minha também demora um pouco, para mim sair de casa até o local onde trabalho não chega a mexer o ponteiro da temperatura , para mim é normal esta situação, creio eu, que não é motivo para piração hehehehehe.
No ar condicionado acontece a mesma coisa , em dias muito quente demora um pouco até resfriar, nestes casos eu deixo as janelas abertas e noto uma melhora e esfria mais rápido , mesmo com o carro em movimento.
Espero ter ajudado:concordo:
Jean
Fernando Costa
21/05/2007, 22:06
Controlo a temperatura do motor da minha Sportage TD com termômetro mecânico de óleo, e percebo que demora uns 20 minutos para que a temperatura atinja 88oc., que é a temperatura de trabalho.
Quando desligo o motor, o mesmo resfria a uma taxa de -1o.C por minuto. Acho que os motores a diesel são parecidos nesse ponto.
Quanto ao ar condicionado, pode ser que com o motor frio o compressor não dê partida imediata, acho que basta dar umas duas aceleradas que a pressão do sistema faz o compressor disparar.
A temperatura tá normal...
Quanto ao ar, isso é mau de Ranger...
Por ela não ter ventuinha elétrica, quando o carro esta parado a ventuinha mecanica não dá conta de passar ar suficiente pela colmeia do ar, o que faz com que o gás não resfrie e o compressor desarme...
A ford faz um paleativo que é colocar uma borracha ao redor de todo o radiador para diminuir o "vazamento" de ar entre a ventuinha e os radiadores.
Melhora, mas não resolve.
Para resolver o problema 100% vc precisa ou travar sua ventuinha mecanica (faze-la girar direto), o que gera muito ruido e tira bastante potencia do motor ou mandar instalar uma ventuinha elétrica para o ar-condicionado.
Como eu moro em uma cidade quente, e minha Ranger era preta, eu sei bem desse problema! No meu caso passei 1 semana com a ventuinha mecanica ligada direto, não aguentei e fiz o serviço da borracha. Melhorou 90%.
Dica: Quando isso acontecer (só acontece com o carro 100% parado e em marcha lenta) acelere um pouco o carro, até umas 2mil RPM para que a ventuinha gire mais rápido e a troca de calor do condensador do ar seja mais eficiente.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
22/05/2007, 07:52
A temperatura tá normal...
Quanto ao ar, isso é mau de Ranger...
Por ela não ter ventuinha elétrica, quando o carro esta parado a ventuinha mecanica não dá conta de passar ar suficiente pela colmeia do ar, o que faz com que o gás não resfrie e o compressor desarme...
A ford faz um paleativo que é colocar uma borracha ao redor de todo o radiador para diminuir o "vazamento" de ar entre a ventuinha e os radiadores.
Melhora, mas não resolve.
Para resolver o problema 100% vc precisa ou travar sua ventuinha mecanica (faze-la girar direto), o que gera muito ruido e tira bastante potencia do motor ou mandar instalar uma ventuinha elétrica para o ar-condicionado.
Como eu moro em uma cidade quente, e minha Ranger era preta, eu sei bem desse problema! No meu caso passei 1 semana com a ventuinha mecanica ligada direto, não aguentei e fiz o serviço da borracha. Melhorou 90%.
Dica: Quando isso acontecer (só acontece com o carro 100% parado e em marcha lenta) acelere um pouco o carro, até umas 2mil RPM para que a ventuinha gire mais rápido e a troca de calor do condensador do ar seja mais eficiente.
Isso não acontece na minha Ranger não... O ar da Ranger é muito bom...
edubelem
22/05/2007, 08:55
Isso não acontece na minha Ranger não... O ar da Ranger é muito bom...
Isto ocorre na nova, porem o compressor do meu carro foi trocado na garantia(parou de funcionar completamente, bobina do eletro magnético), quando foi colocado o novo, acabou com este problema, o meca da ford me falou que uma série de ranger vieram com problema no compressor, de repente a do marbo é da mesma série que a minha, a minha é 05/06 de outubro.
[]'s
Abreu, só se tinham tirarm na 3.0 pra ficar mais barato, pois esse anteparo de plástico sempre esteve lá. E o ar gelando que é uma baleza!
murilloaquino
22/05/2007, 13:07
A minha raramente da esse problema, mais ja ocorreu sim.
Ela para momentaneamente de resfriar o ar....
ALEXANDREO
22/05/2007, 13:15
Marbo, Se A Tua Ranger Esta Atingindo Proximo Do Meio Da Marcaçao Da Temperatura, Mesmo Que Demore 25 Minutos, Nao Deve Ser Falta Da Valvula Termostatica, Ja Que A Minha Recem Adquirida Nao Chegava No Inicio Da Marcaçao, O Ponteiro Somente Saia Do Descanço, Isso Depois De Uns 20 Minutos, Insisti Com O Mecanico Que Disse Que Era Assim Mesmo, Que Eu Nao Tava Acostumado Com Carro A Oleo, Sismado Desmontei O Conjunto Da Valvula E La Estava O Vazio. Quando Fui Comprar A Valvula Descobri Porque O Outro Proprietario Tinha Deixado Sem A Bendita, O Preço 320, Lascas E Somente Na Autorizada, Foi Trocar Em Casa Mesmo E Agora A Temperarura Chega Ao Meio Da Marcaçao Em Uns 15 Minutos.
Ranger 2.8 2002
Espero Ter Ajudado Alexandre
Marbo, Se A Tua Ranger Esta Atingindo Proximo Do Meio Da Marcaçao Da Temperatura, Mesmo Que Demore 25 Minutos, Nao Deve Ser Falta Da Valvula Termostatica, Ja Que A Minha Recem Adquirida Nao Chegava No Inicio Da Marcaçao, O Ponteiro Somente Saia Do Descanço, Isso Depois De Uns 20 Minutos, Insisti Com O Mecanico Que Disse Que Era Assim Mesmo, Que Eu Nao Tava Acostumado Com Carro A Oleo, Sismado Desmontei O Conjunto Da Valvula E La Estava O Vazio. Quando Fui Comprar A Valvula Descobri Porque O Outro Proprietario Tinha Deixado Sem A Bendita, O Preço 320, Lascas E Somente Na Autorizada, Foi Trocar Em Casa Mesmo E Agora A Temperarura Chega Ao Meio Da Marcaçao Em Uns 15 Minutos.
Ranger 2.8 2002
Espero Ter Ajudado Alexandre
Na minha Ranger, tá acontecendo algo semelhante...
Quando ligo ela, o ponteiro da temperatura sobe bem pouquinho e fica parado... pasas 20, 30 minutos e nada.
Troquei a válvula ( comprei uma zero na autorizada ) e continua a mesma coisa...
Testei o painel e o ponteiro está funcionando...
Alguém tem alguma dica?
Ranger XL 97
Guilherme Studart
22/05/2007, 14:18
Pessoal
Tenho notado que minha ranger esfria rapidamente, é parar por uns 15 minutos e o ponteiro ja sai do ponto medio de trabalho. Ai fiquei pensando sera que ela esta trabalhando com o sistema aberto pois noto tambem que em manhas frias ela demora a atingir o ponto medio de trabalho uns 20 a 25 minutos em cidade.
Outra coisa que ja me aconteceu 2 vezes, estava na fila de balsa na praia motor frio mas dia quente, muito quente, e resolvi ligar o ar condicionado, e ele não esfriava. Sera que era o fato de o motor estar frio e a embreagem viscuosa da helice não estava atuando, não consiguindo puxar ar fresco, consequentimente não resfriava o motor e o ar condicionado tambem não dava conta?
Isso ja aconteceu com alguem?
Abraços
Marcelo
Quanto à temperatura, a minha demora a esquentar e também a esfriar.
Já o Ar condicionado, não tenho do que reclamar.
Valeu Pessoal
E so mais uma informação, lendo o manual da Ranger para que faz trajetos curtos no qual o motor não chega a atingir a temperatura ideal de trabalho, é considerado como uso SEVERO sendo necessario a troca de oleo e filtro a cada 5 mil
Abraços
Marcelo
RABUGENTO
22/05/2007, 16:24
A temperatura demora mesmo para subir. Acredito que aconteça em todas as Rangers.
Quanto ao ar condicionado ainda não tive problemas. Vira e mexe tenho que aumentar a temperatura pra não congelar...
Recomendo a todos os companheiros que coloquem o modelo do veículo na assinatura do post. Ficaria muito mais facil a identificação de cada um. Há muitos modelos de 4x4. Estou certo? :)
Guilherme Studart
22/05/2007, 17:34
A temperatura demora mesmo para subir. Acredito que aconteça em todas as Rangers.
Quanto ao ar condicionado ainda não tive problemas. Vira e mexe tenho que aumentar a temperatura pra não congelar...
Recomendo a todos os companheiros que coloquem o modelo do veículo na assinatura do post. Ficaria muito mais facil a identificação de cada um. Há muitos modelos de 4x4. Estou certo? :)
Apesar de RABUGENTO (desculpe, não pude resistir, hehehe) você tem razão.
ALEXANDREO
22/05/2007, 17:52
bolek, presumo que a sua ranger seja a gasolina, se for, normalmente por possuir injeçao eletronica existem dois sensores de temperatura, um que envia sinal para a central da injeçao, e outro que envia sinal para o painel, pode ser que este do painel esteja com defeito. No meu caso a valvula termostatica vem com o seu alojamento e o sensor de temperatura unico, que envia sinal para o painel.
somenete suposiçoes
alexandre ranger 2.8
Quem falou que não tem esse problema do ar, mora onde?
Aqui em Natal-RN, qualquer Ranger, mesmo as 98 apresentam este problema. (por conta do clima quente).
Alguns fazem a simples modificação de deixar o compressor armado direto, ou seja, não é possivel diminuir a temperatura do ar, isso tb resolve o problema.
Abraços.
edubelem
23/05/2007, 09:04
Aqui em Natal-RN, qualquer Ranger, mesmo as 98 apresentam este problema. (por conta do clima quente).
Alguns fazem a simples modificação de deixar o compressor armado direto, ou seja, não é possivel diminuir a temperatura do ar, isso tb resolve o problema.
Abraços.
Abreu, Belém so não é mais quente que Manaus e Macapá, é pario duro com terezina, e a minha antiga ranger não tinha este problema não, assim como essa nova depois que trocaram o meu compresor.
Deichar o compresor direto, não é tão simples assim, o que desliga o compressor é o prsostáto e não um termostato.
[]'s
Walter L. L. Casitta
23/05/2007, 10:14
Depois de pegar 40ºC em Cuiabá, posso afirmar que o ar da Ranger funciona muito bem...
Mas isso em movimento pessoar!
Em movimento o ar dela gela de torar...
Isso de parar de gelar só acontece com o carro parado, em marcha lenta...
Tipo, uns 5 minutos parados no sol de meio dia, meu ar parava de gelar.
Eu digo que acontece em todas pois um amigo teve uma 99 XLT diesel que acontecia. Meu cunhado teve uma 02 XLT que tb acontecia. A minha 06 XLT tambem.
Quanto a deixar o compressor direto Edu, é bem simples! Remove-se apenas 1 arruela que ele tem. Até na propia ford eles fazem isso se o cliente quiser (o meu amigo da 99 fez lá).
Abraços.
rogeriomasih
24/05/2007, 16:09
Moro em juazeiro do norte e viajo muito para fortaleza. Nunca tive problemas com o ar...ele ´congela´ mesmo.
Quanto ao arrefecimento, o único ´problema´que tive foi em um dia, muito quente, em que deixei o carro funcionando com o ar ligado. Depois de um bom tempo, ele ferveu. Foi só andar que a temperatura voltou ao normal.
Na verdade, não considero um defeito; foi mal uso e a culpa foi minha.
Abraços.
Walter L. L. Casitta
24/05/2007, 16:18
Moro em juazeiro do norte e viajo muito para fortaleza. Nunca tive problemas com o ar...ele ´congela´ mesmo.
Quanto ao arrefecimento, o único ´problema´que tive foi em um dia, muito quente, em que deixei o carro funcionando com o ar ligado. Depois de um bom tempo, ele ferveu. Foi só andar que a temperatura voltou ao normal.
Na verdade, não considero um defeito; foi mal uso e a culpa foi minha.
Mal uso nada. Manda limpar o sistema de arrefecimento e trocar a válvula termostática antes que venha coisa pior. Esse aquecimento foi só um aviso...
Concordo..a minha velhinha (99), cheguei a deixar mais de 30 minutos ligada e com ar condicionado e não esquentava. Uma única vez que esquentou (mas nem chegou a acender a luz do painel), foi quando tava viajando para maceio e um mangote tava vazando água. Foi só completar e continuar viagem (e posteriormente trocar o mangote).
edubelem
25/05/2007, 08:21
Mal uso nada. Manda limpar o sistema de arrefecimento e trocar a válvula termostática antes que venha coisa pior. Esse aquecimento foi só um aviso...
Isso mesmo, canso de deixar o carro ligado no sol por quase uma hora e nunca tive problemas, volto p/ o carro e a temp. ta do mesmo jeito, ta confundindo com L-200? :discordo: não é não!!
:p Depois os 200teiros vem pra k dizendo "...tá vendo, Ranger tb esquenta..." he he he he he ....:mrgreen:
[]'s
Agora quanto ao ar-condicionado a minha, mesmo com o carro andando para de gelar. Tenho que dar uma geral e ver se é o gás, pois a Ranger quando o gás está baixo fica armando e desarmando o compressor em intervalos regulares, ou seja, esfria e para de esfriar. Mas pode ser defeito elétrico, pois as vezes eu desligando e ligando imediatamente depois o ar volta a gelar normal.
Guilherme Studart
25/05/2007, 16:17
Agora quanto ao ar-condicionado a minha, mesmo com o carro andando para de gelar. Tenho que dar uma geral e ver se é o gás, pois a Ranger quando o gás está baixo fica armando e desarmando o compressor em intervalos regulares, ou seja, esfria e para de esfriar. Mas pode ser defeito elétrico, pois as vezes eu desligando e ligando imediatamente depois o ar volta a gelar normal.
Certa vez me disseram que o sistema de Ar condicionado, caso esteja perfeito, nunca baixará o gás e que isto seria sinônimo de vazamento.
Talvez seja bom verificar antes que ocorra um problema maior.
[]'s
Eduardo Eustaquio
25/05/2007, 16:49
Ojaneri,
Minha ex-L200 sport Hpe havia um problema como esse que você descreve. Em menos de 1 ano tive que completar o gás pelo menos 3 vezes. DEpois de muitas idas e vindas em diversas lojas que trabalham com ar-condicionada, descobriram que era um vazamento num vedador do compressor.
Veja se não é o mesmo caso