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Ver Versão Completa : Tabela de Calculo de Cambio e motor



Renan_4x4
19/05/2007, 16:35
Eu fiz este "programa" no excel para calcular o cambio, com reduzida e tudo,
calcula velocidade maxima de cada marcha e velocidade por potencia do motor, calcula também o tamnho de cada cilindro de um motor e o tamanho da camera de combustão dependendo da taxa de comprensão, e por final calcula também o tamanho ideal da biela.



Quanto mais reta a linha no final do grafico de velocidade melhor.

Hugo4x4
20/05/2007, 06:45
Renan,

Corrige o conceito de "velocidade por potência do motor" por "velocidade no torque máximo", penso que isto é o que você quis colocar na tua tabela.

Alan
29/05/2007, 19:30
Galera... sem querer ser chato... mas acho que os cálculos de velocidade estão errados.

Olha só, coloquei as dimensões do meu Jeep:
pneu: 31
relação do dif.: 43X8 = 5,375
1ª marcha: 3,17
rotação máxima: 6000RPM

Com isso conseguimos calcular a velocidade do Jeep em primeira marcha em rotação máxima (6000RPM). Na tabela do amigo, resultou em 87,11KM/H. Olhei e pensei, isso é um tanto quanto exagerado, meu Jeep com essas relações e tamanho de pneu chegar a essa velocidade a 6000RPM... Então refiz os cálculos:

6000RPM X (1/3,17) X (1/5,375) = 352,1385RPM na ponta do eixo do diferencial.

OK!! meu pneu tem 31'' de altura. Passei para cm. 31 X 2,54 = 78,74cm de altura.
Calculei o perimetro: 78,74 X 3,14159 (PI) = 247,3687966cm
Vamos passar o perímetro para metros, para então calcularmos a velocidade em M/S e depois converter para KM/H.
247,3687 / 100 = 2,473687m tem o perímetro do meu pneu.

Agora passamos a rotação do eixo de RPM para RPS (rotações por segundo) para chegar em M/S a velocidade.
352,1385RPM / 60 = 5,8689RPS

Agora multiplicamos o perímetro pela RPS

2,473687 X 5,8689 = 14,51801M/S (metros por segundo)

Passando para KM/H:
14,51801 X 3,6 = 52,26KM/H

Bem diferente do que aparece na tabela. Também acho que nas relações deve-se usar, por exemplo, ao invés de colocar 5.375 na relação do diferencial, colocar 5,375. Isso vale também para as relação do câmbio e para a reduzida.

Isso muda totalmente as fórmulas da tabela.

Caso alguém ache algum equívoco nos cálculos é só avisar.

1 abraço.

Hugo4x4
29/05/2007, 23:37
Alan,

Correta a sua observação.

Renan 4x4,

Corrige a tabela, tem o cálculo com teus números para:

Velocidade em 1ª marcha = 3,14 x 15[pol] x 0,0254[m/pol] x 3500[rpm] x 60[min/h] / (4,11 x 2,5 x 1000[m/km]) = 24,46 [km/h]

Renan_4x4
05/06/2007, 13:57
Galera... sem querer ser chato... mas acho que os cálculos de velocidade estão errados.

Olha só, coloquei as dimensões do meu Jeep:
pneu: 31
relação do dif.: 43X8 = 5,375
1ª marcha: 3,17
rotação máxima: 6000RPM

Com isso conseguimos calcular a velocidade do Jeep em primeira marcha em rotação máxima (6000RPM). Na tabela do amigo, resultou em 87,11KM/H. Olhei e pensei, isso é um tanto quanto exagerado, meu Jeep com essas relações e tamanho de pneu chegar a essa velocidade a 6000RPM... Então refiz os cálculos:

6000RPM X (1/3,17) X (1/5,375) = 352,1385RPM na ponta do eixo do diferencial.

OK!! meu pneu tem 31'' de altura. Passei para cm. 31 X 2,54 = 78,74cm de altura.
Calculei o perimetro: 78,74 X 3,14159 (PI) = 247,3687966cm
Vamos passar o perímetro para metros, para então calcularmos a velocidade em M/S e depois converter para KM/H.
247,3687 / 100 = 2,473687m tem o perímetro do meu pneu.

Agora passamos a rotação do eixo de RPM para RPS (rotações por segundo) para chegar em M/S a velocidade.
352,1385RPM / 60 = 5,8689RPS

Agora multiplicamos o perímetro pela RPS

2,473687 X 5,8689 = 14,51801M/S (metros por segundo)

Passando para KM/H:
14,51801 X 3,6 = 52,26KM/H

Bem diferente do que aparece na tabela. Também acho que nas relações deve-se usar, por exemplo, ao invés de colocar 5.375 na relação do diferencial, colocar 5,375. Isso vale também para as relação do câmbio e para a reduzida.

Isso muda totalmente as fórmulas da tabela.

Caso alguém ache algum equívoco nos cálculos é só avisar.

1 abraço.

é essa tabela é meio esperimental, eu vou dar uma revizada e melhora isso aki, VLw pessoal!!

Renan_4x4
05/06/2007, 14:54
Finalmente corrigi a tabela,

vlw ai por avisar, agora que eu realmente testei a tabela vi que ela estava errada, andei com o carro do pai e coloquei os dados da roda e tudo mais e na tabela eu deveria estar 10km/h mais rapido do que eu estava no carro.:!:

quem souber mais algum calculos sobre motor e mecanica em geral, poste ai, ne que seje simplesmente a formula. VLW!!!

Renan_4x4
09/06/2007, 14:30
Aqui está uma nova versão, mais precisa para quem tem pneu com as medidas Ex: 185/70, algum pneus tem somente o aro, Ex: 15, 16. Quem tem pneu com as medidas basta inseri-las no programas, e quem não tem, terá de medir o diâmetro externo, não somente o aro.

Pedro Freitas
13/06/2007, 23:28
Legal Renan, agora posso decidir meu power train mais facilmente.:concordo:

[]'a