Conectar

Ver Versão Completa : Guincho - curiosidade

Fred Wirtz
19/04/2004, 19:06
Olá!

Tava dando uma navegada pela net e vi em um site uma foto de um jeep que me deixou curioso...
Era um jeep com um big curso de suspensão e o guincho dele ficava em cima do eixo.

Alguem já viu alguma coisa assim :?:
Qual a vantagem desse posicionamento do guincho :?:

[]'s
Fred Wirtz

Beto Lacerda
19/04/2004, 19:53
Passa o endereço do site

Fred Wirtz
19/04/2004, 19:57
Então, não sei em qual site que eu vi...
se eu achar eu posto uma foto aqui!

Fred Wirtz
19/04/2004, 20:41
Achei uma foto do jeep... não está muito boa mas dá pra ter uma idéia do que eu estou falando.

Se achar uma foto melhor eu posto.

Emerson Höpner
19/04/2004, 21:25
Espero que quando ele realmente precisar do guincho o eixo aguente o tranco...

Beto Lacerda
19/04/2004, 21:53
Calma lá é um crawler , o conceito é o mesmo de um jeep de trilha mas a preparação é levada ao extremo e feita sempre com muito criterio , eles tb quebram , mas normalmente em lugares onde nós não chegariamos (talvez a pé), fazendo "artes" que nossos jeeps nem sonham, se vai arrancar o eixo , numa trilha normal (que nós fazemos ) dificilmente , mas que ele um dia acha um lugar que arranque (arrancaria do chassis ) ele acha, afinal qto. mais preparado mais dificeis os obstaculos vão se tornando pra ter a mesma graça , agora garanto que ele não tá lá a toa , deve ter um motivo , e um suporte adequado pois nesse tipo de veiculo gambiarra não tem espaço.
mas os crawlers do forum poderiam dizer o por que dessa posição ??

xande4wd
20/04/2004, 20:12
Ola Fredao, boa foto!!!!

O cara nao fez frente nenhuma pro carro, junto com o sistema de direçao , ele pos o guincho... mas pq? Acho eu que assim com esta posiçao ele realmente puxa o carro com toda a força, ele realmente puxa as rodas e o diferencial para cima de rochas nao muito baixas..... :shock: Por exemplo, quando o carro esta atolado acho que a melhor opçao e mesmo puxar o diferencial para cima ou para frente e nao puxar a frente/chassis para frente. A forca e feita no lugar certo.... acho eu...... dependendo da situaçao!!!!!.. Uma boa ideia!!!!!

E as outras opnioes????

Esta foi minha humilde opniao..... te mais!!!!! 8) 8)

Abrako e bom feriado a todos!!!!!!!

Sandro Tannuri
20/04/2004, 20:18
Centro de Gravidade!!!!

Guincho é um acessorio bastante pesado e quanto mais baixo melhor.

Abraços,

20/04/2004, 20:23
Outra coisa que eles fazem, é prender o cabo do guincho no eixo (no caso da foto, ao contrário, prendendo na carroceria) e deixando o controle do guincho dentro do carro.

Então em algum momento que ta muito aberto a dianteira (como escalando um muro) eles podem ativar o guincho dentro do carro e fazendo a carroceria ir em encontro ao eixo, facilitando a subida...Algo como uma suspensão com altura controlada :-)

Fred Wirtz
20/04/2004, 20:55
Achei mais 2 fotos desse jeep... to postando pra incrementar o album de figurinhas.....rs

Fábio
21/04/2004, 23:42
Imaginem a situação:

Você entra num atoleiro que parece simples, mas mesmo assim, seu jipe teima em não sair de lá por meios próprios. Vamos então usar o guincho.

Agora imaginem que sob aquele monte de lama, sua roda ficou totalmente presa, seja lá num buraco, toco de madeira, ou uma pedra e você nem percebeu.

Como nem você nem seu zeca estão sabendo que a roda está presa, então mandam bala no guincho. Patescam uma, duas vezes se necessário. O conjunto chassis+guincho+ toda tralha acima das molas se desloca, mas nada do pneu sair de lá, pois está preso... O que acontece?!? Antes que percebam, suas molas, os suportes e sabe-se lá o que mais foram pro saco! (Alguém ai teve um deja-vu?!?! :roll: )

Agora com o guincho preso no eixo, não tem como isso ocorrer!

billj
22/04/2004, 08:13
Para todos desse motivos que foram mencionados:

- para melhorar o centro de gravidade
- para servir de dispositivo de controle para o "rebound" do eixo dianteiro
- para ser o lugar ideal de montagem em termos de resistência

O problema para nós seria a profundidade de lama por aqui, quando precisa do guincho, fica difícil chegar nele.......

Abraços,

Eduardo Chaves
22/04/2004, 15:55
Fábio,

Então seria aconselhável termos um ponto de ancoragem no eixo para estas situações por exemplo ???

É que sempre entendi a evitar guinchar um jipe pelo eixo...

[]'s precisando rever os conceitos...

elcio
22/04/2004, 17:39
Para todos desse motivos que foram mencionados:

O problema para nós seria a profundidade de lama por aqui, quando precisa do guincho, fica difícil chegar nele.......

Abraços,

bem lembrado Bill
em posiçao normal, dentro de certos atoleiros, ja fica dificil.
o que dirah no eixo. e se parar dentro de um rio entao...

for rock crawlers only

roger_caldas
22/04/2004, 17:58
Concordo com essa questão da dficuldade no acesso!
O único ponto que eu tenho curiosidade de simular num MatLab da vida é o comportaento dinâmico do conjunto eixo + guincho, contando com essa massa extra ali embaixo e não no conjunto do chassis, como de costume.
Mas, com certeza, isso não faz a menor diferença pra Rock Crawling! A menos do CG mais baixo!
Um abraço,
Rogério