PDA

Ver Versão Completa : Ranger V6 4.0 não pega depois que esquenta.

kaminski
21/05/2007, 06:24
Bom dia Senhores

Tenho uma Ranger 4.0 V6 com GNV a 3 meses, e estou tendo um problema que sempre que dou a partida com ela quente não pega, já substitui tudo que podia, bomba de gasolina, filtro de combustivel, cabos de vela, velas e revisei a fiação ....o interessante é que quando o motor está frio o carro pega perfeitamente, oque poderia ser agora....alguem poderia me ajudar?

Grato
Marco Kaminski

dsamaz
21/05/2007, 15:19
Responda as perguntas:
1. Quando liga pela primeira vez (motor frio) no gás ela pega? E na gasolina?

2. Quando tenta ligar com o motor quente no gás ela pega? E na gasolina?

3. Você consegue ligar com o motor quente em algum momento, depois de algumas tentativas? O carro está parado?

4. Vc jah verificou a pressão no sistema de combustível?
Existe um aparelho simples que ligam na parede corta-fogo ao lado direito do motor e este mede a pressão na mangueira de combustível. A pressão deve manter perto de 2,7 bar...

Por que trocaste a bomba de gasolina? O que ela tem a ver? Se estivesse defeituosa a original, não iria ligar nem quente nem frio... o mesmo vale p/ o filtro de combustivel ...

nelsonnrc
21/05/2007, 16:21
Sonda Lambda

kaminski
21/05/2007, 22:16
Amigo

Quando eu ligo fria ela normalmene pega na primeira, com o motor quente está parecendo que gradativamente (a cada partida) a situação piora, estou tendo que tentar cada vez mais vezes, até que em algum momento ela pega.
O meu sistema de gás não permite ligar o motor diretamente no gás, ele inicia na gasolina e após atingir 2000 rpm ele automaticamente passa para a gasolina.
Troquei a bomba porque um mecânico me disse que a pressão da linha estava baixa.
Hoje quando ela estava com esse problema eu tirei um cabo de vela e verifique que não tinha faisca, está parecendo que é a ignição, amanhã vou levar a um eletricista para verificar...

Grande abraço
Marco Kaminski

kaminski
22/05/2007, 22:32
Levei a camionete no eletrecista e eles chegaram a conclusão que o rastreador (gps) estava criando um conflito que desarmava a ignição, que acabou sendo desarmado.

Conclusão:

Retirei a camionete da oficina e uma hora depois dei a partida e ela apresentou o mesmo problema......:parede:

Acho que estou com pouca sorte...
Abraço a todos

Kaminski

Sukys
23/05/2007, 04:13
Kaminski,

Se após a partida o motor funciona normalmente mesmo quando quente, à principio dá pra considerar o sistema de ignição como ok. Imobilizador talvez, por causa da verificação de ausência de faísca na partida (se é que tem imobilizador e desde que a atuação não seja sobre a bomba de combustível), mas também não descartaria o automatismo na seleção de combustível.

Dar palpite sem conhecer maiores detalhes do que existe no seu carro é algo complicado, mas se chute vale alguma coisa... dei o meu.

Sds,
Sukys

kaminski
23/05/2007, 09:51
Sukys

Obrigado pela dica, vou comunicar o eletrecista para verificar isso, espero que hoje ele encontre o defeito.

Minha camionete tá fazendo 4 por 1 , 4 dias na oficina por 1 rodando......

Abraço Kaminski

Márcio T
23/05/2007, 13:03
Olá, kaminski.

Qual o ano da Ranger? Qual a motorização (SOHC/OHV)? Kit GNV gerenciado?

kaminski
23/05/2007, 17:43
Senhores

Parece que o eletrecista descobriou o problema, ele me disse que é o sensor de rotação que não está fazendo a leitura, agora estamos procurando a tal peça.
Ele diz que com o scaner ligado e dando a partida o sensor não manda o sinal necessáriopara liberar o fincionamento da ignição.

Vamos ver, espero que isso resolva....

Abraço a todos
Kaminski

Márcio T
23/05/2007, 19:57
Olá, Kaminski.

O diagnóstico do eletricista parece bastante bom :concordo:: O sensor de posição do virabrequim (CKP) é quem possibilita ao PCM controlar o ponto de ignição. Mas, se não tem sinal então o motor não pega nem frio, não é?

Este sensor fica na parte inferior frontal do motor, entre a polia da bomba d'água e a do ar condicionado. Recebe pulsos de uma engrenagem com "falta de um dente".

É possível testar o sensor (1,5 V do fio do fio conector p'rá massa, pulsando quando passar nos dentes da engrenagem), mas primeiro o eletricista deve procurar algum mau contato ou um "fio entupido".

Boa sorte.

Márcio T
23/05/2007, 19:59
Faltou um anexo:

Rogério Seawright
26/10/2015, 20:31
Faltou um anexo:

Estou com o mesmo problema na minha Ranger 4.0 1994 e não acho nada, na sua era mesmo o sensor de rotação ?

kcio18
27/10/2015, 16:54
Estou com o mesmo problema na minha Ranger 4.0 1994 e não acho nada, na sua era mesmo o sensor de rotação ?

Também estou com o tal problema, eu ando com o carro o tempo que for, se eu desligar e ligar no mesmo instante o carro liga normalmente, mas se eu esperar uns 10 minutos ele ja nao pega mais e só vai pegar novamente depois que ficar totalmente frio

Meu mecanico cogitou ser sensor de rotação, mas passou o scanner e não acusou nada, ontem troquei a bobina pq a minha ja estava ruim, tinha esperança de melhorar, doce ilusão

Rogério Seawright
07/04/2016, 18:42
A minha é uma Ford Ranger 1994 4.0 V6 e está com o mesmo problema, alguém achou o defeito ai ?

Paulo Valentin de Santa
28/01/2017, 10:30
Eu tambem tenho uma Ranger 94 V6 que apresenta o mesmo problema... o sensor de rotação já foi trocado por 2 vezes e o problema continua..... quando ela esta aquecida ocorre de vez enquando que não pega..... tranco o carro vou chamar um mecanico e geralmente depois de 30 min 01 hora o carro pega normalmente....já não sei o que fazer com este carro.

WANBH
04/07/2017, 20:19
Amigos alguém conseguiu solucionar o problema? Minha Explorer 4.0 97 está com mesmo problema. Meu whatsapp 31 986990514. Obrigado

Valmir1112
16/07/2017, 13:17
Tenho uma xl 1994 v6 4.0 rodo Aprox 5 mil km por semana a uns 10 dias ela parou em uma cidade de castro Paraná ,
Sintomas : check engine apaga do painel ,não aciona a bomba de combustível e nem tem faísca, pouca antes começou a estoura no gás e falhar um pouco na gasolina (cabos e vela estão bons) conclusão que tive que era bobina ou sensor de rotação troquei os 2 e não parou mais ,
Espero que ajude

WANBH
20/07/2017, 21:52
Tenho uma xl 1994 v6 4.0 rodo Aprox 5 mil km por semana a uns 10 dias ela parou em uma cidade de castro Paraná ,
Sintomas : check engine apaga do painel ,não aciona a bomba de combustível e nem tem faísca, pouca antes começou a estoura no gás e falhar um pouco na gasolina (cabos e vela estão bons) conclusão que tive que era bobina ou sensor de rotação troquei os 2 e não parou mais ,
Espero que ajude

Valmir mas a minha só falha para pegar é somente quando está quente. Fria ela pega sempre é depois que pega não falha mais. O que você acha?

Valmir1112
10/09/2017, 08:24
Valmir mas a minha só falha para pegar é somente quando está quente. Fria ela pega sempre é depois que pega não falha mais. O que você acha?
A minha e assim tbm mas no GNV pega pois é geração 3 ainda quando deu problema no sensor de rotação lá no Paraná e tive que voltar no guincho achei que iria solucionar o problema mas não mudou nada , agora mês que vem vou trocar as sonda lambda pois começou a bebê mais na gasolina,fazia 9 a 10 na estrada baixou pra uns 7,8 acredito que seja elas pois todo o restante é novo.
Vamos trabalhar pra achar a solução e te aviso

sandersondf
19/09/2017, 09:27
eu tive um problema com o relê da bomba de gasolina

o diabo esquentava e não pegava nem a pau, tinha que esperar uns 20 minutos e pdava a partida de novo