Conectar

Ver Versão Completa : Vazamento insistente no carter de motor opala 151. Ajudem-me!

CAVESO
20/05/2007, 23:31
Pessoal,

Revirei o fórum mas não achei nada sobre:

O carter de meu motor opala 4 cil, está vazando insistentemente na vedação traseira.

Verifiquei minuciosamente o mancal traseiro e o óleo não vem de lá e sim daquela vedação de borracha.
Verifiquei também o carter e não há trincas, empenos, amassados ou qualquer avaria.

Existe algum "macete" para montantagem?

Já agradecendo,

Carlos

kmoretto
21/05/2007, 08:14
Carlos,

Sei que o que vou dizer é meio bobo mas passei por isto, o meu antigo CJ começou a vazar muito óleo pelas juntas do carter, um dia estava fuçando em baixo e resolví dar um aperto nos parafusos, para minha surpresa estavam quase todos soltos, não sei se foi a vibração do motor ( ou da mão do mecanico ), a questão é que resolveu...

Boa sorte,

CAVESO
21/05/2007, 10:24
Kmoreto,

Agradeço pela dica e não é bobeira de maneira alguma. É comum ver carter vazando por parafusos bambos já que o torque de aperto deles é bem reduzido.

Mas, no meu caso, está vazando após a montagem. Já troquei as juntas 3 vezes e continua vazando.
Algo devo estar fazendo errado.

Valeu!

leopoldo
21/05/2007, 18:53
1º - Substitua a junta por silicone vermelho permatex .. alguns falam que é laranja. Faça uma camada de 5 mm mínimo. Vai usar praticamente o tubo todo.

2º- Use trava química nas roscas dos parafusos.

CAVESO
21/05/2007, 19:05
Valeu mestre Leopoldo!

Foi o que acabei de fazer (captei sua mensagem, ó querido guru, por telepatia distante) - chegando da oficina agora.

Lambuzei com bastante silicone e travei os parafusos quimicamente.

Se vazar agora troco o motor, rs.

Grato!

Kim
22/05/2007, 21:13
O motor novo chega quando?

joão k. chikui
22/05/2007, 21:26
Esse 151 , mesmo com vazamento aceito e retiro no domicílio.

CAVESO
23/05/2007, 00:15
O motor novo chega quando?

Motor novo?

Estou procurando um diesel há um tempinho (de preferência um maxion s4t ou um q20b), mas está difícil encontrar um em bom estado, preço e legalizável.

Por enquanto vai de cachaceiro mesmo!

CAVESO
23/05/2007, 00:46
Esse 151 , mesmo com vazamento aceito e retiro no domicílio.

O único vazamento que tinha foi estancado ontem.

Se achar um diesel do jeito que quero, quem sabe ele poderá ser seu?

Tá novinho, novinho!

joão k. chikui
23/05/2007, 08:04
Carlos, é bricadeirinha.
Mas , posso pesquisar um S4T , ST4 Plus ou um Q20-B.
Mande por MP qual o vl que vc imagina , documentado. Semana passada vi um Maxxion 2.5 .

Marcelo Lopes
23/05/2007, 09:33
João,

Qual a idéia de valores destes motores ? A Jabiraca ( F75 ) tá com 151/álcool e clark 5m. Um diesel cairia bem...